terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Duas mulheres são assassinadas em João Pessoa; uma estava grávida


Duas mulheres foram assassinadas na noite da segunda-feira (6) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, elas estavam na área externa de uma granja quando foram atingidas por tiros. Um das vítimas estava grávida. Um homem também ficou ferido e foi socorrido para um hospital
De acordo com a PM, os três foram atingidos nas costas. Uma mulher morreu no local e a gestante chegou a ser socorrida, mas acabou morrendo quando estava na ambulância. O homem foi levado para Hospital de Ortotrauma, em Mangabeira. Segundo informações da unidade, seu estado de saúde é grave, porém estável.
A Polícia Civil fez uma perícia de cerca de uma hora na granja onde ocorreu os homicídios. A delegada Maria das Dores Coutinho, que atendeu o caso, disse que a polícia ainda está investigando as hipóteses para o crime.

Clientes e funcionários são roubados em churrascaria de João Pessoa

Uma churrascaria foi alvo de um arrastão no bairro da Torre, em João Pessoa, na noite desta segunda-feira (6). Segundo informações da Polícia Militar, os homens estavam armados. Ainda de acordo com a polícia, a ação foi rápida e os suspeitos levaram dinheiro e bebidas do estabelecimento. Os criminosos abordaram tanto funcionários quanto clientes.

O grupo foi preso no conjunto Marco Moura, em Santa Rita, cidade da região metropolitana de João Pessoa. Quatro homens foram encaminhados à Central de Polícia e um adolescente para a Delegacia da Infância e Juventude.

Cooperativa de crédito em Campina Grande é invadida por assaltantes

Assaltantes levaram R$ 30 mil em dinheiro de uma agência de cooperativa de crédito na cidade de Campina Grande, na tarde da segunda-feira (6). De acordo com a central de operações do 2º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi praticado por dois homens armados com uma pistola e um revólver calibre 38. Na ocasião, clientes e funcionários também tiveram aparelhos de telefone celular roubados.
Conforme a Polícia Militar, o roubo aconteceu por volta das 16h30 no bairro da Prata, área nobre da cidade. A dupla de assaltantes teria chegado à agência em uma motocicleta preta e rendido o vigilante. Depois de tomar a arma do segurança, os assaltantes entraram na cooperativa e exigiram dinheiro dos caixas.

A dupla conseguiu fugir sem ser alcançada. Policiais militares fizeram buscas pela região, mas não prenderam suspeitos de envolvimento no crime. A Polícia Civil foi comunicada para investigar o caso e tentar identificar os responsáveis.

Ladrão tenta assaltar banco com bermuda na cabeça como disfarce


Um ladrão foi preso em Stock Island, perto de Key West, no estado da Flórida (EUA), acusado de tentar assaltar um banco com uma bermuda sobre a cabeça como disfarce, segundo o jornal "Sun-Sentinel".
Eli Escalera colocou uma bermuda na cabeça para roubar banco. (Foto: Divulgação)Eli Escalera colocou uma bermuda na cabeça para roubar banco. (Foto: Divulgação)
O suspeito identificado como Eli Escalera, de 43 anos, entrou na agência e entregou um bilhete para o caixa no qual exigia que ele lhe entregasse o dinheiro.
Observado pelo gerente, o caixa perguntou "o que você quer?" Nesse instante, Escalera acabou fugindo do banco sem levar nada. Mas, com base na descrição, a polícia localizou e prendeu o suspeito.

Americano faz acrobacias em trapézio pendurado em helicóptero


O americano Bello Nock se arriscou na semana passada e se apresentou em um trapézio pendurado em um helicóptero. A aeronave voou a cerca de 150 metros enquanto Nock fazia acrobacias sem rede de proteção - ele chegou a se pendurar no trapézio com apenas um pé. Um vídeo (assista) com o número perigoso foi publicado no dia 2 de fevereiro no YouTube.
Bello Nock se apresentou em um trapézio pendurado em um helicóptero. (Foto: Reprodução)Bello Nock se apresentou em um trapézio pendurado em um helicóptero. (Foto: Reprodução)

