quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Prédio com risco de desabamento abriga famílias em João Pessoa

Depois que três prédios desabaram no Rio de Janeiro na noite da quarta-feira (25), a população de João Pessoa também se preocupa com o risco de desabamento de uma contrução abandonada no bairro do Altiplano, área nobre da capital paraibana.

O prédio deveria ser um hotel, que começou a ser construído na década de 80 com recursos
Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Porém, a obra não foi concluída e hoje tramitam na Justiça Federal ações que investigam um suposto desvio de verbas da construção. Por isso, a estrutura não pode ser demolida, já que é uma das provas do caso.

O problema não seria tão grande se dezenas de famílias não tivessem transformado o prédio condenado em moradia. Mesmo sabendo que o local pode desabar, elas argumentam que não têm para onde ir e, por isso, não deixam o prédio.
Segundo o engenheiro Corjesu Paiva, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea), além dos problemas com a estrutura do prédio também existem irregularidades na parte elétrica, o que oferece riscos para os moradores. Ele explica que as pessoas podem até morrer eletrocutadas com os fios soltos e a descarga poderia, inclusive, atingir outras pessoas que tentem fazer o socorro.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social (Sedes) em João Pessoa, Lau Siqueira, as famílias que moram na construção abandonada foram cadastradas e um relatório sobre a situação do prédio já foi enviado ao Ministério Público, conforme solicitado pelo próprio órgão, mas não houve nenhuma recomendação posterior.

Com a declaração do secretário, o promotor do Cidadão Valberto Lira, garantiu que vai se reunir com representantes da secretaria para formular um calendário de retirada das famílias por meio da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Idoso é atropelado por trem em João Pessoa

Um idoso de 64 anos foi atropelado por um trem no início da noite desta quarta-feira (25) em João Pessoa. O caso aconteceu no bairro de Mandacaru, por volta das 18h (horário local).

Segundo o coordenador de operações da Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU), Marcos Moura, o acidentado teve ferimentos no braço e na cabeça, mas a pancada aparentava ter sido leve.
O idoso foi encaminhado pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo boletim do hospital, o paciente passou por exames e, após avaliação médica, recebeu alta por volta das 23h35.

Esse é o segundo acidente do ano registrado pela CBTU na Grande João Pessoa, sendo que nenhum teve morte. O primeiro ocorreu no dia 17, em Bayeux. Um carro foi atingido por um trem no momento que tentava cruzar os trilhos e foi jogado a uma distância de 7m do local do acidente. O motorista do veículo ficou ferido e foi socorrido.

Em 2011, foram registrados 20 acidentes e atropelamentos na linha férrea da Grande João Pessoa. No ano passado também foram registradas quatro mortes. De acordo com o coordenador de operações da CBTU, os acidentes são provocados por falta de atenção no momento de tentar cruzar os trilhos.

Bloco carnavalesco realiza Festival Gastronômico da Manga na PB

A Paraíba recebe nesta quinta-feira (26) o 4º Festival Gastronômico da Manga, abrindo oficialmente a temporada carnavalesta do bloco Picolé de Manga, que completa 19 anos em 2012. O festival acontece no Mussulo Resort, no Conde, município da Região Metropolitana de João Pessoa, reunindo pratos da culinária brasileira sempre contendo a manga como ingrediente especial. Este ano, os pratos são preparados pela cozinha do próprio Mussulo.

A atração musical do festival serpa Gracinha Teles e Banda. No evento, que começa às 19h, os diretores irão anunciar as novidades e as atrações do carnaval deste ano. O bloco sai na abertura do Folia de Rua 2012, no dia 10 de fevereiro, no bairro Cordão Encarnado, em João Pessoa. O evento, que é apenas para convidados, é uma parceria do Picolé de Manga com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Além da degustação dos pratos, o bloco vai promover o lançamento do 2º Catálogo de Artes Plásticas Picolé de Manga. Na ocasião, será aberta exposição com 20 obras originais da publicação. São trabalhos dos artistas plásticos Denise Costa, Fred Svendsen, Juliana Alves, Josenildo Juassuna, Wilson Figueiredo e Clóvis Júnior. A exposição tem a curadoria do jornalista e sociólogo Marcus Alves.

