domingo, 25 de dezembro de 2011

Concerto de Natal 2011 acontece na orla de João Pessoa neste domingo


O Concerto de Natal 2011 acontece neste domingo (25) a partir das 19h na orla de Tambaú, em João Pessoa. A apresentação será com os músicos da Orquestra de Câmara Cidade de João Pessoa (OCCJP), acompanhados das vozes do Coro Villa-Lobos e participação especial das crianças e adolescentes do Coral Vozes da Infância.
A orquestra será regida pelo maestro Carlos Anísio, com orquestrações assinadas por ele e pelo maestro João Linhares, apresentando um repertório composto por 13 músicas, preparado especialmente para o evento.
No programa, constam as composições 'Vozes da Primavera' (J. Strauss); 'Adeste Fideles' (melodia portuguesa), com arranjo de Pedro Santos; 'Suite Lapinha' (tradicional nordestino), com arranjo de Pedro Santos; 'O Sanctissima' (melodia siciliana), com arranjo de Beethoven; 'Cristo Nasceu' (Handel); 'Festejo de Navidad' (H. Bittrich/A. Ostoja); 'Aleluia, Amen!' (Handel); 'Sinfonia Pastoral' (Handel); 'Cantate Domino' (Handel); 'Ave Maria' (Gonnod), com arranjo de X. Corella; 'Jesus, Alegria dos Homens' (Bach); 'Panis Angelicus' (C. Franck); 'Festival Sanctus' (J. Leavitt) e 'Noite Feliz' (F. Gruber/J. Mohr) com arranjo de D. Wilcocks.
A apresentação faz parte do projeto desenvolvido pelo Governo Municipal, 'Natal e Réveillon – João Pessoa melhor a cada ano', que tem inicio com o Concerto e se encerra na noite de Ano Novo, antecedendo o projeto Estação do Som, que acontece durante todo o mês de janeiro.

Paraíba é o maior produtos de orgânicos do Nordeste, diz Sebrae-PB


Atualmente a Paraíba conta com aproximadamente 40 feiras que vendem hortaliças e frutas orgânicas. O crescimento no consumo de produtos sem agrotóxicos fez com que a Paraíba se tornasse o maior estado produtor de produtos orgânicos do Nordeste, segundo as pesquisas do Sebrae Paraíba.
Há 15 anos a funcionária pública Marinalva Gomes consome produtos orgânicos e para abastecer a casa com os produtos ela  frequenta duas feiras orgânicas por semana em João Pessoa. "O sabor das frutas e verduras é completamente diferente porque não leva produto químico nenhum. O preço é um pouco mais caro do que os produtos normais, mas vale muito a pena", disse.
Feira de orgânicos acontece em João Pessoa (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)Feira de orgânicos do Sebrae-PB acontece aos
sábados das 6h às 11h no Bairro dos Estados, na
capital (Foto: Divulgação/Sebrae-PB)
De acordo com o consultor do Sebrae Newton de Novais Filho, são  350 famílias cadastradas no Ministério da Agricultura (Mapa), que somam 149 hectares de área plantada, além de duas grandes fazendas, que produzem orgânicos para abastecer os supermercados de Campina Grande e João Pessoa.
O estado é responsável ela produção de tomate, cenoura, cebola, pimentão, inhame, macaxeira, batata, hortaliças como alface e frutas como abacaxi, mamão, maracujá e banana. O consultor explicou que uma das principais produtoras da Paraíba é a fazenda Tamanaduá, em Santa Terezinha, que tem 2,5 mil hectares. “Ainda temos produtores na Zona da Mata, em Jararaú, Rio Tinto, Pedras de Fogo, Alhandra e Pitimbu, e na Serra da Borborema, em Remígio, Lagoa Seca e Alagoa Seca”, explicou.
Segundo um estudo recente divulgado pelo Mapa, o brasileiro consome mais agrotóxico do que qualquer outro país no mundo: cerca de 5 litros por ano. Além disso, os adubos químicos usados em plantações tradicionais contêm sais hidrosolúveis, o que aumenta o teor de água nos vegetais, reduzindo o sabor e a durabilidade.
A segurança no consumo dos orgânicos é outro diferencial em relação aos produtos tradicionais, já que sua produção tem fiscalização e acompanhamento dos órgãos de saúde. Para o gestor do projeto de olericultura (criação de hortaliças) do Sebrae, Pablo Queiroz, a medida em que a população se conscientiza em relação aos benefícios do consumo de vegetais sem agrotóxicos, o mercado cresce.

