segunda-feira, 3 de outubro de 2011

MP denuncia 5 pessoas na Paraíba por cobrança de cirurgias do SUS


O Ministério Público da Paraíba apresentou nesta sexta-feira (30) o relatório final das investigações do caso que ficou conhecido como a ‘Máfia das Cirurgias’ e denunciou pelos crimes de concussão e formação de quadrilha cinco suspeitos de cobrarem por cirurgias já pagas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Campina Grande.
Eles estão sendo denunciados por suposto envolvimento no esquema de venda de cirurgias do Sistema Único de Saúde, em hospitais de Campina Grande. Foram denunciados o médico Godofredo Nascimento Borborema, a técnica de enfermagem Maria José Jordão, a recepcionista Eliane Dantas, o gerente do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) José Ismar de Lima, e o motorista José de Anchieta Pessoa de Oliveira.
A denúncia foi elaborada pelos promotores Octávio Celso Gondim Paulo Neto, Romualdo Tadeu de Araújo e Herbert Vitório Serafim de Carvalho. No texto é dito que “ficou evidenciado que entre 2009 e 2010, no Hospital Pedro I, os denunciados agindo de forma consciente e voluntária, mediante conjugação de esforços e unidade de desígnios, associaram-se em quadrilha para o fim de praticar crimes dos mais diversos matizes contra pacientes politraumatizados”.
Diz ainda que “a quadrilha promoveu sucessivas fraudes, consistentes em induzir as vítimas a outorgar poderes, com o fim de receber o pagamento de DPVAT/DMAS que não lhes cabia, o qual, quando o caso, também não era repassado para as vítimas”.
A investigação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), em parceria com o Grupo de Operações Especiais (GOE-PB) da Polícia Civil. A denúncia, relatada em 38 páginas, traz depoimentos e casos de pacientes que afirmam ter pagado pela realização dos procedimentos cirúrgicos, mesmo as cirurgias tendo sido custeadas pelo SUS.
De acordo com o MP, na maioria das vezes o ‘esquema’ teve início no Hospital Regional, onde as vítimas eram abordadas e encaminhadas para o Hospital Pedro I, para que as cirurgias fossem realizadas pelo médico Godofredo Borborema.
Defesa
Os advogados de alguns dos acusados afirmaram ontem que ainda não foram notificados oficialmente da denúncia apresentada pelo Ministério Público. Eles têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita, diante das acusações.
Um dos advogados do médico Godofredo Nascimento Borborema e da técnica de enfermagem Maria José Jordão, Rodrigo Celino, adiantou que “nós temos provas mais do que suficientes de que nossos constituintes não cometeram nenhum dos delitos apresentados pelo Ministério Público. E vamos demonstrar isso durante o processo judicial”, garantiu.

Dois são presos com motor roubado de carro oficial do governo da PB


Do G1 PB
Motor foi roubado de veículo oficial do Governo da Paraíba (Foto: Pereira Júnior/1ºBPM)Motor foi roubado de veículo oficial do Governo da Paraíba (Foto: Pereira Júnior/1ºBPM)
Dois homens foram presos na noite deste sábado (1º) por uma equipe do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) com um motor de carro roubado de um veículo oficial do governo do estado. A equipe flagrou os dois, um servente de pedreiro de 42 anos e um adolescente de 17 anos, levando o objeto nas costas e achou a atitude suspeita.

O flagrante aconteceu por volta das 23h em João Pessoa. Segundo informações do 1º Batalhão da Polícia Militar, o motor foi roubado da Gerência de Controle de Veículos e pertencia a uma Ranger.

Os suspeitos confessaram o crime e informaram a polícia que iam vender o motor na feira de troca por aproximadamente R$ 200. No entanto, a Polícia Civil vai investigar se houve encomenda da mercadoria.

O adolescente foi encaminhado à Delegacia da Infância e Juventude e o outro suspeito para a 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas. Depois de passar pela Central de Polícia, ele deve ficar detido no Presídio do Roger.

Casal é assassinado dentro de casa no bairro do Bessa, em João Pessoa


Do G1 PB
Polícia isolou local e encontrou cápsulas de munições (Foto: Walter Paparazzo/G1)Polícia isolou local e encontrou cápsulas de munições
(Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um casal foi morto a tiros na noite deste domingo (2) no bairro do Bessa, em João Pessoa. Os assassinatos aconteceram dentro da residência das duas vítimas, na Rua Marechal Hermes da Fonseca. A polícia não sabe dizer o que poder ter motivado o crime.
O duplo homicídio ocorreu por volta das 23h. Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o casal foi morto por dois homens que invadiram a casa. A mulher, que tinha 32 anos, foi baleada na sala e o homem, de 22 anos, foi executado no banheiro.
Ainda segundo a polícia, uma terceira pessoa estava na residência no momento do crime. Ela conseguiu fugir do local sem ser ferida pelos suspeitos.
Outro homicídio
Um outro homicídio foi registrado pela polícia no bairro do Ernesto Geisel, também em João Pessoa. Um jovem de 21 anos foi assassinado com quatro tiros quando estava em uma via pública.
A polícia acredita que o crime possa ter relação com o tráfico de drogas, pois uma pequena quantidade de maconha foi encontrada com a vítima.

