quarta-feira, 29 de junho de 2011


O Parlamento da Grécia começou a votar na tarde desta quarta-feira (29) as polêmicas medidas de austeridade exigidas pelos credores internacionais do país, em meio a novos violentos protestos de rua que deixaram feridos em Atenas.
Pouco antes do início da votação, o premiê George Papandreou reafirmou que o país vai fazer o possível para evitar o default da dívida e o colapso do país "a qualquer custo".
Antes do início da votação, a polícia da Grécia entrou em conflito com manifestantes que tentavam bloquear o caminho para o Parlamento do país. Os policiais lançaram gás e enfrentaram manifestantes, e houve feridos.
A Grécia correndo o risco de entrar em moratória se o plano de austeridade, que prevê cortes de gastos, aumentos de impostos e privatizações, for barrado.
Veja imagens dos confrontos entre manifestantes e policiais na Grécia
A sessão começou com atraso de meia hora devido às dificuldades de acesso dos deputados.
O pacote a ser votado inclui corte de gastos no valor de US$ 28 bilhões e prevê aumento de impostos, ajustes e privatizações, quesitos imprescindíveis para o recebimento de mais ajuda internacional no valor de de 12 bilhões de euros.
O partido do governo, o socialista Pasok, conta com 155 cadeiras, quatro mais que o necessário para que as medidas sejam aprovadas, e apenas um integrante da legenda mantém a ideia de votar contra.
O objeto da votação é uma nova série de medidas com as quais o governo grego aspira arrecadar 78 bilhões de euros até 2015 para reduzir seu enorme déficit e tornar sustentável sua dívida, que supera 355 bilhões de euros.
EntendaA crise financeira da Grécia pode ter profundas implicações para outros países europeus e para a economia mundial.
O pacote de ajuda original foi aprovado há pouco mais de um ano, em maio de 2010. A razão para o resgate é que o país estava tendo dificuldades em obter dinheiro emprestado no mercado para quitar suas dívidas. Por isso recorreu à União Europeia e ao FMI.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...