sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Comissão Permanente do Vestibular da UEPB divulga lista de concorrência ao concurso Vestibular 2012


A Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST) da UEPB divulgou nesta terça-feira (20), os números oficiais da concorrência, por curso, ao Vestibular 2012. Foi registrado com o maior índice, pela Cota Universal, o curso de Direito Diurno do campus de Campina Grande, com 29,53 na relação candidato por vaga, seguido por Direito Diurno do campus de Guarabira, com 27,40 de concorrência.

Pela Cota de Inclusão, o curso de Psicologia Diurno, em Campina Grande, liderou a lista com 28,36 inscritos para cada vaga ofertada, seguido por Fisioterapia Diurno, também em Campina Grande, com 26,43 de concorrência.

Ao todo, foram contabilizadas 31.211 inscrições no certame, sendo 18.906 de candidatos isentos da taxa de inscrição e 12.305 de candidatos pagantes.

O Vestibular 2012 da UEPB acontecerá nos dias 04 e 05 de dezembro e o resultado final será divulgado em 06 de janeiro de 2012.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (83) 3315-3368 ou 3315-3405.


PRF e PM anunciam operação para desativar postos da Manzuá na PB


As Polícias Militar e Rodoviária Federal anunciaram nesta sexta-feira (23) que vão iniciar uma operação conjunta para desativar os postos fixos da Operação Manzuá na Paraíba, coordenados pela PM. Um novo modelo de fiscalização será implantado nas estradas locais, com a atuação da nova Polícia Rodoviária Estadual. Até esta semana, ainda havia militares trabalhando em postos.
Os primeiros a serem desativados serão os postos da BR-101 e da PB-008, via litorânea. Em nota assinada pelo inspetor Valcir Correia, superintendente da PRF, e pelo coronel Euller Chaves, comandante-geral da PM, eles afirmam que será inaugurada "uma nova etapa no policiamento rodoviário, onde a modernização, a parceria e a integração das instituições busca dar mais efetividade ao patrulhamento das rodovias que servem a Paraíba".
Conforme o plano, as estradas federais continuarão com o policiamento diuturno da Polícia Rodoviária Federal. Enquanto isso, os cinco mil quilômetros das mais de 120 rodovias estaduais passarão a receber patrulhamento ostensivo e permanente da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito Estadual. A segurança será feita de forma itinerante, para surpreender criminosos.
Também será oferecido reforço aos postos da Secretaria Estadual da Receita (Fisco). No dia 31 de agosto, um posto fiscal foi assaltado na BR-104, no município de Alcantil. Foram roubados R$ 25,2 mil em dinheiro. Antes de fugir, os criminosos ainda metralharam as paredes e vidros do estabelecimento. Nenhum envolvido no caso foi preso.

Circo vai até escola pública e leva alegria para crianças de João Pessoa


Do G1 PB, com TV Cabo Branco
Os alunos de escolas públicas de João Pessoa receberam uma visita especial nesta quinta-feira (22). Os artistas do circo Tihany apresentaram cenas do espetáculo AbraKadabra no ginásio da escola municipal Antônia Socorro Machado, na comunidade Paratibe, no bairro Valentina.
A apresentação aconteceu por meio dos projetos Amigos da Escola e Criança Esperança. Algumas das crianças que assistiram as apresentações nunca tinha ido a um circo. Elas viram números com contorcionistas, malabaristas, mágico e palhaço.
O Circo Tihany está em João Pessoa desde o início do mês e encerra turnê na capital no domingo (25) com três sessões. No dia 30 de outubro, o circo estará em Campina Grande.

