quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Professores de Várzea são homenageados pelo seu dia


A Prefeitura Municipal de Várzea, através da Secretaria de Educação, Cultura, Desportos e Turismo proporcionaram aos professores da Rede Municipal de Ensino uma homenagem em comemoração ao Dia do Professor, 15 de outubro.

  
As homenagens iniciaram logo pela manhã, onde todos os professores e em especial as professoras desfrutaram de uma manhã de beleza, onde profissionais do município fizeram escovas e chapinhas nos cabelos, como também depilação, sobrancelhas, manicure e pedicure e a participação de profissionais do Boticário que ensinou como se maquiar e aproveitaram já maquiando as próprias professoras, com sorteios de brindes doados pela Loja do Boticário de Santa Luzia.

  
Na parte da tarde, os professores foram até a cidade de Patos precisamente para o Guedes Shopping, onde foram recepcionados pela Assistente Social Neuzanir Balduino e pelo Mestre em Ciências da Educação Prof. Paulo de Tarso de Araújo Leite, que proferiu uma palestra com o tema PROFESSORES: ESPERANÇA DO NOSSO PAÍS, onde na oportunidade foram realizadas algumas dinâmicas motivacionais, voltadas para a arte de ensinar.

  
Para finalizar o dia de comemorações, os professores receberam uma bolsa para que os professores possam levar seus materiais escolares, como também assistiram a um filme na sala de cinema do Shopping e em seguida puderam partilhar de uma rodada de pizza na Praça de Alimentação.


Segundo o Secretário Municipal de Educação, José Amilton da Costa, é dá gestão atual, o mérito em proporcionar uma homenagem como esta. “A Gestão atual está de parabéns por que nós professores nunca fomos se quer lembrados, e o Prefeito Galego desde 2009 que vem  comemorando o nosso dia, onde já fomos para balneários, passeios, e este ano fomos presenteados com toda esta programação maravilhosa, e diante mão, gostaria de parabenizar e agradecer a todos que fazem a Educação de Várzea”, declarou.  

“Jamais poderei deixar de comemorar uma data tão especial como esta, principalmente, por que todos nós passamos pelas mãos e orientações de professores e gostaria de registrar que a Rede Municipal de Educação de Várzea, vem gradativamente nos orgulhando, prova disso é que ultimamente, três alunas da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo foram destaques nacionais, nas olímpiadas de Geografia trazendo para o nosso município as três medalhas, de ouro, prata e bronze, e isto só é capaz quando temos uma equipe integrada e dedicada como são os nossos profissionais da Educação de Várzea”, enfatizou o Prefeito José Ivaldo Galego de Morais.




















Todas as fotos estão no site de Várzea.

