sábado, 3 de março de 2012

Acidentes com motos deixam dois mortos e um ferido em João Pessoa

Duas pessoas morreram e uma outra está em estado grave no Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa, por conta de acidentes de moto nas últimas horas. Na manhã deste sábado (3) um homem morreu e outro ficou ferido depois que uma moto colidiu com um poste.

O acidente foi no bairro Ernâni Sátiro, na capital, e de acordo com informações da polícia dois homens vinham em uma moto, quando o condutor perdeu o controle do veículo em uma curva e bateu em um poste. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
O outro homem que estava de carona na moto foi encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma, onde está em estado grave. A polícia informou ainda que há indícios que os homens podem ter ingerido bebida alcoólica.
Durante a noite da sexta-feira (2) também foi registrada outra morte por acidente envolvendo uma moto, desta vez no Centro da cidade de Santa Rita, na grande João Pessoa.
De acordo com informações da 6ª Delegacia Distrital, a vítima, que estava conduzindo uma motocicleta, teria feito uma ultrapassagem irregular de um ônibus. O motorista do veículo não conseguiu frear a tempo e bateu na moto, que ficou imprensada entre dois ônibus. O condutor da moto morreu na hora.

Mais de 400 cães com calazar são sacrificados em João Pessoa

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa, 407 cachorros tiveram que ser sacrificados em 2011 após terem sido diagnosticados com leishmaniose, doença também conhecida como calazar e que tem atacado cada vez mais humanos, segundo dados do Ministério da Saúde.

De acordo com dados do Ministério, em 2011 foram 28 ocorrências em pessoas e em janeiro de 2012 já foram duas. Em 2010, foram contados 23 casos confirmados na Paraíba. Em todo o Brasil, a soma chegou a 3.526 em 2010 e 3.540 em 2011.
O número de incidência canina, no entanto pode ser maior, uma vez que a contagem é feita, na maioria das vezes, a partir de casos que são levados ao Centro de Zoonoses de forma espontânea. Não há uma campanha os fiscalização que saia em busca de animais doentes.
A transmissão da doença acontece por meio da picada do mosquito da palha. É uma doença que costuma se desenvolver em cães, podendo ser transmitida ao homem. Comprometendo os órgãos viscerais, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea. Ao picar o homem sadio, o mosquito inocula formas promastigotas, que levam o calazar, através do sangue, para o fígado, baço e médula óssea, produzindo graves lesões.
A pessoa infectada passa a se sentir febril, cansado, nota um aumento de volume em seu fígado e seu baço. Com a evolução da doença, surgem anemia, hemorragias nasais, gengivais e intestinais, queda dos cabelos entre outros sintomas e sinais. A doença pode ser fatal.
No caso dos cães, apesar de, com tratamento, não haver mais sintomas, o animal continua tendo a doença que pode ser transmitida através do mosquito, por isso, normalmente o cachorro é sacrificado.

Carlinhos Cachoeira é transferido para presídio federal no RN


O empresário Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, foi transferido na noite desta quinta-feira (1) para o presídio federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte, informou nesta sexta (2) o Ministério da Justiça.
Suspeito de chefiar uma quadrilha de exploração de jogos com máquinas caça-níqueis,Cachoeira foi preso pela Polícia Federal na casa onde mora, em Goiânia (GO), na última quarta (29). A transferência dele da Superintendência da PF em Brasília para Mossoró foi solicitada por "questões de segurança", segundo a assessoria de comunicação da polícia.
Carlinhos Cachoeira ficou conhecido pela suspeita de pagar propina a Waldomiro Diniz, então assessor da Casa Civil no começo do governo Luiz Inácio Lula da Silva, escândalo revelado em 2004.
A prisão dele, no entanto, foi parte de uma Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal na quarta para desarticular uma quadrilha de exploração de jogos com máquinas caça-níqueis. O advogado dele, Ricardo Sayeg, entrou com pedido de liberdade no Tribunal Regional Federal da 1ª Região. O relator é o desembargador Fernando Tourinho Neto, que solicitou informações adicionais das investigações da PF para tomar a decisão.
G1 tentou contato com Sayeg pelo celular e deixou recado no escritório dele, em São Paulo, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Ainda nesta quinta, Sayeg disse que a prisão de Cachoeira foi "superdimensionada". "O crime estruturante, que é contravenção penal, deve ser punido com prisão simples. Me parece que o pedido de prisão preventiva é o cumprimento antecipado de pena. (...) Isso é caso para Juizado Especial de Pequenas Causas." O advogado disse que Cachoeira não tem antecedentes criminais.
A assessoria da PF informou que algumas pessoas supostamente envolvidas no esquema foram ouvidas nesta sexta-feira (2). Parte dos 22 carros de luxo apreendidos chegarão à superintendência da PF neste domingo (4).
Operação Monte Carlo
A Polícia Federal começou a cumprir nesta quarta 82 mandados judiciais, dos quais 35 são de prisões preventivas e temporárias, dentro da Operação Monte Carlo, de combate à exploração de jogos de azar com máquinas caça-níqueis.
Os mandados de prisão nesta quarta foram expedidos para serem cumpridos em cinco estados: Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo, Tocantins e Rio de Janeiro. Do total, 37 são relativos a busca e apreensões e outras dez são referentes a condução coercitiva (detidos para esclarecimentos).

