sábado, 4 de fevereiro de 2012

Reajuste da energia elétrica atinge 171 mil consumidores na Paraíba

Mais de 171 mil unidades consumidoras de Campina Grande e de mais cinco cidades da Paraíba (Queimadas, Boa Vista, Lagoa Seca, Fagundes e Massaranduba) vão pagar mais caro a fatura de energia elétrica no final deste mês. O reajuste médio, aprovado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ficou em 8,93% para a área da Energisa Borborema.

A conta dos consumidores de baixa tensão e residencial terá um reajuste maior (9,04%), enquanto os consumidores industriais, que utilizam o sistema de alta tensão, pagarão 8,74% a mais na conta.
As entidades representativas da indústria e do comércio já começam a se organizar para pedir revisão. “Uma reunião vai acontecer na próxima segunda-feira, para analisarmos um pedido de revisão junto à Aneel. Porque o aumento é muito acima da inflação e desproporcional para esse momento”, disse o presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep-PB), Buega Gadelha.
O aumento ficou abaixo do índice que foi pedido pela concessionária da Energisa Borborema à Aneel (12,58%), mas acima dos índices de inflação do mercado como é o caso do IGP-M (5,1%) e do IPCA (6,5%).

Polícia prende homem com arma que derruba até helicóptero na PB

A Polícia Civil da Paraíba apreendeu na noite de sexta-feira (3) um fuzil 762 de uso exclusivo das forças armadas e quatro munições do mesmo calibre no bairro de Gramame, na capital. Um homem de 22 anos estava com a arma em casa e foi preso. Ele já era procurado suspeito de um homicídio.

Segundo Wagner Dorta, gerente executivo da Polícia Civil da capital, esta arma é capaz de furar qualquer blindagem e pode derrubar até helicóptero. “Nenhuma blindagem comercial consegue segurar uma bala desse fuzil”, disse o delegado.
De acordo com o gerente, investigações da polícia civil levaram a polícia até o local onde o suspeito guardava a arma e já negociava a venda dela para uma quadrilha especializada em assaltos a bancos.

Polícia prende homem suspeito de estuprar enteadas na Paraíba

Uma mãe encontrou a filha minutos depois que ela foi estuprada pelo próprio padastro. O flagrante do crime contra a menina de 11 anos ocorreu às 22h desta sexta-feira (3), no Centro de Cabedelo, na residência da família e foi relatado pela própria mãe, em entrevista à TV Cabo Branco. O homem de 35 anos, que há pelo menos oito anos mora junto com a mulher, também é suspeito de estuprar outra enteada, de 13 anos, desde que ela tinha cinco anos de idade. Segundo as vítimas, os abusos sexuais ocorriam na frente dos dois irmãos mais novos, filhos do padastro com a mãe.

De acordo com a mãe das meninas, ela havia saído de casa para fazer compras com a filha mais velha, deixando a menina de 11 anos e os dois outros filhos em casa, com o marido. Ao voltar à residência, a mulher chamou para que abrissem a porta e estranhou a demora. Assim que entrou em casa, percebeu que a filha estava na cama do casal, chorando, e que o marido correu para o banheiro. Foi então que a menina confessou à irmã que tinha sido abusada mais uma vez pelo padastro, o que levou a mãe a ligar para a polícia, que prendeu o suspeito na residência dele, enquanto tentava fugir.
A mulher disse à reportagem que já desconfiava dos abusos cometidos pelo marido, porém, como não tinha provas, preferiu acreditar nele. As meninas disseram à polícia que tentavam contar o caso para a mãe, mas que o suposto agressor sempre agia de forma violenta e ameaçava matá-las e matar a esposa se algo fosse revelado. As crianças mais novas que assistiam as cenas de abuso das meninas confirmaram a versão das vítimas para a mãe.
A menina de 11 anos foi encaminhada à Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), onde foi submetida a exame de corpo de delito. O suspeito foi preso por policiais da 7ª Delegacia Distrital de Cabedelo, levado para a Delegacia da Mulher, de onde foi enviado ao Presídio do Róger.

UFCG lança lista de convocados para vagas remanescentes do vestibular


A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) divulgou na tarde desta sexta-feira (3) a lista da primeira chamada de vagas remanescentes do vestibular da instituição para o período letido de 2012.1. A convocação de 1.615 candidatos aprovados pode ser consultada no site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov),www.comprov.ufcg.edu.br. Eles deverão fazer o cadastramento obrigatório na terça-feira (7) e na quarta-feira (8), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, na coordenação do curso para o qual foi classificado.
A maior quantidade de vagas disponíveis é para o curso de Direito, no campus de Sousa. São 151 no total, sendo 59 para o turno da manhã, 52 para a tarde e 40 para as aulas ministradas à noite. O segundo curso que mais teve vagas remanescentes é o de Medicina. Em Campina Grande, foram convocados 44 novos candidatos e em Cajazeira são 30.

