sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Campanha contra a raiva pretende imunizar 590 mil cães e gatos na PB


A Secretaria de Saúde da Paraíba espera vacinar cerca de 590 mil cães e gatos em todo o estado no dia 26 de novembro, durante a campanha de combate à raiva. As doses da vacina antirrábica foram enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pela secretaria aos 223 municípios paraibanos. De acordo com o chefe do Núcleo de Zoonoses, Francisco Assis, as vacinas não têm contraindicação e podem ser aplicadas em animais a partir de três meses de idade. As aplicações têm validade de um ano.
Segundo ele, a importância da população imunuzar seus animais está no risco da raiva ser transmitida para seres humanos. Na Paraíba, segudo o Ministério da Saúde, foram registradas 13 mortes em decorrência da raiva humana entre os anos de 1990 e 2011.
No total, a expectativa é imunizar 190 mil gatos e 400 mil cachorros no estado. A Paraíba recebeu as doses com prioridade por ser um dos 11 estados do país que apresentam o maior risco epidemiológico da doença.
Veja abaixo os destaques em cada cidade:
Lagoa Seca
No município de Lagoa Seca, localizado na região metropolitana de Campina Grande, na região Agreste, a coordenação de imunização começa a campanha na segunda-feira (21). A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município é de 5.284 animais de estimação imunizados. Para isso, a secretaria municipal de Saúde fará visitas à zona rural e a vários bairros da cidade durante toda a semana. No dia 26, o único local de vacinação em funcionamento será o Posto de Saúde Manuel Jácome.
Campina GrandeA campanha começou no dia 8 de novembro na zona rural do município e prossegue por cerca de um mês. No Dia D, estarão em funcionamento 80 postos de vacinação. De acordo com a Prefeitura, a vacina também pode ser aplicada independente da campanha de segunda a sexta-feira no horário da manhã, no Centro de Zoonoses, localizado no bairro de Bodocongó. A previsão é de que sejam imunizados 41.614 cães e 20.160 gatos, em um total de 61.774. A meta da campanha é de alcançar 80% desta quantia.
Guarabira
A cidade localizada no Brejo vai promover o Dia D na sexta-feira (25), das 8h às 17h nas
unidades de saúde do município.
Patos
Em Patos, a campanha preventiva deve alcançar 35 mil animais. A 6ª Gerência Regional de Saúde pediu empenho dos 24 municípios sob sua jurisdição no Sertão paraibano para que a meta de 80% seja cumprida. No ano passado, a média imunizada ficou em 72,5%.

PM encontra celulares, drogas e facas em presídio de Cajazeiras, PB


O 6º Batalhão da Polícia Militar apreendeu celulares, drogas e facas de fabricação artesanal durante uma operação pente-fino ocorrida na quinta-feira (17) no Presídio Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. A operação durou cerca de três horas.
O sargento Flávio Nunes informou que, no total, foram apreendidos 26 celulares, 70 papelotes de maconha, 48 pedras de crack e oito facas de fabricação artesanal. A polícia ainda encontrou nas celas 27 chips de diversas operadoras de telefonia, 15 carregadores de celulares, 14 fones de ouvido e cinco cachimbos para o uso de crack.
De acordo com o sargento, as 16 celas ativadas do presídio abrigam 135 detentos. No total, o presídio conta com 39 celas. Conforme o 6º BPM, cerca de 80 policiais militares participaram da operação. Todo o material apreendido foi entregue à direção do Presídio Regional de Cajazeiras.

