sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Prefeitura de João Pessoa convoca 129 concursados da Saúde


A Prefeitura de João Pessoa divulgou nesta sexta-feira (20) um edital convocando 129 aprovados no último concurso público para preenchimento de vagas no quadro de servidores da secretaria municipal de Saúde. A convocação envolve aprovados em 24 especialidades do concurso e os convocados têm até 30 dias para tomar posse, a partir da publicação do edital no Semanário Oficial (clique aqui e confira a relação dos convocados).
As especialidades alvo da convocação são: Otorrinolaringologia, Nefrologia, Psiquiatria, Geriatria, Endocrinologia, Urologia, Cardiologia, Clinica Geral, Colonoscopia, Reumatologia, Farmacêutico, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fonoaudiólogo, Psicólogo Clinico, Educador Físico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Nutrição e Dietética, Condutor de Veículo de Urgência, Auxiliar de Atendimento e Regulação do Samu e Técnico em Radiologia.
Os convocados por ordem de classificação no concurso devem se apresentar para posse do referido cargo, munidos dos resultados dos exames médicos admissionais, para investidura no cargo. Eles podem ser realizados na Junta Médica Municipal, situada na Rua Francisca Moura, 395, Centro, das 8h ao meio dia (horário local).
De posse do documento do exame médico pré-admissional os convocados devem se apresentar na Divisão de Posse (Dipoc), da Secretaria de Administração (Sead), localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, das 8h ao meio dia e de 14h às 18h.
Os convocados devem apresentar os seguintes documentos (original e cópia): Registro de Identidade (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição; documentos militar para o sexo masculino; carteira do PIS ou Pasep (se já teve emprego anterior); Carteira de Trabalho (CTPS); comprovante de residência; diploma; certificado de especialização médica; registro no conselho; Certidão de Casamento; registro de nascimento de filhos menores de 14 anos e/ou portador de deficiência; duas fotos 3X4 recentes e conta bancária no Banco do Brasil.

Delegada conclui inquérito e indicia Marcelinho Paraíba


O jogador Marcelinho Paraíba foi indiciado no inquérito que investiga uma suposta tentativa de estupro durante uma festa em novembro de 2011, no município de Campina Grande. O inquérito foi concluído nesta semana pela delegada Herta de França, da Delegacia da Mulher, e será entregue ao Ministério Público.
O superintendente da Polícia Civil de Campina Grande, Wagner Dorta, confirmou que às 10h30 (horário local) desta sexta-feira (20), a delegada do caso vai participar de uma entrevista coletiva para dar mais detalhes sobre o indiciamento.
O advogado do jogador, Afonso Vilar, disse que ainda não teve acesso ao inquérito e aguarda a decisão do poder judiciário. “Em termo processual o inquérito é uma peça meramente informativa”, disse o advogado.
Ele disse ainda que acredita que o entendimento do Ministério Público será o de que Marcelinho não cometeu um estupro e sim uma contravenção. “Provavelmente a medida será essa. Se o promotor entender que foi estupro denuncia e vou fazer a defesa”, disse.
Entenda o caso
De acordo com o delegado Fernando Zoccola,  a suposta vítima afirmou em depoimento que o crime aconteceu de madrugada em uma festa no sítio do jogador em sua cidade natal, Campina Grande, para comemorar a ascenção do time à Série A do Campeonato Brasileiro.
Segundo ela, Marcelinho forçou um beijo e a agrediu, puxando seus cabelos. A mulher apresentava cortes na boca e foi levada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para ser submetida a um exame de corpo de delito.
Além de Marcelinho Paraíba, outros três amigos foram detidos durante o tumulto. Eles foram indiciados por resistência à prisão e desacato a policiais militares. Na ocasião o jogador chegou a ser preso no presídio Serrotão e foi liberado após uma determinação da Justiça.
Durante as investigações o irmão da vítima, o delegado Rodrigo Pinheiro, foi afastado de suas atividades na 5ª Delegacia Distrital de Campina Grande depois de ter sido acusado pelo jogador de ter voltado à festa com a Polícia Militar e ter efetuado disparos, após ter tirado a irmã do local.
Em entrevista no dia da prisão do atleta, Rodrigo Pinheiro negou ter atirado e disse que, na verdade, os policiais militares efetuaram alguns disparos para cima porque estavam sendo cercados por pessoas armadas que queriam impedir a prisão de Marcelinho.
Já Marcelinho, disse em entrevista coletiva após sua soltura que não estava armado. "Quando ele foi me prender, chegou com muitos policiais. Se tinha alguém armado lá, por que ele não prendeu?”

