domingo, 1 de janeiro de 2012

PRF procura motorista que teria causado acidente em João Pessoa


A Polícia Rodoviária Federal está tentando encontrar o motorista que teria provocado um acidente que deixou uma pessoa morta e duas feridas no final da manhã de sexta-feira (30) na BR-230 em João Pessoa. Neste sábado (31) o Núcleo de Comunicação da PRF divulgou um vídeo, feito por um câmera de um posto de gasolina, onde aparece o momento do acidente.
 
As imagens divulgadas mostram o momento em que um caminhão do tipo baú, e não cegonha como foi divulgado na sexta-feira, teria 'trancando' um carro que acabou perdendo o controle e foi arremessado para a contramão. Segundo a PRF, depois da primeira colisão, outros três motoristas perderam o controle de suas direções ao se depararem com o carro na pista contrária.

A vítima fatal foi a professora Eliana Shirol da Silva, de 31 anos. Ela foi enterrada na manhã deste sábado em um cemitério de João Pessoa.

De acordo com a comunicação da PRF, na sexta foram feitas várias rondas em postos de combustíveis da região para tentar encontrar o caminhão, mas ele não foi localizado. Com a divulgação das imagens a polícia acredita que localização pode ficar mais fácil e pede inclusive o apoio da população nesse sentido. As pessoas que tiverem informação sobre o veículo podem ligar para o 191, número de emergência da Polícia Rodoviária Federal.
Acidente na BR-230 em João Pessoa deixa um morto  (Foto: Walter Paparazzo/G1)Acidente causou congestionamento na BR-230 (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Janeiro tem programação especial de teatro infantil em João Pessoa


O ano começa com novidades para o público infantil nos teatros de João Pessoa. Durante quatro finais de semana, o I Festival Janeiro Arretado de Teatro para Crianças vai apresentar quatro produções de grupos diferentes da cidade. Encenações de histórias clássicas como O Mágico de Oz e Peter Pan estão entre os espetáculos. As peças estão em cartaz sempre às 17h dos sábados e domingos no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
A programação começa no dia 7 de janeiro, com a peça 'O Mágico de Oz', encenada pela Cara Dupla Companhia de Teatro. A história é adaptada por Romildo Rodrigues e ficará em cartaz também no dia 8. Na segunda semana, dias 14 e 15 de janeiro, é a vez de 'Peter Pan', interpretado pela Companhia de Teatro Argonautas, com adaptação e direção de Tony Silva.
Em seguida, nos dias 21 e 22, o grupo de teatro e circo Gongados apresenta o espetáculo 'O Gato Molhado e a Andorinha Sinhá', baseado no texto de Jorge Amado, que ganha adaptação de Eleonora Montenegro e direção de Duílio Cunha. A última semana do festival, nos dias 28 e 29 de janeiro, terá a peça 'A Bela e a Fera', do grupo teatral Arretado Produções Artísticas, com adaptação e direção de Nelson Alexandre.
Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para crianças a partir dos dois anos de idade, estudantes e maiores de 65 anos). Os bilhetes podem ser adquiridos antecipadamente no Teatro Paulo Pontes, em Tambauzinho, ou na loja Brinquedos & Presentes, no bairro de Tambaú.

Empresário morre em acidente com jet ski em canal de porto na Paraíba


Um homem morreu ao sofrer um acidente quando pilotava um jet ski na orla de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com a 7ª Delegacia Distrital, a principal suspeita é de que ele tenha colidido em uma lancha. O caso aconteceu por volta das 16h30 do sábado (31), no canal do Porto de Cabedelo. Conforme a Gerência de Medicina Legal da capital, a vítima é um empresário morador de Campina Grande, que estava no Litoral a passeio.
Conforme a delegada Maria Rodrigues, responsável pelo plantão da delegacia de Cabedelo, ainda não se sabe com detalhes o que aconteceu. O jet ski da vítima e uma lancha ficaram danificados. Segundo ela, apenas uma perícia feita nos dois veículos poderá detectar as causas do acidente. Os dois veículos foram levados para uma marina particular, onde peritos do Instituto de Polícia Científica fizeram análises.
O condutor de uma lancha prestou depoimento e informou que ainda tentou retirar o corpo da água. Apesar do socorro prestado, o homem morreu no local. A Polícia Civil abriu um procedimento e comunicou a Capitania dos Portos sobre o caso.
O corpo do empresário foi levado para a Gerência de Medicina Legal de João Pessoa, onde foi submetido a exames e reconhecido por parentes.

