sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Canadense flagra ave de rapina capturando peixe-dourado em lagoa

O fotógrafo amador Ron Racine, de 42 anos, flagrou a sequência em que um osprey, uma ave de rapina, pega um peixe-dourado em uma lagoa no parque Blair Pond, na Colúmbia Britânica, no Canadá. Racine, que só comprou sua primeira câmera profissional em fevereiro, ouviu falar sobre essa ave e decidiu registrar como ela consegue capturar sua presa.


Astrônomos descobrem planeta que ainda não pode ser visto da Terra


Astrônomos divulgaram a descoberta de mais um planeta distante, feita com dados obtidos pela sonda Kepler. Até aí, nenhuma surpresa, já que essa é a missão do observatório espacial da Nasa. A particularidade desse planeta, batizado de Kepler-19c, é que ele ainda não pôde ser visto.
O planeta foi encontrado porque seu vizinho, o planeta Kepler-19b, apresenta uma órbita irregular. Girando em torno da estrela Kepler-19, ele não se movia na velocidade prevista pelos cientistas; ora ia mais rápido, ora mais devagar. A única explicação para a translação incomum é a presença de um outro planeta a reboque, ainda que ele não possa ser visto. Esse sistema solar fica a cerca de 650 anos-luz do nosso.
“Esse planeta invisível se fez aparecer por sua influência sobre o planeta que conseguimos ver”, disse Sarah Ballard, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica, nos EUA, que liderou a pesquisa. “É como se alguém estivesse fazendo uma pegadinha tocando a sua campainha e fugindo. Você sabe que alguém esteve ali, ainda que não o veja quando sair”, comparou.
“Esse método é uma grande promessa para encontrar planetas que não seriam encontrados de outra maneira”, acrescentou David Charbonneau, astrônomo de Harvard que também participou do estudo.
Concepção de um artista de como seria o planeta Kepler-19c (Foto: David A. Aguilar (CfA))
A descoberta de Netuno, ainda no século 19, foi feita com uma técnica parecida. A órbita de Urano saiu do trajeto previsto, e os astrônomos passaram a procurar por outro planeta nas proximidades. A partir daí, encontraram com telescópios o planeta mais distante do Sol em nosso Sistema Solar.