Segundo a Polícia Federal, o esquema de casas de jogos com máquinas caça-níqueis funcionava havia 17 anos, sob o comando de Cachoeira.

Aprovado para bolsa de estudos nos EUA quer construir carreira no Brasil


Natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o estudante Armando Zurzolo Neto, de 21 anos, embarca para os Estados Unidosno dia 24 de março. Aluno da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Neto vai deixar a instituição por um ano para dar continuidade ao curso de engenharia de produção na Kettering University, em Michigan. Ele é um dos contemplados pelo programa do governo federal Ciência sem Fronteiras que incentiva estudantes a fazer parte do curso de nível técnico, graduação ou pós fora do Brasil. No total, 525 brasileiros já foram contemplados com a bolsa de graduação-sanduíche em universidades norte-americanas, onde é possível cursar uma parte no Brasil e outra no exterior, e já estão nos Estados Unidos.
Neto fez um intercâmbio de quatro meses em Buenos Aires, na Argentina pela UFSCar, mas seu sonho mesmo era estudar nos Estados Unidos. "Eu admiro a educação que o país possui, mas nunca tive condições de estudar lá." Apesar da admiração, o estudante já avisa que assim que terminar o período da bolsa, estipulado em um ano, vai voltar para o Brasil, concluir o curso de engenharia na UFSCar e construir a carreira profissional no país. "Vou estudar bastante, quero ser um aluno exemplar. Quero adquirir diferenciais para ajudar a desenvolver o meu país e devolver o que o governo investiu em mim. Não teria sentido ficar nos Estados Unidos, este não é o espírito do programa."
O estudante concluiu o ensino médio na rede particular de ensino como bolsista. Nunca frequentou cursos de idioma e diz que aprendeu inglês sozinho. "Meus pais nunca puderam pagar um curso, então só tive aulas na escola. Para melhorar, sempre li muito em inglês, assisti séries na TV. Quando recebi o resultado do Toefl [teste de proficiência] e vi que a nota era boa, chorei de alegria, foi como se eu tivesse passado de novo no vestibular."
'Contando os dias'
Camila Tormena, de 19 anos, moradora de Joinville (SC) também vai deixar a universidade em que está matriculada para estudar nos Estados Unidos por um ano. Camila cursa ciência da computação na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e conquistou bolsa para a Northwestern University, que está localizada em uma cidade próxima de Chicago.
"Nunca fui para fora do país, por isso estou bastante ansiosa, contando os dias. No ínicio meus pais ficaram um pouco preocupados com o fato de eu morar fora, mas agora estão empolgados, acham que vai ser bom e me apoiaram bastante. Estou bem feliz e com vontade de ir logo", diz. Na volta ao Brasil, Camila quer terminar o curso na Udesc e fazer mestrado.
Camila Tormena é de SC e estuda ciências da computação (Foto: Arquivo pessoal)Camila Tormena é de SC e estuda ciência da
computação (Foto: Arquivo pessoal)
Raio-x
Na primeira chamada do programa Ciência sem Fronteiras 525 brasileiros foram selecionados para estudar em universidades norte-americanas. Do total desses estudantes, 321 foram contemplados com bolsas em 14 ramos das engenharias.
As inscrições para a segunda leva de bolsas terminaram em 31 de janeiro. Desta vez, serão concedidas 10 mil bolsas também para a graduação-sanduíche no Reino Unido, França, Alemanha, Itália, além dos Estados Unidos. Há 36.172 estudantes inscritos, segundo dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os selecionados são avisados por meio de suas instituições de ensino e comunicado da Capes.
A data da viagem é decidida de acordo com o cronograma de aulas de cada país. Alguns selecionados ainda fazem um curso de idioma antes iniciar a graduação. Neste caso, a bolsa pode ser estendida para até 15 meses.
Os alunos dos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia que gostariam de fazer parte da graduação no Canadá puderam se inscrever até sexta-feira (2), por meio da instituição na qual estão matriculados. Ainda neste semestre, de acordo com a Capes, serão lançados editais para bolsas em Portugal, Bélgica, Espanha, Coreia e uma novo grupo para o Canadá. A previsão do governo é de oferecer 101 mil vagas até o ano de 2015.

