segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Paraíba tem 90 ambulâncias paradas por falta de estrutura no Samu


Do G1 PB
Uma investigação do Fantástico encontrou problemas em unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em sete estados do país: de um lado, situação precária; do outro, ambulâncias novas paradas. Na Paraíba, um dos estados que mais receberam ambulâncias no ano passado, dos 160 novos carros 90 ainda estão parados, inclusive escondidos.
Em Juripiranga, cidade de dez mil habitantes na Zona da Mata, a ambulância estava escondida em uma casa. Em Guarabira, são três unidades paradas, incluindo uma UTI móvel sofisticada. Segudo a secretária de Saúde do município, Alana Brandão Barreto, falta organizar a central de regulação da Prefeitura de João Pessoa. Já a secretária da capital, Roseana Meira, se defendeu. “Não se estrutura uma rede do dia pra a noite. Você leva um tempo, tanto para construção, para ter equipe”, disse.
Em Sapé foram encontradas duas ambulâncias paradas há mais de um ano no estacionamento de um hospital. Em contato com o Samu pelo telefone 192, a equipe de reportagem foi informada que a cidade não disponibilizava de ambulância para atendimento de emergência.
O secretário de Saúde de Sapé, Garibaldi Pessoa, respondeu: “Estamos fazendo nossa parte, que é a construção da base no nosso município, que estará pronta no próximo dia 15 de outubro”.
Para o coordenador do Samu, Cláudio Teixeira Régis, é estranho que a distribuição das ambulâncias tenha sido feita antes dos municípios terem a estrutura adequada para recebê-las. Ele responsabilizou a gestão estadual anterior.
O atual secretário de Saúde do estado, Waldson Dias de Souza, também culpou o governo anterior, argumentando que as ambulâncias foram entregues seguindo critérios políticos de 'agraciamento'. Para ele, se fosse uma escolha técnica, alguns municípios não receberiam ambulância. “Não receberiam, porque não têm condição nenhuma de compor uma região de saúde e nem serviços para poder regular estas ambulâncias”, declarou.
Com relação às 90 ambulâncias paradas, o objetivo,segundo o secretário, é colocar em funcionamento todas as bases e redefinir os critérios das cidades que não têm estrutura para receber uma base Samu.
Em nome do ex-governador José Maranhão falaram dois ex-secretários. Segundo eles, a distribuição das ambulâncias não foi política. Em nota, disseram que a entrega seguiu os critérios do Ministério da Saúde.

Paraibana é presa em ônibus na Bahia com 11 kg de drogas em mochila


Do G1 PB
Droga foi encontrada em mochila dentro de ônibus em Paulo Afonso, BA (Foto: Divulgação/PRF)Droga foi encontrada em mochila dentro de ônibus
em Paulo Afonso, BA (Foto: Divulgação/PRF)
Uma paraibana natural de Campina Grande foi presa na noite da sexta-feira (23) na cidade de Paulo Afonso, na Bahia, transportando 11kg de drogas em um ônibus. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), eram dez quilos de maconha e um quilo de basta base para confecção de cocaína em pó. Os entorpecentes estariam escondidos dentro de uma mochila.
A mulher de 35 anos suspeita de tráfico de drogas foi flagrada durante uma fiscalização da PRF já em Paulo Afonso, que fica na divisa da Bahia com Sergipe e Alagoas. A suspeita foi presa em flagrante e autuada na delegacia de Polícia Civil da cidade, de onde deve ser transferida para um presídio local.
Segundo a Polícia Civil, apesar de ser moradora de Campina Grande, a mulher afirmou que recebeu a encomenda na rodoviária do município de Arcoverde, em Pernambuco, com a missão de entregá-la na Bahia, onde algumas pessoas a estariam esperando. Ela também teria dito que não sabia quem receberia a droga.

Homem é encontrado morto no Mercado Central em João Pessoa


Do G1 PB

Corpo estava com marca de tiros no Mercado Central, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Corpo estava com marca de pelo menos dez tiros
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um homem ainda não identificado foi encontrado morto com dez tiros de arma de fogo no Mercado Central, em João Pessoa.  Segundo a Delegacia de Homicídios, o corpo da vítima estava na avenida Princesa Isabel.
Os policiais também informaram que ao lado da vítima foi encontrada uma pedra de crack e um cachimbo para o consumo da droga.

Nenhum suspeito de cometer o crime foi preso. Até a manhã desta segunda-feira (26) o corpo não havia sido identificado.

Mulher é encontrada morta em praia de João Pessoa, PB


Do G1 PB
Mulher encontrada morta na praia do Bessa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Corpo estava na areia da praia do Bessa, em
João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Uma mulher, ainda não identificada, foi encontrada morta na praia do Bessa, em João Pessoa. Os banhistas viram o corpo por volta das 6h20 desta segunda-feira (26) e ligaram para a polícia.
Uma equipe da Delegacia de Homicídios esteve no local e constatou que a vítima apresentava vários hematomas pelo corpo. A delegada Júlia Valeska Magalhães informou que as marcas podem ter sido causadas pelo autor do crime e também pelos corais, quando o corpo estava dentro do mar.
A mulher estava seminua e polícia não descarta a hipótese dela ter sido violentada sexualmente. A polícia segue investigando se o caso se trata de um homicídio ou se a mulher foi vitima de afogamento. O corpo será encaminhado para Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), em João Pessoa.

