quinta-feira, 7 de julho de 2011

700 concursados da PM serão convocados até o final de julho', diz Coronel Euller Chaves


O comando da Polícia Militar da Paraíba convocará 700 candidatos remanescentes do último concurso público para realizar teste psicotécnico no próximo dia 24. Destes, 350 homens iniciam o curso de formação de soldados no próximo mês de agosto.
No final deste mês, mais 260 novos soldados formados reforçarão a segurança do Estado e até o mês de dezembro esse número chega a 610 homens, já que os soldados em formação que iniciam o curso em agosto trabalham nas ruas a partir do mês de novembro. Com isso o efetivo policial da Paraíba chegará a 9,5 mil homens em trabalhos operacionais e administrativos até o final do ano e existe a possibilidade de mais 350 homens, que realizarão o teste psicotécnico sejam convocados.
O comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, contou que ainda este mês está sendo concluído o curso de formação de soldados, o que resultará em 260 novos soldados nas ruas e no mês de agosto, já será iniciada uma nova turma com 350 soldados recrutas aprovados no teste psicotécnico.
O reforço mais imediato de 260 homens será implementado nos 5º e 7º Batalhões de João Pessoa, nos 2º, 10º, 9º e 11º Batalhões na área de Campina Grande, no 3º Batalhão de Polícia Militar de Patos, além dos 6º Batalhão de Cajazeiras e 4º Batalhão de Guarabira. Em Campina Grande serão cerca de 80 policiais adicionados ao comando e em Patos, Guarabira e Cajazeiras em média 40 homens em cada Batalhão.
De acordo com informações do comando dos 700 candidatos remanescentes no concurso de 2008, mais 350 poderão ser chamados até o final do ano. “O Governo tem o maior interesse de convocar a segunda parte dos aprovados no psicotécnico, mas vai depender do comportamento financeiro do Estado”, finalizou.
Mais detalhes você confere na edição desta quinta-feira (7), do Jornal Correio da Paraíba.

3 cidades PB são destaques no Câmera Record


As cidades paraibanas de Cabaceiras, Rio Tinto e Salgadinho serão destaques na programação da Rede Record de Televisão, nesta sexta-feira (8), a partir das 23h15. O programa Câmera Record vai levar ao ar a primeira de uma série de matérias produzidas em junho por uma equipe capitaneada pelo repórter Jésus Mosquéra.
A equipe desembarcou na Paraíba no dia 30 de junho e permaneceu percorrendo várias cidades (João Pessoa, Conde, Cabaceiras, Rio Tinto, Salgadinho e Campina Grande) durante catorze dias. O objetivo, de acordo com a produtora Mariana Gomes, é mostrar peculiaridades da cultura paraibana, eventos festivos, a culinária e belezas naturais. A ação teve apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento (Setde) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB).
De acordo com a produtora do Câmera Record, Mariana Gomes, em Cabaceiras a equipe registrou os preparativos para a realização da Festa do Bode Rei. O repórter Jésus Mosquéra conversou com os idealizadores e realizadores do evento, além de acompanhar as gincanas e provas relativas durante as festividades. A equipe também conheceu o Lajedo do Pai Mateus, que fica localizado naquela cidade.
Em Salgadinho, segundo a produtora Mariana Gomes, os jornalistas buscaram desvendar os segredos da extração de pedras preciosas, a exemplo de turmalinas.
Na cidade de Rio Tinto, no litoral, foram registradas imagens do Projeto Peixe-boi Marinho. Durante todo um dia, a equipe permaneceu na Barra do Mamanguape acompanhada por técnicos da prefeitura local e do Ibama.
“As matérias só não serão veiculadas, caso aconteça algum fato jornalístico, um imprevisto. Mas estamos satisfeitos com o material que foi produzido pela equipe na Paraíba, já que iremos produzir reportagens sobre o Conde, João Pessoa e Campina Grande”, explicou a produtora da TV Record, Mariana Gomes.

