segunda-feira, 5 de março de 2012

'Sinto misto de responsabilidade e emoção', diz ministro em visita à PB


No retorno à Paraíba pela primeira vez depois de ser nomeado ministro das Cidades pela presidente Dilma Rousseff (PT), Aguinaldo Ribeiro (PP) declarou que sente um misto de emoção e responsabilidade ao desembarcar para inspecionar obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado. O ministro chegou ao Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, por volta das 8h45 desta segunda-feira (5). Depois de dar entrevistas, seguiu para o loteamento Pedro Gondim, no bairro da Catingueira, onde visita a última etapa da construção de uma estação elevatória para o abastecimento d’água em 370 casas.
Sobre a 'responsabilidade' em voltar como ministro, Aguinaldo Ribeiro afirmou que se sente representante da Paraíba no governo de Dilma e que espera somar forças políticas e com a classe empresarial. Em sua agenda está prevista uma reunião com empresários locais na Associação Comercial. O objetivo é discutir temas como habitação, mobilidade urbana, instalação de novas empresas, malha ferroviária e o projeto de construção da Alça Noroeste.
Ele criticou as desavenças políticas no estado e disse esperar que as alianças se fortaleçam. "Estou aqui antes de tudo como um otimista da Paraíba. O estado perdeu muito pela briga interna na 'guerra civil política'. Vamos fazer a Paraiba recuperar o tempo perdido. Não vim aqui para subir em palanques, vim para somar forças", declarou.
Ainda constam na agenda do ministro nesta segunda-feira reuniões com o governador Ricardo Coutinho (PSB) e com os prefeito Luciano Agra (PSB), em Campina Grande, além de uma audiência com a bancada federal do estado e deputados estaduais.

Denúncias são página virada
Sobre as denúncias que surgiram assim que o então deputado federal assumiu o Ministério das Cidades, ele comentou que todas as respostas sobre o assunto já foram dadas. "As minhas respostas são todas fundadas. As denúncias não têm a menor consistência. Elas não atacam a mim, mas à própria Paraíba. O que estamos fazendo agora é trabalhando", comentou.
Depois de uma reportagem no jornal Folha de S. Paulo, no mesmo dia da posse Aguinaldo negou a informação de que seria dono de duas emissoras de rádio no interior da Paraíba. Ele disse estar se desligando de firmas nas quais tinha participação para evitar qualquer tipo de conflito de interesses ou questionamentos em sua nova função.

Vereador é preso por dirigir bêbado na Paraíba, diz CPTran


Um vereador da cidade da Prata, no Cariri paraibano, foi preso no domingo (4) em Campina Grande. De acordo com o major Eduardo Jorge, da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), o político dirigia embriagado e ainda tentou furar um bloqueio policial. O parlamentar foi autuado por embriaguez ao voltante, desacato e resistência à prisão. Ele ainda perdeu a carteira de habilitação e a polícia aguarda o pagamento da fiança para liberá-lo.
No domingo, os agentes da CPTran realizaram uma operação com 10 pontos de bloqueio em Campina Grande. No ponto localizado na Rua Aprigio Nepomuceno, um agente pediu para que o motorista parasse, mas ele se recusou e tentou furar o bloqueio. O major disse que na tentativa de fuga, o vereador por pouco não atropelou um agente da CPTran.
Um motoqueiro da CPTran conseguiu interceptar o motorista do veículo e constatou que dentro do carro haviam duas latas de cerveja. “O motorista estava visivelmente embriagado e se recusou a fazer o teste do bafômetro”, explicou o major Eduardo Jorge. O vereador de 46 anos foi até a Unidade de Medicina Legal (UML) para passar por exames clínicos e em seguida foi encaminhado para Central de Polícia da cidade.
Na carroceria do carro, a CPTran identificou que seis pessoas estavam sendo transportadas de forma irregular. “Não fizemos a notificação e deixamos para o órgão municipal de trânsito realizar”, disse o major. Sobre os riscos de dirigir embriagado, o major apontou a perda dos reflexos. "Ele  não tem coordenação das ideias e não sabe o que está fazendo. Se o policial da CPTran, por exemplo, não tivesse saído da frente do carro teria sido atropelado na fuga".
Durante a ação do domingo (4) a CPTran apreendeu 36 motos e um carro. Entre as ocorrências mais comuns estão o licenciamento com o pagamento atrasado, ausência do uso de capacete, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) incompatível com o veículo conduzido pelos motoristas.

