quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cão arrastado na Paraíba aguarda adoção em clínica veterinária


Após um bom banho e muito carinho, Lino, o vira-latas arrastado por cerca de 700m em uma rua de João Pessoa, agora recebe cuidados em uma clínica veterinária e aguarda adoção. O animal foi resgatado nesta terça-feira (29) por Michelle Oliveira, que é integrante da Associação de Proteção Animal Amigo Bicho.
Um cinegrafista amador flagrou um homem arrastando o cão por uma rua asfaltada em João Pessoa na segunda-feira (28). O animal estava sendo puxado por uma corda e ainda tinha um saco plástico fechado na cabeça que impedia a respiração. Michelle viu as fotos da agressão no G1 e resolveu ir até o local para cuidar do animal. “Fiquei estarrecida com o que vi e hoje fui até lá para pegá-lo”, disse.
No bairro, uma moradora também ficou sensibilizada com a situação do vira-latas. “Eu vi quando ele veio até a minha porta procurando comida. Então dei ração e água. O bichinho estava muito machucado. Ajudei porque tive pena”, disse Letícia Alves que prestou os primeiros socorros ao cão.
Letícia contou que logo em seguida Michelle apareceu na sua porta procurando pelo cachorro. Com a ajuda de outros moradores o animal foi resgatado e levado até uma clínica veterinária. “Ele estava com medo e acabou tentando morder a gente, mas um morador colocou uma luva e conseguiu pegá-lo”, disse Michelle.
O veterinário Eclenilson José explicou que o animal tomou um banho com antisséptico e também passou por exames. “Foi constatado que o cão está com sarna, várias escoriações que podem ter sido provocadas pela agressão e ainda diversas mordidas de pulgas pelo corpo. Ele está muito assustado e a princípio não tem calazar”, segundo o veterinário. Dentro de dez dias deve sair o resultado do exame que identifica se o animal tem calazar.
Michelle afirmou que quer punição para o homem que foi flagrado arrastando o cão. “Se ele não for preso vai acabar fazendo isso com outros animas ou até pessoas. Existem leis contra maus-tratos”, disse.
De acordo com Michelle, até as 17h (horário local) apenas uma pessoa entrou em contato com a ONG interessada em adotar o cão, que foi batizado por ela com o nome de Lino. As pessoas que quiserem adotar o animal devem entrar em contato pelo telefone (83) 8721-3149.
Michelle trabalha voluntariamente resgatando cães debilitados que ficam nas ruas de João Pessoa. Os integrantes da ONG levam os cachorros para serem tratados em clínicas veterinárias e depois levam para suas casas para os animais serem adotados. “Não tem preço. Eu fico feliz”, disse.
Flagra
Em contato com o G1, o cinegrafista amador que flagrou a ação contra o cão disse que quando rasgou o saco plástico viu o animal desmaiado e tentou ligar para policia. Ele explicou que não era trote, mas nenhum policial esteve no local. Somente após sua abordagem o agressor foi embora deixando o cão para trás.
Um cinegrafista amador flagrou um homem arrastando um cachorro pelo asfalto no bairro de Jaguaribe, na capital. O animal que foi arrastado por aproximadamente setecentos metros amarrado a uma corda e com a cabeça enrolada em um saco de plástico, estava ma (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Lino foi arrastado com um saco na cabeça por cerca de 700m em uma rua de João Pessoa (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)


Polícia realiza operação para retirar agricultores de área privada na PB


A polícia realiza uma operação de reintegração de posse na manhã desta quarta-feira (30) na cidade de Alhandra, Litoral Sul da Paraíba. O objetivo da operação 'Mucatu' é a retirada de índios e pequenos agricultores que estão ocupando a área de uma propriedade particular.

Policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros, saíram durante a madrugada do Centro de Ensino da Polícia Militar e seguiram até a cidade de Alhandra. Por se tratar de uma área de conflito, a imprensa não teve acesso ao local.

Os índios e os pequenos agricultores estão ocupando de três lotes de um terreno que foi comprado para a instalação de uma fábrica de cimento.

Representantes da Comissão Pastoral da Terra foram até o local para tentar um solução pacífica e evitar que haja confronto entre os policiais e as pessoas que estão ocupando a área.