Veja dicas e simulados para a reta final do concurso do INSS


A prova do concurso do INSS para 1.875 vagas de técnico do seguro social e perito médico previdenciário será neste domingo (12). No total são 916.219 mil inscritos, sendo 904.459 para 1,5 mil vagas de técnico do seguro social e 11.760 mil para 375 vagas de perito médico previdenciário. No caso dos deficientes, são 39 concorrendo para perito e 4.878 para técnico.
A seis dias do exame, especialistas ouvidos pelo G1 ressaltam que o tempo que resta deve ser dedicado a apenas revisar o que já foi estudado, dedicando mais tempo às disciplinas que valem mais pontos, e não tentar estudar correndo o que falta.
Para Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do Siga Concursos, os candidatos devem fazer uma programação para a última semana de estudo. "Não dá para aprender a matéria toda nesse período com a profundidade exigida no concurso. Assim, o ideal é estudar com resumos, mapas mentais, resolução de exercícios modelos e simulados específicos."
Leonardo Pereira, diretor do Instituto IOB, considera que os alunos devem focar exclusivamente nas revisões dos conteúdos já estudados e em prováveis retas finais e palestras que tragam dicas. "Uma boa leitura nas leis previdenciárias e administrativas também e essencial, já que a prova vai exigir esse conhecimento."
"A melhor escolha mesmo é revisar o que foi visto com qualidade, para garantir que o que foi bem estudado será lembrado no momento da prova, em vez de entrar em desespero e tentar ver correndo o que falta", diz Lia Salgado, colunista de concursos do G1.

De acordo com ela, a prioridade na revisão é a mesma do estudo, ou seja, mais tempo para as matérias que valerão mais pontos na prova. "No caso do INSS, são os conhecimentos específicos relacionados ao direito previdenciário", diz.

Lia aconselha selecionar apenas pontos pequenos e que tenham sido cobrados em concursos anteriores do que tentar aprofundar conteúdos extensos ou muito complicados, que tomarão muito tempo. "A última semana também deve ser dedicada a repassar informações que não dependem muito de entendimento, mas de memorização mesmo."
Prédio da Previdência Social, em Porto Alegre (Foto: Reprodução / RBS TV)Prédio da Previdência Social, em Porto Alegre
(Foto: Reprodução / RBS TV)
"Essa semana deve ser utilizada para um ajuste na preparação. Ao fazer questões de provas anteriores tanto do INSS quanto das disciplinas comuns a outros concursos já aplicados pela Fundação Carlos Chagas, o candidato é capaz de orientar seus estudos. A partir dos erros, fazendo questões como se estivesse na prova, o candidato retorna à teoria e se aprofunda para entender o assunto e o motivo do erro. O candidato deve dedicar mais tempo para as disciplinas que tem maior quantidade de erros e para as que possuem mais peso na prova. Intensificar os estudos é fundamental e mais fácil de ser posto em prática por causa do aumento do nível de estresse", afirma Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.
"Importantíssimo que seja feita a leitura das leis previdenciárias, grifando todas as expressões que possam causar confusão e aquelas que são bem conceituais. Como o nível da prova deve ser altíssimo, todas as disciplinas têm muita importância na busca pela melhor classificação. Separe o seu tempo livre para as revisões em blocos iguais, atendendo a todas elas, reservando duas horas diárias para as leis. No sábado, releia tudo o que foi grifado, com uma hora para cada disciplina", diz Pereira.
Estrella diz que fazer simulados é bom, mas para os candidatos que dominam o conteúdo de todo o conhecimento que já foi cobrado em outras provas. “Para os candidatos que ainda erram questões de provas anteriores é melhor garantir a aquisição desse conhecimento do que arriscar estudar assuntos que, se caíssem, seriam surpresa para todos. O simulado é fundamental para quem já não possui problemas na resolução de questões de provas anteriores, e pode dedicar um pouco de tempo em assuntos que ainda não caíram, ou até mesmo abordagens diferentes de assuntos mais frequentes”.
Na véspera
"Em véspera de prova não se estuda. O melhor investimento é procurar relaxar e descansar o cérebro para o 'dia D'. Uma caminhada leve para baixar o estresse e um filme divertido podem ajudar, diz Lia Salgado.
Estrella também indica que os estudos devem ficar em segundo plano. "Não é indicado estudar, mas é inevitável por causa do nível de estresse do candidato. Mas o estudo deve ser mais leve, deixando tempo para fazer algo que o distraia e reduza um pouco o nervosismo. Se for estudar, use o tempo para memorizar assuntos que necessitam ser memorizados ", afirma.
"O sábado deve ser de leves trabalhos, reservando uma hora para cada uma das disciplinas e mais duas horas para as leis. Nada mais. Durma bem cedo, não beba bebida alcoólica na noite de sábado e corra os olhos no edital para ver os materiais exigidos para a prova, como caneta", diz Leonardo Pereira.
De Lucca recomenda que o candidato utilize o dia para separar o material que será utilizado na prova como lápis, borracha, caneta e cartão de inscrição. "O candidato também deve verificar o local em que fará a prova e como pode chegar lá. Essa orientação é muito importante, pois muitos chegam atrasados e perdem o exame."
"É interessante dar uma ultima olhada no edital, conferir se tem todos os apetrechos de que necessita para fazer a prova e marcar o cartão. Ver o que o edital fala sobre celulares e aparelhos eletrônicos para não se surpreender na hora da prova. É importante também conferir o local da prova e o itinerário; decidir como chegar e a que horas sair de casa deve estar definido. De resto, é fazer o que puder para controlar o estresse, quanto mais saudável, melhor", recomenda Estrella.
No dia da prova
A principal recomendação de De Lucca é ficar atento com a alimentação. "Lembre-se dos atletas, uma refeição saudável e balanceada ajuda no bom desempenho."
"Se ficar na dúvida em relação a uma questão, deixe-a para o final. Pode ser uma confusão que a própria prova ajude a esclarecer em outras questões, ou mesmo o famoso 'branco'. Mas se por nada no mundo fizer a resposta vir, vá pelo bom senso, tendo sempre, como eixo, a lógica da Constituição Federal e o espírito das leis previdenciárias. Marque a alternativa que mais se aproximar dessa lógica", diz Pereira.
"O candidato deve definir a estratégia de prova, a ordem de matérias e o tempo que será destinado a cada grupo de provas. Vale deixar 30 minutos para marcar o cartão-resposta com calma", diz Lia.
Pereira recomenda levar chocolate, que estimula o cérebro, um biscoito integral e água.

