sábado, 3 de dezembro de 2011

Festival expõe mais de 200 espécies de plantas em João Pessoa

Na próxima terça-feira (6) tem início em João Pessoa o 7º Festival das Flores de Holambra. A feira acontece do Ponto de Cem Réis até o dia 18 de dezembro. De acordo com a Associação Casa da União, que promove o evento, serão comercializadas mais de 200 espécies de plantas e flores ornamentais.

De acordo com a presidente da Casa da União, Marie Helene, o festival também servirá para arrecadar fundos para continuação de atividades de assistência social na comunidade Engenho Velho, na zona rural de João Pessoa.
Entre as diversas espécies expostas estarão orquídeas, violetas, jasmins, lírios, cravos,
samambaias, cactos, tulipas e tuias. As principais atrações são as plantas exóticas, a
exemplo das carnívoras, bonsais, begônias e orquídeas. Segundo a organização do evento, todas elas serão vendidas a preços populares.
O 7º Festival das Flores de Holambra funcionará diariamente das 8h às 18h. A entrada
para a feira é franca.

Interno de Centro Educacional na PB faz funcionário como refém

Um interno do Centro Educacional do Jovem (CEJ), localizado em João Pessoa, fez um funcionário do local como refém na manhã deste sábado (3). De acordo com o informações da Polícia Militar, o rapaz exigia ser transferido de cela. O Batalhão de Choque e o Grupo de Ações Táticas Especiais foram até o local e depois de negociações fizeram com que o interno liberasse o funcionário.A situação durou aproximadamente 30 minutos.

De acordo com a polícia militar, a ação do rapaz aconteceu no momento em que ele estava sendo levado da cela a um banheiro. Segundo a tenente Viviane, ele estava armado de um espeto e rendeu o agente. A polícia disse que ele havia sido transferido de cela recentemente e queria voltar para a antiga.
Após o fim do tumulto, o Choque e o Gate permaneceram no CEJ. Eles fizeram uma inspeção no local para verificar se existiam outros espetos dentro da celas.
De acordo com a tenente Viviane, o interno vai ser levado à uma delegacia para ser autuado por agressão. Ela também informou que o agente que foi feito refém não ficou ferido.

Móveis Coloniais de Acaju abre edição 2011 do Festival Mundo, na PB


Com uma apresentação com muita interatividade, cores e sucessos, a banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju abriu com grande estilo o Festival Mundo 2011, em João Pessoa. A festa aconteceu na noite desta sexta-feira (2) no Teatro de Arena do Espaço Cultural, que ficou lotado pelo público.
Como é costume da banda, além da proximidade que o local proporciona, eles ainda fizeram questão de ficar ainda mais perto dos fãs. O saxofonista Paulo Rogério, por exemplo, resolveu, com sua camisa da Paraíba e seu saxofone, ir tocar no meio da galera, entre uma fileira de cadeiras e outra do Teatro de Arena. O vocalista André Gonzáles também não ficou para trás e desceu do palco para sentir o calor do público. Sempre muito simpáticos com os fãs, os integrantes da banda nem sequer se preocupavam se alguém subisse no palco para tirar uma foto durante uma música.
A apresentação foi curta devido à exigência de limite de horário do Espaço Cultural, mas foi recheada de sucessos como “O Tempo”, “Cão-Guia”, “Lista de Casamento” e “Indiferença”. O público se contagiou com a alegria dos integrantes da banda e não conseguir ficar parado, cantando todas as músicas como um coral.
Além da abertura do Festival Mundo, a banda veio à Paraíba pelo “Rotas Musicais”, projeto selecionado pelo Programa Petrobras Cultural que está visitando 12 capitais brasileiras, fazendo shows e discutindo o mercado musical com debates por cada lugar que passa.
A primeira banda a subir ao placo na noite foi a paraibana “Os Reis da Cocada Preta”, já conhecida pelo público pessoense. O grupo tocou seus principais sucessos como “Sr. Wheeler”, “Esse é o Meu País”, “Quebra-Cabeça” e “Monólogo Sobre a Mudança”.
Logo depois, a potiguar Camarones Orquestra Guitarrística animou o público com sua divertida composição de guitarras, bateria, baixo e teclado. A banda apresentou tanto as músicas novas, como “Altas Aventuras” e “Choque Térmico”, como novas versões de “Sweet Funny Adams” e “Cabron”.

