quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EEEFM Profº Odilon de Figueirêdo recebe nova Administração

No último dia 08 de Agosto de 2011, tomou posse da Diretoria da EEEFM Profº Odilon de Figueirêdo o Ex-aluno e Professor Carlos Alberto Medeiros da Silva. Funcionários e alunos receberam com alegria e entusiasmo a nova direção da Escola que trouxe como LEMA de trabalho " O SABER CRIATIVO, DISCIPLINA E APRENDIZAGEM ", numa perspectiva de dar continuidade a um ensino de qualidade.

Estado suspende compra de viaturas para PM e Civil e anuncia adoção de locação de veículos

As viaturas utilizadas pelas polícias Militar e Civil do Governo da Paraíba não serão mais compradas e sim locadas. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (17) pelo Secretário de Comunicação Nonato Bandeira, que justificou a medida como sendo ‘mais econômica e mais vantajosa’.

O Secretário explicou que a vida útil de um veículo utilizado pelas polícias dura no máximo três anos, e ainda quando uma peça é quebrada o Estado necessita realizar licitações para repor o componente, o que muitas vezes demora tempo.

“No caso da locação é mais vantajoso, porque se uma peça quebra, nós apenas pedimos para trocar de carro e assim teremos uma viatura na mesma hora”, disse.

O modelo de locação de veículos foi adotado no Governo Cássio Cunha Lima (PSDB), porém a prática foi substituída pela compra de veículos quando o Governador José Maranhão (PMDB) assumiu.

“Nós vamos readotar o modelo utilizado no Governo Cássio porque entendemos que essa é a melhor solução”, disse.

As declarações do Secretário de Comunicação foram veiculadas em entrevistas ao programa Paraíba Notícia, na Miramar FM.

Paraíba deve ganhar seis campi do IFPB e prazo de entrega é até 2013


A Paraíba deve ganhar seis novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica que deve ser anunciado nesta terça-feira (16) pela presidente Dilma Rousseff.
O evento oficial acontece no Palácio do Planalto em Brasília. A expectativa é que, para implantação das novas unidades de ensino, os investimentos fiquem em torno de R$ 90 milhões. Os recursos devem ser aplicados até 2013, prazo previsto para entrega das obras.
As novas unidades do IFPB devem ser criadas em Guarabira, Itaporanga, Santa Rita, Itabaiana, Esperança e Catolé do Rocha. “Com essas novas unidades vamos atingir todas as 12 regiões geoadministrativas do Estado”, afirmou o reitor em exercício do Instituto Federal de Educação da Paraíba, unidade de João Pessoa, Paulo de Tarso.
As novas unidades de ensino devem oferecer vagas tanto para cursos técnicos profissionalizantes e superiores. Metade dos cursos das novas instituições serão na área técnica, distribuída em cursos intensivistas (para quem está concluindo o ensino médio) e subsequentes (quem já concluiu o ensino médio). Os outros 50% das novas vagas serão destinadas a cursos superiores.
Segundo o reitor em exercício, além do projeto de expansão dos IFPB, o chamado expansão III, a Paraíba também deverá receber recursos para conclusão dos campi de Cabedelo, Patos e Princesa Isabel. Para a conclusão das obras já iniciadas, os recursos serão oriundos dos R$ 90 milhões, que também servirão para a construção dos outros seis campi. Atualmente, o IFPB oferece 27 cursos superiores e mais de 50 cursos técnicos. O instituto possui unidades em João Pessoa, Cajazeiras, Campina Grande, Monteiro, Picuí e Sousa, além dos três que estão em construção.
Para o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professor Thompson Mariz, as novas vagas do ensino técnico e superior para a Paraíba devem ser comemoradas.
“Não importa qual instituição irá sediar esses novos cursos, o que é mais relevante é que irão surgir oportunidades para os estudantes paraibanos”, observou Mariz, acrescentando que o Ministério da Educação está adotando como critério para criação de novos campi universitários as cidades sedes terem mais de 40 mil habitantes e o Estado possuir uma média de uma vaga para cada mil moradores.

