quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Suspeito de matar casal na PB jantou com família da vítima, diz parente


Depoimentos de parentes e vizinhos começam a ajudar a Polícia Civil a entender as mortes de três pessoas na madrugada desta quarta-feira (8) no bairro da Estação Velha, em Campina Grande. A principal hipótese é de que um motorista tenha matado a ex-mulher e o atual companheiro dela, cometendo suicídio depois. O crime teria sido motivado por ciúmes, uma vez que o suspeito estaria inconformado com o fim do relacionamento.
Segundo José Roberto de Lima, pai da vítima Débora de Lima, de 23 anos, o ex-companheiro chegou a jantar com parentes dela antes de cometer o duplo homicídio. O convite teria partido da comerciária que, apesar do fim do namoro, ainda mantinha contato com o suspeito, o motorista Flávio Moura Nóbrega, de 33 anos.
O pai comentou também que os parentes perceberam a presença do motorista rondando a casa da ex-namorada nas últimas semanas e que ele a procurava no trabalho constantemente. Segundo José Roberto, ele também a intimidava enviando mensagens de texto por celular expressando ciúme do novo relacionamento.
Em entrevista à TV Paraíba, Pedro Moura, primo de Flávio, afirmou ter visto quando toda a confusão começou. Segundo ele, por volta da meia-noite o motorista invadiu a casa do atual namorado de Débora, o comerciário José Carlos Santos, de 44 anos. Depois de uma luta corporal na varanda, ele teria conseguido matar José Carlos com facadas e seguido até o quarto, onde estava a ex-namorada. Segundo a Polícia Militar, ele também a matou e colocou o corpo dela na cama, se deitou e cometeu suicídio com uma facada no pescoço.
Os três corpos foram recolhidos pela Unidade de Medicina Legal de Campina Grande. O objetivo da Polícia CIvil é identificar se Flávio tirou a própria vida ou se morreu devido a cortes no confronto com José Carlos. Segundo a família, os envolvidos no caso devem ser enterrados ainda nesta quarta-feira em Campina Grande.

STTrans realiza esquema especial para a Folia de Rua de João Pessoa


A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) já desenvolveu o esquema especial que será utilizado no percurso dos blocos participantes do Projeto Folia de Rua, que acontece no período do dia 10 a 18 de fevereiro.
A STTrans solicita que já a partir das 14h deste sábado (11), os motoristas optem por trafegar pela Avenida Ministro José Américo de Almeida, mais conhecida como Beira Rio ou Avenida Rui Carneiro, evitando a Epitácio Pessoa, principal avenida da capital, por causa dos bloqueios que serão necessários em função da concentração e saída do Bloco dos Atletas, sábado (11), e Virgens de Tambaú, no domingo (12).

Confira aqui a programação completa da Folia de Rua

Segundo o gerente da Divisão de Operações de Trânsito, Klebson França, os foliões que vão para a concentração dos blocos devem optar pelo uso do táxi ou ônibus, pois estes veículos terão prioridade de tráfego no perímetro dos eventos. "Quem trafegar com seu próprio veículo deve evitar os pontos de bloqueios ou circular próximo à aglomeração de pedestres”, reforçou Klebson.

Centro 
A área central da cidade terá um reforço de 35 agentes de Trânsito, distribuídos nos três turnos, a maioria no Ponto Cem Réis, onde acontece a abertura do evento. As intervenções acontecerão a partir das 7h30 da manhã nas Ruas Visconde de Pelotas, Rodrigues Chaves e Beco da Faculdade de Direito, para os primeiros isolamentos e montagem das estruturas.

À tarde, a partir das 15h, nas Ruas Artur Aquiles, Visconde de Pelotas, Praça 1817 e Praça João Pessoa (no trecho em frente à Assembleia Legislativa, Faculdade de Direito e Palácio do Governo) não será permitido estacionar, a fim de oferecer mais espaço para os pedestres.