Segundo um dos diretores do bloco, Lucélio Cartaxo, a ideia é fazer um mix de turismo, gastronomia e arte, na perspectiva de integrar folia, arte e cidadania. “Queremos nos aproximar também do campo do Turismo, área importante para a gastronomia, daí porque escolhemos o Mussulo e o município de Conde, cidade do Litoral Sul que é referência no turismo no estado da Paraíba”.

Motorista fica cerca de três horas como refém de assaltantes na PB


Um motorista de uma empresa de reboque da cidade de Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, ficou cerca de três horas como refém de assaltantes na noite desta quarta-feira (25). Segundo a Polícia Civil, o homem de 36 anos foi pego em Mamanguape e liberado na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, por volta das 23 horas (horário local). Os suspeitos teriam fugido com o caminhão do motorista.
De acordo com o delegado Valdelio Lobo, plantonista da 6ª Delegacia Distrital de Santa Rita, durante a noite de ligaram para o motorista solicitando que ele fosse pegar um carro que estaria quebrado na cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. Ele encontrou como dois homens em Mamanguape que disseram que o levariam para o local onde o veículo a ser rebocado estava. Ainda segundo o delegado ao chegarem em Parnamirim os homens anunciaram o assalto.
Valdelio Lobo informou que o homem relatou que um dos suspeitos assumiu a direção do reboque e dirigiu por um certo tempo. Depois ele teria sido tirado do caminhão e colocado em um outro carro. Os dois suspeitos entraram no veículo e levaram a vítima para a cidade de Santa Rita, onde ele foi solto. Ainda de acordo com Valdelio, um terceiro homem levou o caminhão o reboque.
O delegado afirmou que além da dupla que capturou o motorista, um terceiro homem teria participado da ação. Valdelio Lobo também disse que o motorista estava muito nervoso e não teve como passar maiores informações sobre os suspeitos. Ele informou que apesar do crime ter sido registrado em Santa Rita, a investigação será feita pela delegacia de Mamanguape.

Jovem larga emprego para viver como Tarzan na África do Sul


Após trabalhar como segurança em um supermercado em Manchester, na Inglaterra, um jovem de 24 anos retornou à África do Sul, onde moram seus pais, para levar uma vida como "Tarzan", segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
DeWet Du Toit se transformou em "Tarzan'. (Foto: Reprodução)DeWet Du Toit se transformou em 'Tarzan'. (Foto: Reprodução)
Usando uma tanga como o famoso personagem do cinema, o ex-fisiculturista DeWet Du Toit passa três dias por semana se balançando em cipós, nadando em rios e subindo montanhas perto de sua casa em George, na África do Sul, onde mora com seus pais, Ludolf e Ida.
Ele disse ter muitas semelhanças com o herói do cinema. "Meu melhor amigo é um elefante chamado Shaka e passei mais tempo com macacos, zebras e crocodilos do que com pessoas", afirmou DeWet, destacando que ainda está procurando por sua Jane.
Com ajuda de uma produtora, DeWet fez um vídeo para mostrar suas aventuras como o herói do cinema (assista). Ele tenta despertar o interesse de algum cineasta em produzir um novo filme sobre o rei da selva, tendo ele como personagem.

Câmera registra assassinato e atropelamento de jovem em Goiânia


Câmera do circuito de segurança de um prédio registrou o momento em que umjovem foi assassinado e atropelado, no Setor Alto da Glória, em Goiânia. O crime aconteceu na noite de quarta-feira (25) e, segundo a polícia, o jovem era revendedor de carros batidos e já tinha três passagens pela polícia.
As imagens (veja vídeo ao lado)mostram que a rua estava movimentada no momento do crime. Era por volta das 20h quando a vítima, que tinha 22 anos, descia pela Rua São Luis acompanhada da mulher, de 21 anos. O casal some no vídeo. Três segundos depois, a vítima aparece correndo e sendo perseguida por outro homem, que dispara 12 vezes em sua direção. Três tiros acertam o jovem que cai no meio da rua, já sem vida. Imediatamente, um carro preto passa pelo local e o assassino entra no veículo, que sai em alta velocidade atropelando o corpo.