CCJ aprova pena maior para crimes praticados por agentes políticos



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 6422/05, do Senado, que aumenta em 1/3 a pena para agentes políticos que cometerem crimes relacionados ao exercício da função. O objetivo é ampliar o rigor ético no exercício de funções públicas na administração direta e indireta, cujos titulares tenham poder de autorização de despesas.
São considerados agentes políticos os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores e prefeitos); os integrantes do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, dos tribunais de contas e do Ministério Público; e os chefes de missões diplomáticas de caráter permanente.
Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) já prevê o aumento de 1/3 da pena para ocupantes de cargo em comissão ou para aqueles que exerçam função de direção ou de assessoramento em órgão da administração direta, em sociedade de economia mista, em empresa pública ou em fundação instituída pelo Poder Público.
“É absurdo que os ocupantes dos cargos mais altos da administração, que deveriam ter o maior cuidado no trato com a coisa pública, não tenham suas penas agravadas do mesmo modo que seus subordinados”, disse o relator do projeto, deputado Brizola Neto (PDT-RJ).
O relator recomendou a aprovação do projeto na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O substitutivo incorporou partes do Projeto de Lei 6386/05, do deputado Takayama (PSC-PR), que tramita apensado.
Segundo o texto aprovado, a pena será aumentada também quando o agente do crime for dirigente de autarquia ou de demais entidades da administração indireta, inclusive suas subsidiárias.
Auxiliares diretos
O relator lembrou que o texto original do projeto previa aumento da pena para os auxiliares diretos dos chefes de Poder Executivo. A Comissão de Trabalho, no entanto, retirou essa previsão por considerar que esses auxiliares se enquadram como ocupantes de cargos em comissão ou de função de direção ou assessoramento de órgão da administração direta, que já têm pena maior prevista.

Crime de peculato
O projeto altera o Código Penal, que prevê punição para diversos crimes contra a administração pública, entre eles peculato, inserção de dados falsos em sistemas de informações, concussão, corrupção passiva, prevaricação, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, facilitação de contrabando, violação de sigilo funcional e violação do sigilo de proposta de concorrência.

Para o crime de peculato, por exemplo, o Código Penal estabelece pena de reclusão de 2 a 12 anos e multa aos ocupantes de cargos públicos. O peculato consiste em utilizar dinheiro público ou qualquer outra vantagem material, como bens e imóveis, em razão do cargo, para proveito próprio.
Tramitação
A proposta ainda será analisada pelo Plenário.

Polícia procura câmeras que podem ter registrado abandono de bebê Recém-nascida foi encontrada nesta quarta no chão, dentro de saco. Estudante Érica de Oliveira passeava com cadela quando localizou bebê.


Do G1 SP
A polícia procura por câmeras de segurança que possam ter registrado o abandono de um bebê na tarde desta quarta-feira (6) em uma viela da Mooca, na Zona Leste de São Paulo. A recém-nascida estava dentro de uma sacola de plástico e foi encontrada pela estudante Érica Machado de Oliveira, de 25 anos, que passeava com a cadela de estimação da família, a lhasa apso Nina.
Os policiais suspeitam que a mãe da bebê seja uma moradora de rua. Investigadores fazem buscas na região perto da viela onde a menina foi encontrada. A bebê foi levada para o Hospital Cândido Fontoura, no bairro da Água Rasa, e está fora de perigo. Se a mãe for localizada, ela vai responder por abandono de incapaz. Como a pena é inferior a quatro anos e ela não foi presa em flagrante, deve responder em liberdade.
Se essa mulher reaparecer, pela lei não há nada que a impeça de reaver a filha. O que acontece, geralmente, nesses casos é que o Conselho Tutelar entra na Justiça para impedir que isso aconteça.
Muito frio
A bebê estava no chão de uma viela. A estudante passeava com Nina quando viu um saco plástico e, dentro, a criança. Fazia muito frio e a bebê já estava toda roxa. "Se não fosse encontrada pela pessoa, ou morreria asfixiada, porque estava dentro de um saco plástico, ou de hipotermia. Não sobreviveria a essa noite, com certeza", diz o delegado Diogo Zamut.

Érica levou a bebê para casa e deu um banho. A irmã dela ligou para a polícia. A menina foi levada para o hospital e estava com um pequeno ferimento na barriga, porque o cordão umbilical foi arrancado, e não cortado.
A menina está sendo paparicada pela equipe médica na UTI neonatal do hospital. A bebê pesa 2,8 quilos, que é um peso ideal para a idade, se alimenta bem e está respirando sem ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta porque os exames ainda não ficaram prontos. Pelo jeito que estava o cordão umbilical, os médicos dizem que o parto foi feito em casa e que a bebê nasceu pouco antes de ser encontrada.
Emoção
A estudante contou o que sentiu ao localizar a bebê. "Chorei horrores quando tirei ela daquele saco. Nunca imaginei que ia acontecer comigo, disse Érica ao G1. “Ela parou para cheirar e eu ouvi o choro. Abri o saco e encontrei uma bebezinha já roxinha. Ela estava peladinha, suja de sangue”, relembra a estudante.
Érica decidiu levar a recém-nascida para casa para aquecê-la o mais rápido possível. “Estava muito frio. Dei banho, enrolei ela numa toalhinha e liguei para a polícia. Assim que os policiais chegaram, fomos para o hospital.”
 

Em três anos, loja de aplicativos da Apple atinge 15 bilhões de downloads Serviço conta com 425 mil aplicativos e 200 milhões de usuários. Desenvolvedores já receberam US$ 2,5 bilhões, anunciou a empresa.


