sábado, 17 de setembro de 2011

Massacre em escola de Realengo vai virar filme



Dezesseis alunos da Escola Municipal Roberta Maria Sodré de Macedo, no bairro Apolo II, em Itaboraí, foram selecionados para atuarem no longa-metragem sobre o massacre de Realengo, história do atirador e os desfechos da tragédia que ocorreu na manhã do dia 7 de abril deste ano na Escola Municipal Tasso da Silveira, com a morte de 12 adolescentes .

Com o texto nas mãos, os alunos estão ensaiando, desde agosto passado, todos os sábados, na Barra da Tijuca. O filme "Wellington: o assassino de sonhos. Tudo que a vida constrói, o ódio destrói" será produzido por alunos e professores da Universidade Estácio de Sá. Depois de pronto, os realizadores esperam apresentar o filme em festivais do país.

O início das gravações estão previstas para o fim de outubro. Segundo a diretora do colégio, Clemária Ramos, os alunos estão inseridos no programa Mais Educação, através das aulas de teatro.

Para o professor Tiago Azevedo, o filme é uma oportunidade única para os alunos.

- Quando eu soube do filme, escrevi os alunos e enviei fotos, dados e características. Hoje, fico feliz em saber que quatro deles terão personagens, além de um atuar como protagonista - comemorou o professor.

O papel do criminoso Wellington, na fase infantil, será interpretado pelo aluno Luiz Felipe Gomes, de 13 anos.

- É um reconhecimento que estamos tendo, com o filme podemos conseguir novas oportunidades. No começo ficamos nervosos, mas já passou, os ensaios estão nos ajudando muito - disse Felipe.

Por se tratar de um filme baseado na tragédia de grande repercussão e com alunos em idades semelhantes às dos atores, a direção da escola convocou pais e responsáveis dos que irão atuar no filme para tirar dúvidas sobre o assunto.

1 a cada 4 pacientes com câncer de testículo usa maconha


Um levantamento realizado pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, aponta que 25% dos pacientes com câncer de testículo atendidos no setor de urologia da unidade assumem o consumo regular de maconha.
O uso da droga está associado ao surgimento do câncer de testículo, provocando diversos efeitos adversos sobre os sistemas endocrinológico e reprodutivo.
Mensalmente, 500 pacientes são atendidos na clínica de uro-oncologia do Icesp. Destes, 30% apresentam tumores localizados no testículo, dos quais 70% têm sinais de doença avançada (fora do testículo) no momento do diagnóstico.
As cirurgias para retirada total ou parcial dos testículos e da próstata representam um terço das 10 mil cirurgias já realizadas pelo hospital.
“Evitar o uso da droga é fundamental para diminuir consideravelmente as chances de desenvolvimento do tumor. Além disso, é fundamental que os homens realizem o autoexame para o diagnóstico precoce da doença”, alerta Daniel Abe, urologista do Icesp.
Cura
O câncer de testículo é altamente curável, principalmente quando detectado precocemente. A doença acomete predominantemente homens que têm entre 15 e 34 anos de idade. O diagnóstico precoce pode ser feito por meio do autoexame do órgão. Percebendo qualquer anormalidade, como nódulo indolor ou massa, sensação de peso no escroto ou dor na região inferior abdominal, deve-se procurar ajuda médica.

Governo de Ricardo Coutinho tem mais de 60% de aprovação popular, revela pesquisa



ricardo-coutinho-01Com menos de um ano de mandato o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) tem a aprovação de mais de 60% (62,8%) da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Falcão Pesquisas e Publicidade.
Conforme a amostra, 36,4% dos entrevistados acham regular a administração do chefe do Executivo paraibano e 24% consideram a gestão ótima. Outros 2,4% consideram a administração estadual muito boa.
A pesquisa de opinião foi realizada no dia 20 de agosto de 2011 na cidade de Cabedelo, localizada a aproximadamente 18 quilômetros de João Pessoa, capital paraibana. Foram entrevistados mil eleitores em 16 bairros.
Dos mil entrevistados 7,4% não souberam ou não quiseram opinar, 13,9% acham a administração de Ricardo Coutinho muito ruim e 15,9% consideram a gestão ruim.