Banhistas encontram tartaruga morta em praia de Cabedelo na Paraíba


Banhistas encontraram um tartaruga morta na manhã desta sexta-feira (20) na praia de Areia Dourada, em Cabedelo. 
De acordo com a bióloga Rita Mascarenhas, da ONG Guajiru, responsável pelo projeto Tartarugas Urbanas, disse que durante o mês de janeiro, cerca de 5 tartarugas foram encontradas morta no Litoral da Paraíba.
Entre os meses de novembro de 2011 e janeiro deste ano, a ONG encontrou mais de 40 tartarugas mortas. A maioria é vítima das redes de pesca e também do lixo jogado nas praias. "Elas têm marcas de rede de pesca e plástico no estômago", explicou a bióloga.

Casais batem recorde com abraço de mais de 24 horas


Casais quebraram nesta sexta-feira (20) na estação de trem St. Pancras, em Londres, na Inglaterra, o recorde mundial para o abraço mais longo do mundo. O novo recorde foi estipulado com o tempo de 24 horas e 44 minutos, superando em 11 minutos a antiga marca.
Casais participam da tentativa de recorde em Londres. (Foto: Carl Court/AFP)Casais participam da tentativa de recorde em Londres. (Foto: Carl Court/AFP)
Novo recorde foi estipulado com o tempo de 24 horas e 44 minutos. (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)Novo recorde foi estipulado com o tempo de 24 horas e 44 minutos. (Foto: Suzanne Plunkett/Reuters)

Cão 'dança' em meio a confronto na capital do Chile


Um cão foi flagrado 'pulando' durante um ataque da polícia de choque a estudantes que protestavam a favor da educação pública gratuita e de qualidade na quinta-feira (19) em Santiago do Chile.
Em meio ao confronto, o animal parecia estar dançando. O flagrante foi feito pelo fotógrafo Victor Ruiz Caballero.
Cão 'dança' em meio a confronto no Chile (Foto: Victor Ruiz Caballero)Cão 'dança' em meio a confronto no Chile (Foto: Victor Ruiz Caballero)

Obama solta a voz com sucesso dos anos 70 por apoio em campanha


Em plena campanha por sua reeleição, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, surpreendeu uma multidão em Nova York nesta quinta-feira (19) ao cantar trecho de um hit da década de 1970. Obama entonou a frase inicial de "Let's Stay Together", do cantor americano Al Green.
Após gritos de entusiasmo e risadas no Apollo Theater, onde se realizava um evento de sua campanha, ele ainda brincou dizendo que membros de sua equipe duvidaram de que ele teria coragem de cantar a música. A cena foi transmitida ao vivo pela CNN.
Obama solta a voz em Nova York (Foto: Reprodução/Youtube)Obama solta a voz em Nova York (Foto: Reprodução/Youtube)

