quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Secretário confirma desativação de presídio da PB que enfrentou rebelião


O secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Harisson Targino, confirmou nesta quinta-feira (3) que o Governo do Estado vai desativar a Penitenciária de Segurança Máxima Flósculo da Nóbrega, conhecida como o presídio do Roger. Segundo ele, a administração estadual está captando recursos para construir um novo prédio para onde os detentos da unidade de João Pessoa devem ser transferidos.
Na semana passada, uma rixa entre presos provocou uma rebelião no presídio do Roger que terminou com dois mortos e 14 feridos. Depois disso, seis detentos foram transferidos para a penitenciária de segurança máxima PB-I, que também fica na capital. Um dia antes do motim, um preso foi assassinado e esquartejado dentro do Roger.
No mês de março, após a realização de um mutirão carcerário, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendou a desativação do presídio. O órgão disse que o local não tem condições mínimas para acomodar os presos.
Em entrevista à TV Cabo Branco, Harisson Targino disse que existe o compromisso do governo estadual em cumprir a recomendação do CNJ. Segundo ele, até o início do próximo ano deve ser aberta uma licitação para a construção de uma nova unidade prisional. “Estamos buscando captar recursos do Governo Federal , que inclusive já foram anunciados”, completou.
Ainda conforme Harrisson, a obra do novo presídio deve durar dois anos. “As pessoas quando falam no Roger guardam consigo fatos lastimáveis”, disse o secretário.
Educação no sistema prisional
Nesta quinta-feira e na sexta-feira, João Pessoa recebe um encontro estadual sobre educação no sistema prisional. O evento discute a implantação de políticas públicas no segmento e parcerias. Para o secretário Harrison Targino, o encontro simboliza a consolidação do projeto. “É possível fazer educação pública dentro do sistema prisional, até porque todos devem ter acesso à educação. Realizaremos esse trabalho de forma sistematizada, organizada e permanente, mediante parcerias entre as secretarias e instituições.” destacou Harrison targino.

Encontro de 31 cidades do Cariri da Paraíba tem seminários e shows


A cidade de Taperoá, localizada no Cariri paraibano, sedia a partir desta quinta-feira (3) a segunda edição do Encontro do Povos do Cariri. O evento, que acontece a cada dois anos, segue até domingo (6) discutindo alternativas de fomento ao desenvolvimento cultural, econômico, social e ambiental de 31 cidades da região, por meio da inovação e empreendedorismo.

Dentro da programação estão previstas palestras, conferências, encontros de prefeitos e vereadores da região. Também há exposições dos municípios participantes, como mostra de produtos artesanais típicos, rotas de turismo, opções gastronômicas e produtos agropecuários. A música, a literatura, o cinema e o teatro também têm destaques no evento.
Os shows começam nesta quinta-feira com o cantor Amazan declamando poemas sobre o Nordeste brasileiro e contando seus “causos”. Na sexta, quem sobe no palco é Santanna, interpretando canções românticas do forró pé-de-serra. No sábado, a cidade de Taperoá entrará no clima do saudosismo com o show do Trio Nordestino, um dos pioneiros do gênero. Além deles, a noite contará com a cantora Sandra Belê.
A programação completa de seminários e da mostra cultural pode ser consultada no site do evento, www.encontrodospovosdocariri.com.br. O encontro acontece em diversos locais, entre eles a Câmara Municipal, o Parque de Exposições e a sede da Universidade Aberta do Brasil.
Serviço
Encontro dos Povos do Cariri
Quando: De quinta-feira (3) a domingo (6)
Onde: Taperá, Paraíba
Quanto: Gratuito
Programação: www.encontrodospovosdocariri.com.br

Taxista capota veículo na BR-230, em João Pessoa



Rapaz de 25 anos é morto dentro de ônibus em Feira de Santana, na Bahia


Um homem de 25 anos foi morto por volta das 15h desta quarta-feira (2), dentro de um ônibus, na Avenida João Durval Carneiro, em Feira de Santana, município a cerda de 100 Km de Salvador. Segundo informações da polícia, um homem entrou no ônibus e começou a discutir com a vítima. Em seguida, o suspeito sacou uma arma e disparou contra o rapaz, que morreu na hora.
De acordo com informações de testemunhas que estavam no interior do veículo, após os tiros o suspeito desceu do ônibus e fugiu na carona de uma motocicleta que o esperava do lado de fora. A polícia trabalha com a hipótese de briga relacionada com o tráfico de drogas, já que pedras de crack foram encontradas nos bolsos da calça da vítima. A delegacia de Feira de Santana investiga o caso.