Durante os treinos, Marcão e Luciano são os 'braços' da seleção masculina


Uma cortada atrás da outra por horas a fio. A repetição que de um lado molda o talento, do outro é profissão para Marcão e Luciano. Os dois são ajudantes da comissão técnica da seleção masculina e treinam com o grupo em Cuiabá durante o Campeonato Sul-Americano. Mesmo com o papel coadjuvante, a dupla se prepara e torce para, no domingo, poder anotar mais um título em seus currículos.
- A princípio vim para ficar apenas um, dois meses, e estou até hoje. Adoro. É muito gratificante participar de todas as conquistas, cada título deles. Nós somos um grão de areia na praia, mas acabamos vivendo junto isso. A princípio vim para ficar apenas um, dois meses, e estou já há seis anos no grupo – disse Luciano.
Marcão e Luciano, braços   seleção brasileira vôlei masculina  (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Marcão (esq) e Luciano (dir) são os braços da seleção masculina (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
O curitibano chegou ao Brasil através do auxiliar técnico Rubinho, com quem trabalhou em na capital paranaense. Luciano atuaou na quadra, tentou a sorte na praia e, quando parou de jogar, cursou Educação Física. Marcão teve uma trajetória semelhante, mas já está perto de completar uma década nos bastidores da equipe verde e amarela.
Além do tamanho do bíceps, que diz ter cerca de 50cm, o fluminense impressiona pela força. Durante a Liga Mundial, topou um desafio e moveu um carro com um cabo de aço preso à cintura. Durante a preparação para o Sul-Americano, participou de uma brincadeira do Globo Esporte e venceu fácil os atletas brasileiros na queda de braço (relembre no vídeo ao lado).
- É tudo sempre na brincadeira. Essa do carro foi uma pegadinha. O colocaram numa rampa e, quem conseguisse puxar a caminhonete, levava para casa. No final fiquei com uma dor nas costas danada e levei um vale-suco – contou Marcão, rindo bastante.
A dor, ou o incômodo pelas repetições, é algo com que a dupla tem que conviver. Quando os atletas são divididos em dois grupos nos treinos técnicos, eles disparam as bolas para as duas séries, sem descanso. A vantagem é que, assim como os profissionais, têm à disposição, caso necessitem, os serviços médicos e de fisioterapia.
Marcão e Luciano, braços   seleção brasileira vôlei masculina  (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)No trabalho: Marcão e Luciano soltam a mão sobre os jogadores brasileiros em treinamento de defesa. Na foto, contam com o reforço de JP (centro), braço da seleção juvenil (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)
- Graças a Deus nunca tive uma lesão, nada grave nesse período. Tem dias em que o trabalho é realmente puxado, que ficamos das oito até depois das 11h direto. Mas, se precisarmos, recebemos o mesmo atendimento, na mesma estrutura – contou Luciano.
Com a dupla na torcida, o Brasil ainda fará dois jogos em busca do 28º título Sul-Americano. A seleção enfrenta Venezuela e Argentina, às 12h (horário de Brasília) de sábado e domingo, respectivamente, com transmissão ao vivo do canal SporTV.
 

Prefeito de Várzea discute projetos e busca investimentos com a FUNASA e AESA.


O prefeito Constitucional de Várzea, José Ivaldo Galego de Morais, juntamente com o assessor, Márcio Nóbrega, estiveram na última terça-feira, dia 20 de Setembro de 2011, na capital do estado, João Pessoa, para buscar projetos que beneficiarão o Município junto a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).
 
O prefeito compareceu na sede da FUNASA onde esteve reunido com o superintendente Bruno Romano Amorin Gaudencio e com o chefe da divisão de engenharia da Suest-PB, Osvaldo Balduíno Guedes para definir todos os procedimentos e as providências a serem tomadas pelo Município para que o projeto seja posto em prática.
 
Ainda de acordo com o Prefeito as comunidades rurais dos Quilombolas da Pitombeira e dos Assentamentos São Vicente, Novo Horizonte e São Francisco serão beneficiadas com este programa, e conseqüentemente, para as demais comunidades rurais do Município. “Temos que valorizar e proporcionar uma melhor qualidade de vida ao homem do campo, e é exatamente isso que a nossa gestão está fazendo no nosso Município, buscando e disponibilizando recursos e benefícios que possibilitem acesso aos recursos básicos como a água”, destacou.
 
No fim do dia, o prefeito ainda visitou a sede da AESA para verificar como está o andamento de projetos para o Município de Várzea.

Vaca quase causa tragédia com avião da Paula Fernandes nesta 5ª-feira em Patos



Paula_fernadesPor pouco uma vaca que estava empacada na cabeceira da pista do Aeródromo Brigadeiro Firmino Ayres em Patos não causou uma tragédia a cantora Paula Fernandes e sua equipe de produção que realizaram pouso em Patos na noite desta quinta-feira (22). Era por volta das 19h15, quando o avião – modelo learjet, que trazia a cantora e sua produção para cidade de Caicó-RN onde faz show nesta noite, pousava na pista do Brigadeiro com ponto de apoio para cantora seguir viagem.
Ao realizar os procedimentos padrões para o pouco, o piloto do jato, teve dificuldades para realizar o pouso por conta de uma vaca que se encontrava na cabeceira da pista. O piloto ao descer do avião se dirigiu logo aos policiais militares que fazem a segurança do local para reclamar da presença do animal. Os policiais disseram que a presença dos animais no local é constante e que ele não estranhasse. O piloto alertou-os para o risco que o animal estava causando e relatou a tensão e o medo na hora do pouso temendo acontecer uma tragédia.

