segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Livro 'Rapunzel e outros poemas da infância' é lançado na Paraíba


O livro infantil “Rapunzel e outros poemas da infância” será lançado no dia 17 de março em João Pessoa. O paraibano Jairo César Soares é autor da obra e disse que o livro é na verdade um livro-ponte. "É um livro que leva a outros livros”, afirmou.
O lançamento acontece a partir das 17h na Livraria Leitura, no Manaíra Shopping. O livro tem 72 páginas e 25 poemas. As ilustrações coloridas são de Tônio e as em preto e branco são do artista plástico João Batista.
A ideia de colocar ilustrações em preto e branco é para que as crianças possam colorir, tornando o livro interativo. “Sei que é um produto produzido em série, mas, de certa forma, será sempre um livro único, pois cada um dará suas próprias cores aos poemas”, disse o autor.
Serviço
Lançamento do Livro Rapunzel e outros poemas da infância
17 de março às 17h
Livraria Leitura - Manaíra Shopping
Preço do Livro – R$ 35

Agricultor morre afogado em açude no Agreste da Paraíba


Um agricultor de 28 anos de idade morreu durante um mergulho em um açude no município de Queimadas, localizado no Agreste paraibano. O caso aconteceu na tarde do domingo (26) na zona rural, no sítio Boca de Boi. A principal suspeito é de afogamento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Campina Grande, que atendeu a ocorrência, testemunhas informaram que a vítima havia ingerido bebida alcoólica antes de entrar na água e não conseguiu emergir depois de dar um mergulho.
Foram duas horas de buscas até que a equipe de bombeiros localizasse o corpo e o retirasse do açude. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Medicina Legal de Campina Grande, à qual a Polícia Civil solicitou exames para confirmar as causas da morte.

Criança de quatro anos é atingida por bala perdida em João Pessoa

Um menino de quatro anos de idade foi atingido por uma bala perdida na noite do domingo (26) em João Pessoa. Segundo a Polícia Militar, a criança passava por uma rua do Bairro dos Ipês quando teve início um tiroteio entre facções criminosas rivais. O menino foi socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, apresentando um ferimento na perna.

De acordo com a PM, a criança foi ferida nas proximidades da casa onde mora. Ele estaria com uma prima, mas ela não foi atingida por nenhum tiro disparado pelos envolvidos no tiroteio. Em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (27), o Hospital de Trauma informou que o menino passou por exames e segue internado com estado de saúde regular.
Com relação ao tiroteio, a polícia disse que ele foi motivado por uma disputa entre traficantes de drogas. Nove homens teriam participado. A PM informou que enviou equipes para o bairro, mas quando chegaram ao local os suspeitos já haviam fugido.
Na manhã desta segunda-feira um adolescente também sofreu uma tentativa de homicídio na mesma região. De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), o rapaz foi vítima de dois tiros no bairro Padre Zé. A polícia disse que não tem suspeitos e não sabe o que motivou o crime.