Homem é preso ao voltar a bar para terminar cerveja após roubar banco


Autoridades de Tampa Bay, na Flórida, afirmam que um homem pediu uma cerveja em um bar, saiu para roubar um banco e voltou para terminar sua cerveja.
De acordo com policiais do condado de Pasco, John Robin Whittle, de 52 anos, foi preso no Hayloft Bar, em Port Richey, na tarde da quinta-feira (22). Segundo a polícia, ele é o homem que roubou o banco Wells-Fargo pouco antes, não sem antes fazer uma parada no bar para tomar uma cerveja.
Um funcionário do bar disse que Whittle pediu a cerveja, desapareceu durante cerca de meia hora e retornou para terminar a bebida. Policiais o encontraram no bar cerca de 10 minutos depois de ele ter saído do banco.
Whittle foi preso sob fiança fixada em US$ 10 mil (cerca de R$ 18,5 mil).

Inter arma quarteto ofensivo de quase 100 gols em 2011


Não é exagero os colorados esperarem um caminhão de gols para 2012. Tendo como base o que aconteceu ao longo da atual temporada, o Inter forma um setor ofensivo extremamente goleador. O acréscimo de Dagoberto à equipe vermelha gera um quarteto de ataque responsável por quase 100 gols em 2011.
MONTAGEM - Dagoberto Oscar dalessandro leandro damião internacional (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Ataque forte: quarteto fez 91 gols na atual temporada (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Os meias D’Alessandro e Oscar e os atacantes Dagoberto e Leandro Damião, somados, marcaram 91 gols por Inter e São Paulo ao longo do ano – sem contar a Seleção Brasileira, principal ou sub-20. O carro-chefe é Leandro Damião. Ele fez 40 gols pelo Inter.
Dagoberto aparece na sequência. Foi ele quem mais fez gols pelo São Paulo em 2011. Deixou sua marca 22 vezes.
No Inter, Damião foi seguido de longe por D’Alessandro e Oscar. O argentino marcou 16 gols. Oscar fez outros 13. Foram bem mais efetivos do que os demais atacantes do elenco vermelho.
A formação do quarteto anima o clube. Na reserva, ainda estarão jogadores como Zé Roberto, Jô e Ilsinho.
- Não tenho dúvida nenhuma de que teremos grandes jogadores. E até jogadores que estão no banco, para formar o elenco, ajudar no momento decisivo. Queremos um grande elenco para disputar a competição com intensidade. Acredito muito na força do Dagoberto, na inteligência dele. Acredito que ele vai casar muito bem com Oscar, D’Alessandro e Damião. Quem escala é o Dorival, mas está se desenhando um grande quarteto ofensivo – disse Fernandão, diretor técnico do Inter, em entrevista para a Rádio Gaúcha.
Mas o clube também está atento à defesa. O Inter busca um zagueiro experiente para fazer companhia a Rodrigo Moledo e dar sustentação ao gol defendido por Muriel.
- Queremos uma equipe compacta, para que não fiquemos devendo nem na parte ofensiva, nem na defensiva – afirmou Fernandão.
O primeiro desafio da versão 2012 do Inter será a pré-Libertadores. Nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, o time colorado duela com o Once Caldas por vaga no Grupo 1. O primeiro jogo é no Beira-Rio. Manizales, na Colômbia, recebe a segunda partida.

Pedaço de satélite russo cai em Rua dos Cosmonautas na Sibéria


Um pedaço do satélite russo cuja colocação em órbita fracassou na sexta-feira (23) caiu em um povoado da Sibéria, sobre o telhado de uma casa situada na rua Vagaytsevo, conhecida como "Rua dos Cosmonautas", informaram este sábado (24) autoridades russas.
"Uma esfera de 50 centímetros de diâmetro caiu sobre o teto de uma casa, no povado de Vagaitsevo", na região de Novosibirsk, informou a polícia local, citada pela agência Interfax. A ironia é que a casa se situa na Rua dos Cosmonautas.
O pedaço pertence ao satélite de comunicações militares e civis que caiu em terra por causa de uma avaria no foguete Soyuz que o transportava, e que foi lançado na sexta do cosmódromo de Plesetsk.
Mídia russa repercutiu a coincidência. Imagem mostra o satélite ainda em terra (Foto: Reprodução)Mídia russa repercutiu a coincidência. Imagem mostra o satélite ainda antes do lançamento. Título diz: 'Meridian' (nome do satélite) atingiu telhado da Rua dos Cosmonautas (Foto: Reprodução)