À noite, já às 18h, serão efetuados bloqueios na Praça 1817, Praça João Pessoa (Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa), evitando o conflito de veículos e foliões, oferecendo maior segurança. Para os demais blocos, que se concentrarão no mesmo trecho, a STTrans executará esquemas semelhantes.

Orla e Epitácio Pessoa 
A STTrans disponibilizará 57 servidores entre gerentes, coordenadores, supervisores, motociclistas, ciclistas e agentes de Trânsito durante os eventos. Para os blocos com maior concentração de foliões, a exemplo das Muriçocas, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú, os agentes irão intervir nas ruas próximas à concentração (Tito Silva, Epitácio Pessoa a partir do Posto 99 até o Busto de Tamandaré, final da Beira Rio e início da Avenida Ruy Carneiro).
Muriçocas do Miramar
Na manhã do dia 15 de fevereiro (quarta-feira), a partir das 7h30, agentes de trânsito isolarão o entorno da Praça das Muriçocas para montagem dos equipamentos. À tarde, de acordo com a demanda de pedestres e veículos, serão efetuados os desvios e bloqueios necessários.

Às 15h, a faixa direita da Avenida Epitácio Pessoa será interditada a partir da Rua Prefeito José Leite, para estacionamento dos trios elétricos. À noite, às 18h, o acesso à Praça das Muriçocas será interditado, bem como a Rua Tito Silva. Os demais bloqueios serão feitos de forma progressiva, conforme a necessidade no Corredor da Folia. Às 19h, os dois sentidos da Avenida Epitácio Pessoa, no trecho da Tito Silva à Rua Paulino Pinto, serão interditados.

Os cruzamentos da Avenida Epitácio Pessoa nas intersecções da Rua Paulino Pinto, Monteiro Lobato, Manoel Cavalcante, Maria Sales e Avenida Marcionila da Conceição terão tráfego liberado até que a demanda de pedestres permita a circulação com segurança.

Transportes 

A STTrans determinou às empresas de transporte coletivo um reforço na quantidade de ônibus para atender aos foliões que irão participar dos blocos em todos os bairros da cidade. Alterações no itinerário dos transportes coletivos, durante os dias de evento, ocorrem para que a população não deixe de ser beneficiada com o serviço em função das mudanças do tráfego para a passagem dos blocos.

O reforço da frota será nos locais de encerramento dos blocos de maior público (Muriçocas do Miramar, Muriçoquinhas, Atletas e Virgens de Tambaú). O reforço também vai ser aplicado no Terminal de Integração, para aonde vai a maioria dos foliões.

Para oferecer mais comodidade aos usuários do sistema de transporte público de João Pessoa, a STTrans disponibilizará 35 fiscais de Transportes por dia para disciplinar ônibus e táxis e orientar a população da localização das paradas e horários dos coletivos.

"Ano passado escalamos um total de 140 pessoas entre fiscais e pessoal de apoio. Este ano, o plano é manter essa mesma quantidade”, disse Paulo Sérgio, chefe da Divisão de Fiscalização de Transportes da STTrans.

Itinerários 
Para os blocos que terão percurso pela Avenida Epitácio Pessoa, a STTrans determinou às empresas concessionárias um reforço da frota nas linhas que passam por essa avenida e naquelas que passam pela praia, informando também a alteração do tráfego para a passagem dos blocos.

Os ônibus que circulam sentido Centro-Zona Sul, vindos da Avenida Epitácio Pessoa, entrarão na Rua Wandick Filgueiras, depois seguem pelas Ruas Evaldo Wanderley e Doutor Hermance Paiva, acessando o trecho da Avenida Tito Silva em direção à Avenida Castelo Branco.

As linhas que circulam no sentido Zona Sul-Centro terão a seguinte rota: Avenida Tito Silva, Rua Domingos Mororó (onde ficará o embarque e desembarque dos ônibus), Avenida Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), Rua Maria Caetano Fernando de Lima, voltando para a Avenida Epitácio Pessoa e seguindo itinerário normal.