Operação apreende carros de luxo usados em 'rachas' em João Pessoa


Uma operação comandada pela Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na madrugada desta sexta-feira (18), cinco carros de luxo. Segundo a polícia, eles foram usados em 'rachas' em João Pessoa. Os proprietários não foram presos, mas tiveram as carteiras de habilitação suspensas por decisão da Justiça. A ação da PRF foi realizada em conjunto com a Polícia Civil, o Departamento Estadual de Trânsito e o Ministério Público da Paraíba. As apreensões foram feitas em três bairros nobres da capital: Cabo Branco, Manaíra e Jardim Luna.
Até as 8h (horário local), foram apreendidos um Chevrolet Camaro Transformers, três Honda Civic Si e um Volkswagen Gol customizado, cujo motor é avaliado em R$ 50 mil.
De acordo com a inspetora Keila Melo, do núcleo de comunicação social da PRF, a operação 'Velocidade Limitada' teve início às 4h e foi desencadeada após denúncias. Os envolvidos foram localizados com a ajuda de vídeos postados na internet. Segundo ela, os próprios suspeitos filmavam os 'rachas' e colocavam os vídeos no site Youtube.
Carro foi apreendido em bairro nobre da capital (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)Carro foi apreendido em bairro nobre da capital
(Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
“Conseguimos chegar aos donos dos veículos base nessas imagens e nas denúncias. Eles promoviam essas corridas independente da hora do dia. Em algumas imagens, podemos ver que os rachas aconteciam até pela manhã”, disse.
Ela afirmou que os rachas estavam sendo praticados nas rodovias federais que cortam a Paraíba e também na área urbana de João Pessoa. “Em um dos vídeos colocados na internet ,é registrado um racha no bairro de Cabo Branco”, completou a inspetora.
A PRF informou que, além de ter a habilitação suspensa, os motoristas envolvidos ainda podem ser punidos pela Justiça. Segundo Keila Melo, a 'Velocidade Limitada' é uma operação pioneira no país. Ela acrescentou que outras pessoas ainda estão sendo investigadas por suspeita de ter participação nos rachas.
Os detalhes dos resultados da operação serão apresentados à imprensa em uma entrevista coletiva marcada para acontecer às 10h (horário local) na sede do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual.

Ladrão pega 6 anos de cadeia por roubar coleção de Super-Homem


O norte-americano Gerry Armbruster, de 37 anos, foi condenado na terça-feira (15) a seis anos de cadeia em Granite City, no estado de Illinois (EUA), acusado de roubar em agosto itens de uma coleção do personagem Super-Homem que pertencia a Mike Meyer.
Gerry Armbruster (foto pequena) pegou 6 anos de cadeia por roubar coleção do Super-Homem. (Foto: Granite City Police Department/AP)Gerry Armbruster (foto pequena) pegou 6 anos de cadeia por roubar coleção do Super-Homem. (Foto: Granite City Police Department/AP)
Meyer havia se dedicado por décadas para montar sua coleção do "Homem de Aço". Sensibilizadas com sua história, pessoas ao redor do mundo ajudaram Meyers a reconstituir sua coleção com itens que vão desde quadrinhos até objetos autografados.

Dúvidas sobre como ter seu próprio negócio? Mande perguntas para o G1


Você tem dúvidas sobre como abrir e manter seu próprio negócio?  Empresários que já passaram com sucesso pela experiência vão responder questões enviadas por leitores do G1, como parte das atividades da Semana Global do Empreendedorismo.
Envie sua pergunta pela seção de comentários, no fim desta reportagem.
G1 vai selecionar algumas das questões enviadas nos comentários desta reportagem, e elas serão respondidas pelos empresários Rodrigo Azevedo, criador do Comunique-se; Ismael Akiyama, da companhia de identificação civil e criminal Akyama;  Arnaldo Goldemberg, fundador da empresa de tecnologia LAN Designers; e Helio Katanosaka, da empresa de TI Tech4b.
As respostas serão publicadas em reportagem na segunda-feira (21).

Ex-comandante do 7º BPM diz que desconhecia plano para matar juíza


tenente-coronel Cláudio Oliveira, que comandava o 7º BPM (São Gonçalo) na época em que a juíza Patrícia Acioli foi morta, afirmou em depoimento à Justiça nesta sexta-feira (18) que desconhecia a intenção de policiais assassinarem a magistrada. Oliveira é apontado pela polícia como o mandante do crime.
Patrícia Acioli foi morta com 21 tiros em agosto, quando chegava em casa, em Niterói.

“Nunca percebi a intenção do Benitez em matar a juíza. Se tivesse percebido teria tomado providencias”, disse, referindo-se ao tenente Daniel Benitez, acusado de atirar em Patrícia. “Eu não tinha contato com Benitez, ele só era mais um oficial do batalhão”, contou.

Durante o 5º dia de julgamento no Tribubal do Júri, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o tenente-coronel disse que mantinha apenas contato profissional com Patrícia Acioli. "Os contatos eram profissionais quando necessários. Eu procurei ela no episódio do processo de um major e a doutora Patrícia me recebeu com hospitalidade”, afirmou.