Indústrias brasileiras se destacam com medidas ecoeficientes

O Cidades e Soluções selecionou três casos de sucesso quando o assunto é ecoeficiência: uma montadora de veículos que gera emprego e renda reaproveitando uniformes velhos, uma empresa do setor de higiene e cosméticos que mudou o jeito de produzir para reduzir emissões de gases estufa e uma fábrica de impressoras que reduziu 70% do consumo de água reciclando o plástico dos cartuchos.

Mas o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Johnson, Renato Corrêa Neto explica: “O maior desafio é fazer o consumidor escolher o produto porque ele é sustentável. Os departamentos de marketing têm que levar as soluções que as empresas já desenvolvem em uma linguagem que o consumidor possa digerir e traduzir em decisões de compra”.

Carro cai em represa e mulher que aprendia a dirigir morre afogada

Uma mulher morreu afogada depois que o carro que dirigia caiu em uma represa na tarde de quarta-feira (2) em Icém, a 496 Km de São Paulo. Ela não tinha habilitação. O veículo ficou com a parte dianteira submersa. Ivonete Rosa Borges ficou presa ao cinto de segurança.

O marido dela, o aposentado José Francisco Gomes, passou a direção para a mulher que aprendia a dirigir, mas não tinha carteira de habilitação enquanto trafegava por uma estrada rural que fica a menos de um 1 km da Rodovia Armando Sales de Oliveira.

“Dei o carro para ela treinar, porque ela sabia já dirigir um pouco e ela falava em tirar a carta. Nós demos duas voltas com ela dirigindo o carro. Ela não conseguiu frear o carro e entrou na água”, afirmou o aposentado.

O marido ainda tentou salvar a mulher. “Fiquei muito tempo tentando salvá-la e não consegui". A polícia vai investigar o caso.

Cuba sanciona lei de compra e venda de imóveis pela 1ª vez em 50 anos


O governo de Cuba sancionou uma lei que autoriza pela primeira vez em 50 anos a compra e venda de imóveis, medida longamente esperada pela população e que busca impulsionar a deprimida economia cubana e reduzir o alto déficit habitacional, informou nesta quinta-feira (3) o jornal oficial "Granma".
"As novas normas jurídicas reconhecem a compra e venda, permuta e adjudicação - por divórcio, falecimento ou saída definitiva do proprietário do país - de imóveis entre pessoas naturais cubanas com domicílio no país e estrangeiros residentes permanentes na ilha", informa o "Granma".
A nova lei entra em vigor a partir do dia 10 de novembro.
O mercados imobiliário e automotivo estavam sob forte restrição havia quase 50 anos, o que dificultava a vida cotidiana da população.
Em outubro o governo pôs em prática medidas de flexibilização para compra e venda de veículos. Muitos cubanos realizavam as suas operações de modo ilegal e sem direito a transferir legalmente a propriedade.
No entanto, a resolução citada pelo "Granma" mantém a decisão de permitir a posse de apenas uma moradia por pessoa na ilha como residência permanente "e outra em zonas de descanso ou veraneio".
O governo estabeleceu também que os cubanos que abandonem definitivamente o país poderão transferir suas casas a parentes até o quarto grau de consanguinidade, algo que antes não era possível, já que as propriedades tinham de ser deixadas para o Estado.
Com a autorização para a compra e venda de imóveis o governo pretende estimular a construção civil, frear a corrupção no setor e atrair investimentos, além de reduzir o déficit de cerca de 600 mil habitações no país, segundo dados oficiais.