Crianças e adultos aprendem a usar a internet em assentamento no MS


Em Mato Grosso do Sul, a alegria dos moradores de um assentamento que conseguiu uma estação digital. Crianças, jovens e adultos aprendem a mexer no computador e descobrem um mundo novo, navegando pela internet.
Em muitos cantos do nosso país o acesso ao computador e a internet ainda é muito precário. O agricultor Benedito Ferreira Rodrigues, de Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, pediu por e-mail que a equipe doGlobo Rural fosse conhecer uma das conquistas do assentamento onde vive: uma estação digital.
Para conseguir isso, Benedito teve que batalhar. Ele e sua comunidade: os moradores do assentamento Santa Terezinha. Fácil, não foi. Mas hoje, ele já se orgulha de ter até uma certa intimidade com o mundo virtual.
Benedito é agricultor e, assim como as outras 64 famílias assentadas, vive num lote de 15 hectares com produção diversificada. O assentamento tem também praça, igreja, escola e a tão desejada estação digital - com computadores que ficam à disposição de todos os moradores da comunidade.
O Sebrae ajudou e a Fundação Banco do Brasil patrocinou o projeto. Um processo que começou em 2006 e só foi concluído dois anos depois.
Uma antena foi instalada no assentamento pra mandar sinal de internet para os 11 computadores da sala. A estação digital só funciona na presença de um monitor. Pela manhã, a estação digital atende gratuitamente as crianças de 6 a 12 anos que estudam na escola do assentamento. De tarde e nos finais de semana, é a vez dos jovens e adultos da comunidade. Eles pagam um real por hora e o dinheiro ajuda a manter a estação.
Segundo o Ministério das Comunicações, apenas 6% das casas da zona rural brasileira têm acesso à internet.

Família real britânica chega à igreja para participar de missa de Natal




Incêndio destrói cerca de 20 barracos em favela na Grande SP


Um incêndio destruiu cerca de 20 barracos em uma favela no fim da noite deste sábado (24), na Vila Galvão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
No total, 21 equipes da corporação trabalharam no local para conter as chamas. Ninguém ficou ferido, segundo os Bombeiros. As causas do incêndio ainda serão investigadas.
Fogo em galpão
Um incêndio atingiu um galpão na cidade de Itaquaquecetuba, região metropolitana de São Paulo, neste sábado (24). Três equipes dos Bombeiros foram deslocadas ao local e, por volta das 22h45, o fogo já havia sido controlado.

Naufrágio deixa ao menos 38 mortos no litoral de Cuba


Pelo menos 38 pessoas morreram e 87 foram resgatadas neste sábado (24) após o naufrágio de uma embarcação de emigrantes haitianos na costa leste de Cuba, informou a televisão estatal cubana.
Segundo uma nota divulgada por autoridades cubanas, guardas de fronteiras da ilha encontraram os restos da embarcação neste sábado a cerca de 100 metros a leste de Ponta Maisí, no extremo da província oriental de Guantánamo.
Os trabalhos de busca e resgate das forças cubanas permitiram encontrar até o momento 38 corpos de 21 homens e 17 mulheres. Além disso, foram salvas 87 pessoas, delas 80 homens e sete mulheres.
Dentro do grupo dos resgatados com vida quatro são menores que atualmente recebem atenção em um acampamento internacional de imigrantes em Ponta Maisí.
"Forças combinadas da Cruz Vermelha cubana e as autoridades locais continuam a busca, o resgate e salvamento na área", acrescenta a nota do governo cubano.