Fuvest encerra nesta sexta-feira as inscrições para o vestibular


Do G1, em São Paulo
Prova da Fuvest (Foto: Mateus Mondini/G1)Prova da Fuvest (Foto: Mateus Mondini/G1)
Quem quer prestar o vestibular da Fuvest e ainda não fez sua inscrição tem só até as 23h59 desta sexta-feira (9) para se cadastrar no processo seletivo. Até as 8h da manhã desta quinta-feira (8), quase 150 mil pessoas haviam se cadastrado para concorrer às quase 11 mil vagas da Fuvest 2012. A taxa custa R$ 120 e o cadastro é feito no site da Fuvest na internet.
No ato da inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto gerado para o pagamento da taxa. Este pagamento poderá ser feito até o dia 12 de setembro nas agências bancárias ou pela internet.
Segundo a assessoria de imprensa da fundação, o número oficial de inscritos só será confirmado após o fim do prazo de pagamento da taxa, na segunda-feira (12). Em 2010, dos 132.993 candidatos inscritos, 7,79% faltaram à prova, o equivalente a 10.365 pessoas.
A Fuvest preencherá 10.853 vagas na Universidade de São Paulo e 100 vagas no curso de medicina da Santa Casa.
As provas antecipadas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de música e artes visuais ocorrem de 9 a 14 de outubro. A prova da primeira fase ocorre em 27 de novembro. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.
Veja o calendário do vestibular da Fuvest 2012
26/8 a 9/9/2011Período de inscrições
9 a 14/10/2011Provas antecipadas de habilidades específicas em música e artes visuais
4/11/2011Divulgação das listas de aprovados nas provas de música e artes visuais
21/11/2011Divulgação dos locais de prova da 1ª fase
27/11/2011PROVA DA 1ª FASE DA FUVEST
19/12/2011Divulgação da lista de convocados e dos locais de exames da 2ª fase
8 a 10/1/2012PROVAS DA 2ª FASE DA FUVEST
11 a 13/1/2012Provas de habilidades específicas
4/2/2012Divulgação da 1ª chamada de aprovados no vestibular
8 a 9/2/2012Matrícula dos aprovados
O Manual do Candidato, contendo todas as informações sobre o processo de seleção, pode ser baixado também no site da Fuvest. 
Os candidatos beneficiados com isenção total ou parcial da taxa devem fazer a inscrição seguindo a orientação constante no site da Fuvest.
Para se inscrever, o candidato deve utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do documento de identidade. Ao completar a inscrição e pagar a taxa, o candidato receberá um número de inscrição, que poderá ser consultado no site a partir do dia 28. Pelo número o vestibulando encontrará os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases, além de ter acesso a outras informações sobre o vestibular.
Este ano pela primeira vez o candidato poderá retificar as informações de sua inscrição. O prazo termina às 24 horas do dia 12 de setembro. É possível alterar inclusive a carreira/curso escolhido, desde que o candidato tenha finalizado sua inscrição até as 23h59 do dia 9 de setembro. Só não será possível a retificação do número do CPF.
fuvest (Foto: Vanessa Fajardo/G1)
VEJA AS MUDANÇAS NO VESTIBULAR DA FUVEST
 Como eraComo passa a ser
1ª faseA nota servia apenas para classificar o candidato à 2ª faseA nota se soma às notas da 2ª fase na nota final do candidato
Nota de corte da 1ª faseMínimo de 22 pontosMínimo de 27 pontos
Prova do 2º dia da 2ª faseTinha 20 questões dissertativasTerá 16 questões dissertativas
Convocados para a 2ª fase3 candidatos por vaga2 a 3 candidatos por vaga
Mudar de carreiraNão era possívelPermitido aos candidatos que não foram convocados após a 3ª chamada
Bônus para alunos de escolas públicasAté 12%Até 15% dependendo de desempenho em provas no 2º e 3º anos do ensino médio
Mudanças
O vestibular da Fuvest terá algumas mudanças. A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são a redução do número de perguntas (de 20 para 16) da segunda prova da segunda fase do vestibular; o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada.
As mudanças foram definidas em uma reunião do conselho, do qual participam representantes das 42 unidades da USP. As alterações foram elaboradas por um grupo de trabalho nomeado pela Pró-Reitoria de Graduação com base em avaliações dos últimos vestibulares e sugestões dos departamentos.
Candidatos fazem prova da Fuvest em sala da Faculdade de Educação da USP (Foto: Mateus Mondini/G1)
No vídeo ao lado, o professor Mauro Bertotti, da USP, explica as mudanças no vestibular da Fuvest e dá dicas para os estudantes; assista
Inclusp
Em 31 de março, o conselho aprovou um bônus maior nas notas dos estudantes de escolas públicas. Eles podem ganhar até 15% a mais na nota do vestibular de acordo com desempenho em duas provas do vestibular da primeira fase da Fuvest durante o ensino médio, uma no segundo e a outra no terceiro ano. Atualmente, o bônus máximo é de 12%.
Só terá direito a participar do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de São Paulo (Pasusp) o aluno que cursou os ensinos fundamental e médio exclusivamente em escola pública, mas que ainda esteja matriculado. No segundo ano do ensino médio, o estudante deverá prestar o vestibular como treineiro concorrendo ao bônus de acordo com o seu desempenho, que pode lhe valer até 5% de bônus. Para atingir este teto, ele terá de acertar 40 de 90 questões, porém ao fazer a prova terá 2% de bônus garantido, mesmo que não tenha conquistado nenhum ponto.
No terceiro ano, o aluno do Pasusp pode disputar o vestibular para uma das carreiras da USP, e sua pontuação na primeira fase pode lhe garantir um bônus de até 10%. Para isso, terá de acertar 60 das 90 perguntas. No total, somando os dois anos, o estudante pode atingir uma bonificação de 15% da nota.
Na reunião de março, o conselho decidiu também criar uma autenticação de informações dos candidatos do vestibular para evitar que os estudantes sem o ensino médio completo e que se inscrevam na categoria geral, e não a de treineiros, sejam convocados nas listas de chamadas. Este ano, a presença de vários estudantes sem a conclusão do ensino médio obrigou a USP a fazer quatro chamadas com várias vagas em aberto.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...