O piloto teria dito que um avião do porte LearJet não pode ser comparado a um avião comum, até mesmo pela velocidade que ele desenvolve. O piloto disse que por sorte o animal não correu para o meio da pista, o que teria sido trágico, já que a escuridão toma de conta do local. A equipe de produção também demonstrou a sua preocupação e indignação com o fato, a ponto de mudar o horário do voo de volta da cantora para as primeiras da manhã desta sexta-feira (23) por medidas de segurança e não mais quando acabar o show em Caicó.

O repórter da Rádio 102 FM, Fabio Diniz, estava por acaso no local realizando a produção de outra matéria quando presenciou toda a discussão. O repórter revelou que tentou conversar com a cantora, mas foi impedido pela produção que disse que ela só daria entrevista no camarim após o show em Caicó. Fábio disse que a produção se comportou de forma mal educada a ponto de receber a reclamação do repórter. “Não souberam tratar a imprensa patoense. E reclamei da forma como fui tratado. Mal educados. A cantora não”.

Jato LearJet que desceu esta noite em Patos com a cantora Paula Fernandes
O repórter ainda tentou convencer a cantora ao sair do avião, mas Paula teria se mostrado indisposta a ideia. Segundo Fábio, Paula foi bastante educada com a equipe de reportagem da 102 FM, mas disse que seguia orientação da produção e só daria entrevista no camarim. Os policiais presentes estavam câmeras digitais e ainda tentaram tietar a cantora pedindo a retirada de algumas fotos ao lado da artista, mas logo foram reprovados e impedidos pela produção. A cantora seguiu viagem de carro até Caicó e o piloto, segundo informações, foi descansar em um hotel da cidade de Patos. Quanto a vaca, ninguém sabe ninguém viu mais. Não se sabe quem teria colocado o animal no aeródromo.

DER se defende e diz que trabalhos de reparos estão sendo feitos
Procurado pela reportagem, o chefe residente do DER Patos, responsável pela manutenção do aeródromo, Madiel Conserva, disse que de fato o local ainda apresenta alguns problemas e que iria apurar o incidente envolvendo a cantora. Madiel disse que o DER vem fazendo constantes serviços no local na tentativa de melhorar, mas não admitiu a presença de animais no local, apesar de garantir que vai verificar como o animal entrou no aeródromo.

FOI TIRADO DO BLOG DE JEFTE NEWS.

Americano desafia e noiva salta de para-quedas para poder se casar


Logo após se casarem, Phil e Gail Mathis deram um salto de para-quedas a 2,3 mil metros de altitude em Middletown, no estado de Ohio (EUA), para comemorar a cerimônia.
Phil e Gail namoravam há três anos. (Foto: Norman Kent/Barcroft Media/Getty Images)Phil e Gail namoravam há três anos. (Foto: Norman Kent/Barcroft Media/Getty Images)
Phil, de 58 anos, disse para Gail, sua namorada há três anos, que a única maneira de eles se casarem era se ela saltasse de para-quedas.
Gail Mathis salta com instrutor em Ohio. (Foto: Norman Kent/Barcroft Media/Getty Images)Gail Mathis salta com instrutor em Ohio. (Foto: Norman Kent/Barcroft Media/Getty Images)
Apesar do medo, a noiva de 54 anos de idade, surpreendeu a todos e topou o desafio. Ela disse que gostou do salto, mas destacou que não pretende repetir isso novamente.
Ambos saltaram com instrutores.