Premiê japonês vai a Pequim para reunião com líderes chineses


O primeiro-ministro do Japão Yoshihiko Noda chegou a Pequim neste domingo de Natal (25) para uma reunião com o presidente chinês Hu Jintao e com o premiê local Wen Jiabao. O encontro deverá abordar a questão da segurança na região após a morte do ditador norte-coreano Kim Jong-il, na última sexta-feira (16), pelo horário de Brasília -- a notícia só foi divulgada ao mundo na segunda-feira seguinte (19).
É a primeira visita do chefe japonês à China desde que assumiu o cargo em setembro deste ano. Com a escolha recente de um dos filhos de Kim Jong-il como chefe do exército da Coreia do Norte, Yoshihiko deverá dialogar com as lideranças chinesas sobre o programa nuclear norte-coreano.
Para Yoshihiko, é fundamental que China e Japão aprofundem as relações diplomáticas mútuas neste momento, além de tentar garantir a paz na península coreana, separada em dois países após a longa guerra na década de 1950.
Yoshihiko Noda (à esquerda) e Hu Jintao escutam os hinos nacionais do Japão e da China. (Foto: Jason Lee / Reuters)Yoshihiko Noda (à esquerda) e Hu Jintao escutam os hinos do Japão e da China. (Foto: Jason Lee / Reuters)
As negociações com a Coreia do Norte devem ser garantidas pelo lado chinês, um dos únicos aliados do regime iniciado após a Segunda Guerra Mundial pelo pai de Kim Jong-il -- Kim Il-sung.
A China desperta também a atenção do Japão por conta do alcance de sua frota naval no Oceano Pacífico e do caráter "opaco" do orçamento militar de Pequim. Outro assunto que também poderá ser discutido é a restrição por parte da China a alimentos japoneses após o acidente nuclear em Fukushima, em março de 2011.
* Com informações das agências de notícias France Presse e Efe.

Construção civil e logística em alta com a Copa de 2014


A Copa do Mundo de 2014 está realizando os sonhos do engenheiro civil Fábio Prado, de 25 anos. Antes mesmo de terminar a faculdade, em 2009, ele já sabia que gostaria de trabalhar com construção de estádios. Com o evento esportivo, ele conseguiu emprego no escritório responsável pelos projetos de engenharia do estádio do Corinthians, em São Paulo, do Grêmio, em Porto Alegre, e o da cidade do Recife.
Além da engenharia, os setores de hotelaria, logística, turismo e tecnologia da informação já oferecem oportunidades de olho no Mundial. Segundo levantamento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), feito pela Fundação Getúlio Vargas, a estimativa é que a Copa seja responsável pela criação de 700 mil novos empregos, diretos e indiretos.

"Sempre fui fascinado por construções. Todo mundo falava sobre a Copa no Brasil e vi a possibilidade de atuar nesse ramo e participar de grandes projetos, mais complexos”, diz.
Engenheiro civil Fábrio Prado Copa de 2014 1 (Foto: Flavio Moraes/ G1)Engenheiro Fábio Prado trabalha na empresa que faz o estádio do Corinthians (Foto: Flavio Moraes/ G1)
Prado fez um projeto de conclusão de curso sobre a construção de estádios em 2009, no Instituto Mauá de Tecnologia, e foi indicado por uma professora para trabalhar em um escritório de engenharia que atua neste setor. “Foi um planejamento de carreira e de marketing pessoal também. Eu já tinha interesse na área e o projeto da faculdade me deixou mais preparado para atuar”, conta.

Hoje, ele ainda trabalha na mesma empresa, a EGT Engenharia, e sua função é otimizar os projetos dos estádios. Ele realiza testes em softwares para analisar se a estrutura realmente é segura e se tudo o que foi planejado está sendo realizado. “Conseguimos até simular torcedores pulando para avaliar o comportamento e a segurança”, explica Prado.

Com a proximidade da Copa, o engenheiro ressalta que ainda dá tempo para encontrar um emprego no setor de construção civil, já que muitas obras de infraestrutura em rodovias, portos e aeroportos estão acontecendo. “O mercado é muito grande e as empresas sempre estão procurando pessoas qualificadas para trabalhar.”

Áreas em alta
As empresas já começaram a buscar profissionais para preencher seu quadro de funcionários e não perder oportunidades de negócio que vão surgir com a Copa do Mundo de 2014..

“Essa é a janela de oportunidades que os brasileiros têm para se profissionalizar e conseguir uma boa posição no mercado”, afirma José Augusto Figueiredo, vice-presidente de operações da DBM Brasil e América Latina.

Para Cássia Silveira de Assis, coordenadora do curso de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, as oportunidades que apareceram com o Mundial devem continuar mesmo depois do evento. “Ele deu visibilidade para a necessidade de infraestrutura em rodovias e aeroportos. Com o desenvolvimento do país, algumas obras ficaram paradas e agora todas precisam andar, por isso o mercado de trabalho está aquecido.”
Engenheiro civil Fábio pRado no estádio do Corinthians (Foto: Flavio Moraes/ G1)Prado sonhava em trabalhar com estádios antes
de terminar a faculdade (Foto: Flavio Moraes/ G1)
"Profissionais de outras áreas também podem atuar em parceria com os engenheiros, sendo muito comum encontrar equipes formadas por geólogos, engenheiros e gestores ambientais, biólogos e físicos", relata Gisleine Coelho de Campos, coordenadora do curso de engenharia civil da Universidade Anhembi Morumbi.
O setor de hotelaria também está se estruturando para atender os turistas que estarão no Brasil. As redes estão investindo em cursos de idiomas e de formação. Segundo Francisco Gentil Vieira, coordenador do curso de hotelaria da Anhembi Morumbi, as empresas estão buscando mão de obra na faculdade porque não encontram profissionais qualificados para trabalhar. “Como a hotelaria é uma prestação de serviço em que o profissional deve estar preparado para atender o público, principalmente em eventos como esse.”