Casal milionário é preso após sexo em banheiro com outro homem


Um casal milionário britânico foi detido depois de supostamente ter sido flagrado em um ato sexual com outro homem em um banheiro de uma boate. Chris e Mary Gorman, que têm uma fortuna de mais de 45 milhões de libras (mais de R$ 124 milhões), foram presos em clube de Orlando, na Flórida (EUA), segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mirror".
Casal britânico foi detido após suposto ato sexual em banheiro. (Foto: Reprodução/Daily Mirror)Casal britânico foi detido após suposto ato sexual em banheiro. (Foto: Reprodução/Daily Mirror)
A mulher também foi acusada de posse de cocaína e de ter atacado um policial durante o incidente. Ela pode ser condenada a até cinco anos de cadeia. Seu marido foi detido ao tentar impedir que os agentes a prendessem. O casal deixou a cadeia após pagar uma fiança de cerca de 1.300 libras.
O casal nega as acusações. O outro homem envolvido no suposto ato sexual foi libertado sem acusações durante o incidente ocorrido no mês de agosto. Segundo a imprensa inglesa, Mary teria feito sexo oral no outro homem enquanto seu marido assistia à cena.
Chris e Mary Gorman em fotos tiradas após prisão. (Foto: Reprodução/polícia)Chris e Mary Gorman em fotos tiradas após prisão. (Foto: Reprodução/Polícia)

Garota faz vídeo com centenas de fotos de si mesma tiradas em 4,5 anos


Uma jovem virou sensação no YouTube após publicar um vídeo que mostra fotos de si mesma de todos os dias durante os últimos anos quatro e meio. O vídeo, que já foi visto por mais de 3,4 milhões de pessoas, mostra centenas de imagens tiradas por ela entre 29 de setembro de 2006 e 12 de maio de 2011, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Vídeo mostra os diferentes looks usados pela jovem. (Foto: Reprodução/YouTube)Vídeo mostra os diferentes looks usados pela jovem. (Foto: Reprodução/YouTube)