Operação Réveillon
O acidente aconteceu no dia em que o Corpo de Bombeiros da Paraíba lançou uma operação de segurança em locais estratégicos para evitar acidentes na orla marítima. Foram instalados pontos de atendimento nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Cabedelo, Baía da Traição, Intermares e Pitimbu. O plano tem equipes especializadas em salvamento aquático, combate a incêndio, salvamento terrestre, resgate e primeiros socorros e fiscalização preventiva.

Ano começa com sete assassinatos em cidades da Paraíba


As Polícias Militar e Civil registraram, pelo menos, sete assassinatos em cidades das regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande em um intervalo de seis horas, entre o sábado (31) e as primeiras horas de 2012, neste domingo (1º). No primeiro caso, ocorrido por volta das 21h no município de Juazeirinho, localizado na região da Borborema, um comerciante matou a esposa dentro de casa, quando ela se preparava para a festa de Ano Novo. De acordo com a Polícia Militar da cidade, a mulher pintava as unhas quando foi morta com um tiro na cabeça. O suspeito  cometeu suicídio logo depois e a motivação do crime teria sido passional.
Já no bairro Alto Branco, área nobre de Campina Grande, um jovem de 22 anos morreu ao ser atingido por três tiros e outras duas pessoas ficaram feridas durante uma festa. Testemunhas informaram à Central de Operações da Polícia Militar que houve uma discussão no local, por volta da 1h30. Os feridos estão internados no Hospital de Emergência e Trauma, mas seus estados de saúde ainda não foram identificados. Nenhum suspeito de cometer o crime foi preso até as 8h (horário local) deste domingo.
Também em Campina Grande, um homem de 32 anos foi atingido por três tiros e uma facada no bairro Rosa Cruz. Segundo a Copom, os moradores da rua apenas informaram que ouviram os tiros e encontraram a vítima caída, mas não teriam conseguido identificar o autor dos disparos. Um crime semelhante aconteceu na cidade vizinha, Lagoa Seca. Uma agricultor de 32 anos também foi encontrado morto com dois tiros na cabeça. De acordo com a Polícia Civil, a comunidade dificultou os primeiros trabalhos de investigação por não querer comentar o que viu.
Já na região metropolitana de João Pessoa, foram registrados mais três assassinatos. Um deles aconteceu no Bairro dos Ipês, na capital, e outro no Centro do município de Cabedelo. Neste último caso, a 7ª Delegacia Distrital informou que a vítima estava pedalando em uma bicicleta quando foi surpreendida por tiros. O homem morreu no local e estava sem documentos, o que não permitiu a identificação oficial. O corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina Legal da capital, onde fica disponível para reconhecimento.
O último crime aconteceu às 4h30 no bairro Mário Andreazza, em Bayeux. De acordo com a Polícia Civil, a vítima foi um ex-presidiário de 26 anos, que respondia a investigações por suspeita de participação em três homicídios. Ele estaria na rua com um irmão quando foi ferido pelos tiros e acabou morrendo no local. O irmão sobreviveu e foi levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa. A Polícia Civil ainda deve ouvir o depoimento dele para identificar os responsáveis pelos tiros e o motivo do atentado.

