terça-feira, 4 de outubro de 2011

Espécie de besouro divide trabalho de acordo com idade e sexo


Dividir as tarefas facilita o trabalho e aumenta a eficiência da produção. A lógica funciona para qualquer fábrica e também para a natureza. Insetos como abelhas e formigas, que montam colônias, dividem o trabalho para o bem de toda a comunidade. Um estudo publicado nesta segunda-feira (3) pela revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) mostra que, para uma espécie de besouros, a divisão começa desde cedo.
Peter Biedermann, da Universidade de Berna, na Suíça, estudou os besouros Xyleborinus saxesenii, que vivem na madeira e cultivam dentro de seus ninhos um tipo de fungo que serve de alimento para eles. Na colônia, as larvas exercem funções que os adultos não são capazes de fazer, e vice-versa.
Divisão dos besouros 'Xyleborinus saxesenii': em branco, as larvas; em marrom claro, as fêmeas adultas; em preto, os machos adultos (Foto: Peter Biedermann/Cortesia)Divisão dos besouros 'Xyleborinus saxesenii': em branco, as larvas; em marrom claro, as fêmeas adultas; em preto, os machos adultos (Foto: Peter Biedermann/Cortesia)
As larvas cavam e aumentam o tamanho do ninho, abrindo espaço para que os fungos cresçam. Além disso, eles se locomovem rastejando, o que faz com que a sujeira se junte em bolas relativamente grandes que os adultos conseguem retirar.
Já os adultos funcionam como os “fazendeiros”. Sem eles, os fungos não crescem – os cientistas ainda não sabem explicar esse mecanismo. Eles são também responsáveis pela colheita dos fungos. Essas atividades são feitas na maior parte das vezes pelas fêmeas. A única função que é exercida pelos machos em maior frequência é o chamado “grooming”, quando um inseto ajuda a cuidar do corpo do outro.
A divisão por idade não é comum entre os insetos. “No caso de abelhas e formigas, as larvas não fazem nada”, disse Biedermann ao G1. “Esse comportamento só existe entre cupins”, completou o pesquisador, que afirmou ainda que a descoberta é inédita entre besouros.

Nasa seleciona nova turma de astronautas a partir de novembro


A Nasa, vai abrir seleção para uma nova turma de astronautas. Os currículos serão recebidos já a partir de novembro e os testes vão até 2013. Em agosto daquele ano, os escolhidos vão começar o treinamento.
Os candidatos precisam ter formação em engenharia, ciência ou matemática e três anos de experiência profissional relevante. Somente cidadãos norte-americanos podem se inscrever no processo. Normalmente, os selecionados têm grande qualificação em engenharia ou ciência, ou ainda grande experiência em pilotagem de jatos.
“Esta próxima turma vai dar suporte a missões na estação e vai chegar lá com os sistemas de transporte que estão em desenvolvimento agora. Vão ter também a oportunidade de participar de programas de exploração da Nasa que vão incluir missões para além da órbita baixa da Terra”, afirmou Janet Kavandi, diretora das operações de tripulação do Centro Espacial Johnson, em Houston.
Desde 1959, quando os “sete originais” foram escolhidos, a Nasa já formou mais de 20 turmas de astronautas. A última delas foi treinada em 2009.

Gato tirando soneca atrai curiosos no Japão


Um gato virou atração em Shimokitazawa, no Japão, ao ser flagrado tirando uma soneca em uma cadeira. Vários adolescentes pararam para filmar o felino, que dormia de barriga para cima. O vídeo foi publicado no dia 10 de setembro do site YouTube.
Gato tirando soneca atraiu curiosos no Japão. (Foto: Reprodução)Gato tirando soneca atraiu curiosos no Japão. (Foto: Reprodução)
Vários adolescentes pararam para filmar o felino. (Foto: Reprodução)Vários adolescentes pararam para filmar o felino. (Foto: Reprodução)

