sábado, 21 de janeiro de 2012

Polícia prende homem com 50kg de maconha em Campina Grande

A Polícia Civil realizou a apreensão de 50 quilos de maconha na manhã deste sábado em Campina Grande. Um homem de 27 anos foi preso e, segundo informações passadas em entrevista coletiva, ele já vinha sendo investigado há cerca de três meses.

A prisão, feita pelos policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Campina Grande, aconteceu na casa do suspeito, no bairro de Bodocongó. A maconha, que também estava na casa do suspeito.

Ainda de acordo com a polícia, a droga seria proveniente da cidade de Orobó, em Pernambuco, e iria abastecer a região de Bodocongó.

Cerca de 45 aves silvestres são apreendidas na Grande João Pessoa

Em fiscalização na Grande João Pessoa, a Polícia Ambiental apreendeu cerca de 45 aves silvestres na manhã deste sábado (21). Os pássaros estavam distribuídos em feiras livres e também à venda em ruas da cidade de Santa Rita e no bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa.

Segundo o capitão Bruno Rodrigues, da Polícia Ambiental, entre as espécies apreendidas havia Galos de Campina, Sabiás, Canários da Terra, Azulões, Sanhaços e Papa Capins.

Um auto de infração foi lavrado e uma pessoa que estava com posse dos animais terá que pagar multa de R$ 2 mil. Os pássaros serão levados para o Jardim Botânico, na Mata do Buraquinho, reserva de Mata Atlântica na capital paraibana.

A operação de fiscalização da Polícia Ambiental abrange, além da Grande João Pessoa, todo o interior do estado. O objetivo é combater a venda de animais silvestres e a posse em cativeiro.
Entre as aves estão Galos de Campina, Sabiás, Canários da Terra, Azulões, Sanhaços e Papa Capins (Foto: Walter Paparazzo/G1)Entre as aves estão Galos de Campina, Sabiás, Canários da Terra, Azulões, Sanhaços e Papa Capins (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Luíza está de volta a João Pessoa e é recebida com festa no aeroporto

Já está em João Pessoa a paraibana mais comentada das últimas semanas. A estudante Luíza Rabello, de 17 anos, chegou ao aeroporto Castro Pinto na madrugada deste sábado (21) depois de passar seis meses no Canadá. “Está sendo muito interessante, diferente de tudo que já vivi na minha vida , está sendo bem legal e estou aproveitando o momento”, disse a adolescente ao desembarcar.

Luíza estava acompanhada pelo pai, o colunista Gerardo Rabello, e foi recebida por parentes amigos e fãs que tiravam fotos e recebiam  autógrafos.
Apesar de estar com muitas saudades dos amigos e do namorado, a estadia em João Pessoa será curta. Ela volta na segunda-feira (23) a São Paulo onde participará como convidada exclusiva da perfumaria 'O Boticário' e será maquiada por Fernando Torquatto no São Paulo Fashion Week.
Gerardo Rabello comentou ainda sobre os projetos e propostas que surgiram esses dias para a adolescente e como ela está lidando com a fama instantânea. " Luíza está muito centrada e muito equilibrada, sabendo que está vivendo um momento diferenciado, cheio de encantamento, mas sabe que isso é uma nuvem passageira."
Ainda no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi, junto com a mãe e o pai, reconhecida por passageiros, que logo pediram para tirar uma foto com a adolescente. Toda a fama da adolescente deve-se a uma única frase: "Menos Luíza, que está no Canadá", dita por seu pai, o colunista social Gerardo Rabello, durante a propaganda de um lançamento imobiliário em João Pessoa.
Após voltar do Canadá e passar alguns dias em SP, Luiza enfim volta a Paraíba (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Após voltar do Canadá Luiza enfim volta a Paraíba
(Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Luíza estava no Canadá havia seis meses para intercâmbio. A citação inusitada no comercial fez com que o nome da jovem se tornasse um meme na web, com citações em microblogs e nos sites de relacionamento.
A adolescente disse estar consciente de que esta fama não deve durar. Mas enquanto a notoriedade que recebeu da noite para o dia não acaba, ela espera aproveitar ao máximo. “Recebemos propostas de três empresas de publicidade. Outros veículos querem entrar em contato com ela”, disse o pai.