Queniana vence a São Silvestre 2011 quebrando o recorde da prova


Sétima em 2008, a queniana Priscah Jeptoo não tomou conhecimento das adversárias em 2011. A atleta aproveitou a mudança do percurso da São Silvestre, que tornou a prova mais rápida, e pulverizou o recorde da conterrânea Alice Timbilili, que havia cravado 50m19s no ano passado. Com 48m48s, Jeptoo venceu a edição 2011 da tradicional prova paulistana numa disputa acirrada contra a etíope Wude Ayalew. (Veja no vídeo ao lado a largada e a chegada da prova).
- Estou muito feliz. A chuva complicou, mas estou treinando muito na Europa, fiz algumas boas corridas. Não foi fácil para mim, mas consegui vencer. É uma vitória muito importante para a minha carreira - afirmou Jeptoo.
Sem chuva e com temperatura de 27ºC, a elite feminina largou pontualmente às 17h10m (de Brasília). Depois dos três primeiros quilômetros de prova, no entanto, quando as corredoras passavam ao lado do estádio do Pacaembu, a chuva voltou com força.
São Silvestre 2011 Largada Feminina (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Elite feminina larga para a São Silvestre 2011 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)
Com 10 minutos de prova e pouco mais de três quilômetros percorridos, a italiana Nadia Ejjafini liderava o pelotão da frente formado por outras sete atletas africanas. Um pouco mais atrás, as brasileiras Cruz Nonata e Marily dos Santos tentavam acompanhar o grupo.
Com 21 minutos e sete quilômetros percorridos, quase metade dos 15 km de prova, duas corredoras se desgarraram das demais: a queniana Priscah Jeptoo e a etíope Wude Ayalew. E a disputa pela vitória ficou mesmo entre elas.
Com meia hora de corrida e 9,5 km percorridos, Jeptoo se colocou alguns metros à frente de Ayalew. A etíope não se intimidou e ultrapassou a adversária na subida da Brigadeiro Luís Antônio. Foi assim, alternando-se na liderança, que as duas competidoras africanas levaram a disputa até os metros finais. Mais alta e com passadas mais largas, Jeptoo levou a melhor, cruzando quatro segundos à frente de Ayalew.
Completaram o pódio a queniana Eunice Kirwa, em terceiro lugar, seguida pela italiana Nadia Ejjafini (4ª) e pela também queniana Rumokol Chepkanan (5ª). A melhor brasileira na prova foi Cruz Nonata, que terminou em sexto.
- Foi novidade correr na chuva. Imaginei: "Nossa mãe, primeira corrida com chuva logo na São Silvestre?!”. Eu não saio para treinar quando está chovendo forte, por recomendação do meu técnico. É com a coragem e garra que eu tenho, não desisti um só segundo. Eu estou agradecida a todos que estavam apoiando, à torcida pelo caminho. Não desisti e consegui chegar - comemorou Cruz Nonata.
Agora, o Quênia tem nove vitórias na prova feminina da São Silvestre contra sete de Portugal e cinco do Brasil.
Confira o tempo das seis primeiras colocadas da São Silvestre 2011:
1ª) Priscah Jeptoo (QUE) - 48m48s
2ª) Wude Ayalew (ETI) - 48m52s
3ª) Eunice Kirwa (QUE) - 50m58s
4ª) Nadia Ejjafini (ITA) - 51m19s
5ª) Rumokol Chepkanan (QUE) - 51m44s
6ª) Cruz Nonata (BRA) - 51m59s

Zoológico recupera macaco roubado nos Estados Unidos


O zoológico de San Francisco, nos Estados Unidos, recuperou neste sábado (31) um um macaco-esquilo roubado na última quinta. O animal conhecido como Banana Sam foi encontrado à noite em um parque, aparentemente em boa saúde, e entregue à polícia.
Banana Sam passou por exames físicos assim que retornou ao zoológico de São Francisco (Foto: AP Photo/San Francisco Zoo)Banana Sam passou por exames físicos assim que retornou ao zoológico de São Francisco (Foto: AP Photo/San Francisco Zoo)
As autoridades dizem que o roubo foi deliberado. Os ladrões cortaram buracos na tela da jaula dos macacos e levaram Banana Sam, mas deixaram os outros 17 macacos-esquilo do zoológico no local.
Uma recompensa de US$ 5 mil já tinha sido oferecida pelo animal.
O sumiço do macaco já era alvo de brincadeiras na internet. Banana Sam ganhou um perfil falso no Twitter que descrevia suas peripécias por São Francisco. "Driblar a segurança do zoo foi divertidamente fácil. Mas ainda estou esperando o maldito metrô", relata o primeiro tweet do perfil.

