quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Aniversariante do dia.


Ricardo Coutinho anuncia aumento geral para o funcionalismo em janeiro



O governador Ricardo Coutinho revelou que pretende estabelecer janeiro como mês da data base para a concessão de reajuste geral dos servidores do Estado.

Ele reforçou que os servidores receberão aumento no começo do ano, que permanecerá como mês de recomposição dos salários durante toda sua gestão.

A informação foi revelada em entrevista concedida ontem à noite a programa de televisão de João Pessoa.

Na entrevista, Coutinho disse ainda que já está muito próximo de conseguir adequar a folha estadual às margens estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Pelos seus cálculos, o pagamento dos servidores provoca impacto atual de 48% sobre a receita do Estado - um comprometimento que era de 58% no início de sua gestão. E deve chegar a 46% até dezembro.

“A partir daí poderemos conceder reajustes”, garantiu o governador, avisando que já encomendou estudos neste sentido com o objetivo de "revolucionar as relações com os servidores".

Sem plano B
Coutinho também tratou da pauta política, confirmando o prefeito Luciano Agra como o candidato do PSB a prefeito da Capital.

“Não temos plano B”, assegurou, refutando especulações de que o deputado federal Luiz Couto (PT) poderia ser alçado a condição de candidato majoritário nas eleições 2012.

Tião Lucena 

Adolescente morre após ser atingido por tiro acidental, em João Pessoa


Um jovem de 17 anos morreu após ser atingido por um tiro acidental na tarde desta terça-feira (4) no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. De acordo com as informações dos policiais da Delegacia de Homicídios, o disparo atingiu o coração da vítima. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu ao ferimento.
Os policiais não forneceram os detalhes do crime, mas adiantaram que de acordo com o depoimento do suspeito, um rapaz de 19 anos, o disparo foi realmente acidental. Ele  foi ouvido na Delegacia de Homicídios e será autuado por homicídio culposo, quando não sem intenção de matar, e ainda por porte ilegal de arma.
Segundo a polícia, o tiro atravessou o braço do adolescente e atingiu o coração. A arma utilizada foi um revólver de calibre 38. Na segunda-feira (3), um menino de quatro anos foi atingida por uma bala perdida  no bairro Jardim Veneza, em João Pessoa. Segundo a polícia, a criança foi vítima de um tiroteio que acabou causando a morte de um adolescente de 17 anos no bairro.
Já no domingo (2), uma criança de 6 anos também foi vítima de bala perdida no bairro de Mandacaru, na capital. Segundo a polícia, o disparo que a atingiu foi feito contra um jovem que foi vítima de uma tentativa de homicídio. As crianças estão internadas no Hospital de Emergência e Trauma e o estado de saúde delas é considerado regular.

Paraíba tem risco alto de epidemia de dengue no verão, aponta Ministério


A Paraíba é um dos dez estados do país com risco muito alto de ter uma epidemia de dengue no verão, conforme relatório do Ministério da Saúde 2010-2011. O alerta é feito devido ao tempo quente e à diminuição da incidência de chuvas, com condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Estão na mesma situação os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a quantidade de registros da doença de janeiro a setembro deste ano já superou em 20% o número total do ano passado, faltando três meses para 2011 terminar. De janeiro a 24 de setembro deste ano, foram notificados 7.230 casos de dengue clássica, 114 de dengue com complicações, 89 de febre hemorrágica e sete mortes. Em 2011, foram 5.699 casos da doença.
O risco de epidemia na Paraíba é levantado pelo Ministério da Saúde devido à junção de três fatores: calor, água e a infestação do Aedes aegypti ao redor e dentro das casas.
Na Paraíba, a Secretaria de Saúde desenvolve desde setembro um cronograma de ações de mobilização para a construção do Plano de Contingência 2012, com o objetivo de evitar o avanço dos casos. “A partir de agora estamos iniciando a fase de trabalho preventivo para 2012 e o público-alvo são as crianças, para que elas cobrem dos seus pais, vizinhos e colegas os bons hábitos e costumes no combate aos criadouros do vetor”, disse a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Júlia Vaz, em nota enviada à imprensa.
A gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Cláudia Ribeiro, afirmou estar ciente do alto risco de epidemia, mas disse que o poder público tem se esforçado para diminuir as estatísticas. “Vamos trabalhar no treinamento de profissionais dos PSFs para que as pessoas realmente se comprometam no combate à doença”, declarou.

