quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Aniversariante do dia



Um ano depois do acidente, Shaolin segue inconsciente


Hoje completa um ano que o humorista paraibano Francisco Jozenilton Veloso, o Shaolin, sofreu um acidente de trânsito na BR-230 em Campina Grande. Antes do acidente, o humorista ajudava os moradores de uma comunidade de Campina Grande doando cesta básica e hoje é a família dele que dá continuidade ao trabalho social com a distribuição de sopa.
A mãe de Shaolin, Elita Maria Lacerda, que participa do preparo contou que a sopa tem um alguns ingredientes especiais. "Muito amor e carinho", afirmou.
O alimento é distribuído duas vezes por semana para cerca de 330 famílias que moram na Vila Cabral de Santa Terezinha, no Jardim  Atalaia e também no Conjunto Três Irmãs em Campina Grande.  
Segundo Sheila Duarte, coordenado do projeto, a distribuição da sopa continua por conta da ajuda dos amigos de Shaolin. De acordo com Sheila, antes do acidente o humorista sempre fazia questão de provar a sopa.
"Essa sopa ajuda muito", disse Eliane Leal uma das pessoas beneficiadas pelo projeto. O irmão de Shaolin acredita que a realidade de um determinado lugar pode mudar com ações simples.
"Se cada bairro de cada cidade da Paraíba tivesse um Shaolin, a Paraíba seria mais feliz", disse Joverline Veloso que também faz parte do projeto.

Acidente
Na noite do dia 18 de janeiro de 2011 um caminhão bateu lateralmente no carro de Shaolin na BR-230 em Campina Grande. De acordo com o laudo da Polícia Rodoviária Federal, com o impacto da colisão, o veículo do humorista capotou várias vezes e saiu da pista.
O laudo da PRF apontou o motorista do caminhão como culpado do acidente. Ele teria realizado uma manobra indevida. O relatório também apontou que Shaolin dirigia em alta velocidade.O Ministério Público da Paraíba denunciou, por lesão corporal, o motorista do caminhão.
A 4ª Vara Criminal de Campina Grande marcou para o dia 13 de março a primeira audiência de instrução e julgamento do motorista suspeito de ter provocado o acidente com o humorista paraibano.
No dia do acidente, Shaolin foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e internado primeiro no Hospital Regional de Campina Grande. Ele foi transferido depois para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses. O humorista recebeu alta e foi levado pela família para casa em Campina Grande, onde permanece inconsciente.


TRE-PB absolve prefeito de Campina Grande pela sétima vez

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) absolveu mais uma vez o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) nesta terça-feira (17). O julgamento teve início no dia 13 de dezembro de 2011, mas foi adiado após um pedido de vista do juiz Miguel de Britto Lyra.
Na ocasião, o relator do processo, juiz João Batista Barbosa, entendeu que ficou configurado o abuso de poder político com viés econômico e pediu a cassação do peemedebista. Entretanto, nesta terça, os juizes Miguel de Britto Lyra, Sylvio Pelico Porto Filho, João Bosco Medeiros de Sousa e Márcio Accioly de Andrade, além do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos votaram contra a cassação.

Eles entenderam que as acusações eram muito parecidas com as outras, pelas quais o tribunal já havia declarado que o gestor era inocente. O processo contra Veneziano foi movido pelo segundo colocado no pleito de 2008, o atual vice-governador Rômulo Gouveia (PSD).

A votação de 5 a 1 foi a sétima absolvição do atual prefeito de Campina Grande no TRE-PB relativa às eleições de 2008. O gestor era suspeito de ter praticado abuso de poder político e econômico durante o período eleitoral. O caso foi retomado nesta terça, quando ocorreu a primeira sessão do ano do tribunal.