As linhas especiais (reforço) e circulares seguirão pelas Avenidas Rui Carneiro, Nego, Nossa Senhora dos Navegantes, retornando pela Rui Carneiro. Já a linha 507 (Cabo Branco), após o bloqueio na Epitácio, seguirá pela Rua Wandick Filgueiras até à Beira Rio em direção à Avenida Cabo Branco.             

Segurança pública 
Uma parceria firmada entre a STTrans e a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social permitirá que policiais civis e militares monitorem o movimento nos principais blocos do Folia de Rua, a partir do setor de Controle de Tráfego por Área (CTA) da STTrans. Todas as 22 câmeras instaladas em pontos estratégicos estarão à disposição tanto da segurança do trânsito quanto da segurança pública, no combate e prevenção da violência.

PM apreende oito pessoas por tráfico de drogas na Grande João Pessoa

Policiais Militares do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, pertencentes à 4ª Companhia, apreenderam, na terça-feira (7) sete suspeitos de tráfico de drogas na cidade de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa e um na capital paraibana.

As apreensões ocorreram no bairro da Imaculada, após uma investigação conjunta entre os policiais do Rádio Patrulhamento, Força Tática e Serviço de Inteligência. Dentre os detidos estão uma mulher de 32 anos, além de duas adolescentes, uma de 14 e outra de 17 anos. Com elas a polícia apreendeu R$ 463, celulares, 14 chips e 28 pedras de crack. A polícia ainda encontrou com outros dois suspeitos 2 kg de crack e mais 84 pedras da droga, 2 balanças de precisão e uma pequena quantidade de maconha.

Ainda em diligências, os policiais da 4ª Companhia conseguiram localizar e prender um homem de 22 anos e com ele encontrou uma pedra grande de crack, pesando aproximadamente 140 gramas.
Já no Bairro São José, em João Pessoa, a polícia prendeu uma mulher de 25 anos, e apreendeu com ela cerca de 29 trouxas de uma substância semelhante a cocaína e 30 trouxas de maconha.

Ao total, a polícia apreendeu uma quantidade aproximada de 3 kg de crack. Segundo o Tenente-Coronel Almeida, comandante do 1º Batalhão, a prisão ocorreu em decorrência de uma denúncia anônima, que após um longo serviço de vigilância e campana conseguiu êxito.

“Nossos policiais foram extremamente profissionais e corajosos, com um destemor acima da média, de forma que conseguiram apreender uma quantidade significativa de droga, o que não é comum”, destacou o comandante.

Todos os suspeitos foram encaminhados à 7º Delegacia Distrital, na cidade de Cabedelo, para serem lavrados os flagrantes, e os menores conduzidos à delegacia do menor infrator, em João Pessoa.

Manequins exibem roupas caninas em loja na Alemanha


Cachorros de pelúcia viraram manequins de uma loja em Berlim, na Alemanha. Os manequins exibem algumas das tendências para o inverno. Devido às baixas temperaturas, os donos têm colocado roupas para proteger seus cães de estimação do frio.
Cachorros de pelúcia viraram manequins de loja em Berlim. (Foto: Sebastian Kahnert/AFP)Cachorros de pelúcia viraram manequins de loja em Berlim. (Foto: Sebastian Kahnert/AFP)
Manequins exibem tendências caninas para o inverno. (Foto: Sebastian Kahnert/AFP)Manequins exibem tendências caninas para o inverno. (Foto: Sebastian Kahnert/AFP)