Atentado mata ao menos 65 na Somália


Um atentado suicida com um caminhão-bomba matou pelo menos 65 pessoas nesta terça-feira (3) em Mogadício, capital da Somália, segundo autoridades locais. Outras 50 pessoas estão feridas.
O atentado teve como alvo um edifício que abrigava quatro ministérios somalis, inclusive o da Educação. O imóvel ficou muito danificado e vários automóveis foram atingidos.
"Um veículo carregado com explosivos entrou na área do prédio oficial", afirmou por telefone à France Presse o taxista Mohamud Abdulahi.
"O ataque foi executado por um caminhão lotado de explosivos", disse Ahmed Mohamed, funcionário do ministério da Saúde.
Ferido caminha no local do atentado desta terça-feira (4) em Mogadício, capital da Somália (Foto: AP)Ferido caminha no local do atentado desta terça-feira (4) em Mogadício, capital da Somália (Foto: AP)
O ataque foi executado quando estudantes faziam fila diante do edifício para obter bolsas concedidas pelo governo turco.
O coordenador dos serviços de emergência, Ali Muse, disse que ainda há muitas vítimas no local, a maioria com queimaduras. A imprensa local fala em mais de 100 mortos.
Entre os mortos, há estudantes, soldados e civis, segundo testemunhas.
Os rebeldes da milícia Al-Shabaab, que combatem o governo central desde 2007, assumiram a responsabilidade pelos ataques.
Eles são aliados da rede terrorista da al-Qaeda. Após terem sido expulsos em em agosto de Mogadício pelas forças do governo e de tropas de paz da União Africana, eles ameaçaram atacar alvos do governo.

Carro com dez capota e mata motorista e criança em SP


Do G1 SP, com informações da EPTV
Carro ficou destruído após acidente (Foto: Reprodução/EPTV)Carro ficou destruído após acidente (Foto:
Reprodução/EPTV)
Um carro com dez pessoas capotou na tarde deste domingo (2) na estrada que liga São Sebastião da Grama a São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, causando a morte do motorista, de 32 anos, e de um menino de 7 anos. As outras vítimas - sete crianças e um adulto - foram levadas para hospitais da região. Quatro delas continuavam em estado grave nesta terça-feira (4).
O acidente aconteceu em um trecho de pista simples da estrada, quando o motorista Marcos Adriano Morais perdeu o controle da direção e caiu em uma ribanceira. Todos voltavam de um passeio em uma cachoeira que fica a poucos quilômetros do local do acidente.
Com o impacto da batida, o veículo ficou destruído. Mesmo com os airbags acionados, Morais e José Américo Roque Ricardo, de 7 anos, morreram no local. “O condutor foi totalmente imprudente em colocar dez pessoas dentro do veículo, ou seja, não tem cinto de segurança para todos e pelo o que a gente apurou ninguém estava usando o cinto”, disse o tenente Edolado da Silva da Polícia Rodoviária.
Bebida
De acordo com parentes das vítimas, o homem estava dirigindo bêbado e com uma garrafa de cerveja na mão. "Ele vinha dirigindo com uma mão só no volante e a outra na garrafa de bebida. Eu acho isso uma irresponsabilidade”, disse Nilza Geraldo, tia de duas vítimas. As crianças teriam contado a ela como ele estava dirigindo.
A polícia encontrou dentro do carro latas de cerveja, além de garrafas da bebida no porta malas.
 