Veja lista de animais capturados que assustam pelo tamanho


Na semana passada, o aquário do estado americano do Maine divulgou a imagem de uma lagosta de 12,2 quilos e 1 metro que foi pescada por Robert Malone, perto da cidade de Rockland, em 17 de fevereiro. Veja abaixo esse e outros animais gigantes capturados.
Aimee Hayden-Rodriques, do aquário do estado americano do Maine, posa com lagosta de 12,2 quilos e 1 metro de comprimento. Ela foi pescada por Robert Malone, próximo à cidade de Rockland, em 17 de fevereiro. O crustáceo foi apelidado de Rocky (Foto: Maine State Aquarium/AP)Aimee Hayden-Rodriques, do aquário do estado americano do Maine, posa com lagosta de 12,2 quilos e 1 metro de comprimento. (Foto: Maine State Aquarium/AP)
Exemplar de caranguejo-gigante japonês, encontrado no Oceano Pacífico no ano de 2009. A idade do animal é estimada em 40 anos. Conhecido como 'crabzilla', o animal está em turnê pelo mundo e passa pela cidade de Scheveningen, na Holanda, no momento. (Foto: AFP PHOTO / ANP / MARCEL ANTONISSE )Exemplar de caranguejo-gigante japonês, encontrado no Oceano Pacífico no ano de 2009. Na época, a idade do animal foi estimada em 40 anos. Ele ganhou o apelido de 'crabzilla'. (Foto: Marcel Antonisse/ANP/AFP)
Em 2007, um barco de pesca neozelandês capturou a maior lula gigante já vista. Com olhos tão grandes quanto pratos e ganchos afiados na ponta de seus tentáculos, a criatura pesava 450 kg e foi capturada em águas antárticas. (Foto: Reuters)Em 2007, um barco de pesca neozelandês capturou a maior lula gigante já vista. Com olhos tão grandes quanto pratos e ganchos afiados na ponta de seus tentáculos, a criatura pesava 450 kg e foi capturada em águas antárticas. (Foto: Reuters)
Em setembro de 2011, um crocodilo de mais de 6 metros e uma tonelada foi capturado em Bunawan, nas Filipinas. (Foto: Reuters)Em setembro de 2011, um crocodilo de mais de 6 metros e uma tonelada foi capturado em Bunawan, nas Filipinas. (Foto: Reuters)
Um porco selvagem gigante, que atacava até vacas na Austrália, foi abatido pelo fazendeiro John Anick em 2006 em uma fazenda próximo a Newman. (Foto: Reprodução)Em 2006, um porco selvagem gigante, que atacava até vacas na Austrália, foi abatido pelo fazendeiro John Anick em uma fazenda próxima a Newman, a 1.200 km de Perth. (Foto: Reprodução)
Em janeiro de 2011, um rato de quase 1 metro de comprimento foi capturado em uma loja no bairro do Bronx, em Nova York (EUA). (Foto: Reprodução)Em janeiro de 2012, um rato de quase 1 metro de comprimento foi capturado em uma loja no bairro do Bronx, em Nova York (EUA). (Foto: Reprodução)

Cobra venenosa é encontrada presa em lata de refrigerante na Austrália


Considerada uma das dez mais mortais perigosas do mundo, uma cobra-tigre foi encontrada presa em uma lata de refrigerante em Thurgoona, na Austrália, segundo o jornal "Border Mail". Devido ao poder do veneno, uma pessoa picada por essa espécie pode morrer em apenas 30 minutos.
Cobra foi encontrada presa em uma lata de refrigerante. (Foto: Reprodução)Cobra foi encontrada presa em uma lata de refrigerante. (Foto: Reprodução)
Veneno da cobra-tigre pode matar em 30 minutos. (Foto: Reprodução)Veneno da cobra-tigre pode matar em 30 minutos. (Foto: Reprodução)