Confira no quadro abaixo sugestão de estudos e atividades para cada dia da semana feita por Carlos Alberto de Lucca.
VEJA O GUIA DE ESTUDOS E ATIVIDADES PARA O CONCURSO DO INSS
DiaO que estudar
Terça-feira (7)- Direito e Legislação Previdenciária

- Direito Constitucional

- Ética no Serviço Público
Quarta-feira (8)- Direito e Legislação Previdenciária

- Direito Administrativo

- Regime Jurídico Único
Quinta-feira (9)- Direito e Legislação Previdenciária

- Português

Observação: Se até esta data ainda não recebeu o Cartão Informativo, recebeu com informações incorretas, ou, ainda, que tenha dúvidas quanto ao local, data e horários de realização das provas, deverá entrar em contato com a organizadora
Sexta-feira (10)- Direito e Legislação Previdenciária

- Informática
Sábado (11)- Atividades leves como caminhada e cinema

- Conferir local da prova e material que será utilizado na hora do exame como lápis, borracha, caneta e cartão de inscrição

Suspeito de matar cliente de posto em assalto é preso em SP


Câmeras de segurança flagraram um assalto em um posto de combustíveis emSão José dos Campos, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, neste sábado (4). Um homem foi baleado mesmo após entregar dinheiro ao assaltante. O rapaz de 18 anos foi preso nesta segunda (6).
Na delegacia, a polícia diz que ele confessou o crime. "Ele alega que a vítima estaria com uma grande quantidade de dinheiro e teria dado a ele apenas R$ 100 e não gostou dessa atitude da vítima e acabou efetuando o disparo", contou o delegado Neimar Mendes, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de São José dos Campos.
Segundo a polícia, ele é quem aparece nas imagens do circuito interno do posto de gasolina. No sábado, o rapaz e outras duas pessoas roubaram um carro. No posto renderam os frentistas e abordaram uma mulher, em outro veículo. O marido dela pediu para que não fosse feito nada com ela e entregou o dinheiro. Ainda voltou e deixou mais um pouco. Mesmo assim, o criminoso atirou.
Paulo de Tarso, de 55 anos, morreu antes de chegar ao hospital. O casal parou em São José dos Campos somente para abastecer. Eles seguiam de Itapira para Campos do Jordão.
O rapaz preso vai para cadeia de Caçapava. Quando menor, ele chegou a ser detido por tráfico de drogas e roubo. Os outros dois suspeitos estão foragidos.