Pacientes de câncer no SUS em SP comentam tratamento de Lula


A divulgação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor na laringe e começou poucos dias depois o tratamento no hospital particular Sírio-Libanês, em São Paulo, fez com que muitos críticos o atacassem, sugerindo que deveria usar o atendimento público de saúde, o SUS. Em redes sociais como o Facebook e o Twitter, o tema gerou discussões e forte polêmica e questionamentos sobre a qualidade do serviço público. O assunto chegou a se tornar um dos mais populares no Twitter.
Para pacientes com câncer que recebem tratamento pelo SUS no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), o debate não faz tanto sentido, e Lula poderia, sim, receber tratamento no hospital, que é referência nacional em oncologia.
G1 visitou nesta terça-feira (1º) o Icesp e conversou com médicos, enfermeiros e pacientes que fazem tratamento no hospital. Os 12 pacientes ouvidos elogiaram o Icesp, e alguns chegaram até a indicar o tratamento público para o ex-presidente.
"Lula poderia vir aqui sem problemas", disse Valdenor Pereira, que passava por tratamento de acupuntura para aliviar dores. "Se eu fosse milionária, talvez fosse para um hospital particular também, mas o atendimento aqui é muito completo, muito atencioso", disse a paciente Julieta Aparecida, que passa por tratamento de reabilitação. "Eu me sinto muito segura", complementou.
O atendimento ali "é irrepreensível”, segundo Eros Grigolli, paciente de câncer no fígado que fazia quimioterapia. "É o melhor serviço público que já vi. Recomendaria para Lula", disse. O paciente Juscelino dos Santos, também da quimioterapia, tinha opinião parecida. "Aqui é um bom lugar", disse.
Grigolli e Santos concederam entrevista em uma sala para pacientes receberem quimioterapia, onde oito pessoas são tratadas simultaneamente. Em todas as áreas do hospital visitadas peloG1, os pacientes recebiam atendimento em ambientes coletivos, sem tanta privacidade quanto se pode ter em um hospital particular. "A única diferença entre os dois hospitais é que o particular tem tratamento de hotel", disse um funcionário que não quis se identificar.
Para a coordenadora de Oncologia Clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves, caso Lula tivesse optado por ser tratado pelo SUS, "ele teria as mesmas chances" de recuperação que tem no tratamento pelo Sírio-Libanês. "Nossos recursos são comparáveis", disse a médica.
Referência pública
O Icesp foi inaugurado em maio de 2008, após o investimento de R$ 270 milhões em obras e equipamentos, como o maior hospital especializado em câncer da América Latina. Todos os anos, cerca de 14 mil novos pacientes com a doença são tratados no hospital. Em média, 6 mil pessoas recebem atendimento mensalmente no local, que funciona em um prédio com 28 andares.
A equipe de reportagem acompanhou a chegada de pacientes, a passagem por diagnósticos por tomografia, o tratamento com quimioterapia e a reabilitação, onde os doentes fazem fisioterapia e recebem outros cuidados para poderem ter uma vida normal após o câncer.
Segundo Esteves, todo o atendimento oferecido ali é pago pelo SUS, sem custo para os pacientes. "Temos atendimento completo para os principais tipos de câncer, incluindo o de laringe", explicou. Segundo ela, o Icesp oferece atendimento completo, desde o diagnóstico de pacientes indicados a ele pela rede pública.
Segundo a médica, o Icesp realiza pesquisas regulares sobre o câncer e costuma perceber que seus dados relacionados aos resultados nos tratamentos de pacientes são equivalentes ao de hospitais do resto do mundo. A comparação levaria a crer que as chances de cura de um paciente, como o ex-presidente, são as mesmas de outros hospitais.
Ela explicou que não há uma estatística específica de tratamento de câncer de laringe no hospital. Tumores nesta parte do corpo respondem por cerca 2% dos casos de câncer registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que estima um total de 9.320 casos por ano em todo o país.
Durante a visita do G1 ao hospital público, foi possível conversar com pacientes que fazem quimioterapia e reabilitação, mas não havia nenhum recebendo tratamento para câncer na laringe. O hospital oferece tratamento com fonoaudióloga como parte da reabilitação de pacientes que têm perdas na voz por conta de câncer na laringe.
Gastos públicos
O Ministério da Saúde anunciou na segunda-feira (31), mesmo dia em que o ex-presidente se internou para dar início ao tratamento de quimioterapia, que o SUS vai aumentar em 22% os recursos para assistência a pacientes com câncer no país, atingindo R$ 2,2 bilhões no ano.
Segundo o ministério, o aumento deve ampliar e qualificar a assistência aos pacientes do SUS para os tipos mais frequentes de câncer: fígado, mama, linfoma e leucemia aguda. A projeção do governo é de chegar a 27,8 milhões de procedimentos médicos de oncologia no ano, sendo 94 mil cirurgias.
A doutora Esteves, médica no Instituto do câncer de SP, disse não poder afirmar que o tratamento do hospital em que ela trabalha é equivalente ao atendimento público oferecido no resto do Brasil. "O país é muito heterogêneo", disse.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os 26 estados e o Distrito Federal têm pelo menos um hospital habilitado para tratamentos em oncologia. O SUS, diz o governo, conta com 276 serviços especializados em tratamento de câncer, e estima-se que 490 mil novos casos tenham sido registrados no ano passado.
Preconceito e detecção
Durante o anúncio dos gastos do governo com o tratamento de câncer, o ministro Alexandre Padilha alegou ser importante superar o preconceito que existe com a doença. “O câncer tem cura”, disse Padilha.
Para a doutora Esteves, do Icesp, a visibilidade do tumor do ex-presidente Lula pode servir para divulgar melhor os tratamentos que existem contra o câncer e incentivar as pessoas a buscarem a detecção precoce de tumores. "O caso de Lula pode levar mais gente à clínica", disse, mencionando que é importante estar atento aos sintomas desde o princípio – e explicando que não há risco de excesso de pacientes procurarem o hospital sem necessidade.
Segundo o Inca, a detecção precoce do câncer de laringe, com atenção a sintomas (como rouquidão excessiva e dores persistentes na garganta) e comportamentos de risco (como fumar), é importante para garantir um tratamento eficaz contra os tumores.