Dona de jet ski pede perdão a mãe de menina morta no litoral de SP


A empresária Ana Júlia Cardoso, proprietária do jet ski que atropelou e matou a menina Grazielly Almeida Lames, de 3 anos, pediu perdão à mãe da criança. O acidente aconteceu na Praia de Guaratuba, em Bertioga, litoral de São Paulo, no sábado de carnaval (18).
Em entrevista ao Fantástico, a mulher, que também é madrinha do adolescente suspeito de ter causado o acidente, acrescentou que está “à disposição” da família da vítima. “Não posso trazer a vida dessa menina de volta. Mas queria pedir o perdão para essa mãe.”
Ana Júlia contou que antes do acidente, ela, o marido, a mãe do adolescente, o jovem e um amigo dele, também menor, participaram de um passeio de barco. “Chegamos em casa e ele perguntou: ‘Madrinha, cadê seu jet?’ Eu falei: ‘Está aí’. Eu ainda falei: ‘Espera, outra hora a gente anda’. Ele falou que não queria esperar, que queria andar.” A madrinha, que tem habilitação para pilotar o jet ski, acrescentou que o afilhado “é um menino que faz o que quer”.
À polícia o adolescente disse que quem levou o equipamento para o mar foi o caseiro, com a autorização do padrinho. A madrinha desmentiu o afilhado. “Eu acredito no meu caseiro. Ele diz que não. Já deu depoimento para a polícia. Diz que não levou." Sobre o adolescente, ela disse que o jovem não teve autorização e que retirou sozinho a embarcação.
Na mesma praia estava Grazielly e a mãe. Era a primeira vez que a menina, que mora no interior de São Paulo, via o mar. “Tempo inteiro com o olhinho brilhando. Aquela alegria e a toda hora me abraçando, me agradecendo”, disse, emocionada, Cirleide Rodrigues Lames. “A impressão que tenho é que vou chegar em casa e encontrar ela.”
Uma testemunha que não quis se identificar afirma que viu o jet ski sair da casa da empresária e chegar à praia, levado por um adulto e dois adolescentes. Segundo ela, o homem voltou para a casa e os menores subiram no jet ski. “Ficou o jet ski parado, boiando, eles em cima. Aí, de repente, escutei que ligou o jet ski. Logo em seguida foi assim um barulho de aceleração muito forte, como se tivesse acelerado no último. E eu percebi que não tinha ninguém em cima. Já bateu no chão e foi indo em alta velocidade, quicando, quicando.”
Bem perto de onde aconteceu o acidente havia muitas pessoas, segundo relatos de testemunhas. Algumas disseram que também foram atingidas. “Eu só senti a pancada na perna e o esguicho de água passando e fui embora. Aí pegou na minha perna, na minha coxa esquerda, pegou no cotovelo e no lado de minha prima. Pessoas que estavam próximas de mim falaram que não tinha ninguém em cima, que ele passou sozinho”, disse a inspetora de qualidade Andréa dos Santos Silva.
Segundo o advogado da família da vítima, José Beraldo, quem permitiu que o adolescente andasse com o jet ski responde com dolo eventual. “Ele assumiu o risco de produzir o resultado. Portanto, ele deve ser julgado perante o júri popular."
O adolescente, a mãe dele e o amigo deixaram o local sem prestar socorro. Eles disseram que foram ameaçados. “Não há fuga. Obviamente ninguém sabia exatamente o que estava acontecendo. Foi uma situação de desespero”, disse o advogado do adolescente, Maurimar Bosco Chiasso.
Questionada sobre a maneira como a mãe do afilhado agiu, a empresária Ana Júlia garantiu não estar chateada. “Mas esperava uma atitude mais humana. Ter feito qualquer coisa, gente”, afirmou.

Plano para assassinar Putin é frustrado, diz canal de TV russo


Grupos de segurança russos e ucranianos frustraram um plano para assassinar o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, após as eleições presidenciais de 4 de março, afirmou a agência de contra-inteligência ucraniana SBU, nesta segunda-feira (27).
Uma reportagem do canal russo Channel One, que não citou o nome de nenhum oficial de segurança, disse que os serviços especiais ucranianos haviam detido duas pessoas no porto de Odessa, no Mar Negro, após uma explosão em um apartamento alugado, no qual uma pessoa morreu.
Os conspiradores trabalhavam para um grupo que quer criar um Estado islâmico no Norte do Cáucaso, na Rússia."Eu posso confirmar oficialmente que eles estavam preparando uma tentativa de assassinato para Putin", disse a porta-voz da SBU, Marina Ostapenko.
Segundo Marina, os dois homens foram presos. Um deles foi capturado após ser ferido em uma explosão em um apartamento em Odessa.
O segundo, que era internacionalmente procurado, foi preso um mês depois de ter escapado inicialmente, disse a porta-voz.
O Channel One disse que os serviços especiais da Ucrânia haviam alertado a agência de segurança russa FSB e que os homens haviam sido presos no início do ano.
"Nosso objetivo final era ir para Moscou e tentar assassinar Putin", um homem, descrito como um dos conspiradores, foi mostrado dizendo no Channel One. "Nosso prazo era depois das eleições para presidente da Rússia."
Pesquisas de opinião mostram que Putin, ex-oficial da KGB que massacrou separatistas durante uma guerra que iniciou na região de Chechênia, no Norte do Cáucaso, vencerá facilmente as eleições, porém enfrenta crescentes movimentos de oposição.

