quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Surfistas se arriscam e remam ao lado de baleia de mais 30 toneladas


Praticantes de surfe a remo ficaram a poucos metros de uma baleia jubarte em Nuqui, na costa da Colômbia. Eles se aproximaram tanto que, durante os saltos do mamífero de mais de 30 toneladas, a água espirava até onde eles estavam. O encontro foi registrado pelo fotógrafo americano Dan Merkel, de 62 anos, segundo a agência "Barcroft Media".
Surfista remou a poucos metros de baleia jubarte em Nuqui. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)Surfista remou a poucos metros de baleia jubarte em Nuqui. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)
Água chegou a espirar onde estavam os surfistas durante os saltos da baleia. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)Água chegou a espirar onde estavam os surfistas durante os saltos da baleia. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)
Encontro foi registrado pelo fotógrafo americano Dan Merkel. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)Encontro foi registrado pelo fotógrafo americano Dan Merkel. (Foto: Dan Merkel/Barcroft Media/Getty Images)

A um mês do Enem 2011, veja dicas para estudar na reta final para a prova


Ana Carolina Moreno e Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo
Enem terá mais de 5,3 estudantes inscritos (Foto: Reprodução RPC TV)Enem terá mais de 5,3 estudantes inscritos (Foto:
Reprodução RPC TV)
Falta um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2011. Os 5,3 milhões de estudantes brasileiros inscritos têm, a partir desta quinta-feira (22), somente mais 30 dias para estudar para a prova que dá acesso a várias instituições de ensino superior. O exame será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro em todo o país.

Para ajudar os candidatos a se preparar nesta reta final, o G1 ouviu professores que ensinam diversas disciplinas em cursinhos de São Paulo e reuniu as principais dicas de estudo, além dos temas que ficaram em evidência no último ano e, por isso, podem ter mais probabilidade de caírem nas provas.
Considerado um “teste de resistência” pelos especialistas, o exame tem quatro provas com 45 questões cada e, neste ano, poderá ser usado para ingresso em dezenas de universidades em todos os estados do país.
Elas estão divididas em dois dias: no sábado, 22 de outubro, os candidatos terão quatro horas e meia para resolver as questões de ciências da natureza e ciências humanas. No dia seguinte, a prova tem duração de cinco horas e meia e, além de contemplar 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias (português e língua estrangeira) e matemática, inclui a redação.
De hoje até a véspera
Todos os professores ouvidos pela reportagem concordam que, nas últimas semanas antes da prova, o melhor é fixar o conteúdo básico e seguir treinando as técnicas de interpretação de texto e de resolução de exercícios. Outra dica importante: ler jornais, revistas, sites e procurar se manter atualizado sobre os temas que foram destaque no noticiário do Brasil e do mundo este ano.
"O Enem verifica a formação total do estudante. Nada que possa ser aprendido em 30 dias é importante para a prova”, diz Francisco Achcar, coordenador de português do Objetivo. Para ele, "rachar" de estudar às vésperas do exame é pouco eficaz, já que no caso do Enem a preparação não ocorre em um mês. “Ler bastante e com concentração, é fundamental”, diz. Para Achcar, todo tipo de leitura é válido: jornais, revistas, obras literárias e até tirinhas de humor. “Gramática não cai no Enem, mas cai conhecimento da língua. A prova quer saber se o aluno sabe ler e escrever bem”, afirma.
Professor de biologia do cursinho Universitário, Thales Hurtado afirma que o Enem tem se tornado cada ano mais difícil e parecido com vestibulares como a Fuvest. “Mas, em biologia, ele ainda tem mais questões de interpretação de texto do que exigência de conhecimento de conteúdo.”
Com professores em greve, estudantes de MG se reúnem para estudar (Foto: TV Globo/Reprodução)Com professores em greve, estudantes de MG se
reúnem para estudar (Foto: TV Globo/Reprodução)
Ele alerta que é “importante sedimentar conceitos básicos” porque o Enem é “muito correto na colocação das palavras”. Por isso, sugere que os candidatos comecem, daqui para frente, a criar um glossário com os termos mais básicos, como gene, cromossomo, parasita etc. Ele também recomenda que o aluno evite estudar com conteúdos encontrados na internet e se atenha ao que está nos livros didáticos e apostilas de cursinhos.

Outra sugestão para que o candidato chegue afiado no exame é refazer a prova do Enem 2010. Mas alerta que provas mais antigas podem estar muito diferentes do que deve cair neste ano.