Do G1, em São Paulo
Loja de aplicativos da Apple oferece mais de 425 mil programas (Foto: Reprodução)Loja de aplicativos da Apple oferece mais
de 425 mil programas (Foto: Reprodução)
A Apple anunciou nesta quinta-feira (7) ter atingido a marca de 15 bilhões de aplicativos baixados na loja iTunes App Store. Em janeiro deste ano, o serviço havia alcançado 10 bilhões de downloads.
A App Store da Apple, lançada em julho de 2008, conta com 425 mil aplicativos, incluindo 100 mil para iPad, e 200 milhões de usuários em 90 países.

“Em apenas três anos, a revolucionária App Store tem crescido para se tornar a loja de software mais bem sucedida do mundo”, disse Philip Schiller, vice-presidente da Apple.

A companhia também anunciou que US$ 2,5 bilhões foram pagos aos desenvolvedores de aplicativos até agora. Os mais de 200 milhões de usuários de aparelhos com o sistema iOS – que roda no iPhone, iPad e iPod touch – podem escolher aplicativos divididos em 20 categorias, que incluem negócios, notícias, educação, esportes e viagem.
A Apple lançou a loja em julho de 2008 como parte de um sistema para atualização de modelos de iPhone e iPod touch. O serviço alcançou sucesso imediato, impulsionando as vendas do smartphone e ajudando a remodelar a forma de distribuição de conteúdo para celulares. Em apenas um ano, a App Store registrou 1,5 bilhão de downloads para iPhone e iPod touch.

Câmera flagra roubo a estudante na universidade federal de SC Jovem de 23 anos reagiu e sofreu um corte no pescoço em Florianópolis. Agressor tem 17 anos e será levado para uma instituição para adolescentes.


Glauco AraújoDo G1, em São Paulo
Uma câmera do sistema de segurança da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) flagrou o momento em que uma estudante é abordada por um assaltante, em Florianópolis. A jovem, de 23 anos, chegava para estudar, por volta das 7h desta terça-feira (5), reagiu ao assalto e foi sofreu um corte no pescoço. Ela foi socorrida por pedestres e levada para o Hospital Universitário, onde foi medicada e liberada.
O agressor, de 17 anos, usou um canivete para render a vítima. Durante o confronto com a estudante, ele chegou a acertá-la com o canivete no pescoço e tentou golpeá-la outras vezes na cabeça.
O adolescente fugiu com a bolsa da estudante e se escondeu na casa dos pais, no Bairro Carvoeiro, perto do campus da universidade. As imagens do sistema interno de TV permitiram que a equipe responsável pela segurança da UFSC identificassem o adolescente. "Ele já é uma pessoa conhecida, pois atacou uma outra estudante no mesmo local há um mês", disse Leandro Luiz de Oliveira, diretor de segurança da universidade.
De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi encontrado três horas após o crime. Os pais teriam tentado escondê-lo sob a cama de um dos quartos. Ele foi levado para a 6ª Delegacia de Polícia para a Mulher, Idoso e Adolescente da capital catarinense, onde permanece recolhido até a tarde desta quinta-feira (7).
Segundo o delegado Alexei Rolemberg, não há vagas nas instituições especiais para jovens infratores na região. Por isso, o garoto pode ficar até 45 dias na carceragem especial para adolescentes, na delegacia, até o surgimento de uma vaga para ele.
A Polícia Civil informou que o adolescente já tem outras passagens policiais por furto e roubo. Os objetos roubados pelo adolescente foram recuperados e devolvidos para a vítima. Ela reconheceu o agressor na delegacia.

'Tenho convicção da correção das minhas ações', diz diretor do Dnit Luiz Pagot está afastado e deve ser exonerado quando voltar de férias. Ele irá ao Congresso esclarecer denúncias: 'as coisas vão ficar claras'.