Cliente vence 'batalha' após receber conta de água de US$ 100 mil


A americana Ayanna Yancy Cato, que recebeu em 2010 uma conta de água de mais de US$ 100 mil em Brockton, no estado de Massachusetts (EUA), chegou a um acordo na última terça-feira para pagar US$ 3,4 mil. O caso de Ayanna provocou uma série de protestos de moradores por conta dos valores cobrados pelo município, segundo a emissora de TV "WCVB".
Mulher recebeu conta de mais de US$ 100 mil.Mulher recebeu conta de mais de US$ 100 mil. (Foto: Reprodução/Boston Channel)

Forte terremoto atinge litoral do Japão


Um forte terremoto de magnitude 7 atingiu, neste domingo (1º) o mar ao sul do litoral do Japão, informou a Agência Meteorológica do país.
Não há informações sobre vítimas, danos nem sobre possibilidade de formação de tsunami na região.
A agência japonesa informou que o tremor ocorreu às 14h28 (3h28 de Brasília) em águas afastadas da área central de Torishima Kinkai, a uma profundidade de 370 km.
O terremoto alcançou intensidade 4, na escala japonesa fechada de 7 graus, e foi sentido em cidades das regiões assoladas pelo potente terremoto de 11 de março de 2011, como Iwanuma, na província de Miyagi; Hitachi, na de Ibaraki; e Minamisoma, em Fukushima.
O Serviço de Vigilância Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) também registrou o forte terremoto, e informou que a magnitude do tremor chegou a 6,8.
Em Tóquio, o terremoto foi sentido com uma intensidade de 4 na escala japonesa no distrito de Chiyoda, e de 3 em outros como Minato e Shinjuku. Não há registro de danos ou vítimas.
Segundo a televisão japonesa "NHK", o tremor não causou alterações no país. Trens e os principais aeroportos operam com normalidade.
O Japão fica sobre uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e é por isso que os terremotos ocorrem com frequência na região.
O terremoto e posterior tsunami que arrasou o nordeste do país no dia 11 de março mataram 15.844 pessoas e deixou 3.451 desaparecidos, segundo dados atualizados em 30 de dezembro pela polícia japonesa.

Judeus ultraortodoxos usam símbolo do Holocausto e geram indignação


A utilização da estrela amarela - que os judeus foram obrigados a carregar durante o regime nazista - na noite de sábado (31) durante um protesto de judeus ultraortodoxos provocou indignação em Israel.
"Condeno da forma mais enérgica este fenômeno de utilização dos símbolos do Holocausto. É inaceitável. Isto prejudica a recordação do Holocausto e os valores fundamentais do judaísmo", declarou Avner Shalev, diretor do Memorial Yad Vashem, dedicado ao estudo e memória do genocídio cometido pelos nazistas.
Centenas de judeus ultraortodoxos, alguns com a estrela amarela, protestaram no sábado à noite no bairro Mea Shearim, em Jerusalém, contra os meios de comunicação que, segundo eles, são hostis a suas ideias, em um clima de tensão entre laicos e religiosos.
Neste domingo, todos os jornais israelenses publicam fotos dos manifestantes, incluindo crianças, com a estrela amarela sobre o uniforme listrado dos deportados para os campos de extermínio nazistas.
Menino judeu ultraortodoxo usa estrela amarela em Mea Shearim, em Jerusalém, neste sábado (31) (Foto: AP)Menino judeu ultraortodoxo usa estrela amarela em Mea Shearim, em Jerusalém, neste sábado (31) (Foto: AP)
"Nós devemos reagir a esta grosseira provocação rompendo as muralhas do gueto que isola os Haridim (literalmente os que 'Temem a Deus') por meio da educação e formação", escreveu Nahum Barnea, principal articulista do "Yediot Aharonot", o principal jornal do país.
"Mas também devemos fixar os limites, reduzindo os subsídios públicos aos institutos talmúdicos e as subvenções familiares", completou, em referência às famílias ortodoxas que não trabalham para dedicar-se ao estudo da Torá.
Shalom Yerushalmi, do jornal "Maariv", também indignado com a manifestação de sábado, afirmou que "nunca antes a luta entre laicos e religiosos havia sido tão degradada".