Mortos em acidente de trem e ônibus escolar chegam a 8 na Argentina


Subiu para oito o número de mortos após o choque entre um trem de carga e um ônibus escolar na província de San Luis, na Argentina, nesta quarta-feira (2). Sete estudantes e uma diretora de uma escola religiosa morreram.
"O acidente deixou sete mortos, sendo um deles uma menina que havia sido encaminhada para a terapia intensiva", disse um porta-voz das autoridades argentinas. Dez pessoas sequem internadas em estado grave.
A garota havia chegado com "uma parada cardiorrespiratória que pôde ser revertida, mas pela gravidade das lesões ela faleceu durante o tratamento", disse Roberto Swartz, diretor do hospital público de San Luis.
O trem arrastou o veículo escolar por mais de 300 metros. No ônibus viajavam 48 pessoas, a maioria meninas da escola particular católica Santa Maria, que se dirigiam para uma atividade religiosa a oeste de Buenos Aires.
Ainda não há detalhes sobre as causas do acidente. A empresa América Latina Logística (ALL), concessionária do serviço ferroviário nessa região, indicou em comunicado que o trem de carga que colidiu contra o ônibus "viajava a 15 km/h no momento do acidente e seguia com a luz da cabeceira acesa".
Sete estudantes e diretora morreram em acidente na Argentina (Foto: AFP)Sete estudantes e diretora morreram em acidente na Argentina (Foto: AFP)
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse.

USP pedirá reintegração de posse de prédio da reitoria, diz assessoria


A  reitoria Universidade de São Paulo (USP) pedirá na Justiça a reintegração de posse do prédio da administração da universidade,ocupado por estudantes desde a noite de terça-feira (1º), informou a assessoria de imprensa da instituição.
A decisão foi tomada após uma reunião com membros da reitoria na noite desta quarta (2). O pedido deverá ser feito à Justiça nesta quinta (3). A assessoria da USP informou que "o gestor público tem obrigação de pedir a reintegração de posse do imóvel invadido".
Os estudantes pedem o fim de um convênio com a Polícia Militar para o patrulhamento do campus. O convênio foi firmado em setembro após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, ocorrida na noite de 18 de maio.
O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.
O protesto dos universitários começou quando três alunos foram flagrados por policiais com maconha. Alunos protestaram contra a prisão em frente a um dos prédios da Faculdade de Filosofia, História e Geografia e houve confronto com a polícia.

Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 2,9 bilhões no 3º trimestre


Banco do Brasil anunciou na manhã desta quinta-feira (3) ter registrado lucro líquido de R$ 2,9 bilhões no terceiro trimestre. No mesmo período de 2010, foi verificado lucro líquido de R$ 2,625 bilhões.
No ano, até setembro, a instituição registrou lucro líquido de R$ 9,154 bilhões - 18,9% acima verificado no mesmo período de 2010.
O resultado recorrente foi de R$ 8,7 bilhões de janeiro a setembro, segundo o banco.
A carteira de crédito em conceito ampliado, que inclui garantias prestadas e os títulos e valores mobiliários privados, chegou a R$ 441,6 bilhões em setembro, alta de 21% em 12 meses.
O Banco do Brasil somou R$ 949,8 bilhões em ativos totais, crescimento de 19,2% frente a um ano antes.

Gêmeos siameses de MG fazem tratamento para passar por cirurgia


Os gêmeos siameses Ruan Pablo e Ryan Pedro têm quatro meses de idade e estão unidos pelo abdômen. Eles passam por tratamento para fazer uma cirurgia de separação em São Paulo, mas, enquanto isso, recebem toda atenção e carinho dos pais em Santos Dumont, na Região da Zona da Mata, em Minas Gerais.
A mãe deles, a balconista Elaine de Almeida, recebeu a notícia na primeira ultrassom, logo no começo da gravidez. A maternidade, para ela, seria um desafio que apenas uma em cada 100 mil famílias passa.
 A família precisa viajar até São Paulo para fazer exames de rotina. Acompanhamento que custa caro, mas tem a ajuda de familiares e amigos. Elaine contou que foi preciso adaptar à nova rotina.
A cirurgia nos bebês só pode ser feita a partir dos seis meses de idade. Enquanto isso, a família busca conhecer mais sobre o caso que é considerado raro na medicina.
A operação para a separação dos bebês é custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e como eles têm os órgãos já separados, o caso é encarado como tranquilo pelos médicos.
A formação de gêmeos siameses acontece quando a divisão do óvulo fecundado no útero não é completa.