'Fui otimista', diz autor do livro de 1968 que previa catástrofe global


Daniel BuarqueDo G1, em São Paulo
13 comentários
O professor americano Paul R. Ehrlich, autor de 'Bomba populacional' (Foto: Divulgação)O professor americano Paul R. Ehrlich, autor de
'Bomba populacional' (Foto: Divulgação)
O professor americano Paul R. Ehrlich fez uma previsão catastrófica em 1968. O mundo tinha pessoas demais, e milhões morreriam de fome, se não houvesse um controle do aumento populacional. A teoria era parte do livro "Population bomb" (Bomba populacional), que se tornou um dos mais vendidos da época e reabriu uma discussão antiga (a do economista inglês Thomas Malthus) sobre a sustentabilidade da vida de bilhões de pessoas no planeta.
Mais de 40 anos depois da publicação do seu trabalho mais conhecido, Ehrlich chegou a ser questionado por "erros" em suas estimativas, mas ele mantém a defesa da gravidade da situação. "Fui otimista na época em que publiquei o livro", disse, em entrevista ao G1 às vésperas de o número de pessoas no mundo atingir 7 bilhões - quase o dobro da população global na época em que o livro foi lançado.
Policial controla presença famílias do Níger que passam fome após o governo pedir ajuda para lidar com escassez de alimentos (Foto: The New York Times)Policial controla presença famílias do Níger que passam fome após o governo pedir ajuda para lidar com escassez de alimentos (Foto: The New York Times)
"Quando o livro saiu, em 1968, ainda não sabíamos exatamente o que ocorria na bacia amazônica, em termos de desmatamento. Também não sabíamos do aquecimento global, não esperávamos que houvesse um aumento das desigualdades sociais como se vê atualmente em todo o mundo", explicou. Segundo ele, o risco de colapso global ainda existe, por mais que o crescimento populacional esteja perdendo velocidade. "O risco é menor de que o que prevíamos em 68, mas ele ainda existe."
Ehrlich nega que suas previsões tenham sido equivocadas, por tratarem de crescimento desenfreado. Mesmo que a ONU preveja atualmente uma estabilização do crescimento e até redução de população de alguns países até o fim do século, ele diz que a população atual já sobrecarrega o planeta. "Fala-se em 7 bilhões de pessoas como sendo menos do que o que esperávamos, mas não veem que estávamos certos em alguns aspectos, como a existência de um bilhão de pessoas que passam fome, ou 2 bilhões que vivem em pobreza extrema e se alimentam mal", disse.
  •  
7 bilhões sete bilhões mundo habitantes ONU 2011 (Foto: Editoria de Arte/G1)

Na corda bamba
O pesquisador americano voltou ao tema em seu livro mais recente. Em "Humanity on a Tightrope" (Humanidade na corda bamba), ele trata da ideia de sustentabilidade com população de mais de 7 bilhões e de risco de colapso.
"Precisamos diminuir a população do mundo, ou vamos chegar ao colapso da população global. Não é possível ter sustentabilidade com aumento da população", disse.
Segundo ele, o primeiro passo para a busca pela estabilidade é a melhora na condição de vida das mulheres, para evitar filhos indesejados. Além disso, diz, é preciso reduzir o consumo global, e explorar melhor a ideia de felicidade, especialmente nos países ricos.
Apesar de indicar um caminho alternativo, Ehrlich não se diz otimista. "Quando o livro saiu, em 1968, esperávamos que as pessoas fizessem algo, mudassem o mundo, mas nada mudou além da menor taxa de fecundidade que é registrada atualmente. Temos que aprender a nos preocupar com os outros. É preciso pensar nos mais pobres, de todo o mundo, como os do Brasil, por exemplo. Precisamos pensar que todos estamos no mesmo barco e somos uma única família, que vai enfrentar os problemas junta. Sou otimista em relação ao que poderíamos fazer, não em relação ao que estamos fazendo. Não há sinais de que vamos alcançar uma situação sustentável."

Família é salva de incêndio nos EUA após choro de boneca


Uma família em La Vergne, no estado do Tennessee (EUA), contou que foi salva de um incêndio em danificou sua casa depois que a adolescente Christian Deason, de 17 anos, acordou com o choro de uma boneca, segundo reportagem da emissora de TV "WLBZ".
Família diz que foi salva por choro de boneca. (Foto: Reprodução)Família diz que foi salva por choro de boneca. (Foto: Reprodução)
A boneca fazia parte de um projeto escolar para dar à adolescente um olhar realista sobre a criação de uma criança. A boneca era programada para chorar em momentos diferentes do dia e da noite, como um bebê recém-nascido.
Boneca chorou às de segunda-feira quando casa estava em chamas. (Foto: Reprodução)Boneca chorou às de segunda-feira quando casa estava em chamas. (Foto: Reprodução)
A professora de Christian tinha programado a boneca na sexta-feira para o fim de semana e madrugada de segunda-feira. A adolescente disse que não sabia qual era a programação. Às 3h30 de segunda (24), a boneca começou a chorar e acordou a jovem.
No entanto ela levou susto quando notou a casa em chamas. Rapidamente, ela acordou a mãe, Marina Deason. Segundo o bombeiro Victor Woods, os detectores de incêndio na casa não estavam funcionando e a família teve sorte em não ficar ferida.
Fogo destruiu casa em La Vergne, no estado do Tennessee. (Foto: Reprodução)Fogo destruiu casa em La Vergne, no estado do Tennessee. (Foto: Reprodução)