Ex-presidiário é assassinado a tiros em rua de Cabedelo, na Paraíba

Um homem de 35 anos foi assassinado a tiros na noite do domingo (4) na cidade de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. Segundo o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a vítima era um ex-presidiário. O crime aconteceu por volta das 22h em uma rua no bairro de Camalaú. De acordo com a polícia, ele foi atingido por dois disparos efetuados por um outro homem e morreu na hora. Ainda segundo o Ciop, o assassinato pode ter sido um acerto de contas e pode ter relação com o tráfico de drogas.

A polícia informou também que o suspeito de matar o ex-presidiário já foi identificado. No entanto, ele ainda não foi encontrado.
Um outro ex-presidiário foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite de domingo em Guarabira, no Brejo paraibano. Segundo a Polícia Civil, o homem de 37 anos sofreu vários golpes de faca e foi socorrido e levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. De acordo com boletim divulgado pela unidade, ele segue internado em estado regular.
A Polícia Civil informou que essa foi a segunda vez que tentaram matá-lo. Em ambos os casos, uma mesma pessoa teria sido responsável pelos ataques. Ainda segundo a polícia, o agressor foi identificado, mas está foragido.

Idosa morre atropelada a caminho de igreja em João Pessoa

Uma idosa de 84 anos morreu atropelada no domingo (4) em João Pessoa, quando caminhava em direção à igreja que costumava frequentar. De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro José Américo. Segundo Fernanda Nascimento, filha da vítima Adelaide Neves Correia, o motorista do carro não conseguiu frear na curva quando a mãe dela tentava atravessar a via. Ela acredita que o veículo estava em velocidade. Ninguém foi preso.

No local, a família da vítima e outros moradores da região reclamam da frequência dos acidentes. "Gostaria de registrar que neste mesmo local onde minha mãe foi atropelada já houve três outros acidentes, inclusive com uma professora minha, que morreu, e um tio que ficou ferido", disse Fernanda.
Os moradores pedem a instalação de uma lombada ou redutor de velocidade no trecho. Segundo o músico Eduardo Vanderley, os motoristas estão excedendo a velocidade no local. "Eu mesmo já fui quase atropelado", reclamou.

Morre bebê encontrada viva após tornado nos EUA


A menina de 14 meses que foi encontrada a 16 quilômetros de sua casa, após os tornados que atingiram os Estados Unidos, morreu neste domingo (4), em Louisville, segundo informações de um funcionário do hospital infantil Kosair, no qual estava internado. A criança era a última sobrevivente de sua casa, já que seus pais e dois irmãos morreram durante os tornados.

Seus avós tomaram a decisão de remover os aparelhos de suporte de vida e Angel Babcock não sobreviveu. De acordo com o chefe de enfermagem, o bebê tinha ferimentos na cabeça e no pescoço. O avô da menina, Jack Brough, diz que a família é grata pelos pensamentos e as orações que receberam e está olhando para Deus.
A série de tornados que atingiram o Meio-Oeste e o Sul dos Estados Unidos neste sábado (3)  resultaram em 39 mortes.
 