Homem fica bêbado e se afoga em lagoa de João Pessoa, PB

Do G1 PB
Homem gostava de beber nas imediações da lagoa e tomar banho bêbado (Foto: Walter Paparazzo/G1)Homem gostava de beber nas imediações da lagoa e tomar banho bêbado (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um homem foi encontrado morto na região das Três Lagoas, no bairro de Oitizeiro, em João Pessoa na manhã deste domingo (2). De acordo com o delegado plantonista da Delegacia de Homicídios, Pedro Ivo Soares, os moradores do local informaram à polícia que ele costumava beber nas imediações das lagoas e tomar banho alcoolizado.

O delegado acredita que houve afogamento, já que o corpo não tinha sinais de violência, e encaminhou o caso para a 1ª Delegacia Distrital, em Cruz das Armas. A perícia ainda vai constatar se a teoria do afogamento é verdadeira.

Treze goleia o Santa Cruz-RN e passa para as quartas de final da Série D


Nem parecia que o Treze estava jogando fora de casa neste domingo diante do Santa Cruz-RN no Estádio Iberezão. Com uma grande quantidade de torcedores trezeanos presentes ao estádio, o Galo não tomou conhecimento do time da casa e aplicou uma goleada de 3 a 0, garantindo a classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.
Logo no começo do jogo a equipe alvinegra deu sinais que iria para cima do Santa. Logo aos sete minutos, o atacante Cléo arrancou pelo lado esquerdo do campo, invadiu a área e bateu no canto do goleiro Genivaldo que fez uma defesa milagrosa.
E a pressão não demorou muito para se transformar em gol. Aos 22 minutos, o lateral Ferreira recebeu cara a cara com o goleiro Genivaldo que tentou a defesa, mas não conseguiu evitar que o Treze abrisse o placar: 1 a 0 Galo.
Depois do gol alvinegro, o Santa Cruz conseguiu equilibrar as ações dentro de campo. A equipe potiguar se arriscou ao ataque e aos 37 minutos, após um lance confuso onde o árbitro indicou a marca do pênalti, mas voltou atrás depois de consultar o assistente, conseguiu sua primeira chance real de marcar na partida. Na cobrança da falta, o atacante Maurício Pantera chutou com muita força, mas o goleiro Lopes fez a defesa sem maiores problemas.
No final da primeira etapa, os jogadores e parte da comissão técnica do Santa Cruz partiram para cima do trio de arbitragem, reclamando dos critérios adotados para a marcação das faltas. O presidente do time do Rio Grande do Norte, Tomba Farias, disparou contra a arbitragem.
- Nós já fomos roubados na semana passada na Paraíba. Agora a mesma coisa, só que dentro da nossa casa. Eu não posso ficar calado diante disso que estão fazendo contra a nossa equipe – disse o presidente do Santa.
Segundo Tempo
Na volta para o segundo tempo, algumas marcações de falta por parte do árbitro Mairon Novaes, acabou irritando os jogadores do Galo. Logo aos sete minutos, o meio-campista Chapinha fez uma falta violenta no campo de ataque do Treze, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Mesmo com um homem a menos o Treze continuou dominando as ações no ataque. Aos 24 minutos, Cléo partiu para cima de dois marcadores adversários, fez o drible e bateu por cobertura. Caprichosamente a bola acertou o travessão, impedindo o segundo gol do Galo.
De tanto insistir, o Treze conseguiu ampliar o placar. Aos 32 minutos, o goleiro Genivaldo saiu da meta para afastar de cabeça um recuo da sua zaga e deu um presente ao meio-campista Doda, que bateu de primeira encobrindo o goleiro do Santa e aumentando mais ainda a vantagem do Galo.
Com a classificação já praticamente assegurada, os jogadores do Treze não diminuíram a velocidade e aos 46, no finalzinho da partida, o atacante Vavá, que entrou no lugar de Doda, marcou mais um para o alvinegro de Campina Grande: 3 a 0. Placar inquestionável e classificação garantida para enfrentar o Santa Cruz-PE nas quartas de final.
Ao final, a empolgação da torcida invadiu o campo e ao som de “Vamos subir, Galo!”, o juiz encerrou a partida. O Treze está classificado e agora vai enfrentar, em mais duas partidas, o Santa Cruz de Recife, já valendo uma vaga na Série C de 2012.