Oliveira contou ainda como foi seu primeiro encontro com a juíza. “Eu estava de serviço no estádio do Maracanã, em 1989, quando aconteceu uma briga na arquibancada. Com a chegada de policiais no local, alguns agentes se envolveram neste conflito. A atitude que tomei foi conduzir todos para a delegacia. Uma das partes conduzidas foi a Patrícia. Tempos depois eu soube que ela promoveu uma ação por abuso de autoridade contra mim”, contou.

Segurança da juíza
O acusado disse ainda que sabia que a segurança da juíza era feita pelo policial militar Marcelo Poubel, que também era marido da magistrada, e por outro agente.

“Quando cheguei ao 7º BPM, logo em seguida, tivemos aqueles problemas no Rio, em que traficantes atearam fogo em carros e ônibus. Por isso, entramos em prontidão e recuperamos todo efetivo disponível. Nessa ocasião, os dois policiais que faziam a escolta dela foram recuperados. Mas logo depois, ela (Patrícia Acioli) me pediu que liberassem eles e eu atendi a solicitação dela. Eles voltaram a fazer a escolta dias depois”, disse.

Ainda nesta sexta devem ser ouvidos outros envolvidos na morte da juíza.
PM diz que foi forçado a assinar delação premiada
Na quinta (17), o policial militar Jefferson Araújo, acusado de envolvimento na morte da juíza, disse ao juiz que foi forçado por policiais da Divisão de Homicídios (DH) a assinar um depoimento já pronto, que apontava o tenente-coronel Cláudio Oliveira como mandante do crime. O policial foi um dos beneficiados pela delação premiada, em que se pode reduzir a pena em troca de informações à polícia.
“Eu estava na DAS (Delegacia Antissequestro), encarcerado. Tive várias visitas do comissário (da Divisão de Homicídios). Ele me disse que, se eu não aceitasse fazer a deleção, iria para Bangu 1(Complexo Penitenciário da Zona Oeste do Rio). Depois, ele mostrou um documento já assinado, que me mandava para o Presídio de Catanduvas (Paraná), caso eu não aceitasse fazer a delação nos moldes do que ele estava me propondo. Eu só pensei na minha família.”, acrescentou o PM.

G1 solicitou uma resposta à acusação do PM para a Polícia Civil do Rio. Mas a assessoria de imprensa informou que, como não teve acesso ao depoimento do policial, não iria se pronunciar sobre o caso. 
Relembre o casoA juíza Patrícia Acioli foi morta no dia 11 de agosto, com 21 tiros, quando chegava em sua casa, em Niterói, na Região Metropolitana doRio de Janeiro. A juíza tinha um histórico de condenações contra criminosos que atuavam em São Gonçalo. Entrem os alvos investigados por ela, estavam quadrilhas que agem na adulteração de combustíveis e no transporte alternativo, entre outros crimes.
Investigações apontam que a ordem para o crime teria sido do tenente-coronel Cláudio Oliveira, na época comandante do batalhão de São Gonçalo, cidade onde Patrícia atuava como juíza criminal.

Merkel tem encontro com Cameron para discutir soluções para a crise


A chanceler alemã, Angela Merkel, tem encontro nesta sexta-feira (18), em Berlim, com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, para discutir soluções para a crise da dívida soberana na zona do euro.
Chancheler alemã Angela Merkel recebe premiê britânico David Cameron para reunião em Berlim, nesta sexta-feira (18) (Foto: Reuters)Chancheler alemã Angela Merkel recebe premiê britânico David Cameron para reunião em Berlim, nesta sexta-feira (18) (Foto: Reuters)
Os chefes de governo abordarão os principais assuntos nos quais divergem: o papel de Banco Central Europeu (BCE) na crise, a integração econômica da União Europeia (UE) e o imposto para transações financeiras.
O governo alemão, com seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, exigiu há meses a criação de um novo imposto para as transações financeiras na UE.
Para Berlim, a medida diminuiria a especulação e daria mais recursos aos Estados para combater a crise, mas Londres, que não faz parte da zona do euro, acredita que a iniciativa danificaria seu setor bancário.
Além disso, Cameron aposta na possibilidade de permitir que o BCE compre dívida no mercado primário, como no Banco da Inglaterra, Banco Central do Japão ou o Federal Reserve americano, algo que atualmente a autoridade monetária europeia não pode fazer.
Paris, Madri e Londres defendem esta solução para aliviar a pressão sobre os países mais afetados pela crise, mas a chanceler alemã não parece disposta a negociar, já que em seu país o assunto desperta os fantasmas do risco de hiperinflação.
Outro assunto que causou certo atrito entre Berlim e Londres foi a proposta alemã de criar um governo econômico para a UE, algo que desperta os receios do governo conservador de Cameron.
Cameron solicitou formalmente que países como o Reino Unido, que fazem parte da União Europeia, mas não da zona do euro, possam discutir questões relacionadas com a moeda única, já que afetam diretamente seus interesses.
Por último, o encontro entre Merkel e seu colega britânico tentará diminuir as asperezas que surgiram entre ele e os líderes da zona do euro, pelas acusações de Cameron de que a falta de determinação política na União Econômica e Monetária (UEM) estava levando obstáculos à economia do Reino Unido.
Antes de se reunir com a chanceler alemã, Cameron realizou uma visita rápida a Bruxelas, onde encontrou separadamente os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, para tratar da situação econômica na UE e na zona do euro.