Câmeras flagram urso entrando em loja de informática nos EUA


As câmeras de vigilância de uma loja de informática em Raton, no estado do Novo México, flagraram na semana passada um filhote de urso preto entrando e andando entre os corredores. Os clientes nem notaram a presença do visitante. Para evitar algum acidente, o funcionário Joe Aregon avisou pelo alto-falante que um urso estava solto na loja, segundo a TV "ABC".
Urso foi flagrado pelas câmeras de segurança da loja. (Foto: Reprodução)Urso foi flagrado pelas câmeras de segurança da loja. (Foto: Reprodução)

Franceses fazem desfile em rio com barcos feitos de chocolate


Do G1, em São Paulo
Um desfile criado pelo doceiro Georges Larnicol reuniu no sábado (24) barcos feitos com chocolate. As embarcações tinham dois metros de comprimento e navegaram no rio Odet em Quimper, oeste da França.
Barcos feitos de chocolate tinham dois metros de comprimento. (Foto: Fred Tanneau/AFP)Barcos feitos de chocolate tinham dois metros de comprimento. (Foto: Fred Tanneau/AFP)
Desfile foi realizado no rio Odet em Quimper. (Foto: Fred Tanneau/AFP)Desfile foi realizado no rio Odet em Quimper. (Foto: Fred Tanneau/AFP)
Barcos foram criados pelo doceiro Georges Larnicol. (Foto: Fred Tanneau/AFP)Barcos foram criados pelo doceiro Georges Larnicol. (Foto: Fred Tanneau/AFP)