MEC apresenta nesta quinta recurso contra anulação de questões do Enem

O ministro da Educação, Fernando Haddad, viaja nesta quinta-feira (3) para o Recife, onde terá no final da tarde uma audiência com o desembargador Luiz Alberto Gurgel do Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF-5).

Haddad vai apresentar o recurso do Ministério da Educação preparado pela Advocacia Geral da União (AGU) contra a decisão da Justiça Federal do Ceará que ordenou o cancelamento de 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois que foi constatada que um colégio de Fortaleza antecipou perguntas que cairiam na prova em uma apostila distribuída para estudantes.
O MEC vai defender a tese de que o problema foi pontual e vai argumentar que a melhor solução seria ou o cancelamento do Enem dos 639 alunos do Colégio Christus, obrigando-os a fazer novamente o exame no final do mês, ou o cancelamento das 13 questões somente para estes estudantes da escola.
Para o governo, a anulação das 13 questões de um total de 180 contidas no Enem prejudicará a maioria dos estudantes que fizeram a prova.
Aluno afirma que apostilas com questões semelhantes foram entregues pelo colégio (Foto: Diana Vasconcelos/G1 Ceará)Aluno mostrou na internet apostilas com questões
semelhantes ao Enem entregues pelo Christus
(Foto: Diana Vasconcelos/G1 Ceará)
Entenda o caso
A antecipação de questões foi revelada em 26 de outubro, três dias após o Enem, quando um aluno do colégio cearense publicou, em seu perfil no Facebook, fotos de quatro apostilas distribuídas por um professor.
Em nota, a direção do colégio afirmou que as questões constam em um banco de dados de perguntas que a escola recebe de professores, alunos e ex-alunos para promover simulados para o Enem. O colégio diz ainda que, “como há o pré-teste de questões utilizadas no Enem, existe a possibilidade de que essas questões caiam no domínio público antes da realização oficial do exame, as quais eventualmente podem compor o banco de dados de professores e de outros profissionais da área de educação”.
O MEC constatou que a escola distribuiu os cadernos nas semanas anteriores ao exame com questões iguais e uma similar às que caíram nas provas realizadas no sábado (22) e domingo (23) e, no próprio dia 26, cancelou as provas feitas pelos 639 alunos do colégio.
Na época, o ministério deu aos candidatos do Christus a oportunidade de refazer o Enem em 28 e 29 de novembro, dias nos quais o exame será aplicado para pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
Mas insistiu que o problema não afetou os demais estudantes do Brasil e, portanto, não havia a necessidade de anular as questões.
O Ministério Público Federal do Ceará, porém, entrou com uma ação judicial para anular o Enem 2011 para todo o país, ou pelo menos das 14 questões antecipadas. O procurador da República Oscar Costa Filho, responsável pela ação, defendeu que a anulação parcial ou total em todo o Brasil são as únicas formas de manter a isonomia do Enem em território nacional.
O juiz federal Luís Praxedes Vieira analisou o caso na segunda (31) e ouviu a defesa do MEC, apresentada pela presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman. A Justiça optou por não cancelar a edição deste ano do Enem, mas anulou, para todos os mais de 4 milhões de estudantes que fizeram as provas, 13 questões.
Minas Gerais
Outro episódio de questões do Enem 2011 antecipadas aconteceu em Minas Gerais. Um colégio de Belo Horizonte aplicou em setembro um simulado com questão semelhante à do exame realizado nos dias 22 e 23 de outubro.
O exercício pediu aos estudantes que analisassem quatro medidores de energia. Os relógios de luz estão dispostos de maneira idêntica nos dois exercícios, assim como a posição dos ponteiros. Os valores apresentados nos enunciados e nas alternativas de resposta também são semelhantes. A assessoria do Ministério da Educação (MEC) negou nesta sexta-feira (28) um possível vazamento de informações para a escola mineira.