MEC divulga a segunda chamada de aprovados do Sisu


O Ministério da Educação divulgou o resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a abertura das inscrições para a lista de espera. Foram convocados 62.285 candidatos. Eles devem fazer a matrícula no curso para o qual foram convocados entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (31).
A segunda chamada foi feita entre os candidatos que não foram chamados em nenhuma das duas opções de cursos para os quais se inscreveram. Também participaram desta seleção quem foi convocado na primeira chamada para sua segunda opção, e agora foi aprovado na primeira opção, mesmo tendo feito matrícula na semana passada. Os candidatos que, na primeira chamada, passaram na primeira opção, mas não efetuaram matrícula, não podem mais concorrer a vagas nesta edição do Sisu.
Quem foi selecionado tanto pelo Sisu quanto pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) deve optar apenas por uma das vagas, já que elas não podem ser acumuladas.
De acordo com o MEC, os estudantes que passaram devem entrar em contato com a própria instituição para saber se deverão fazer a matrícula pessoalmente ou enviar os documentos por correio.
Quem passou por meio de alguma política de ação afirmativa (por meio de cotas ou bônus na nota do Enem) deve ainda apresentar documentos que comprovem as exigências do benefício.
Matrículas devem ser feitas entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (31) (Foto: Reprodução)Matrículas devem ser feitas entre a segunda-feira (30) e a terça-feira (31) (Foto: Reprodução)
Lista de espera
Nesta sexta-feira, o Sisu também abriu as inscrições para a lista de espera, que podem ser feitas até 1º de fevereiro. Para se inscrever, é preciso acessar o sistema, entrar no boletim de acompanhamento e clicar no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.
Dessa lista podem participar tanto quem não foi convocado em nenhuma chamada quanto quem foi selecionado em sua segunda opção - mesmo tendo feito matrícula.
Porém, cada candidato só poderá disputar as vagas remanescentes relativas à sua primeira opção.
A lista será divulgada em 4 de fevereiro. A partir daí, a seleção será feita gradativamente até o dia 2 de março de 2012.
Mais de 1,75 milhão de inscritos
O processo de inscrição para o Sisu terminou às 23h59 do dia 12 de janeiro. A primeira edição de 2012 do Sisu conta com 1.757.399 estudantes que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. Cada candidato podia escolher até duas opções de curso. No total, 108.552 vagas foram disponibilizadas em universidades públicas e institutos federais.
O número de inscrições cresceu 68,9% entre 2012 e a edição do primeiro semestre de 2011 do Sisu. Seis estados tiveram mais de 200 mil inscrições cada: Rio de Janeiro (381.721), Minas Gerais (367.259), São Paulo (292.742), Ceará (243.311), Rio Grande do Sul (233.324) e Bahia (214.597).
O maior crescimento foi registrado em Alagoas, onde o número de inscrições saltou de 14.276 para 111.840, o que representa um aumento de 683%. Alagoas também registrou o maior crescimento no número de vagas: a oferta subiu de 311 para 5.805 (um aumento de 1.766%).
Santa Catarina foi o único estado que registrou redução no número de inscrições: foram 17.004 neste ano contra 18.193 na edição de 2011.
Concentração de vagas
Segundo os números divulgados pelo MEC, 42,2% de todas as ofertas do sistema se concentram em apenas quatro estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Em comparação com a edição de 2011, o número de vagas subiu em todas as unidades da Federação, menos em quatro delas: Distrito Federal (que tinha 10 vagas no ano passado, e neste ano não teve instituições participando do Sisu), Sergipe (que reduziu em 53,2% as vagas), Santa Catarina (-52,3%) e Ceará (-17,6%). No Amapá, o número de vagas permaneceu igual: 160.
Quem for selecionado na segunda opção continuará participando da seleção, mesmo se fizer a matrícula no mesmo período, e poderá ser convocado na segunda chamada, que será divulgada no dia 26, para sua primeira opção de curso.
A matrícula dos convocados na segunda chamada acontece em 30 e 31 de janeiro.

Edital para 600 vagas na Polícia Federal sai em fevereiro


O edital do concurso público para 500 vagas de agente e 100 para papiloscopia na Polícia Federal será divulgado em fevereiro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da PF. A organizadora do concurso está sendo escolhida.
O Ministério do Planejamento autorizou em dezembro a realização de concurso público para 1,2 mil vagas no órgão. Além de agente e papiloscopista, haverá seleção para 150 vagas de delegado, 100 de perito criminal e 350 de escrivão. De acordo com a PF, possivelmente o edital para delegado, perito e escrivão saia em maio.
Os cargos de papiloscopista, agente de polícia e escrivão exigem nível superior em qualquer área. Já delegado é preciso nível superior em direito. Para perito criminal será exigido nível superior em áreas específicas a serem definidas pela PF.
Os cargos de nível superior exigem ainda carteira de habilitação no mínimo na categoria B.
Os salários são de R$ 7,5 mil para papiloscopista, agente de polícia e escrivão e de R$ 13,3 mil para delegado e perito.
último concurso da Polícia Federal foi realizado em 2009, para agente e escrivão. O concurso recebeu 114.738 inscrições. O cargo de agente recebeu 63.294 inscrições para 200 vagas (316,47 por vaga); e o de escrivão, 51.444 para 400 vagas (128,61 por vaga).