Pobres comem e engordam mais, diz Minstério da Saúde


Quase metade da população brasileira está acima do peso. E 15% é considerada obesa, segundo o Ministério da Saúde.
Números que estão diretamente relacionados com o bom momento econômico. Ganha-se mais, come-se mais. Mas o brasileiro não tem dado importância ao que se come. E é a população mais pobre que tem engordado mais.
Com a economia em alta nos últimos anos, o Brasil - em parte - se livrou do peso da miséria.Em compensação, a periferia ganhou quilos. E muitos.
Os excessos estão na cara, na cintura e nos quadris, principalmente entre as mulheres. O brasileiro - mesmo de baixa renda - come cada vez mais. O que não quer dizer que coma melhor.
A principal causa desse descompasso é falta de informação. E na hora que a pessoa vai empregar o dinheiro que ela está recebendo, começa a comprar coisas erradas como: fast food, comidas industrializadas, entregas em casa, sem pensar no que é mais saudável, segundo os médicos.
Uma pesquisa de orçamento familiar do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que, entre os 20% mais pobres, havia apenas 5,5% de homens acima do peso em 1974. Em 2009, são quase 37%. Entre as mulheres, eram 14% de gordinhas. Agora, são 45%.
As consequências aparecem nos hospitais públicos, onde casos de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos aparecem com mais frequência. Exemplos que se configuram no aumento de 150% de cirurgias bariátricas na rede pública, nos últimos sete anos.

Aposentados e pensionistas com 60 anos poderão ficar isentos de Imposto de Renda


Os aposentados e pensionistas pelo Regime Geral de Previdência Social poderão deixar de pagar o Imposto de Renda a partir do mês em que completarem 60 anos. A proposta, aprovada nesta quarta-feira (17) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), será agora analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa e, sem seguida, encaminhada para votação na Câmara dos Deputados.

O projeto de lei (PLS 76/11) altera a legislação do Imposto de Renda (Lei 7.713/88) para prever o benefício. Segundo a autora da proposta, senadora Ana Amélia (PP-RS), o objetivo é "contribuir para minimizar a perda dos aposentados e pensionistas, que têm visto seus rendimentos sendo achatados ano a ano".

Ao justificar a necessidade do projeto, a parlamentar pelo Rio Grande do Sul explica que o reajuste do salário mínimo tem sido sistematicamente maior que o dos benefícios da Previdência. O resultado, segundo ela, é que, atualmente, "nada menos que 69% dos benefícios já estão nivelados pelo piso e, em poucos anos, "todos eles estarão valorados, no piso, pelo salário mínimo".

O relator do projeto, senador João Vicente Claudino (PTB-PI), concorda com os argumentos de Ana Amélia. Em seu parecer pela aprovação da proposta, ele ressaltou "estar convicto da validade e relevância das mudanças pretendidas". Ele lembrou ainda que aposentados e pensionistas com mais de 65 anos já estão contemplados com tratamento tributário diferenciado, que lhes concede, em última instância, "um aumento de renda". Para ele, aos 60 anos de idade, "já estão presentes as condições que justificam a isenção propugnada".  

Píton e coelhinho ficam frente a frente para divulgar feira na Alemanha

Parecia um duelo entre predador e presa, mas a cena em que uma píton e um coelhinho aparecem frente a frente serviu apenas para divulgar uma feira de animais de estimação, que acontece nos dias 20 e 21 de agosto em Leipzig, na Alemanha.

Polícia localiza desmanche de veículos roubados no RS


Do G1, em São Paulo
carcaças (Foto: Brigada Militar/Divulgação)Carcaças de veículos furtados foram encontrados em 
área de desmanche (Foto: Brigada Militar/Divulgação)
Policiais militares localizaram na terça-feira (16) um desmanche de carros roubados e furtados na região metropolitana de Porto Alegre. O sítio, onde era realizado o descarregamento de carcaças de veículos, fica às margens da RS-040, em Viamão, diz a Brigada Militar.

No local foram localizadas carcaças de 13 veículos. No local também havia um caminhão Mercedes Benz inteiro, que havia sido roubado dias antes. Segundo a Brigada Militar, não foi possível a identificação dos outros veículos, que estavam parcialmente desmontados.