Mulher leva susto ao ser atacada por zebra em parque safári nos EUA


Uma mulher levou um susto durante uma visita a um parque safári no estado do Texas, nos EUA. A jovem identificada como Megan estava no banco de passageiro quando uma zebra colocou a cabeça dentro do veículo e mordeu seu ombro, segundo o jornal inglês "Daily Mail".
A cena foi filmada (assista) por um de seus amigos que estava no banco de trás do carro.
Mulher se assustou ao ser atacada por zebra em parque safári. (Foto: Reprodução/YouTube)Mulher se assustou ao ser atacada por zebra em parque safári. (Foto: Reprodução/YouTube)

Vídeo que mostraria fantasma da princesa Diana é investigado, diz TV


O investigador paranormal Michael Cohen está estudando um vídeo (assista) que mostraria supostamente uma figura fantasmagórica de aparência semelhante à da princesa Diana em um vitral. O vídeo foi filmado em uma igreja de Glasgow, na Escócia, por turistas chineses.
Vídeo foi filmado em uma igreja escocesa por turistas chineses. (Foto: Reprodução/ITN News)Vídeo foi filmado em uma igreja escocesa por turistas chineses. (Foto: Reprodução/ITN News)
No momento em que estavam filmando, segundo a emissora "ITN News", eles não teriam percebido a imagem estranha. O vídeo surpreendeu Cohen, que está examinando o conteúdo com outros pesquisadores para verificar se ele é autêntico. 
"Pode ser uma ilusão de ótica, mas poderia ser um fantasma, possivelmente da princesa Diana", disse ele.

UPP do Vidigal será inaugurada nesta quarta-feira no Rio


Será inaugurada na tarde desta quarta-feira (18) a 19ª  Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (Seseg).
A nova unidade da polícia vai funcionar na comunidade do Vidigal, ocupada pelas forças policiais em novembro de 2011, junto com as favela da Rocinha e Chácara do Céu, todas na Zona Sul do Rio de Janeiro, e deve beneficiar 30 mil moradores. A solenidade de inauguração acontecerá na Vila Olímpica do Vidigal, na Avenida João Goulart, S/N.
A UPP terá três bases: uma na entrada do Vidigal, na Avenida Niemeyer; outra na parte alta do morro, no local chamado Sobradinho; e a terceira na Chácara do Céu.
Rocinha também terá UPP
Em meados de dezembro, a Seseg informou que Vidigal e Chácara do Céu ganhariam uma UPP própria.
Segundo a secretaria, inicialmente o projeto original previa que Vidigal e Chácara do Céu receberiam bases da futura UPP da Rocinha. Porém, após o trabalho de ocupação, varredura e levantamento das necessidades dessas duas comunidades, a secretaria concluiu que os objetivos da pacificação serão melhor atendidos com a divisão da futura UPP Rocinha em duas UPPs.
Ainda segundo a secretaria, a UPP do Vidigal receberá 226 soldados da Polícia Militarformados em 15 dezembro no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM, em Sulacap, na Zona Oeste.
A 20ª UPP do Rio será instalada na Rocinha. A data da inauguração ainda não foi confirmada, mas deve acontecer até o fim de março.

Comida vencida destinada a lixão era vendida em depósito no Ceará


A polícia flagrou a venda de alimentos com prazo de validade vencido destinados a um lixão, nesta terça-feira (18), na cidade deCaucaia, na Grande Fortaleza, segundo a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas. De acordo com o delegado Bruno Figueiredo, o dono do depósito comprava a mercadoria de motoristas que faziam o transporte para  lixões. Entre os produtos, foram encontrados maionese, peixe e batata frita vencidos há até sete meses.
O delegado informou ainda que apenas o irmão do proprietário estava no estabelecimento no momento do flagrante e foi preso. Inicialmente, o suspeito negou envolvimento com o esquema, mas em depoimento confessou que o lixo era comprado pelo irmão e lavado para ser vendido a outros comerciantes. O dono do depósito ainda não foi encontrado pela polícia. A polícia também vai apurar a identidade dos motoristas que vendiam as mercadorias.
De acordo com Figueiredo, a polícia descobriu o esquema por acaso. “Uma equipe estava investigando comércios que vendem produtos abaixo do valor de mercado. Geralmente lugares assim vendem produtos roubados. E esse comércio vendia com preço muito reduzido, os policiais foram investigar lá e acabaram descobrindo o esquema”, conta.
Os irmãos serão indiciados e podem pegar de dois a cinco anos de prisão, segundo o delegado. Entre os produtos revendidos estava uma lata de leite em pó, vencida desde outubro de 2010. Outros produtos têm datas vencidas entre três e setes meses, como iogurte, peixe, camarão, carne, salsicha, maionese, batata frita, frango, feijão.
“São mercadorias de todo o tipo. É um caso de saúde pública”, disse Figueiredo. O material foi apreendido e, de acordo com o titular da DRFVC, será encaminhado para a Vigilância Sanitária do Estado do Ceará. A Prefeitura de Caucaia informou que o comerciante já havia sido notificado pela irregularidade dos produtos três vezes.
Alimentos eram lavados antes de serem revendidos para outros comerciantes (Foto: Waleska Santiago / Agência Diário)Alimentos eram lavados antes da revenda a outros comerciantes (Foto: Waleska Santiago/Agência Diário)

