terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PRF apreende 26kg de maconha em carro na BR-412, na Paraíba


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 26kg de maconha na Paraíba, na madrugada desta terça-feira (14). De acordo com a delegacia da Polícia Federal de Campina Grande, para onde a droga e o suspeito de tráfico foram levados, a carga era transportada em um carro pela BR-412 e havia saído do município de Serra Talhada, em Pernambuco, com destino a Campina Grande.
O produto estava com um homem de 52 anos que disse ser detetive particular e apresentou um distintivo. Em depoimento, o motorista disse não saber que a droga estava no carro dele. Conforme a PRF, as duas sacolas foram encontradas no banco traseiro do veículo. O flagrante foi feito em uma barreira montada pelos agentes no km 20, na altura do município de Boa Vista, na região do Cariri paraibano. A apreensão foi a primeira da Operação Carnaval 2012, promovida pela PRF.
Conforme a delegacia da PF em Campina Grande, o suspeito prestou depoimento e será transferido para o Complexo Penitenciário do Serrotão depois de ser submetido a um exame de corpo de delito.

Justiça encontra irregularidades em prisões para militares na Paraíba


Na segunda-feira (13), a Justiça da Paraíba realizou uma inspeção nos locais onde são os militares suspeitos e acusados de crimes são mantidos presos em João Pessoa e na região metropolitana. Foram fiscalizados três locais e, de acordo com o juiz e a promotora que participaram da ação, verificou-se a existência de irregularidades e instalações insalubres. A Justiça quer que seja construído um presídio próprio para policiais.
A inspeção foi feita pelo juiz Ricardo Vital, que é auditor da Justiça Militar, e pela promotora substituta Sônia Maria de Paula. Eles visitaram o 1º e o 5º Batalhão de Polícia Militar, em João Pessoa, e a 4ª Companhia em Cabedelo. Entre os problemas encontrados estão banheiros e instalações elétricas precárias. Outra irregularidade constatada nas unidades foi o fato de presos militares estarem juntos no mesmo ambiente, o que segundo a Justiça não é permitido.
O juiz Ricardo Vital disse que a inspeção foi uma ação de rotina, mas adiantou que está reunindo informações para pedir a interdição das carceragens. Além do fechamento, ele disse que a Justiça também vai pedir que seja feito um presídio para só para os militares .
O subcomandante da Polícia Militar da Paraíba, Francisco de Assis Castro, informou que não sabia que as prisões nos batalhões estavam em situação precária. Ele disse ainda que nenhuma grande reforma está prevista, mas que depois do período de Carnaval vai convidar os comandantes de cada batalhão para ver o que cada unidade precisa e traçar ações para amenizar a situação.

Músico chinês toca instrumento feito com cenouras em apresentação


O músico chinês Nan Weidong ficou famoso em seu país ao tocar instrumentos musicais feitos com objetos inusitados, como canos, garrafas pets, pedras e até mesmo com vegetais. Na imagem abaixo, Wedong aparece tocando na segunda-feira (13) um instrumento feito com cenouras e chalotas em Huaibei, na província de Anhui (China).
Nan Weidong toca instrumento feito com cenouras. (Foto: China Daily/Reuters)Nan Weidong toca instrumento feito com cenouras. (Foto: China Daily/Reuters)

Estudantes criam esculturas em blocos de chocolate de 250 kg


Estudantes da Universidade de Artes em Zagreb, na Croácia, criaram esculturas em blocos de 250 quilos de chocolate durante um festival na segunda-feira (13) na capital croata. Fábricas locais doaram cinco cubos de chocolate de 250 quilos para os jovens esculpirem suas obras tendo como tema "Alice no País das Maravilhas".
Jovens esculpiram obras tendo como tema 'Alice no País das Maravilhas'. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)Jovens esculpiram obras tendo como tema 'Alice no País das Maravilhas'. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)
Fábricas locais doaram cinco cubos de chocolate de 250 kg. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)Fábricas locais doaram cinco cubos de chocolate de 250 kg. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)
Obras foram criadas por estudantes da Universidade de Artes em Zagreb. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)Obras foram criadas por estudantes da Universidade de Artes em Zagreb. (Foto: Hrvoje Polan/AFP)

