sábado, 13 de agosto de 2011

Patos é alvo de investigação do Detran na emissão de carteiras de habilitação falsas


O delegado Walber Virgulino, corregedor do Departamento Estadual de Trânsito, continua realizando investigações em diversas cidades do Estado a fim de identificar mais pessoas envolvidas em uma quadrilha especializada na emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Nesta semana ele esteve na cidade de Patos com o objetivo de ampliar o raio dessas investigações. Meses atrás foi deflagrada uma operação semelhante nas cidades Campina Gande, Sousa, Umbuzeiro, Ahandra e Taperoá.
Walber se reuniu com o delegado Regional da Polícia Civil, Cristiano de Araújo Jacques, a fim de buscar informações e pedir para que a Polícia Civil contribua com as investigações. Ele informou que o campo de atuação da quadrilha é muito grande e que com certeza Patos é alvo também da atuação do grupo e agora faz parte das investigações.
Quanto às investigações em Patos, Walber não quis adiantar quem ou o que poderia está sendo investigado. "Não podemos acrescentar muito para não atrapalhar as investigações", completou ele.
Segundo o delegado Wallber Virgulino, cerca de 100 mil CNHs falsas foram investigadas por terem sido emitidas de forma fraudulenta. As investigações foram iniciadas desde janeiro desse ano quando ele assumiu o cargo no Detran. Durante as investigações foram identificadas os envolvidos na emissão e também os beneficiários dos documentos falsos.
A operação foi denominada de "Medusa", que na mitologia grega significa proteção. Ela ainda faz parte da operação "Espelhgo de Prata" cm culminou com a prisão de funcionários do Detran, despachantes, donos e funcionários de auto escolas e ainda médicos.
No Sertão, outro caso está sendo investigado pelo corregedor. Ele quer saber se o ex-chefe do posto de Trânsito do Detran de Coremas, Ronaldo Toscano Lins, de 44 anos estava agindo sozinho ou se contava com a participação de outras pessoas numa denúncia de apropriação de documentos e dinheiro de pessoas que se dirigiam ao posto para providenciar regularização de veículos ou renovação de documentos, inclusive CNH..
Ronaldo Toscano foi preso dias atrás pelos delegados Wallber virgulino e Jorge Almeida, de Coremas, através de mandado de prisão expedido pela juíza Ascione Alencar.
A descoberta foi possível após algumas vítimas procurarem a Corregedoria do Detran para denunciar Ronaldo Toscano. Wallber Virgulino disse que começou a investigar, juntamente com o delegado Jorge Almeida e descobriu serem verídicas as denúncias. Com as provas e comprovando as denúncias o delegado solicitou a prisão preventiva que foi decretada pela juíza.
Ronaldo Toscano, de acordo com o delegado, vinha praticando esse crime desde 2010. Cerca de trinta vítimas procuraram a polícia. O servidor do Detran aplicou um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil "até agora', salientou Wallber.
Dias atrás a superintendência do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba descredenciou cinco Centros de Formação de Condutores (auto escolas) acusadas de envolvimento com esquema de venda ilegal de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As cinco empresas descredenciadas pelo Detran foram - VIP Auto-Escola, localizada na rua Índios Cariris; Centro de Formação de Condutores Sinal Verde, avenida Floriano Peixoto; Auto-Escola Santo André, rua Irineu Joffily; Auto-Escola São José, bairro de José Pinheiro e Auto-Escola Bandeirantes, todas localizadas em Campina Grande.
A decisão do superintendente do Detran foi tomada após receber relatório conclusivo da comissão especial designada para apurar irregularidades encontradas durante investigações feitas durante a Operação Medusa, desencadeada pela superintendência do órgão e que contou com a participação do Ministério Público, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.
A delegada Ranielle Cabral, que apurou as denúncias de emissão de CNHs de forma fraudulenta enviou para a Justiça inquérito policial onde indiciou 39 pessoas, entre servidores do Detran, proprietários e donos de auto escolas.