Quem pode participar
Para concorrer a uma vaga do Ciência sem Fronteiras, o candidato precisa estar matriculado em uma instituição de ensino superior pública ou privada em cursos considerados de áreas prioritárias para o programa. Também é necessário ter feito pelo menos 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter bom desempenho acadêmico.
A primeira seleção é realizada pela instituição de ensino na qual o estudante tem vínculo, em seguida a inscrição é encaminha para a Capes que envia a documentação para as instituições parceiras do exterior. Têm prioridade os candidatos que receberam prêmios em olimpíadas científicas.
As áreas prioritárias do programa são: engenharias e demais áreas tecnológicas; ciências exatas e da terra; energias renováveis; tecnologia mineral; formação de tecnólogos; biotecnologia; petróleo, gás e carvão mineral; nanotecnologia e novos materiais; produção agrícola sustentável; tecnologias de prevenção e mitigação de desastres naturais; fármacos; biodiversidade e bioprospecção; tecnologia aeroespacial; ciências do mar; computação e tecnologias da informação; indústria criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); novas tecnologias de engenharia construtiva; biologia, ciências biomédicas e da saúde.
Mais informação sobre o programa podem ser obtidas no sitewww.cienciasemfronteiras.gov.br.

Após criticar 'tsunami' de dólares, Dilma vai à Alemanha discutir crise


Dois dias depois de criticar o "tsunami monetário" provocado pelos países ricos, a presidente viajará neste sábado (3) a Hannover, onde encontra-se com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. A crise econômica internacional será o principal assunto do encontro.
De acordo com o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, a presidente deverá conduzir a conversa com a chanceler alemã "no mesmo tom" em que vem se manifestando em relação à crise.
Nesta quinta-feira (1º), Dilma criticou a política monetária dos países ricos, que segundo ela, provoca um "tsunami" de dólares nos países emergentes, o que desvaloriza a moeda local e prejudica setores da indústria que exporta.
De acordo com Garcia, o Brasil quer saber o que será feito do grande empréstimo concedido esta semana a bancos europeus, ser servirá para investimento interno ou especulação externa. "Nós queremos saber qual é o destino desse dinheiro. Ele vai ser utilizado para o desenvolvimento da União Europeia ou vão ser entregues aos bancos?", questionou.
Nesta sexta-feira (2), Merkel chegou a dizer que entende as críticas feitas por Dilma. "De certa maneira, eu entendo as dúvidas dela. É por isso que vou tentar dizer a ela que planejamos perseguir reformas desta vez, que nós certamente não vamos adotar medidas semelhantes de novo", declarou.
Apesar de a crise internacional ser a principal pauta da viagem, o mote do convite é a Cebit - Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços, a qual a Dilma visitará nesta terça-feira (6).
A Alemanha é parceira do Brasil no programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas para brasileiros cursarem graduação ou pós-graduação no exterior. Durante a visita a Merkel, Dilma deverá reiterar a intenção do governo brasileiro em enviar estudantes, mas vai também insistir para que cientistas e técnicos alemães atuem no Brasil, informou Marco Aurélio Garcia.
A reforma do FMI (Fundo Monetário Internacional) e outras questões de política externa também deverão ser debatidas, como a crise na Síria, a Palestina e o Irã. "A presidenta vai reafirmar aquilo que é próprio da política externa brasileira que é a busca de soluções negociadas, diplomáticas, mesmo quando essas soluções parecem muito difíceis", disse Garcia.
Programação
A presidente deixará Brasília neste sábado às 23h30 e deverá chegar a Hannover às 16h (horário local) deste domingo (4). Ela passará um dia inteiro sem agenda oficial na cidade alemã, já que seu primeiro compromisso oficial será apenas na segunda-feira (5) à tarde, quando tira a foto oficial no Centro de Convenções de Hannover.
Acompanham Dilma os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentl (Desenvolvimento), Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Helena Chagas (Comunicação Social), além dos governadores da Bahia e do Rio Grande do Sul, Jaques Wagner e Tarso Genro respectivamente.
Às 17h50 de segunda-feira, a presidente participa da cerimônia de abertura da Cebit, momento em que estão previstos discursos de Dilma e da chanceler alemã, Angela Merkel, além de outros chefes de governo.
Às 20h, Merkel oferece um jantar a Dilma e sua comitiva na Casa de Visitas do Governo, seguido de um encontro privado entre as duas.
Na terça-feira (6), logo cedo, às 9h, Dilma planeja visitar a feira por cerca de duas horas, começando pelo pavilhão do Brasil. Após pronunciamento à imprensa, previsto para as 11h30, a presidente participa de um almoço de trabalho com a Confederação da Indústria da Alemanha e empresários brasileiros e alemães.
Dilma deverá deixar Hannover às 13h30 de terça-feira e desembarcar na capital brasileira por volta de 00h.