Grupo hacker diz ter derrubado site do FBI


O grupo hacker Anonymous afirmou na noite de quinta-feira (19) por meio de seus perfis no Twitter que derrubou o site do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos. Às 23h50, o endereço "www.fbi.gov" estava inacessível. O site ficou fora do ar por cerca de 1 hora. O governo americano não afirmou se foi uma falha nos servidores ou se realmente houve um ataque.
Nesta quinta, o Anonymous também disse ter sido responsável pela saída do ar dos sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, da Universal Music, da Associação de Filmes dos EUA e da Associação da Indústria Fonográfica do país, dentre outros endereços.
No Twitter, o grupo diz "a internet contra-ataca", e que a luta é pela “liberdade da internet”. Em uma das mensagens, o Anonymous também ameaçou um ataque contra o site da Casa Branca.
O Megaupload, um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, foi tirado do ar na quinta-feira (19). O fundador da companhia e vários de seus executivos foram acusados formalmente de violar leis antipirataria nos Estados Unidos, informaram promotores federais do país. A acusação alega que o site deu aos detentores de direitos autorais mais que US$ 500 milhões em prejuízo por facilitar a pirataria de filmes e outros tipos de conteúdo.
"Parece que o justice.gov (site do Departamento de Justiça dos Estados Unidos) foi atacado por navios piratas", diz postagem em perfil no Twitter do grupo Anonymous (Foto: Reprodução)"Parece que o justice.gov (site do Departamento de Justiça dos Estados Unidos) foi atacado por navios piratas", diz postagem em perfil no Twitter do grupo Anonymous (Foto: Reprodução)
Em comunicado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos disse que o fundador do Megaupload, Kim Dotcom (também conhecido como Kim Schmitz), e outros três executivos da empresa foram presos nesta quinta-feira na Nova Zelândia a pedido de oficiais norte-americanos.
O Megaupload é único não somente pelo grande volume de downloads que possibilita, mas pelo apoio que tem de celebridades e músicos, geralmente vistos como vítimas da violação das leis antipirataria. Antes de ser tirado do ar, o site trazia o “apoio” de nomes como a socialite orte-americana Kim Kardashian e os músicos Alicia Keys e Kanye West. As celebridades chegaram a gravar um vídeo de apoio à companhia, mas as imagens foram tiradas do ar pelas gravadoras.
SOPA e PIPA
A derrubada dos sites acontece um dia depois que diversos endereços, incluindo a Wikipédia e a Craigslist, tiraram seus sites do ar em protesto com o SOPA e o PIPA, dois projetos de lei antipirataria que circulam nos Estados Unidos.
O Stop Online Piracy Act (SOPA) é um projeto de lei com regras mais rígidas contra a pirataria digital nos EUA. Ele prevê o bloqueio no país, por meio de sites de busca, por exemplo, a determinado site acusado de infringir direitos autorais. O foco está principalmente em sites estrangeiros, contra os quais as empresas americanas pouco podem agir. No Senado, circula o Protect IP Act, conhecido como PIPA (ato para proteção da propriedade intelectual), outro projeto sobre direitos autorais que mira a internet.
Ambos são apoiados por empresas de entretenimento, constantes alvos de pirataria, mas são questionados por companhias de internet, como Google, Facebook, Amazon e Twitter, que interpretam as medidas como um tipo de censura aos sites e à liberdade de expressão. O SOPA ainda está sendo avaliado por comissão na Câmara; a PIPA deve ir à votação no Senado ainda neste mês.

Quem passou no Sisu tem até esta sexta-feira para efetuar a matrícula


Os candidatos que foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta sexta-feira (20) para fazer a matrícula no curso para o qual foram convocados.
De acordo com o ministério, os estudantes que passaram devem entrar em contato com a própria instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.
Quem foi selecionado por meio de alguma política de ação afirmativa (por meio de cotas ou bônus na nota do Enem) deve ainda apresentar documentos que comprovem as exigências do benefício.
Entre o sábado (21) e a segunda-feira (23), as instituições terão que confirmar as matrículas no Sisu. A segunda chamada, que convocará candidatos para ocuparem as vagas não preenchidas nesta semana, será divulgada na quinta-feira (26).
No site do Sisu é possível ver lista de aprovados por curso e instituição (Foto: Reprodução)No site do Sisu é possível ver lista de aprovados por curso e instituição (Foto: Reprodução)
Mais de 1,75 milhão de inscritos
O processo de inscrição terminou às 23h59 da quinta-feira (12). A primeira edição de 2012 do Sisu conta com 1.757.399 estudantes que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. No total, 108.552 vagas foram disponibilizadas em universidades públicas e institutos federais.
O número de inscrições cresceu 68,9% entre 2012 e a edição do primeiro semestre de 2011 do Sisu. Seis estados tiveram mais de 200 mil inscrições cada: Rio de Janeiro (381.721), Minas Gerais (367.259), São Paulo (292.742), Ceará (243.311), Rio Grande do Sul (233.324) e Bahia (214.597).
O maior crescimento foi registrado em Alagoas, onde o número de inscrições saltou de 14.276 para 111.840, o que representa um aumento de 683%. Alagoas também registrou o maior crescimento no número de vagas: a oferta subiu de 311 para 5.805 (um aumento de 1.766%).
Santa Catarina foi o único estado que registrou redução no número de inscrições: foram 17.004 neste ano contra 18.193 na edição de 2011.
Concentração de vagas
Segundo os números divulgados pelo MEC, 42,2% de todas as ofertas do sistema se concentram em apenas quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em comparação com a edição de 2011, o número de vagas subiu em todas as unidades da Federação, menos em quatro delas: Distrito Federal (que tinha 10 vagas no ano passado, e neste ano não teve instituições participando do Sisu), Sergipe (que reduziu em 53,2% as vagas), Santa Catarina (-52,3%) e Ceará (-17,6%). No Amapá, o número de vagas permaneceu igual: 160.
Veja mais abaixo a tabela com a evolução no número de inscritos e o número de vagas ofertadas pelo sistema entre 2011 e 2012 e confira a seguir os próximos passos:

Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, mesmo se fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada, que será divulgada no dia 26, para sua primeira opção de curso.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece em 30 e 31 de janeiro.
Como funciona a lista de espera?
No dia 26 o Sisu abre as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 1º de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema durante esse período especificado, no boletim de acompanhamento, clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula.
Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.
O candidato inscrito no Sisu pode se inscrever no Prouni?Sim, mas só podem participar do Prouni quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou foi bolsista integral em uma particular. A seleção do Prouni também será feita usando a nota do Enem 2011. As inscrições terminam nesta sexta-feira (19).
Porém, apenas um dos resultados será considerado. Caso o candidato seja aprovado pelo Sisu para uma vaga em universidade pública, mas também receba uma bolsa de estudos do Prouni para uma instituição privada, ele terá que optar por apenas uma delas, já que não é permitido acumular as duas vagas.
Quais são as instituições participantes do Sisu?
Neste ano, 77,6% das vagas estão concentradas em duas regiões. O Nordeste tem o maior número de vagas disponíveis pelo sistema. Das 108.552 vagas, 37.634 estão na região, ou 34,6% do total. As instituições do Sudeste oferecerão 35.924 vagas, ou 33% das ofertas. O Sul tem 15.756 vagas, seguido do Centro-Oeste, com 13.985, e da região Norte, com 5.253 vagas.as ofertadas em cada estado.

Motoristas ainda encontram lentidão na Ponte Rio-Niterói nesta sexta

Os motoristas ainda enfrentam lentidão, no início da tarde desta sexta-feira (20), na saída do Rio para o feriado de São Sebastião. De acordo com a CCR Ponte, o tráfego é intenso na Ponte Rio-Niterói, no sentido Niterói, no acesso à Praça do Pedágio. Há retenção também nos acessos até a Alameda São Boa Ventura.

Já na Via Lagos (RJ-124), o tráfego segue normal, sem retenções, segundo informou a concessionária CCR ViaLagos.
Na Rio-Teresópolis (BR-116), o fluxo segue intenso por causa do excesso de veículos. Segundo a CRT, concessionária que administra a via, motoristas enfrentam lentidão na Praça do Pedágio e do km 99 ao 100, onde o trânsito funciona no sistema pare e siga por causa de uma obra.
Na Rodovia Washington Luiz (BR-040), motoristas também enfrentam trânsito lento. Quem segue para Petrópolis, no sentido Juiz de Fora, encontra trânsito lento, segundo a concessionária Concer. No km 109, no sentido Baixada Fluminense, o tráfego também é complicado.