Caso o candidato não faça o procedimento ou não apresente os documentos exigidos, perderá direito a se matricular na UFCG. As vagas são decorrentes do não comparecimento dos primeiros classificados no cadastramento que foi encerrado na quarta-feira (1º). A Comprov ainda tem quatro chamadas programadas para os dias 10, 17 e 28 de fevereiro e 6 de março.

O edital do vestibular 2012 pede, para o cadastramento, os originais e as cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior; identidade; CPF; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de presença na última eleição; prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos; certidão de nascimento ou de casamento; e comprovante de residência.

Por recorde, quase 5 mil disputam jogo de queimada no Canadá


Quase 5 mil estudantes e professores da Universidade de Alberta, em Edmonton, no Canadá, participaram na sexta-feira (3) de um jogo de queimada, com objetivo de entrar para o Guinness, livro dos recordes. Ao todo, 4.983 pessoas participaram da tentativa.
Ao todo, 4.983 pessoas participaram de jogo de queimada. (Foto: Jason Franson/The Canadian Press/AP)Ao todo, 4.983 pessoas participaram de jogo de queimada. (Foto: Jason Franson/The Canadian Press/AP)
Jogo foi realizado na Universidade de Alberta, em Edmonton. (Foto: Jason Franson/The Canadian Press/AP)Jogo foi realizado na Universidade de Alberta, em Edmonton. (Foto: Jason Franson/The Canadian Press/AP)

Sequestro-relâmpago termina com 1 suspeito morto e 2 presos, diz polícia


Dois homens foram presos na noite desta sexta-feira (3) suspeitos de praticar um sequestro-relâmpago em Bonsucesso, no subúrbio do Rio de Janeiro. Um outro suspeito morreu. Segundo informações da Polícia Militar, agentes do 22º BPM (Maré) faziam um patrulhamento de rotina, quando suspeitaram de três homens que estavam em um carro.
De acordo com a polícia, os agentes abordaram os suspeitos e houve troca de tiros. Um suspeito morreu no local. Os outros dois tentaram fugir, mas bateram o carro e foram presos. Com eles foi apreendida uma pistola calibre 380 milímetros.
Ainda de acordo com a polícia, um homem estava dentro do carro, sendo feito refém pelos suspeitos. A vítima nada sofreu e passa bem.
Os presos foram levados para a 21ª DP (Bonsucesso), onde o caso foi registrado.

À espera de Harvard, 'supercampeã olímpica' garante vaga na USP

A 'supercampeã olímpica' Tábata Cláudia Amaral de Pontes, de 18 anos, foi aprovada no curso de física da Universidade de São Paulo (USP). A primeira lista de chamadas da Fuvest 2012 foi divulgada nesta sexta-feira (3).