Motoristas e cobradores de ônibus entram em greve em Curitiba


Os motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo de Curitiba entraram em greve na noite desta segunda-feira (13). Os funcionários pedem respeito às escalas e condições de trabalho, aumento do valor do vale-alimentação, pelo menos um domingo por mês de folga e reajuste salarial de 40%.
Motoristas e cobradores estão reunidos em frente a uma empresa de ônibus em Curitiba (Foto: Karine Garcia/ RPCTV)Motoristas e cobradores se reúnem em frente a uma empresa de ônibus em Curitiba. Os pneus de três ônibus foram furados e os veículos estão parados na saída da empresa  (Foto: Karine Garcia/ RPCTV)
A contraproposta oferecida pelo setor patronal foi de 7% de reajuste e foi rejeitada pelos trabalhadores.
A paralisação foi decretada em assembleia geral da categoria na Praça Rui Barbosa, no Centro da cidade. Mais de mil profissionais participaram. O serviço foi suspenso a partir das 2h e não há previsão de retorno.
De acordo com a lei, em caso de greve nos serviços essenciais para a sociedade, pelo menos, 30% dos trabalhadores devem manter a atividade. Entretanto, segundo o presidente do Sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Anderson Teixeira, este mínimo pode não ser cumprido de imediato.
“Nós pedimos em ofício à Urbs quais seriam as linhas e quantos ônibus rodavam e esse ofício não chegou, então, fica difícil você falar vai rodar 30%. Trinta por cento seria que número?”. Teixeira afirmou também que o Sindimoc vai tentar suprir a necessidade da população.

Por decisão judicial, emitida na madrugada desta terça-feira (14), o Sindimoc terá que viabilizar a circulação de 80% dos ônibus da frota de Curitiba nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h30 às 20h. De acordo com a prefeitura de Curitiba, a Urbs apresentou uma representação à Justiça algumas hora após a greve ser deflagrada.

A Rede Integrada de Transporte (RIT) tem 1.915, ônibus que, em dias úteis transportam 2,3 milhões de passageiros. A Rede atende Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana. São 355 linhas integradas, 30 terminais de transporte e 364 estações tubo.
 

Apresentadora mordida por cão em programa ao vivo leva 70 pontos


A apresentadora Kyle Dyer, que levou uma mordida no rosto de um cão no dia 8 de fevereiro durante um programa ao vivo da emissora "Kusa TV" em Denver, no estado do Colorado (EUA), relatou em sua página do Facebook que precisou levar 70 pontos cirúrgicos nos lábios e no nariz.
Ela sofreu o ataque quando se agachou para acariciar o animal (assista ao vídeo).
Cão mordeu rosto da apresentadora Kyle Dyer. (Foto: Reprodução)Cão mordeu rosto da apresentadora Kyle Dyer. (Foto: Reprodução)
Ela foi levada às pressas para o hospital depois do ataque, operada na quarta passada e liberada do hospital no dia seguinte.
Kyle escreveu que está sem poder falar. Ela deve ser submetida a um novo procedimento nos próximos dias.
O cão, chamado "Max" foi apreendido por agentes do órgão de controle de animais. Segundo o jornal inglês "Daily Mail", o dono do animal, Michael Robinson, foi multado.
"Max" aparecia no programa porque havia sido resgatado por seu dono e por um bombeiro de um lago congelado dois dias antes.
Ataque ocorreu no momento em âncora acariciava cão. (Foto: Reprodução)Ataque ocorreu no momento em âncora acariciava o cão. (Foto: Reprodução)

Testes do serviço de internet 0800 começam em março, diz ministro


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira (14) que começam em março os testes do projeto que prevê a possibilidade de as empresas oferecerem aos clientes conexão gratuita à internet para uso em serviços, a chamada internet 0800.

