quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MEC ESTUDA AMPLIAR NÚMERO DE DIAS LETIVOS

O MEC (Ministério da Educação) quer aumentar o número de dias letivos do calendário escolar, passando de 200 para 220 dias. A ideia é ampliar gradualmente o tempo das crianças e adolescentes na escola, atingindo o patamar de 220 dias em quatro anos.

O plano do MEC foi tornado público nesta terça-feira pelo ministro Fernando Haddad (Educação), que fez uma palestra na abertura do congresso internacional "Educação: uma Agenda Urgente", promovido pelo Movimento Todos pela Educação.

"Ou ampliamos o número de horas por dia ou, caso não haja infraestrutura para isso, aumentamos o número de dias letivos. Mas essas alternativas não são excludentes", disse Haddad, após sair do evento.

De acordo com o ministro, o MEC já fez reuniões com o Consed (Conselho Nacional de Educação) e com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Haddad disse que o plano ainda está em fase inicial, pois será preciso formar consenso antes de enviar um projeto de lei sobre assunto ao Congresso Nacional.

A ideia de ampliar o tempo de crianças e jovens na escola surgiu a partir de pesquisas. "Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar", afirmou o ministro.

Segundo Haddad, mais recursos para a empreitada deverão vir após a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está na Câmara dos Deputados. O PNE define que sejam destinados 7% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Atualmente, o governo aplica pouco mais de 5% para a área.

AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO DIRETOR CARLOS ALBERTO

O Diretor da EEEFM Profº Odilon de Figueirêdo Carlos Alberto M. da Silva, entregou nesta terça-feira ( 13/09/2011 ), um projetor de multimídia (datashow) para apresentação de aulas e seminários relacionados aos projetos educacionais desenvolvidos no  laboratório de informática na nossa Escola e um televisor 32", a fim de oferecer condições aos docentes para a utilização de novas tecnologias em sala de aula, como meio de garantir o interesse e a aprendizagem efetiva, além da redução da evasão escolar nas turmas de 6º ao 9º anos.  Esse Plano de Ação é do programa PROINFO, financiado pelo PAF.
Assim como essas ações, outras serão desevolvidas em benefício de nossos alunos.



I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE EM VÁRZEA/PB


RESULTADO DO ENEM NO VALE DO SABUGÍ



POSIÇÃO
MUNICÍPIO
ESCOLA
MÉDIA TOTAL
01
SANTA LUZIA
CEDUC SANTA LUZIA
568.46
02
SÃO MAMEDE
EMEFM PROFESSORA FILDANI SOUTO GOUVEIA
568.1
03
SÃO JOSE DO SABUGI
EEEFM OLAVO BILAC
517.22
04
SANTA LUZIA
EEEFM PE JERONIMO LAUWEN
509.5
05
VÁRZEA
EEEFM ODILON DE FIGUEIREDO
501.85
06
JUNCO DO SERIDO
EEEFM EZEQUIEL FERNANDES
489.79
07
JUNCO DO SERIDO
EMEIEFM SANTO ONOFRE
477.14

GOVERNO DA PARAÍBA OFERECERÁ CURSOS PROFISSIONALIZANTES Á DISTÃNCIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL EM 2012



