sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Obra do Dnit fecha acesso irregular em trecho da BR-230, na Paraíba


Policiais fazem manifestação na PB por melhorias na segurança pública


Policiais civis da Paraíba deram início nesta sexta-feira (27) a uma série de protestos em alerta para as deficiências existentes na área da segurança pública do estado. A Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande, recebeu as primeiras manifestações. Pedindo soluções para a violência, os organizadores colocaram cruzes pretas na praça, simbolizando os 175 assassinatos registrados pela Polícia Civil no ano passado na cidade.
Júlio César da Cruz, presidente interino da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol/PB), falou sobre os índices de criminalidade, citando o Mapa da Violência 2012, que cita João Pessoa como a segunda capital mais violenta do país. Segundo ele, em 10 anos a cidade registrou um crescimento de 157,1% no número de homicídios.
O representante argumentou que, atualmente, a Paraíba teria um déficit de 7 mil policiais civis para conduzir a demanda de trabalho. Além de reivindicar aumento salarial, ele citou que uma das alternativas para melhorar a situação seria a contratação, por parte do governo estadual, de cerca de 800 concursados que aguardam nomeação há três anos.
“A nossa principal meta é chamar atenção da sociedade para lutarmos por uma segurança com mais investimentos, onde policiais possam trabalhar dignamente e prestar bons serviços”, comentou.
Além dos escrivães, agentes de investigação e motoristas que compõem a classe, mães de vítimas de assassinatos participaram do protesto pedindo o fim da violência. A categoria também planeja realizar o movimento '#DiaNegroPB' no sábado (28) em João Pessoa, a partir das 9h no Busto de Tamandaré, localizado na Praia de Tambaú.
G1 entrou em contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social para comentar as reivindicações dos policiais civis. A assessoria de imprensa informou que vai enviar respostas sobre o caso.


Cenários de cinema e ecoturismo são os atrativos de Cabaceiras, PB


Apesar de ter apenas 5 mil habitantes, a cidade de Cabaceiras, na Paraíba, já entrou na rota dos amantes do ecoturismo no Brasil. A cidade ganhou popularidade depois de ser 'descoberta' por cineastas interessados nos cenários naturais típicos do semiárido e na boa luminosidade, que permitia mais tempo de filmagem por dia. Uma das produções mais famosas é a minissérie O Auto da Compadecida, gravada na região em 1998.