Revista Veja revela que Ricardo Coutinho guardou feijão Conab para utilizar na eleição de 2008


No dia 23 de setembro de 2008, o vereador professor Paiva (PSDB) da coligação "Por Amor a João Pessoa", flagrou caminhões da Empresa de Limpeza Urbana da Prefeitura de João Pessoa, jogando no lixo mais de oito toneladas de feijão preto. Todo o produto foi filmado e fotografado no aterro sanitário da capital.
O então candidato a prefeito João Gonçalves, ao tomar ciência do teor das investigações da Policia Federal chegou a declarar que as denúncias com Ricardo Coutinho, no período eleitoral, não se tratavam de factoides, mas sim de fatos verídicos. O parlamentar classificou de nociva às ações implementadas pelo prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho na época da campanha eleitoral. 

Veja a matéria da Veja na Integra deste sábado:
Wagner Rossi, o colecionador de problemas
O ministro Wagner Rossi, da Agricultura, gastou a semana passada tentando convencer a presidente Dilma Rousseff e o Brasil inteiro de que não tinha ligações com as interferências do lobista Júlio Fróes nos negócios da pasta que comanda, como havia sido revelado por VEJA. Apesar da demissão de Milton Ortolan, segundo na hierarquia e seu braço direito há 25 anos, e das provas de que Fróes tinha sala dentro da Comissão de Licitações da Agricultura, Rossi posava de marido traído. Chamado ao Congresso para dar explicações, disse que Ortolan era ingênuo, e que ele, como ministro, não podia controlar a portaria do ministério para impedir a entrada de Fróes. Sobreviveu uma semana, mas vai precisar de muito mais do que frases de efeito se quiser continuar na cadeira de ministro.
A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado mostra que Wagner Rossi, paulistano de 68 anos, é um colecionador de problemas, um daqueles políticos que costumam deixar um rastro de histórias esquisitas por onde passam.
A primeira história relatada por VEJA remonta ao tempo em que Rossi presidia a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, vinculada ao ministério da Agricultura. No final de 2007, a estatal doou 100 toneladas de feijão para a prefeitura de João Pessoa, então comandada por Ricardo Coutinho, do PSB, hoje governador da Paraíba. O feijão deveria ser distribuído entre famílias de baixa renda, mas como havia uma eleição municipal em 2008, o prefeito decidiu guardar parte do estoque. Funcionário da Conab há 25 anos, Walter Bastos de Moura descobriu a irregularidade e a denunciou diretamente a Wagner Rossi, em abril de 2008. Rossi prometeu tomar providências.
Como nada aconteceu, Walter Bastos passou a vigiar a mercadoria estocada. Em setembro, a poucos dias eleição, ele recebeu a informação de que o feijão seria enfim distribuído e acionou a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral. Para evitar o flagrante, diz ele, a prefeitura decidiu sumir com as provas e despejou 8 toneladas de feijão no aterro sanitário de João Pessoa.
A história chegou a ser explorada como denúncia contra o prefeito, mas era muito mais grave: tratava-se de um flagrante do uso político da Conab para favorecer aliados do governo federal. Num acesso de sinceridade, o ex-presidente da empresa Alexandre Magno Franco de Aguiar, que sucedeu Rossi na empresa e hoje é seu assessor especial no ministério, confessou a VEJA que o próprio Rossi usou o expediente de distribuir alimentos para conseguir votos, inclusive para favorecer eleitoralmente o filho, Baleia Rossi, deputado estadual e presidente do diretório do PMDB de São Paulo.
Já no cargo de ministro da Agricultura, para o qual foi nomeado em março de 2010 por Lula, Rossi não tardou a implantar seu método de lidar com a coisa pública. Em 8 de dezembro do ano passado, a Comissão de Licitação do Ministério da Agricultura estava reunida para abrir as propostas técnicas de quatro empresas que disputavam um contrato para prestar serviços de comunicação à pasta. Um dos representantes de empresas ali presente fez uma denúncia grave. Disse, em alto e bom som, que aquilo era um jogo de cartas marcadas e que já estava acertado um "pagamento de 2 milhões de reais ao oitavo andar". No oitavo andar, fica o gabinete do ministro.
O presidente da Comissão de Licitação, Israel Leonardo Batista, disse que registraria a acusação em ata e a encaminharia à Polícia Federal. Não demorou para que fosse chamado à sala da então coordenadora de logística do ministério, Karla Carvalho, onde recebeu a ordem de não tomar nenhuma atitude. Karla já era, na época, figura de confiança de Rossi. De lá para cá, só subiu na hierarquia da pasta. Até a semana passada, era a poderosa secretária-executiva do ministério. Trabalhava diretamente com Milton Ortolan, demitido horas após a última edição de VEJA chegar às bancas com as revelações sobre Júlio Fróes.
Não bastassem as suspeitas que rondam seu gabinete na Agricultura, o ministro ainda deve esclarecimentos sobre sua atuação na Companhia Docas de São Paulo (Codesp), cargo ao qual chegou também pelas mãos do amigo Michel Temer. Quando presidia a Codesp, uma estatal, Rossi descobriu que empresas contratadas pelo Porto de Santos deviam 126 milhões de reais à Previdência. Em vez de exigir que acertassem as contas, decidiu pagar ele mesmo a fatura - com dinheiro público da Codesp, é claro. A lista de beneficiários do dinheiro público inclui 99 empresas privadas que jamais quitaram os débitos assumidos pela estatal. Em 2005, seis anos depois do acordo, apenas 20.000 reais haviam sido ressarcidos à empresa.
Amigo há 50 anos e leal servidor do vice-presidente Michel Temer, Wagner Rossi entrou para a política em 1982, quando concorreu pela primeira-vez a deputado federal. Até então, levava uma vida modesta de professor universitário. Morava em uma casa de classe média em Ribeirão Preto, tinha uma Kombi, uma Belina e um Fusca Laranja, com o qual fez a campanha. "Ele não tinha dinheiro nem para bancar os santinhos", lembra João Gilberto Sampaio, ex-prefeito de Ribeirão Preto. Depois de dois mandatos como deputado estadual, dois como deputado federal, a presidência da Codesp, da Conab e dois anos como ministro (funções cujo salário máximo é de 26 mil reais), sua ascensão patrimonial impressiona.
O homem do fusca laranja e sua família são, hoje, proprietários de empresas, emissoras de rádios, casas e fazendas. Wagner Rossi mora numa das casas mais espetaculares de Ribeirão Preto, no alto de uma colina, cercada por um bosque luxuriante, numa área de 400 mil metros quadrados. Adquirida em 1996, quando ele era deputado, a mansão é avaliada hoje em 9 milhões de reais. Tudo, nas palavras do ministro, conquistado com o esforço de 50 anos de trabalho e uma herança recebida.