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), aderiu ao Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec e, a partir de 2012, a Paraíba oferecerá cursos profissionalizantes à distância para alunos do ensino médio da rede estadual.
O secretário da Educação, Afonso Scocuglia, assinou o termo de adesão em Brasília e o primeiro curso disponibilizado será “Segurança do Trabalho”.
“A Paraíba era um dos poucos Estados da Federação que ainda não havia aderido ao programa. Então, através de uma parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), daremos início aos cursos em 2012”, explicou Edwin Giebelen, representante da SEE junto ao e-Tec.
Após a adesão, foi instaurada uma comissão técnica encarregada de estudar e definir diretrizes objetivando a implementação do programa. Além do professor Edwin Giebelen, a comissão conta com a participação de Vera Simões, gerente operacional de educação profissional da SEE.
No primeiro momento, foi definido qual curso seria disponibilizado e agora estão acontecendo reuniões para elaboração do projeto pedagógico.
Ficou definido que o primeiro curso oferecido pelo programa e-Tec na Paraíba será “Segurança do Trabalho”. “Procuramos oferecer um curso que tivesse uma boa procura no mercado e ele acontecerá em quatro pólos distintos no Estado: Cajazeiras, Sousa, Patos e Monteiro”, destacou Edwin Giebelen.
O curso será oferecido para 50 alunos em cada pólo, totalizando 200 alunos, os quais deverão estar cursando o segundo ano do Ensino Médio. O curso terá 1.200 horas de duração e deverá ser iniciado em fevereiro de 2012.
“Os alunos poderão participar do curso em qualquer lugar que possua acesso à Internet, seja nas instalações das escolas do Estado, nas lan-houses ou até de casa”, explicou o professor Edwin. Já os encontros presenciais acontecerão no IFPB.
Esta ação pedagógica na modalidade de educação à distância visa criar mais um espaço para a inclusão social e educacional através da inclusão digital. “A multiplicidade dos hipertextos, links e diversas janelas abertas propiciam aos sujeitos envolvidos uma conexão com o mundo e a sociedade contemporânea, possibilitando assim uma nova prática social de ensino-aprendizagem e produção de saber”, concluiu Edwin Giebelen.
E-Tec – O sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec) visa à oferta de educação profissional e tecnológica à distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuitos, em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

Alunos interditam universidade na PB e trancam curso por término de obra


Do G1 PB
Alunos fecharam portões e trancaram matrículas na UFCG, em Patos (Foto: Vicente Conserva/G1)Alunos fecharam portões da UFCG, em Patos, reivindicando conclusão de obra (Foto: Vicente Conserva/G1)
Alunos do curso de Odontologia a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) paralisaram as aulas no campus de Patos, no Sertão paraibano, e trancaram os portões de acesso à instituição na manhã desta quarta-feira (14). Com faixas, cartazes e narizes de palhaço, eles reivindicaram o término da construção da clínica escola do curso. Os estudantes também trancaram suas matrículas e se negaram a prosseguir no curso.
A manifestação foi proposta por alunos do 6º período, que argumentaram a impossibilidade de continuar o curso sem uma infraestrutura adequada. Durante reunião com o reitor Thompson Mariz há 12 dias, eles rejeitaram a proposta dos professores para que as aulas fossem ministradas em janeiro e fevereiro de 2012 na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Campina Grande. Para isso, seria disponibilizado um ônibus.
Apesar do problema afetar diretamente os alunos de Odontologia, discentes de outros períodos e dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Ciências Biológicas aderiram ao protesto. Eles impediram a entrada de funcionários.
Em resposta, a Reitoria da UFCG divulgou uma nota à imprensa admitindo o atraso de mais de um ano na entrega do prédio onde vai funcionar a clínica de prática odontológica. No entanto, condenou a suspensão das atividades acadêmicas de alunos de outros períodos, que não estariam 'sofrendo' com a falta da clínica.
Segundo a instituição, o processo de licitação permite que a universidade contrate outra empresa para finalizar a construção em tempo hábil.
A universidade também lembrou que as ausências dos alunos nas aulas devido aos protestos serão registradas como faltas e poderão acarretar na "desvinculação" deles com a instituição.