Homem é preso após manter namorada refém por 2h na Paraíba

Um homem foi preso na noite desta terça-feira (29) na cidade de Bayeux, Grande João Pessoa, após manter a namorada como refém por cerca de duas horas. Os policiais chegaram até ele através de uma denúncia anônima no final da tarde dando conta da presença de um homem armado no bairro de São Bento.

De acordo com informações do 1° Batalhão da Polícia Militar, quando os policiais chegaram para verificar as informações, o suspeito entrou em sua casa e passou a ameaçar sua namorada, uma adolescente de 16 anos. Ainda segundo, a polícia ele estava com duas armas e o tempo inteiro as manteve apontada para a cabeça da garota.
 Conforme a polícia, depois de algum tempo de negociação o homem decidiu entregar as armas, e sair da casa, libertando a namorada. Segundo a polícia, ele já havia sido preso duas vezes este mês por porte ilegal de arma.

“Apenas este mês, as guarnições da polícia militar prenderam o suspeito por duas vezes, portando arma de fogo, oportunidade em que foram pagas fianças, sendo solto em seguida”, comentou o major Lucas, que participou da negociação.

O major Lucas disse ainda que o homem também é suspeito de ser autor de vários assaltos na cidade de Bayeux.“Apesar de não ter sido preso em flagrante delito de roubo, o acusado foi reconhecido, quando preso por porte de arma de fogo, por oito vítimas como sendo autor de roubos”, completou.

Anúncio de lingerie em ônibus é banido por ser 'sexy demais'


Um anúncio que mostra uma modelo de lingerie foi banido pelo órgão regulador da publicidade no Reino Unido (ASA) por ser "sexy demais", segundo o jornal inglês "The Sun".
Anúnci foi banido pelo órgão regulador da publicidade no Reino Unido por ser 'sexy demais'. (Foto: Reprodução/The Sun)Anúnci foi banido pelo órgão regulador por ser 'sexy demais'. (Foto: Reprodução/The Sun)
Publicado em ônibus, o anúncio da rede de lojas de departamentos Marks & Spencer mostra uma mulher de lingerie e meias em uma cama com as costas arqueadas e com um braço atrás da cabeça e outro acariciando sua coxa.

Após uma série de queixas de pais, a ASA abriu uma investigação e proibiu a publicidade.

Porco faz sucesso em cidade chinesa ao aprender a andar com duas patas


Um porco que nasceu sem as patas traseiras em uma fazenda em Mengcheng, na província de Anhui, na China, aprendeu a andar apenas com duas patas (veja vídeo). O fazendeiro Ge Xinping afirmou que o animal nasceu em julho e pensou que ele não sobreviveria. No entanto o porco conseguiu se adaptar e ficou famoso na cidade, segundo o jornal inglês "Metro".
Porco aprendeu a andar apenas com as patas dianteiras. (Foto: Reprodução/YouTube)Porco aprendeu a andar apenas com as patas dianteiras. (Foto: Reprodução/YouTube)

Bombeira que resgatou bebê de vaso sanitário diz que sensação foi 'única'


A bombeira Elydja Fernanda Mundim da Fonseca se emociona ao lembrar-se do resgate do bebê que nasceu em um vaso sanitário em Sinop, a 503 quilômetros de Cuiabá, nesta terça-feira (29). Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, uma jovem de 22 anos alegou que não sabia da gestação e, após sentir fortes dores abdominais, teve parto normal no banheiro de uma residência, no bairro Jardim Primaveras.
A jovem estava com nove meses e deu à luz um menino, que pesa 2,7 quilos, segundo informações da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde. Elydja foi um dos soldados acionados para atender a ocorrência e realizar o resgate da mãe e do recém-nascido. Foi ela quem cuidou do bebê enquanto a mãe era atendida pela equipe de resgate e carregou a criança no colo até o Pronto-Atendimento Municipal. “Eu a levei no colo. Foi uma sensação única. Não sei se é porque eu já sou mãe, mas é uma sensação de maternidade”, relatou ao G1, a bombeira que é mãe de uma menina de quatro anos.
O Hospital Santo Antônio, para onde mãe e filho foram encaminhados, também informou que os dois estão internados e passam bem. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quando o resgate chegou à residência, outras pessoas que estavam casa, no momento do parto, retiraram o recém-nascido do vaso sanitário. Elydja Fernanda disse ainda ao G1 que o parto foi concluído pela mãe ainda dentro do banheiro e não contou com a ajuda de outras pessoas.
“A criança foi retirada do vaso sanitário com a placenta e o cordão umbilical. O parto foi completo. Então, antes de levar o bebê ao hospital, realizamos o procedimento de laço no cordão umbilical, para não haver riscos para o bebê, e colocamos oxigênio nele até chegar ao pronto-atendimento”, recordou emocionada.
A bombeira disse ainda que o resgate da criança foi marcante, já que é a primeira vez que participa deste tipo de resgate. “Tivemos que colocar o oxigênio no narizinho dele, por mais que ele estivesse bem. Nós estamos acostumados a atender tragédias, mortes. É uma vida”, finalizou.