Justiça condena Oscar Maroni a mais de 11 anos de prisão


Do G1, em São Paulo
Oscar Maroni, em imagem de arquivo de julho de 2009. (Foto: Marcelo Mora / Arquivo / G1)Oscar Maroni, em imagem de arquivo de julho de
2009. (Foto: Marcelo Mora / Arquivo / G1)
A 5ª Vara Criminal de São Paulo condenou Oscar Maroni Filho, dono da boate Bahamas e de um hotel na região de Moema, Zona Sul da capital paulista, a 11 anos e oito meses de reclusão pelos crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos. A setença foi dada na sexta-feira (30) e divulgada nesta segunda (3) pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Maroni poderá recorrer da decisão em liberdade.
Segundo o TJ, consta dos autos que no Bahamas aconteciam encontros libidinosos, onde trabalhavam de forma habitual garotas de programa. “Os encontros eram realizados nas suítes disponibilizadas no estabelecimento, que fazia desses encontros sua principal e ‘bastante lucrativa’ atividade econômica”, diz o texto.
De acordo com a denúncia, as mulheres eram atraídas com a promessa de lucro e recebiam R$ 300 pelo programa, sendo fiscalizadas para que ficassem o menor tempo possível com os clientes. A jornada diária era de oito horas.
‘Miss garota de programa’
Ainda de acordo com a denúncia, Maroni também é acusado de promover o concurso “Miss garota de programa”, cuja vencedora ganhava uma viagem para Las Vegas, nos Estados Unidos.
Além do empresário, outras cinco pessoas foram denunciadas por formação de quadrilha, tráfico interno de pessoas, manutenção de local destinado a encontros libidinosos e favorecimento à prostituição.
Em sua decisão, a juíza Cristina Ribeiro Leite julgou a ação parcialmente procedente para condenar Oscar Maroni Filho a pena de 11 anos e oito meses de reclusão, em regime inicial fechado, pelos crimes de favorecimento à prostituição e manutenção de local destinado a encontros libidinosos.
Sentença
De acordo com a sentença, “durante décadas Oscar Maroni Filho fez da exploração da prostituição alheia a fonte de sua fortuna, transformando-a em negócio que gerava R$ 1 milhão por mês. Iniciando com uma casa de massagens, logo teve várias delas, e dali para o Bahamas, prosseguiu empregando toda sua energia no aprimoramento, divulgação, seleção e ampliação de seu ‘prostíbulo-balneário’, passando, por fim, ao incentivo do meretrício ‘virtual’ com o ‘Cyber Bahamas’, tornando-se proprietário de quase uma quadra das regiões nobres da capital, onde erigiu um prédio de 11 andares com ligação subterrânea para as instalações de seu prostíbulo. E tudo isso foi por ele feito com enorme desfaçatez, comparável talvez apenas a sua vaidade. Tornou seu lupanar uma casa de fama nacional, divulgando-a até mesmo em programas televisivos e reportagens na mídia falada e impressa”, diz o texto.
Ainda segundo a juíza, “como é tecnicamente primário e responde ao processo em liberdade, por força de decisões da Superior Instância, poderá apelar em liberdade”.
O empresário não foi encontrado para comentar sobre a decisão da Justiça de São Paulo.