Boneco Lego de 2,4 metros é 'preso' após aparecer em praia nos EUA

Um boneco Lego de 2,4 metros e 45,3 quilos apareceu em uima praia em Siesta Key, no estado da Flórida (EUA), e foi levado para a delegacia do condado de Sarasota. A polícia ainda não sabe se alguém colocou o boneco na praia ou ele foi trazido pela água.

Saiba como votar para eleger macaco como mascote da Rio 2016

A Secretaria estadual do Ambiente lançou, na quarta-feira (26), uma campanha para eleger o macaco da espécie muriqui como o mascote das Olimpíadas Rio 2016. Para votar, é preciso acessar o site da campanha.



Ameaçado de extinção, o muriqui é solidário e atua harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal olímpico. De acordo com o governo, o animal é considerado o maior primata das Américas. Atualmente, ainda segundo a Secretaria do Ambiente, há apenas 1,3 mil espécimes do macaco na natureza.
Campanha conta com apoio de artistas
Artistas como Gilberto Gil, Camila Pitanga e Chico Buarque participam do vídeo oficial do lançamento da campanha. O material traz informações que revelam a importância ecológica da espécie.
O cantor Gilberto Gil cedeu os direitos autorais da música "Aquele abraço”: "A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas", comentou Marilene Ramos, presidente do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

"Povo manso da floresta"

O muriqui - palavra que, em tupi-guarani, significa "povo manso da floresta" - pode ser encontrado principalmente na Região Serrana do Rio. De grande importância ecológica como dispersor de sementes, já foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco, e do Parque Estadual do Desengano, o primeiro do estado, criado em 1970.

Iate de US$ 7 milhões vai a leilão em Santos

A Alfândega do Porto de Santos, no litoral paulista, realizará nesta quinta-feira (27) o leilão de um iate no valor de US$ 7 milhões. A embarcação foi apreendida durante investigação sobre fraudes em importação.

Esta é a segunda vez que a Alfândega tenta levar o iate a leilão. A primeira vez foi há quatro meses, mas o dono da embarcação entrou com uma ação na Justiça.
Nesta quinta, o leilão presencial será realizado a partir das 10h, na sede da Alfândega, na Praça da República, e tem o lance mínimo de R$ 3,5 milhões. A embarcação pode ser vista no Iate Clube de Santos.
O iate de quatro andares – que possui inclusive uma suíte com banheira de hidromassagem - tem capacidade para transportar 17 pessoas.
 