De acordo com ele, os testes serão realizados na comunidade do Varjão, em Brasília. Se tiverem os resultados esperados, as empresas do país poderão adotar o serviço para fazer a comunicação com seus clientes.

Bernardo apontou que o alvo do programa são as famílias que possuem pacote de conexão à internet com limite de download. Nesses casos, quando o cliente atinge esse limite a velocidade da conexão cai e, para restabelecê-la, precisa pagar mais.

“A gente sabe que, em muitos casos, as empresas vendem pacotes com limite [de download]. Então as pessoas vão poder fazer as suas consultas em sites de bancos ou sites de compra sem consumir a sua internet”, disse.

Segundo o ministro, para acessar o serviço 0800 as pessoas não precisarão ser assinantes de internet banda larga. Bastará conectar o computador, por exemplo, em uma rede sem fio gratuita.

Desoneração
O ministro disse ainda que deve ser publicada em março a medida provisória que vai desonerar a construção de redes de telecomunicações no país.
A medida, que visa acelerar o avanço da infraestrutura no setor de telefonia e internet por meio de redução de imposto de equipamentos e de construção civil, deveria ter entrado em vigor em janeiro. De acordo com Bernardo, porém, o Ministério da Fazenda pediu para que fosse adiado por questões orçamentárias.
Após a publicação da medida provisória, as empresas interessadas terão que submeter seus projetos para avaliação dos ministérios da Fazenda e das Comunicações. Bernardo disse a previsão é que as liberações comecem a ser feitas a partir de julho.
 

Com apenas 14 anos, fã faz luto de 7 dias pela morte de Whitney Houston


Marx Gonçalves Soares nem havia nascido quando “O Guarda-Costas”, que marcou a trajetória de Whitney Houston e eternizou a canção “I Will Always Love You”, estreou em 1992. O jovem tem apenas 14 anos, mas assistiu ao filme diversas vezes e é fã de carteirinha da diva pop. A admiração pela cantora é tanta que o mineiro de Itabira, criador de um blog em homenagem à artista, vai fazer de luto por sete dias. Além de usar uma faixa preta no braço, o adolescente expressa o pesar pela perda da artista, encontrada morta neste sábado (11), em diversas redes sociais.
Marx só ficou sabendo que sua musa havia morrido no domingo (12) pela manhã. Ele estava lavando louça ao som de Whitney Houston, quando a mãe lhe deu a notícia. “Parei tudo que estava fazendo e fui para o computador. Fiquei o dia inteiro postando notícias e trocando mensagens com outros fãs”, conta.
A paixão de Marx por Whitney começou ainda na infância. “Minha mãe tinha um DVD da Whitney Houston, e eu ficava ouvindo sem parar. Hoje sou mais fã que ela”, revela. O motivo para gostar tanto das canções é simples. “A músicas dela me acalma”, explica o garoto que cursa o 9º ano em uma escola municipal e sonha estudar teatro ou direito. Quando o assunto é a música preferida, a resposta é imediata. “I Have Nothing”, parte da trilha de “O Guarda-Costas”, é especial para o garoto.
Como um bom fã, Marx tem a imagem da cantora estampada em pôsteres no quarto e também coleciona uma pasta com diversas fotografias. Porém, como o jovem ainda não era nascido no auge da carreira artista, a maioria das imagens não veio de jornais e revista. Ele buscou grande parte do seu acervo na internet.
É também por meio da rede que Marx mostra que realmente é fã. Em julho do ano passado, ele resolveu criar o blog “Whitney Clube” porque queria se manter sempre atualizado sobre a cantora, mas encontrava poucas as informações sobre Whitney Houston em português. Para alimentar a página, o garoto conta que normalmente é preciso traduzir informações que a mídia internacional divulga, tarefa que realiza com ajuda de ferramentas disponíveis na internet.
Apesar da tristeza pela perda de Whitney, Marx comemora a visibilidade que o blog tem ganhado nos últimos dias entre os fãs da artista. Segundo o adolescente, até sábado a página contabilizava cerca de 300 acessos. Nesta segunda-feira (13), o número já passava de 900.
O garoto tinha o sonho de conhecer Whiney Houston e deixa um recado sobre a diva. “Ela era guerreira, merecia viver mais e ser mais reconhecida. Ela não era só isso que muita gente pensa. Se ela se envolveu com drogas, é porque passou por muitos problemas”, lamenta.