'Nunca mais sigilo oferecerá guarida ao desrespeito', afirma Dilma


A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta sexta-feira (18) a lei que cria a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação.
A Comissão da Verdade irá apurar violações aos direitos humanos entre 1946 e 1988 - período que inclui a ditadura militar - e terá dois anos para produzir um relatório com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos.
A Lei de Acesso à Informação acaba com o sigilo eterno de documentos públicos e estabelece prazo máximo de 50 anos para que as informações classificadas pelo governo como ultrassecretas sejam mantidas em segredo.
A presidente Dilma discursa em cerimônia de sanção da lei da Comissão da Verdade (Foto: Roberto Stuckert / Presidência)Dilma e ministros na cerimônia de sanção da lei da Comissão da Verdade (Foto: Roberto Stuckert /PR)
A presidente – presa e torturada pela ditadura – disse ser “um grande orgulho sancionar essas duas leis” e que “o silêncio e o esquecimento são sempre uma grande ameaça”.
“Nenhum ato ou documento contra os direitos humanos pode ser colocado sob sigilo de espécie alguma. O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito, aos direitos humanos no Brasil", afirmou.
A presidente classificou como “fundamental" o conhecimento do passado pela população, "principalmente o passado recente, quando muitas pessoas foram presas, torturadas e mortas”.
Dilma foi aplaudida diversas vezes durante a cerimônia, que contou com a presença dos quatro comandantes das Forças Armadas, além de ministros e parlamentares. A presidente falou em “subordinação do Estado aos direitos humanos”.
“Acredito que [...] a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação e da lei que cria e instala a Comissão da Verdade são momentos especiais que ficarão para sempre marcados na histórica do Brasil e colocam nosso país num patamar superior, de subordinação do estado aos direitos humanos”.
Ela disse ainda que a sanção “corresponde plenamente ao nosso compromisso com a transparência de todos os órgãos públicos, garante o acesso a historia do país e reforma o exercício cotidiano na fiscalização do Estado”.
Membros da comissão
Dilma não anunciou nesta sexta os sete membros da comissão. O texto prevê que os integrantes deverão ser "de nacionalidade brasileira, designados pelo Presidente da República, com base em critérios como o da pluralidade, reconhecimento de idoneidade e de conduta ética e por defesa da democracia, da institucionalidade constitucional e dos direitos humanos".
Durante o trabalho, o grupo poderá requisitar informações a órgãos públicos, inclusive sigilosas, convocar testemunhas, realizar audiências públicas e solicitar perícias.
O texto do projeto incorporou mudança incluída na Câmara sob pressão da oposição. Na época, uma emenda apresentada pelo DEM e aprovada pelos deputados vetou a indicação de "quem exerce cargo no Executivo e em partido, quem não tenha condições de atuar com imparcialidade e quem esteja no exercício de cargo em comissão ou função de confiança".
A comissão contará com 14 funcionários, além do suporte técnico, administrativo e financeiro da Casa Civil. A comissão terá ainda de enviar aos órgãos públicos competentes informações que ajudem na localização e identificação de restos mortais de pessoas desaparecidas por perseguição política.

Lei de Acesso à Informação
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que, com a Lei de Acesso à Informação, “a informação será colocada com extrema publicidade e com restrições pequeníssimas” e ressaltou que o tema foi tratado no Congresso Nacional não como uma questão partidária, mas sim de Estado.
Para o ministro, “não é com abuso de poder, castração de pensamento e supressão de pensamento que se controla a paz de um povo e seu desenvolvimento”.