Alunos que tiveram Enem cancelado no CE dizem que vão melhorar nota


Alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, que tiveram o exame do Enem cancelado pelo MEC nesta quarta-feira (26), afirmam que vão estudar para melhorar a nota em relação à primeira prova. “Queremos melhorar nossa nota, passar a melhor imagem porque repercutiram de forma muito ruim essa notícia”, diz o pré-vestibulando Matheus Atalânio, 18 anos.
Matheus acertou 56 questões no primeiro dia do exame – de um total de 90 – 75 no segundo dia e afirma ter feito uma boa redação. “O colégio preparou bem, independentemente de questões iguais”, diz o aluno.
O aluno afirma também que, quando recebeu o material com as questões semelhantes às do Enem, o professor teria dito: “Esse é o melhor material que temos sobre o Enem; é melhor não mostrar para os concorrentes”. Ele diz também que a anulação da prova para os alunos do Christus é injusta.
Uma outra aluna do Christus, de 17 anos, que prefere não se identificar também afirma que a meta dela é melhorar a pontuação em relação ao primeiro exame, cancelado nesta quarta-feira. “Já conversei com os colegas e vamos formar grupos de estudo. O colégio também vai nos dar apoio”, afirma a estudante.
Uma aluna de outra escola do Ceará, afirma que teve acesso a material distribuído no Christus. “Vários alunos também tiveram acesso ao material. Eu acho que é injusto. Se for para refazer, é para todo mundo pelo menos de Fortaleza”, diz..
O Ministério da Educação anunciou no final da tarde desta quarta-feira (26) que os 639 estudantes do Colégio Christus que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão suas notas anuladas e vão precisar fazer novamente a prova.
O MEC constatou que a escola distribuiu apostilas nas semanas anteriores ao exame com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23). Os candidatos do Christus poderão fazer novamente o Enem em 28 e 29 de novembro, dias nos quais o exame será aplicado para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas. As questões do Enem que aparecem nas apostilas não serão canceladas.
Em nota, a direção do colégio afirmou que as questões constam em um banco de dados de perguntas que a escola recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados para o Enem. O colégio diz ainda que “como há o pré-teste de questões utilizadas no Enem, existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação”.
Dez questões idênticas
Um estudante cearense ouvido pelo G1 relatou que, depois de ouvir comentários na escola dele sobre a antecipação das questões, resolveu comparar com a prova do Enem. “Comprovei que no material do outro colégio [Christus] havia questões idênticas as das provas de matemática, ciências e linguagens”, afirma. Dizendo-se indignado, o candidato tirou fotos das questões iguais e postou na internet, o que gerou repercussão nas redes sociais. Dois alunos do Christus  confirmaram que receberam quatros livretos do colégio que continham pelo menos 10 questões iguais e uma similar ao Enem.
G1 comparou as questões dos quatro livretos da escola com os cadernos Azul, da prova de ciências humanas e ciências da natureza, e Amarelo, da prova de linguagens e matemática, do Enem. Há pelo menos 10 questões iguais e uma similar nos materiais.
Na prova de ciências da natureza, foram detectadas 5 questões idênticas às dos livretos. Em matemática e ciências humanas, são duas questões iguais em cada um dos testes. Na prova de linguagem, uma questão idêntica.


Camelôs voltam a protestar nas ruas do Brás nesta quarta-feira

Camelôs da região da Feira da Madrugada, no Brás, no Centro de São Paulo, realizavam pelo terceiro dia consecutivo protestos nas ruas do bairro nesta quinta-feira (27). Uma nova passeata teve início por volta das 8h. Às 8h40, os manifestantes chegavam à Rua São Caetano. No trajeto, eles chegaram a interditar pelo menos uma faixa da Avenida do Estado. A manifestação era pacífica e era acompanhada pela Polícia Militar. Os ambulantes foram proibidos de montar suas barracas durante a madrugada nas ruas desde segunda-feira (24) e querem voltar a poder trabalhar.

Antes da passeata desta manhã chegar à Rua São Caetano, a maioria das lojas estavam abertas, ao contrário dos outros dias. Entretanto, durante a passeata os camelôs ordenaram aos comerciantes que fechassem seus estabelecimentos.
Segundo o tenente coronel Benjamim Francisco Neto, comandante do 7º Batalhão, a PM qualificou 15 pessoas por "obstrução ao trabalho". O boletim de ocorrência registrado peloa própria PM será encaminhado à Polícia Civil para a abertura de inquérito. Ninguém foi detido. "Nós estamos com efetivo para garantir o trabalho, mas os próprios lojistas têm temor de represálias futuras", afirmou Neto.
Mais cedo, a Tropa de Choque da PM fez bloqueios nas ruas do Brás. Durante a madrugada, camelôs se reuniram e pretendiam impedir que os vendedores que têm autorização para trabalhar no Pátio do Pari, onde funciona a Feira da Madrugada, entrassem no bolsão. A polícia frustrou o protesto, dispersando os manifestantes. Policiais da Rota e a cavalaria também estavam na região.
Madrugada
O Pátio do Pari ficou aberto durante toda a madrugada e consumidores puderam fazer suas compras normalmente, apenas passando por uma revista na entrada. Também havia muitas pessoas circulando nas ruas.
A presença da polícia ocorre para garantir que os manifestantes não voltem a bloquear a área e para que os comerciantes legalizados possam trabalhar normalmente. Nos últimos dias, lojistas foram obrigados a manter suas portas abaixadas durante a manhã e houve conflitos com a polícia.
Nesta quarta-feira (26), policiais usaram bombas de gás e balas de borracha em duas ocasiões para dispersar os manifestantes, quando os camelôs bloquearam totalmente vias de trânsito.