Mais de 40 milhões se prostituem no mundo, diz estudo


Mais de 40 milhões de pessoas no mundo se prostituem atualmente, segundo um estudo da fundação francesa Scelles, que luta contra a exploração sexual. A grande maioria (75%) são mulheres com idades entre 13 e 25 anos.
O relatório analisa o fenômeno em 24 países, entre eles França, Estados Unidos, Índia, China e México e diz que o número de pessoas que se prostituem pode chegar a 42 milhões no mundo. O estudo revela ainda que 90% delas estão ligadas a cafetões.
O documento também analisa a questão da exploração sexual por redes de tráfico de seres humanos. De acordo com o relatório, o maior número de vítimas está concentrado na Ásia, que representa 56% dos casos.
Exploração de crianças
A América Latina e os países ricos registram, respectivamente, 10% e 10,8% do tráfico de pessoas para atividades ligadas ao sexo, afirma o 'Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual - A prostituição no coração do crime organizado', publicado em um livro.
E quase a metade das vítimas de redes de tráfico humano são crianças e jovens com menos de 18 anos.
'Essa é uma das características da prostituição nos dias de hoje: um grande número de crianças é explorada sexualmente', diz o documento. Estima-se que 2 milhões de crianças se prostituam no mundo.
Tráfico de mulheres brasileiras
O juiz Yves Charpenel, presidente da Fundação Scelles, diz que não há dados suficientes para avaliar o aumento da prostituição no mundo.
'O elemento marcante, na Europa, é a multiplicação de prostitutas vindas de países diversos, normalmente controladas por quadrilhas que as fazem circular por todo o continente', afirma.
O estudo da fundação francesa afirma, com base em dados da agência da ONU contra as drogas e o crime, que o tráfico de mulheres brasileiras na Europa estaria aumentando. O documento não revela, no entanto, números em relação a esse crescimento.
'Essas vítimas são originárias de comunidades pobres do norte do Brasil, como Amazonas, Pará, Roraima e Amapá.'
'Se a maioria das prostitutas na Europa são de países do leste europeu e de ex-repúblicas soviéticas, a predominância desses grupos parece estar diminuindo no continente', diz o relatório, acrescentando que paralelamente a isso o número de brasileiras estaria aumentando.
Em dezembro passado, a polícia espanhola desmantelou uma quadrilha internacional de prostituição que mantinha dezenas de menores brasileiras sob cárcere privado.
Eventos esportivos e prostituição
O estudo também afirma que grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos, contribuem para agravar o fenômeno da prostituição.
'Futebol e Olimpíadas são identificados como os cenários mais comuns da exploração sexual', afirma o relatório.
Segundo o texto, essas grandes competições internacionais permitem que as redes criminosas 'aumentem a oferta' de prostitutas.
Na África do Sul, por exemplo, 1 bilhão de camisinhas foram encomendadas pelas autoridades para enfrentar eventuais riscos sanitários durante a Copa do Mundo em 2010.
O número de prostitutas no país, estimado em 100 mil, aumentou em 40 mil pessoas durante o evento.
Internet
Segundo a Fundação Scelles, a internet também contribui para ampliar a prostituição no mundo.
'As redes de cafetões agora recrutam pessoas em redes sociais como Facebook e Twitter', diz o estudo, citando um caso na Indonésia em que as autoridades prenderam suspeitos de aliciar jovens estudantes no Facebook e no Yahoo Messenger.
Nos Estados Unidos, a maioria das menores prostitutas são recrutadas por cafetões no site Craiglist, de anúncios, diz o estudo.
'Os cafetões fazem falsas propostas de trabalho como manequim e utilizam as vítimas para recrutar outras jovens.'