Toureiro que teve olho perfurado por chifre diz que volta à arena em março


O toureiro espanhol que perdeu um olho após ter sido atacado durante uma tourada em outubro garantiu nesta sexta-feira (20) que retornará à arena no dia 4 de março, durante tourada realizada na cidade de Olivenza, na Espanha. Juan Jose Padilla apareceu de tapa-olho na coletiva de imprensa organizada para o anúncio em Sevilha.
Juan Jose Padilla fala à imprensa em um hotel de Sevilha (Foto: Cristina Quicler/AFP)Juan Jose Padilla fala à imprensa em um hotel de Sevilha (Foto: Cristina Quicler/AFP)
Em outubro de 2011, a multidão na arena de Misericórdia, em Zaragoza, ficou horrorizada ao presenciar o ataque do touro, cujo chifre perfurou o queixo de Padilla e destruiu seu globo ocular esquerdo.
Com sangue cobrindo todo o rosto, o toureiro foi socorrido por equipes de emergência e deixou o ringue gritando: “Não consigo enxergar! Não consigo enxergar!”
Ele então foi submetido a uma cirurgia de 5 horas para reparar sérios danos ao seu olho, músculos, ossos e pele da face.
Após isso, Padilla enfrentou um longo período de reabilitação no hospital. Os médicos esperam que a última operação recupere 80% dos movimentos da face do toureiro.
Ainda em outubro, após receber alta da cirurgia inicial, Padilla já havia declarado que tinha vontade de voltar às arenas.
O toureiro passou a usar um tapa-olho após ter seu globo ocular esquerdo destruído pela chifrada (Foto: Cristina Quicler/AFP)O toureiro passou a usar um tapa-olho após ter seu globo ocular esquerdo destruído pela chifrada (Foto: Cristina Quicler/AFP)
O 'matador' Juan Jose Padilla anuncia seu retorno às touradas em março deste ano (Foto: Cristina Quicler/AFP)O 'matador' Juan Jose Padilla anuncia seu retorno às touradas em março deste ano (Foto: Cristina Quicler/AFP)
Imagem forte (Foto: imagem forte)
Fotógrafo flagrou o momento em que Padilla sofreu o grave ferimento (Foto: AFP)Fotógrafo flagrou o momento em que Padilla sofreu o grave ferimento (Foto: AFP)

Delegada diz que laudo aponta estupro no caso Marcelinho


Durante a entrevista coletiva a nesta sexta-feira (20) na Central de Polícia em Campina Grande, a delegada Herta de França confirmou o indiciamento do jogador Marcelinho. "O laudo tem elementos suficientes para tipificar o crime de estupro", afirmou. Caso seja condenado, o atleta pode ficar de 6 a 10 anos preso.
Sobre os detalhes do laudo, a delegada disse apenas que o couro cabeludo da vítima apresentava hematomas e que a tese do beijo forçado foi comprovada por conta de cortes no lábio. O inquérito foi concluído nesta semana e será entregue ao Ministério Público.
O advogado de defesa do jogador, Afonso Vilar, disse ao G1 que no inquérito policial não há qualquer tipo de defesa e aguarda o processo chegar no Ministério Público para só então se pronunciar.
Delegado suspeito de atirar na festa de Marcelinho Paraíba se desentende com jornalista em Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Delegado é suspeito de atirar em festa de jogador
(Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Entenda o caso
De acordo com o delegado Fernando Zoccola, a suposta vítima afirmou em depoimento que o crime aconteceu em novembro de 2011 durante uma festa no sítio do jogador em sua cidade natal, Campina Grande, para comemorar a ascenção do time à Série A do Campeonato Brasileiro.
Segundo ela, Marcelinho forçou um beijo e a agrediu, puxando seus cabelos. A mulher apresentava cortes na boca e foi levada para a Unidade de Medicina Legal (UML) para ser submetida a um exame de corpo de delito.
Além de Marcelinho Paraíba, outros três amigos foram detidos durante o tumulto. Eles foram indiciados por resistência à prisão e desacato a policiais militares. Na ocasião o jogador chegou a ser preso no presídio Serrotão e foi liberado após uma determinação da Justiça.
Durante as investigações o irmão da vítima, o delegado Rodrigo Pinheiro, foi afastado de suas atividades na 5ª Delegacia Distrital de Campina Grande depois de ter sido acusado pelo jogador de ter voltado à festa com a Polícia Militar e ter efetuado disparos, após ter tirado a irmã do local.
Em entrevista no dia da prisão do atleta, Rodrigo Pinheiro negou ter atirado e disse que, na verdade, os policiais militares efetuaram alguns disparos para cima porque estavam sendo cercados por pessoas armadas que queriam impedir a prisão de Marcelinho. Já Marcelinho, disse em entrevista coletiva após sua soltura que não estava armado.
Na segunda-feira (23), o jogador do Sport Club Recife vai depor como testemunha no processo que investiga se o delegado Rodrigo Pinheiro atirou durante a festa no sítio do jogador em novembro passado.