Sindicato divulga vídeo sobre uso de furadeira em cirurgia na Paraíba


Do G1 PB
O Sindicato dos Médicos da Paraíba (Simed) divulgou nesta sexta-feira (16) imagens que diz comprovar o uso de furadeira doméstica em cirurgia ortopédica realizada no Hospital de Emergência e Trauma Humberto Lucena, em João Pessoa.  No começo do mês, um médico denunciou o uso do instrumento em um procedimento no crânio.
Em contato com a reportagem na noite desta sexta-feira, a Secretaria de Saúde disse que vai apurar o caso, mas que não há indicação nenhuma que garante que o procedimento tenha sido realizado no Hospital de Trauma, nem de quando.
O presidente do Simed, Tarcísio Campos, afirmou que o uso desse tipo de furadeira é proibido por uma portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, mesmo assim, o equipamento ainda é utilizado em procedimentos cirúrgicos do hospital.
No começo do mês, um médico denunciou o uso de furadeira para cirurgia de crânio no mesmo hospital. Na época, os gestores do Trauma disseram que o equipamento médico específico, o craniótomo, não funcionava há um ano. O governo afirmou apenas que o Trauma tinha dois equipamentos do tipo. Nesta tarde, o Conselho Regional de Medicina informou que já conduz uma sindicância sobre o caso e que a nova denúncia não vai exigir outra investigação.
Cirurgia no pé
Segundo Tarcísio Campos, o vídeo foi registrado no fim de semana, durante uma cirurgia de fratura exposta no pé direito de um paciente. O presidente do Simed justificou o uso da máquina explicando que, caso os médicos não a utilizem, podem “piorar o prognóstico do paciente".

Tarcísio disse que neste caso filmado, o paciente apresentava uma fratura exposta e precisava da implantação de um pino que prendesse o osso. “Se fosse usado equipamento adequado, com broca que gira em dois sentidos, o procedimento seria mais simples. Com esta furadeira, o médico precisa ficar ampliando o furo indo e voltando”, explicou.
O presidente do Simed explicou que a furadeira comum só pode ser esterilizada com álcool e possui apenas um tipo de rotação, o que, segundo ele, pode causar riscos nas cirurgias.
Ele explica que a furadeira específica é blindada, pode ser esterilizada com outros produtos e ainda possui dois tipos de rotação (horário e anti-horário). 
O uso de furadeiras comuns em cirurgias no hospital público foi denunciado pela primeira vez no início de setembro, após uma reclamação do médico Ronald Farias. Ele foi à Câmara Municipal e afirmou que no Hospital de Emergência e Trauma a máquina era utilizada em procedimentos no crânio - isso porque o aparelho específico para este tipo de procedimento, o craniótomo, estaria quebrado.
Na época a Cruz Vermelha, responsável por gerenciar o hospital, revelou que esse aparelho médico específico não funcionava há mais de um ano. O secretário de Saúde da Paraíba, Waldson de Souza, no entanto, negou o uso de furadeiras no hospital e informou que o hospital conta com dois craniótomos.
A Anvisa considera a furadeira doméstica como um dispositivo "impróprio". A norma também alerta para os riscos de sua utilização em cirurgias: "a furadeira pode contaminar o campo cirúrgico com o óleo usado na lubrificação; apresenta riscos de descargas elétricas; não tem controle de rotação; e não pode ser esterilizada", consta no documento.
CRM
O diretor de fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Eurípedes Mendonça, explicou que já foi instaurada uma sindicância que vai investigar o uso de furadeiras convencionais em cirurgias do Trauma. O médico disse ainda que não deve ser aberta uma nova investigação. “Como o fato é o mesmo, cirurgias com furadeiras, é possível que a documentação seja anexada a outra sindicância”, disse.
Resposta
A Secretaria de Saúde do Estado disse vai apurar este novo caso de uso de furadeira em cirurgia no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas que o material entregue pelo sindicato não tem indicação nenhuma que garanta que o procedimento tenha acontecido mesmo no hospital em questão nem de data da cirurgia. A Saúde ainda lamentou que o sindicato tenha "exposto seus profissionais" entregando o vídeo à imprensa e espera que o Conselho Regional de Medicina na Paraíba apure este procedimento.