Um homem, que estava na direção do caminhão no momento que a polícia chegou ao local, foi preso por receptação. Ele já tinha antecedentes criminais por outros crimes. Um adolescente de 16 anos também foi detido no local.

A polícia investiga a procedência dos outros carros que foram localizados no local.
 

General Motors suspende produção em dois sábados de agosto


A General Motors decidiu suspender a produção em dois sábados de agosto na fábrica de Gravataí, no Rio Grande do Sul, para ajustar os estoques à demanda.
A medida foi confirmada pelo vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da montadora, Marcos Munhoz, que acompanha a nova presidente da empresa no Brasil, Grace Liebein, em sua primeira visita à unidade.
Segundo o executivo, deixarão de ser produzidos cerca de 1.500 carros dos modelos Celta e Prisma nos dois sábados. Uma suspensão já aconteceu no dia 13 e a outra se dará no dia 27. Munhoz justificou a decisão afirmando que a última semana não foi boa para o setor automotivo. “O mercado está andando de lado”, disse o vice-presidente.
No início do mês, a GM já havia informado que 300 funcionários da fábrica de São José dos Campos, interior de São Paulo, entrarão de férias por duas semanas também para ajustar a produção à demanda.
Fenabrave
Nesta quarta-feira (17), a Fenabrave divulgou o desempenho dos licenciamentos na primeira quinzena de agosto. O volume de vendas ficou 5,8% acima de igual período do ano passado. Abaixo do acumulado de 8,6% registrado de janeiro a julho ante idêntico intervalo e 2010.
Outro problema, conforme Munhoz, é que a taxa de crescimento na venda de carros importados está superior à expansão dos nacionais.

Mãe acorrenta filha de 11 anos na cama para livrá-la das drogas em MT


Uma mulher é suspeita de ter acorrentado a própria filha de 11 anos de idade no pé da cama, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá, na noite desta terça-feira (16). Segundo a Polícia Militar, isso teria ocorrido porque a criança ficou desaparecida por dois dias na cidade.
Após encontrar a menina, a mãe preferiu acorrentá-la para que ela não saísse de casa novamente. Ela acionou a polícia e o Conselho Tutelar da cidade. De acordo com a polícia, a mulher contou em depoimento que a menina tem envolvimento com prostituição e é usuária de drogas.
O sargento da Polícia Militar, Milton de Oliveira Ojeda, disse ao G1 que a menor infratora tem participação em pequenos furtos que acontecem no município. O sargento também relatou que a mãe da criança declarou que prendeu a filha na residência somente para evitar que a criança fugisse mais uma vez. A menina está sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade até a decisão judicial.
Conforme a polícia, essa não é a primeira vez que a menor foge de casa. “Dessa vez ela ficou desaparecida por dois dias. Mas das outras, ela passou até semanas na rua”, disse o sargento ao G1.

Com 317 kg, americana quer se tornar a mulher mais gorda do mundo

Enquanto muitas pessoas tentam emagrecer, a norte-americana Susanne Eman, de 32 anos, busca justamente o contrário. Com 317 quilos, Susanne quer superar os 700 quilos para se tornar a mulher mais gorda da história, segundo a agência "Barcroft Media".


Susanne, que tem dois filhos e mora em Casa Grande, no estado do Arizona (EUA), tem como objetivo chegar a 360 quilos até o fim deste ano e a mais 700 quilos no futuro. Para atingir a meta, ela tem devorado quantidades de alimentos cada vez maiores.
Apesar das críticas, a americana diz que pode atingir seu objetivo de forma "saudável", pois tem se exercitado e medido a pressão arterial diariamente.

Ela decidiu engordar depois que não conseguia parar de ganhar peso naturalmente. Apesar das advertências de seu médico, Susanne disse que quer provar que as pessoas podem engordar com "saúde" e mostrar que não tem nada de errado em ser gordo.