'Sou do bem', diz presidente de escola de samba preso em SP


Preso na madrugada desta sexta-feira (20) na Zona Norte de São Paulo por ter sido condenado pela Justiça em um caso de extorsão, o presidente da escola de samba Camisa Verde e Branco, Ribamar de Barros, disse "ser do bem" e afirmou que a acusação que sofre não existiu. Barros foi transferido por volta das 9h20 do 13º Distrito Policial, na Casa Verde, para a carceragem do 72º Distrito Policial, na Vila Penteado, na Zona Norte, onde aguardará por uma vaga em um Centro de Detenção Provisória.
“Não tenho nada a declarar. Nada vai mudar, sou do bem. Daqui uns dias eu estou na rua. Quem me conhece sabe que eu sou do bem. Isso daí não existiu”, disse ele ao deixar a delegacia. Barros foi preso nesta madrugada ao ser abordado em um patrulhamento de rotina pela Polícia Militar. Foi constado que havia um mandado de prisão expedido em seu nome desde o dia 9 de janeiro. Com ele, foram encontrados R$ 11 mil em dinheiro, que foram apreendidos porque ele não informou a origem.
O mandado foi expedido depois que Barros foi condenado em segunda instância por extorsão em decisão que saiu no dia 15 de dezembro. Segundo seu advogado, Airton Bicudo, a condenação refere-se a um processo iniciado em 2001. Na época, o presidente da escola de samba foi absolvido. Entretanto, o Ministério Público recorreu, e a Justiça decidiu pela condenação. Barros e outras quatro pessoas foram condenadas a seis anos, dois meses e 20 dias de prisão.
“É um fato muito antigo, o Ribamar é uma pessoa que desde essa época não tem nenhum problema, e que goza de conceito dentro da escola de samba, no meio social onde vive, e que tem o apoio da diretoria, de todas as pessoas da escola e da própria comunidade”, explicou o advogado, que pretende recorrer da decisão. “Se a decisão não estiver transitada e julgada, nós vamos pedir ao desembargador para que nos dê o direito de recorrer com ele em liberdade. Até por ser um fato muito antigo, e dele ter dado demonstrações durante esse tempo todo de que é um homem de bem.”
Segundo o advogado, Barros não sabia da existência do mandado de prisão – nem os policiais militares que o abordaram. O dado só foi descoberto após verificação dos policiais no sistema da Polícia Militar.
O caso de extorsão aconteceu quando Barros estava preso na carceragem do 28º Distrito Policial por tráfico de drogas. Segundo o processo, a vítima relatou que o presidente da escola de samba e outro homem que estava preso no mesmo local passaram a exigir quantias em dinheiro para que ele não fosse morto na carceragem. O esquema foi descoberto e denunciado. Barros, o outro preso e duas mulheres foram condenados.
O advogado do presidente da escola de samba questionou a condenação. “Pelo que ele fala nos parece uma situação bisonha, não é uma situação de um bandido, que aconteceu num passado muito distante, e que teve uma interpretação em um primeiro momento favorável”, afirmou Bicudo.
Antes do processo de 2001, no qual ele também foi acusado de formação de quadrilha, Barros já havia respondido por roubo e tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, ele chegou a cumprir pena em alguns casos e foi absolvido em outros.
A assessoria de imprensa da Camisa Verde e Branco informou que por enquanto a escola não irá comentar no assunto e que a agremiação continua focada no carnaval. A programação para os próximos dias está mantida, e a escola fará seu ensaio técnico neste sábado (21) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Representantes da escola também estiveram no 13º DP e não comentaram a prisão de Barros.