Primeiras impressões: Nissan March 1.0


Luciana de OliveiraDo G1, em San Diego (EUA) - a jornalista viajou a convite da Nissan do Brasil
Nissan March S é a versão mais 'recheada' (Foto: Divulgação)Nissan March S é a versão mais 'recheada'
(Foto: Divulgação)
Considerado o “motor” da meta ambiciosa de crescimento da Nissan no Brasil, o March chega às lojas com a missão de conquistar novos consumidores para a montadora japonesa. “Com ele vamos formar uma nova base [de clientes] que, conforme for se graduando, vai comprar modelos de níveis acima”, afirma o gerente de marketing da Nissan do Brasil, Tiago Castro.
Para convencer novos consumidores a ter um carro e para tirar clientes de outras marcas, a fabricante definiu para o March um preço menor do que o de seus principais concorrentes com motor 1.0 e cinco portas. Mesmo vindo do México, o carro é isento de taxa de importação devido a acordos entre os dois países e também está fora do aumento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI). Assim, parte de R$ 27.790, enquanto os líderes Volkswagen Gol e Fiat Uno, considerando suas versões mais atuais (Novo Gol e Novo Uno cinco portas), têm preços iniciais de R$ 30.380 e R$ 28.480, respectivamente, e o GM Celta, de R$ 28.083.
Concorrentes march 1.0 (Foto: Editoria de Arte/G1)
O carro vem mais recheado do que os outros na versão de entrada, com ar quente, computador de bordo e o alardeado airbag duplo (motorista e passageiro) que, nos concorrentes, quando é oferecido, só aparece como opcional.
Chama a atenção as linhas em forma de bumerangue no topo do March (Foto: Divulgação)Chama a atenção linhas em forma de bumerangue
no topo do March (Foto: Divulgação)
No entanto, apesar de ter cinco versões – sete, se considerar os pacotes de opcionais do 1.0 - o March oferece menos variações. É vendido apenas com câmbio manual, enquanto o Gol apresenta versão automatizada para o 1.6 e o “colega” Renault Sandero ganhou opção de câmbio automático, e não possui freio ABS nem como opcional. O porta-malas de 265 litros só é maior que o do Celta, na comparação com principais concorrentes.
Em termos de design, na categoria movimentada pela “caixa” do Uno em 2010, o March não se destaca. Chama a atenção as linhas em forma de bumerangue no topo, a que a Nissan atribui as funções de fortalecer o painel do teto, permitindo que fosse mais leve, e diminuir o barulho na cabine. No mais, entre poucas modificações feitas para o Brasil no carro fabricado no México está a grade frontal com detalhe cromado.
March tem espaço razoável para dois ocupantes do banco de trás (Foto: Luciana de Oliveira/G1)March tem espaço razoável para dois ocupantes do
banco de trás (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Nas ruas
No conjunto, o hatch se mostra competitivo. O G1 experimentou o March 1.0 no lançamento em San Diego, nos Estados Unidos, na versão S, a mais cara para esse motor (R$ 33.390), que vem com direção elétrica, ar-condicionado e ajuste de altura do volante. No curto passeio por cerca de 25 km em ruas e vias expressas da cidade foi possível ver o desempenho do carro em curvas, subidas e na exigência de maior velocidade.
O motor Renault 1.0 16V desenvolve 74 cavalos de potência quando abastecido com etanol e trabalha bem com o câmbio de encaixes precisos e curtos nas velocidades mais baixas, como também havia sidoconstatado pelo G1 no teste com o motor 1.6, em junho passado, em São Paulo. O carro de 925 kg se mostra estável nas curvas e a boa dirigibilidade é ajudada pela direção elétrica. Numa subida mais longa, como esperado, o fôlego do 1.0 diminui, mas não a ponto de exigir a primeira marcha para cumprir a “escalada”.
Interior do carro
O interior do March reserva seus principais trunfos: visibilidade, ruído não excessivo na cabine, espaço razoável para dois ocupantes do banco de trás, que não sejam muito altos, e um bom acabamento – apesar do amplo uso de plástico-, na comparação com seus concorrentes. A montadora diz que usou material “mais premium” no March que vem para o Brasil. Visualmente, a cabine não tem grandes novidades.
Consumo
A Nissan comprou a briga e, por diversas vezes, comparou o March ao Gol e ao Uno na apresentação do carro. Destacou o entre-eixos de seu compacto, maior que o desses rivais (2,45 m), dizendo que, com isso, garantiu mais espaço interno e deu mais estabilidade ao hatch.
A montadora também divulgou que, com testes feitos pelo Instituto Mauá, o March se mostrou até 26% mais econômico que o Gol na cidade, quando abastecido com gasolina. O consumo médio da versão 1.0, segundo a Nissan, é de 14,2 km/l no perímetro urbano e 21,2 na estrada, com gasolina. Quando usa álcool, o carro faz 9,5 km com 1 litro na cidade e 13,7 km em rodovias, ainda conforme a ficha técnica.
nissan march (Foto: Divulgação)Nissan March é chamado de Micra em outros mercados (Foto: Divulgação)
Pós-venda
O pós-venda será outro grande desafio para a Nissan aumentar sua participação no mercado. Durante a apresentação do March, a marca exibiu entrevistas em vídeo feitas com consumidores que diziam resistir a carros importados por temer a dificuldade de repor peças ou o custo alto de manutenção. Em resposta, a montadora diz que aumentará sua rede em 55% até dezembro, chegando a 140 lojas no país, e oferecerá três anos de garantia no modelo.
Outra medida foi fixar o preço da revisão, que começa em R$ 149, para os primeiros 10 mil quilômetros. Dessa forma, até os 60 mil quilômetros, o custo com as revisões obrigatórias somará R$ 1.744 tanto para o 1.0 quanto para o 1.6, diz a fabricante.
March é o carro de entrada da Nissan (Foto: Divulgação)March é o carro de entrada da Nissan (Foto: Divulgação)