'A internet é maior que o Google', diz porta-voz, após crítica a nova política


Um dia após a mudança na política de privacidade, o Google Brasil convocou jornalistas para uma entrevista por telefone nesta sexta-feira (2), para esclarecer o procedimento. O porta-voz da empresa, Felix Ximenes, disse ter percebido uma "reação alarmista" inicial em todo o mundo, "mas que depois foi acalmando, conforme foram lendo a nova politica e comparando com a antiga". No Brasil, porém, afirma ter notado "uma interpretação equivocada do que estamos fazendo".
Há quase 2 dias, a política de privacidade passou a ser única para os mais de 60 serviços oferecidos pelo Google. Antes da mudança, anunciada em janeiro deste ano, a empresa enviou alertas aos usuários, e afirmou que, na essência, as regras não foram alteradas, mas reunidas de forma mais simples. Na Europa, porém, a agência de regulamentação de dados da França disse que iniciará uma investigação sobre as novas normas, após uma interpretação preliminar indicar que elas não são compatíveis com as leis europeias de proteção à privacidade pessoal.
Um dos tópicos comentados pelo diretor de comunicação nesta sexta foi que, segundo ele, há notícias que dizem que o Google obteve "o que nem o governo americano conseguiu, que é criar uma identidade única na internet”. Ximenes rebateu, dizendo que o Google não tem uma identidade única para o usuário na internet, mas para o usuário do Google. "Somos uma empresa, a internet é muito maior que a gente. Não somos uma porta de entrada na internet, a internet é um ambiente aberto."
O porta-voz também destacou que o Google não passará a coletar dados com a nova política de privacidade porque já o fazia. "Já tínhamos esses dados porque você já utililizava, o log da chamada [do celular do Google, exemplificou] fica registrado. Agora oferecemos ao usuário o controle os dados disponíveis." Junto à explicação da nova política de privacidade, o Google disponibiliza a chamada ferramenta de gestão de privacidade (clique aqui para ver no site).
O cruzamento de dados, porém, deve aumentar. "Estamos deixando claro que, em alguns casos, isso [um dado] pode ser cruzado, desde que traga benefícios para você [usuário]", afirma o diretor.
Uso anônimo e encerramento de contaXimenes destacou que, se o usuário não achar suficiente o controle de seus dados por meio da ferramente de gestão, ele ainda tem a opção de utilizar o Google sem a criação de um perfil (login). Isso, porém, é restrito a alguns serviços, como o de busca e a visualização da maioria dos vídeos no YouTube, por exemplo. Outros, como a rede social Google+ e o próprio Gmail exigem que o usuário tenha uma conta e forneça dados pessoais. O porta-voz não confirma se esse tipo de exigência será ampliada a outros ou novos serviços. "Mas é possível manter mais de um perfil para diversos serviços", afirma, "desde que não seja com o mesmo e-mail; pode até ser com o mesmo nome, porque [o Google] não faz checagem de homônimos".
O diretor destacou ainda que a empresa permite que o usuário que discorde da política retire conteúdo de e-mail e das redes sociais, por exemplo, levando a outro site que escolher, e que informações desaparecem após "dias", quando as contas são fechadas -no Orkut, porém, segundo Ximenes, elas são armazenadas por até 3 meses, após a desativação do perfil, e ficam invisíveis nesse período. "O dado pertence ao usuário, e não ao Google", afirma.
ComparaçãoAo comentar críticas à política de privacidade, o diretor faz comparações com outras empresas. "Quem mais sabe sobre você é seu cartão de crédito, não é o Google. Por que as pessoas não estão fazendo as mesmas perguntas sobre outras empresas?", questionou.
Perguntado sobre que tipo de garantia o usuário tem sobre o que é feito com os dados coletados, Ximenes respondeu que a empresa nunca vendeu essas informações e que nunca um ataque aos serviços foi bem-sucedido. "Nosso negócio é 100% construído em credibilidade, não há nada que prenda vocês à gente. Se falharmos na qualidade, ou na credibilidade, vocês vão embora."
Celular 'mudará' internetA nova política do Google, afirma o porta-voz, antecipa que "as experiências na internet serão cada vez mais pessoais", o que ocasionará na mudança de comportamento do usuário. "A tendência é uma experiência mais pessoal, cada vez mais vai ser feita pelo celular. A máquina de casa é multiusuários, o celular, não", compara Ximenes. "Cada vez mais os serviços ele [o usuário] usa têm um grau de personalização, mas ele tem que saber que tem escolha e controle [sobre isso]."