O município fica localizado a 199 km da capital João Pessoa e o acesso se dá por estradas estreitas, incluindo trechos de terra. Para quem viaja de ônibus, é possível sair de Campina Grande, que fica a 66 km de distância. A cidade está localizada na microrregião do Cariri paraibano, ornamentada por uma vegetação rasteira que se alterna entre galhos secos e um verde discreto. Apesar de registrar o menor índice pluviométrico do país, as plantas locais conseguem alcançar lençóis freáticos e deles obter água.
Desde então, Cabaceiras transformou-se em 'set' para, pelo menos, 30 filmes entre documentários e ficções. A vocação para o cinema e o clima seco semelhante à Hollywood original norteamericana lhe renderam o título de 'Roliúde Nordestina'. No currículo, além da adaptação das aventuras de Chicó e João Grilo criadas pelo escritor paraibano Ariano Suassuna, estão os filmes 'Cinema, Aspirinas e Urubus', 'Romance' e a microssérie 'A Pedra do Reino'. As gravações mais recentes foram feitas para a novela 'Aquele Beijo'.
As boas-vindas são dadas pelo letreiro 'Roliúde Nordestina', instalado em uma serra na entrada da cidade. Depois da parada obrigatória para foto, o visitante encontra o espaço que sedia anualmente a Festa do Bode Rei, criada em 1998 para valorizar a caprinovinocultura. De acordo com o Sebrae, o evento dura quatro dias e atrai cerca de 50 mil pessoas.
O bode, que antes era visto como alimento para famílias pobres, hoje é uma das principais atividades econômicas do Cariri. Sua carne ganhou espaço em mercados, virou recheio para almôndegas, pizzas, linguiças, estrogonofe (ou estrogobode), tapiocas (bodioca) e até panquecas e chega a ser estrela em festivais de alta gastronomia.
Cidade cinematográfica
A poucos metros de distância do local que sedia a Festa do Bode Rei, o turista já encontra o Centro da cidade, cujas casas antigas e até a cadeia pública foram cenários de filmes. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, abrigou algumas das últimas cenas de 'O Auto da Compadecida', onde os personagens são submetidos ao 'juízo final'. A infraestrutura das ruas teve que ser adaptada para o enredo, a exemplo de postes que foram retirados. Entre os moradores, muitos já acumulam um extenso currículo como figurantes.
Na mesma manhã, é possível visitar também o Memorial Cinematográfico, onde são expostas fotografias, roteiros e material usado nas gravações, e o Museu Histórico dos Cariris, que abriga antiguidades e peças artesanais produzidas na região. O artesanato local também é atração na Casa de Zé de Cila, apelido de José Nunes, figura da cidade que adora um bate-papo sobre recordações de acontecimentos históricos e que participou das grandes produções que passaram pelo local.
Como o bode é rei na cidade, a cabrita é a rainha. É dela que vem uma bebida típica que vale conferir antes do turista se despedir do Centro. É o Xixi de Cabrita, um licor suave que mistura leite de cabra, aguardente e baunilha. A receita completa, porém, é segredo.
Ribeira concentra produção artesanal à base de couro (Foto: Karoline Zilah/G1)Ribeira concentra produção artesanal à base de
couro (Foto: Karoline Zilah/G1)
Distrito de Ribeira
Seguindo 14km por uma estrada de terra, chegamos ao distrito de Ribeira de Cabaceiras, comunidade rural que concentra a produção do artesanato em couro de cerca de 30 oficinas. Juntos, 72 'sócios' mantêm desde 1998 a Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras, que beneficia cerca de 200 pessoas diretamente. Batizada com o nome fantasia de Arteza, a cooperativa produz sandálias, chapéus, carteiras, bolsas, cintos e outros acessórios, tudo de couro de boi e bode.
Segundo o diretor presidente José Carlos de Castro, são mais de 100 anos de tradição dos curtumes com técnicas manuais de processamento do couro repassadas pais para filhos. Com a ajuda de consultorias sobre moda e gerenciamento, o que era rústico virou negócio e a cooperativa recebeu investimentos no maquinário para aprimorar o acabamento e aumentar a quantidade.
Hoje a Arteza distribui seus itens para venda em João Pessoa, Natal, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Também participou de feiras internacionais de artesanato, recebendo encomendas de Espanha, Portugal e Alemanha. Em sua sede no distrito de Ribeira é possível acompanhar o passo a passo do processo de criação das peças e comprar artigos para usar ou presentear.