Outra área que vai buscar trabalhadores é a logística, já que a estrutura de transportes será bastante exigida durante o Mundial. Profissionais com pouca experiência ou que desejam iniciar carreira no setor devem aproveitar. Segundo Figueiredo, haverá uma grande demanda por mão de obra de nível médio.
A tecnologia da informação continuará tendo um papel importante para o desenvolvimento de soluções que vão facilitar a rotina de trabalho, como softwares para engenheiros e sistemas administrativos para hotéis. "É um setor que já está em alta há alguns anos e deve continuar", afirma Figueiredo.
Para quem são as vagas

Profissionais que já atuam nas áreas de construção civil, hotelaria, turismo e logística têm mais chances para conseguir uma oportunidade de trabalho, mas quem está em busca de um emprego também pode aproveitar o momento. “Muitas empresas estão preocupadas em capacitar seus funcionários. Quando um hotel, por exemplo, começa a atuar precisa de uma área de contabilidade e de um escritório. As coisas estão ligadas em cadeia e o crescimento acontece em todos os setores”, diz Figueiredo.

Perfis de emprego para a Copa do Mundo

Construção Civil
Nível Superior:Engenheiro civil, geólogo, gestor ambiental, físico, biólogo.

Nível Médio e Fundamental: Pedreiro, carpinteiro, marceneiro, pintor, técnico em segurança do trabalho, mestre de obras, servente.
Logística
Nível Superior: Administrador de empresa, contador.

Nível Médio e Fundamental: Motorista, entregador, auxiliar de carga e descarga, auxiliar administrativo.
Tecnologia da Informação
Nível Superior Programador, desenvolvedor, administrador de data center.

Nível Médio: Técnico em informática, técnico em manutenção.
Tursimo e Hotelaria
Nível Superior: Turismólogo.

Nível Médio e Fundamental: Recepcionista, vendedor, operadores de telemarketing, faxineira, cozinheiro, guia turístico, garçom, barman, administrador de empresa, contador.
 Além de engenheiros, a área de construção civil recruta mestre de obras, pedreiros, pintores, técnico em segurança do trabalho, carpinteiros, marceneiros e serventes. "É preciso ter uma equipe multidisciplinar para conseguir uma boa solução", ressalta Cássia. Para ela, o candidato precisa estar preparado para começar a trabalhar rapidamente, atendendo a necessidade do empregador.
No setor de turismo e hotelaria existem vagas para atuar em agências, hotéis e eventos. Recepcionistas, vendedores, operadores de telemarketing, faxineiras e cozinheiros são alguns dos profissionais que podem encontrar uma nova oportunidade com a Copa. "A expectativa é otimista, mas ainda precisamos organizar melhor o ramo de hospedagem", acrescenta Vieira.
Em logística são requisitados técnicos em logística, motoristas, ajudantes de carga e descarga, auxiliar administrativo. Já para o segmento de tecnologia da informação, as empresas buscam programadores, desenvolvedores, técnicos em informática e em manutenção e administradores de data center.

Formação para atuar na Copa
Leonel Estevan, de 20 anos, percebeu o número de oportunidades que estão surgindo com a Copa de 2014 e decidiu buscar capacitação no exterior para atuar no setor de hotelaria. Ele estuda hotelaria  e desde 2010 trabalhava em uma grande rede de hotéis. No ano que vem ele vai para o Instituto Glion, na Suíça, para aprimorar seus conhecimentos.
Leonel Estevan estudante de hotelaria (Foto: Arquivo Pessoal)Leonel Estevan estudante de hotelaria
(Foto: Arquivo Pessoal)
“Quando entrei na faculdade não tinha pensado na Copa, mas quando vi o boom hoteleiro que o país teria resolvi investir na minha formação”, diz.
O projeto de Estevan é adquirir mais experiência no exterior para conseguir atender os turistas que estarão no Brasil. Segundo ele, conhecer a cultura e os costumes de lugares diferentes vai ajudá-lo em sua profissão.