Tábata participa de olimpíadas do conhecimento desde o ensino fundamental e já conquistou mais de 30 medalhas em competições de física, química, informática, matemática, astronomia, robótica e linguística no mundo todo. No ano passado, ela concluiu o ensino médio como bolsista no Colégio Etapa e encerrou a carreira de "atleta."
Em novembro, o G1 contou a história da jovem. Tábata mora em São Paulo, é filha de uma vendedora de flores e um cobrador de ônibus, e quer estudar astrofísica e ciências sociais na Harvard University, nos Estados Unidos, ou em outra instituição de ensino superior americana. Está participando de oito processos seletivos para conseguir bolsa de estudo.
"Estou feliz por ter entrado na USP, afinal é uma universidade muito boa, mas ainda não sei como vai ser minha vida", diz. Tábata pretende se matricular na USP, mas vai aguardar o resultado dos processos seletivos das instituições americanas para saber se realmente vai estudar no Brasil. Também espera o resultado do vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que sai nesta segunda-feira (6).
Apoio moral
Durante a festa de comemoração dos aprovados no Colégio Etapa na sexta, Tábata compartilhava a alegria com a amiga Wesla de Souza Monteiro, de 18 anos, que passou em pedagogia. As duas se conheceram no colégio, e Wesla convidou Tábata para ser sua madrinha de crisma, cerimônia da igreja católica. No ano passado, na preparação do vestibular, Tábata ajudou a amiga manter a calma, pois estava muito nervosa.
"Pedagogia não é um curso muito concorrido, mas eu estudei bastante. Agora estou muito feliz, mas já sinto a responsabilidade", afirma Wesla.
Maria Renilda e Tábata exibem a coleção de medalhas (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)Tábata ao lado da mãe, Maria Renilda, e sua coleção
de medalhas (Foto: Vanessa Fajardo/ G1)
Coleção de títulos
A primeira medalha de Tábata em competições de conhecimento foi uma de prata que veio aos 12 anos, em 2005, quando ela fez sua estreia nos torneios estudantis com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No ano seguinte, ganhou o ouro e bolsa de estudos da escola Etapa, onde vai concluir o terceiro ano do ensino médio neste ano. De lá para cá, foram dezenas de competições e títulos.
Dentre a coleção de prêmios, um dos mais especiais foi a medalha de bronze conquistada em julho deste ano no mundial de química na Turquia. Representantes de 70 países estavam na disputa. Outra medalha marcante foi o ouro da Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astrofísica (OLAA), realizada no Rio e em Passa Quatro (MG) em novembro do ano passado.
A vontade de Tábata em estudar fora do país, além de conseguir a fluência no inglês, é de poder desfrutar da boa qualidade e infraestrutura de ensino. Tábata diz que em Harvard, por exemplo, poderá conciliar os estudos dos cursos de astrofísica e ciências sociais. Ela quer ser astrofísica para trabalhar com pesquisas do universo - sua grande paixão - e socióloga para ajudar pessoas, tocar projetos sociais e retribuir as oportunidades que teve na vida.

Morre em Nova York o ator Ben Gazzara


O ator norte-americano Ben Gazzara morreu em um hospital de Nova York, aos 81 anos, de câncer no pâncreas, diz nesta sexta-feira (3) o jornal “The New York Times”.
Aluno da escola nova-iorquina Ator's Studio, pela qual passaram outras estrelas de Hollywood, como Marlon Brando e Al Pacino, o ator deu seus primeiros passos no mundo da interpretação no teatro.
Gazzara brilhou nos palcos da Broadway e chegou a interpretar Brick na peça "Gata em teto de zinco quente" - na posterior versão cinematográfica o papel ficou com Paul Newman.
Após estrear em Hollywood com "O rancoroso" em 1957, uma de suas atuações mais célebres aconteceu dois anos mais tarde, em "Anatomia de um crime", filme que foi indicado a sete prêmios no Oscar.
Gazzara se tornou mais tarde o ator mais escalado por seu amigo John Cassavetes, que o dirigiu em produções como "Os maridos" (1970), "A morte de um bookmaker chinês" (1976) e "Noite de estreia" (1977).
O ator também se destacou como um mafioso em "Capone", de Steve Carver, e como o enigmático Klein em "A trapaça" (1997), de David Mamet.
Gazzara também é lembrado por sua participação em séries como "Alma de aço", no final da década de 1960, o que lhe valeu duas indicações ao Emmy.
Nascido em Nova York em 28 de agosto de 1930 no seio de uma família de origem italiana, Gazzara foi casado três vezes e teve um famoso romance com a atriz Audrey Hepburn, ao lado de quem protagonizou o filme "A herdeira" (1979).
(*) Com informações das agências de notícias Efe e Reuters

Após tragédia em estádio, Egito registra novos confrontos


Manifestantes e policiais voltaram a protagonizar confrontos na manhã deste sábado diante da sede do ministério do Interior no Cairo, no terceiro dia de confrontos após a morte de 74 pessoas depois de uma partida de futebol em Port Said, norte do Egito.
Manifestantes durante confronto com a polícia neste sábado no centro do Cairo. (Foto: Khalil Hamra/AP)Manifestantes durante confronto com a polícia neste sábado no centro do Cairo. (Foto: Khalil Hamra/AP)
Os manifestantes atiravam pedras contra os agentes, que respondiam com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.
Desde quinta-feira (2), os confrontos provocaram as mortes de nove pessoas, três no Cairo e seis em Suez, cidade portuária no Canal de mesmo nome, ao leste da capital.
Forças de segurança durante confronto neste sábado no Cairo. (Foto: Khalil Hamra/AP)Forças de segurança durante confronto neste sábado no Cairo. (Foto: Khalil Hamra/AP)
Algumas vítimas morreram asfixiadas pelo gás lacrimogêneo.
Além disso, cinco pessoas ficaram feridas em confrontos em Alexandria, a segunda maior cidade do país, na costa mediterrânea.
O ministério da Saúde divulgou um balanço de 2.532 feridos.
Os manifestantes, incluindo muitos torcedores de clubes de futebol, exigem o fim do poder militar que governa o Egito desde a queda, há quase um ano, do presidente Hosni Mubarak.
O drama de quarta-feira em Port Said, quando se enfrentaram torcedores do Al-Masri e do Al-Ahli, provocou manifestações em todo o país.
O Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), dirigido pelo marechal Hussein Tantawi, acusou "mãos estrangeiras e internas" pelos distúrbios.
Os manifestantes atribuem ao CSFA a responsabilidade das 74 mortes de quarta-feira passada em Port Said, depois da derrota de 3-1 do Al-Ahli, clube da capital, para o Al-Masri.