Robson BoninDo G1, em Brasília
Luiz Antônio Pagot em entrevista sobre rodovias brasileiras em setembro do ano passado (Foto: Agência Brasil)Luiz Antônio Pagot em entrevista sobre rodovias
brasileiras em setembro do ano passado (Foto:
Agência Brasil)
O diretor afastado do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, disse ao G1 nesta quinta-feira (7) ter “convicção da correção de suas ações” no comando do órgão e afirmou que, após dar explicações à Câmara e ao Senado, “as coisas vão muito ficar claras”.
Pagot foi convidado a esclarecer no Congresso as denúncias de superfaturamento sua gestão. Ele estáafastado do cargo desde sábado por determinação do ex-ministro Alfredo Nascimento, que pediu demissão na quarta.
“Só vou me manifestar depois de fazer minha exposição de motivos na Câmara e no Senado. Mas tenho certeza de que depois das minhas falas as coisas vão ficar muito claras, tenho convicção disso, vão ficar muito claras”, disse o diretor do Dnit.
Pagot foi afastado da cúpula do ministério após reportagem da revista "Veja" relatar que representantes do PR, partido ao qual pertence o ex-ministro Alfredo Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras.
O diretor está de férias e conversou com o G1 por telefone. Na terça, o Palácio do Planalto informou que, quando ele retornar, deve deixar o cargo em definitivo. De acordo com o Planalto, ele havia pedido em novembro do ano passado férias de 30 dias a partir do dia 4 de julho. Ainda segundo a assessoria do Planalto, após este período ele pedirá exoneração ou será exonerado.
Perguntado se estaria convicto da legalidade das ações adotadas por sua gestão no órgão, Pagout disse que as ações do departamento são “colegiadas” e submetidas a um conjunto de ações de monitoramento.
“Tenho convicção da correção das minhas ações, estou no Dnit desde outubro de 2007, as decisões do Dnit são decisões colegiadas. O Dnit não faz políticas públicas, ele executa políticas públicas definidas”, afirmou Pagot.
Sobre a sucessão de aditivos em obras da pasta, um dos pontos apontados nas denúncias como indícios de superfaturamento, Pagout afirma que todas as ações do Dnit estão submetidas ao orçamento do Ministério dos Transporte, que tem a responsabilidade de aprovar a liberação das verbas.
“Obrigatoriamente, todos os projetos e obras têm que constar do orçamento. E esses orçamentos têm aprovação do Ministério dos Transportes. O ministério tem uma secretaria especial que faz uma espécie de acompanhamento dos projetos e tudo faz parte de uma decisão colegiada. Nós cumprimos o orçamento que é aprovado”, argumentou o diretor.
Pagout ainda listou uma série de diretorias que influenciam na elaboração de projetos para execução de obras, metodologia de trabalho que tornaria muito complicada a tentativa de superfaturar obras
“Os projetos nascem dentro das diretorias. Por exemplo, você vai fazer uma obra, primeiro tem que fazer o projeto na Diretoria de Pesquisa e Planejamento, depois tem que ser aprovado. Depois de aprovado, você recebe o projeto. Se aprovado, a Diretoria de Infraestrutura Rodoviária é responsável por montar o edital para fazer a obra”, explicou Pagout.
Convites
Na manhã desta quinta (7), a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou convite para que Pagot preste esclarecimentos sobre suposto superfaturamento de obras sob responsabilidade do Ministério dos Transportes. O requerimento foi apresentado pelos senadores Blairo Maggi (PR-MT) e Aloysio Nunes (PSDB-SP). De acordo com Blairo Maggi, Pagot vai comparecer ao Senado na próxima terça-feira (12).
Na última terça (5), a comissão de Meio Ambiente já havia aprovado requerimento para convidar Pagot e outros suspeitos de participar das irregularidades a falar aos senadores.

Bombeiro confirma uma morte em deslizamento em SP Retroescavadeira caiu causando deslizamento, segundo Defesa Civil. Acidente aconteceu no limite entre São Paulo e Diadema.


Do G1 SP
Pelo menos uma pessoa morreu em um deslizamento ocorrido no final da manhã desta quinta-feira (7) na Rua da Saúde, na região de Cidade Ademar, na Zona Sul de São Paulo, segundo os bombeiros. No local, era realizada uma obra de urbanização da Prefeitura. O local fica próximo da Avenida Alda, no limite com Diadema, no ABC.
Segundo o coronel Rensi, que comanda a operação do Corpo de Bombeiros, três pessoas foram resgatadas - duas delas com ferimentos leves. No local, havia 23 carros da corporação  por volta das 13h20. No total, 65 homens trabalhavam no resgate, alguns deles em cima do morro observando a movimentação da terra.
Deslizamento na Zona Sul de SP (Foto: Editoria de Arte/G1)
Segundo o coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Jair Paca de Lima, a obra era realizada por uma empreiteira contratada pela Prefeitura. Uma retroescavadeira que estava no alto do morro caiu causando o deslizamento, de acordo com Paca de Lima.
Cães farejadores auxiliavam no trabalho de buscas. Segundo as famílias que moram na região, seis crianças ficaram soterradas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 11 equipes foram mandadas para o local. A Defesa Civil também deslocou uma equipe para ajudar no resgate. Até as 12h20, as causas do desabamento eram desconhecidas. No horário, três helicópteros Águia, da Polícia Militar, estavam no local – dois auxiliavam no socorro às vítimas e o outro realizava imagens do soterramento.
A obra de urbanização era realizada há cerca de um ano e meio e a Prefeitura já havia iniciado a retirada de famílias do local.
Por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros informou que quatro casas foram atingidas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...