'Estamos no caminho de saída negociada', diz governador da Bahia

O governador da Bahia, Jaques Wagner, afirmou na manhã desta terça-feira (7), em entrevista ao Bom Dia Brasil, não ter como incluir "imediatamente" no Orçamento o aumento solicitado pelos policiais militares em greve, mas disse que há avanços nas negociações e sinalizou com a possibilidade de reajustes parcelados até 2015. Ele destacou como positiva a duração da reunião realizada entre 16h30 de segunda-feira (6) e 2h30 desta terça. Nesta manhã, uma nova rodada de negociações deve ser realizada. Desde o início da greve, há uma semana, mais de cem homicídios foram registrados no estado, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Wagner afirmou estar disposto a conceder o pagamento da Gratificação de Atividade Policial (GAP) de nível 4, a principal exigência do movimento, mas diz não ter recursos para que o pagamento seja feito imediatamente. Atualmente, os policiais recebem a gratificação de nível 3, que é incorporado ao soldo para formar o salário final. Atualmente, um soldado da Bahia recebe entre R$ 1.900 e R$ 2.300.
A proposta citada pelo governador é de que o valor da gratificação de nível 4 seja incorporado ao salário de forma diluída ao longo dos três próximos anos. É a primeira vez que Wagner fala na possibilidade de pagar o GAP 4.  “Nós, ao longo de cinco anos, concedemos 30% de aumento real. E eu tenho limite na folha. As negociações são em torno desse valor, da chamada GAP 4, e eventualmente até da GAP 5, mas evidentemente isso terá que ser partilhado ao longo de 2013, 2014 e até 2015. Se for para pagar alguma coisa imediatamente agora, não há menor espaço, porque eu não tenho espaço fiscal para fazê-lo", afirmou o governador.
No domingo (5), o governo havia oferecido reajuste de 6,5% retroativo a 1º de janeiroaos PMs em greve, segundo o secretário de comunicação Robson Almeida. O líder do policiais militares em greve, Marcos Prisco, disse na segunda que a categoria rejeitou a proposta. "Essa proposta é linear e vale para todos os servidores públicos. Ela já foi feita e recusada há duas semanas", afirmou.

Negociações e anistia
Segundo Jaques Wagner, as negociações para o fim da paralisação começaram às 16h30 de segunda e se estenderam até as 2h desta terça-feira. As conversas para o fim do movimento devem ser retomadas nesta manhã, a partir das 10h.

"Quando as coisas não andam, as negociações se interrompem rapidamente", disse. "A extensão da reunião é um sinal de que estamos no caminho de encontrar uma saída negociada”, acrescentou.
O governador descartou anistia para os grevistas que realizaram o que chamou de “atos criminosos”, mas minimizou os atritos. "Anistia se concede em um regime de exceção e de guerra, e estamos em uma democracia. Conceder anistia seria um salvo-conduto (para atos criminosos)", afirmou.

"Evidente que aqueles que fizeram atos que não compactuam com a democracia, que violentaram a lei, que depredaram patrimônio público, que de arma em punho ameaçaram a população dentro dos ônibus, esses seguraramente terão que ser processados senão seria um salvo-conduto para que que qualquer movimento reivindicatório pudesse se utilizar do que quisesse", acrescentou.

Vandalismo
"O que cria transtorno é esse medo e a violência de alguns que sobem em moto, atiram pra cima, andam encapuzados. Moradores de rua foram mortos, não tenho como acusar e dizer foi esse ou aquele, mas é óbvio que isso faz parte inclusive de uma tática", criticou.

"Esse movimento já é o 10º estado em que acontece. Eles têm como pano de fundo a chamada PEC-300 e eles têm inclusive uma cartilha e nela fica claro que a ideia é criar o pânico, amedrontar a todos, inclusive o governo do estado, para auferir aquilo que querem", disse.