Dez pessoas morrem em acidente com van na Bahia, confirma IML


Do G1 BA, com informações da TV Oeste
De acordo com o Instituto Médico Legal (IML), 10 pessoas morreram no acidente envolvendo uma van e uma carreta, na madrugada desta quarta-feira (17), na BR-349.
Os corpos das vítimas foram encaminhados no fim desta manhã para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras, região oeste da Bahia. A informação inicial era de que os corpos iriam para o município de Santa Maria, mas houve uma mudança porque o médico legista do local está de férias. O motorista da carreta teve ferimentos leves e foi encaminhado para um hospital no município de Correntina.
O acidente
Na madrugada desta quarta-feira (17) uma van colidiu com uma carreta bitrem na BR-349, matando todos os 10 passageiros da van.
Segundo Joaquim Chaves, morador da cidade e proprietário do guincho que foi até o local, as vítimas saíram de Brasília com destino à cidade de Santana dos Brejos, a 110 Km de Correntina, para enterrar um familiar. Ele comenta que o local do acidente é um trecho reto, sem curvas, e que a suspeita levantada é de que um dos motoristas teria dormido ao volante. Há a suspeita de que todas as vítimas fossem da mesma família.
De acordo com a delegacia, um carro da funerária viajava à frente da van transportando o corpo do familiar para enterro em Santana dos Brejos. Um funcionário da prefeitura confirmou o relato de que as vítimas são da mesma família e se deslocavam para um enterro. As primeiras informações da polícia afirmam que os parentes são baianos, mas moram em outro estado.

Haddad diz que condenação por vazamento do Enem foi 'exemplar'


Do G1, em São Paulo
O ministro da Educação, Fernando Haddad, considerou "exemplar" a condenação por corrupção passiva e violação de sigilo funcional quatro dos cinco envolvidos no furto e vazamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 em decisão da Justiça Federal de São Paulo.
Durante um evento internacional de educação em Curitiba (PR), Haddad declarou que a decisão judicial sinaliza que "as pessoas têm que colocar a educação em outro patamar". "Foi um crime contra o Estado brasileiro e contra a juventude", afirmou o ministro. "Do ponto de vista administrativo, o processo está concluído, agora é o processo judicial, que será reforçado por essa decisão. Queremos que os prejuízos sejam ressarcidos à União."
Um dos acusados, Felipe Pradella, foi condenado a 5 anos e 3 meses de reclusão em regime semiaberto. Outros dois (Filipe Ribeiro Barbosa e Marcelo Sena Freitas) foram condenados a 4 anos e 6 meses de reclusão também em regime semiaberto. O quarto réu, Gregory Camillo Oliveira Craid, teve a pena revertida em prestação de serviços à comunidade. O réu Luciano Rodrigues foi absolvido.
Segundo o processo, três dos réus (Freitas, Ribeiro e Pradella) são ex-funcionários da empresa Cetros, integrante do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção, contratado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e foram acusados pelo furto das provas da Gráfica Plural, onde trabalhavam. Dois deles (Craid e Rodrigues) foram apontados como intermediários que colaboraram com a prática dos crimes. Eles procuraram jornalistas para tentar vender a prova.
Imagem de câmera de segurança de gráfica em São Paulo flagrou furto de prova em 2009 (Foto: TV Globo/Reprodução)Imagem de câmera de segurança de gráfica em São
Paulo flagrou furto de prova em 2009 (Foto: TV Globo
/Reprodução)
Réus podem responder por perculato
Os réus poderão ainda responder a um novo processo por crime de peculato (furto praticado por servidor público) . Na decisão, o juiz Márcio Rached Millani, da 10ª Vara Federal Criminal de São Paulo, rejeitou a acusação do crime de peculato contra os cinco acusados.
O juiz justificou que “as folhas de papel subtraídas não tinham em si valor econômico”. No entanto, a Segunda Turma do TRF 3ª Região acatou o pedido da promotoria para cassar a decisão de rejeição parcial da denúncia, e determinou que os réus respondam também pelo crime de peculato. O advogado dos réus, Ralfi Rafael da Silva, disse ao G1 que ainda não teve acesso à sentença, mas que pretende recorrer da decisão do juiz.
Prova foi cancelada
O vazamento do Enem causou o cancelamento da prova às vésperas da realização em 2009, prejudicou cerca de quatro milhões de inscritos e tumultuou todo o calendário de vestibulares do final de 2009 e início de 2010. A prova foi cancelada na madrugada do dia 1º de outubro de 2009 pelo Ministério da Educação, após a divulgação de que havia sido furtada de uma gráfica em São Paulo e oferecida a uma repórter do jornal "O Estado de S. Paulo." O exame seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro.
O gasto com a reimpressão das provas do Enem foi estimado em 30% do valor da licitação, que foi de R$ 148 milhões, segundo o Ministério da Educação.
O vazamento causou o cancelamento da prova às vésperas da realização em 2009, prejudicou cerca de quatro milhões de inscritos e tumultuou todo o calendário de vestibulares do final de 2009 e início de 2010.
A prova foi cancelada na madrugada do dia 1º de outubro de 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), após a divulgação de que havia sido furtada de uma gráfica em São Paulo e oferecida a uma repórter do jornal "O Estado de S. Paulo".
O gasto com a reimpressão das provas do Enem foi estimado em 30% do valor da licitação, que foi de R$ 148 milhões, segundo o MEC.