Exoneração de Orlando Silva é oficializada no 'Diário Oficial da União'


A exoneração do ministro do Esporte, Orlando Silva, foi publicada nesta  quinta-feira (27) no "Diário Oficial da União". O ministro deixou o cargo na noite de quarta (26) após uma reunião de mais de uma hora com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto.
A publicação trouxe a confirmação da nomeação de Waldemar Manoel Silva de Souza, que é secretário-executivo do Ministério do Esporte, como interino da pasta. O último despacho de Orlando Silva tratou do cancelamento de autorização para que Souza se afastasse do país para acompanhar eventos esportivos dos XVI Jogos Pan-Americanos.
Histórico da crise
A saída de Orlando Silva é o resultado de quase duas semanas de desgaste político depois da divulgação da denúncia de que o ministro teria participação em um esquema de desvio de dinheiro público do Segundo Tempo, um programa do federal destinado a promover o esporte em comunidades carentes.
O próprio ministro fez o anúncio, em uma entrevista coletiva depois do encontro com a presidente. Silva, que tinha ao lado o presidente nacional do PC do B, Renato Rabelo, disse que examinou com Dilma a "crise" que, segundo afirmou, foi produzida com as denúncias sobre ele.
"Examinamos essa crise criada nos últimos dias, os ataques que sofri. Eu reafirmei para a presidenta que não há, não houve nem haverá quaisquer provas que me incriminem, diferentemente do que foi publicado em uma revista semanal. Fato nenhum houve que possa comprometer a minha honra, fato nenhum houve que possa comprometer a minha conduta ética", declarou.
Ao se dizer vítima de um "linchamento", reafirmou que a "verdade virá à tona". "Fui mais uma vez firme, indignado. Falei com a presidente da minha revolta com esse linchamento público que eu vivi, mas tranquilizei ela afirmando que em poucas semanas a verdade virá a tona e ficará claro para a sociedade brasileira que não há nada que possa me incriminar".
Sobre as denúncias de desvios do programa Segundo Tempo, Orlando Silva disse que as "ilações" "não têm comprovação prática e os erros identificados por nós no programa foram enfrentados". "Eu determinei a devolução do dinheiro público. Eu identifiquei o mal feito e eu agi para corrigir o mal feito", afirmou.
De acordo com o Palácio do Planalto, a exoneração, a pedido de Orlando Silva, será publicada no "Diário Oficial da União" nesta quinta-feira (27).
Na entrevista, ele explicou por que pediu a demissão. "Essa é uma decisão consciente que tomei, que a presidente apoiou por entender que, primeiro, eu posso me defender com mais ênfase a minha honra, que foi ferida sem nenhuma prova cabal", afirmou. "Saio com o sentimento do dever cumprido. A injustiça está em calúnias ganharem ar de veracidade."
PC do B
O presidente do PC do B, Renato Rabelo, disse que a decisão sobre o substituto de Orlando Silva "cabe à presidenta da República". "O que posso adiantar é o seguinte: a presidenta vai resolver isso logo", disse ao lado de Orlando Silva.
Segundo ele, o partido mantém "relação de grande intimidade e grande identidade" com o governo da presidente Dilma Rousseff. "Contribuímos para o êxito e a vitória de Lula em 2002 e em 2006 e agora da presidente Dilma, em 2010", declarou.
Rabelo afirmou que Orlando Silva é "honesto, competente, sincero, um jovem com grande capacidade". "Nada do que o acusam foi provado", disse.
Sobre o suposto beneficiamento do PC do B em convênios com a pasta, Rabelo disse que o partido não pode ser comprometido por causa de filiados. "O PCdoB gratuitamente é atingido sem nenhum prova porque, existindo um ou outro filiado do PCdoB em uma ONG ou outra querer caracterizar isso como benefício do PCdoB?", indagou.
A crise
A demissão do ministro se deu um dia depois do anúncio de que o Supremo Tribunal Federal autorizou a instauração de inquérito para investigar o ministro, a pedido da Procuradoria Geral da República.
No fim da tarde desta quarta, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, anunciou que Silva deixaria o comando da pasta e que a "tendência" é de que o ministério fique com o PC do B e de que haja uma solução de "interinidade", para que depois assuma um sucessor definitivo.
Silva foi acusado pelo policial militar João Dias Ferreira, em reportagem publicada pela revista "Veja" no domingo (16), de ter recebido um pacote com notas de R$ 50 e R$ 100 na garagem do ministério.
O ministro sempre negou participação no suposto esquema e afirmou que não há provascontra ele. Em audiência no Senado, disse que a denúncia era uma tentativa de tirá-lo à força do ministério. Também classificou a acusação como uma "reação" à cobrança de cerca de R$ 4 milhões de ONGs do policial por suspostas irregularidades em convênios.
João Dias foi preso no ano passado na Operação Shaolin, deflagrada pela Polícia Civil do DF para investigar fraudes no programa Segundo Tempo. As ONGs de João Dias, relacionadas ao kung-fu, são suspeitas de desviar verba de convênios assinados com o Ministério do Esporte.
Controladoria-Geral da União pede a devolução de mais de R$ 4 milhões repassados pelo Ministério do Esporte a entidades de João Dias.
Outros ministros
Com a saída de Orlando Silva, são cinco os ministros que deixaram o governo sob denúncias de irregularidades após quase dez meses do mandato da presidente Dilma Rousseff.
Antes de Silva, pediram demissão Antonio Palocci (Casa Civil), por suposto enriquecimento ilícito; Alfredo Nascimento (Transportes), após suspeitas de superfaturamento em obras de rodovias; Wagner Rossi (Agricultura), que usou jatinho de uma empresa privada que tinha contratos com o ministério; e Pedro Novais (Turismo), após denúncias de irregularidades no uso de verbas oficiais quando exercia o mandato de deputado.