No Facebook, 'Angry Birds' chega com itens para o jogador comprar


O game "Angry Birds" estreou no Facebook nesta terça-feira (14) trazendo a mesma experiência já conhecida por mais de 700 milhões de jogadores que baixaram o game para smartphones, portáteis, consoles, tables e PCs. O game é totalmente gratuito, mas o jogador pode adquirir itens especiais com preços que começam em US$ 1. (Clique aqui para acessar o game)
Os gamers que quiserem contar com a sorte, podem usar uma roleta que sorteia alguns destes itens que dão habilidades diferentes para os pássaros furiosos do jogo. O título da finlandesa Rovio, no entanto, continua com as mesmas fases das outras versões que exigem que o jogador lance as aves por meio de um estilingue contra os porcos verdes.
'Angry Birds' no Facebook traz as mesmas fases das outras versões já lançadas, mas usuário pode comprar itens (Foto: Reprodução)'Angry Birds' no Facebook traz as mesmas fases das outras versões já lançadas, mas usuário pode comprar itens (Foto: Reprodução)
Entre os itens exclusivos da versão do Facebook, que podem ser utilizados a qualquer momento, mas são limitados (ao acabar, o jogador pode comprá-los), estão sementes para deixar as aves maiores e com ataques mais fortes, um estilingue novo para lançar os pássaros com mais força, uma mira que permite visulizar a trajetória do lançamento e um terremoto para deslocar os porcos verdes e torná-los alvos mais fáceis de serem atingidos.
Na rede social, a novidade é que é possível comparar a pontuação e os resultados de cada nível com amigos, por meio de um ranking que é atualizado constantemente. Ainda, é possível enviar itens de presente para outros usuários.
Itens para comprar em 'Angry Birds' no Facebook começam com o valor de US$ 1, mas game pode ser jogado gratuitamente (Foto: Reprodução)Itens para comprar em 'Angry Birds' no Facebook começam com o valor de US$ 1, mas game pode ser jogado gratuitamente (Foto: Reprodução)

Parque dos dinossauros poderá ser criado na Paraíba



Leonardo GadelhaTramita na Câmara o Projeto de Lei 3096/12, do deputado Leonardo Gadelha (PSC-PB), que cria o Parque Nacional do Vale dos Dinossauros, em uma área de mais de 700 km2 situada nos municípios de Sousa e São João do Rio do Peixe, na Paraíba.

Pela proposta, o parque terá como finalidades:
- preservar todo o conteúdo fóssil existente no seu limite, especialmente as pegadas de dinossauros localizadas na Passagem das Pedras (Fazenda Ilha) em 1897; 
- intensificar o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à preservação dos depósitos arqueológicos;
- promover atividades de educação e turismo de cunho ecológico, científico e cultural, com o intuito de desenvolver o ensino de paleontologia, icnologia, museologia e outros;
- proteger e recuperar os recursos hídricos; 
- colaborar para a manutenção e restauração dos ecossistemas da região.

Para cumprir esses objetivos, a instituição incluirá em sua estrutura um museu e centro de pesquisas de vestígios arqueológicos.

Desenvolvimento local
Gadelha ressalta que o Vale dos Dinossauros é um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo e um dos principais pontos turísticos da Paraíba. O parlamentar argumenta, no entanto, que a região encontra-se em situação precária, sem receber incentivos nem subsídios financeiros de manutenção, o que vem provocando a sua decadência. “A criação do parque será, portanto, de grande valia para a população local”, diz.