Emissora de TV americana usa bonecos para recriar julgamento


Impedida de usar câmeras no tribunal, a emissora de TV “Woio” vem utilizando bonecos para representar as testemunhas, jurados, advogados e até mesmo jornalistas de um julgamento em Akron, no estado de Ohio (EUA), com base em desenhos feitos por um ilustrador.
Emissora 'Woio' vem utilizando bonecos para representar julgamento. (Foto: Mark Duncan/AP)Emissora 'Woio' vem utilizando bonecos para representar julgamento. (Foto: Mark Duncan/AP)
Tribunal está analisando as acusações de corrupção contra o político Jimmy Dimora. (Foto: Mark Duncan/AP)Tribunal está analisando as acusações de corrupção contra o político Jimmy Dimora. (Foto: Mark Duncan/AP)
O tribunal está analisando as acusações de corrupção contra Jimmy Dimora, político do condado de Cuyahonga. “Trata-se de um olhar satírico do julgamento”, disse Dan Salamone, diretor da “Woio”, destacando que a emissora tem exibido as cenas no final do noticiário.
O julgamento começou na semana passada e deve durar três meses.

Boneco de neve ganha fuzil e fardamento militar no Afeganistão


Um afegão construiu um boneco de neve que mais parece um soldado em Cabul, no Afeganistão. O boneco ganhou capacete, óculos de sol, fardamento militar e até um fuzil.
Afegão construiu boneco de neve que mais parece um soldado em Cabul. (Foto: Musadeq Sadeq/AP)Afegão construiu boneco de neve que mais parece um soldado em Cabul. (Foto: Musadeq Sadeq/AP)
Boneco ganhou capacete, óculos de sol, roupas militares e até um fuzil. (Foto: Musadeq Sadeq/AP)Boneco ganhou capacete, óculos de sol, roupas militares e até um fuzil. (Foto: Musadeq Sadeq/AP)