Vendas de smartphones superam a de PCs pela primeira vez, diz estudo


As vendas de smartphones superaram pela primeira vez a de PCs em 2011, de acordo com estudo publicado pela empresa de análises de mercado Canalsys. No ano, foram vendidos 488 milhões de celulares inteligentes em todo o mundo contra 415 milhões de computadores, segundo a pesquisa.
Embora tenha tido números inferiores aos dos smartphones, a empresa afirma que o mercado de PCs cresceu 15% em 2011, empurrado pelo aumento de 274% na venda de tablets, cujo principal produto é o iPad, daApple.
Os embarques de smartphones cresceram 63% em 2011, ajudados novamente por produtos da Apple como o iPhone 3GS, o 4 e o 4S. A empresa desbancou a Nokia como maior vendedora de smartphones do mundo. Entretanto, ao considerar celulares, a Nokia ainda é a primeira colocada com a Apple ficando na terceira colocação.

Filhotes de cachorros são resgatados em casa abandonada em Osasco


Seis filhotes de cachorros foram encontrados em uma casa abandonada no bairro de Vila Menck, em Osasco, na Grande São Paulo, na terça-feira (31). Aline Aragoni, recepcionista de 30 anos, participou do resgate e postou um vídeo na internet nesta sexta (3) que mostra como foi a ação (veja trecho ao lado).
“Os antigos inquilinos saíram da casa e deixaram os filhotes trancados lá dentro. A gente teve que chamar um chaveiro pra arrombar o portão e entrar”, conta Aline. Um grupo de quatro pessoas foi até o local na segunda-feira (30) e deu comida para os animais. O resgate foi feito na terça. “Quando os cachorros perceberam que a gente estava entrando, eles se esconderam em uns buracos, na tubulação que estava aberta, e por isso foi difícil encontrá-los.”
A casa, que fica na Rua Joaquim Nabuco, estava abandonada havia três dias. Os inquilinos saíram do local sem pagar o aluguel e deixaram para trás uma residência em péssimas condições. Tatiana Tiemi, que gravou o vídeo do resgate, conta que eles estavam na casa havia cerca de quatro anos. “Meus tios moram no Japão e alugaram a casa há uns quatro anos. Eles nunca pagaram o aluguel e estavam para ser despejados, aí foram embora”, conta.
Aline Aragoni levou os seis filhotes para sua casa (Foto: Fabiano Correia/ G1)Aline Aragoni levou os seis filhotes para sua casa
(Foto: Fabiano Correia/ G1)
Ao chegar à casa, na terça-feira, uma das cachorras logo apareceu. Um segundo filhote foi encontrado ao lado da tubulação do banheiro. No cômodo, o grupo apenas conseguia ouvir o choro de outro cachorro e, por isso, começou a quebrar o piso para tentar encontrar os demais. Três filhotes foram encontrados embaixo das lajotas.
Na saída, o choro de outro cão chamou a atenção deles. O sexto filhote, chamada posteriormente de Kim, estava escondido embaixo de escombros que eram usados como uma rampa na saída do terreno. “Eu ouvi o choro de um cachorro e comecei a mexer no lixo. Aí encontrei a Kim lá no meio”, diz José Neto, que também ajudou a destruir o piso do banheiro.
Os filhotes, que têm cerca de 2 meses de vida, foram levados para a casa de Aline Aragoni. De banho tomado e bem alimentados, eles esperam agora encontrar pessoas dispostas a adotá-los. “Eu já tenho três animais em casa. Com mais seis fica muito difícil, por isso preciso que alguém adote”, afirma Aragoni.
Os antigos inquilinos estão desaparecidos e, por isso, nenhum boletim de ocorrência sobre maus-tratos foi registrado. Quem tiver interesse em adotar um dos filhotes pode entrar em contato com Aline pelo e-mail alnaragoni@gmail.com.
José Neto, Aline Aragoni, Tatiana Tiemi e Victor Guisller participaram de resgate dos filhotes (Foto: Fabiano Correia/ G1)José Neto, Aline Aragoni, Tatiana Tiemi e Victor Guisller participaram de resgate dos filhotes (Foto: Fabiano Correia/ G1)