Procon-JP orienta pais na hora de comprar brinquedos para crianças


Do G1 PB
  •  
Brinquedos  (Foto: Cornélio Felipe/Divulgação Secom-JP)Pais precisam ficar atentos na hora de comprar os
presentes dos filhos
(Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP)
O Dia das Crianças é comemorado no próximo dia 12, mas a busca dos pais por presentes já começou em João Pessoa. Para evitar a compra de produtos que causem prejuízos não só ao bolso, mas também à saúde das crianças, o Procon-JP divulgou algumas orientações.
A primeira dica do Procon-JP para uma compra segura é observar o certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). De acordo com o secretário executivo do órgão, Sandro Targino, o selo indica que o brinquedo passou por testes e por isso atende aos requisitos mínimos de segurança. "Se o produto não tiver o selo, não possui essas garantias e é irregular, já que a certificação de qualquer brinquedo fabricado e comercializado no país é obrigatória”, disse.
Segundo ele, outra orientação é observar se o brinquedo está de acordo com a faixa etária recomendada para a criança. Isso porque objetos desmontáveis, com peças pequenas e extremidades cortantes oferecem riscos de acidentes e até de asfixia. Por isso, pais que tiverem filhos com grande variação de idade devem ter ainda mais cuidados na hora de escolher os presentes.
Oa pais também devem verificar quais as garantias em caso de defeito do produto, se existem empresas especializadas de assistência técnica e quais as possibilidades de troca. Também é importante ficar atento às promoções para saber como deve ser feita a troca, já que pode não haver disponibilidade de estoque. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a embalagem do produto deve corresponder à mesma imagem dos anúncios impressos ou divulgados na TV.
Além disso, antes da criança começar a usar, é importante ler o manual de instruções. Os cuidados devem ser seguidos até na hora de entregar o presente, pois algumas embalagens plásticas e com grampos também podem oferecer riscos.
Comércio informal 
Segundo o Procon-JP muitos consumidores preferem comprar brinquedos no comércio informal por conta dos preços baixos. No entanto, o órgão orienta que os cuidados devem ser redobrados, pois alguns produtos podem ser falsificados e ter sido feitos com materiais que quebram com facilidade e até com substâncias tóxicas.
De acordo com o Procon-JP, é importante que o consumidor defina o que pretende comprar dentro das suas condições financeiras para não apelar para produtos similares que não são seguros em virtude da sua procedência e qualidade. "Além de ficar atento aos preços, formas de pagamento e normas de segurança, quem for procurar presente deve levar em conta o gosto da criança e verificar se o que ela quer é o adequado, pois nem sempre o brinquedo da moda é o ideal”, finalizou Sandro Targino.

Copa Brasil de Futebol de 5 começa em JP e time baiano vai atrás do tri


Começou nesta terça-feira em João Pessoa a Copa Brasil de Futebol de 5, que reúne as melhores equipes de “futebol de cegos” na capital paraibana. São 12 equipes divididas em três grupos que buscam o título. Na estreia, os baianos do ICB venceram o time do Cetefe-DF por 4 a 0.
O ICB é o atual bicampeão brasileiro da competição e não deu chances aos adversários. Os gols foram marcados por Gledson (duas vezes), por Cássio e por Jefinho. Este último considerado o melhor jogador cego de futebol.
Na segunda partida, CEIBC-RJ e Unicep-ES ficaram num empate em 0 a 0. Uma outra partida também está sendo realizada entre Urece-RJ e APADV-SP. A partida foi interrompida por causa da chuva.
Os jogos estão sendo realizadas no ginásio do Colégio Pio X, em local fechado, mas como os atletas precisam escutar o guiso que fica na bola, com o objetivo de localizá-la, quando a chuva faz barulho no teto do ginásio a partida precisa ser interrompida.
Dois times paraibanos, que formam a base da seleção brasileira, representam o Estado na competição: o Apace-PB e o Apadevi-PB.