Saiba mais sobre a saída de Daniel do Big Brother Brasil


Veja abaixo uma cronologia dos fatos que levaram à eliminação de Daniel do BBB 12:

Sábado (14),
 às 22h35. Começa a primeira festa do BBB 12.

Domingo (15), às 5h30, Daniel e Monique vão para a cama no Quarto Floresta, onde também estão, em outra cama, Yuri e Laisa. Por volta das 6h45, imagens mostram uma movimentação dos dois sob o edredom. Rafa está ao lado deles.

Às 9h30, Daniel acorda em outra cama e Monique o cumprimenta. 
Monique e Daniel (Foto: Reprodução/TV Globo)Monique e Daniel na cama, durante a madrugada
(Foto: Reprodução/TV Globo)
A esta altura, a hashtag #DANIELexpulso já foi criada no Twitter, com internautas acusando o modelo de abuso sexual e pedindo sua eliminação do programa.

Ainda no início do dia, Monique é chamada ao confessionário. Logo depois, ela diz a Daniel, na frente das câmeras, que a produção a questionou sobre se os dois teriam feito sexo durante a noite. Na conversa com Daniel, ela diz que falou que não houve nada. "Eu sei que não fiz, mas começo a pirar. Será que fiz? Será que não fiz?". Daniel assegura que não houve "momento de sacanagem" entre eles. "Nos beijamos no quarto e nos agarramos no edredom", diz ele.
Pedro Bial (Foto: Reprodução/TV Globo)Pedro Bial (Foto: Reprodução/TV Globo)
Segunda (16), por volta das 17h, um áudio extra-oficial é publicado na internet, com o que supostamente é um segundo depoimento de Monique no confessionário, desta vez para a polícia. No áudio, a voz que seria de Monique diz que "a gente se beijou, eu me lembrava de um beijo. Ele disse que foram dois. E a gente passou a mão um no outro e, realmente, é só isso que lembro".

Ela completa dizendo que ficou "com tesão" com as carícias e as interrompido, dizendo "chega, chega" e pulando para o lado contrário da cama. Então, segundo ela, Rafa chegou ao quarto e ela afirmou que disse "vamos dormir". "E eu lembro que dormi. E acordei com Daniel na outra cama e o Rafa comigo, deitado ali comigo".

Às 21h53, a CGCom (Central Globo de Comunicação)  divulgou uma nota oficial, dizendo que Daniel estava eliminado do programa "devido a um grave comportamento inadequado" e que houve "rigorosa avaliação da Rede Globo, iniciada no domingo de manhã". Cerca de meia hora depois, na edição do programa na TV Globo, o apresentador Pedro Bial anunciou ao público a
Portaria 3 do Projac (Foto: Thamine Leta/G1)Portaria 3 do Projac (Foto: Thamine Leta/G1)
eliminação do participante. "Sem precipitação, com o máximo cuidado, analisamos as imagens que evidenciariam uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que, sim, o comportamento de Daniel na noite da festa foi motivo de eliminação".

Terça, (17), às 10h30, o delegado Antônio Ricardo Nunes, da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara) do Rio, chegou ao Projac, na Zona Oeste da cidade, para ouvir os participantes do programa "Big Brother Brasil" Monique e Daniel, sobre uma suspeita de abuso sexual dentro da casa do reality show.

