segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crianças com menos de cinco anos devem se vacinar contra pólio na BA Último dia da campanha será realizado na sexta-feira (15). Na Bahia, Secretaria de Saúde já alcançou 90,44% da meta.

Mais de 900 mil crianças com menos de cinco anos já foram vacinadas contra a poliomielite até esta segunda-feira (11), em toda a Bahia. O número corresponde a 90,44% da meta da Secretaria de Saúde do Estado que, nesta primeira etapa da campanha, prevê cobertura da dose de proteção para mais de um milhão de crianças. Os pais que ainda não imunizaram seus filhos têm até a próxima sexta-feira (15) para encaminhá-las aos postos de saúde na Bahia.

Em Salvador, é necessário que 46.574 crianças se dirijam às unidades de saúde para a cobertura vacinal, nestes últimos cinco dias da campanha. A capital baiana cumpriu 81,62% da meta, com 206.860 crianças vacinadas. O total estimado na cidade é de 253.434 crianças.

A campanha foi iniciada em 13 de junho e faz parte do Programa Estadual de Imunização, da Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com o órgão, o Brasil não tem registro de paralisia infantil, como a poliomielite é conhecida, desde 1988. O objetivo da campanha nacional é estabelecer a proteção coletiva contra a doença.

A Sesab informa que as unidades de saúde também estarão imunizando as crianças de um a seis anos, 11 meses e 29 dias contra o sarampo, para prevenir a entrada do vírus no território nacional.

Presa no Rio quadrilha que fazia escuta para investigar infidelidades Detetives também usavam grampo para descobrir segredos de empresas. Técnico em telefonia fazia grampo em postes nas ruas da cidade.


Do Globo Notícia
Uma quadrilha foi presa nesta segunda-feira (11) acusada de fazer escutas telefônicas ilegais para investigar empresas e casos de infidelidade conjugal. Segundo a polícia, três homens e uma mulher foram presos.
De acordo com a polícia, detetives particulares usavam o grampo para descobrir segredos de empresas concorrentes e como prova de traição. O dono do escritório de investigações particulares foi preso em casa, em um prédio em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Segundo a polícia, a quadrilha cobrava R$ 2 mil do cliente a cada 15 dias para manter as escutas. O grupo contratava um técnico em telefonia para fazer o grampo em postes nas ruas. A polícia chegou até a quadrilha quando prendeu, há seis meses, um homem que fazia uma ligação clandestina em um poste no Recreio, na Zona Oeste.
Um escritório da quadrilha que funcionava no Centro foi fechado.

Cogumelo que emite luz é encontrado no Brasil após 170 anos Fungo bioluminescente é o maior do Brasil e um dos maiores do mundo.


Pesquisadores encontraram no Piauí um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. A pesquisa do grupo de cientistas da USP e das universidades americanas de São Francisco e de Hilo, no Havaí, será publicada na revista científica Mycologia.
O Neonothopanus gardneri é o maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo.
'Já tinha encontrado alguns cogumelos que emitem luz no Brasil, mas menores, alguns do tamanho de um fio de cabelo', disse à BBC Brasil o professor Cassius Vinicius Stevani, do Instituto de Química da USP. 'Este foi o maior, um grupo deles emite quantidade considerável de luz', afirmou.
'Flor de coco'
Em 1840, o cogumelo foi descoberto pelo botânico britânico George Gardner quando viu garotos brincando com o que pensou serem vagalumes nas ruas de uma vila onde hoje fica a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado pelos locais de 'flor de coco', o fungo bioluminescente foi classificado como Agaricus gardeni e não foi mais visto desde então.
'Fiquei sabendo que existiam ainda fungos assim por volta de 2001. Nos anos seguintes, me chegavam relatos de Tocantins e Goiás de um cogumelo grande, amarelo, que emitia uma luz', diz Stevani. 'Mas fotografia mesmo vi só em 2005, uma tirada no Piauí', afirma ele, que já participou de expedições noturnas para a coleta do cogumelo. 'As buscas acontecem em noites escuras, de lua nova, com as lanternas desligadas', explica.
Curiosamente, o cogumelo ainda é conhecido popularmente em várias partes do país como 'flor de coco'. Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 delas estão presentes no Brasil . A ciência ainda não desvendou o processo químico que permite que o fungo produza luz, nem a razão disso.
Uma das teses consideradas é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.