Cardozo afirmou que, “com a verdade, sabemos onde e quando erramos e o que deve ser feito para que os maus exemplos não se repitam”.

“Não há restrições que se admitam. Há sempre luz do sol, há sempre conhecimento para que efetivamente a sociedade brasileira possa ter consciência de absolutamente tudo no que diz respeito a esses direitos fundamentais”, disse.
A proposta que acaba com o sigilo eterno - enviada ao Congresso pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009 - padroniza o acesso a informações públicas no país, obrigando governos federal, estaduais e municipais a atender demandas por dados e documentos assim que requisitados. Documentos relativos a violação dos direitos humanos, inclusive aqueles produzidos durante o regime militar (1964-1988), não poderão ficar sob sigilo.
O texto prevê ainda a criação de uma comissão com membros do Executivo, Legislativo e Judiciário, responsável pela classificação dos documentos em três tipos: reservado (mantidos em segredo por 5 anos), secreto (15 anos) e ultrassecreto (25 anos).
Atualmente, o documento ultrassecreto fica guardado por 30 anos, mas esse prazo pode ser prorrogado sucessivamente. Com a nova lei, os o prazo de 25 anos poderá ser prorrogado apenas uma vez. A contagem do prazo começa a partir da produção do documento.

Polícia prende jovem que foi flagrado comemorando furto em elevador


Foi preso na tarde de quinta-feira (17), em Curitiba, o rapaz de 21 anos que foi flagrado por câmeras de segurança de um elevador comemorando o furto de um laptop. De acordo com a Polícia Civil, a prisão foi realizada no terminal de ônibus Guadalupe, no centro. Ele foi reconhecido pelos policiais quando tentava embarcar em um ônibus. 
Os policiais informaram também que ele atuava sempre em estabelecimentos comerciais e as imagens divulgadas ajudaram quatro vítimas a reconhecer o suspeito.
Na gravação, o jovem entra no elevador com um laptop na mão e o guarda na bolsa. O suspeito demonstra nervosismo, mas depois não segura a felicidade e vibra muito.
Além do rapaz, outra pessoa que agia com ele também foi presa.

Aniversariante do dia


IPVA 2012 cai em média 3,75% em SP


A tabela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2012 terá valores venais dos veículos com queda média de 3,75% no estado de São Paulo. A queda para carros  foi de 3,34%; para motos, de 5,56%. A diferença é a menor em 3 anos: no ano passado, foi de 7,11%, e, no ano retrasado, de 9,3%. "Nos anos anteriores a queda foi mais acentuada porque a pesquisa sobre os preços de veículos é feita no mês de setembro. Isso reflete a situação econômica do país naquele mês", afirmou o coordenador adjunto da Coordenadoria de Administração Tributária, Edson Takashi Kondo.
As alíquotas no imposto permanecem inalteradas em relação a 2011. Proprietários de veículos a gasolina e os biocombustíveis (flex) recolherão 4% sobre o valor venal. No caso de veículos que utilizarem exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, a alíquota é de 3%. As picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples),ônibus e microonibus e motocicletas recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Para calcular o valor do imposto, faça como no exemplo abaixo:
Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 20.050)
Alíquota: 4%
Cálculo: 20.050 x 0,04 (R$ 802 é o valor que será cobrado no IPVA)
Como fazer o pagamentoOs proprietários de veículos usados que efetuarem o pagamento em cota única no mês de janeiro de 2012 terão desconto de 3%. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro e março.
A Secretaria da Fazenda enviará na segunda quinzena de dezembro cerca de 15 milhões de avisos de vencimento aos proprietários de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito. O aviso é apenas um lembrete - não é boleto e nem guia de pagamento. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da secretaria para obter informações. O proprietário de veículo deve manter atualizado o endereço junto aos órgãos de trânsito.
O pagamento do IPVA pode ser feito na rede bancária autorizada, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários. Também pode ser recolhido pela internet, telefone, débito agendado, auto-atendimento e no guichê de caixa.
Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto. Além disso, fica impedido de licenciar o veículo e sujeito a apreensão.
Os consumidores que utilizaram créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento do IPVA 2012 poderão conferir a redução no aviso de vencimento que será enviado pela Secretaria da Fazenda.