Ainda nesta sexta foi feita a vernissage da Exposição de Artes Visuais do festival, com o tema “Psicodelia”. A exposição fica aberta a visitação na Galeria Pandora, também no Espaço Cultural, até o dia 15 de dezembro, sempre das 8h às 18h.
O festival ainda segue até o dia 15 de dezembro, com shows, mostra audiovisual, exposição de artes visuais, artes cênicas, debates, mesas redondas e oficinas, ocupação digital (com uma Ilha hacker), feira cultural e área para esportes radicais.
Nos dias 10 e 11, ainda se apresentam no Espaço Cultural bandas como Autoramas (RJ), MC Kamau (SP) e Macaco Bong (MT). Toda a programação do Festival Mundo está disponível nosite oficial, com informações sobre todas as bandas, artistas, palestrantes, filmes, e detalhes e todas as atividades do festival.

Fotógrafo perde câmera profissional que filmava ondas no automático


Um fotógrafo e cinegrafista tem chamado atenção depois que postou na internet um vídeo intitulado "Como perder US$ 2.400 em 24 segundos", mostrando a gravação do incidente que o fez perder uma câmera fotográfica profissional em uma praia próxima a Portland, nos Estados Unidos.
Kurtis Hough contou ao site de notícias locais Katu que estava com familiares na praia e quis filmar o "interessante" movimento da maré. Deixou a máquina filmando apoiada em uma pedra um pouco mais alta, até que uma onda mais forte invadiu as rochas mais do que o esperado.
Kurtis Hough teve a câmera profissional estragada pela água do mar durante uma gravação (Foto: Reprodução/Katu)Kurtis Hough teve a câmera profissional estragada pela água do mar durante uma gravação (Foto: Reprodução/Katu)
O americano diz que ainda correu e tentou salvar o equipamento, mas a água do mar já tinha danificado os dispositivos eletrônicos. A lente ainda pôde ser salva.
O episódio contou com uma fatídica coincidência. A câmera era de modelo Canon 5D Mark II DSLR, e a praia que foi palco de sua "morte" se chama Cannon Beach.
Triste com a perda, Hough conseguiu ao menos encarar o episódio com bom humor, e inscreveu o vídeo (mantido sem danos no cartão de memória) em um concurso de curtíssimas de até 40 segundos de duração. Em seguida, após ser postada na internet nesta quarta-feira (30), a gravação já se aproxima de 1 milhão de views em apenas dois dias (veja o vídeo).
O caso atraiu a atenção de uma grande rede de equipamentos fotográficos dos EUA, que entrou em contato com Hough e disse que o presentearia com uma câmera nova sem custo algum.