Nuvem gigante de poeira do Saara causa transtornos na África Ocidental


Uma nuvem de pó do deserto do Saara com milhares de quilômetros de extensão ofuscou o sol e impediu voos em todo o oeste da África, na pior tempestade de areia a atingir a região em dois anos.
Uma imagem por satélite da Nasa mostrou uma coluna marrom-amarelada do norte do Saara ocidental até o Mali.
Imagem da Nasa mostra a nuvem de poeira (Foto:  NASA image courtesy Jeff Schmaltz)Imagem da Nasa mostra a nuvem de poeira (Foto: NASA , cortesia de Jeff Schmaltz)
Moradores da capital da Mauritânia, Nuakchott, cobriram os rostos com véus ou ficaram dentro de casa enquanto os motoristas ligavam os faróis no meio do dia para enxergar através da névoa. A tempestade, que começou em 6 de fevereiro, deixou camadas grossas de poeira nas calçadas e nas vitrines das lojas.
"Eu estou comendo areia nos últimos dois dias", disse Lea Polony, uma empresária em Nuakchott. "Os locais aonde vou trabalhar foram abandonados por funcionários e clientes".
No vizinho Senegal, o aeroporto Leopold Sedar Senghor cancelou mais de uma dezena de voos na terça-feira, depois que partículas de pó obscureceram o sol e reduziram a visibilidade para menos de 400 metros.
Um meteorologista disse que a poeira vinha na maior parte do noroeste do Saara, provocada pelo chamado Harmattan, um vento sazonal que ocorre durante o inverno no hemisfério norte.
"Esse é um fenômeno anual durante o Harmattan, mas a última vez que vimos uma nuvem de poeira como esta foi em 2010", disse Mamina Kamara, da Agência de Meteorologia do Senegal. "Esperamos que comece a levantar amanhã".
O Ministério do Meio Ambiente do Senegal disse na quarta-feira que a qualidade do ar continuava "ruim" em Dacar - um aglomerado urbano de 4 milhões de pessoas -, o que representa um risco para a saúde.

Mutação genética faz pelo crescer no rosto de três irmãs indianas


Três irmãs indianas lutam para superar uma condição rara que cobre todo o corpo com pelos grossos: a hipertricose. Savita, de 23 anos, Monisha, de 18, e Savitri Sangli, de 16, herdaram a característica de seu pai, já falecido.
A hipertricose é uma mutação genética que faz com que os pelos nasçam em áreas onde eles normalmente não existem, como na testa. No caso das mulheres, isso também significa o surgimento de barba.
As irmãs Savita, Monisha e Savitri Sangli (Foto: Caters News)As irmãs Savita, Monisha e Savitri Sangli (Foto: Caters News)
As três irmãs sonham em ter um casamento e, por isso, tentam driblar a hipertricose. Sem dinheiro para remover os pelos com laser – o tratamento custaria mais de R$ 12 mil para cada uma delas –, elas usam um creme especial para tentar frear o crescimento deles.
As três vivem em uma pequena vila perto da cidade de Pune, no centro da Índia. Nessa sociedade, mulheres solteiras não têm muitas perspectivas e, por isso, a mãe Anita se esforça para arrumar um casamento para as filhas.
“Se uma boa proposta vier, vou conseguir casá-las. Se nada vier, terão que trabalhar e sobreviver. Enquanto eu estiver viva, vou continuar tentando”, afirmou.
Savita, a mais velha, contou que sofreu preconceito desde a infância. Na escola, ouvia frases como “não sente perto dela”. Depois de tudo isso, ela já perdeu as esperanças. “Casamento não é uma opção para nós, não é provável que aconteça”, lamentou.

Casal terá que pagar pensão a avó de jovem morto em acidente em SP

A Justiça decidiu que Roberto de Souza Lima e Gabriela Guerreiro Pereira, que estavam no carro que atropelou o administrador de empresas Vítor Gurman, terão que pagar uma pensão de R$ 2 mil por mês para a avó da vítima. Gurman foi atropelado no dia 23 de julho do ano passado, em um acidente na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. O desembargador Francisco Thomaz entendeu que a avó era dependente economicamente do rapaz. O jovem morreu na noite do dia 28 de julho.