Saiba o que é e como funciona o Conselho Nacional de Justiça


Organismo que ocupou o centro do debate jurídico nesta semana em razão dojulgamento do Supremo Tribunal Federal(STF) sobre o alcance de sua competência, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem atualmente em tramitação 3.284 processos, dos quais 545 são apurações de irregularidades ou faltas disciplinares cometidas por magistrados ou servidores.
O CNJ foi instalado em 2005 para exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
De acordo com a assessoria do órgão, dentre as 545 apurações de irregularidades, há 19 processos administrativos disciplinares (investigações que podem resultar em pena grave), 55 sindicâncias (apuração de infrações menos severas) e 471 reclamações disciplinares (modalidade de processo que pode resultar em sindicância). O investigado tem o direito de apresentar defesa e contestar provas.
Em sete anos de existência, o conselho puniu 38 juízes, dos quais 27 deles foram aposentados compulsoriamente - pena administrativa mais alta prevista na Lei Orgânica da Magistratura. Outra sanção considerada severa é o afastamento preventivo das funções, punição aplicada pelo conselho a sete magistrados.
Cabe à Corregedoria do CNJ, atualmente ocupada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça Eliana Calmon, receber e apurar denúncias relacionadas ao Judiciário.
Após investigação, o processo é distribuído a um dos conselheiros, que pode determinar a coleta de novas provas. Como em um tribunal, o conselheiro levará o caso a plenário após elaborar um relatório.
Punições como remoção, disponibilidade e aposentadoria compulsória de magistrados só podem ser aprovadas por maioria absoluta do conselho. O CNJ pode investigar juízes e desembargadores, mas não ministros de tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal.
Composição
O órgão de controle do Judiciário é composto por 15 membros, com mais de 35 anos e menos de 66, com mandato de dois anos, admitida a recondução por mais um.
O conselho é sempre presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, e a corregedoria é sempre ocupada por um ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Os demais membros são um ministro do Tribunal Superior do Trabalho; um desembargador de Tribunal de Justiça; um juiz estadual; um juiz do Tribunal Regional Federal; um juiz federal; um juiz de Tribunal Regional do Trabalho; um juiz do trabalho; um membro do Ministério Público da União; um membro do Ministério Público Estadual; dois advogados; dois cidadãos de "notável saber jurídico e reputação ilibada".
Atualmente o presidente do conselho é o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal, e a corregedoria é ocupada pela ministra Eliana Calmon, do STJ.
Confira na tabela abaixo todos os integrantes do Conselho Nacional de Justiça.
COMPOSIÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ)
IntegranteOrigemIndicação
Cezar Peluso (presidente)Presidente do STFSTF
Eliana Calmon (corregedora)Ministra do STJSTJ
Carlos Alberto Reis de PaulaMinistro do TSTTST
José Roberto Neves AmorimDesembargador do Tribunal de Justiça de SPSTF
Fernando da Costa Tourinho NetoDesembargador do TRF da 1ª RegiãoSTJ
Ney José de FreitasDesembargador no TRT da 9ª RegiãoTST
José Guilherme Vasi WernerJuiz auxiliar e secretário-geral adjunto no CNJSTF
Silvio Luís Ferreira da RochaJuiz federal de São PauloSTJ
José Lucio MunhozJuiz do trabalho de BlumenauTST
Wellington Cabral SaraivaProcurador regional da República na 5ª RegiãoPGR
Gilberto Valente MartinsPromotor de Justiça do Ministério Público do ParáPGR
Jefferson KravchychynAdvogadoOAB
Jorge Hélio Chaves de OliveiraAdvogadoOAB
Marcelo NobreCidadão de 'notável saber jurídico e reputação ilibada'Câmara
Bruno Dantas NascimentoCidadão de 'notável saber jurídico e reputação ilibada'Senado
Siglas: CNJ (Conselho Nacional de Justiça); STF (Supremo Tribunal Federal); STJ (Superior Tribunal de Justiça); TST (Tribunal Superior do Trabalho); TRT (Tribunal Regional do Trabalho); TRF (Tribunal Regional Federal); PGR (Procuradoria-Geral da República); OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)
Fonte: Conselho Nacional de Justiça

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...