Mãe diz que faltava fecho em assento de menina morta em parque


A mãe de Gabriela Nichimura, de 14 anos, que morreu no parque de diversões Hopi Hari, em Vinhedo, interior de São Paulo, disse ter notado a ausência de um fecho no assento do brinquedo em que a adolescente estava. O acidente aconteceu na tarde de sexta-feira (24). Gabriela foi arremessada de um elevador em formato de torre.
Em entrevista ao Fantástico na tarde deste domingo (26), em Guarulhos, na Grande São Paulo, a mãe da garota, Silmara Aparecida Nichimura, disse que estava na mesma atração com a filha e o marido.
“Eu falei para a minha filha: ‘Está travado?’ E ela disse: ‘Mãe, está travado'. Só que tem um outro fecho, como se fosse um cinto, e eu observei que o dela não tinha”, afirmou. “Tinha um funcionário do parque no momento que falou para mim: ‘Não tem problema. É seguro’.” Em nota, o Hopi Hari informou que todos os equipamentos de segurança, como travas e freios das atrações, são checados diariamente.
Silmara disse não ter percebido quando Gabriela caiu. “Eu ouvi um barulho muito forte e ouvi o grito da minha sobrinha. Não me pergunte como, eu não sei como destravei aquele brinquedo. Só vi que estava ali, praticamente ajoelhada, orando com ela.”
Armando Nichimura também correu em direção à filha. “Eu continuei orando. Crendo que Deus a traria de volta.” A família mora há 19 anos no Japão e fazia nove que não vinha ao Brasil. “A gente saía para comer junto, ia à igreja junto, dançava junto”, disse, emocionada, Silmara. O corpo da adolescente foi enterrado na tarde deste sábado (25) no Cemitério Parque Jardim das Primaveras, em Guarulhos.

Menino tenta separar briga de pai no trânsito, no DF, e é morto com tiro


Um menino de 12 anos foi morto depois de uma discussão de trânsito, no fim da tarde deste domingo (26), em Santa Maria, a 26 quilômetros do centro de Brasília. Ele teria tentado evitar uma briga entre o pai e outro motorista, quando foi atingido por um tiro. O assassino fugiu.
O adolescente levou um tiro na região do abdômen, foi levado ao hospital, mas não resistiu e morreu no centro cirúrgico. A briga aconteceu na frente da casa da vítima, na quadra 304 de Santa Maria.
A tia do menino, Fabiana Teodósio, contou que tudo começou porque o carro da família fechou a pista por alguns minutos e um outro veículo queria passar.
"Quando eu estava embarcando no carro do meu esposo e ele colocando o cinto de segurança, demoramos um pouco mais a sair com o veículo. O carro de trás começou a buzinar, o meu cunhado se exaltou e perguntou por que eles estavam buzinando, e pediu pra ter um pouco de calma. Aí eles começaram um bate-boca e, poucos minutos, depois o carona do carro efetuou um disparo", relatou.
Segundo a família, no carro havia três rapazes que conseguiram fugir. A delegacia de Santa Maria investiga o caso. A polícia pede colaboração de quem, por acaso, tenha anotado a placa do veículo onde estaria o autor dos disparos. O número para denúncia é o 197.