Merendeira é indiciada por 40 tentativas de homicídios no RS


Glauco AraújoDo G1, em São Paulo
Estrogonofe foi servido para alunos e professores; polícia encontrou pacotes vazios de veneno de rato (Foto: Polícia Civil/Divulgação)Estrogonofe foi servido para alunos e professores;
polícia encontrou pacotes vazios de veneno de rato
(Foto: Polícia Civil/Divulgação)
A merendeira de 23 anos, suspeita de ter colocado veneno de rato no estrogonofe servido na Escola Estadual Pacheco Prates, em Porto Alegre, foi indiciada por 40 tentativas de homicídio, nesta quarta-feira (17), pelo delegado Cleber dos Santos, responsável pela investigação do caso. O Inquérito Policial será encaminhado ao Ministério Público gaúcho nesta quinta-feira (18).
O episódio aconteceu na quinta-feira (4).Vinte e duas crianças e 16 adultos almoçaram o prato servido e foram levados a um posto de saúde. A Secretaria de Educação informou, anteriormente, que as pessoas passavam bem.
Durante a investigação do caso, o delegado informou que a merendeira tinha prestado depoimento na quinta-feira (4) e confessado o envenenamento. "Ela vai responder por tentativa de homicídio qualificado. Faltam alguns detalhes para encaminhar amanhã [quinta-feira] o relatório com o indiciamento", disse o delegado.
A prisão preventiva da merendeira foi decretada pela Justiça no final da noite de sexta-feira (5). "Ela é considerada foragida", disse Santos.
O advogado da merendeira, Leandro Pereira, afirmou que ela também foi envenenada e não confessou ter colocado veneno de rato encontrado na comida da escola, conforme divulgou a Polícia de Porto Alegre. “Ela jura que não cometeu nenhum crime. A  alegação dela é que esse depoimento foi forjado, porque ela é pobre e negra. Ela disse que não confessou nada, que é perseguição e que ela assinou o depoimento sob coação, porque o delegado disse que, se não assinasse, ela nunca mais veria o filho de três anos e iria ser trancada em uma cela.”
Segundo o delegado, a merendeira teria dito, no depoimento, que não sabia o motivo de ter envenenado a refeição, que não tinha planejado, e nem pretendia matar ninguém. “Esse argumento da defesa é antigo e completamente em desuso. Ela confessou para a polícia e para a imprensa, disse que comeu o veneno. Mas que não sabia o motivo. Na minha opinião é uma pessoa mentalmente perturbada”, disse.
Ainda conforme o delegado, a merendeira já tentou cometer suicídio, foi dispensada de outra escola por comportamentos estranhos e, segundo depoimentos dos outros funcionários, ficou sozinha na cozinha onde a comida foi envenenada por cerca de uma hora.
Liberdade e defesa
O advogado da merendeira entrou com pedido de revogação da prisão preventiva e afirmou que a cliente somente irá se apresentar quando o Tribunal de Justiça relaxar o decreto de prisão. “Ela também foi envenenada e atendida no mesmo pronto socorro para onde todos foram levados. Ela não deu entrevista sobre nenhuma confissão. Eu a conheço desde a adolescência, é uma pessoa centrada, não tem nenhum desequilíbro”, completou.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...