Viúva deve depor nesta quarta sobre morte de ganhador da Mega-Sena


O depoimento da cabeleireira Adriana Almeida, viúva de do ganhador da Mega-Sena, o ex-lavrador René Sena, morto em 2007, é aguardado para esta quarta-feira (30), terceiro dia de julgamento dos quatro acusados do assassinato. Adriana é acusada de ser a mandante do crime e chegou por volta das 10h50 ao Fórum de Rio Bonito, na região das Baixadas Litorâneas, onde aconterá a audiência.
A expectativa da juíza Roberta dos Santos Braga Costa, da 2ª Vara de Rio Bonito, é ouvir sete testemunhas, sendo duas de acusação e cinco de defesa. Em seguida, acontecerá o depoimento dos quatro réus, incluindo a viúva Adriana Almeida.
No total, 52 testemunhas serão ouvidas, sendo 33 de defesa e 19 de acusação. O júri é presidido pela juíza Roberta dos Santos Braga Costa. A decisão caberá a um júri popular, formado por cinco homens e duas mulheres.
A promotora Priscilla Naegelle acredita que a sentença será favorável à filha de René Sena, Renata Sena, que trava uma disputa com Adriana pela herança. "Nós temos várias provas, incluindo interceptações telefônicas que apontam a Adriana como mandante do crime", afirmou a promotora.
O assistente de acusação, o advogado Marcus Rangone, contratado pela filha da vítima, disse que após a sentença ser proferida, a filha do milionário pretende se mudar para fora do país. "Está mais do que provado que Adriana tinha interesse na morte do Renê", afirmou o advogado, confiante na condenação da viúva do milionário.
Acusada de ser mandante do crime, Adriana Almeida, viúva de René Sena, chega ao fórum de Rio Bonito nesta quarta (30) (Foto: Tássia Thum/G1)Adriana chega acompanhada do advogado 
(Foto: Tássia Thum/G1)
Alguns dos dez irmãos de René Sena também chegaram ao fórum nesta manhã para acompanhar o terceiro dia de sessão. Eles entraram com uma ação na Justiça para anular o testamento deixado por René que previa a divisão da fortuna apenas entre Renata e Adriana.
De acordo com o advogado contratado pelos irmãos, Sebastião Mendonça, o ex-lavrador tinha feito anteriormente um testamento que dividia a herança entre os irmãos, um sobrinho e a filha de Rene, Renata. "Estima-se que atualmente o patrimônio deixado pelo Rene seja de R$ 60 milhões entre fazendas, coberturas e imóveis de luxo. Além do mais, cerca de R$ 44 milhões em aplicações financeiras estão bloqueados pela Justiça", disse Mendonça.
Duas testemunhas ouvidas na terça
Na tarde de terça-feira (29), duas testemunhas foram ouvidas - o ex-administrador da fazenda onde morava René Senna e o ex-amante de Adriana.
O ex-administrador da fazenda disse que trabalhou apenas um mês para René Sena. Ele contou que acompanhou a chegada dos funcionários, que teriam sido contratados por Adriana para fazer a segurança do milionário. O homem disse ainda que a vítima era manipulada pela mulher.
Em seguida, prestou depoimento o motorista de van, que na época do crime era amante de Adriana Almeida. Ele contou que a cabelereira comprou um apartamento em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, enquanto René era vivo. Segundo o motorista, Adriana prometia que o levaria para morar com ela no imóvel. O homem também relatou à Justiça que ouvia comentários sobre constantes brigas entre Adriana e René Sena.
Atraso
O primeiro dia de julgamento começou com seis horas de atraso. A viúva do milionáriochegou ao fórum pouco antes do início da sessão. Durante o julgamento, ela chegou a chorar e os réus foram advertidos pela juíza porque conversavam entre si. No primeiro dia foram ouvidas seis testemunhas, entre elas Renata Sena, filha da vítima. A previsão é de que a Justiça leve em torno de três dias para ouvir as testemunhas e anunciar a sentença.
Os ex-seguranças da vítima - o ex-policial militar Anderson Silva de Sousa e o funcionário público Ednei Gonçalves Pereira - já foram condenados a 18 anos de reclusão, cada um, pelo assassinato de René Senna e pelo crime de furto qualificado. O julgamento dos dois foi em julho de 2009, segundo o TJ.
Prêmio de R$ 52 milhões em 2005Ex-lavrador, René Senna, ficou milionário em 2005, ao ganhar R$ 52 milhões no prêmio da Mega-Sena. Diabético, ele tinha perdido as duas pernas por causa de complicações da doença, e levava uma vida simples em Rio Bonito. Com o dinheiro, comprou casa para os irmãos, um quadriciclo para circular e uma fazenda na cidade, onde mantinha centenas de cabeças de gado. Com medo de sequestro, ele havia contratado seguranças. Apesar de ter enriquecido, René mantinha hábitos simples, como o de beber com amigos num bar próximo de sua fazenda.
Em 2006, começou a namorar a cabeleireira 25 anos mais nova que ele. Ela abandonou o emprego e foi morar com ele na fazenda, junto com dois filhos do primeiro casamento. Segundo parentes do milionário, ela passou a usar roupas caras e a circular num Mercedes-Benz, acompanhada de seguranças.
René Senna foi morto a tiros na manhã de 7 de janeiro de 2007, no Bar do Penco, perto de sua propriedade, por dois homens encapuzados, que estavam numa moto. Ele estava sem os seguranças. No dia do enterro, começaram as primeiras supeitas da família do ex-lavrador contra a viúva, que tinha passado o réveillon com um amante em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio.