Rede social para cientistas passa de 1 milhão de seguidores no mundo


Uma espécie de Facebook acadêmico é a aposta de cientistas e pesquisadores para trocar artigos, informações e experiências. O ResearchGate, criado em 2008 pelo médico alemão Ijad Madisch, ultrapassa 1,3 milhão de usuários em todo o mundo – 40 mil deles brasileiros.
Segundo a responsável pela comunicação da rede social, Lalita Balz, o principal objetivo é oferecer a oportunidade de discutir tópicos específicos em grupos online, baixar publicações e pesquisar em sete diferentes bancos de dados ao mesmo tempo.
“Além disso, os profissionais podem procurar empregos fora do país e se informar sobre conferências internacionais”, diz Lalita.
ResearchGate valendo (Foto: Reprodução)Rede social ResearchGate começa a ser divulgada entre os pesquisadores brasileiros (Foto: Reprodução)
A ideia surgiu da necessidade de conectar pessoas da mesma área de atuação – a maioria hoje é de medicina e biologia – e saber o que está sendo produzido dentro e fora do país de origem. Para entrar, não é preciso convite, e o cadastro é grátis. O usuário deve informar os dados profissionais, a produção científica e os tópicos de interesse.
“O ResearchGate ainda tem poucos brasileiros porque aqui usamos muito a Plataforma Lattes, que tem perfis sempre atualizados. No exterior, é uma ‘selva’ para achar um pesquisador, e isso só é feito por meio de um site próprio ou da universidade ao qual ele está vinculado”, compara o biólogo e doutorando em microbiologia pela Universidade de São Paulo (USP) Atila Iamarino, de 27 anos.
Ele entrou nessa rede social para cientistas há três meses e diz que funciona como uma vitrine profissional, boa para fazer contato entre os pares. “Minha maior queixa é que o site sugere ‘amigos’ com base na localização do usuário e na área de atuação. Quando criei meu perfil, achei apenas 20 brasileiros”, diz.
Desde a semana passada, quando o serviço foi divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Iamarino tem recebido 15 pedidos por dia para adicionar contatos. “A maioria é da USP, UFSCar, UFMG e UFRJ”, enumera.
Iamarino comenta que profissionais da área biológica são os que têm participado mais ativamente das redes sociais. “Antigamente, eram os físicos. Hoje debatemos muito sobre saúde, biotecnologia e nanotecnologia”, cita. Outro site usado por ele para troca de informações profissionais é o CiteULike.
Perfil no ResearchGate reúne informações e contatos profissionais de cientistas (Foto: Reprodução)Perfil no ResearchGate reúne informações e contatos profissionais de cientistas (Foto: Reprodução)
Wiki, revistas online e blogs
Apesar do crescente número de cientistas online, o biólogo critica a forma como as redes ainda são vistas no país. “Infelizmente, a mentalidade acadêmica no Brasil ainda é muito fechada para a internet”, critica.
O método colaborativo wiki, por exemplo, é extremamente repudiado pela comunidade de pesquisadores, na opinião de Iamarino. Esta semana, a Wikipédia em inglês saiu do arcontra uma lei antipirataria digital nos EUA.
“A Wikipédia é a fonte mais acurada e a menos confiável do mundo. Normalmente, quem entra e escreve lá entende muito daquele assunto específico. Além disso, artigos publicados sobre Aids e outros temas são atualizados rapidamente”, afirma.
Iamarino destaca que o preconceito acadêmico atinge também as revistas digitais e os blogs científicos. “Periódicos online e de acesso aberto ainda são vistos com maus olhos. Muitas pessoas só dão crédito a um estudo se ele saiu numa revista impressa”, diz.
O biólogo é um dos administradores do site Scienceblogs, que foi criado em 2008 e reúne atualmente 40 blogs individuais e coletivos sobre diferentes áreas, como física, química, biologia, meio ambiente e geologia.
“Temos principalmente professores da USP, da UFMT e da UFRJ. Precisamos agora de alguém que escreva sobre matemática e um especialista em humanidades”, aponta Iamarino, que é dono do blog Rainha Vermelha.
"Orkut nerd"
A psicóloga e pós-doutoranda da UFSCar Ana Arantes, autora do blog O Divã de Einstein(sobre psicologia do dia a dia), entrou no ResearchGate há três semanas, a convite de seu orientador. “A gente chamava a Plataforma Lattes de ‘Orkut nerd’, e agora tem um”, brinca.
De acordo com ela, a rede ainda é um pouco confusa e, por ser relativamente nova no Brasil, ainda não dá para saber o que fazer exatamente. “Se eu quiser formar grupos de amigos com quem eu quero, não consigo”, ressalta.
Antes desse site, Ana já era membro da página da Comissão do Futuro na internet, criada pelo neurocientista Miguel Nicolelis para discutir a ciência no país. Lá, há fóruns divididos por áreas como astronomia, inteligência artificial e robótica, entre outras.
“Com as redes sociais, faço contatos com pessoas a quem jamais teria acesso antes. Fui a um congresso sobre autismo em São Carlos este mês, e alguns pesquisadores já estão no meu Facebook”, destaca Ana.