Flagrante de acidente em Patos


Com vocês, a solução para coceira na piriquita


Madrugada deste sábado terá chuva de meteoros



Durante a madrugada desta sexta-feira para sábado, um espetáculo anual conhecido há pelo menos 2 mil anos enfeita o céu dos dois hemisférios: a chuva de meteoros Perseidas.

João Paulo Delicato, diretor do Planetário Professor Aristóteles Orsini, explica que este fenômeno acontece quando a Terra atravessa o rastro do cometa Swift-Tuttle. "Este rastro é composto por pequenas partículas do tamanho de um grão de feijão", diz ele. "As partículas, que estão a altíssimas velocidades (entre 300 e 400.000 quilômetros por hora), entram na atmosfera e se incendeiam em atrito com o ar."

O fenômeno surge na direção da constelação de Perseus, no Hemisfério Norte. Por isso o fenômeno parece mais intenso para observadores ao Norte do Equador. Mas o brilho das estrelas cadentes também é visível no Hemisfério Sul. Segundo Delicato, observadores de todas as regiões do Brasil poderão acompanhar o fenômeno, com vantagem para quem estiver no Norte e Nordeste.

A previsão é de que vinte a trinta meteoros sejam vistos por hora. "Estrelas cadentes podem ser a vistas a toda hora. Basta passar um tempo olhando para o céu. Imagine uma chuva delas", empolga-se Delicato, ressalvando que o brilho da Lua, que entra em sua fase cheia, pode ofuscar parte do fenômeno.