Chefe de torcida 'voa' em Dubai


Astrônomos descobrem 18 novos planetas fora do Sistema Solar


Uma equipe de astrônomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, anunciou a descoberta 18 novos planetas fora do Sistema Solar. Segundo os pesquisadores, este é o maior número de exoplanetas encontrados de uma só vez percorrendo a órbita de estrelas com massas maiores que o Sol.
Apenas a sonda Kepler, lançada em 2009 pela Nasa somente com o objetivo de detectar exoplanetas que possam reunir condições para abrigar a vida, conseguiu encontrar um número superior: até agora foram mais de 1,2 mil possíveis novos planetas, que ainda precisam ser confirmados por novos estudos.
Já os cientistas californianos usaram telescópios do Observatório Keck, localizado no Havaí, e confirmaram os dados coletados com a ajuda dos observatórios McDonald, no Texas, e Fairborn, no Arizona.
Para encontrar novos planetas, os astrônomos buscam por estrelas com pertubações no brilho, que podem ser traços de astros que orbitem ao seu redor. No caso da pesquisa agora divulgada em uma publicação especial da revista "The Astrophysical Journal", todos os exoplanetas possuem uma massa parecida com a de Júpiter e orbitam a distâncias parecidas com a Terra em relação ao Sol. Ao todo, foram pesquisadas 300 estrelas.
Os autores do estudo acreditam que os novos planetas reforçam a ideia de que planetas podem ser gerados a partir de discos de poeira e gás ao redor das estrelas em formação. Eles ainda argumentam ser possível que o tamanho da estrela determine planetas maiores ou menores.
Outra interpretação seria o acúmulo de gás e poeira em grandes "bolas" que eventualmente se transformariam em planetas, tese que não condiz com as observações feitas pelo time californiano.
Atualmente, o número de exoplanetas conhecidos e confirmados já ultrapassou 600.
Exoplaneta GJ 1214b 1 (Foto: L. Calçada / ESO)Exoplaneta GJ 1214b, um dos astros descobertos por pesquisas recentes. (Foto: L. Calçada / ESO)

Passeata com 10 mil pessoas pede acordo climático na África do Sul

Uma manifestação de ambientalistas e integrantes de partidos políticos reuniu na manhã deste sábado (3) cerca de 10 mil pessoas, segundo a polícia, em Durban, na África do Sul, sede da COP 17, conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os participantes, de diversas partes do planeta, pediam aos diplomatas reunidos desde a última segunda-feira (28) na conferência um consenso para a criação de um acordo global que reduziria as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pela elevação da temperatura no planeta.
No protesto, ativistas seguravam faixas que mostravam frases como “a mudança climática está me matando” ou traziam em seus corpos pinturas com símbolos como o que representa o uso da energia nuclear no mundo.
Por volta das 13h, horário de Durban (9h no horário de Brasília), os manifestantes chegaram em frente ao local da conferência e iriam entregar aos participantes da COP 17 um manifesto que pedia um acordo climático comum.
Ambientalistas e integrantes de partidos políticos sul-africanos pediam consenso aos participantes da COP 17 para a criação de um acordo climático (Foto: Dennis Barbosa/G1)Ambientalistas e integrantes de partidos políticos sul-africanos pediam consenso aos participantes da COP 17 para a criação de um acordo climático (Foto: Dennis Barbosa/G1)
Policiais acompanharam toda a manifestação que ocorre em Durban, na África do Sul, neste sábado (Foto: Dennis Barbosa/G1)Policiais acompanharam toda a manifestação que ocorre em Durban, na África do Sul, neste sábado (Foto: Dennis Barbosa/G1)