Paraibanos em busca de emprego fazem fila quilomêtrica na capital


Do G1 PB
 Milhares de paraibanos acordaram cedo neste sábado (17) para sair em busca de uma vaga de emprego em um novo shopping, que está previsto para ser construído no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. As inscrições começaram às 8h e devem seguir até às 17h. A estimativa é que pelo menos 3 mil pessoas passaram pelo local.
A aquisição do terreno do novo empreendimento gerou diversas discussões na Paraíba. Isto  porque ele foi resultado da permuta do terreno da Academia de Polícia (Acadepol), localizado em Mangabeira, por um de propriedade privada, no Geisel.
O prefeito Luciano Agra (PSB) e o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), estiveram no local e garantiram que a mão de obra, que será utilizada na construção do shopping, também será aproveitada em novas construções públicas.
Paraibanos fazem fila em busca de emprego (Foto: Larrisa Keren/Globoesporte.com)Paraibanos fazem fila em busca de emprego (Foto: Larrisa Keren/Globoesporte.com)
O governador informou que os trabalhadores selecionados podem ser aproveitados na construção da nova Acadepol, da Central de Polícia e Instituto de Medicina Legal. Já o prefeito disse que a mão de obra também pode ser aproveitada na construção de um terminal de ônibus de grande porte em João Pessoa. As datas do início das obras dos não foram informadas.
Inscrição 
As inscrições acontecem até domingo (das 7h às 17h), no terreno da Acadepol em Mangabeira. Para preencher a ficha de inscrição é necessário que o candidato apresente o CPF, a carteira de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência. De acordo com a assessoria, só serão cadastrados os candidatos que morarem na Zona Sul da cidade.
Algumas das vagas são para os cargos de pedreiro, servente, carpinteiro, soldador, montador e eletricista.

Mesmo com vitória, Campinense acaba sendo rebaixado para a Série D


Por GLOBOESPORTE.COMCampina Grande
Vitória da Raposa não evitou o rebaixamento para a Série D (Foto: Cid Carvalho / Agência Diário)Vitória da Raposa não evitou o rebaixamento para a
Série D (Foto: Cid Carvalho / Agência Diário)
A torcida do Campinense amargou mais um rebaixamento na tarde deste sábado. Depois de cair para a Série C em 2009, agora a Raposa vai para a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. De nada adiantou a vitória por 1 a 0 sobre o Guarany de Sobral, no Amigão. Com a goleada de 4 a 0 do Fortaleza em cima do CRB, a Raposa acabou ficando na última colocação do Grupo B na Terceirona no critério de gols marcados.
Como era de se esperar, a partida contra o Guarany foi tensa. No primeiro tempo, o Campinense foi mais organizado, mas não conseguiu furar o bloqueio defensivo do time cearense – numa clara estratégia do técnico Oliveira Lopes em enervar o adversário e fazer a torcida paraibana pressionar.
E deu certo. Tanto que a melhor chance da primeira etapa acabou sendo do Guarany, aos 31 minutos. Rodolfo chutou de fora da área para defesa de Pantera.
As vaias no intervalo pareciam antecipar o que viria na segunda etapa. Sem inspiração, os jogadores do Campinense trataram de cavar pênaltis. Roberto e Washington, por duas vezes, caíram na área e pediram falta. O juiz baiano Arílson Bispo da Anunciação não marcou nada.
O nervosismo aumentou ainda mais com a notícia do primeiro gol do Fortaleza. E teve efeito antagônico nos dois times. O Campinense precisando da vitória para escapar do rebaixamento e o Guarany vislumbrando a possibilidade de classificação para a segunda fase – com a derrota do CRB, bastava uma vitória simples no Amigão.
Jogador mais lúcido do Campinense em campo, o lateral Gilberto Matuto era responsável pelas principais jogadas do time paraibano. Que acabaram se tornando cada vez mais raras. O Guarany aproveitou para tomar conta da partida.
O técnico Agnaldo Liz tentou mudar essa história fazendo logo duas alterações na equipe: Samir e Robert nos lugares de Breno e Flávio Carvalho.
Não deu certo. O Guarany continuou melhor e teve um gol anulado aos 26 minutos – o juiz deu falta no goleiro Pantera, após cruzamento para a área. E nem quando Ricardo Baiano foi expulso por atingir Daniel (recebeu o cartão vermelho direto), o Guarany perdeu o controle da partida. Panda, que acabara de entrar, obrigou Pantera para mais uma grande defesa.
O Cacique do Vale ainda teve outro gol anulado, aos 45 minutos, que provocou muitas reclamações dos jogadores contra o assistente baiano Elan Vieira de Sousa.
No minuto seguinte, já nos acréscimos, veio o gol da vitória do Campinense. Robert precisou chutar duas vezes para abrir o placar. Festa da torcida paraibana que acreditava ser o último capítulo do calvário na Série C.
Naquele momento, o Fortaleza vencia o CRB por 3 a 0. Como ainda faltavam cerca de 10 minutos para o fim da partida no Presidente Vargas, a agonia continuou. Jogadores e torcedores passaram a acompanhar os instantes finais da partida em Fortaleza. E quando o tricolor cearense marcou o quarto gol, através de Marcos Goiano, ninguém acreditava mais em um novo milagre.
Fim da partida. Choro da torcida. O Campinense não conseguiu fazer aquilo que se propôs – vencer o Guarany por dois gols de diferença para não depender de nenhum outro resultado – e foi castigado com o rebaixamento. Já o Cacique do Vale deixa o Amigão sabendo que poderia ter ido mais longe nessa Série C.