Além de Souza e São João do Rio do Peixe, a área do parque abrange parte dos municípios de Aparecida, Marizópolis, Vieirópolis, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, Santa Cruz, Santa Helena, Nazarezinho, Triunfo, Uiraúna e Cajazeiras.

Desapropriação
Pelo projeto, o parque será administrado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Ibama), que deverá cuidar de sua implantação e atuar em conjunto com órgão estaduais e municipais.

Os imóveis privados localizados dentro dos limites do parque serão declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação. Já os bens de domínio público serão objeto de cessão de uso ao Ibama. No prazo de dois anos, a contar da vigência da nova lei, deverá ser elaborado o plano de manejo do estabelecimento, com a participação do governo da Paraíba e das prefeituras envolvidas.

Tramitação
A proposta aguarda despacho do presidente da Câmara, Marco Maia, com a definição de quais comissões irão examinar o texto.

Oficial: Maranhão é o candidato do PMDB



Agora é oficial: José Maranhão é o nome do PMDB para disputar a Prefeitura de João Pessoa nas próximas eleições.

A escolha de Maranhão, mesmo parecendo obvia, foi anunciada na noite desta segunda-feira (13), durante reunião com lideranças do partido, na sede do PMDB estadual, na Capital. O anúncio foi feito pelo presidente do partido Antônio Souza.

Uma pesquisa de opinião pública foi usada para definir entre os dois postulantes da legenda à vaga de pré-candidato a Prefeito: José Maranhão e o deputado federal Manuel Junior.

De acordo com a pesquisa, José Maranhão tem mais chances de vencer o pleito municipal, sendo superior a Manuel Junior na preferência do eleitor pessoense.

O resultado da pesquisa não foi divulgado porque, segundo anunciou o presidente, não foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral, uma vez que foi realizada apenas consumo interno, como ferramenta para orientar a decisão da leganda quando ao seu pré-candidato.

A decisão do PMDB não foi aceita pelo deputado federal Manoel Júnior que prometeu recorrer a Executiva Nacional do partido.

Manuel Junior justifica que os números que possui, resultado de pesquisa própria, mostram uma realidade diferente da apresentada pelos caciques do PMDB.

Homologaram a pré-candidatura de Maranhão os deputados Benjamim Maranhão, Francisca Motta, Gervásio Filho e Olenka Maranhão, os vereadores Mangabeira e Fernando Milanez.

Portal Correio

Professores da rede municipal de Várzea recebem 17% de aumento





Os Professores da Rede Municipal de Várzea participaram na última sexta-feira, dia 10 de fevereiro de uma reunião com o Prefeito José Ivaldo de Morais, o Secretário de Educação José Amilton da Costa, os Assessores Dr. José Lacerda Brasileiro e Márcio Nóbrega, a Professora Edi Rocha representando José Gonçalves, Presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região - SINFEMP, o Secretário de Planejamento e Finanças, Ednildo Santos e a diretora da EMEIF Sandoval Rubens de Figueiredo, Eneide Medeiros, para tratarem do reajuste salarial da Classe.


Os Professores elegeram uma comissão, com representantes de cada segmento, ou seja, a professora Sheila Cristina da Silva Pereira do fundamental I, Maria da Conceição Silva Dias do EJA, Kilma Nóbrega do fundamental II, Gernaide Campina da Creche Municipal e Adeilma Marinho representando as professoras da zona rural.

Após uma conversa com todos os presentes, ambas as partes decidiram que o reajuste salarial, ou melhor, o aumento dos vencimentos da classe do magistério seria de 17%, retroativo a janeiro de 2012, percentual este que foi maior do que o aumento estimado que consta no site do ministério da educação.