China 'corta' investimentos no Brasil em 2011


A  China colocou o "pé no freio" neste ano em seus investimentos no Brasil. De acordo com dados do Banco Central, de janeiro a setembro de 2011, os asiáticos fizeram investimentos diretos de US$ 333 milhões no país, montante 25% abaixo do registrado no mesmo período de 2010, quando entraram no Brasil US$ 444 milhões.
O protagonismo econômico chinês é acompanhado com atenção pelos líderes mundiais. Na quarta-feira (2), o presidente da China, Hu Jintao, e a presidente Dilma Rousseff participaram de um encontro bilateral. Os líderes estão em Cannes (França) para a 6ª Cúpula do G20.
A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil, à frente dos Estados Unidos. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as trocas com os chineses chegaram a US$ 56 bilhões em 2010.
No ano, até setembro, considerando todos os países, o Brasil registrou o ingresso de US$ US$ 50,5 bilhões em investimento estrangeiro direto, contra US$ 22,557 bilhões no ano anterior.
Entre os motivos apontados por especialistas para a diminuição do volume investido pela China neste ano estão as medidas protecionistas que vêm sendo adotadas pelo governo brasileiro - como as tarifas sobre a importação de calçados chineses, para proteger os fabricantes locais - e o agravamento da crise europeia, que faz os investidor reavaliar seus planos de negócios.
“Houve realmente diminuição [dos investimentos]. O Brasil tem a sensação de que alguns setores estão sendo invadidos pelos chineses e impõe barreiras [a alta do IPI para carros estrangeiros foi a medida mais recente]. Diante disso, nenhum investidor se sente seguro e confiante em trazer tanto dinheiro para um terreno hostil. Por isso, em alguns casos, acaba revendo onde e no que vai investir. Mas posso dizer que a China continua apostando e enxergando o Brasil como uma grande oportunidade”, disse Tang Wei, diretor-geral da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE).

A política de desvalorização cambial que vinha sendo adotada pela China deu lugar a uma recente valorização do iuan frente ao dólar, contribuindo também para a distribuição dos investimentos chineses, segundo o professor de Economia e Finanças da Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan.
sany (Foto: Darlan Alvarenga/G1)A fábrica de máquinas Sany está instalada em São José dos Campos (Foto: Darlan Alvarenga/G1)
“Não existe uma única causa. Às vezes é algo pontual, mas o fenômeno ‘taxa de câmbio’ pode ser considerado. Os chineses são exportadores e precisam jogar dinheiro para fora. Mas, com o processo de valorização, não há essa necessidade e o dinheiro permanece no próprio país.” Com a valorização do iuan frente ao dólar, os produtos importados acabam ficando mais baratos, contribuindo, assim, para a redução da inflação no país. Em julho, a inflação na China alcançou 6,5%, na maior alta de preços em 37 meses.

O professor de Direito e Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) Marcus Vínícius de Freitas também disse acreditar que exista certa resistência no Brasil quanto aos investimentos chineses.

“A adoção de restrições à compra de terras, por exemplo, pode ter servido como um fator de diminuição do interesse chinês em expandir seus investimentos no Brasil. Também a ausência de regras definidas e um marco regulatório estável, em que as regras do jogo estejam claras, podem também refletir um desinteresse em aprofundar o relacionamento entre ambos os países. Essa instabilidade de regras gera insegurança nos investimentos", disse.
Há pouco mais de um ano, o governo decidiu regulamentar a aquisição de terras por empresas controladas por capital estrangeiro. Um parecer da Consultoria-Geral da União (CGU) limitou a venda de terras brasileiras a estrangeiros ou empresas brasileiras controladas por estrangeiros a no máximo cinco mil hectares.