Serra diz que vai comunicar ao PSDB intenção de disputar prefeitura de SP


O ex-governador José Serra confirmou no Twitter sua decisão de concorrer à Prefeitura de São Paulo e disse que está disposto a participar nas prévias do partido, marcadas para ocorrer em 4 de março. A pré-candidatura foi adiantada pelo atual prefeito Gilberto Kassab (PSD) neste sábado (25).
"Hoje comunicarei por escrito à direção do PSDB de São Paulo minha disposição de disputar a prefeitura de SP", escreveu José Serra no Twitter na manhã desta segunda-feira (27). "Sempre fui favorável às prévias para a escolha do candidato a prefeito do PSDB. E delas pretendo agora participar."
Um dos interessados na disputa interna do PSDB, o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, havia anunciado no domingo (26) ter desistido das prévias. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, convocou coletiva para a manhã desta segunda para oficializar sua posição.
Outros tucanos continuam no páreo na disputa para as eleições deste ano, como o secretário de Estado de Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Trípoli. Aníbal, manteve a disposição de participar da disputa interna logo após a manifestação de Serra. "As prévias e a grande mobilização em curso estão FORTALECENDO o PSDB. Vamos ganhar as eleções municipais em Sampa c o candidato das prévias (sic)", escreveu no Twitter.

Kassab elogia decisão
No sábado, o atual prefeito havia elogiado a decisão do ex-governador de se candidatar. "Para a cidade de São Paulo isso é muito positivo. É um privilégio para a cidade de São Paulo ter um candidato que se disponha [a concorrer] com toda a experiência que tem ao longo de sua vida. Ele foi um bom prefeito, um bom governador, um bom ministro, um bom senador. Ainda tem energia", afirmou Kassab. "Em um gesto de muita humildade dentro do seu partido, se dispôs a disputar as prévias com seus outros companheiros que legitimamente também aspiram ser candidatos."

'Combatemos com água, neve, suor', diz oficial sobre resgate na Antártida


Emocionado, o tenente Pablo Tinoco contou que todos se esforçaram ao máximo para tentar socorrer os dois militares mortos no incêndio da Estação Comandante Ferraz, na Antártida. Tinoco é um dos 12 homens do arsenal da Marinha que desembarcaram na madrugada desta segunda-feira (27) no Rio de Janeiro, juntamente com 26 pesquisadores, um alpinista, um funcionário do Ministério do Meio Ambiente e um militar ferido.
“Tentamos a todo tempo. Mesmo quando a gente não tinha mais recursos, a gente continuou tentando. Combatemos com neve, com água, com força, com suor, mas não conseguimos. Fizemos o que era possível. A estação se queimou e [com ela] o sonho de muitos, pois ela existe há 30 anos”, relatou o tenente.
As vítimas chegaram à Base do Galeão, na Ilha do Governador, pouco depois de 1h desta segunda-feira. No reencontro com os familiares, que ocorreu em uma sala reservada, houve muita emoção. Muitos deixaram a base abraçados com os parentes. Alguns seguiram em um ônibus disponibilizado pela Marinha, outros com as famílias em carros.
A pesquisadora Terezinha Abscher disse que ficou apavorada com as chamas.  (Foto: Christiano Ferreira / G1)A pesquisadora Terezinha Abscher ficou apavorada
com as chamas. (Foto: Christiano Ferreira / G1)
Lembranças
O tenente Tinoco disse que viu o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o sargento Roberto Lopes dos Santos, mortos no incêndio, entrarem na estação para combater as chamas.
“Eram dois dos nossos amigos. Um deles, o mais experiente, era professor na área de combate a incêndio e por isso foi um dos primeiros a entrar. Tomamos os procedimentos corretos”, contou ele, que se emocionou ao lembrar dos dois militares.

“A Marinha era a vida desses homens e eles faziam o que gostavam. Nós militares fazemos o que amamos, a gente está lá por isso. Independente da circunstância, do tamanho do fogo, nós iríamos tentar até o impossível”, falou.
Entre os 26 pesquisadores que chegaram ao Rio, a bióloga Terezinha Absher disse que ficou apavorada com as chamas. Ela trabalhava há 20 anos na estação, onde fazia análise de invertebrados. "Foi como se tivesse perdido a minha própria casa", disse Terezinha. Abalada, ela hesitou ao responder se voltaria para a Antártida. "Tenho que pensar", contou.
Alarme
Segundo pesquisadores da base brasileira ouvidos pelo G1, os procedimentos de combate às chamas foram feitos de forma correta. A bióloga Fernanda Siviero, que estava na estação no momento do incêndio, disse que os brasileiros evacuaram o local logo após o alarme de incêndio ter sido acionado.