Tarifas de ônibus municipais têm aumento em 6 capitais do país


Seis capitais brasileiras tiveram aumento de tarifas de ônibus municipais desde dezembro de 2011. O custo da passagem do transporte público ficou mais alto em Belo Horizonte (8%), Cuiabá (8%), Vitória (6,8%), João Pessoa (4,7%), Teresina (10,5%) e Rio de Janeiro (10%).
O total de cidades que tiveram reajuste foi menor do que as que registraram aumento na virada de 2010 para 2011, quando 11 capitais passaram a ter tarifas mais caras. Mesmo assim, os reajustes mais recentes geraram ondas de protestos em diferentes cidades do país. Em Vitória e em Teresina, onde houve manifestações mais exaltadas, a polícia chegou a reprimir os protestos e a prender manifestantes.
TARIFAS BÁSICAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS PELO PAÍS *
CapitalTarifa  atualTarifa  anteriorÚltimo reajuste*Próximo reajuste
AracajuR$ 2,25R$ 2,1030 de janeiro de 2011Sem previsão
BelémR$ 2R$ 1,85Não informadoNão informado
Belo HorizonteR$ 2,65R$ 2,4530 de dezembro de 2011Sem previsão
Boa VistaR$ 2,00R$ 1,80Início de 2011Sem previsão
Brasília **R$ 1,50Não informado2009Sem previsão
Campo GrandeR$ 2,70R$ 2,50Março de 2011Sem previsão
CuiabáR$ 2,70R$ 2,5011 de dezembro de 2011Sem previsão
CuritibaR$ 2,50R$ 2,205 de março de 2011Sem previsão
FortalezaR$ 2R$ 1,806 de março de 2011Sem previsão
FlorianópolisR$ 2,90R$ 2,9517 de abril de 2011Previsto para o primeiro semestre de 2012
GoiâniaR$ 2,50R$ 2,2521 de maio de 2011Sem previsão
João PessoaR$ 2,20R$ 2,109 de janeiro de 2012Sem previsão
MacapáR$ 2,30R$ 1,9011 de agosto de 2010Aguardando decisão judicial para autorizar reajuste para R$ 2,57
MaceióR$ 2,10Não informadoabril de 2011Sem previsão
ManausR$ 2,75
Não informado12 de outubro de 2011Sem previsão
NatalR$ 2,20R$ 2,10Junho de 2011Sem previsão
PalmasR$ 2,20R$ 2Outubro 2010Março de 2012 - R$ 2,50
Porto AlegreR$ 2,70R$ 2,458 de fevereiro de 2011Sem previsão
Porto VelhoR$ 2,60R$ 2,30Janeiro de 2011Sem previsão
RecifeR$ 2 (a tarifa principal)R$ 1,859 de janeiro de 2011Reajuste está sendo discutido
Rio BrancoR$ 2,40R$ 1,90Abril de 20112013
Rio de JaneiroR$ 2,75R$ 2,502 de janeiro de 20122013
SalvadorR$ 2,50R$ 2,301º de janeiro de 2011Sem previsão
São LuísR$ 2,10R$ 1,70Fevereiro de 2010Sem previsão
São PauloR$ 3R$ 2,705 de janeiro de 2011Sem previsão
TeresinaR$ 2,10R$ 1,902 de janeiro de 2012Sem previsão
VitóriaR$ 2,35R$ 2,208 de janeiro de 20122013

* Levantamento considera valor da passagem dentro do município
** Em Brasília, o valor de R$ 1,50 é referente ao coletivo que circula dentro do Plano Piloto e nas cidades satélites. Os passageiros pagam R$ 3 para usar linhas entre as satélites e o Plano Piloto.









































































