Vítor voltava a pé para casa após sair de um jantar. O carro que o atropelou foi um jipe blindado, que, segundo o boletim de ocorrência, era dirigido pela nutricionista Gabriela Guerrero Pereira, de 28 anos. Ao lado dela, estava o namorado, Roberto de Souza Lima, de 34 anos, que se feriu. A jovem saiu ilesa.
Câmeras de segurança registraram o carro momentos antes do acidente. Outras imagens, feitas por um morador da região, mostraram o jipe tombado na Rua Natingui antes de ser retirado do local do acidente por um guincho.
De acordo com José Luís de Oliveira Lima, advogado de Gabriela Pereira, a decisão é liminar e pode ser recorrida. “A decisão ainda é liminar e o pedido era maior do que o que foi concedido. Agora é aguardar a decisão final dos desembargadores. Caso a decisão seja mantida, entraremos com recurso”, disse Lima.

Ministra orienta sem-teto a 'evitar sair de casa' no inverno na França


A ministra da Saúde da França tentou consertar pelo Twitter um conselho constrangedor postado em um blogue, no qual pedia que os sem-teto não saíssem à rua durante a onda de frio na Europa.
A ministra Nora Berra foi ridicularizada na Internet por escrever em um blogue no final de semana que bebês, idosos, enfermos e sem-teto são mais vulneráveis em épocas de frio extremo e deveriam "evitar sair de casa".
Sua observação provocou uma enxurrada de mensagens no Twitter e na mídia de que ela estava sugerindo que os sem-teto não saíssem de suas casas.
A ministra da Saúde francesa Nora Berra deixa reunião do gabinete nesta quarta-feira (8) em Paris (Foto: AP)A ministra da Saúde francesa Nora Berra deixa reunião do gabinete nesta quarta-feira (8) em Paris (Foto: AP)
Berra tentou limitar os danos via um tweet que redirecionava os leitores para uma nova nota no blogue, na qual a referência aos sem-teto foi retirada. "Há alguns assuntos que não se prestam à ironia", tuitou na terça-feira.
Centenas de pessoas, a maioria sem-teto, morreram nos últimos dias enquanto um frio glacial varre a Europa, com temperaturas caindo para 20 graus negativos em partes da França.
Muitas cidades francesas estão oferecendo abrigos noturnos extras para os sem-teto.
Em toda a Europa, mais de 450 pessoas morreram de causas relacionadas ao frio.

Filho mata pais a facadas e bate o carro após crime, diz polícia


Um casal foi morto a facadas em um complexo de edifícios na Rua Venâncio Aires, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (8). Segundo a Polícia Militar, o suspeito pelo crime é o filho do casal.
Ainda de acordo com a PM, o rapaz esfaqueou os pais e avisou o porteiro do prédio que havia cometido o crime. O rapaz fugiu no carro da família. Durante a fuga, sofreu acidente de trânsito e foi resgatado com escoriações, segundo a PM, na Estrada Velha de São Miguel Paulista, em Guarulhos.
O suspeito foi socorrido para o Hospital Geral de Guarulhos. Até as 13h desta quarta, não havia informações sobre seu estado de saúde. O caso foi encaminhado para o 8° Distrito Policial da cidade, no Jardim Cumbica.

Justiça Federal condena Efraim e Garibaldi em ação contra o Senado



 Justiça Federal condena Efraim e Garibaldi em ação contra o Senado
O Senado viveu a pior crise de sua história em 2009. Naquele ano, notícias de desmandos correram o país, em processo que revelou o caso dos atos secretos e quase culminou com a queda do atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que ocupou o posto em duas gestões anteriores – ele chegou a enfrentar 11 representações no Conselho de Ética, todas arquivadas.

Sindicância interna evidenciou que um grupo há décadas instalado na cúpula institucional não dava, entre outras irregularidades, a devida publicidade a movimentações administrativas, como exige a lei. O procedimento permitia, entre outros desvios, nomeações sem concurso, concessão de gratificações sem qualquer critério e pagamento de horas extras sem merecimento.

Três anos depois, a conta começa a ser cobrada: confirmando decisão preliminar, a juíza Vânia Hack de Almeida, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, determinou a devolução aos cofres públicos de R$ 6.252.008,92 pagos a 3.883 funcionários como adicional de hora extra, em janeiro de 2009, época de recesso parlamentar no Senado. No final de janeiro, o Senado fez circular comunicado para que a sentença fosse acatada.