Empresa desenvolve máquina de decorar unhas no RS


O setor de beleza deve continuar em alta em 2012. No Rio Grande do Sul, uma empresa desenvolveu a máquina de decorar unhas, que oferece mais de 3 mil desenhos. O equipamento não substitui o serviço da manicure, mas agrega valor ao trabalho.
A máquina de decorar unhas pesa 12 kg e tem 22 cm de altura. É só colocar o dedo no suporte, esperar 30 segundos, e a unha já sai com o visual diferente.
O empresário Astor Lermen levou um ano para desenvolver o equipamento. Ele investiu R$ 120 mil para montar a fábrica no Rio Grande do Sul. “Eu identifiquei uma necessidade da manicure de levar moda para suas clientes. Então fui buscar no exterior essa tecnologia e desenvolvemos uma máquina dentro da realidade da manicure do Brasil. Isso agrega valor hoje para a manicure e traz bons negócios”, diz Lemen.
O equipamento é uma impressora. Tem circuito e um carrinho com cartucho colorido normal, adquirido no mercado. Só que, enquanto a impressora puxa o papel, aqui o carrinho se desloca até o dedo. Um software, desenvolvido pela empresa, ajusta o desenho de acordo com as dimensões de cada unha.
“A pessoa pode colocar o dedo no suporte, ajusta as cores conforme a dimensão da unha, passa para o software e manda a impressão que vai ficar exatamente no lugar determinado”, diz o montador Cássio Costa.
O diferencial da empresa são os desenhos que a cliente pode usar. São 3 mil modelos diferentes, em xadrez, borboleta, pele de onça, coqueiro. Todos com detalhes e muito coloridos. A cada coleção, são lançados 180 novos desenhos.
“A gente cria através do que tem no momento, assim do que está na moda, qual a estação, as cores da estação, o que tem em revista, blogs de moda da internet, e enfim, aí a gente cria o que tem no momento e o que é tendência”, diz a designer Jéssica Bittencourt.
Primeiro, é preciso pintar a unha com esmalte e base, que ajudam a fixar a tinta de impressão. A cliente escolhe o desenho no computador. Depois, com o posicionado, aciona-se a máquina.
O empresário abriu franquia do negócio. Custa R$ 4 mil. Inclui o equipamento e um kit de esmalte, base e verniz. Com 100 clientes por mês, o faturamento previsto é de R$ 1.500. A franqueadora dá treinamento e fornece novos desenhos todo ano.
“Estamos apostando no sistema de franquias, para serem exclusivas. As manicures vão trabalhar com exclusividade em sua cidade, no seu bairro. Nosso crescimento em 2011 foi 40%. Nossa previsão para 2012 é de 60%”, diz Lernen.
A fábrica já vendeu 300 unidades para o Brasil, outros países da América Latina e Europa. Há nove meses, um salão, na grande Porto Alegre, comprou uma máquina. O equipamento movimentou o salão. Os desenhos coloridos atraíram novas clientes e dobraram o faturamento na seção de manicure. Em três meses de operação, a máquina se pagou.
Um cartucho de impressora pinta 900 unhas. Fazendo as contas, o material para decorar as duas mãos custa, para a empresa, R$ 0,90. E o preço cobrado no salão é de R$ 15.
“Ela não gasta muita tinta, o custo é baixíssimo e virou referência. As pessoas vêm fazer a unha e já acabam fazendo outras coisas”, diz a gerente Cissa Souza.

Em São Paulo, a máquina está em outro salão. Todos os dias, o empresário Edcarlos de Paula faz a propaganda da máquina de decorar unhas. “O aumento foi em média de 60% dos clientes”, diz.
O salão decora unhas de mais de 100 clientes por mês. Gente que vem atrás de exclusividade. O perfil das clientes é um pouco diferente. Em vez de desenhos, a maioria imprime fotos nas unhas.
Edicarlos conecta a máquina fotográfica no computador, descarrega a foto e faz os ajustes na imagem. Depois, é só imprimir nas unhas.
A fábrica de máquina de decorar unhas projeta crescimento. No Brasil, o mercado de esmaltes deve faturar R$ 600 milhões em 2012. E, cada vez mais, a mulher brasileira recebe de braços abertos todo tipo de inovação e tecnologia.