Universidade nega que aluna morta no DF tenha registrado ameaças


O UniCEUB, universidade de Brasília onde estudava Suênia Souza Farias, 24 anos, morta por um professor na sexta-feira (30), negou nesta segunda (3) que soubesse que a aluna vinha sendo perseguida e ameaçada pelo professor Rendrik Vieira Rodrigues, 35. Ele é acusado de matar a aluna a tiros por não aceitar o fim de um relacionamento amoroso.

No enterro do corpo da estudante na tarde de domingo (2), familiares e amigos de Suênia disseram que ela havia registrado uma reclamação na reitoria sobre o comportamento do professor.

“Ela a ameaçava por telefone, pessoalmente, a seguia em todo lugar. Ela não prestou queixa na polícia, mas falou com a faculdade”, disse a prima Vanessa dos Santos. “Ela estava incomodada e procurou a reitoria”, afirmou a amiga Gioconda Jaccoud.
O UniCEUB informou, por meio de sua assessoria, que não há registro de nenhuma queixa da estudante na ouvidoria da universidade. O reitor Getúlio Lopes disse que não foi procurado por Suênia para conversar sobre o assunto.

No sábado, o UniCEUB disse que o professor será desligado da instituição nesta segunda. A Faculdade Projeção, onde Rodrigues atuava como coordenador do curso de direito, também divulgou nota dizendo que ele seria “demitido e substituído imediatamente”.

Entenda o caso 
Segundo a Polícia Civil, Rodrigues e Suênia teriam se conhecido no UniCEUB, onde ele lecionava e ela estudava. O relacionamento teria durado três meses, período em que ela estava separada do marido.

Insatisfeito com o fim do namoro, o professor pediu na sexta-feira para conversar com a estudante, e os dois saíram de carro, de acordo com os policiais.
A polícia afirma também que Rodrigues disse em depoimento que alvejou a ex-namorada com três tiros. “Segundo a versão dele, foi no ímpeto, durante a discussão, que ele resolveu reagir dessa forma”, disse o delegado Ulysses Campos Neto.
Após o crime, Rodrigues levou o corpo até a Delegacia de Polícia de Recanto das Emas, na periferia do Distrito Federal, e se entregou.

Cão bate recorde mundial com salto de quase 10 metros


O cão chamado Vhoebe venceu um campeonato de saltos em piscina ao alcançar a marca de 9,6 metros. Vhoebe participou de um desafio no sábado (1º) em Gray Summit, no estado do Missouri (EUA). O cachorro pertencente à Lise Ann Strum quebrou o recorde mundial.
Vhoebe venceu o desafio com um salto de 9,6 metros. (Foto: AP)Vhoebe venceu o desafio com um salto de 9,6 metros. (Foto: AP)

Ladrão é preso nos EUA após deixar foto sua em notebook roubado


O norte-americano Dominick Harvey, de 43 anos, foi preso em Riverside, no estado de Illinois (EUA), foi preso depois que deixou uma foto sua gravada em um notebook roubado. Harvey foi preso no dia 21 de setembro depois que a polícia que recuperou o equipamento. O suspeito e outras duas pessoas teriam roubado várias casas em Riverside em agosto.
Polícia chegou ao suspeito após encontrar foto no notebook. (Foto: Riverside Police Department/AP)Polícia chegou ao suspeito após encontrar foto no notebook. (Foto: Riverside Police Department/AP)

Russo, assistente de palco da Rede Globo, é internado em hospital


Do G1 RJ
Russo (Foto: Thiago Prado Neris/TV Globo)Russo foi internado na terça-feira, segundo o
hospital (Foto: Thiago Prado Neris/TV Globo)
O assistente de palco da Rede Globo Antônio Pedro de Souza Silva, conhecido como Russo, de 81 anos, está internado no Hospital Rio Mar, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. De acordo com a Rede Globo, ele sentiu fortes dores no peito e precisou de atendimento médico.

O hospital informou que ele foi internado na terça-feira (27).

Ainda segundo a Rede Globo, ele chegou a ser internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, mas já foi transferido para o quarto e está lúcido e andando.

O assistente deve ser submetido a uma cirurgia de ponte de safena no início da semana.