'Ela é muito guerreira', diz marido de mulher que fez parto sozinha em MS


O carpinteiro Sebastião Cáceres, 24 anos, marido da doméstica Maria Marleide da Silva, 22 anos, que fez o parto de seu próprio filho na quinta-feira (1º), em Campo Grande, disse ao G1 que admira muito a mulher por ter trazido a pequena Marcela sozinha ao mundo. “Ela é muito guerreira. Jamais imaginei que ela conseguiria fazer isso. Se eu estivesse casa na hora acho que teria desmaiado”, contou o pai orgulhoso.
Sebastião estava no trabalho no momento em que a filha nasceu e só soube do fato ao chegar em casa e ser recebido pelos filhos Esterferson Matheus da Silva Cáceres, 4 anos, e Beatriz da Silva Cáceres, 1 ano, com a notícia. “Eu cheguei em casa e eles começaram a gritar: papai o neném nasceu”, disse.
No primeiro momento, ao entrar em casa e ver a mulher segurando a filha no colo, Sebastião ficou nervoso e com medo de que algo pudesse ter dado errado. “Quando eu entrei e casa e vi minha mulher toda suja de sangue fiquei desesperado. Eu chamei o Corpo de Bombeiros e acabou dando tudo certo. A minha filha é o meu presente de aniversário atrasado”. A bebê nasceu no dia seguinte ao aniversário do pai.
A criança, que se chamará Marcela da Silva Cáceres, nasceu aos nove meses, pesando 3,85 quilos e medindo 50 centímetros. Segundo a maternidade, mãe e filha estão bem e receberam
O nascimento
A casa humilde, de apenas um cômodo, foi onde Marcela, de três dias, nasceu apenas com a ajuda da mãe. A previsão, segundo os exames pré-natais, era de que o bebê viesse apenas no dia 12 deste mês, mas o nascimento acabou alguns dias antecipado.
Sem telefone ou celular em casa, a mulher se viu obrigada a fazer todo o procedimento de parto quando a bolsa estourou, incluindo cortar o cordão umbilical da criança com uma tesoura. “Era apenas eu e Deus naquela hora. Ou ia ou ia do mesmo jeito”, disse a mãe.
A doméstica entrou em trabalho de parto na frente dos filhos, Esterferson e Beatriz. “Eles não entendiam o que estava acontecendo, mas ficaram ao meu lado chamando pela neném. O menino ficou segurando minha mão o tempo todo”, contou a doméstica ao G1.
Para a doméstica, o momento de cortar o cordão umbilical foi o mais difícil. “Eu tinha uma noção de como cortar, mas fiquei meio preocupada com o umbigo dela, pois não sabia o que fazer depois”. De acordo com os bombeiros, mesmo sozinha, a mulher fez a maioria dos procedimentos corretamente e não teve nenhuma complicação. Ela apenas deixou de prender o cordão umbilical do bebê após o corte, o que poderia ter causado uma hemorragia.

Eduardo Campos é reeleito presidente do PSB


O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), foi reeleito neste sábado (3) presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro. A escolha se deu por aclamação em reunião fechada do diretório do partido, que não lançou candidaturas concorrentes.
Antes mesmo da formalização da escolha, Campos comemorou a unidade do partido, que, segundo ele, sai "fortalecido" para as eleições municipais de 2012.
"Estamos fazendo o terceiro congresso sequenciado desde 2005 em que não há disputa de chapas no diretório. É um diretório unificado, uma renovação da direção por unanimidade", disse ele ao G1.
Na vice-presidência, foi mantido o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Ambos ficam no comando da sigla até 2014. A resolução com a relação completa da nova direção será divulgada somente a partir da próxima segunda-feira (5).
1.500 candidatos a prefeito em 2012
No congresso, Campos anunciou o plano de lançar 1.500 candidatos a prefeito em 2012. Atualmente, o partido tem 320 prefeitos e a meta, segundo ele, é eleger pelo menos 500 prefeitos no ano que vem.
"Vamos] disputar eleição em mais de dez capitais, disputar eleição em 30 das 80 maiores cidades, onde tem programa de televisão que consegue divulgar inclusive as ideias do partido para outras cidades que não podemos disputar", disse ele.
'Irmão mais velho'
No início do terceiro dia do congresso, o prefeito de São Paulo e fundador do PSD, Gilberto Kassab, discursou em apoio ao PSB, que chamou de "irmão mais velho", ao falar sobre as eleições de 2012.
"O PSD está à disposição para caminhar com nosso irmão mais velho, o PSB, em todos os cantos do Brasil", declarou ele.
Eleições presidenciais
Se dirigindo a Eduardo Campos em sua fala, Kassab o elogiou como potencial candidato à Presidência da República.
"Existe aqui uma nova geração preparada para assumir o país e nessa nova geração, quem tem mais preparo, quem está mais habilitado é você", disse ele.
Questionado sobre o apoio, Campos reforçou que o compromisso do partido é apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