“A gente estava na base, quando foi ligado o alarme de incêndio. A gente fez o procedimento de evacuação e ficamos seguros [em outra área]”, disse. “Retornamos bem, com tranquilidade, tivemos todo o apoio da Marinha brasileira, da Marinha chilena. Todo o apoio e todo o suporte. Infelizmente perdemos dois [membros do grupo]”, finalizou.
Brasileiros que estavam em base na Antártida chegam ao Rio de Janeiro (Foto: Christiano Ferreira / G1)Brasileiros que estavam em base na Antártida chegam ao Rio de Janeiro (Foto: Christiano Ferreira / G1)

Dívidas transformam sonho do petróleo em pesadelo no Sertão da Paraíba



Passado um ano da euforia da exploração do petróleo na Bacia do Rio do Peixe, restou uma herança sombria para a região. Sonegação de impostos, pagamentos atrasados de indenizações e calotes no comércio foram deixados por algumas empreiteiras terceirizadas contratadas pelas petrolíferas Petrobras, UTC Engenharia, Cowan Petróleo e Gás, Univen Petróleo e Ral Engenharia, que se arriscaram na busca por petróleo e gás no Sertão paraibano. Só na cidade de Triunfo, a Prefeitura espera receber mais de R$ 210 mil.

As quatro petrolíferas adquiriram, juntas, 12 lotes na Bacia em leilão realizado em 2007, durante a 9ª rodada de licitações da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), e, após isso, contrataram as terceirizadas para realizar as atividades de levantamento sismológico seguido das perfurações dos poços, realizadas a partir de 2009. Apesar da movimentação econômica causada na região com a chegada das empresas e que encheu de expectativas os sertanejos, os resultados obtidos não foram satisfatórios e as empresas se retiraram da região, deixando dívidas com comerciantes, prefeituras e proprietários rurais.

A Univen e Ral Engenharia, que atuam em sociedade, e a Cowan Petróleo e Gás ainda estão no processo de descoberta do petróleo. As companhias pediram à ANP prorrogação do prazo que se encerrará em 12 de março para continuar realizando as etapas exploratórias. A Cowan informou que deverá voltar à região para concluir os trabalhos.

Univen vai perfurar seis poços em 3 municípios

A Univen disse que os resultados obtidos durante o levantamento sismológico realizado ano passado foi satisfatório e que tem a licença ambiental para a perfuração de seis poços nos seis lotes que possui nos municípios de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe.

A empresa disse que os trabalhos só não começaram ainda porque a petrolífera está realizando o processo de licitação para definir a empresa que fará a perfuração.

Atualmente, nenhuma empresa está atuando na Bacia do Rio do Peixe. A última a deixar a região foi a UTC Engenharia, após perfurar um poço no mês de novembro do ano passado, na comunidade de Tabuleiro de Cima, na zona rural de Santa Helena. Após a constatação de que não foi possível encontrar petróleo no poço perfurado, a companhia devolveu o bloco RIOP-T-20 BT-RIOP-3 à ANP, no começo de dezembro do ano passado.

A Petrobras já havia devolvido seus lotes a ANP no mês de março de 2011. As demais empresas ainda não devolveram porque não cumpriram com o Programa Exploratório Mínimo (PEM), que envolve os estudos sísmicos do solo e perfuração de poços dentro do prazo de quatro anos dado pela ANP.

Com a retirada das empresas, a frustração foi maior nas cidades de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe, que englobam os lotes adquiridos pelas empresas. Em Santa Helena e Triunfo, a empresa Brain Tecnologia, contratada pela UTC, não pagou o Imposto Sobre Serviços (ISS) e pediu concordata, alegando dificuldades financeiras.