Provocada por uma ação popular proposta em 31 de março de 2009, a magistrada, em caráter liminar, já havia determinado em novembro passado a devolução do montante. Em seu despacho mais recente, ela registra que, por iniciativa própria de alguns servidores, já foram restituídos R$ 531.421,90, em desconto incidente na folha de pagamento.

A ação cita como réus o então presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), hoje ministro da Previdência que exercia mandato-tampão e foi sucedido por Sarney; o ex-senador Efraim Morais (DEM-PB), que era primeiro-secretário do Senado à época; a Advocacia Geral da União, e os funcionários que receberam indevidamente a remuneração extra. Cabe recurso.

A juíza Vânia lembra que, naquele período de 2009, “não havia atividade legislativa naquela Casa parlamentar”. Logo, não havia atividade que justificasse o pagamento de horas-extras.

Mencionando a demanda dos autores da ação – os advogados gaúchos Irani Mariani e Marco Pollo Giordani, que apontam a “imoralidade do ato administrativo impugnado” –, a magistrada acata a tese de “lesão ao erário público decorrente de execução fraudulenta ou irreal das horas extraordinárias”, obrigando os responsáveis a repor o débito.

Em sua decisão, Vânia estabelece que a devolução dos valores pode ser feita por meio de desconto automático na folha de pagamento com o limite de 10% da remuneração mensal, até que o total pago a cada servidor seja restituído, consideradas a correção monetária do período e o acréscimo dos juros legais.


Outros excessos

Na ação, Irani e Marco Pollo pedem não só a anulação do ato de concessão das horas extras em foco e a restituição dos valores. Os advogados questionam outros expedientes que consideram “excessos”. Eles também postulam a redução do número de servidores à disposição de cada senador, bem como das remunerações mensais.

Os autores também pedem “a redução dos cargos de 181 diretores, a revisão mensal do valor de custo de cada senador e a extinção do 14º e 15º salários”. Mas a juíza só manteve a demanda referente às horas extras.

Os advogados gaúchos também pediram a inclusão no processo, “no pólo passivo”, dos ex-diretores Agaciel Maia (Diretoria Geral) e João Carlos Zoghbi (Recursos Humanos) na condição de responsáveis diretos pelos pagamentos.

O procedimento tornava desnecessária a citação dos mais de três mil servidores indevidamente beneficiados, uma vez que a transferência das quantias não seria efetuada sem a chancela dos ex-diretores.

Apontados em sindicância, entre outras irregularidades, como responsáveis pela emissão de atos administrativos clandestinos, Agaciel e Zoghbi foram exonerados de suas funções em 2009 e passaram a responder processo na Justiça comum.

Arregimentando apoio entre servidores do Senado, Agaciel se elegeu deputado distrital pelo PTC nas eleições de 2010. Zoghbi foi demitido pelo então primeiro-secretário Heráclito Fortes (DEM-PI), que sucedeu Efraim no posto.


Sindilegis defende os pagamentos

O processo corre na 5ª Vara da Justiça Federal de Porto Alegre (Ação Popular nº 2009.71.00.009197-9/RS), com pedido de sigilo de Justiça impetrado pela União, que foi negado. Como reação à decisão judicial, o Sindicato dos Servidores do Legislativo (Sindilegis) colocou assistência jurídica gratuita à disposição dos servidores sindicalizados, com custeio integral de advogados próprios.

O sindicato considera que não houve irregularidade no pagamento de horas extras não trabalhadas, e veiculou nota alertando que os réus têm até 20 de fevereiro para apresentar procurações para instrução de defesa e contestação.

“Isso porque a defesa será feita de qualquer modo a evitar os efeitos da revelia, pois o próprio Código do Processo Civil autoriza este procedimento”, esclarece o sindicato, lembrando que a ação engloba servidores aposentados a partir de 2009.