'Não quero vingança, mas justiça', diz coreógrafo sobre morte de filho


Em entrevista à apresentadora Ana Maria Braga, no programa "Mais Você", na manhã desta terça-feira (30), o coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus disse que não quer vingança mas justiça para os responsáveis pela morte de seu filho Carlos Eduardo Mendes de Jesus, o músico Dudu.
Dudu foi morto com oito tiros no dia 19, quando saía de um bar em Realengo, na Zona Oeste do Rio. Segundo a polícia, Dudu foi alvejado por oito tiros, que teriam sido disparados por dois homens em uma motocicleta. Após o assassinato, os suspeitos fugiram.
"Tenho certeza que vou conhecer essa pessoa ou essas pessoas e vou saber porque fizeram isso com meu filho. Eles vão ter o que o destino e a Justiça reservam a eles", disse muito emocionado.
Carlinhos de Jesus agradeceu os esforços da polícia na elucidação do crime e disse que confia muito no Disque -Denúncia, para ele, uma grande arma do povo.
"Não sou de vingança e não quero que a pessoa que fez isso morra porque os pais dele vão sofrer o que eu estou sofrendo. Mas quero que ele pague, que viva a cada instante a dor que estou sentindo", disse o coreógrafo.
'Tocar, cantar, namorar'
Carlinhos de Jesus descreveu o filho como um garoto grande. "Dudu tinha 32 anos, mas uma cabeça de 18, 19. Estava sempre alegre e não pensava no amanhã. Vivia o momento, o dia de hoje e amava a música. Ele mesmo dizia que a vida dele era tocar, cantar e namorar", contou o coreógrafo, muitas vezes sem conseguir conter as lágrimas.
Carlinhos disse ainda que, como viaja muito, sempre se comunicava com o flho pelo Twitter. Um dizia para o outro o que estava fazendo e para onde estavam indo e trocavam beijos.
Filho Carlinhos de Jesus (Foto: Reprodução/TV Globo)Dudu foi morto no dia 19 ao sair de bar em
Realengo (Foto: Reprodução/TV Globo)
"Mas 20 horas antes de ele morer, eu estava em Caxias do Sul (RS) e recebi uma mensagen dele que não entendi. Dizia "Deus está contigo". Eu retornei e perguntei 'Tudo bem, filho?', e ele disse 'Tudo bem'".
Carlinhos disse ainda que quando recebeu por telefone a notícia da morte do filho achou que era uma brincadeira de mau gosto.
"Falei no celular: 'Parem com isso, não é hora para esse tipo de brincadeira'. Depois vi que o número registrado no celular era da produtora dele, a Luciana. Liguei de novo e pedi para ela: 'Diz que é brincadeira'. Mas ela começou a chorar...", contou Carlinhos, que não tirou os óculos escuros durante a entrevista.
'Dor vazia'
Ele descreveu o que vem sentindo como uma "dor vazia, que não se pode apalpar". "O coração tem um espaço oco que dói e não dá para tocar. Vem o soluço, vem a pontada, mas a lágrima não vem. O que eu queria era voltar atrás e mudar o destino", disse ele.
Carlinhos disse que perder um filho não faz parte da ordem natural da vida. "Quem perde os pais fica órfão, quem perde a mulher fica viúvo. E quem perde o filho? Como fica?", perguntou.
Disque-Denúncia
Desde o dia do crime, o Disque-Denúncia vem recebendo ligações sobre o assassinato de Dudu. Todas as informações estão sendo  encaminhadas à Divisão de Homicídios (DH), responsável pelo caso. Quem quiser fazer denúncias pode ligar para o 2253-1177. O anonimato é garantido.
Suspeita de vingança
Uma das linhas de investigação da polícia para esclarecer a morte de Dudu é de que o crime tenha sido cometido por vingança. Ele era vocalista da banda Samba Firme e, cerca de um mês antes do crime, integrantes do grupo teriam se envolvido numa briga com um policial militar em uma festa, na rua Rio da Prata, em Bangu, também na Zona Oeste.