Treino é a palavra-chave do professor de física Takeshi Kamieda, também do Universitário. Ele compara o estudo de exatas à pratica de um esporte e afirma que o estudante deve seguir resolvendo o maior número possível de exercícios. “É importante o conhecimento da teoria, mas é fundamental a prática para que o aluno possa resolver as questões sozinho.” Para Takeshi, resolver exercícios de exatas é “como solucionar um crime: você tem que estar focado nas pistas e não no problema, e a resposta acaba saindo da análise dos dados”.
Já na área de ciências da natureza, Sezar Sasson, supervisor de biologia do Anglo conta que o truque para se dar bem é ler a questão atentamente porque “os enunciados quase sempre oferecem os dados necessários para as respostas”. Ele lembra que os estudantes precisam saber interpretar gráficos e tabelas que aparecem com maior predominância em ciências da natureza. “Também é necessário saber decodificar os enunciados que quase sempre oferecem os dados necessários para as respostas.”
Dicas para uma boa redação no Enem
- Leia a proposta com atenção e tire poucos minutos para listar todas as idéias relacionadas ao tema;
- Escolha as melhores ideias e estruture-as na introdução (apresentação da tese), no desenvolvimento da tese e na conclusão, que deve obrigatoriamente incluir uma proposta de ação social que solucione o problema apresentado;
- É importante que a proposta de ação não seja utópica ou impossível de colocar em prática, por isso, detalhe que ações estão incluídas;
- O Enem pode até anular redações que contenham ofensas ou opiniões que ferem os direitos humanos, por isso, tenha cuidado ao apresentar argumentos.
Fonte: Karina Chamklidjian, professora do Universitário
Redação sem traumaA professora Simone Motta, professora de redação do Etapa, recomendou ainda a leitura de artigos e editoriais – que trazem estrutura semelhante da pedida na prova –, além das redações que tiveram nota dez no Enem de outros anos e estão disponíveis para consulta na internet. Ela e Karina Chamklidjian, professora do Universitário, sugerem que os alunos escrevam entre quatro e doze redações daqui até a véspera do exame, mas sem se cansar demais.

Para Karina, uma boa dica é que os candidatos mostrem suas redações a outras pessoas e estimulem um debate para obter outros pontos de vista sobre o tema. Ela diz que a redação do Enem é corrigida de acordo com premissas básicas e, portanto, a chave para fazer uma boa prova é seguir à risca as principais regras ao receber a questão.

Carro feito com impressão 3D é exibido no Canadá


BBC
Urbee (Foto: Divulgação)Urbee pode ser produzido a partir de 2014
(Foto: Divulgação)
Um carro produzido a partir de tecnologia de impressão em terceira dimensão, está sendo exibido no Canadá. O carro ambientalmente correto Urbee utiliza motor elétrico, um motor extra movido a etanol e é capaz de fazer 85 quilômetros com um litro.
Apesar de o veículo estar sendo desenvolvido há anos, o carro completo nunca havia sido exibido antes.
Atualmente, só existe um carro Urbee, mas os fabricantes querem passar a produzir o veículo comercialmente a partir de 2014.
O carro foi construído a partir do processo conhecido como fabricação aditiva, através do qual um objeto tridimensional é criado por sucessivas camadas de material para formar objetos sólidos.
O processo de impressão contribuiu para as credenciais ambientais do veículo, segundo Jim Kor, que coordenou a fabricação do automóvel. Atualmente, apenas a ''carroceria'' do carro é impressa, mas Kor conta esperar que outras partes do carro venham a ser produzidas por meio de impressão também no futuro
A carroceria foi produzida por uma empresa especializada em Minneapolis, nos Estados Unidos, chamada Stratasys, que produz impressoras em 3D.
"Só se coloca material onde se precisa. É um processo de adição de peças, construindo, essencialmente, uma 'molécula' de material por vez, sem promover qualquer desperdício, ao final do processo'', afirmou Kor, que exibiu o veículo durante o evento TEDxWinnipeg.
''Esse processo pode utilizar vários materiais e nosso objetivo é o de usar materiais inteiramente recicláveis'', acrescentou Kor.
Impressão
Normalmente, a impressão em terceira dimensão ou prototipagem é utilizada para criar protótipos de produtos.
O processo também é utilizado em variados ramos de produção, como joalheria, calçados, arquitetura, automotivo, aeroespacial e indústrias de desenvolvimento médico.
Além do mais, a impressão em terceira dimensão é cada vez mais utilizada para distribuir objetos sem que seja necessário transportá-los.
Entre as atividades que poderão se beneficiar desta tecnologia está a medicina, já que equipamentos e até mesmo próteses teriam potencial pare serem impressos.
''Esse processo poderá revolucionar a nossa maneira de fazer coisas. Seguramente, ele já mudou a minha forma de pensar a respeito do processo de produção'', afirmou Kor.
Miniatura x king size
Ele destacou que os mesmos arquivos de computador usados para criar protótipos em miniatura foram usados para fabricar a versão em tamanho normal.
Foi por esse motivo, afirmou, que ele já sabia de antemão que todas as peças da carroceria do Urbee iriam se encaixar perfeitamente.
O veículo conta com um desenho aerodinâmico e foi projetado para obter o máximo de eficiência com o mínimo de combustível e é capaz de alcançar velocidades que variam de 60 a 70 quilômetros por hora.
Além de carregar as baterias a partir do seu motor de bioetanol, ele pode também gerar energia elétrica a partir de painéis solares, potencialmente reduzindo o consumo de combustível a quase zero.
Os preços estimados para o Urbee variam entre US$ 10 mil (cerca de R$ 17 mil) e US$ 50 mil (cerca de R$ 85 mil). O valor definitivo do produto dependerá se ele atingir produção em massa.
''Este será o primeiro veículo prático, capaz de circular pelas estradas e que dependerá exclusivamente de energia renovável'', afirmou Jim Kor.