Mercados de SP reduzem distribuição de sacolas para acostumar clientes

Os supermercados de São Paulo são obrigados até 3 de abril a fornecer, de forma gratuita, uma opção para o transporte das compras de seus clientes – que podem ser caixas de papelão, sacolas biodegradáveis ou até mesmo as sacolas plásticas, que foram abolidas após um acordo entre as redes e o governo estadual. Passada a data, os consumidores terão que se virar para fazer suas compras. A um mês do fim do prazo, supermercados da capital paulista ainda fornecem as sacolinhas, mas controlam sua distribuição para acostumar os clientes.

No Empório São Paulo, na Avenida Cotovia, em Moema, Zona Sul da capital paulista, as atendentes dos caixas ainda embalam as compras nas sacolas. Entretanto, elas não ficam mais expostas livremente sobre os balcões. “Ainda estamos distribuindo porque tem em estoque, mas está bem mais controlado. Na maioria das vezes o cliente já tem sua sacola. É mais para quem esquece. Elas estão sempre disponíveis, mas em menor quantidade, para o pessoal se acostumar”, afirma o gerente da loja, Edimílson Ferreira. Segundo ele, cerca de 80% dos clientes já usam outros meios para o transporte dos produtos.
Empório São Paulo ainda tem sacolas, mas em menor quantidade (Foto: Juliana Cardilli/G1)Empório São Paulo ainda tem sacolas, mas em
menor quantidade (Foto: Juliana Cardilli/G1)
O fim da distribuição das sacolas entrou em vigor no dia 25 de janeiro. Entretanto, após polêmicas entre consumidores e estabelecimentos, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Procon, Ministério Público e Associação Paulista de Supermercados (Apas) determinou no dia 3 de fevereiro que os estabelecimentos fornecessem algum tipo de embalagem gratuita por um prazo de 60 dias. Depois disso, elas não serão mais distribuídas. Entretanto, os mercados deverão disponibilizar por um preço de até R$ 0,59 por unidade sacolas reutilizáveis, com garantia de três meses, por um prazo de seis meses.
Os cinco mercados visitados pela equipe de reportagem do G1 na quarta-feira (29) tinham as tradicionais sacolas disponíveis – em todos eles, entretanto, em quantidade menor do que antes do acordo. Na unidade do Saint Marché da Avenida Santo Amaro, funcionários contaram que as sacolas tradicionais são distribuídas normalmente, sem controle, mas que muitos clientes já têm suas embalagens próprias. O mercado também tem para venda caixas dobráveis, por R$ 2,49 a unidade.
O uso de alternativas, entretanto, já está bem disseminado entre os consumidores. Em todos os mercados visitados, grande parte dos clientes carregava suas compras com sacolas próprias, como as ecobags, caixas ou até mesmo carrinhos. Há aqueles que levam suas próprias caixas, e outros que só utilizam embalagens caso realmente necessário. “Estou levando só frutas, legumes e carne. Todos já em saquinhos, não tem necessidade de mais sacola. Quando tenho que transportar mais coisas uso caixas, e também as reutilizo para não acumular em casa”, diz a dona de casa Fátima Faria, cliente do Extra que fica no Itaim Bibi. O mercado tem caixas de papelão disponíveis livremente, e oferece sacolas plásticas aos clientes que pedem.
Clientes usam sacolas no Pão de Açúcar (Foto: Juliana Cardilli/G1)Clientes usam sacolas no Pão de Açúcar (Foto:
Juliana Cardilli/G1)
Reclamações
O controle na distribuição das sacolas, entretanto, deixa insatisfeitos alguns consumidores que ainda não se adaptaram às mudanças. “Eu pedi a sacolinha para não trazer as coisas na mão. Não estava no caixa, você tem que pedir, e eles te dão contadas. Dá para carregar, mas não é como antes”, afirma o estudante Sandoval Tomaz, que pretende aderir às compras pela internet quando os supermercados não distribuírem mais embalagens. “Vou deixar para comprar pessoalmente só coisas pequenas. Mas é ruim, pois gosto de ver os produtos.”