Acidente com van deixa 11 feridos na Zona Sul do Rio, dizem bombeiros


Onze pessoas ficaram feridas depois de uma van bater num poste, na manhã desta quarta-feira (18), na Avenida Visconde de Albuquerque, no Leblon, na Zona Sul do Rio. As informações são da assessoria do Corpo de Bombeiros.
De acordo com bombeiros, os feridos foram levados para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde deles.
Segundo o Centro de Operações Rio, da prefeitura, há um reboque da CET-Rio no local para retirar o veículo. Uma faixa da via está parcialmente interditada, mas o trânsito não tem retenções.
Sem luz
De acordo com a Light, concessionária de energia elétrica responsável pela região, a energia precisou ser desligada em algumas residências próximas ao local da colisão porque o poste precisará ser trocado.

Técnicos da Eletropaulo trabalham em área de explosão no Centro de SP


Técnicos da Eletropaulo, companhia responsável pela distribuição de energia na região metropolitana de São Paulo, trabalhavam na manhã desta quarta-feira (18) na Rua Dr. Frederico Steidel, no bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo, onde ocorreu uma explosão na noite desta terça-feira (17). A suspeita é que tenha ocorrido um curto-circuito em um transformador da empresa.
A rua permanecia interditada nesta manhã, e policiais militares também estavam no local. Duas pessoas ficaram feridas – uma funcionária de uma pizzaria que fica em frente à área da explosão e um entregador do estabelecimento. A mulher teve ferimentos leves, foi levada para a Santa Casa e passa bem. Já o homem foi arremessado pela explosão, mas não chegou a ir para o hospital.
Ele tinha acabado de chegar na pizzaria. “Foi uns cinco segundos depois que eu subi as escadas para deixar a mochila no balcão. Quando eu olhei a explosão aconteceu, me jogou lá para dentro, eu caí desmaiado”, contou Diego de Araújo Macedo.
Cinco carros que estavam na rua foram atingidos. Um deles ficou destruído. A explosão abriu um buraco de cinco metros na calçada. Segundo vizinhos, essa não foi a primeira vez que o bueiro pegou fogo.
De acordo com o fazendeiro Antonio de Jesus, que chegava ao local - onde costuma estacionar o carro -, as labaredas atingiram mais de cinco metros.
Até as 6h30 desta quarta, a Eletropaulo ainda não sabia as causas da explosão.
Medo
Esta é a segunda vez em menos de três anos que uma explosão ocorre no mesmo endereço. Da última vez foi diagnosticado um curto-circuito em uma das ligações do transformador, o mesmo equipamento que agora é analisado pelos técnicos da Eletropaulo. A reincidência do fato na noite de terça deixou os moradores da rua apreensivos.
“Eu não sei o que vou fazer, mas estou pensando em até me mudar”, diz Antônio Cláudio Moraes, dono do imóvel em que funciona a pizzaria. Ele mora em cima do estabelecimento. Na explosão anterior, perdeu roupas, sofá e uma televisão. Desta vez, os estragos foram menores em sua casa.
“No total, a Eletropaulo me indenizou em R$ 17 mil. Deu para cobrir as despesas com os móveis e roupas, comprar uma nova TV e reformar a pizzaria que também ficou Adestruída. Agora, não perdi móveis e nem eletrônicos. Mas teve vítima. O que eles estão esperando?”, pergunta.

Aprígio Coelho também demostra preocupação. Ele mora ao lado da pizzaria e diz que, por pouco, os filhos não foram atingidos.
"Eles estavam na frente da pizzaria. Entraram em casa e a rua explodiu. Estou acompanhando para saber o que aconteceu. Estou com medo disso acontecer novamente", diz
Peritos da Polícia Civil analisam local da explosão (Foto: Renato Jakitas/G1)Peritos da Polícia Civil analisam local da explosão (Foto: Renato Jakitas/G1)