Bebê que nasceu com apenas 270 gramas deixa o hospital nos EUA


O bebê que teoricamente é o terceiro menor do mundo a sobreviver deixou o hospital de Los Angeles onde ficou internado por cinco meses, informaram os médidcos.
Melinda Star Guido, que nasceu em agosto passado com 16 semanas de antecipação e pesando apenas 270 gramas - menos que uma lata de refrigerante -, passou cinco meses internada numa unidade de cuidados intensivos neonatal.
"Estou tão emocionada por finalmente poder levar meu bebê para casa", declarou a mãe, Haydee Ibarra, de 22 anos.
Melinda Star Guido deixa o hospital nesta sexta (Foto: AP)Melinda Star Guido deixa o hospital nesta sexta (Foto: AP)
Melinda é o terceiro menor bebê do mundo que consegue sobreviver, segundo dados do Global Birth Register (Registro Global de Nascimentos) citados por funcionários da saúde do condado de Los Angeles.
O dr. Rangasamy Ramanathan, chefe do Centro Médico LA County-USC, afirmou inicialmente que não estava seguro sobre a capacidade de Melinda sobreviver.
"Isso não acontece todos os dias. Em meus 30 anos aqui... esta é a primeira vez que fomos capazes de dar alta a um bebê que pesava menos de 300 gramas", comentou.

Dilma se reúne com ministros para tratar de economia

A presidente Dilma Rousseff está reunida no Palácio da Alvorada, desde o início da manhã deste sábado (20), com ministros da área econômica do governo. Guido Mantega (Fazenda), Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Celso Amorim (Defesa) e Antonio Patriota (Relações Exteriores), Miriam Belchior (Planejamento) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento) participam do encontro para tratar, segundo a assessoria da Presidência, de assuntos econômicos.

A reunião faz parte de uma sequência de encontros setoriais iniciada nesta semana, que serve de preparativo para a primeira reunião ministerial de 2012, com todas as pastas, prevista para a próxima segunda-feira (23). 
Ficaram pendentes para a próxima semana, além de Energia e Pré-Sal e Comunicação, assuntos relacionados ao Ministério do Meio Ambiente, como a conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio + 20, a ser realizada na capital fluminense em junho. Na última sexta, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que se encontraria com Dilma ainda no domingo. A agenda oficial diz, porém, não haver compromissos oficiais para dia 21.
Outro tema que pode entrar na agenda são os desastres naturais. Desde o início do ano, o governo vem anunciando diversas medidas de ajuda a municípios do Sudeste atingidos por fortes chuvas e à região Sul, que tem sofrido com forte estiagem.

UFMG divulga lista de aprovados na segunda etapa do vestibular 2012


A Universidade Federal de Minas Gerais divulgou neste sábado (21) o resultado final do vestibular. A lista de aprovados na segunda etapa pode ser acessada no site da UFMG.Segundo a universidade, 18.624 candidatos concorreram a 6.670 vagas em 76 cursos.
Os aprovados ingressam no primeiro e segundo semestres. Os candidatos com entrada no primeiro semestre deverão fazer o registro acadêmico e a matrícula no período de 6 a 10 de fevereiro. Já os classificados no concurso com entrada no segundo semestre deste ano deverão efetuar o registro acadêmico no período de 11 a 15 de junho de 2012. Veja as orientações para registro acadêmico e matrícula.
Os cinco cursos mais concorridos foram medicina, com 16.002 candidatos e 50,01 candidatos/vaga; engenharia química, com 1.380 candidatos e 23 candidatos/vaga; comunicação social (publicidade), com 727 candidatos e 18,18 candidatos/vaga; engenharia civil, com 3.603 candidatos e 18,02 candidatos/vaga; e biomedicina, com 673 candidatos e 16,83 candidatos/vaga.
A segunda chamada do Vestibular UFMG 2012 será realizada dia 17 de fevereiro.
 

Imagens chocantes: adolescente é atingido com cinco tiros e agoniza até a morte; suspeito pelo crime é detido; vídeo


Exclusivo - Um cinegrafista amador gravou imagens do momento em que um adolescente de 15 anos agoniza após ser atingido com cinco tiros, na noite desta quinta-feira (19) no Recanto do Poço, na cidade de Cabedelo.
O rapaz não aguentou os ferimentos e morreu minutos depois.
O suspeito pelo crime é um outro adolescente de 17 anos, que foi detido na madrugada desta sexta-feira (20).
O acusado foi encaminhado à 7º Delegacia Distrital, em Cabedelo.
Veja vídeo veiculado no programa Correio Manhã - TV Correio:

Aniversariante do dia



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...