'Não menti', diz idoso autuado por passar trotes para bombeiros no PR


O idoso de 66 anos Adail Carlos da Silva que foi autuado na tarde de terça-feira (4) por passar trotes aos bombeiros, disse ao G1 na manhã desta quarta-feira (4) que não mentiu. "Eu liguei pra falar que pessoas tinham caído em um bueiro e quando eles chegaram na minha casa nem foram olhar nada. Chamaram logo a polícia e eles chegaram me ofendendo e me agrediram. Disseram que eu estava louco e caduco. Acho que eles acharam que eu estava mentindo, mas era verdade", explica o aposentado. O caso ocorreu em Cianorte, na região Noroeste do Paraná.
"No fim das contas, tive que chamar três pessoas conhecidas minhas para ajudar as vítimas no bueiro.  Eu não aguento mais esse lugar, vou me mudar assim que der. Sou viúvo, não tenho ninguém pra conversar. Até a minha vizinha fica inventando coisas sobre mim", relatou Silva.
O idoso disse também que jamais passaria um trote e que considera isso coisa de criança.
O capitão da Polícia Militar Gilberto Baronseli nega a acusação. "Nós não tínhamos porque o agredir porque ele não resistiu a autuação e não nos ofendeu, nós  ficamos mesmo é com dó", afirmou Baronceli.
O cabo Vitor Torres dos bombeiros, que atendeu as ligações, disse que na primeira ligação ele relatou uma ocorrência de violência doméstica. Depois, ele ligou várias vezes falando que pessoas haviam caído em um bueiro. A equipe desconfiou que era mentira porque em cada ligação ele mudava o número de vítimas. Mesmo assim, foram até o local e constataram que tudo não passava de um trote.
Na delegacia, o idoso assinou um termo circunstanciado e vai responder por perturbação de sossego, comunicação falsa de crime e contravenção.

Índia lança tablet 'mais barato do mundo' para estudantes por US$ 35


Da Reuters
Estudante indiana mostra o tablet Aakash em seu lançamento em Nova Déli (Foto: Gurinder Osan/AP)Estudante indiana mostra o tablet 'Aakash' em
evento em Nova Déli (Foto: Gurinder Osan/AP)
Índia apresentou nesta quarta-feira (5) o que considera ser o tablet mais barato do mundo, destinado a estudantes, ao preço subsidiado de US$ 35.

O governo indiano está comprando as primeiras unidades do produto, chamado Aakash – que significa céu em híndu – por US$ 50 cada um, de uma empresa britânica que está montando os dispositivos na Índia. No início, os tablets serão fornecidos gratuitamente aos estudantes, em um projeto piloto envolvendo 100 mil unidades.

“Os ricos têm acesso ao mundo digital, os pobres e comuns têm sido excluídos. Aakash terminará com a divisão digital”, disse o ministro das Telecomunicações e da Educação, Kapil Sibal.

DataWind, pequena empresa britânica que desenvolveu o tablet, disse que o custo será menor quando iniciar a produção em massa. Após a distribuição gratuita, o governo pretende vender os produtos aos estudantes por US$ 35 no próximo ano. A versão do tablet voltada ao varejo será comercializada por cerca de US$ 60.
Estudantes indianos mostram os seus tablets que foram oferecidos pelo governo da Índia (Foto: Gurinder Osan/AP)Estudantes indianos mostram seus tablets que foram oferecidos pelo governo (Foto: Gurinder Osan/AP)

Britânica comemora aniversário de 100 anos com show de stripper


A britânica Clare Ormiston comemorou na última sexta-feira seu aniversário de 100 anos com um show (assista) de um stripper em uma casa de repouso em Wythall, no Reino Unido, segundo o jornal "Birmingham Mail".
Clare Ormiston comemorou seu aniversário com show de stripper. (Foto: Reprodução)Clare Ormiston comemorou seu aniversário com show de stripper. (Foto: Reprodução)
Clare havia pedido em junho o presente especial. O stripper John Green ficou surpreso com o convite e  disse que foi a primeira vez que se apresentou em uma festa de aniversário de 100 anos. "Eu acho que ela gostou", afirmou Green.
'Eu acho que ela gostou', disse o stripper John Green. (Foto: Reprodução)'Eu acho que ela gostou', disse o stripper John Green. (Foto: Reprodução)

Menino de 12 anos é atingido por alicate na cabeça no RJ


Um menino de 12 anos precisou passar por uma cirurgia depois de ser ferido por um alicate na parte de trás da cabeça. Ele deu entrada no Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no domingo (2). Segundo os médicos da unidade, seu estado de saúde é bom.
A Secretaria estadual de Saúde informou que ele foi atingido por outra criança. Simão Felipe Nascimento Coelho de Oliveira chegou lúcido ao hospital. Ainda segundo a Secretaria, ele passou por exames, como uma tomografia computadorizada que mostrou que o menino tinha uma hemorragia e por isso foi necessária a cirurgia.
Mergulhador ferido com arpão
Em 2009, médicos do mesmo Hospital de Saracuruna se depararam com um caso semelhante. Na ocasião, o mergulhador Emerson de Oliveira Abreu deu entrada na unidade depois de ser atingido na cabeça pelo próprio arpão.
Ele também precisou passar por uma cirurgia. De acordo com um médico, 25 centímetros do arpão penetraram na região frontal direita do cérebro do mergulhador. Na época, o neurocirurgião Manoel Moreira Filho disse que paciente teve a vida salva por milímetros.
“Se o arpão se desviasse só alguns milímetros teria afetado a visão e lesionado a carótida e o paciente teria morrido. Graças à imagem tridimensional, conseguimos precisar o local exato da cirurgia. Ainda serão necessários novos exames. Pode ser que ele tenha uma pequena perda do olfato, já que a trajetória do arpão foi muito próxima da fossa nasal”, ressaltou o médico na época.
 