Saiba como assistir aos shows e acompanhar o Rock in Rio na internet


Do G1, em São Paulo
O Rock in Rio terá cobertura especial na internet e na televisão, por G1, TV Globo, Multishow e Ego. Transmissão ao vivo, reportagens direto da cidade do rock, fotos e vídeos deixarão quem for ao evento e quem ficou de fora informados sobre tudo o que acontece nesta quarta edição do festival no Brasil, que acontece nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro. (Ao lado, veja vídeo do teste de som, realizado na quarta.)
cobertura especial do G1 terá galeria de fotos, vídeos e reportagens especiais com o público e no backstage, além do acompanhamento do trânsito na região e das ocorrências policiais e de saúde. O internauta também poderá participar enviando fotos e vídeos.
A cobertura em tempo real começa às 7h com a movimentação do Terminal Alvorada e a chegada do público. Às 14h, o G1 irá acompanhar a abertura dos portões e, a partir das 18h15, começa o programa ao vivo com um “esquenta” para os shows do Palco Mundo.
Às 19h, tem início a transmissão ao vivo dos shows do Palco Mundo, com exclusividade na internet brasileira. Nos intervalos dos shows, serão publicadas reportagens do dia e outras, preparadas especialmente para o festival. Às 22h, começa a cobertura da área de música eletrônica, que vai até as 4h.
Multishow
O canal de TV a cabo Multishow vai transmitir ao vivo os shows do Palco Mundo e pela internet os do Palco Sunset. A transmissão pela TV começa às 16h30, com a atriz Erika Mader, direto da Cidade do Rock. As atrações do palco Sunset serão transmitidas a partir das 14h40 pelosite do Multishow, que também acompanhará a movimentação na Cidade do Rock.
Às 19h, tem início na TV a transmissão dos shows do Palco Mundo, sob o comando de Beto Lee e Didi Wagner. Somando os sete dias do festival, o Multishow contabilizará cerca de 60 horas no ar, ao vivo, com as principais atrações do evento.
Ao longo da transmissão, diferentes integrantes da equipe do canal estarão em diversos pontos da Cidade do Rock para a cobertura do festival pela TV. Direto do espaço House Mix, Luisa Micheletti vai apresentar e encerrar cada show, além de acompanhar o público. Fernando Caruso irá circular pelo evento, conferindo a plateia e a movimentação da Rock Street. A cobertura terá ainda Dani Monteiro, que estará na área VIP para acompanhar a agitação dos famosos.
TV Globo
O Rock in Rio será transmitido pela TV Globo durante as madrugadas dos sete dias de evento. A exibição terá shows ao vivo e compactos com os melhores momentos do festival. O horário de início da transmissão, com duração média de três horas por dia, varia de acordo com a programação.
O festival será exibido nas sextas-feiras, dias 23 e 30, e nos sábados, dias 24 e 30, logo após o “Boletim Hipertensão”. Nos domingos, dias 25 e 2, o Rock in Rio irá ao ar depois do “Hipertensão”. Na quinta-feira, dia 29, a transmissão começa após o Jornal da Globo.
No dia 9 de outubro, a emissora vai exibir um compacto com os melhores momentos do festival.
A apresentação ficará a cargo do jornalista Zeca Camargo. Bruno De Luca e André Marques comandarão entrevistas e flashes do local.

Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam'


Uma câmara municipal na região central da Turquia aprovou o desenvolvimento de um sistema de alerta para detectar se os supostos mortos recebidos por um necrotério local estão de fato mortos.
Segundo a agência de notícias Anatolia, os refrigeradores do necrotério, numa pequena cidade na província de Malatya, passaram a contar com um sensor de movimento.
De acordo com o responsável pelo cemitério, Akif Kayadurmus, o alarme é sensível o suficiente para detectar quaisquer movimentos.
"O refrigerador é capaz de detectar o mais leve movimento do corpo e faz soar um alarme", afirmou.
Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam' (Foto: Anatolia)Necrotério na Turquia cria alarme para defuntos que 'ressuscitam' (Foto: Anatolia)
Alarme
Kayadurmus disse ainda que as portas dos refrigeradores também foram equipadas com um sistema de fechaduras que abrem automaticamente caso sejam tocadas.
"O refrigerador é capaz de detectar o mais leve movimento do corpo e faz soar um alarme", comentou.
As precauções, explica o titular do necrotério, se devem para o caso de 'um paciente, declarado morto pelos médicos, despertar do estado de inconsciência.
"Temos que considerar todas as possibilidades". disse.
O necrotério, que tem capacidade para 36 corpos, deve ser inaugurado dentro de uma semana, segundo a agência Anatolia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...