O estudante fez compras no supermercado Carrefour, na Avenida Santo Amaro, na região do Brooklin - mesmo destino da bancária Maria Estela Paixão, que levou suas compras para o carro embaladas em sacolas e caixas. “Eles estão deixando de incentivar o uso das sacolas, tem que pedir. Não tem a fartura que tinha antes. Acho ruim porque uso em casa para colocar lixo”, conta. “Quando pararem de distribuir vou ter que usar caixa e sacola reciclável. Só caixa fica difícil de transportar.”
Enquanto o prazo que obriga a distribuição de embalagens gratuitas não acaba, as sacolinhas socorrem quem já se adaptou ao transporte sustentável, mas esqueceu suas bolsas reutilizáveis em casa. “Geralmente estou com sacolas retornáveis, mas hoje minha mulher pediu para eu vir comprar algumas coisas e eu esqueci. As sacolas de plástico não ficam mais à mostra, precisa pedir”, conta o aposentado Carlos Fontes, cliente do Pão de Açúcar.
Estudante reclama de ter que pedir sacolinhas (Foto: Juliana Cardilli/G1)Estudante reclama de ter que pedir sacolinhas
(Foto: Juliana Cardilli/G1)
Informação
De acordo com o Procon, os supermercados podem restringir a distribuição das sacolinhas, desde que haja uma alternativa adequada e gratuita para o transporte – como as caixas de papelão (as de produtos químicos não podem ser oferecidas para o transporte de alimentos). Segundo Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP, os estabelecimentos ainda precisam investir na informação e conscientização dos consumidores.
“Isso só vai até o dia 3 de abril. Mas desde agora os caixas são obrigados a informar ao consumidor sobre a existência do TAC, o fim do fornecimento a partir de abril das embalagens descartáveis gratuitas e perguntar se o cliente levou sua sacola reutilizável”, explica. “Se eu chegar ao caixa com minhas compras e o atendente não me avisar, ele será obrigado a me fornecer uma alternativa gratuita para o transporte, mesmo depois de abril.”
“O ponto chave de tudo isso é a conscientização, o esclarecimento, e os estabelecimentos precisam nesses 30 dias restantes melhorar a parte de informação. Ou vai chegar no dia 3 de abril e vai haver problemas”, afirma o diretor do Procon. Segundo ele, já foram identificados nas fiscalizações problemas na área da informação.
A assessoria de imprensa do órgão informa que, desde o dia 26 de janeiro, foram recebidas 136 reclamações referentes à distribuição das embalagens – entretanto, nenhuma autuação foi feita. Os estabelecimentos são passíveis de multa caso não ofereçam uma alternativa gratuita para o transporte dos produtos ou cobrem pelas sacolinhas plásticas tradicionais.
As assessorias de imprensa do Carrefour e do Grupo Pão de Açúcar – que controla também o Extra – informam que estão cumprindo o TAC e que fornecem uma alternativa gratuita para o transporte das compras. O Carrefour confirma que a distribuição de sacolas plásticas está mais restrita e só é feita quando o cliente pede. Diz, entretanto, que há caixas de papelão disponíveis para os consumidores, sem necessidade de solicitação.
Bancária usa misto de sacolas e caixas para carregar suas prontas (Foto: Juliana Cardilli/G1)Bancária usa misto de sacolas e caixas para carregar suas prontas (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Nova tarifa de R$ 4,50 das barcas começa a valer neste sábado no RJ