Estevan voltará para o país em janeiro de 2013 e acredita que terá um grande campo de atuação, mesmo estando tão perto da realização da Copa do Mundo. “Antes eu nem pensava em voltar, queria ficar no exterior porque achava que não havia campo de atuação, mas agora quero voltar para o Brasil”, ressalta.

'O sonho acabou', diz dono de carro restaurado danificado em acidente


O massoterapeuta e tatuador Arnaldo Radeke de Carvalho, 34 anos, perdeu em poucos segundos, 14 anos de trabalho de restauração e R$ 120 mil em investimento. O antigo carro Mercury Cougar 1970, transformado depois de muita pesquisa na Internet, foi avariado na última sexta-feira (23), em acidente no cruzamento das ruas Ceará e Antônio Maria Coelho.
“Pensava em deixar para o meu filho, que também gosta muito de carro, mas agora o sonho acabou, tanto para mim, quanto para ele”, disse ao G1.
Acidente com Mercury Cougar XR7 (Foto: Felipe Bastos/G1MS)Outro veículo envolvido na colisãotambém foi
danificado (Foto: Felipe Bastos/G1MS)
O acidente aconteceu por volta das 13 h (horário de MS), envolvendo o carro importado e outro veículo. A parte dianteira do Mercury Cougar e a frente do outro veículo foram danificadas. Ninguém ficou ferido na colisão. Segundo a Companhia de Policiamento de Trânsito da Capital (Ciptran), um dos condutores teria ultrapassado o sinal vermelho. A polícia irá averiguar quem foi responsável pela colisão.
Após o acidente, o tatuador levou o carro para oficina mecânica e o veredicto foi desanimador. “O mecânico já me disse que é praticamente impossível salvar o carro, pois danificou o chassi, que é o esqueleto do carro; raramente vou encontrar isso, sem falar que seria muito, muito caro”.
Investimento
Arnaldo Carvalho comprou o carro quando tinha 19 anos, com investimento inicial de R$ 10 mil, justificado pela admiração pelos modelos clássicos norte-americanos. “O carro não andava, comprei na paixão, não fazia a mínima ideia do quanto gastaria para deixá-lo novo”.
Mercury Cougar do tatuador Anderson Carvalho (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Parte interna de carro importado
(Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Em 2000, quatro anos depois da compra e depois de algumas reformas, conseguiu dar a primeira volta com o carro. “Foi emocionante, mas ainda faltava muito para fazer”, lembra o tatuador.
Carvalho lembra que a compra de peças era processo lento e de difícil negociação. “Procurei alguns dos outros proprietários de Mercury Cougar no Brasil, mas não quiseram ou não puderam me ajudar”.
O tatuador disse que somente nos últimos três anos a restauração começou a acelerar, depois que conseguiu comprar peças originais por meio de sites americanos. Além do custo da peça, ainda era necessário o desembolso com imposto de importação e frete. Para comprar uma chave de seta, por exemplo, o gasto foi de R$ 500.
Outro gasto considerável foi com a troca do motor. O original estava velho e não teve como recuperar. Carvalho resolveu usar um equipamento novo, avaliado em R$ 20 mil, com injeção direta de combustível.
Pêsames
Em 2010, ou seja, 14 anos depois do início do investimento, o Mercury estava pronto para voltar às ruas. O importado não ficou na garagem, mas foi incorporado ao dia a dia do tatuador, que até viajava com ele. “Eu restaurei o carro para poder andar, não foi para ficar parado só admirando”.
No período em que usou o carro, Carvalho recebeu várias propostas de venda, todas recusadas.
“O carro também era o mascote dos amigos e familiares, todo junto admirava e acompanhou toda esta história; ele tinha um gosto especial não só para mim, mas para outras pessoas também. Após a batida já recebi até os pêsames”, contou ao G1.
Carvalho fala que, mesmo que pudesse recuperar o veículo, não teria mais condições financeiras para fazer o investimento. “Ainda não sei o que fazer, ainda não cai na realidade. Ainda não chorei, mas sei que vou chorar bastante”, desabafa.
Tatuador Anderson Carvalho com Mercury Cougar (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)Tatuador Anderson Carvalho com Mercury Cougar (Foto: Divulgação/Arquivo pessoal)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...