Juíza vê 'graves indícios' de culpa do capitão no naufrágio na costa da Itália


A juíza de instrução que decidiu pela prisão domiciliar do capitão do cruzeiro Costa Concordia, cujo naufrágio causou ao menos 11 mortes, admitiu nesta quarta-feira (18) que há "graves indícios" de culpa contra Francesco Schettino.
Segundo ela, o comandante foi responsável por um desastre de "proporções mundiais".
A juíza Valeria Montesarchio disse que o capitão se negou a voltar a bordo, apesar da ordem do comandante da Capitania dos Portos.
Ela afirmou que "não há dúvida" sobre a gravidade de suas ações.
Ainda há pelo menos 24 desaparecidos que poderiam estar dentro do navio, que ficou parcialmente submerso, preso a uma rocha próximo à ilha de Giglio, a 40 quilômetros do continente.
As buscas foram interrompidas nesta quarta, por conta de uma movimentação no navio.
O capitão Francesco Schettino em 14 de janeiro, um dia após o acidente (Foto: AP)O capitão Francesco Schettino em 14 de janeiro, um dia após o acidente (Foto: AP)
Arte Costa Concordia (Foto: Arte G1)

Alpinista perdido sobreviveu queimando dólares e sonhando com sauna


Um alpinista de 66 anos contou ter sobrevivido dois dias a temperaturas negativas durante uma tempestade de neve 'queimando dinheiro e sonhando com sauna'.
Yong Chun Kim se perdeu durante uma tempestade em uma montanha do Estado americano de Washington, o Mount Rainier, no sábado, enquanto liderava um grupo de 16 pessoas que percorriam trilhas pela montanha.
Após cair e deslizar por uma encosta durante a caminhada, o alpinista acabou se separando do grupo. Em vez de tentar subir de volta para a trilha, ele avisou pelo rádio aos outros membros que os encontraria em um determinado local.
Como Kim não apareceu no ponto de encontro, as equipes de resgate iniciaram as buscas. Ele só foi encontrado, no entanto, na tarde de segunda-feira.
Foto fornecida por Young Chun Kim mostra o alpinista depois de ser encontrado pelas equipes de resgate (Foto: AP)Foto fornecida por Yong Chun Kim mostra o alpinista depois de ser encontrado pelas equipes de resgate (Foto: AP)
Uma forte tempestade de neve atingiu a região no momento em que Kim estava perdido nas trilhas do Parque Nacional de Mount Rainier, com ventos de quase 80 quilômetros por hora e lançando uma nova camada de neve de mais de 70 centímetros de espessura.
'Podemos afirmar que isto é um milagre', disse Lee Taylor, porta-voz do Parque Nacional de Mount Rainier, ao jornal ''The News Tribune', da cidade de Tacoma, no Estado de Washington.
Para sobreviver durante todo este tempo, Kim se escondeu embaixo de árvores, cavou um túnel na neve e queimou notas de dólares, além de sonhar com a esposa, Sue, e com uma sauna.
'Ele é um sobrevivente. Ele é de aço. Tem 66 anos e acabou de vencer o câncer', disse o filho do alpinista, Malcom An, ao jornal ''The Seattle Times'.
Fogo no parque
O resgate de Kim mobilizou cerca de 90 pessoas, segundo o 'The News Tribune'. Muitos temiam pela vida do alpinista pois uma outra busca de dois dias ocorrida na mesma área no mês passado acabou com a descoberta de um alpinista morto.
O alpinista disse ao 'The Seattle Times' que, apesar das condições perigosas em que se encontrava, ele se preocupou com o fato de estar desrespeitando a lei ao queimar dinheiro e também temia causar um incêndio por estar acendendo uma fogueira dentro de um parque nacional.
Mas o calor da nota queimando o convenceu a queimar a outra nota que levava, de US$ 5, e também outros objetos que levava com ele, como um par de meias adicional, ataduras, um cachecol e uma escova de dentes.
O alpinista também tentou se manter em movimento durante os dois dias em que esteve perdido, dormindo por pouco tempo, pois sabia que tinha de manter o calor do corpo e evitar uma hipotermia.
Apesar do incidente, o alpinista diz que planeja voltar para a montanha dentro de algumas semanas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...