A partir deste sábado (3) entra em vigor a nova tarifa das Barcas S/A. O valor da passagem passa de R$ 2,80 para R$ 4,50, o que representa um aumento de mais de 60%. O reajuste foi autorizado pela Agetransp, agência reguladora do serviço de transporte público.
A reguladora informou que fez um estudo na empresa Barcas S/A e que esse reajuste era necessário porque a empresa estava com "desequilíbrio econômico e financeiro".
Inicialmente, o reajuste passaria a valer na quinta-feira (1º). Mas o adiamento, segundo a Secretaria estadual de Transportes, teve o objetivo de dar mais tempo aos passageiros para fazer o Bilhete Único.
Depois do aumento do preço da passagem, a Agetransp proibiu a cobrança de tarifa turística nas linhas que vão para Angra dos Reis, Ilha Grande e Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, e Paquetá. O valor maior, de R$ 14 em trecho único e R$ 25, ida e volta, era cobrado nos fins de semana e feriados desde o início de 2011.
Manifestação contra reajuste
Com cartazes de protesto contra o aumento da passagem, usuários das barcas fizeram uma manifestação pacífica na manhã de quinta-feira (1º) na estação Araribóia, em Niterói.
Aumento na tarifa das Barcas S/A gerou protesto de passageiros (Foto: Reprodução TV Globo)Aumento gerou protesto de passageiros na estação
Araribóia, em Niterói (Foto: Reprodução TV Globo)
Cerca de cem manifestantes colheram assinaturas contra o reajuste e mandarão o documento ao Ministério Público. Segundo a polícia, cerca de 300 pessoas participaram do protesto.
policiamento na área chegou a ser reforçado com a presença do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque), que contou com apoio de um helicóptero. A empresa Barcas S/A também reforçou a segurança na área de embarque, instalando grades nos acessos à estação.
Durante a manifestação, uma intimação foi entregue por um oficial de Justiça aos organizadores do movimento determinou uma multa para o caso de a manifestação não ser pacífica. De acordo com a ação, se houver risco para as pessoas no local ou dano ao patrimônio, os organizadores do protesto terão de pagar R$ 5 milhões.
Em meio à polêmica do reajuste na tarifa, o secretário de Transportes Júlio Lopes reconheceu que o serviço precisa de ajustes. Mas disse também que apesar dos problemas, o sistema atende aos padrões internacionais.
Passageiros reclamam do aumento
Para o passageiro é até difícil de entender, pois paga-se caro por um serviço que deixa muito a desejar. Em Niterói, as filas são grandes e não há como fugir da espera. As queixas sobre as longas filas e a demora são quase uma unanimidade. A barca é o meio de transporte usado por 97 mil passageiros todos os dias.
"A gente pega uma fila enorme, às vezes quebra a roleta, a barca bate. Ficamos horas em pé nas filas e no sol", contestou mais um usuário.
O passageiro que tem o Bilhete Único Intermunicipal terá um aumento menor, de R$ 0,30, e a tarifa sobe para R$ 3,10. Qualquer pessoa pode fazer o cartão. Na Praça XV e na estação de Araribóia, em Niterói, os postos de atendimento do Bilhete Único funcionam das 8h às 19h e o cartão é feito na hora.
Outro reajuste, que acontecerá no dia 2 de abril, também foi mal recebido pelos passageiros. Apassagem do Metrô, a partir desta data, passará de R$ 3,10 para R$ 3,20.