"O meu chamamento é aos profissionais da segurança pública, que não deixem a população a descoberto. A nossa missão é a missão de garantir a segurança pública e nós devemos fazê-lo mesmo em momentos em que a gente está pedindo maiores salários. Eu insisto que o carnaval está chegando, nosso interesse é que rapidamente se bata o martelo na mesa de negociação e eu tenho convicção de que isso vai acontecer", acrescentou Wagner.

Assembleia cercada
Policiais militares em greve ocupam a sede da Assembleia Legislativa do estado. Desde segunda, cerca de 600 homens do Exército, além de 40 agentes do Comando de Operações Táticas (COT)  isolam a área na tentativa de garantir a livre circulação e o funcionamento do Centro Administrativo da Bahia (CAB).
O isolamento da área também visa facilitar o cumprimento pela Polícia Federal de 11 mandados de prisão contra integrantes do movimento grevista. A presença dos manifestantes no local gerou conflito com os homens que fazem o policiamento na região. Tiros de borracha chegaram a ser disparados contra o grupo, que avançou na direção dos soldados.
Dirigente da associação de PMs é presoUm soldado da PM e dirigente da Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares do Estado Bahia (Aspra) foi preso na madrugada de domingo (5), segundo o governo do estado, e encaminhado à sede da Polícia do Exército, na Avenida Paralela, em Salvador.

O PM é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA). Segundo o governo, ele é suspeito de formação de quadrilha e roubo de patrimônio público, referente à retenção das viaturas. A prisão dele é a primeira cumprida dos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça da Bahia contra integrantes do movimento grevista.

Imagens feitas por bombeiros mostram estragos em prédio no ABC


Bombeiros que trabalham na retirada de escombros do prédio que desabou parcialmente no Centro de São Bernardo do Campo, no ABC, na noite desta segunda-feira (6) fizeram fotos do interior do edifício. O incidente aconteceu por volta das 7h30 e provocou um rombo que começa no teto do prédio e atingiu 13 andares do Edifício Senador. Uma criança morreu e outras seis pessoas ficaram feridas. Por volta das 9h30 desta terça (7), os bombeiros procuravam ainda por uma mulher desaparecida.
As imagens feitas pelos bombeiros mostram o vão aberto na laje, que tem cerca de 10 metros de diâmetro. Também é possível ver o entulho que se acumulou no primeiro andar do Edifício Senador.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, disse nesta manhã que o Edifício Senador estava com toda sua documentação em ordem e, a princípio, não apresentava alterações estruturais. “A documentação está toda em ordem. Tem licenciamento dos bombeiros, laudo de segurança e estabilidade do prédio, validade até julho desse ano. Do ponto de vista documental, está em ordem. O que precisa ser analisado é o que ocorreu de fato”, afirmou Marinho em visita ao local.
“Só a partir daí é possível dizer o que aconteceu, só um laudo técnico das áreas competentes, a própria Polícia Civil está trabalhando nesse sentido, nós também vamos trabalhar. Enquanto isso, o prédio está interditado totalmente, até para uma análise, para saber se está comprometido ou não está comprometido, para na eventualidade haver uma liberação para a recuperação.”
Segundo o tenente coronel Roberto Rensi, do Corpo de Bombeiros, que coordena os trabalhos no local, durante a varredura realizada na noite desta segunda-feira foi constatada que as escadas do edifício não foram atingidas, o que facilitou o trabalho dos bombeiros. “As laterais do edifício estão intactas. O que se observou foi o colapso de parte das lajes dos escritórios e consultórios de final 4. O que aconteceu é a perícia que vai determinar”, completou Rensi.
A corporação recebeu a informação de que uma caixa d’água teria sido instalada em local errado. Entretanto, segundo Rensi, só a perícia poderá determinar as causas do acidente.
Em entrevista à GloboNews, Rensi disse que o desmoronamento não comprometeu a estrutura dos prédio próximos.