Para assistir ao espetáculo, não é necessário nenhum equipamento. Basta olhar para o Norte - e torcer para que o céu não esteja encoberto. "A melhor maneira de visualizá-lo é a olho nu", garante Delicato. A dica fica por conta da máquina fotográfica: "Uma boa ideia é deixar o obturador aberto durante muito tempo, de forma a registrar o rastro no céu."

Casal muda de casa e acha sacos com dinheiro escondidos em sótão

O casal americano Josh e Tara Ferrin mudou para uma nova casa em Bountiful, no estado de Utah (EUA), e acabou encontrando sacos com dinheiro e caixas de munição que estavam escondidos em um sótão em cima da garagem. Após a descoberta, o casal avisou Dennis e Bangerter Kay, filhos do ex-proprietário da residência


Peruano encara a temida anaconda como um animal de estimação


Seguimos viagem. É mesmo um oceano de água doce. A correnteza é muito mais forte. Estamos na garganta do Amazonas, em território brasileiro, na parte mais estreita do rio. A parte mais estreita nas dimensões desse gigante tem quase dois quilômetros de largura; 1,8 mil metros, para ser exato. A profundidade também é o dobro da média em toda a extensão: cerca de cem metros.
Na maior parte dos sete mil quilômetros que percorremos, as margens do rio Amazonas e seus afluentes são preservadas. No rio Ucayali, no Peru, é cheio de canais e igarapés. É o habitat natural de um animal que também existe na Amazônia brasileira, o bicho-preguiça. Eles não se importam muito com a nossa presença, mas o animal mais famoso pelo lugar talvez seja outro, não tão simpático como as preguiças: a temida anaconda.
A série “Anaconda” foi gravada para o cinema nessa região da Amazônia peruana. Mas lá, o bicho não é um terror. É quase que um animal de estimação.
Gerson, caboclo peruano que mora na margem de um lago perto do rio Ucayali, quase que cria as cobras lá. Ele as mantém presas e, quando vem alguém passando no rio que quer ver uma anaconda, ele mostra. É quase que a nossa sucuri.
Gerson diz que no começo tinha medo, mas agora não, é como um animal doméstico. Para ele, é um ganha-pão à beira do rio Ucayali.
Na união dos rios Ucayali e Marañon começa a grande planície amazônica. Descemos desde a nascente, no alto da Cordilheira dos Andes, a 5,3 mil metros de altitude. Atravessamos a Amazônia peruana e chegamos a Iquitos, onde a altitude é de apenas cem metros em relação ao nível do mar.
Iquitos é a maior cidade da Amazônia peruana. A cidade viu dias de crescimento econômico durante o ciclo da borracha no início do século passado. Até hoje a cidade não tem ligação rodoviária com outras cidades peruanas, mas as águas do Amazonas levam ao Brasil. E é para lá que seguimos a viagem.
 