Blairo Maggi diz que Pagot executa ordens


BRASÍLIA - No seu aguardado depoimento nesta terça-feira no Senado, o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, pretende provar que, devido à burocracia, tudo o que fez foi com o conhecimento e a aprovação do grupo coordenador das obras do PAC e do Ministério do Planejamento. A informação é do próprio padrinho político de Pagot, senador Blairo Maggi, que rompeu o silêncio para dar uma entrevista exclusiva ao GLOBO.
Blairo e Pagot tiveram um encontro neste fim de semana, em Rondonópolis, reduto do senador. Blairo garante não ter sido pressionado pelo governo para minimizar o depoimento do diretor do Dnit:
- Seria uma atitude indigna, das duas partes. Se o governo tivesse me procurado, e eu, atendido.
Confinado na sua residência em Mato Grosso, Blairo diz não estar falando com praticamente ninguém e, muito menos, com a mídia. Mas fez uma exceção para dar esta entrevista.
Senador, é verdade que o seu afilhado político, Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Dnit, pretende, no depoimento que fará ao Senado, amanhã, denunciar alguns ministros do governo?
BLAIRO MAGGI: Em primeiro lugar, quero esclarecer que não falo pelo Pagot. O que posso dizer sobre isso é que, pela convivência que tenho com ele, ameaças não fazem parte do seu estilo. É uma pessoa muito tranquila, trabalhadora. Na conversa que teve comigo, não fez ameaças. E duvido que tenha feito. Tudo o que saiu nos jornais, inclusive no seu, não saiu da boca dele, mas de informações de terceiros.
Então, o que o Pagot vai dizer no Senado nesta terça-feira? Melhor, por que ele faz tanta questão de depor no Senado, se ele já está demitido?
BLAIRO: Não é só ao Senado que ele faz questão de ir. Irá à Câmara também. Ele vai ao Congresso tentar mostrar que essas questões de superfaturamento não são reais. Acontecem de forma totalmente diferente. É isso que ele vai tentar mostrar. E quando ele diz "cumpro ordem" é porque, realmente, ele é um executivo, não um formulador. Ele executa ordens.
Como funcionavam?
BLAIRO: Mais uma vez repito: não falo pelo Pagot. Mas sei que, em seu depoimento, ele fará uma exposição basicamente técnica, e não política, de como as coisas funcionavam. Ele vai mostrar a burocracia, como as coisas eram tecnicamente administradas.
E como eram administradas?
BLAIRO: Vou te dar um exemplo bem simples. Você vai numa concessionária e compra um carro stand, com base no preço anunciado. Aí, você resolve botar um som, um ar-condicionado, vidro elétrico etc. Quando você vai efetuar o pagamento, claro que o preço já não é mais o mesmo. Assim acontece com todas as obras, inclusive construções de estradas: iniciam de um jeito e terminam de outro jeito.
Então, Pagot tinha autonomia para esse upgrade no "carro". E daí não tem sentido argumentar que ele cumpria ordens, não é mesmo?
BLAIRO: Não, não! Pelo contrário. Tudo o que era colocado depois nas obras tinha sempre a concordância do grupo que coordenava o PAC, e era necessário o empenho do Ministério do Planejamento. Eles que autorizavam a execução dessas despesas.
Então, tudo era feito com a concordância do administrador do PAC e do ministro do Planejamento?
BLAIRO: Isso sempre foi assim e é um procedimento administrativo normal. Essa tecnicidade, essa burocracia é que será mostrada, sem a menor intenção de comprometer ou proteger ninguém. Essa é a realidade que Pagot tentará mostrar no seu depoimento.
É verdade que o governo o pressionou a mandar Pagot não acusar ninguém no depoimento?
BLAIRO: Essa especulação é leviana. Seria uma coisa indigna para o governo e maior ainda para mim, como representante de Mato Grosso no Senado Federal.
Pagot não teria sido procurado pelo Palácio do Planalto?
BLAIRO: Mais uma vez, sou obrigado a observar que não falo pelo Pagot. Mas tenho certeza de que, se ele tivesse sido procurado, teria me falado.
Por que o senhor saiu zangado da reunião com os ministros Gilberto Carvalho e Ideli Salvatti, na qual foi anunciada a demissão de Alfredo Nascimento e o afastamento definitivo do Pagot?
BLAIRO: Você se refere à reclamação que fiz a Ideli?
Exatamente.
BLAIRO: Realmente, o tratamento não foi correto. Eles deveriam ter sido chamados um dia antes para conversar. O resultado seria o mesmo, mas menos traumático. Precisava ter tido mais sensibilidade. É muito difícil ser governo. E a pergunta que deixei na reunião foi esta: o procedimento do governo daqui para frente vai ser este? Os ministros ficam reféns do noticiário de fim de semana. Basta um jornal, uma revista ou uma emissora de televisão botar uma denúncia sem provas para condenar uma pessoa? Ou muda o tratamento ou todo fim de semana tem gente do governo sendo demitido. Primeiro, divulga-se a denúncia, e só aí vão ouvir o acusado. Às vezes, é demitido antes mesmo de apresentar sua defesa.
Qual o seu estado de espírito neste momento? O senhor está magoado com a presidente Dilma?
BLAIRO: Tenho grande admiração pela presidente Dilma. Eu sempre torci, torço e continuarei torcendo muito para que o governo dela encontre um rumo para fazer o melhor pelo país. Infelizmente, temos percalços na vida. A vida é cheia de percalços. Temos sempre que estar acima desses percalços para poder, inclusive, superá-los. Temos que ser maiores do que eles. Não temos que ficar magoados.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/07/10/blairo-maggi-diz-que-pagot-executa-ordens-924875169.asp#ixzz1RnxzaEO1 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Site registra recorde de incidentes de perda e roubo de dados ‘DataLossDB’ registrou 90 incidentes em junho. Roubo de dados pode ocorrer com invasão ou perda de dispositivos.