Nelson Jobim saiu da Defesa após a crise política motivada por declarações – que ele nega ter dado – de que as colegas de ministério Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann eram “fraquinhas”.
Perfil
Baiano de Salvador, Orlando Silva nasceu em 27 de maio de 1971 e chegou ao Ministério do Esporte em 2003. Por três anos, ocupou várias secretarias da pasta, então comandada por Agnelo Queiroz. Foi secretário Nacional de Esporte, secretário Nacional de Esporte Educacional e secretário-executivo do Ministério do Esporte. Com a saída de Agnelo para tentar uma vaga no Senado em 2006, ele assumiu o comando do ministério.
Desde então, Silva teve desafios como a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, e a candidatura vitoriosa do país na Copa do Mundo. Acompanhou também a disputa do Rio de Janeiro com Madri, Tóquio e Chicago para sediar as Olimpíadas de 2016.
Polêmicas também fizeram parte do currículo do ministro, como o escândalo dos cartões corporativos, em 2008, que resultou na saída da então ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro. Ele teria usado o cartão de crédito corporativo para a compra de uma tapioca no valor de R$ 8,30.
Na época, ele alegou que realizou o gasto por engano porque o cartão pessoal seria parecido com o corporativo, e decidiu devolver ao Tesouro Nacional mais de R$ 30 mil em despesas feitas em 2006 e 2007 no cartão corporativo.
Orlando Silva também foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), entidade que atualmente tem ex-dirigentes na cúpula do Ministério do Esporte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...