Brasileiro deslizou 500 metros antes de desaparecer em montanha no Chile


A Defesa Civil que coordena o trabalho de buscas do brasileiro desaparecido na região do Vulcão Villarrica, no Chile, informou que Felipe Santos, de 28 anos, deslizou entre 500 e 600 metros e depois sumiu. Ele pode até ter caído numa fenda.
Segundo Fred Riva, da Defesa Civil, o guia que acompanhava a excursão à região disse que tentou alcançar o brasileiro, mas não conseguiu. “Estimamos que eles deslizaram aproximadamente 500, 600 metros sobre o gelo”, afirmou Riva, em entrevista ao Jornal da Globo.
Equipes de resgate encontraram os óculos e a câmara fotográfica de Felipe, e descobriram que ele chegou a tirar uma foto no topo do vulcão.
O parque foi fechado após o acidente. O mau tempo, porém, atrapalha as buscas. O Vulcão Villarrica fica entre Araucanía e Los Ríos, 800 km ao sul de Santiago.
Quatro pessoas participavam da excursão. Uma morte foi confirmada, a do mexicano Rodolfo Sarovich, de 21 anos, cujo corpo já foi retirado do local do acidente, que também feriu um turista chileno, que sofreu graves fraturas e foi levado a um hospital da cidade de Temuco, e um suíço, que se feriu levemente.
O brasileiro Felipe Santos é engenheiro, funcionário da Petrobras, e mora em Macaé, no Rio de Janeiro. A família dele está no Chile para acompanhar as buscas, que devem ser retomadas na manhã deste sábado (3).
Segundo Cristofer, funcionário de uma das agências de turismo que venderam o pacote ao grupo, Felipe “caiu sozinho e foi deslizando ladeira a abaixo e os outros jovens da outra agência tropeçaram e também deslizaram”.

Tornados matam ao menos 28 em três estados americanos, diz CNN


Uma série de tornados atingiu o centro dos Estados Unidos nesta sexta-feira (2), deixando um rastro de destruição e matando ao menos 28 pessoas nos estados de Indiana, Kentucky e Ohio, de acordo com a rede de televisão CNN.
As tempestades ocorrem no momento em que a população se recupera de outra série de tornados, que matou 13 pessoas no início da semana.
O Serviço Meteorológico Nacional recebeu 74 informes de tornados, em sete estados dos EUA, até o início da noite desta sexta.
O prefeito de Marysville, na fronteira entre Indiana e Tennessee, revelou que a cidade "foi riscada do mapa".
"Esta é uma situação particularmente perigosa", advertiu o serviço meteorológico nacional.
"É possível que haja tornados destrutivos, granizo de até 6,4 centímentros, rajadas de ventos de até 112 km por hora e relâmpagos perigosos".
Moradora protege criança após passagem de tornado na cidade de Metro Piner, no Kentucky.  (Foto: AP)Moradora protege criança após passagem de tornado na cidade de Metro Piner, no Kentucky. (Foto: AP)

Passagem de tornado causou destruição na cidade de New Pekin, em Indiana. (Foto: AP)Passagem de tornado causou destruição na cidade de New Pekin, em Indiana. (Foto: AP)

Moradores retiram destroços de casa atingida por tornado no condado de Posey, próximo a Wadesville, no estado americnao de Indiana (Foto: AP)Moradores retiram destroços de casa atingida por tornado no condado de Posey, próximo a Wadesville, no estado americnao de Indiana (Foto: AP)
A maioria dos tornados desta sexta-feira ocorreu no condado de Madison, Alabama, onde casas foram destruídas, automóveis, virados, e linhas de energia e árvores, derrubadas.

Esta última onda de tornados surge quando a população se recupera dos estragos deixados em seis estados por tornados na terça e quarta-feira.

A cidade de Harrisburg, em Illinois, foi a mais atingida por um grande tornado que devastou uma ampla área na quarta-feira, deixando seis mortos e mais de 100 feridos.

Em 2011, os tornados mataram 545 pessoas nos Estados Unidos, no que foi a temporada mais mortífera destes fenômenos desde 1936.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...