Noventa incidentes de roubo ou perda de dados foram registrados no mês de junho pelo DataLossDB, uma página especializada em catalogar esse tipo de ocorrência. Dois dos 10 maiores incidentes de roubo de dados ocorreram esse ano – os dois envolvendo registros de usuários de serviços da Sony. Mas aconteceram outros casos de roubos de dados - alguns deles resultantes do crescimento recente do “ativismo hacker” – e é preciso iniciativas para reduzir esse tipo de problema.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Dados pessoais são úteis para a elaboração de ataques que enganam o cidadão (Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)Dados pessoais são úteis para a elaboração de
ataques que enganam o cidadão
(Foto: Altieres Rohr/Especial para o G1)
A Sony sofreu pelo menos 21 invasões desde o ataque, ocorrido em abril, à rede Playstation Network, que habilita os jogos on-line do Playstation 3. Nesse primeiro ataque, 77 milhões de registros de usuários foram obtidos por hackers. Um segundo ataque à Sony, que chegou ao conhecimento público em maio, resultou em mais 24 milhões de registros roubados. Segundo o DatalossDB, esses incidentes são, respectivamente, o 4° e o 9° maiores da história.
Desses dez maiores vazamentos de dados, apenas um ocorreu antes de 2005 – uma invasão relacionada ao processamento de cartões de crédito em 1984. Mas o DatalossDB não considera para essa lista os incidentes em que apenas nomes e e-mails foram perdidos. O vazamento de dados da empresa de marketing Epsilon, também ocorrido em 2011, é considerado o maior dessa categoria.
Em 2010, uma companhia de blogs, a Skyblog, foi invadida e 32 milhões de cadastros foram vazados. O site de empregos sofreu um ataque que resultou no vazamento de 1,27 milhão de registros, mais uma vez com nomes e e-mails.