O PM é tratado pela polícia como suspeito. A polícia já analisou as imagens das câmeras de vigilância que ficam próximas à área em que Dudu foi morto, mas não conseguiu identificar os assassinos.

Falso dentista com HIV atendia pacientes no Pará, diz polícia


Policiais da Divisão de Investigações de Operações Especiais de Belém prenderam nesta terça-feira (29) dois homens por exercício ilegal da odontologia.
Segundo a Polícia Civil, um dos falsos dentistas tem 61 anos e usava uma casa para realizar consultas no bairro Tenoné, distrito de Icoaraci. O outro tem 27 anos e atuava no bairro de Terra Firme, em Belém. A polícia chegou aos locais após denúncias feitas ao Conselho Regional de Odontologia
Mesa e ferramentas encontrados em consultório usado por falso dentista em Belém (Foto: Divulgação/Conselho Regional de Odontologia de Belém)Mesa e ferramentas encontrados em "consultório"
usado por falso dentista (Foto: Divulgação/
Conselho Regional de Odontologia de Belém)
Segundo o conselho, pacientes dos consultórios improvisados denunciaram a falta de higiene, afirmaram que os falsos dentistas não usavam luvas ou máscara, estavam com jaleco sujo, as paredes dos locais tinham infiltração e estavam mofadas e os instrumentos estavam enferrujados.
O homem de 61 anos confessou o exercício ilegal da profissão e disse ainda possuir o vírus da Aids, HIV. O outro afirmou que apenas confeccionava próteses dentárias e negou agir ilegalmente. Nenhum deles é formado ou tem licença para exercer a profissão. Os dois foram presos em flagrante.
“Ele tem o vírus e trabalha sem nenhum cuidado. Vamos imaginar que tem um ferimento e no atendimento, faz um procedimento mais invasivo, uma extração, uma limpeza, que sangra”, afirma Roberto Pires, presidente do conselho. “Nós temos muitas denúncias, que encaminhamos às autoridades competentes. Precisamos conscientizar o paciente de que ele deve procurar o conselho sempre para verificar se o dentista está habilitado”, complementa.

Fotógrafo captura rastro de Estação Espacial e Júpiter em foto de longa exposição

O fotógrafo britânico Mark Humpage produziu uma foto noturna de longa exposição em que conseguiu capturar as trilhas de luz deixadas pela Estação Espacial Internacional, o planeta Júpiter e estrelas do céu.