O prefeito recebeu a todos em seu gabinete, onde na oportunidade recebeu das mãos da professora Edi Rocha, uma burduna (instrumento indígena que significa “luta”) que a mesma trouxe da viagem a Capital do País, quando a mesma representou o Município de Várzea, na Conferência Nacional da Juventude. Como também recebeu elogios pelo modo de como recebe a todos os que fazem a educação do Município, pela professora Sheila e a professora Adeilma Marinho agradeceu mais uma vez ao gestor por ter enviado para a EMEIF José Inácio de Morais, escola rural onde a mesma leciona, uma bancada com 05 computadores para que os alunos da Viola, Assentamento Novo Horizonte e demais comunidades rurais próximas, possam estudar utilizando essa ferramenta digital.

Policiais militares de Brasília querem salário de R$ 7 mil



Policiais militares de Brasília querem salário de R$ 7 mil
Corporação tem os melhores vencimentos do país, mas militares cobram aumento de 52%. Assembleia nesta quarta-feira pode iniciar greve

Depois das paralisações na Bahia e no Rio de Janeiro, policiais militares e bombeiros do Distrito Federal podem entrar em greve nesta semana. As categorias se reúnem em assembleia na noite de quarta-feira. A situação é insólita porque os policiais e bombeiros brasilienses ganham o maior salário do país, acima até do piso previsto pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 300/2008. O projeto, que é uma bandeira de policiais de todo o país, aguarda votação na Câmara dos Deputados.

"Eu ganho 5.800 reais de salário bruto. Depois de mais de 30 anos de serviço!", reclama o sargento reformado Manuel Sansão Alves Barbosa, vice-presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar do Distrito Federal (Aspra). Os vencimentos de Manuel são o quádruplo de um sargento da Polícia Militar fluminense em situação semelhante. Ele diz qual é a proposta dos manifestantes da capital do país: "Nós estamos pedindo 52% de aumento para todo mundo". Com o reajuste, um soldado raso passaria a receber mais de 7.000 reais. Patentes mais altas podem chegar a ganhar 20.000 reais.

O cálculo é baseado no aumento sofrido desde 2008 pelo Fundo Constitucional, o montante que a União repassa ao Distrito Federal para o pagamento de salários dos profissionais de segurança, saúde e educação. As outras unidades da federação não tem esse privilégio, o que explica os vencimentos acima da média na capital do país.

A insatisfação dos policiais militares e bombeiros também é motivada pelo que consideram uma disparidade com outras categorias: em Brasília, um agente de Polícia Civil começa a carreira ganhando cerca de 7.800 reais. Os agentes do Detran, que tiveram aumento recentemente, não recebem menos de 6.900 reais.

A indignação de categorias que são bem pagas é mais um sintoma da ilha em que se transformou a capital federal: com altos salários, estabilidade garantida e pouca cobrança de desempenho, os servidores públicos (distritais e federais) gastam mais energia brigando por salários elevados do que produzindo.

No caso em questão, a insatisfação com o governo vai além dos salários: policiais e bombeiros dizem que o governador Agnelo Queiroz se recusa a negociar. "O Arruda, o Roriz e o Cristovam sempre conversaram conosco, mesmo se fosse para dizer que não podia dar o aumento", diz o vice-presidente da Aspra, citando ex-governadores do Distrito Federal.

Operação-padrão - Em mensagens trocadas pela internet, policiais militares de Brasília ameaçaram fazer operações-tartaruga nos últimos dias. Um dos integrantes do grupo aconselha aos colegas que reduzam a velocidade das viaturas.

Em outro trecho da mensagem, o policial sugere que os colegas tomem o caminho mais longo para ir até o local das ocorrências (QTH, no jargão policial): "Para chegar no QTH tem várias opções (GPS): a mais distante não é crime! É só alegar desconhecimento! Um problema pneumático pode acontececer pelo menos duas ou três viaturas de cada unidade. São apenas algumas situações". Na sexta-feira, outro policial militar ironizou: "O governo finge que me paga o que mereço e eu finjo que trabalho".

Veja

Aniversariante do dia




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...