Em 2011, os asiáticos trouxeram dinheiro para investir nos setores de máquinas, de automóveis, petróleo e, em menor intensidade, de mineração, de acordo com Tang Wei, da Câmara Brasil China. Neste ano, os asiáticos anunciaram que duas montadoras - Chery e Jac - e uma indústria de tablets, a Foxconn, serão instaladas no Brasil.
Segundo Maurício Santoro, professor de Relações Exteriores da Fundação Getulio Vargas (FGV), é de interesse do governo brasileiro contar com investimentos no setor produtivo, nas áreas de tecnologia e de automóveis. “Há preocupação do governo Dilma de que os investimentos da China dêem um salto de qualidade, não só de quantidade.” No ano passado, a maioria dos investimentos foi concentrada no setor primário.
Conforme afirmou Wei, a atenção dos chineses também está direcionada para o setor de serviços. Quatro dos principais bancos chineses estão em fase de estudo ou de implantação dos projetos no Brasil, à espera das autorizações legais para iniciar as atividades.
“Há que se ressaltar que os investimentos chineses obedecem sempre à logica de atender às necessidades econômicas daquele país, e não necessariamente investir em setores que aumentem a capacidade exportadora do Brasil”, ponderou Freitas.
Apesar de a entrada de investimentos ter diminuído em relação ao ano passado, as perspectivas de Tang Wei são otimistas. Ainda que faltem apenas pouco mais de dois meses para o ano terminar, o diretor-geral da Câmara Brasil-China disse que a China não deverá fechar 2011 com volume de investimentos menor do que o verificado em 2010.
Já para o economista Luis Antonio Paulino, diretor titular do Instituto Confúcio e professor da Universidade Paulista (Unesp), é possível que os investimentos de 2011 não cheguem ao volume do observado no ano anterior. “Talvez esse resultado seja apenas por uma questão circunstancial. De qualquer forma, em 2010, houve muitos investimentos, e esse ano pode não repetir o mesmo montante.”
Caminho aberto para EspanhaEnquanto a China diminuiu seus investimentos no Brasil, a Espanha multiplicou o valor investido, passando de US$ 156 milhões de janeiro a setembro de 2010 para US$ 8 bilhões no mesmo período deste ano, aumento de 5.030%.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério de Indústria, Turismo e Comércio da Espanha, o país realocou boa parte dos seus investimentos estrangeiros, reduzindo em algumas regiões e aumentando em outras. Os maiores destaques foram Brasil e Polônia.

“Isso pode ser motivado por uma maior confiabilidade nos ativos brasileiros, recursos de brasileiros retornando ao Brasil ou a consolidação de investimentos estrangeiros via Espanha para utilização de benefícios tributários, não tidos com outros países”, disse Marcus Vinícius de Freitas.
Apesar da crise que atinge a Europa, há empresas saudáveis, com folga de caixa, que veem não só o Brasil, mas a América Latina, como uma saída. “Ainda que haja agravamento da crise, eles [espanhóis] continuarão aqui. Vão continuar investindo no Brasil, a uma taxa menor, pode ser, mas continuarão aqui. O Santander Brasil, por exemplo, é um braço importante do Santander”, citou o professor de Economia e Finanças da Fundação Dom Cabral, Rodrigo Zeidan.

Nesses próximos anos, o país deverá passar por uma terceira grande onda de investimentos espanhol, a exemplo, do que ocorreu na década de 1990, segundo o professor da FGV, Maurício Santoro. “A primeira leva foi de privatizações. A segunda chegou em 2000 nos setores de prestação de serviços, construção de rodovias...já pegando esse momento de crescimento pelo qual a economia brasileira começou a passar”, disse Santoro.

A partir de agora, os investimentos que deverão ingressar no país deverão ser alocados nos eventos esportivos e no pré-sal, de acordo com o professor. “A Espanha sofreu uma bolha imobiliária, e as construtoras veem o Brasil como uma alternativa... A Espanha aposta no mercado interno brasileiro, usando o país como uma plataforma de exportação da América do Sul.”
Primo rico
Conforme aponta o levantamento de ingressos de investimentos estrangeiros diretos do Banco Central, os Estados Unidos aparecem como o segundo país que mais investiu no Brasil neste ano, até o mês de setembro, atrás apenas dos Países Baixos, considerados paraísos fiscais e, portanto, locais de "passagem" de recursos de outros países. No período, os norte-americanos injetaram US$ 8,57 bilhões, contra US$ 4,89 bilhões no mesmo período do ano passado, um crescimento de 75,1%.
O foco dos EUA está tanto no setor automotivo como em outros como o de infraestrutura, principalmente com a proximidade da Copa em 2014 e das Olimpíadas, em 2016, de acordo com informações da Câmara Americana de Comércio (Amcham).



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...