No dia 8 de dezembro, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que a presidente Dilma Rousseff havia autorizado a contratação de 1.500 homens da Polícia Rodoviária Federal e 1.300 da Polícia Federal.
Segundo o ministro, os servidores que ingressarem a partir de agora na PF e na PRF serão lotados nas fronteiras.
O anúncio foi feito durante a assinatura de pacto com 11 estados para fortalecer a proteção das fronteiras brasileiras. O governo pretende investir R$ 37 milhões para reforçar o policiamento dessas regiões.
Segundo Cardozo, o reforço do policiamento nas fronteiras só começará a partir do próximo ano devido ao período de treinamento. “Pretendemos melhorar as condições daqueles que trabalham na fronteira. Isso não é uma promessa, é uma decisão”, disse.
Os estados participantes do Plano Estratégico de Fronteiras são Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Para conseguirem verba do governo, esses estados precisarão apresentar projetos, que serão avaliados pelo Ministério da Justiça segundo “critérios bastante objetivos”, conforme afirmou Cardozo.
“Não será em momento algum a remessa de recursos feita de maneira aleatória. Tudo exigirá um plano com objetivos muito bem postos que serão acompanhados pelo Ministério da Justiça ao longo da execução”.
O pacto faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e envolve os ministérios da Justiça e da Defesa, sob coordenação do vice-presidente da República, Michel Temer.
O Plano Estratégico de Fronteiras tem como objetivo reduzir os índices de criminalidade e enfrentar o crime organizado. Segundo informou o Ministério da Justiça, os crimes mais comuns nas regiões de fronteira são tráfico de drogas, de armas e de pessoas, além de contrabando.
Polícia Rodoviária Federal
A diretora-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Maria Alice Nascimento Souza, havia apresentado à Casa Civil da Presidência projeto para ter mais 4,5 mil policiais até 2014. A proposta é ter acréscimo de 1,5 mil nos próximos 3 anos.
Em junho, a presidente Dilma Rousseff autorizou a nomeação de 200 policiais rodoviários federais como quantitativo extra do concurso de 2008 (número de vagas criadas além do adicional de 50% dos postos oferecidos na seleção).

O cargo de policial rodoviário exige nível superior em qualquer área. O salário é de R$ 6 mil.

Antes do Fórum Social Temático, Dilma visita a família no RS


Em Porto Alegre desde a tarde de quarta (25) para participar do Fórum Social Temático, a presidente Dilma Rousseffsó terá agenda oficial na cidade a partir das 16h. Na manhã desta quinta (26), a presidente driblou a imprensa que a aguardava em frente ao hotel Plaza San Rafael, no centro da capital gaúcha, e deixou o local por uma porta lateral para visitar familiares.
A presidente foi até a casa do ex-marido Carlos Araújo, na zona sul da capital gaúcha. No pátio da residência, apareceu com o neto Gabriel no colo. O menino é filho de Paula e nasceu durante a campanha presidencial, em setembro de 2010.
Às 16h, Dilma se encontrará com o governador Tarso Genro no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini para anunciar o pagamento de uma dívida de R$ 4 bilhões da União com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) no RS. Os detalhes e o cronograma do pagamento não foram divulgados. Depois do ato, a presidente volta ao Plaza San Rafael, onde se reunirá com participantes do Fórum Social Temático.
A partir das 19h15, o discurso da presidente será a principal atração do evento "Diálogos entre Sociedade Civil e Governos", no Ginásio Gigantinho. Dilma deve tratar de temas como a crise econômica, políticas públicas de combate à pobreza e diretrizes brasileiras para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro.