Trio recebe Nobel de física por provar aceleração da expansão do Universo


Os cientistas norte-americanos Saul Perlmutter, Adam Riess e Brian Schmidt receberam o Nobel de física de 2011 por pesquisas que mostraram que a expansão do Universo está acelerando. Os estudos feitos nos anos 1990 se basearam na observação da luz de supernovas - explosões que marcam o fim da vida de estrelas com muita massa.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (4) no Instituto Karolinska em Estocolmo, na Suécia.
O fato de que o Universo está se expandindo já era conhecido desde a década de 1920. O trio, no entanto, descobriu que essa expansão está acelerando -- e não desacelerando, como era anteriormente esperado.
Os ganhadores do Nobel de física 2011: Saul Permutter, Adam Riess e Brian Schmidt (Foto: Permutter e Riess: AFP; Schmidt: Divulgação)Os ganhadores do Nobel de física 2011: Saul Permutter, Adam Riess e Brian Schmidt (Foto: Permutter e Riess: AFP; Schmidt: Divulgação)
"A partir de seus estudos, eles descobriram que a taxa de expansão do Universo está acelerando. Essa conclusão veio como uma enorme surpresa para os cientistas", disseram os membros do comitê do Nobel.
Durante o anúncio, os apresentadores do prêmio mostraram que 95% da energia estimada no Universo não tem origem conhecida. "Consiste de objetos que nós não sabemos nada a respeito. Essa descoberta é um marco para os estudantes de cosmologia."
Sobre a expansão, o comitê da premiação afirma que o Universo teria dobrado de tamanho nos últimos 5 bilhões de anos - mesma idade do nosso Sistema Solar. Para demonstrar a rapidez do "crescimento", os premiados analisaram a luz de supernovas distantes e próximas.
Para o comitê, as pesquisas realizadas pelo trio também mostram como equações da teoria da relatividade geral, a principal teoria desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein em 1915, estão corretas.
Além da notoriedade, o Nobel rende também um prêmio em dinheiro de 20 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 5,4 milhões. Saul Perlmutter receberá metade desse valor, enquanto Schmidt e Riess irão dividir a outra metade - ambos são membros do mesmo projeto, o High-z Supernova Search Team.
Palavra do premiado
Contatado pela Fundação Nobel por telefone, Brian Schmidt, atualmente trabalhando na Austrália, disse que não esperava o prêmio. "É uma dessas coisas que a gente pensa que nunca vai acontecer", disse ele em coletiva.
O cientista diz que dará uma aula amanhã exatamente sobre o assunto que lhe rendeu o Nobel. "É como se meus filhos tivessem nascido, estou fraco nos joelhos", disse o astrônomo, que trabalha na Universidade Nacional da Austrália.
Saul Perlmutter é membro da Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos. Adam Riess integra a equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, também em solo norte-americano.
Ainda nessa semana serão conhecidos os vencedores dos prêmios de química, literatura e da paz. Na segunda-feira (10), será conhecido o vencedor na categoria economia.
Na última segunda-feira, o Instituto Karolinska anunciou três cientistas como vencedores do Nobel de medicina de 2011: o francês Jules Hoffman, o norte-americano Bruce Beutler e o recém-falecido canadense Ralph Steinman, que continua como recebedor do prêmio.
Entenda o prêmio de física
A história da expansão do Cosmos começou com o trabalho de cientistas como Edwin Hubble - o mesmo que depois virou o nome do telescópio. Eles conseguiram mostrar, por meio de observações, que o Universo estava aumentando de tamanho.
Para crescer, o Universo precisa ter energia, que os astrônomos acreditavam vir somente de matéria -- aquilo que está em objetos como nós, as árvores, os planetas e as estrelas. Toda a matéria disponível no Cosmos, no entanto, não é suficiente para acelerar a expansão. Pela teoria, ela ainda ocorreria, mas mais devagar, "brecada".
Os três cientistas escolhidos para receber o Nobel de física de 2011 mostraram, por observações, que o crescimento do Universo não só existe como está sendo acelerado a cada momento.
Como eles provaram isso? Observando a luz de estrelas com muita massa e que explodiram a uma distância tão grande que a luz levaria 6 bilhões de anos para atravessar. Essas explosões são conhecidas como supernovas.
A análise dos dados colhidos a partir dessas explosões levou o trio a concluir que a aceleração existe. Uma das explicações propostas para ala é a existência da energia e da matéria "escura", impossível de ser vista ou detectada a não ser pela sua interação com a matéria vísivel, a que nos cerca no dia a dia.
Segundo os astrônomos, somente 4% do Universo deve ser feito de átomos como os que estão nos humanos, nos animais e nas estrelas. Todo o resto seria feito de energia escura (73%) e matéria escura (23%).
Os cientistas ainda não sabem exatamente o que a matéria e a energia escura são, mas conseguem medir a influência delas na expansão do Universo. Pelo menos é isso que suas observações apontam.
Os trabalhos do trio norte-americano ainda estão em pleno acordo com as previsões feitas por Albert Einstein e sua teoria da relatividade geral. Elas poderão salvar, inclusive, uma parte da pesquisa do físico alemão que era tida como um erro até mesmo pelo próprio Einstein: a "constante cosmológica", um recurso usado pelo cientista para tentar fazer suas contas que apontavam um Universo em expansão fazerem sentido com apenas a matéria visível disponível.
Antes de morrer, em 1953, Einstein reconheceu a constante cosmológica como um erro. Ele também admitiu que o Universo, de fato, estava se expandindo.
Agora, em 2011, o Nobel reconhece três cientistas que podem usar a constante cosmológica para provar o aumento do Universo. Diferente da ideia inicial de Einstein, mas salvando um conceito que era tido como errado há mais de meio século.

Estudantes já podem consultar onde vão fazer as provas do Enem 2011


Do G1, em São Paulo
Os mais de 5,3 milhões de estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011) já podem consultar os locais onde vão fazer as provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) (veja no link ao lado). Para acessar, é preciso ter em mãos o CPF e a senha obtida no ato da inscrição para o Enem.
As provas do Enem serão nos dias 22 e 23 de outubro. Na última semana começaram a ser entregues os cartões de inscrição para os alunos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas há o risco de atraso por causa da greve dos Correios. O Ministério da Educação e os Correios não acreditam no risco de atraso, pois foi montada uma logística de distribuição, até o próximo dia 14, para os 5,3 milhões de candidatos.
 Veja ao lado dicas para o Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está se prevenindo e informou que a partir do dia 14 o comprovante poderá ser impresso no portal do Enem. Os estudantes precisam ficar atentos ao recebimento do comprovante, pois informa o local da prova e deve ser apresentado nos dias dos exames. Sem o comprovante, os candidatos não poderão fazer o Enem.
A greve dos Correios, que começou há 15 dias, já provocou o atraso de cem milhões de entregas, o equivalente a um volume de três dias de trabalho. Nesta terça-feira (5), em Brasília, funcionários dos Correios e o Tribunal Superior do Trabalho vão se reunir para tentar uma negociação para melhorias salariais.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...