Boxeador alterou testamento antes de morrer, diz família


Do G1, com informações do Fantástico
A herança do boxeador canadense Arturo Gatti, que morreu aos 37 anos em julho de 2009, em Porto de Galinhas (PE), está sendo disputada na Justiça. A família de Arturo Gatti afirma que o boxeador trocou um testamento anterior que beneficiava pais, irmãos e uma filha de um primeiro casamento por influência da viúva, Amanda Rodrigues.
“Três semanas antes de Arturo falecer, o testamento é modificado e ela passa a ser a principal beneficiária. Então, sobre essa questão de dinheiro, se tem alguém que tem motivo para ter interesse no dinheiro, é Amanda”, acusa Eduardo Trindade, advogado da família.
“Eu não abro mão do meu direito”, rebate Amanda Rodrigues.
A família de Arturo Gatti diz que o patrimônio deixado pelo boxeador é de US$ 6 milhões, aproximadamente R$ 10 milhões. Amanda afirma que o total é pouco mais da metade disso.
Os bens em nome de Arturo Gatti, como muitos apartamentos em dois prédios, estão bloqueados. A mãe e os irmãos do boxeador entraram na Justiça local para tentar ter o direito sobre todos os imóveis e todo o dinheiro aplicado em bancos americanos.
A briga nos tribunais do Canadá para definir com que vai ficar a herança deve se estender até o fim de outubro, mas Amanda Rodrigues diz que não abre mão. Ela afirma que quer fazer valer o testamento feito por Arturo Gatti um mês antes da morte. O documento transfere os bens para a própria Amanda e para o filho do casal. Arturo Gatti Junior, hoje com 3 anos, vive com a mãe no Canadá.
“A família do Arturo não aceita o fato de eles não estarem incluídos no testamento. Eles não aceitam o fato dele ter feito um testamento para mulher e para o filho”, diz Amanda Rodrigues, viúva de Arturo Gatti.
O advogado da família de Arturo Gatti vai apresentar a investigação particular ao Ministério Público, que, por enquanto, prefere não comentar o caso. “Eu acho precipitado qualquer julgamento, qualquer manifestação do Ministério Público sobre um documento que não conhece”, afirmou a promotora de Justiça Paula Ismail.
Versões para a morte
A morte do boxeador é motivo para divergências entre a família do lutador e a viúva.  A família acusa a viúva pela morte. Amanda Rodrigues nega que tenha matado o ex-marido.
“Não, de forma nenhuma. Eu fiz tudo para meu marido ficar vivo”, afirmou Amanda ao Fantástico.
O advogado da família do boxeador contesta: “Amanda matou Arturo Gatti”, diz o advogado Eduardo Trindade.
Para Amanda, o boxeador se suicidou: “Tenho, absoluta [que ele se suicidou].
A família de Gatti não acredita na versão da viúva e quer provar que não foi isso que aconteceu.
“Não há a menor possibilidade de Arturo Gatti ter se suicidado. Arturo Gatti foi assassinado”, afirma Eduardo Trindade, advogado da família.
Para a polícia, que encerrou a investigação, também não há dúvidas. “Ninguém vai encontrar outra alternativa a não ser o suicídio”, declarou o delegado Paulo Alberes.
O corpo foi encontrado em um apart-hotel, no quarto onde o casal estava hospedado. Amanda Rodrigues dá a sua versão para o que aconteceu na noite anterior à morte do marido: “A gente saiu para jantar. Tomamos uma garrafa de vinho. Na hora de voltar para casa, o Arturo queria parar num bar e eu não quis”.
Últimos momentos
O casal e o filho, que na época tinha dez meses, jantaram em um restaurante. Mas, de acordo com o depoimento que ela deu à polícia, o casal tomou duas garrafas de vinho, e não uma. Na saída, pararam em um bar para beber cerveja.
A família seguiu a pé. No caminho para o hotel, Arturo e Amanda brigaram. Testemunhas disseram que o lutador bateu na mulher. Amanda contou à polícia que deixou o marido e o filho para trás e tentou se hospedar em dois hotéis diferentes, mas não conseguiu porque estava sem dinheiro. Decidiu voltar para onde estava hospedada com Arturo.
Ainda segundo testemunhas, Arturo teria ido de táxi com o bebê até o hotel e, como não encontrou a mulher, retornou para o centro de Porto de Galinhas. Foi então que Arturo se envolveu em uma briga com na rua. “Tinha gente saindo de uma boate, começaram a jogar pedra nele. Inclusive uma bicicleta foi jogada nele”, disse o delegado Paulo Alberes.
Amanda diz que foi para o hotel sozinha. Arturo chegou logo depois com o filho do casal. Eram 2h. “Ele perguntou para mim: ‘Então quer dizer’. Ele falou em inglês: ‘quer dizer que it's over?’ Tipo assim: acabou? Naquele momento, eu estava com raiva e eu acabei concordando com ele. Eu lembro que já estava com o Junior já no colo e eu subi. Foi a última vez que eu vi meu marido”, conta a viúva.
A equipe de reportagem do Fantástico teve acesso ao quarto onde o casal estava hospedado naquela noite. O apartamento tem sala, cozinha e um banheiro no primeiro piso e três quartos e um banheiro no piso superior.
Amanda disse à polícia que subiu para dormir e que Arturo ficou na sala. Às 9h30, desceu do quarto e viu que algo estava errado. “Foi na hora que eu toquei nele e eu vi que realmente alguma coisa tinha acontecido, alguma coisa não estava certa. Não ouvi nenhum barulho”, disse Amanda.
Segundo o inquérito, Amanda pediu ajuda. O socorro chegou e, depois que a morte foi confirmada, veio a polícia. Amanda foi presa, mas libertada em 18 dias. A polícia concluiu que foi suicídio: Arturo Gatti se enforcou na escada do apartamento com a alça de uma bolsa.
“Eu disse há dois anos, estou dizendo agora e vou dizer daqui a dez ou 20 anos que eu estiver vivo: a moça não matou o marido”, garante o delegado Paulo Alberes.
Nem ela, nem ninguém, afirma o delegado. “Primeiro: as câmeras de segurança não mostram ninguém indo para o apartamento. Segundo: não tinha arrombamento. Terceiro: nós verificamos por fora do apartamento, não tinha marcas de alguém ter subido ou descido nas paredes”, acrescentou o delegado.
Mas no hotel, a equipe de reportagem do Fantástico verificou a existência de uma única câmera na entrada. Existem outros caminhos possíveis para a porta do quarto do apartamento de Arturo Gatti, como a entrada pela praia. Amanda também garante que ninguém mais entrou no quarto. “Ninguém entrou naquele apartamento”, disse.
“Se ela tivesse assassinado ele, ela teria permanecido no hotel? Ela teria pedido socorro? Ela teria esperado a perícia? Não”, acrescenta o delegado Paulo Alberes.
Investigação particularO empresário e a família de Arturo Gatti encomendaram uma investigação particular nos Estados Unidos. A conclusão dos detetives, que inclusive foram ao Brasil, é que o boxeador foi assassinado. “Não houve suicídio de forma alguma”, disse o coordenador da investigação.
“Eu não acredito em nada do que essa investigação fala”, afirma Amanda Rodrigues, viúva de Arturo Gatti.
Os peritos contratados pela família dizem que a posição em que o corpo foi encontrado, a alça que teria sido usada, o peso do corpo e o local da queda evidenciam que Arturo Gatti foi enforcado. Eles apontam inconsistências no inquérito policial. “Por um fato simples: o hotel não tinha sistema de câmera, circuito interno de televisão. Então, não dá para perceber se entrou ou saiu alguém”, destacou Eduardo Trindade, advogado da família.
“As investigações apontam que Amanda Gatti é responsável por esse crime. O que ainda não resta bem claro é se houve ou não ajuda de terceira pessoa”, concluem os peritos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...