Padre Antônio Maria é feito refém em invasão de mosteiro em Jacareí

O padre Antônio Maria, que também é cantor e escritor, estava no grupo feito refém durante a invasão ao Mosteiro Karim, em Jacareí, no interior paulista, na noite desta quarta-feira (25). Os criminosos entraram no local e renderam cerca de 15 pessoas, incluindo o padre, freiras, jovens adotados e o caseiro do local. O grupo fugiu levando eletrônicos, dois carros e dinheiro. Ninguém havia sido preso até o final da manhã desta quinta-feira (26).
“Eles disseram que não iam fazer mal nenhum, mas que queriam dinheiro. Eu falei 'meus filhos, não façam isso, nós não temos dinheiro. Nós lutamos com dificuldade'. Até as pessoas imaginam muitas vezes que eu nado em dinheiro, porque canto, porque tenho discos, vou à televisão. Porque sou amigo do Roberto Carlos e isso não quer dizer nada”, contou o padre.
Logo após ser desamarrado, o sacerdote disse a um dos criminosos que iria rezar por ele. "Eu falei 'eu sei que não vai dizer teu nome, mas eu quero dizer que eu vou rezar muito por você, por vocês, vai falar isso para os teus amigos'. E eu fiquei lá conversando com ele e disse até 'eu quero te dar um abraço', e eu abracei ele e ele me abraçou”, disse.
Invasão
A freira Rosane dos Santos Coelho disse que não ficou nervosa quando se deparou com o grupo armado no terreno do estabelecimento. “Minha reação foi de tranquilidade. A gente passando serenidade faz com que eles [os criminosos] fiquem mais calmos”, disse a irmã aoG1 na manhã desta quinta.
Segundo a freira, cerca de sete homens armados entraram no terreno do mosteiro por volta das 23h desta quarta. Primeiramente, o grupo rendeu o caseiro, o padre e três jovens adotados que ficam em casas separadas do prédio principal. Depois, segundo a freira, uma parte do grupo foi até o mosteiro com um dos jovens. “Ele [jovem adotado] falou que o padre estava passando mal. Quando abri a porta para levar remédios, os assaltantes me abordaram”, contou.
De acordo com irmã Rosane, os homens armados levaram as freiras que estavam no prédio, o caseiro, o padre e os jovens para um quarto do mosteiro, em um grupo de cerca de 15 pessoas. O padre e o caseiro ficaram amarrados com as mãos nas costas. “Depois eles pediram para que apontássemos os quartos e vasculharam todo o mosteiro”, disse.
De acordo com o delegado Talis Prado Pinto, da Delegacia Seccional de Jacareí, o grupo levou dois carros que estavam no terreno, televisores, computadores, celulares e R$ 1.100 em dinheiro. Os assaltantes deixaram o terreno por volta das 2h.
Segundo irmã Rosane, um assalto semelhante aconteceu no mosteiro há cerca de dois anos. Ela afirma que o terreno não é murado, mas protegido apenas por uma cerca fácil de ser ultrapassada. “Nós estamos tentando buscar ajuda com a polícia, pois não temos renda fixa para fazer uma segurança maior. Mas vamos ver o que Deus vai providenciar”, disse.

Embaixada diz não ter previsão sobre autorização de viagem a blogueira


A Embaixada de Cuba no Brasil informou nesta quinta-feira (26) que "não há previsão" sobre se será concedida ou não a autorização de viagem, pelo governo cubano, para a jornalista e blogueira Yoani Sánchez.
"Yoani não é brasileira, não tem nenhuma relação com o Brasil. A Embaixada de Cuba não tem essa informação [se a autorização será assinada ou não]. O trâmite é de responsabilidade da 'Dirección de Inmigración de Cuba' e não há previsão para isto", afirmou o conselheiro da embaixada, Edgardo Valdés.
O Ministério das Relações Exteriores concedeu nesta quarta (25) visto para Yoani Sánchezvisitar o Brasil. Ela poderá viajar e permanecer no país por 30 dias contados a partir da entrada no país. No entanto, para viajar, precisa de autorização do governo cubano.
A reportagem do G1 procurou o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamorra Rodrigues, mas não obteve contato. Segundo a embaixada, ele embarca ainda nesta quinta para Cuba.
Desde que criou o blog que retrata a vida em Cuba, "Generatión Y", em 2007, Yoani já teve 18 pedidos negados para deixar o país, três deles para vir ao Brasil, onde também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto).
A cubana pretende participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, do qual é uma das personagens centrais. Adiada outras vezes devido à ausência da blogueira, a exibição do filme está prevista para 10 de fevereiro.