Outras quatro capitais devem ter aumento de tarifa ainda no primeiro semestre deste ano. Em Palmas, a tarifa deve chegar a R$ 2,50 em março, um reajuste de 13,6%. No Recife, as empresas sugeriram um reajuste de 17,2%, e o governocomeça nesta sexta-feira (20) uma negociação. A prefeitura de Macapá está aguardando decisão judicial da 4º Vara Cível e da Fazenda Pública para autorizar reajuste para R$ 2,57 (11,7%). E Florianópolis, onde a tarifa teve redução de 1,6% em 2011, deve haver aumento ainda no primeiro semestre.
Baixa qualidadeAlém de reclamarem da alta nos preços, os protestos também têm como alvo o próprio funcionamento dos sistemas de transporte público, exigindo maior eficiência e integração entre as linhas de ônibus.
Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (19) revelou que  para 41% da população dos municípios acima de 100 mil habitantes o transporte público é "ruim" ou "muito ruim". Para apenas 30% da população nas grandes cidades, o transporte público é "muito bom" ou "bom".
Nas capitais e outras cidades com mais de 100 mil habitantes, o resultado foi ainda pior para o transporte coletivo. Quase metade da população -- 48% -- avalia que o transporte público "não permite que as pessoas se desloquem com facilidade por toda a cidade".
Reajustes e protestos
A capital do Piauí registrou o maior aumento percentual das tarifas de ônibus no início deste ano. A passagem, que custava R$ 1,90, passou a custar R$ 2,10. A prefeitura de Teresina, entretanto, defende que foi inaugurado neste ano um sistema de integração entre os ônibus, que garantiria "uma economia de 25% nas despesas com o transporte para trabalhadores e estudantes", segundo um comunicado divulgado no início do ano.
O reajuste fez com que um movimento liderado por estudantesrealizasse protestos diários por mais de duas semanas desde que o aumento passou a ser cobrado. Além de reclamarem do aumento, os estudantes alegavam que a integração entre os ônibus estava incompleta.
"Nosso protesto é pela reestruturação do sistema de transportes de Teresina. Houve aumento das passagens e implantação de um sistema de integração incompleto, que ainda contempla pouco a população de Teresina", disse Cássio Borges, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí.
Após os confrontos, pelo menos 17 estudantes foram presos. A prefeitura manteve o aumento, mas prometeu acelerar a integração do transporte coletivo e diminuir tarifas sobre o 2º trechos percorrido dentro desse sistema.
Ônibus queimado
Os protestos contra aumento das passagens em Vitória também acabaram em confronto, e um estudante de física chegou a ser detido temporariamente após confessar a participação no incêndio a um ônibus durante uma manifestação. As tarifas de ônibus da cidade foram elevadas a R$ 2,35 no dia 8 de janeiro.
Na noite de quinta-feira (19), manifestantes do Movimento Contra o Aumento (MCA) tomaram as ruas de Vitória em mais um protesto. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 jovens participavam do ato. O trânsito na Terceira Ponte chegou a ser interditado nos dois sentidos, o que gerou um grande engarrafamento nas vias de acesso.
Protestos sem confrontoNo Rio de Janeiro, onde a passagem subiu de R$ 2,50 para R$ 2,75 no primeiro dia útil de 2012, uma manifestação interditou a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (18).
A tarifa de ônibus de João Pessoa foi reajustada em 4,76%, passando de R$ 2,10 para R$ 2,20 em 9 de janeiro. Após o reajuste, grupos de estudantes promoveram alguns protestos em frente à prefeitura, mas sem grande repercussão.
Em Belo Horizonte, as alterações nas tarifas do serviço público municipal de transporte coletivo passaram a valer no final de 2011. O índice médio de reajuste é de 7,61%. Apenas os preços das linhas de vilas e favelas não tiveram mudanças, mantendo o valor de R$ 0,60. Com o reajuste, as passagens com valor de R$ 2,45 passaram para R$ 2,65. Já os ônibus que cobram R$ 1,75, passaram a exigir a tarifa de R$ 1,85. As linhas do Sistema de Transporte Suplementar também mudaram. A tarifa de R$ 1,75 passou para R$ 1,85; a de R$ 2,00 para R$ 2,15 e a de R$ 2,45 para R$ 2,65.
O aumento da tarifa em Cuiabá ocorreu no início de dezembro de 2011, passando de R$ 2,50 para R$2,70. De acordo com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), o novo valor tentou seguir a inflação do ano e a previsão de gasto com a manutenção dos veículos. Para decidir o novo preço, conforme a Ager, foram levados em consideração os insumos como combustível, mão-de-obra e quantidade de passageiros.

Brasília
Em Brasília, as tarifas variam de R$ 1,50  a R$ 3. O menor valor diz respeito apenas ao coletivo que circula dentro do Plano Piloto e dentro das cidades satélites. Já o valor maior diz respeito à linha metropolitana que faz a ligação entre as satélites e o Plano Piloto.
Na capital, não há previsão de aumento. Em junho do ano passado, os rodoviários anunciaram greve pedindo reajuste de salário. As empresas alegaram que o aumento só seria possível com aumento da tarifa, mas o Governo do Distrito Federal (GDF) interveio e ofereceu uma série de subsídios aos empresários do setor de transportes.
Uma das vantagens combinadas foi o pagamento de dois terços do passe estudantil por parte do GDF. Segundo informações do governo, o valor do subsídio relativo ao passe livre pode chegar a R$ 12 milhões por mês.
(* Colaboraram G1 AM, G1 BA, G1 CE, G1 DF, G1 ES, G1 GO, G1 MG, G1 MS, G1 MT, G1 PE, G1 PB, G1 PR, G1 RJ, G1 RS G1 SP)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...