Disposição dos blocos de pedra da Saca de Lã desafiam turista a acreditar que não houve interferência humana (Foto: Karoline Zilah/G1)Disposição das pedras da Saca de Lã desafia turista
a acreditar que não houve interferência humana
(Foto: Karoline Zilah/G1)
Saca de Lã
Saindo do distrito de Ribeira, o visitante segue de carro por mais 10km de estrada de terra para chegar até a antiga fazenda Tapera, que hoje abriga o Hotel Fazenda Pai Mateus. Adentrando a propriedade chega-se aos dois bens ecológicos mais preciosos de Cabaceiras: a Saca de Lã e o Lajedo de Pai Mateus. Ambos também serviram de locações para filmes, mas, além de atrair amantes da sétima arte para conhecer os cenários naturais, estão se tornando populares pelos passeios com trilhas e esportivos, como trekking, bike e rapel.
A primeira parada é o monumento natural Saca de Lã, que recebeu este nome por lembrar pacotes de algodão empilheirados de Campina Grande, na época em que a cidade era uma das maiores exportadoras do mundo. Devido ao sol forte, o guia Ribamar Farias recomenda que o passeio seja feito pela manhã, entre as 7h e as 10h. O visitante segue por um trilha de arbustos típicos da caatinga até se surpreender com o que vê pela frente: um monumento de pedras empilhadas.
Custa a acreditar que a obra não foi feita pelo homem, mas sim pela natureza. Segundo o guia, estudiosos dizem que um processo demorado – de milhares de anos – fez com que uma única pedra rachasse em blocos em forma de paralelepípedos. Além disso, a erosão molda as pontas, o que deixou a estrutura em forma de pirâmide. Árvores também crescem nas brechas e suas raízes ajudam a separar os blocos. “Diz a lenda que os egípcios se inspiraram na Saca de Lã para criar suas pirâmides”, brinca Ribamar.
Com a orientação de um guia de turismo capacitado, é possível escalar a Saca de Lã e adentrar suas rachaduras. As pedras são ocas por dentro, o que permite o aventureiro a chegar ao topo do monumento.
Lajedo de Pai Mateus
A formação rochosa de 1,5 km² é composta por cerca de 100 blocos de pedras arredondadas e foi eleita a primeira entre as Sete Maravilhas da Paraíba, em votação popular promovida pela Assembleia Legislativa em 2010.
Blocos do lajedo têm formatos curiosos, como a Pedra do Capacete (Foto: Maurício Melo/G1 PB)Blocos do lajedo têm formatos curiosos, como a Pedra do Capacete (Foto: Maurício Melo/G1 PB)
O local recebeu este nome devido à lenda do curandeiro Pai Mateus, que teria morado em uma das pedras no século XVIII e era considerado pelos moradores como uma personalidade sagrada, por usar ervas medicinais em época de escassez de profissionais na região. Além da pedra em forma de 'cumbuca' de sopa invertida, onde ele teria morado, a Pedra do Capacete é uma das mais interessantes devido ao seu formato.
O melhor horário para visitação é entre as 15h e as 18h, durante o por do sol, que ilumina as rochas com um aspecto dourado – fenômeno responsável por atrair fotógrafos de várias partes.
Italiano Bruno De Nicola reconheceu cenários de novela pela cidade (Foto: Karoline Zilah/G1)Italiano Bruno De Nicola reconheceu cenários de
novela pela cidade (Foto: Karoline Zilah/G1)
O consultor em Comunicação italiano Bruno De Nicola mora no Brasil há sete anos, mas visita pela primeira vez a Paraíba. Depois de seis dias no estado, ele revela que sempre teve o desejo de conhecer a região e, apesar da beleza das praias, ficou impressionado com o processo de erosão e formatos das pedras da Saca de Lã e do Lajedo.
"Reconheci alguns cenários do começo da novela. Também gostamos muito também da receptividade dos moradores locais", comenta.
Uma das opções de passeio é a trilha por sítios arqueológicos. Nos pequenos lagos dos arredores, há fósseis de animais históricos e algumas pedras contêm inscrições rupestres ainda visíveis, que teriam sido deixadas por índios cariris há cerca de 12 mil anos. Acredita-se que o local era cultuado como sagrado e utilizado como centro cerimonial, por isso muitos visitantes consideram o espaço místico e perfeito para contemplar o por do sol e revigorar as energias.
Cerca de 100 blocos milenares de granito compõem paisagem do lajedo (Foto: Karoline Zilah/G1)Cerca de 100 blocos milenares de granito compõem paisagem do lajedo (Foto: Karoline Zilah/G1)