Prefeitura de SP antecipa para 16h a implosão de prédio atingido por fogo

A Prefeitura de São Paulo antecipou para as 16h deste domingo (1º) a demolição do Edifício Moinho, na região central. O prédio teve suas estruturas comprometidas após um incêndio na Favela do Moinho no dia 22 deste mês. Desde então, a circulação dos trens da CPTM está interrompida no local.

Prédios localizados no raio de 500 metros do local da implosão terão de ser desocupados duas horas antes porque há risco de morte. Antes de deixar suas casas, os moradores devem se certificar-se de que deixaram os registros de gás e água fechados e redes elétricas desligadas.  Animais devem ser retirados dos imóveis e veículos removidos das imediações. Os moradores só deverão poder voltar aos imóveis depois de meia hora.
Os técnicos da empresa especializada em explosivo passaram a manhã deste sábado trabalhando. Eles percorreram o interior do prédio e as redondezas. Agentes da Defesa Civil também estiveram no local.
O edifício está desocupado há mais de 30 anos. A estrutura é antiga e, segundo a Defesa Civil, ficou comprometida depois do incêndio. Por causa do risco de desabamento, a circulação dos trens que passam por lá está interrompida.
Quem usa as linhas 7-Rubi e 8-Diamante devem ter atenção: a partir de segunda-feira, entre 4h e 5h, horário em que o metrô ainda não está funcionando, a CPTM vai disponibilizar ônibus gratuitos nas estações Barra Funda e Júlio Prestes. Serão duas linhas – uma vai ligar a Barra Funda à Luz e a outra a estação Júlio Prestes à Barra Funda.
A Prefeitura diz que o trabalho de limpeza do entulho começa logo depois da implosão e que as linhas da CPTM devem ser liberadas para circular no trecho até terça-feira (3).

Saiba como cumprir promessas de ano novo sem gastar dinheiro


O começo de um novo ano é um bom momento para fazer uma promessa para os próximos 365 dias. Algumas delas dependem de dinheiro, como comprar um carro, e podem não se concretizar se o momento financeiro não for dos melhores. Mas outras, como emagrecer, deixar de ser sedentário, parar de fumar, de beber ou passar a ler livros dependem principalmente boa vontade e de encontrar um lugar que ofereça o serviço.
O primeiro dia útil do ano pode servir de pretexto para que regimes “sempre” previstos para começar na segunda-feira realmente tenham início. Para isso, parques como o Ibirapuera, na Zona Sul, o Villa-Lobos, na Zona Oeste, têm amplos espaços para corridas e caminhadas. Têm ainda aparelhos que imitam os de musculação das academias. Ainda que limitados, o usuário pode suar a camisa sem ter de pagar os R$ 400 de mensalidade cobrados por academias em áreas nobres de São.
A artista plástica Cintia quer em 2012 fazer caminhadas três vezes por semana (Foto: Márcio Pinho)
A professora Tábata Mesquita, de 23 anos, teve nesta quinta-feira (29) no Parque Ibirapuera sua primeira aula de como usar patins para começar o novo ano se exercitando. "Quando era mais jovem fazia judô, natação, e depois fiquei muito parada. Agora quero retomar a atividade e estou colocando isso como uma das metas para 2012." O objetivo é semelhante ao da artista plástica Cintia Jordano, de 37 anos, que promete deixar de ser uma "atleta de final de semana" para caminhar pelo menos três vezes e fazer ioga no Parque do Ceret, no Tatuapé, Zona Leste.

Há ainda outros projetos que facilitam o acesso. É o caso do Bosque da Leitura, com o empréstimo de livros em parques, ou o Ônibus-Biblioteca, projeto que conta com nove veículos que visita bairros da periferia durante a semana. Veja abaixo algumas dicas:
Leitura

Outro tema que motiva promessas de mudança de vida é a leitura. Há quem passe um ano inteiro sem ler um livro e prometa se esforçar mais após o réveillon. E isso é possível mesmo que o Natal não tenha trazido nem sequer um vale-livro para começar. São 53 bibliotecas municipais em São Paulo, incluindo grandes unidades, como a Mário de Andrade, na região central, e várias pequenas unidades de bairro.
Algumas opções para ler maisOnde encontrar
Biblioteca Mário de AndradeRua da Consolação, 94, Consolação.
Telefone (11) 3256-5270
 
Biblioteca Monteiro LobatoRua General Jardim, 485, Vila Buarque.
Telefone (11) 3256-4438.
 