Após supostas ameaças, escola é incendiada em João Pessoa


Do G1 PB
Fogo em escola da PB (Foto: Walter Paparazo/G1)Teto ficou queimado após incêndio em escola no
Bairro das Indústrias (Foto: Walter Paparazo/G1)
Após o boato de que criminosos iriam invadir, na terça-feira (13), escolas da rede pública de João Pessoa, uma delas amanhaceu incendiada nesta quarta-feira (14),  no Bairro das Indústrias. A polícia acredita que o incêndio foi provocado.
Por causa das supostas ameaças de uma facção criminosa, sete escolas da capital ficaram sem aula na terça-feira. Os pais sairam desesperados para buscar os estudantes nas instituições de ensino localizadas nos bairros Alto do Mateus e Manaíra.
De acordo com o capitão Farias, do Centro Integrado de Operações Policias (Ciop), os suspeitos teriam ateado fogo nas caixas de descarga dos banheiros da escola municipal Cantalice Leite Magalhães. Ainda na noite de ontem uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local para conter o incêndio.
O delegado Marcos Vasconcelos, que está responsável pelo caso, informou que acredita que o fogo não foi acidental “São três foco de incêndio e eles são distantes. Cerca de 50 metros entre um e outro. Acho que um curto-circuito não faria isso”, disse. Segundo o delegado, além das caixas sanitárias, o fogo também atingiu um quadro de avisos e um ar condicionado.

Quadrilha roubou carros da PM e de Prefeitura na Paraíba, diz polícia


Do G1 PB
Carro usado na fuga foi abandonado em cidade da Paraíba (Foto: Divulgação/9º BPM)Carro usado na fuga foi abandonado em cidade
da Paraíba (Foto: Divulgação/9º BPM)
A Polícia Militar da Paraíba divulgou mais detalhes sobre a ação de uma quadrilha que explodiu caixas eletrônicos de uma agência bancária em Coronel Ezequiel, município do Rio Grande do Norte, na madrugada desta quarta-feira (14). De acordo com o 9º Batalhão de Picuí, durante a fuga foram roubados um carro da Polícia Militar e outro pertencente à Prefeitura de Sossego, na Paraíba.
O roubo aconteceu por volta da 0h30 e os criminosos passaram por, pelo menos, cinco cidades paraibanas para tentar escapar das buscas policiais. Conforme o relatório da PM, o crime teria sido cometido por dez homens, que levaram seis pessoas reféns.
Carro da PM de Coronel Ezequiel foi abandonado na PB (Foto: Divulgação/9º BPM)Carro da PM de Coronel Ezequiel foi abandonado
na Paraíba (Foto: Divulgação/9º BPM)
Dois policiais militares de Santa Cruz (RN) sequestrados foram encontrados na zona rural de Cuité (PB), algemados dentro de um carro de trabalho. Os bandidos levaram duas pistolas, uma espingarda e coletes à prova de balas.
Mais tarde, os policiais da Paraíba encontraram, na cidade de Barra de Santa Rosa, os quatro civis sequestrados. São dois moradores de Jaçanã (RN), entre eles um adolescente de 15 anos, e dois de Coronel Ezequiel.
Segundo os reféns, a caminhonete usada na fuga sofreu uma pane e os bandidos tiveram que abandonar os reféns. No carro foram encontrados materiais para fabricação caseira de dinamite e uma porção de maconha.
Em seguida, o grupo abordou um carro da Prefeitura de Sossego e fugiu em direção a Parnamirim (RN). Nenhum suspeito foi preso até as 10h.
Todo o material apreendido foi encaminhado pelas Polícias Militar e Civil de Picuí para o município de Coronel Ezequiel. A quantia roubada dos caixas eletrônicos não foi divulgada.