Delegado diz que laudo mostra velocidade de Porsche antes de bater


A Polícia Civil de São Paulo informou que o laudo da perícia do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico Científica de São Paulo apontou que o Porsche guiado pelo empresário Marcelo Malvio Alves de Lima, de 36 anos, estava a 116 km/h antes de bater no Hyundai Tucson da advogada Carolina Menezes Cintra Santos, de 28 anos, causando a morte dela na madrugada de 9 de julho deste ano, na Zona Sul de São Paulo. O resultado do exame foi divulgado pelo delegado Paul Henry Bozon Verduraz, titular do 15º Distrito Policial, no Itaim Bibi, na sexta (30) e obtido pelo G1.
A colisão ocorreu por volta das 3h na Rua Tabapuã, próximo à esquina com a Rua Bandeira Paulista, no Itaim Bibi. O Porsche passou em alta velocidade no sinal verde e o Huyndai avançou o vermelho, segundo testemunhas. Com o impacto, os carros foram parar em um poste, um em cima do outro, a mais de 20 metros de onde havia sido a batida.
O delegado disse que os 116 km/h foram auferidos após cálculos feitos com base em análises técnicas e nas câmeras que registraram a passagem do veículo. A velocidade no momento da colisão não foi divulgada pelo IC. Verduraz afirmou, no entanto, que pedirá para os peritos fazerem também este cálculo.
Carolina morreu no local e foi enterrada na Bahia, seu estado natal. Imagens gravadas logo após o acidente por um cinegrafista amador mostram Marcelo sair andando, lamentando a perda do veículo de luxo.
O dono do Porsche já havia sido indiciado por homicídio doloso pelo delegado Noel de Oliveira Rodrigues Júnior, também do 15º DP. Marcelo, que chegou a ser preso, foi colocado em liberdade após ter pago R$ 300 mil de fiança arbitrada pela Justiça.
Segundo o delegado Paul Verduraz, o laudo não muda a tipificação do crime pelo qual o motorista responde. O documento, no entanto, é importante prova técnica para comprovar que Marcelo realmente assumiu o risco de matar alguém quando passou pela rua numa velocidade quase três vezes superior à máxima permitida no local.
“Não é necessário sabermos se ele estava bêbado ou não. O fato comprovado é que ele estava a 116 km/h antes da batida. Não é informada a velocidade na hora da colisão, mas ela pode ser até 20% maior”, disse o delegado Paul Verduraz.
“O laudo só confirmou nossas expectativas. É a prova técnica que faltava. O condutor do Porsche sabia que poderia matar alguém guiando naquela velocidade, mas mesmo assim acelerou assumindo esse risco de matar e matou a jovem no outro carro.”
Verduraz pretende relatar o caso ao Ministério Público e à Justiça na próxima semana. Com base no novo Código de Processo Penal, a Justiça estipulou, além da fiança, a proibição de que o empresário frequente bares e casas noturnas. Ele também fica impedido de deixar a cidade sem avisar a Justiça e não pode sair do país. O G1 tentou entrar em contato, mas não conseguiu localizar o suspeito ou os seus advogados para comentar o assunto.
Segundo Verduraz, quando deu seu depoimento à polícia, o empresário alegou que havia bebido uma taça de vinho e acelerou o carro a cerca de 60 km/h para fugir do que achava ser uma tentativa de assalto.
Mas de acordo com o delegado do 15º DP, a tese da defesa de Marcelo não se sustenta, principalmente depois da confirmação da velocidade que o Porsche estava, segundo o laudo.
“A alegação dele de que estava fugindo de assalto foi descartada pela perícia. Ele disse que acelerou a cerca de 60 km/h, mas a primeira imagem do carro por essa via mostra que ele estava a 116 km/h. Quando atingiu o carro da advogada, ele acelerou. Dá para supor que a velocidade tenha ficado perto de 140 km/h, mas não há uma garantia disso, por isso vou pedir um laudo complementar que ateste a velocidade no momento da batida. Não importa se ele passou pelo sinal verde e a vítima avançou o vermelho. Ela estava numa velocidade baixa, mas ele dirigia bem acima da velocidade máxima permitida”, disse Verduraz.
O delegado aguarda agora a chegada do laudo do exame toxicológico da advogada para saber, por exemplo, se ela havia consumido álcool. “Mas isso não vai mudar a conclusão do polícia. O fato é que o motorista assumiu o risco de matar. Nossa expectativa agora é que ele seja levado a júri popular para ser julgado pelo que fez”, disse.
Versão do motorista do Porsche
Marcelo prestou depoimento no dia 21 de agosto, no 15º DP. Segundo o delegado Noel de Oliveira Rodrigues Júnior, o motorista chorou ao falar sobre o acidente e ao contar como soube que a advogada morreu.
O empresário disse à polícia que foi a um restaurante no mesmo bairro e tomou uma taça de vinho e que tomou bastante água. "Ele só se recorda de ter arrancado da Rua João Cachoeira. Arrancou de uma maneira um pouco mais contundente. Havia duas pessoas ali e ele desconfiou que pudesse ser vítima de assalto", afirmou o delegado.
O empresário disse à polícia que viu apenas um vulto antes da colisão. "Ele chega a dizer que viu um vulto, mas já era tarde demais, não tinha mais tempo para qualquer reação dele."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...