Adolescente é assassinado na frente da mãe em Alhandra, na Paraíba

Um adolescente de 15 anos de idade foi morto a tiros na noite da quinta-feira (26) em Alhandra, Litoral Sul da Paraíba. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu dentro da casa da vitima e teria sido cometido por dois homens. A mãe do adolescente também estava na residência e presenciou o assassinato, mas de acordo com a polícia ela não ficou ferida.

A PM informou que os dois suspeitos chegaram à casa da vítima em uma motocicleta. Eles teriam arrombado a porta e atirado contra o adolescente. A vítima ainda tentou fugir, mas acabou sendo morta na cozinha da residência. A mãe do rapaz informou à polícia que ele tinha envolvimento com drogas.
A polícia informou também que o adolescente assassinado já havia cumprido um período de internação do Centro Educacional do Adolescente (CEA). Até a manhã desta sexta-feira (27) nenhum suspeito do crime tinha sido preso.

Após 3 meses 'preso', boneco Lego de 2,4 metros é solto nos EUA


Um boneco Lego de 2,4 metros e 45,3 quilos, que apareceu em uma praia em Siesta Key, no estado da Flórida (EUA), e foi levado para a delegacia do condado de Sarasota, ganhou "liberdade" finalmente. Após três meses na delegacia, o boneco foi entregue a Jeff Hindman,  que havia encontrado o objeto flutuando em outubro do ano passado. Hindman ficou com o Lego, pois ninguém apareceu para reclamá-lo, segundo a emissora de TV "WTSP".
Boneco foi encontrado em Siesta Key, na Flórida. (Foto: Sarasota County Sheriff's/AFP)Boneco foi encontrado em Siesta Key, na Flórida. (Foto: Sarasota County Sheriff's/AFP)

Aldo diz que Brasil 'não vai abrir mão' da legislação atual por Lei da Copa


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou, durante entrevista ao "Bom Dia DF" desta sexta-feira (27), que o governo não vai "abrir mão" da legislação brasileira pela Lei Geral da Copa.
No fim do ano passado, a Comissão Especial da Lei Geral da Copa adiou a votação do tema para este ano por falta de acordo. Uma das versões apresentadas pelo relator não previa a meia-entrada, direito garantido pelo Estatuto do Idoso. O texto, no entanto, estipulava um grupo de ingressos mais baratos, que beneficiariam idosos, estudantes, indígenas e beneficiários do Bolsa Família.
“Nós não vamos abrir mão da nossa legislação. O Congresso tem maturidade. O relator da matéria está disposto a respeitar a lei brasileira. Mas também temos que respeitar o trato que foi feito com a Fifa para a realização da Copa", afirmou o ministro.
A Lei Geral da Copa, que precisa ser aprovada em comissão especial da Câmara, no plenário da Casa e depois no Senado, contém uma série de medidas que regulamentam a realização do Mundial, como preços dos ingressos e garantias aos patrocinadores. Uma das principaispolêmicas que envolve a Lei Geral da Copa é a possibilidade de meia-entrada para idosos, prevista no Estatuto do Idoso. A meia-entrada para estudantes, que consta no Estatuto da Juventude, foi aprovada na Câmara e ainda será analisada no Senado. Se passar no Senado, passa a valer em todo território nacional.
Em uma das versões do texto da Lei da Copa, o ingresso mais barato para idosos havia sido retirado do texto justamente porque relator entendeu que a legislação brasileira já garantia por meio do Estatuto do Idoso acesso a ingressos pela metade do preço. Depois, o relator voltou a incluir os idosos no grupo de ingressos mais baratos. Isso significa que os idosos só poderiam comprar ingresso mais baratos dentro desse grupo. Se, por acaso, esses ingressos acabarem, eles teriam que pagar pelo preço normal. No entanto, não se sabe qual versão permanecerá no texto da Lei Geral.
Em entrevista à Rádio CBN Brasília, Aldo Rebelo afirmou que a questão da meia-entrada é uma particularidade do Brasil e o tema não não constava das 11 garantias que o Brasil assinou com a Fifa para sediar a Copa.
"Nos deparamos com coisas que são particularidades. O mundo não conhece meia-entrada para idosos e estudantes. Não há previsão nos 11 pontos sobre isso." Aldo afirmou, porém, crer em acordo porque "não é um assunto tão espinhoso assim". Ele disse quer que a Lei será aprovada no Congresso até março.
Transportes
O ministro voltou a afirmar que o Brasil tem condições de finalizar todas as obras em andamento dos estádios e que a atual estrutura do sistema de transporte do país é viável para receber a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Rebelo enfatizou que transporte que está em fase de implantação não atenderá apenas os torcedores, mas, principalmente, a população de todas as cidades-sede. O ministro disse que o país já recebe um volume grande de turistas durante todo o ano, principalmente para eventos culturais.
“Nós vamos receber cerca de 600 mil turistas para a Copa. O Brasil já recebe, por ano, mais de cinco milhões de turistas. O Rio de Janeiro já recebe muito mais turistas no carnaval do que receberá na Copa, do mesmo jeito acontece com Salvador e Recife. Então, não há problema de infraestrutura aeroportuária nem de transporte para a Copa”, afirmou.
Estádio Nacional de Brasília
O ministro visita na manhã desta sexta (27) as obras do Estádio Nacional de Brasília, junto com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
A vistoria será para verificar o andamento das obras. Aldo já visitou também obras dos estádios de outros estados.
“Nós temos convicção que as obras estão com o seu cronograma em dia, não só para a Copa de 2014, mas para a Copa das Confederações, que é uma espécie de teste geral que a Fifa organiza no ano anterior à Copa”.
Brasília foi escolhida pela Fifa para receber a Copa das Confederações, em 2013. O Estádio Nacional também vai receber sete partidas da Copa do Mundo de 2014, inclusive a disputa pelo terceiro lugar.