Humpage, famoso por suas imagens do céu e de paisagens, aproveitou o clima ameno da Grã-Bretanha para esta época do ano, e acampou durante a noite do último domingo no pátio da igreja de Misterton, em Leicestershire.
"Eu tinha planejado (a foto) neste local há algum tempo e só estava esperando pelas condições ideais - sem nuvens, sem Lua e céu limpo", afirmou o fotógrafo.
"A igreja de Misterton com seu cemitério assustador e esta árvore formam um ótimo primeiro plano", escreveu o fotógrafo em seu website.
"Se você olhar atentamente entre a ponta da torre da igreja e a árvore, você vai ver a Estação Espacial Internacional (EEI) cruzando os arcos dos rastros deixados pelas estrelas", disse Humpage.
Foto noturna de longa exposição mostra 'rastro' da Estação Espacial Internacional e do planeta Júpiter no céu de Leicestershire, na Grã-Bretanha. (Foto: Mark Humpage / Caters)Foto noturna de longa exposição mostra 'rastro' da Estação Espacial Internacional e do planeta Júpiter no céu de Leicestershire, na Grã-Bretanha. (Foto: Mark Humpage / Caters)
Júpiter, por sua vez, deixa o rastro mais brilhante, cruzando atrás da torre da igreja e se dirigindo para o horizonte.
O fotógrafo usou um cabo remoto em sua câmera para fotografar de forma contínua o céu noturno durante um período de 11 horas.
Neste intervalo, Humpage fez 2.700 imagens com uma lente grande angular, que ele usou para formar esta imagem.

'Sou inocente', diz Marcelinho Paraíba após ser indiciado por estupro


O jogador Marcelinho Paraíba, que está detido na carceragem da Central de Polícia em Campina Grande, foi indiciado por estupro, de acordo com o delegado do caso, Fernando Zoccola. Após prestar depoimento, ele foi encaminhado para a carceragem com mais três amigos e no trajeto não quis falar com a imprensa, dizendo apenas: “sou inocente e só falo em juízo”. 
O delegado considerou que, mesmo sem ter chegado ao ato sexual, devido às mudanças no Código Penal Brasileiro a tentativa de ter uma relação com a mulher pode ser interpretada como estupro. Marcelinho pode ser transferido ainda nesta quarta-feira (30) para o Presídio do Serrotão.
O jogador e três amigos foram detidos na madrugada desta quarta-feira (30), após uma mulher ter afirmado que sofreu uma tentativa de estupro. O tumulto teria acontecido durante uma festa que era promovida no sítio do jogador em Campina Grande para comemorar a ascensão do Sport à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.
O advogado de Macelinho Paraíba, Afonso Vilar, informou que vai pedir o relaxamento da prisão assim que o caso for distribuído para um juiz. "Em 20 anos, nunca vi ninguém ser preso por causa de um beijo", disse o advogado Afonso Vilar.
Após o depoimento dos suspeitos, o delegado Fernando Zoccola conversou com o G1 e explicou que a denunciante apresenta cortes nos lábios. "Ficou comprovado que houve beijos contra a vontade da vítima". O delegado disse ainda que os três amigos do jogador que estão detidos foram indiciados por desacato à autoridade e resistência à prisão. "Eles ofenderam a moral dos policiais militares ao não permitirem que Marcelo fosse trazido à Central de Polícia", explicou Zoccola.
Marcelinho Paraíba no último jogo do Sport na série B em 2011, disputado no sábado (26) (Foto: Renato Conde/O Popular/AE)Marcelinho Paraíba no último jogo do Sport na série B
em 2011, disputado no sábado (26)
(Foto: Renato Conde/O Popular/AE)
A suposta vítima, uma mulher de 31 anos, prestou depoimento e em seguida foi encaminhada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para passar por exame de corpo de delito.
Conforme Fernando Zoccola, outra questão que vai ser apurada é a informação de que o irmão da vítima, um delegado de Polícia Civil, teria disparado tiros no momento da prisão. O suspeito nega, mas sua arma será levada para perícia em busca de resíduos de pólvora.
Marcelinho Paraíba atualmente joga no Sport, do Recife, e foi um dos destaques no retorno do time à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O último jogo da campanha ocorreu no sábado (26).
Procurada pelo G1, a assessoria do Sport informou que o presidente do clube, Gustavo Dubeux, disse que vai prestar apoio jurídico ao jogador. O Sport informou ter recebido uma solicitação da esposa de Marcelinho e enviado um emissário. "Nós enviamos alguém do dia a dia do atleta para que possa levar conforto e fazer uma avaliação da situação, para que o Jurídico possa ver o que pode ser feito. Que além de tomar pé da situação tem que ser alguém que o atleta conheça dentro do clube. O atleta iria estranhar, não iria se sentir seguro se nós enviássemos alguém do Jurídico", informou o advogado do clube, Arnaldo Barros.
(*colaborou G1 PE)