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
(temática em poesia)
 
Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros.
Informações: (11) 3082-5023
 
Demais bibliotecas e endereços dos Pontos de Leitura e Ônibus-BibliotecasVeja a lista de bibliotecas públicas da capital
Bosque da LeituraEmpréstimo de livros nos parques Ibirapuera, Anhaguera, Carmo, Cidade de Toronto, Trabalhadores, Tucuruvi,
Jardim da Luz, Trabalhadores, Raposo Tavares,
Santos Dias e Lajeado.
 
Projeto "De Mão em Mão"Empréstimo de livros de Machado de Assis
nos terminais de ônibus do Mercado, na região
central, e na Lapa, na Zona Oeste.
 









Vício
Há promessas que não são apenas intenções, mas coisa séria, que afetam a saúde. Quem quer parar de fumar ou beber encontra apoio em serviços do Sistema Público de Saúde (SUS). No Centro de Referência de Tabaco e outras Drogas (Cratod), por exemplo, órgão estadual voltado ao tratamento do cigarro, o usuário pode eventualmente esperar meses entre a inscrição e o início do tratamento.
Um programa de referência contra o tabagismo é o PrevFumo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi um dos pioneiros e já tratou mais de 4 mil pacientes desde 1988. O Hospital das Clínicas é outro órgão público a oferecer o serviço. Ele está disponível em diversos departamentos, entre eles o Instituto do Coração (Incor). Dos 400 pacientes tratados neste ano, 300 foram por meio do SUS, e o restante, por planos de saúde. Segundo a coordenadora do programa, Jaqueline Scholz Issa, a virada do ano é um marco comum de pessoas que tentam largar o vícios. "Em janeiro a maioria das pessoas que procuram tratamento faz essa relação com o ano novo.
Quando a intenção é parar de beber o interessado tem uma alternativa ao serviço público de saúde que é o serviço dos Alcoólicos Anônimos. O tratamento é baseado em reuniões de compartilhamento de experiências. Mas, na prática, a maioria das pessoas acaba tentando sozinha, segundo o especialista no combate ao vício, o psiquiatra Ronaldo Laranjeira. Para ele, isso é possível em alguns casos. “Em outros, mais graves, só a força de vontade não adianta e é preciso ajuda médica”, diz.
Ele destaca o tratamento oferecido pelo Ambulatório Médico de Especialidades AME Vila Maria, na Zona Norte, administrado pela Unifesp. No mesmo bairro, a Santa Casa também tem oferece atendimento em seu Departamento de Psiquiatria.
As secretarias municipais de saúde também oferecem tratamentos. Em São Paulo, são 22 unidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) que dão o atendimento aos dependentes do álcool.
Veja abaixo os endereços dos principais serviços:
Serviços de auxílio contra o tabagismo
e o alcoolismo
Onde encontrar
Centro de Referência de Tabaco e outras Drogas
(Cratod)
Rua Prates, 165, Luz. Informações pelo
(11) 3329-4463
Programa Grea, do Hospital das ClínicasRua Dr. Ovídio Pires de Campos, 785,
Cerqueira César. Telefone: (11) 2661-6960
Instituto do Coração (Incor)Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Cerqueira César. Telefone (11) 3082-2354.
  AME Vila MariaAvenida Guilherme Cotching, 1.600.
Telefone (11) 2954-2330.
Departamento de Psiquiatria da Santa Casa de
Misericórdia de São Paulo
Major Maragliano, 241, Vila Maria. Informações pelo (11) 3466-2100.
Alcoólicos AnônimosInformações pelo (11) 3315-9333.
PrevFumo, da UnifespRua dos Açores, 310. Jardim Lusitânia.
Telefone (11) 5572-4301
Serviços da Prefeitura que oferecem tratamento contra o alcoolismo, como os CAPs AD, e unidades que auxiliam contra o tabagismo.A lista está disponível no site da Prefeitura de São Paulo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...