Bebê sobreviveu ao tronado nos EUA (Foto: Reprodução/The Telegraph)Bebê sobreviveu ao tornado nos EUA (Foto: Reprodução/The Telegraph)

Um ano após tsunami, Japão tem que lidar com montanhas de entulho


Quase um ano depois do terremoto seguido de tsunami que devastou o Japão, um dos principais desafios da reconstrução do país tem sido lidar com o entulho deixado no rastro da tragédia.
As autoridades conseguiram limpar as ruas e restabelecer as condições mínimas de vida da população nos centros urbanos das províncias mais afetadas, as de Iwate, Miyagi e Fukushima.
Segundo uma estimativa divulgada pelo governo, essas províncias produziram um total de 23 milhões de toneladas de entulho, e, até o momento, foram processados apenas 5% do material recolhido.
O entulho foi aglomerado em parques, campos de beisebol, pátios de escolas destruídas e outros espaços públicos. Carros e barcos destruídos também esperam um fim.
11 anos de lixo
O resíduo gerado em Iwate, por exemplo, equivale a 11 anos de lixo produzido pela província. Já Miyagi tem um total de entulho equivalente a 19 anos.
Um ano após tsunami, Japão tem que lidar com montanhas de entulho (Foto: Ewerthon Tobace/BBC Brasil)Um ano após tsunami, Japão tem que lidar com montanhas de entulho (Foto: Ewerthon Tobace/BBC Brasil)
O custo estimado de eliminação destes resíduos passa dos R$ 16,4 bilhões.
Para piorar o cenário, outras províncias se recusam a receber o material, com medo de que o entulho possa estar contaminado com resíduos da usina nuclear de Fukushima.
Por enquanto, apenas Tóquio e Yamagata estão colaborando.
No Japão, grande parte do lixo é reciclada ou incinerada, em centros de processamento. Uma pequena parte apenas é depositada em aterros sanitários, prática pouco usada no país por causa da falta de espaço físico.
O país também exporta alguns dejetos para outros países asiáticos. Mas, no caso do entulho acumulado na região nordeste do país, o medo da contaminação nuclear tem anulado qualquer tipo de ajuda.
Segundo cálculos do governo japonês, a eliminação total de todo o resíduo gerado pelo tsunami deve se estender até março de 2014.
'Mas será extremamente difícil cumprir essa meta se o processo continuar nesse ritmo tão lento', criticou o ministro do Meio Ambiente, Goshi Hosono.
Buscas
No próximo domingo, dia 11, o Japão lembrará um ano do maior terremoto da história do país, seguido de um tsunami e de uma crise nuclear.
A tripla tragédia, segundo dados da polícia japonesa, deixou um saldo de 15.853 pessoas mortas - maior perda de vida num desastre desde a Segunda Guerra Mundial no país - e 3.283 foram dadas como desaparecidas, totalizando 19.136.
A busca pelos corpos, principalmente no mar, ainda continua.
Cerimônias especiais estão programadas durante toda esta semana e o primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, pediu à população que faça um minuto de silêncio às 14h46 locais no próximo dia 11, horário exato que o grande terremoto atingiu o país.
Os canais de tevê, jornais e revistas trazem também especiais que recontam histórias e mostram o que mudou neste um ano após a tragédia que comoveu o mundo.
Lentidão
Reconstruir as cidades tem sido o maior desafio do governo japonês após a tragédia. A partir deste mês, os cofres públicos começam a liberar a primeira rodada de subsídios para as sete províncias e 59 municípios diretamente afetados pelo terremoto/tsunami.
São cerca de R$ 5,3 bilhões que devem ser aplicados na remoção de famílias para áreas mais elevadas e reconstrução de prédios públicos, como escolas, postos de saúde e portos.
No entanto, essa reconstrução caminha em ritmo muito lento e o problema não é só financeiro.
As autoridades conseguiram limpar as ruas e restabelecer as condições mínimas de vida da população.