Funcionários da Transpetro removem areia suja de óleo em praia do RS


Funcionários da Transpetro trabalharam durante toda a madrugada para remover a areia suja de óleo na praia de Tramandaí, devido ao vazamento de petróleo ocorrido nesta quinta-feira (26) na cidade do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A operação contou com 130 funcionários da empresa, braço de logística da Petrobras. Mesmo sem a camada de óleo sobre a areia, a localidade entre a barra do Rio Tramandaí e a plataforma de pesca segue isolada.
Além da limpeza, a Transpetro instalou barreiras para evitar que mancha se alastre. As medidas tomadas pela empresa são previstas em um plano de emergência que consta no licenciamento do transporte de petróleo.
Segundo o Ibama, a mancha de petróleo na areia era de cinco quilômetros de extensão na quinta. Na água, a área atingida pelo do óleo chegava a três quilômetros.
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), órgão da Secretaria do Meio Ambiente do estado, ainda fará uma avaliação das condições de balneabilidade no local. O Ibama calcula que boa parte do óleo já tenha chegado à orla. Representantes da entidade sobrevoariam a região pela segunda vez na manhã desta sexta-feira (27).
O coordenador das Emergências Ambientais do Ibama, João Antônio Raposo Pereira, está na cidade gaúcha desde a noite de quinta-feira (26) para participar da elaboração do laudo técnico do impacto ambiental.
Não há previsão para que a avaliação seja concluída. O documento compreende dados sobre a fauna, a saúde humana e a biodiversidade da região. Segundo a entidade, estas informações definirão se a Petrobrás será multada pelo vazamento. Caso isto ocorra, o valor será arrecadado pela União, e deve ser usado para a recuperação do local.
  •  
petróleo tramandaí (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)Vazamento de petróleo chegou à orla de Tramandaí na tarde de quinta-feira (Foto: Lauro Alves/Agência RBS)

Atriz Neuza Borges deixa UTI, mas segue internada no Rio de Janeiro


A atriz Neuza Borges, de 70 anos, deixou a Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (26), de acordo com um boletim médico.
Ela segue internada em um quarto convencional, com quadro estável, mas ainda sem previsão de alta, segundo informações da direção do hospital.
Neuza deu entrada na unidade na manhã de segunda-feira (23), depois de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Atualmente Neuza Borges interpreta Maria na novela das 18h da TV Globo, "A vida da gente".

CPTM diz que não há previsão de liberação de trecho da Linha 8


A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou às 8h30 desta sexta-feira (27) que não há previsão de liberação do trecho da Linha 8-Diamante, que fica entre as estaçõesItapevi e Engenheiro Cardoso. A circulação de trens foi interrompida devido a uma batida entre dois trens ocorrida na noite de quinta-feira (26). Ao menos sete pessoas ficaram feridas.