Cresce o número de adolescentes na extrema pobreza, aponta Unicef


O adolescente brasileiro está mais pobre e permanece exposto a casos de violência em nível preocupante, diz o relatório da Situação da Adolescência Brasileira do Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, divulgado nesta quarta-feira (30).
Dos 21 milhões de adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos, 38% - cerca de 7,9 milhões - vivem em situação de pobreza, em  famílias com renda inferior a meio salário mínimo per capita por mês (R$ 272,5 considerando o salário mínimo atual). Os casos considerados mais graves estão entre os 3,7 milhões de adolescentes dessa mesma faixa de idade, o correspondente a 17,6% da população adolescente, que vivem na extrema pobreza, em famílias com até 1/4 do salário mínimo per capita por mês (R$ 136,25).
Os dados do Unicef mostram que a participação de adolescentes na faixa mais pobre da população aumentou. De 2004 a 2009, o número de adolescentes na extrema pobreza passou de 16,3% para 17,6%, em descompasso com a crescente redução da pobreza no país.
O Unicef utilizou dados oficiais do governo brasileiro para a obtenção das informações. O relatório, no entanto, constatou avanços na maioria dos indicadores analisados, dentre elas redução do número de adolescentes que só trabalham e não estudam, redução do analfabetismo entre adolescentes e redução do percentual de adolescentes que não estudam e não trabalham.
Evolução dos indicadores, entre 2004 e 2009
(Fonte: Unicef, com dados oficiais)
Indicadores2004 (em %)2009 (em %)
Adolescentes de 12 a 17 anos que não estudam e não trabalham6,65,4
Adolescentes de 12 a 17 anos que só trabalham4,83,4
Adolescentes de 12 a 17 anos que já tiveram filhos3,12,8
Nascidos vivos de adolescentes de 12 a 17 anos com no mínimo sete consultas pré-natais40,143,5
Adolescentes de 16 e 17 anos com ensino fundamental concluído (no mínimo oito anos de estudo)44,451,1
Adolescentes de 15 a 17 anos que frequentam o ensino médio44,450,9
Adolescentes de 12 a 17 anos não alfabetizados2,41,6
Adolescentes de 12 a 17 anos vivendo em famílias extremamente pobres (até 1/4 do salário mínimo)16,317,6
Taxa de abandono do ensino médio1611,5
Taxa de homicídios entre adolescentes de 12 a 17 anos (por 100 mil adolescentes)16,317,6
 Homicídio
As taxas de homicídio, no comparativo com 2004, mantiveram-se estáveis, mas ainda são as principais causas de morte na faixa dos 12 aos 17 anos.
Com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Unicef observa que 19,1 meninos e meninas nessa faixa de idade em cada grupo de 100 mil pessoas do mesmo grupo de idade morreram vítimas de homicídio em 2009 - o equivalente a 11 assassinatos de adolescentes por dia no país. A cada 100 mil adolescentes, 43,2 deles morrem por homicídio.
Cor da pele e gênero
As condições de vida do adolescente se agravam quando são destacadas por cor da pele. Segundo o relatório, um adolescente negro tem 3,7 vezes mais risco de ser assassinado em comparação com adolescentes brancos. A mesma lógica se aplica entre adolescentes indígenas em casos de analfabetismo: as chances são três vezes maiores do que a dos adolescentes em geral.
As distorções por gênero também merecem atenção, de acordo com o Unicef. Existem 10 casos de meninas infectadas por HIV para cada 8 de meninos. São os meninos, contudo, que apresentam a maior taxa de analfabetismo: 68,4% não sabem ler e escrever.
Regiões
Conforme o relatório, a situação de pobreza é maior na Amazônia, que concentra 38% dos adolescentes pobres no país. Já o semi-árido lidera nos índices de distorção idade-série, com 35,9%. Entre os grandes centros urbanos, o destaque é São Paulo, com média de 10,7 homicídios de adolescentes entre 10 e 19 anos para cada grupo de 100 mil adolescentes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...