Pirarucu medindo quase três metros foi encontrado morto no açude Itans em Caicó



No inicio da Tarde de ontem dia 25 de Janeiro,Pescadores acharam nas margens do açude Itans, um peixe da espécie Pirarucu medindo mais de dois metros e sessenta centímetros. Ainda não se sabe a causa da morte do Pirarucu, sabe-se apenas que o mesmo não pode mais ser empalhado visto que encontra-se em avançado estado de decomposição.
O Biólogo Alison Santos que esteve no local  ,disse ao nosso blog que acredita que esse peixe tenha morrido naturalmente já que não percebeu nem uma marca estranha no peixe.
“Ele pode ter morrido naturalmente, até mesmo por uma doença, já que não é visível nem  uma marca de violência.” Disse o Biólogo.
Uma equipe da Polícia Ambiental fez a remoção do peixe com ajuda dos pescadores. Muitos curiosos estavam olhando e espantados com o seu tamanho. O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Brasil e pode atingir mais de três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.
O maior Pirarucu encontrado até então no açude Itans foi no dia 8 de novembro de 1999. Pesando 185 quilos e medindo 2 metros e 55 centímetros morreu logo após ser retirado das águas. O peixe foi asfixiado por um anzol utilizado por pescadores e foi encontrado nas margens do açude. Sua pesca e comercialização são proibidas devido ser uma espécie em extinção. Este encontrasse empalhado em exposição na estação da Psicultura no bairro Itans em Caicó.
Fonte e Foto do Blog Rosivan Amaral

Paraíba terá roteiros turísticos rurais com foco na Copa de 2014



Turismo Rural
Mais de 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros deverão circular pelo país na Copa do Mundo de Futebol 2014, segundo estimativas do Ministério do Turismo (MTur). Para aproveitar esse potencial e gerar negócios também entre os empreendimentos rurais, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), MTur e Sebrae, através do projeto Talentos do Brasil Rural, selecionaram 24 roteiros turísticos para receberem apoio na comercialização de seus produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. Municípios da Paraíba fazem parte de três roteiros.
Por meio de chamada pública, no ano passado, foram oferecidas duas vagas para cada uma das doze cidades-sede da Copa. A localização foi um dos critérios da seleção. Os roteiros deveriam estar a, no máximo, três horas de distância de uma das sedes do mundial. A Paraíba, por estar em um ponto estratégico da região Nordeste, entre os Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, onde as capitais são cidades sede, terá três roteiros que passam por seus municípios.
Desses roteiros que contemplam a Paraíba, dois iniciam em Natal (RN) e um em Recife (PE). O primeiro roteiro, “Caminhos dos Engenhos” passa pelo Brejo paraibano. São dois dias, saindo de Natal, com destino a Bananeiras e Areia. O segundo é uma “viagem à nação potiguara”, passando pelas cidades de Mamanguape e Baía da Traição, onde há um rico potencial cultural e artístico dos índios potiguaras.
O terceiro roteiro viaja pela cultura quilombola paraibana. Os turistas sairão de Recife e passarão pelas cidades paraibanas de Alhandra, Pitimbu, Jacumã e Conde, onde há a comunidade quilombola Gurugi, que produz artesanato em cerâmica e promove a cultura do maculelê, coco e capoeira.
A partir de fevereiro, o Sebrae-PB, em parceria com o Governo do Estado e Prefeituras irá iniciar projetos de consultoria e organização das cooperativas e associações culturais para que elas possam atender bem o turista. “O aumento no fluxo de turistas irá gerar mais negócios para esses pequenos empreendedores. A ideia é divulgar esses roteiros não apenas no período da Copa, mas durante todo o ano”, afirmou a analista do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte.
Paraíba também terá outros roteiros turísticos Além dos roteiros rurais, a Paraíba foi selecionada pelo MTur com 10 destinos e produtos (sol, mar, esporte e cultura) para receber turistas durante a Copa do Mundo. A intenção do ministério é incentivar o visitante a conhecer os atrativos localizados no entorno das sedes, aumentando o fluxo turístico, a distribuição de renda e a geração de emprego.
No segmento Sol, Praia e Esporte, o MTur selecionou as cidades de João Pessoa, Cabedelo, Lucena e Conde. No segmento Cultural, foram selecionadas as cidades de Campina Grande, Pocinhos, Ingá, Bananeiras e Guarabira. Os municípios selecionados terão preferência na destinação de recursos e no destaque da promoção oficial.
Turismo em Foco

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...