“Caso o servidor não se manifeste até o prazo indicado, poderá ser obrigado a devolver os valores recebidos mesmo que a ação termine em êxito em favor do Senado. Portanto, cabe aos servidores afetados, na defesa de seus interesses, a iniciativa de constituir advogado para incluir sua manifestação nos autos”, reforça.

Caso o servidor acionado judicialmente não seja sindicalizado, lembra ainda o Sindilegis, ele terá dois caminhos a seguir: filiar-se e passar a “usufruir de [sic] mais esse serviço oferecido pelo Sindilegis” ou constituir advogado próprio, com gastos advocatícios que podem até ultrapassar o valor das horas extras a restituir.

É o caso de um servidor não sindicalizado que, em desabafo ao Congresso em Foco, disse ter trabalhado no período em questão e, tendo recebido o adicional, vai ter de se defender sozinho. Até porque o Senado se limitou a notificar a decisão da Justiça gaúcha, sem qualquer providência em favor dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados.

“Ninguém defende a gente”, reclamou o servidor, que preferiu não se identificar. “Eu estou indignado, porque eu não sou fraudulento, e trabalho muito. Imagina se eu vou me defender lá no Rio Grande do Sul, onde a ação foi aberta. Se eu fizer isso, vou passar por fraudulento”, argumentou, dizendo que não levaria adiante sua defesa. Ele diz que, se o fizesse, gastaria mais com advogados do que com a devolução das horas extras.

Segundo a Secretaria Especial de Comunicação Especial do Senado (SESCS), muitos dos servidores citados devem desistir de levar adiante as contestações, aceitando a determinação de desconto na folha salarial. Outros, continua a SESCS, devem se unir às entidades representativas implicadas na ação, como o próprio Sindilegis, e dar prosseguimento às respectivas defesas.

“O Senado não tem posição oficial sobre o assunto, e se limitou a comunicar os servidores [da decisão judicial], determinando o cumprimento dos autos do processo. Cada servidor é responsável por sua posição individual. O Sindilegis, inclusive, não faz parte do Senado”, esclareceu a secretaria.

Onde há fumaça…

O pagamento das horas extras foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo em 10 de março de 2009.

Na época, a imprensa nacional já vinha noticiando excessos de prerrogativa de senadores e servidores – como uso indevido de passagens aéreas pela então senadora Roseana Sarney (PMDB), hoje governadora do Maranhão, como este site mostrou, com exclusividade, naquele mês.

A reportagem foi o embrião da série que ficou nacionalmente conhecida como farra das passagens, que, junto com outros trabalhos, rendeu ao Congresso em Foco em 2009 a “tríplice coroa” da premiação jornalística: os prêmios Esso, Embratel e Vladimir Herzog.

Naquele ano, uma enxurrada de desvios vieram à tona. Destaque para o caso das centenas de atos administrativos secretos emitidos sem qualquer publicidade e para os mais variados fins – de nomeações e promoções de aliados à concessão ilegal de gratificações e aposentadorias.

Desde que foi criado, em 2004, este site tem noticiado os mais diversos casos de desmando institucional, todos eles caracterizados pela pouca (ou nenhuma) transparência, como parece ter sido o caso das horas extras de janeiro de 2009.

Como exemplos, os R$ 84 milhões do Interlegis não fiscalizados pelo Senado; o “candidato-fantasma” que ao mesmo tempo batia ponto e fazia campanha eleitoral no Mato Grosso; e o pagamento de supersalários, em afronta à Constituição, a centenas de servidores apenas na Casa (ao menos 3,9 mil no serviço público).

Congresso em Foco

Tubarão-baleia de 12 metros e 6 toneladas é encontrado morto



tubarão-baleia
Um tubarão-baleia de 12 metros de comprimento e 6 toneladas foi encontrado morto nas águas do mar da Arábia, no porto de Karachi, no Paquistão, nesta terça-feira (7).
Pescadores usaram um guindaste para retirar a carcaça do animal. Uma multidão se formou para ver de perto o enorme tubarão.
tubarão-baleia
Add caption
UOL

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...