Casal do DF concretiza sonho de amor que começou no hospital


No São João do Cerrado, em Ceilândia, um casamento coletivo reunindo 100 casais vai tornar realidade o projeto de uma vida inteira juntos. De casais que, por algum motivo, ainda não tinham conseguido oficializar a união.
Isso só será possível por causa da promoção "Por que quero me casar no maior São João do Cerrado?". Mais de mil casais enviaram cartas, contando suas histórias de amor para participar da cerimônia coletiva.
Os 100 casais selecionados ganharam de presente o casamento civil, as alianças, o aluguel de vestidos e os ternos. As noivas ganharam direito ao "Dia da Noiva" com maquiagem e cabeleireiro. A lua de mel também  foi incluída no pacote de presentes.
O G1 conversou com dois desses casais que estão realizando, neste sábado (13), o sonho do casamento depois de décadas vivendo juntos.
A noiva Angela Maria se produzindo para o casamento coletivo. (Foto: Divulgação)A noiva Angela Maria se produzindo para o
casamento coletivo (Foto: Divulgação)
Angela Maria, 49, e Aurelino, 53, vivem juntos há 23 anos. A história deles tem ares de conto de fadas e riscos. Angela trabalhava como empregada doméstica, era mãe solteira e tinha 4 filhos. Aurelino, por sua vez, era pedreiro em uma obra perto da casa de Angela.
Eles se paqueravam, mas não tiveram oportunidade de namorar até que Aurelino teve uma úlcera, foi internado e tinha que ser  operado com urgência. Só que, para realizar a cirurgia, os médicos precisavam de uma autorização. Aí Angela Maria entrou em cena. Como o baiano Aurelino não tinha parentes em Brasília, e a única pessoa que ele conhecia era  Angela Maria, ela autorizou a operação dizendo que era mulher dele.
Na saída do hospital, ele foi se recuperar na casa dela e nunca mais saiu. A história de amor do casal foi contada por Patrícia, filha de Angela Maria. Ela escreveu a carta, entregou no último dia e só depois contou para a mãe. Patrícia acredita que está realizando o sonho da mãe de se casar "no papel" .
Já para a baiana Edigaia, 45, e o brasiliense Gilmar, 46, os planos de casar depois de 23 anos morando juntos sempre foram adiados porque, ou o dinheiro era pouco ou sempre acontecia um imprevisto.
Ela trabalha na administração de Ceilândia e no ano passado tentou se inscrever na promoção mas perdeu o prazo. Este ano ela viu o anúncio e avisou o marido. Ele confessa que tinha mais desejo de casar do que ela. " Acho que estou mais feliz do que ela. Depois desse tempo todo eu consigo casar. Vai ser o dia feliz. O dia 'D', o dia da vitória", conta Gilmar.
Casais jovens, de meia idade ou mais velhos. Não importa. Acompanhados dos filhos, pais, mâes, amigos e parentes, eles têm em uma coisa em comum: uma bela história de amor que se concretiza na festa de São João do Cerrado.

Obama e rei da Arábia Saudita pedem fim imediato da violência na Síria


O presidente americano, Barack Obama, e o rei Abdullah da Arábia Saudita exigiram neste sábado (13) o "fim imediato" da violência na Síria, informou a Casa Branca em um comunicado.
Os dois líderes, que conversaram por telefone "para tratar de questões regionais e sobre a situação na Síria", expressaram "sua profunda preocupação compartilhada sobre o tema do uso da violência pelo governo sírio contra seus cidadãos".
Eles "concordaram com o fato de que a brutal campanha de violência do regime sírio contra seu povo deve acabar imediatamente e decidiram continuar suas estreitas consultas sobre a situação nos próximos dias", afirma o texto da Casa Branca.
Obama "também reiterou o compromisso a longo prazo dos Estados Unidos pela paz e segurança na região".
Mais dois civis foram mortos neste sábado por disparos das forças de segurança sírias na cidade costeira de Latakia (noroeste), onde o exército mobilizou blindados um dia após ocorrerem grandes manifestações contra o regime, cuja repressão deixou 20 mortos em todo o país.
Autoridades americanas disseram na quinta-feira que Washington apelaria explicitamente para o presidente sírio, Bashar al-Assad, deixar o poder, uma posição que nunca havia assumido, ao contrário do que fez em diversas ocasiões neste sentido com o líder líbio Muamar Kadhafi.
O Conselho de Segurança da ONU terá uma reunião especial na quinta-feira, 18 de agosto, dedicada aos direitos humanos e à urgência humanitária na Síria.

Rebeldes líbios dizem ter invadido cidade após confronto com exército


Do G1, com informações da Reuters
Rebeldes líbios se reúnem na vila Bir Shuaib neste sábado (13), antes do ataque à cidade de Zawiyah (Foto: Bob Strong/Reuters)Rebeldes líbios se reúnem na vila Bir Shuaib neste
sábado (13), antes do ataque à cidade de Zawiyah
(Foto: Bob Strong/Reuters)
Rebeldes líbios contra o governo de Muammar Kadhafi afirmaram neste sábado (13) terem conquistado o centro da cidade costeira de Zawiyah, há cerca de 30 quilômetros da capital Trípoli.