Trio é preso em flagrante com drogas e armas na grande João Pessoa


Do G1 PB
Polícia apreendeu 46 papelotes de maconha, além de outras drogas (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia apreendeu 93 comprimidos de "boa noite,
Cinderela" e ainda outras drogas (Foto: Walter
Paparazzo/G1)
Três pessoas foram presas em flagrante na tarde desta sexta-feira (16) na comunidade Renascer III, em Cabedelo, na grande João Pessoa. Com  o trio a polícia apreendeu drogas e uma arma. A chegou até os suspeitos após uma denúncia anônima.
Os suspeitos estavam em uma casa localizada na rua São Sebastião. Com eles a polícia apreendeu 46 papelotes de maconha, 59 pedras de crack e 93 comprimidos de Rivotril, mais conhecido como “Boa Noite Cinderela”
Os dois rapazes, com 19 e 21 anos cada, e uma jovem de 21 anos foram encaminhados para Central de Polícia em João Pessoa. De acordo com o policial Kalimar Freire, os dois rapazes devem ser transferidos na segunda-feira (19) para o presídio do Roger. Já a Anália deve ser encaminhada para o presídio feminino Bom Pastor.
De acordo com a polícia, o trio esstá sendo acusado pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e ainda posse ilegal de arma.

Genival Lacerda se apresenta com orquestra em festival na Paraíba


Do G1 PB
Cantor Genival Lacerda (Foto: Divulgação)Cantor Genival Lacerda é uma das atrações deste
sábado do Festival de Arte de Areia (Foto: Divulgação)
O cantor Genival Lacerda se apresenta neste sábado (17) durante o 12º Festival de Arte de Areia. O cantor vai dividir o palco com a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB). A apresentação está prevista para começar às 19h no Calçadão João Cardoso. A regência é do maestro titular Luiz Carlos Durier.
O repertório popular conta com sucessos como “Mate o véio mate”, “Roque do jegue” e “Severina Xique-xique”. Já no Teatro Minerva será exibido o documentário O Rei da Munganga (2008), que conta a história de Genival Lacerda. O documentário será exibido antes da apresentação do cantor com a orquestra.
Ainda na noite do sábado o público vai estar conferir, no palco principal, os shows dos cantores Toninho Borbo e Escurinho.
O espetáculo Flor de Macambira, do grupo Ser Tão, que foi premiado no Festival Nordestino de Teatro em Guaramiranga (CE), como o melhor espetáculo eleito pelo público, também será uma das atrações da noite.   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...