Homens invadem e depredam condomínio em Santa Teresa, no RJ


O condomínio Equitativa, em Santa Teresa, no Centro do Rio de Janeiro, foi invadido e depredado na noite deste domingo (4) por cerca de dez pessoas encapuzadas. De acordo com a PM, moradores ligaram para dizer que estavam ouvindo estrondos na praça que fica entre os edifícios. Não há informação sobre vítimas.
Policiais da UPP do Morro dos Prazeres chegaram a cercar o local, mas ninguém foi preso. Aproximadamente 20 carros tiveram os vidros quebrados, câmeras de segurança foram quebradas e um coquetel molotov, apreendido.
O condomínio é é formado por 108 apartamentos e tem quatro blocos. Há uma semana, um portão foi instalado e um porteiro orientado a restringir o acesso de moradores do Prazeres, que utilizavam a praça como passagem para chegar ao asfalto. A UPP está instalada na favela há um ano.

Morte no Hopi Hari ocorreu por 'série de falhas', diz diretor do parque


O vice-presidente do Hopi Hari, Cláudio Guimarães, admitiu que a morte da garota Gabriela Nichimura, de 14 anos, em um dos brinquedos do parque ocorreu devido a uma sucessão de falhas. A informação foi dada em entrevista exclusiva aoFantástico divulgada neste domingo (4).
"Houve não somente uma falha, mas um conjunto de falhas sucessivas, que, somando-se, acabou causando essa tragédia", disse Guimarães. Depoimentos exclusivos revelam que a família da menina chegou ao Hopi Hari, em Vinhedo, no interior de São Paulo, às dez da manhã no dia do acidente, pouco antes da abertura do parque.
Em depoimento dado à Polícia Civil, a prima de Gabriela afirmou que os assentos no brinquedo La Tour Eiffel foram escolhidos livremente por elas, sem qualquer alerta dos operadores. Uma das cadeiras, justamente aquela em que a garota sentou, estava desativada há pelo menos dez anos devido ao risco de acidentes.
O vice-presidente do parque afirma que a cadeira não estava quebrada, mas que um visitante alto que se sentasse nela poderia se machucar. "Uma pessoa de mais de dois metros sentada nessa cadeira poderia encostar a ponta do pé debaixo da torre", afirmou Guimarães.
Sem aviso
Não havia aviso sobre interdição na cadeira, mas ele não era necessário, de acordo com o vice-presidente do Hopi Hari. "Durante dez anos, ela [a cadeira] não foi operada, e não tivemos problemas", ressaltou.
A Polícia Civil afirma que uma barra de proteção bloqueada impedia as pessoas de sentarem na cadeira, mas que no dia do acidente, em 24 de fevereiro, ela estava aberta. O parque afirma que não encontrou nenhuma irregularidade na vistoria feita às 8h30 naquele brinquedo no mesmo dia.
Operadores do brinquedo perceberam algo errado minutos antes do acidente, segundo depoimento dado à polícia. Um dos funcionários disse ter alertado seu superior que o assento travado "estava abrindo, e que o pessoal poderia entrar ali".
Segundo ele, o supervisor do brinquedo orientou a continuar o trabalho. "Beleza, prossegue, estou acionando a manutenção", afirmou ele.
Todas as cadeiras tinham um cinto protetor, menos a de Gabriela. Segundo os depoimentos, os funcionários do Hopi Hari não checaram os cintos dos assentos.
"Vi minha prima ser levantada junto com a trava", disse a prima de Gabriela. "Ela ficou quase deitada, segurando a trava com as duas mãos, mais alta do que eu, na linha do meu olhar. Ela estava flutuando no ar", afirmou.
A queda foi de uma altura de pelo menos 20 metros, segundo a Polícia Civil.

Eleição russa foi enviesada em favor de Putin, dizem monitores


As eleições presidenciais na Rússia foram injustas e claramente enviesadas em favor do primeiro-ministro Vladimir Putin, afirmaram monitores internacionais da votação num relatório nesta segunda-feira (5).

Observadores internacionais afirmaram que Putin, que recebeu 64% dos votos de acordo com os resultados oficiais, teve clara vantagem sobre seus rivais na mídia e que recursos do Estado foram usados em nível regional para apoiar a sua candidatura para o terceiro mandato presidencial.