Confirmado: Dilma estará na Paraíba nesta quarta-feira visitando obras federais



Confirmado: Dilma estará na Paraíba nesta quarta-feira visitando obras federais
Depois de uma pequena mudança na sua agenda, a presidenta Dilma deve mesmo estar na Paraíba nesta quarta-feira (8) visitando obras federais. A informação é do presidente estadual do PT, Rodrigo Soares.

Segundo o presidente paraibano, Dilma a agenda prevista é uma visita as obras da transposição do São Francisco e da Transnordestina no Sertão.

PolíticaPB 

Aniversariante do dia



UOL destaca o Vale dos Dinossauros de Sousa como o maior parque de Pegadas do Brasil; Confira!



UOL destaca o Vale dos Dinossauros de Sousa como o maior parque de Pegadas do Brasil; Confira!
Considerado o maior reduto de pegadas de dinossauros do Brasil, a cidade de Sousa, encravada no sertão paraibano, abriga um parque que resguarda vestígios da vida dos animais pré-históricos no país. Desconhecido de boa parte do público brasileiro, o Vale dos Dinossauros possui um extenso acervo paleontológico e vai receber investimentos para recuperar a atual estrutura precária. A ideia também é envolver a população para levar aos quatro cantos a fama de "parque dos dinossauros" brasileiro.

Na última semana, o governo do Estado, em parceria com a Petrobras, anunciou uma ampla reforma na estrutura do Vale dos Dinossauros. Além das melhorias estruturais previstas no projeto, também foi anunciado que parte dos recursos – que somam R$ 1,2 milhão -- será destinada em cursos e capacitação para que moradores do município possam viver em função do turismo local.

Pegadas

O projeto de revitalização do parque inclui capacitações nas áreas de paleontologia e identificação de pegadas de dinossauros, artesanato em fibra de bananeira, cerâmica, réplicas, serigrafia, educação patrimonial, fotografia, arte culinária e educação ambiental. Para treinar os interessados, instituições como o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Secretaria Estadual de Educação já foram convocadas.

“A população será a principal parceira. As pessoas vão ter a oportunidade de fazer vários cursos e participar diretamente da vida do Vale, fazendo camisetas, vendendo miniaturas, tirando fotos, trabalhando em função dos dinossauros, sabendo identificar pegadas. A ideia é realmente transformar a cidade no parque dos dinossauros brasileiro, com as pessoas envolvidas nesse processo”, afirmou ao UOL o diretor do Vale dos Dinossauros, Nildemar Dantas, conhecido como Demar da Gráfica.

O diretor reconhece que para alcançar o status desejado, o Vale dos Dinossauros precisa melhorar a estrutura oferecida, que hoje é precária, além de aumentar a divulgação. O local passou anos praticamente abandonado - desde 1998, não passa por qualquer tipo de restauração. Mesmo assim, o local recebe cerca de 2.000 visitantes por mês.

“O Vale hoje se encontra totalmente depenado. Com essa reforma, teremos um novo parque, com um amplo trabalho de acessibilidade, com novas pontes, quiosques, banheiros, rampa de acesso. O museu será reformado. Ou seja, toda a a estrutura será refeita”, explicou.

O projeto, que ainda está em fase de licitação, ainda inclui a reforma do auditório, e a implantação de área de urbanização e estacionamento e de sete réplicas de dinossauros. A previsão é que as obras durem seis meses.

Parque

O parque estadual que abriga o Vale dos Dinossauros é considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos do mundo, com mais de 50 tipos de pegadas de animais pré-históricos. Os registros estão espalhados ao longo da bacia do rio do Peixe, em uma área de 700 km².

Segundo as pesquisas, várias espécies de dinossauros viveram no sertão paraibano entre 250 e 65 milhões de anos atrás. O vale possui várias réplicas dos animais e tem entrada gratuita.

Todas as pegadas do Vale são fossilizadas, conhecidas como icnofósseis. A mais importante delas é a pegada do dinossauro iguanodonte, que tinha 3 metros de altura, 5 metros de comprimento e pesava cerca de 4 toneladas. Ele viveu na região do alto sertão paraibano durante o período Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos.

Apesar de Sousa levar a fama de "cidade dos dinossauros", o parque estadual possui 22 trilhas que englobam outros três municípios – Antenor Navarro, Aparecida e Brejo das Freiras.

Leia a Matéria aqui

FOLHADOSERTAO
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...