"Tomamos o centro de Zawiyah há cerca de uma hora. Haviam mercenários no local e o confronto durou aproximadamente 30 minutos. Eles acabaram fugindo", disse um rebelde à agência Reuters. Ele afirma que o povo da cidade saiu para as ruas para comemorar.

Um outro rebelde confirmou o controle do centro de Zawiyah e que tropas de Kadhafi voaram para Trípoli e que algumas ainda estavam na cidade, e que também ainda havia mercenários no local. "Ainda não temos o controle total do local", disse.

Mães de meninas infratoras aguardam liberação de delegacia


Do G1 SP
As quatro mulheres presas na noite desta quinta-feira (11) por abandono de incapaz – elas são mães das meninas suspeitas de praticarem furtos e roubos na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo – aguardam neste sábado a chegada do alvará de soltura ao 97º Distrito Policial, em Americanópolis, também na Zona Sul. A Justiça determinou na noite desta sexta-feira (12) a soltura delas.
O pedido foi feito pela Defensoria Pública, que considera que as mães não são responsáveis criminalmente pelas ações das filhas e que nada caracteriza que as meninas foram abandonadas.
A decisão da juíza Maria Fernanda Belli, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), livrou ainda as quatro mulheres de pagar fiança, mas impôs duas medidas cautelares: que as indiciadas não saiam de São Paulo e compareçam em até sete dias ao Conselho Tutelar de Cidade Tiradentes, na Zona Leste.
As quatro foram presas quando foram até o 36º Distrito Policial, no Paraíso, para buscar as filhas – que tinham sido apreendidas pela Polícia Militar quando tentavam assaltar uma motorista na Vila Mariana. Ainda na delegacia, uma das meninas foi até o banheiro com a mãe. A reportagem da TV Globo gravou o que a mulher disse à filha. “Volta no mesmo local do crime, mas é besta mesmo, né!”.
Entre as meninas levadas para a delegacia, a mais velha tem 14 anos e a mais nova 10. As sete meninas já se envolveram em outras ocorrências – segundo a polícia, elas fazem parte de um grupo de menores que faz arrastões no comércio perto da Estação Ana Rosa do Metrô.
Após a prisão das mães, as meninas foram encaminhadas para um abrigo pelo Conselho Tutelar. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a internação de menores de 12 anos. Toda vez que eram apreendidas pela polícia, algumas meninas do grupo mentiam a idade, e por isso não iam para a Fundação Casa.

Seis veículos incendiados em Fortaleza na manhã deste sábado


do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
O Corpo de Bombeiros de Fortaleza atendeu a duas ocorrências de incêndios de veículos na manhã deste sábado (13). Na primeira, por volta das 8h30, um veículo santana incendiou, devido a problemas elétricos, próximo à avenida José Bastos, no bairro Parangaba, em Fortaleza.
O proprietário havia levado o carro para a oficina, quando o automóvel incendiou. Segundo informações da autarquia municipal de trânsito (AMC), a causa pode ter sido em problemas da instalação de gás natural veícular, que atingiu a parte elétrica do carro. Ninguém ficou ferido.
Cerca de uma hora depois, uma concessionária de veículos no bairro Varjota, em Fortaleza, teve um carro incendidado por problemas na parte elétrica do veículo, que acabou atingindo outros quatro veículos. Neste caso, segundo o Corpo de Bombeiros, também não houve vítimas.
Segundo o sargento George Amaral, dos bombeiros, um veículo zafira incendiou os veículos celta, vectra, um corolla e uma hillux. A concencionária teve perda total apenas no primeiro veículo, causador do incêndio.

Baixa umidade do ar deixa SP em estado de atenção neste sábado


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção na tarde deste sábado (13) devido à baixa umidade do ar. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a umidade era de cerca de 28% na capital paulista por volta das 14h.
Com a baixa umidade, a dispersão de poluentes é dificultada, prejudicando a qualidade do ar na cidade.
No domingo (14), a previsão é de que o tempo continue seco e com sol em São Paulo. Novamente, a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30%.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...