Ambientalistas protestam em frente à sede da Chevron contra vazamento


Ativistas do Greenpeace realizaram na manhã desta sexta-feira (18) protesto em frente à sede da empresa Chevron, no centro do Rio de Janeiro, contra o vazamento de petróleo na região do campo de Frade, na Bacia de Campos.
Os ambientalistas derramaram um líquido negro em frente ao prédio, que simulava o óleo que vaza no mar a partir da fissura aberta acidentalmente no último dia 10.
Eles também estavam com macacões e óculos especiais utilizados por quem trabalha nas plataformas de exploração em alto mar.
Com relação à presença dos ativistas em frente ao escritório da Chevron, a empresa informou que mantém os órgãos governamentais informados sobre as operações feitas na Bacia de Campos e tem como foco principal apenas os trabalhos para conter o vazamento.
Ambientalistas do Greenpeace realizam protesto nesta sexta-feira (18) em frente à sede da Chevron, no Rio de Janeiro (Foto: Wilton Junior/AE)Ambientalistas do Greenpeace realizam protesto nesta sexta-feira (18) em frente à sede da Chevron, no Rio de Janeiro (Foto: Wilton Junior/AE)
Os manifestantes vestiam roupas especiais e derramaram um líquido negro em frente ao prédio da empresa, que simulava um derramamento de óleo (Foto: Wilton Junior/AE)Os manifestantes vestiam roupas especiais e derramaram um líquido negro em frente ao prédio da empresa, que simulava um derramamento de óleo (Foto: Wilton Junior/AE)
Nesta quinta-feira (17) , o Greenpeace disse que o vazamento de óleo causará impacto nos ecossistemas marinhos, mas o dano ambiental só será percebido em médio prazo. Além disso, a organização ambiental cobra maior intensificação nas medidas de segurança na extração de óleo em águas profundas.
Segundo a Chevron, a mancha tem 8 km de extensão por 300 metros de largura. Sem contornos regulares, a estimativa da empresa é de que ela tenha 1,8 km2. O óleo escapa por uma fissura de cerca de 300 metros de extensão, a 1.200 metros de profundidade e a 130 metros do poço de perfuração. A ANP calcula que o vazamento tenha sido equivalente a mil barris, no total.
A Polícia Federal (PF) investiga se a petroleira Chevron perfurou além do que estava planejado na área de Frade. A investigação quer saber se a fenda por onde escapa óleo foi provocada pela abertura do poço.
  •  
Nesta quinta-feira, o Greenpeace afirmou que o impacto do vazamento de óleo na Bacia de Campos será sentido em um período de médio prazo (Foto: Wilton Junior/AE)Nesta quinta-feira, o Greenpeace afirmou que o impacto do vazamento de óleo na Bacia de Campos será o em um período de médio prazo (Foto: Wilton Junior/AE)

Um em cada 12 adolescentes no mundo se machuca de propósito com cortes e queimaduras




Um em cada 12 adolescentes, a maioria meninas, se machucam com cortes e queimaduras, colocando suas vidas em risco e cerca de 10% continuam a se ferir deliberadamente no início da vida adulta, afirma um estudo publicado nesta quinta-feira.
Já que o autoferimento é um dos fatores mais importantes que indicam quem tem tendência ao suicídio, os psiquiatras que conduziram a pesquisa afirmaram que eles esperam que a descoberta proporcione apoio para mais ações e intervenções direcionadas a pessoas em risco.
- Os números de que estamos falando aqui são enormes - disse Keith Hawton, do Centro de Pesquisa em Suicídio da Universidade de Oxford, que divulgou os números em Londres.
George Patton, que liderou o estudo no Centro para a Saúde de Adolescentes no Instituto Murdoch de Pesquisas sobre Crianças em Melbourne, na Austrália, disse que a descoberta revela uma "janela de vulnerabilidade" quando pessoas jovens estão no meio da adolescência e lutando com o controle emocional:
- O ferimento representa uma forma de lidar com essas emoções.
Num relatório sobre seu trabalho publicado na "Lancet", a equipe de Patton também disse que os jovens que se machucam geralmente têm problemas de saúde mental que precisam de tratamento para serem solucionados.
"Por causa da associação entre o autoferimento e o suicídio, o tratamento de desordens mentais comuns durante a adolescência deveria constituir um componente importante na prevenção de suicídio entre jovens adultos", escreveram eles.
O GLobo 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...