Ex-prefeito é suspeito de envenenar animais na Bahia, diz procurador


Do G1 BA
Animais envenedados (Foto: Mário Augusto Macedo/Secretaria de Meio Ambiente)Animais envenenados estão no local desde quinta
(Foto: Mário Augusto /Secretaria de Meio Ambiente)
A morte de pelo menos 50 animais é investigada no povoado de São Bento de Inhatá, na cidade de Amélia Rodrigues, a 84 km de Salvador. Polícia Civil e Poder Judiciário foram acionados após cães terem sido mortos por consumo de carne envenenada oferecida durante a tarde de quinta-feira (29).
Galinhas e urubus também morreram porque tiveram contato ou comeram a carne dos animais contaminados. Os corpos dos bichos foram encontrados na zona rural.
Representantes da prefeitura afirmam que moradores avistaram o ex-prefeito da cidade vizinha, Conceição de Jacuípe, João Barros de Oliveira, conhecido como João de Roque, dirigindo uma moto e jogando a carne com veneno em um percurso de aproximadamente cinco quilômetros. Em entrevista ao G1, ele negou as acusações.
Os animais mortos ainda podem ser encontrados nesta quarta-feira (5). Segundo a prefeitura, eles ainda não foram retirados porque, além de não desconfigurar a cena do crime, há o receio de contaminação das pessoas que atuarem na retirada.

O suspeito diz que não tem motivos para cometer o crime e que sempre conviveu com os vizinhos de forma pacífica. "É uma acusação terrível, eu vivi a vida inteira lá, não sei como essa história veio parar no meu lado. Não fiz isso e repudio. E, pelo que eu soube, não foi apenas na minha roça, foi na região inteira", defende-se João de Roque. Ele comenta que a roça dele não tem casa e nem curral e que cachorros da vizinhança sempre viveram em seu terreno e ele não se incomodava com isso.
“Tinham umas 30 pessoas na rua e todas elas acusaram a mesma pessoa. Eu vi os pedaços de carne envenenada, sentimos cheiro do veneno muito forte e isso já tinha bastante tempo do acontecido”, relata o secretário de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura, Mário Augusto Filho. O crime, segundo testemunhas, teria sido motivado pelo ataque de um cachorro a alguns dos animais do suspeito, que é proprietário de um sítio na região.
De acordo com o procurador do município, Geraldo Henrique Sampaio, até o momento, foram contabilizados pelo menos 90 animais mortos – 50 deles tiveram os corpos encontrados e alguns deles já enterrados, e os demais 40 ainda não teriam sido localizados por seus donos.
“Esses não têm a materialidade comprovada, devem ter ganhado o mato e por lá falecido após consumo do veneno. Ainda não sabemos o dano que esse crime pode ter gerado ao meio ambiente. Se o solo pode ter sido contaminado, assim como o leito dos rios. O dano pode ser muito maior”, afirma o procurador. Ele complementa que moradores relataram que outro episódio de morte em massa de animais ocorreu há cerca de seis meses no mesmo povoado.

Caso a queixa contra o ex-político seja confirmada pelo inquérito policial e acatada pelo Ministério Público, ele deverá ser enquadrado no artigo 32 da Lei Ambiental (9605/98), que trata de práticas abusivas contra animais. A Procuradoria do Município também deve entrar com uma denúncia na Justiça, que deverá ser formulada após conclusão da perícia do Departamento de Polícia Técnica, que esteve no local na terça-feira (4).
“Precisamos de informações como o tipo de veneno e a quantidade utilizada. Mas o próprio município tem uma lei orgânica que nos autoriza a tomar todas as medidas judiciais e administrativas no sentido de salvaguardar o meio ambiente daqui da região”, afirma o procurador.
O delegado da cidade não foi localizado para comentar as investigações.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...