Mais um quebra-quebra durante sessão na Câmara de João Pessoa


Mais uma vez a Câmara Municipal de João Pessoa foi palco de quebra-quebra nesta quarta-feira (14). Uma porta de vidro foi destruída e os manifestantes acusaram os seguranças de roubarem celulares para impedir que a invasão fosse fotografada e filmada. A confusão teve início quando o projeto de lei, que prevê a contratação de organizações sociais para gerir a Saúde do município, saiu de pauta.
O presidente da Câmara, Durval Ferreira, disse que retirou o projeto de votação após a cobrança da população por mais explicações sobre o projeto.
“No momento que tentei entrar os seguranças me empurraram contra o vidro”, disse a estudante Letícia Bailão que ficou ferida. O manifestante Felipe Ximenes explicou que, pelo menos, seis estudantes saíram feridos.
O tumulto começou quando os manifestantes que estavam dentro da Câmara  tentaram sair e os que estavam do lado de fora quiseram entrar, mas foram impedidos pelos seguranças. A Guarda Municipal esteve no local para conter o tumulto. Após o quebra-quebra, os manifestantes saíram em direção ao prédio da Assembleia Legislativa, no centro de João Pessoa.

O projeto enviado à Câmara pelo prefeito Luciano Agra (PSB) tem sido alvo de críticas da oposição, que exige uma sessão especial sobre o tema.

Setor de eletricidade e gás teve maior média salarial em 2009, diz IBGE


O estudo Demografia das Empresas 2009, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que os empregados do setor de eletricidade e gás foram os que receberam a melhor média salarial naquele ano, no valor de 10,2 salários mínimos ao mês, o equivalente a R$ 5.559, levando em conta o valor vigente de R$ 545. Em 2009, o valor do salário mínimo era de R$ 461,15.
Em segundo lugar vem o setor de organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais (8,1 salários mínimos, equivalente a R$ 4.414,50). Já as atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados registraram média de 7,7 salários mínimos, ou R$ 4.196,50.
Em quatro e quinta lugares vêm, respectivamente, as áreas de administração pública, defesa e seguridade social e informação e comunicação (6,2 e 6,1 mínimos, ou R$ 3.379 e R$ 3.324,50, respectivamente).
Os setores que tiveram a menor média salarial foram alojamento e alimentação (1,6 salário mínimo, ou R$ 872) e arte, cultura, esporte e recreação (1,7 salário mínimo, ou R$ 926,50).
A maior variação na média salarial entre 2007 e 2009 foi no setor de administração pública, defesa e seguridade social, que caiu de 15,1 salários mínimos (R$ 8.229,50 no valor atual) em 2007 e 2008 para 6,2 salários mínimos em 2009 (R$ 3.379).
No caso das atividades financeiras, de seguros e serviços, também houve queda progressiva entre 2007 e 2009 – de 8,9 em 2007, para 8,6 em 2008, e 7,7 em 2009.
O IBGE informou que os dados da administração pública incluem apenas as empresas públicas, cujas informações são basicamente provenientes da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O instituto informou ainda que muitas atividades podem apresentar queda no salário médio mensal em salários mínimos, de um ano para outro, mas mesmo assim não apresentar queda no salário real, pois o salário mínimo tem apresentado crescimento acima da inflação.
Veja na tabela abaixo a variação da média salarial por setor entre 2007 e 2009:
Atividade200720082009
Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura2,02,12,0
Indústrias extrativas4,85,35,8
Indústrias de transformação3,73,73,5
Eletricidade e gás10,410,410,2
Água, esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação3,83,83,6
Construção2,62,72,9
Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas2,12,12,1
Transporte, armazenagem e correio3,33,33,2
Alojamento e alimentação1,61,61,6
Informação e comunicação6,16,16,1
Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados8,98,67,7
Atividades imobiliárias3,03,13,0
Atividades profissionais, científicas e técnicas4,54,44,2
Atividades administrativas e serviços complementares1,92,01,9
Administração pública, defesa e seguridade social15,115,16,2
Educação2,32,32,2
Saúde humana e serviços sociais2,62,52,4
Arte, cultura, esporte e recreação1,91,81,7
Outras atividades de serviços2,11,91,8
Organismos internacionais e outras instituições extraterritoriais6,18,58,1
O valor médio do mínimo em 2007 era de R$ 373,08; em 2008 era de R$ 409,62; e em 2009 era de R$ 461,15
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...