Veja dez dicas para fazer o vestibular da Uerj neste domingo


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aplica neste domingo (4), a partir das 9h, a fase final do vestibular 2012 reunindo os candidatos que obtiveram aprovação em pelo menos um dos exames de qualificação do vestibular estadual e que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
Os candidatos terão até cinco horas para fazer o exame, que será composto de três provas discursivas: uma de língua portuguesa com redação, para todos os cursos, e duas de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido. Cada prova terá pesos diferentes de acordo com o curso definido na inscrição.
Dez dicas para a provaO professor Rui Alves, diretor de ensino do cursinho pH, elaborou uma lista com dez dicas para quem vai fazer a prova. Confira:
1) Nos dias que antecedem a prova, procure se cercar de um ambiente tranquilo. Aproveite ao máximo as aulas, alimente-se bem e jamais estude de madrugada.
2) Reduza o ritmo de estudos conforme a prova se aproxima. Na véspera, só estude pela manhã. Resista ao impulso de estudar na tarde da véspera e na manhã do dia da prova. Na tarde de sábado faça um programa “leve “de lazer com sua família ou amigos com o objetivo de dar uma relaxada.
3) Confira seu documento de identidade e cartão de confirmação. No sábado, separe tudo que vai levar e usar: roupa, documentação, estojo, comida e água.
4) Procure levantar bem cedo no sábado. É a garantia de que você vai estar com muito sono no sábado à noite. Durma cedo.
5) Neste sábado e no domingo, evite as redes sociais.
6) Respeite as refeições e seus horários no sábado. Não coma nada de origem suspeita ou algo com que não esteja acostumado. Leve água a temperatura ambiente, barras de cereal e chocolate para a prova.
7) Saia com antecedência suficiente para estar no local de prova uma hora antes, sem sustos. Se a prova é às 9 horas, o horário de chegada é às 8 horas. Quem chega 9h01 e perde a prova, chegou 61 minutos atrasado.
8) No dia da prova, mantenha-se concentrado no seu objetivo: fazer um excelente vestibular. Não se deixe influenciar pelo possível nervosismo e insegurança dos seus colegas.
9) Quem chega por último na sala de prova, senta onde bate sol, embaixo do ventilador, onde o ar condicionado está muito frio, perto da porta, na primeira fileira, na última fileira... Evite estes lugares. Escolha um lugar longe de qualquer coisa que possa distanciar você do seu objetivo: fazer uma excelente prova.
10) Ninguém sabe tudo. Acreditar em você é parte da receita do sucesso. Lembre-se de todo o seu esforço, sua dedicação e competência ao longo do ano. O sentimento de dever cumprido sempre nos traz mais confiança. Valorize sua capacidade e faça uma excelente prova.
Mais de 40 mil candidatosAo todo, 40.200 candidatos disputam as 5.316 vagas oferecidas pela Uerj. A organização do vestibular recomenda que os candidatos cheguem ccom pelo menos uma hora de antecedência no local de provas.
O estudante deve levar o Cartão de Confirmação de Inscrição, um documento de identificação original e caneta esferográfica azul ou preta. Para saber o local de prova é preciso acessar oCartão de Confirmação no site do vestibular.
O vestibular também inclui a disputa por 220 vagas nos cursos de graduação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), 50 vagas nos cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, e 60 vagas na Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Relação candidato/vaga
Medicina apresentou a maior concorrência com 58,56 candidatos por vaga. Em segundo lugar ficou jornalismo (28,46) e, em terceiro lugar, desenho industrial (23,23).
CONFIRA OS DEZ CURSOS MAIS CONCORRIDOS DO VESTIBULAR DA UERJ
CursoVagasInscritosCandidato/vaga
1º) Medicina (Rio)945.50558,56
2º) Jornalismo (Rio)501.42326,46
3º) Desenho industrial (Rio)4092923,23
4º) Engenharia mecânica (Rio)601.13118,85
5º) Engenharia de produção (Rio)601.10818,48
6º) Relações públicas (Rio)5089217,84
7º) Engenharia química (Rio)901.55717,30
8º) Engenharia civil (Rio)1201.98216,52
9º) Direito (Rio)3124.78715,34
10º) Psicologia (Rio)961.35214,08
VEJA A RELAÇÃO COMPLETA (link para arquivo PDF no site da Uerj
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...