No lado do ativismo hacker, o grupo Lulzsec roubou dados pertencentes à polícia do Arizona, à companhia de telefone AT&T e ao provedor de internet norte-americano AOL. A empresa de segurança HBGary também sofreu uma invasão, levando seus e-mails particulares à público. Agora sob o rótulo “Anti-Sec”, novos dados devem ser liberados pelo grupo.
Imagem usada pelo Lulzsec. Grupo vazou dados da polícia do estado do Arizona (EUA), da companhia de telefone AT&T e do provedor AOL (Foto: Reprodução)Imagem usada pelo Lulzsec. Grupo vazou dados
da polícia do estado do Arizona (EUA), da
companhia de telefone AT&T e do
provedor AOL (Foto: Reprodução)
No Brasil, existem ataques ao exército e à polícia que já mostraram que algumas informações dessas instituições, embora limitadas, podem ser obtidas sem autorização devido a falhas nas aplicações web. E-mails particulares da atual presidente Dilma Rousseff também teriam sido acessados por hackers em 2010.
Outros roubos de dados relevantes que caíram na rede são relativos ao censo do Reino Unido e às eleições australianas.
No entanto, pensar que apenas invasões são o problema seria incorreto. Novamente de acordo com os dados do DatalossDB, praticamente metade dos incidentes de vazamentos (49%) ocorre devido a roubo de computadores portáteis, perda de discos, documentos e mídias de backup. Pessoas ligadas à instituição são responsáveis por 37% dos incidentes, seja de forma maliciosa ou por descuidado durante as operações.
Uso dos dados
Os dados roubados podem ser usados por criminosos para realizar ataques. Um simples conjunto de nomes, usuários e endereços de e-mail pode ser muito útil para isso: o criminoso pode enviar um e-mail se passando pela empresa cujos dados foram obtidos, facilitando enganar internautas e convencê-los a executar arquivos maliciosos que podem ser úteis para outras fraudes.
Já a utilidade de dados envolvendo autoridades, cartões de crédito e contas bancárias é mais óbvia: serve para fins diretamente políticos ou financeiros. O “hackativismo” (manifestações envolvendo ações contra sistemas de computador) pode obter dados desse tipo para expor práticas das quais discordam – sejam elas justificadas ou não.
Também em 2011 uma operação de hackers supostamente chineses teria roubado de dados de diversas multinacionais do petróleo – espionagem industrial serve para que empresas obtenham vantagens competitivas.
Software de criptografia TrueCrypt: um dos meios de proteger dados em notebooks (Foto: Reprodução)Software de criptografia TrueCrypt: um dos meios
de proteger dados em notebooks
(Foto: Reprodução)
Soluções
Celulares e dispositivos portáteis como notebooks precisam ser adequadamente protegidos para que a perda ou o roubo do computador não resultem no roubo de dados sensíveis. Se o seu notebook exige senha para entrar no sistema, isso não significa que os dados nele armazenados estão seguros caso um criminoso venha a roubá-lo. É só uma questão de iniciar o computador com outro sistema operacional que não verifique a senha.
Apenas a criptografia pode garantir que os dados mantenham seu sigilo. O TrueCrypt é uma solução possível. Ele permite a criação de volumes protegidos para armazenar dados sensíveis, ou mesmo a proteção do disco rígido inteiro. No entanto, isso pode causar uma redução no desempenho do computador. Considere ainda as senhas armazenadas no navegador e outras conveniências que podem tornar muito mais fácil alguém descobrir tudo sobre sua vida roubando seu computador do que de qualquer outra forma.
O Android 3.0 – usado em tablets como o Xoom, da Motorola – já tem um recurso que vai criptografar todos os dados no dispositivo. Mas a palavra “criptografia” não resolve nada sozinha. Ela só será útil quando uma chave for configurada. No caso de problemas – por exemplo, o aparelho foi relatado como “roubado” pelo seu dono – o dispositivo pode apagar a chave, impedindo assim que os dados sejam acessados.
O iOS, usado no iPhone e no iPad, também possui uma criptografia completa dos arquivos. No entanto, a empresa especializada em criptografia Elcomsoft afirmou que consegue quebrar a senha em 20 a 40 minutos – considerando-se que as chaves criptográficas ainda estão presentes no dispositivo. Mecanismos de proteção precisam eliminar essas chaves para serem eficazes.
Já as empresas devem considerar soluções que protejam os dados depois que eles já foram obtidos – como criptografia e banco de dados mais segmentados. Isso hoje não é feito, o que às vezes permite que uma invasão a uma parte de um site consiga resultar no roubo de informações pertencentes à outra parte da página ou mesmo aos sistemas internos alojados no servidor.
E, claro, todos precisam ficar atentos a golpes que usam seus dados. Com as invasões constantes, está bastante difícil saber quais informações ainda podem ser consideradas sigilosas e invioladas.