O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente a Situações de Emergência (Paese) foi acionado e ônibus faziam o transporte de passageiros no trecho. No início da manhã, uma longa fila de passageiros aguardando os ônibus para seguir viagem se formou na estação. No trecho entre Engenheiro Cardoso e a Estação Júlio Prestes, os trens circulavam normalmente.
O choque entre as composições aconteceu por volta das 21h20, perto da estação Itapevi da CPTM. O trem tinha saído da Estação Júlio Prestes, no Centro de São Paulo, e estava a apenas uma estação de Itapevi, seu destino final, quando bateu em outra composição, que, segundo a CPTM, fazia a manobra de retorno.
“Do nada bateu, foi um impacto muito grande. Eu bati a cabeça e na hora desmaiei”, contou a vendedora Ana Gabriele Prado. “Começou a fumaça. Falei: ‘vai explodir, como eu vou sair daqui’. Comecei a dar soco para abrir a porta, não abria”, disse o atendente de crédito Rafael Fernandes Pereira.
Ao menos sete pessoas ficaram feridas. Seis foram encaminhadas para o pronto-socorro central da cidade, que fica a poucos metros do local do acidente.Uma mulher com fratura no quadril foi encaminhada pelo Samu ao Hospital Geral de Itapevi.
A perícia trabalhou durante toda a madrugada para investigar a causa do acidente. Em nota, a CPTM disse que abriu sindicância para apurar as causas do ocorrido.

Unesp divulga lista de aprovados no vestibular 2012


A Vunesp, que coordena o vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgou nesta sexta-feira (27) a primeira chamada de candidatos aprovados no processo seletivo de 2012 (veja no link ao lado). No total, 6.629 vagas são oferecidas em 156 opções de carreiras. Constam da lista de espera 24.314 candidatos. A consulta de classificação e resultado pode ser feita nos sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.
A matrícula dos aprovados será realizada nos dias 8 e 9 de fevereiro, das 9h às 18h, na unidade onde funciona o curso.
Os candidatos constantes da lista de espera deverão confirmar interesse por eventual vaga remanescente, das 10h de 8 de fevereiro até as 17h do dia 10 do mesmo mês, por meio do site www.vunesp.com.br. Quem não declarar interesse estará automaticamente excluído de qualquer convocação posterior.

A segunda chamada será divulgada em 14 de fevereiro, nos sites da Unesp e da Vunesp. Os convocados nesta lista deverão se matricular no dia 17. O calendário completo de chamadas posteriores pode ser consultado no Manual do Candidato, disponível para consulta nos sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br.
Prova Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)Candidatos fazem a prova do vestibular da Unesp (Foto: Flávio Moraes/G1)
Documentos exigidos para a matrícula
Serão exigidas no ato da matrícula duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais de cada um dos seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- Histórico escolar completo do curso de ensino médio ou equivalente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE (que comprove sua condição
temporária ou permanente no país) ou protocolo atualizado do RNE;
- Título de eleitor, para brasileiros maiores de 18 anos;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou protocolo de solicitação;
- Certificado que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino;
- 2 fotos recentes 3 X 4.
Vestibular teve 91 mil inscritosDos mais de 91 mil inscritos, 38.765 foram convocados para a segunda fase, que aconteceu nos dias 18 e 19 de dezembro.
Os cursos disponíveis no Vestibular 2012 são para unidades na capital (144 vagas) e em Araçatuba (155), Araraquara (775), Assis (405), Bauru (995), Botucatu (550), Franca (400), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (270), Itapeva (40), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Rio Claro (490), Rosana (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (80), São Vicente (40) e Tupã (80).
Além delas, a segunda fase acontece também nas seguintes cidades paulistas: Americana, Campinas, Dracena, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba. Também haverá exame em Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande e Curitiba.

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...