Jornal Correio da Paraíba

Planta do semiárido pode ser a solução no combate à asma e depressão



Uma boa notícia para os pacientes com asma brota no campus da Universidade Federal da Paraíba. Há 20 anos, pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde desenvolvem um medicamento à base de uma planta muito comum no semiárido: a milona, também chamada de orelha de onça. Eles estão entusiasmados com os resultados e acreditam que a descoberta poderá revolucionar o tratamento dos doentes.
“Essa planta tem um mecanismo de ação muito interessante do ponto de vista imunológico para a terapêutica da asma e tem um mecanismo de ação diferenciado dos medicamentos já existentes no mercado”, diz Maragareth Diniz, diretora do Centro de Ciências da Saúde da UFPB.
A curiosidade científica surgiu do uso popular. Os moradores do interior da Paraíba, há muitas e muitas gerações, utilizam a raiz da planta no tratamento da asma e de outras doenças respiratórias. Mas os pesquisadores descobriram que as folhas contêm os princípios ativos semelhantes. Melhor para a natureza, porque ao utilizar a raiz, os moradores acabavam matando a planta, e isso não vai ser mais necessário. Além disso, as folhas possuem outra vantagem.
São menos tóxicas do que a raiz, o que é um sinal animador para o tratamento de pacientes. Falta pouco para a milona virar remédio. Vários estudos foram realizados para comprovar a eficácia terapêutica. O extrato da planta já foi testado em animais, como determina a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O resultado foi surpreendente: os pesquisadores descobriram que a planta, além de tratar os pacientes com asma, também é eficaz no combate às úlceras gástricas.
Outra surpresa durante os testes: a milona apresentou atividade antidepressiva nos camundongos.
“Seria interessante, porque tem casos que tem pessoas que têm asma que também estão sofrendo de depressão, então seria até uma forma de utilizar o único tratamento com as duas finalidades”, avalia o Reinaldo Nóbrega de Almeida, pesquisador do Centro de Ciências da Saúde.
Mas nada se compara ao poder da planta para o tratamento da asma. Os pesquisadores comprovaram que a milona tem duas poderosas ações: é anti-inflamatória e antialérgica – um alívio e tanto para os pacientes asmáticos, já que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e, na maioria das vezes, é desencadeada por processos alérgicos.
“A planta diminui a produção de muco. Em um animal tratado com a planta a gente pôde ver claramente a diminuição na produção de muco”, afirma Márcia Regina Piuvezam, pesquisadora do Centro de Ciências da Saúde.
Outra descoberta: o extrato de milona produziu resultados melhores do que o uso de corticóides. “Se a gente comparar, temos aqui uma melhor resposta com a planta do que com o próprio corticoide”, acrescenta a pesquisadora. Isso significa que a planta foi mais eficaz do que os produtos químicos disponíveis no mercado.
Depois dos animais, os pesquisadores vão testar a milona nos pacientes com asma. Eles pretendem fabricar o remédio em forma de xarope para as crianças e em cápsulas para os adultos.
A fabricação de um medicamento a partir de uma planta medicinal pode levar vários anos e passa por uma série de etapas. Enquanto desenvolvem um produto que será vendido nas farmácias, os pesquisadores testaram um jeito mais simples de usar a milona para combater a asma: em forma de sachê, pronto para virar chá. Tomando o chá, duas vezes ao dia, os pacientes melhoraram e as crises de asma diminuíram.
Conhecedor das plantas medicinais e responsável pelo cultivo da milona nos canteiros que abastecem o centro de pesquisas, o jardineiro José Francisco dos Santos se impressionou com a milona e conhece um jeito mais simples de combater a asma.
“O correto é ferver a água, colocar em uma xícara cheinha, botar quatro folhinhas dentro e abafar. Quando tiver morno, é só entornar. É um santo remédio”, conta.
Disso, nem os pesquisadores duvidam.
Globoreporter 

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...