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na páginahttp://twitter.com/g1seguranca.

Inadimplência do consumidor tem maior alta em 9 anos, diz Serasa Alta foi de 22,3% no 1º semestre deste ano ante mesmo período de 2010. Crescimento é justificado pelos efeitos da política para controle da inflação.


A inadimplência do consumidor no primeiro semestre deste ano teve o maior aumento em nove anos, de 22,3%, na comparação com o mesmo período de 2010, aponta nesta segunda-feira (11) a Serasa Experian, por meio do indicador de inadimplência do consumidor.
Foi registrado também o maior crescimento nas comparações mensal e anual. Em junho, o índice perdeu o fôlego e registrou alta de 7,9%, na comparação com maio.

Na análise anual, o indicador apontou crescimento de 29,8% (em maio o percentual foi de 21,7%), representando o maior aumento desde maio de 2002.

O crescimento da inadimplência no semestre é justificada pelos efeitos da política monetária para controle da inflação, alta dos juros, do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e encarecimento do crédito, avaliam os economistas da Serasa.

Na decomposição do indicador, a inadimplência com os bancos foi a principal responsável pela alta do índice mensal, com aumento de 8,1%. As dívidas não bancárias (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água), e os cheques sem fundos também colaboraram para a alta com variação de 5,4% e 18,9%, respectivamente. Os títulos protestados não permitiram que o índice subisse pouco mais, com queda de 11,7%.

Valor médio das dívidas não bancárias

No primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o valor médio das dívidas não bancárias caiu 20,2%. As dívidas com os bancos também apresentaram queda de 2%. Os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram alta de 14,9% e 7%, respectivamente.

Itália deve dar sinais de reforma para recuperar confiança, diz Merkel Receio da zona do euro é de que Itália seja contagiada pela crise. Representantes dos países do bloco se reúnem nesta segunda-feira.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira (11) que a Itália precisa demonstrar que está comprometida com as reformas orçamentárias necessárias para recuperar a confiança na zona do euro. Afirmou ainda que está confiante de que isso aconteça.
Merkel, complementando que havia falado pelo telefone com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, disse que, com o resto da União Europeia, faria tudo o que fosse necessário para defender o euro.





Os representantes das economias dos países que compõem a União Europeia (UE) reúnem-se nesta segunda-feira (11) para coordenar e preparar o Eurogrupo, em um momento no qual os mercados não dão trégua à Itália e quando existe inquietação por um possível contágio da crise da dívida e dúvidas sobre a participação privada no segundo resgate à Grécia.
Além de José Manuel Durão Barroso, Jean-Claude Trichet e Jean-Claude Juncker, a reunião extraordinária contará com o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, e, segundo fontes do Conselho disseram no domingo à Agência Efe, também um representante do conselho do Tesouro da Itália.
A falta de avanços, consenso e clareza sobre o segundo resgate à Grécia, as dúvidas dos mercados financeiros sobre os problemas de Portugal e Irlanda se estenderam nos últimos dias à Itália e os efeitos colaterais também afetam à Espanha.
A Itália se encontra na mira das agências de classificação de risco Standard & Poor's e Moody's, que advertiram ao governo de Silvio Berlusconi de uma possível rebaixamento em sua nota de crédito perante a fraqueza do crescimento da economia e o alto nível de endividamento, acima de 120% do PIB.
MercadosOs bônus a longo prazo de Espanha e Itália alcançaram na manhã desta segunda-feira os maiores níveis desde a criação da zona do euro, um sinal da desconfiança dos investidores e do temor de propagação da crise da dívida.
Os títulos da Espanha a 10 anos alcançaram 5,79% na manhã desta segunda-feira e os da Itália 5,451%.
Ainda nesta manhã, as bolsas italianas operavam no vermelho, com quedas chegando a mais de 3%.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...