Vai se formar este ano? Veja dicas para não cair no 'golpe da formatura'


Ana Carolina MorenoDo G1, em São Paulo
Fonte: Procon-BA (Foto: Rede Bahia/BA TV)Fonte: Procon-BA (Foto: Rede Bahia/BA TV)
Esta semana, estudantes de várias universidades do Piauí foram à delegacia de Teresina e Picos para denunciar terem sido vítimas de um golpe dos donos de uma empresa que receberam dinheiro para organizar as festas e fugiram. O prejuízo dos estudantes, segundo a polícia, pode ser de mais de R$ 5 milhões.
Em Salvador, no início do mês, dois homens foram presos depois de lesar alunos de um curso de engenharia em R$ 120 mil com o “golpe da formatura”. A empresa deles havia sido contratada para fazer o serviço de bufê da festa, mas os donos desapareceram.
Para garantir o sucesso de uma festa de formatura, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) recomenda muito cuidado antes de assinar o contrato com uma empresa e durante a organização da festa.
Segundo a especialista em defesa do consumidor da Fundação Procon de São Paulo, Solange Prado, a primeira missão dos estudantes é definir uma comissão de alunos responsável pela formatura. E é importante que esta comissão de formatura escolhida para a tarefa leve muito a sério os detalhes antes da contratação. "A comissão está lidando com os interesses financeiros de muitas pessoas”, diz. “Ela vai representar um número considerável de alunos e deve tomar todas as medidas para que a festa seja uma lembrança agradável”.
A especialista alerta que nunca é possível prever se uma empresa vai descumprir o contrato, mas há algumas precauções que podem dar pistas da idoneidade da fornecedora. “
Ela recomenda que, além de ir a um evento organizado pela empresa, para conhecer de perto o trabalho, é necessário conhecer também a situação financeira dela. Pesquisar o CNPJ da fornecedora na junta comercial e na Receita Federal é um cuidado preventivo que serve, segundo ela, “para não descobrir depois que empresa está em vias de fechar”.
Como o contrato em geral é longo e às vezes dura mais de dois anos, Solange sugere que a consulta do CNPJ seja feita periodicamente.
Procon orienta formandos a colocarem tudo no contrato (Foto: TV Globo/Reprodução)Procon orienta formandos a colocarem tudo no
contrato (Foto: TV Globo/Reprodução)
Outra dica do Procon é buscar no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), disponível na internet, queixas sobre a contratada registradas sobre outros clientes.
Contrato
Além disso, quanto mais detalhes sobre os serviços são incluídos no contrato, mais fácil é exigir que a empresa cumpra o combinado. Solange cita exemplos como o estilo de música que a banda vai tocar, os horários em que ela deve se apresentar, o estilo de decoração do espaço, o que será servido no coquetel e como serão feitas as fotos.
Cancelamento do contrato
Cláusulas abusivas também devem se rejeitadas, segundo Solange. Uma delas diz respeito ao cancelamento individual do contrato.“O Procon entende abusivo cláusula que estipule a perda total dos valores gastos, mesmo nos casos de reprovação do aluno, que não vai se formar e não vai querer participar da formatura”, afirma ela.
As precauções, porém, não devem terminar com a assinatura do contrato. Solange recomenda que membros da comissão de formatura estejam sempre em contato com a empresa e visitem a sede uma vez ao mês para saber como está o andamento da organização. “Sempre as pessoas têm boa fé, e a gente nunca vai ficar pensando no pior. Mas os cuidados precisam ser mantidos”, diz ela.
Em caso de não cumprimento do contrato, caso a empresa se recuse a ressarcir os formandos, a especialista do Procon afirmou que os universitários podem acionar a Justiça segundo o artigo 28 do Código do Consumidor. Nesse caso, o juiz pode determinar que as pessoas físicas listadas como sócios da firma sejam responsabilizadas pelos danos ao cliente.
 
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