"Não havia uma competição real e o abuso de recursos do governo asseguraram que o vencedor final das eleições nunca fosse uma dúvida", disse um dos monitores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Tonino Picula, no comunicado.

"O sentido das eleições é que o resultado deve ser incerto. Este não foi o caso da Rússia", completou. "De acordo com a nossa avaliação, essas eleições foram injustas."
Monitores de uma equipe da OSCE em conjunto com o Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa também pediram para que supostas violações eleitorais na votação de domingo fossem profundamente investigadas.

Na avaliação dos observadores, o dia da votação foi visto como positivo, mas a contagem dos votos foi considerada negativa em quase um terço das seções eleitorais observadas.
Vitória
Com 98,4% dos votos apurados, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, declarou vitória nas eleições presidenciais russas, realizadas neste domingo (4). De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), o homem forte da Rússia obtém 63,9% dos votos, quase 43 milhões.
Com este resultado, Putin, que já exerceu o cargo de presidente entre 2000 e 2008, seria o ganhador do pleito no primeiro turno. A vitória é questionada por seus rivais, que consideram a eleição presidencial russa um roubo.
"Obrigado a todos que disseram 'sim' à grande Rússia", gritou Putin com lágrimas nos olhos perante dezenas de milhares de partidários, reunidos a dezenas de metros das muralhas do Kremlin. "Vencemos!", comemorou no meio das aclamações de seus jovens seguidores.
Putin afirmou que o povo da Rússia demonstrou saber "diferenciar os ares de mudança das tentativas de destruir o país". "Não haverá segundo turno. Esta vitória estava clara há dois ou três meses", disse o cineasta Stanislav Govorujin, chefe de campanha de Putin, em declarações ao vivo pela televisão logo após os primeiros resultados serem divulgados.
O líder do Partido Comunista da Rússia, Gennady Ziuganov, foi o segundo candidato mais votado, com 17,14%, segundo os dados da CEC. O terceiro lugar corresponde ao multimilionário Mikhail Prokhorov, com 7,47%, considerado uma das grandes surpresas da campanha presidencial russa ao se tratar de um candidato sem experiência política.
O ultranacionalista Vladimir Jirinovski, que participou de várias votações presidenciais nos últimos 20 anos, é quarto, com 6,24% dos sufrágios. Já o social-democrata Sergei Mironov, antigo presidente do Senado, é quinto e último com 3,80% dos votos emitidos.
Legitimidade em questão
Poucos minutos após se saber os primeiros resultados oficiais, o líder comunista negou a legitimidade destas eleições, que o chefe da campanha de Putin considerou "as mais limpas de toda a história da Rússia". "Não vejo o sentido de felicitar ninguém. Com estas eleições perdemos todos. Limparam os pés com nossos cidadãos", disse Ziuganov.
Ele acrescentou que como candidato, não pode "reconhecer o pleito realizado como limpo, justo nem honesto". "A enorme máquina estatal, criminosa e corrupta, trabalhou a favor de um só candidato", criticou Ziuganov em alusão a Putin.
A agência de observação eleitoral independente Golos disse que recebeu registros de prática da chamada "votação carrossel", em que ônibus levam eleitores para depositar seus votos mais de uma vez em diferentes postos. Um vídeo feito em uma sessão do Cáucaso russo teria registrado práticas irregulares.
O site da Golos recebeu mais de mil reclamações de irregularidades, incluindo de listas de votantes com validade questionável e de câmeras fora de funcionamento em postos de votação.

Lula está com pneumonia, diz médico


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com pneumonia, de acordo com o infectologista David Uip, integrante da equipe médica que faz o tratamento de Lula no Hospital Sírio-Libanês. O ex-presidente foi internado por volta das 12h deste domingo (4) no hospital, em São Paulo.
"É uma pneumonia e estamos atrás do que causou, pode ter sido uma bactéria", disse o médico. Ele disse que a doença está no estágio inicial e que também foi diagnosticada uma pequena alteração no pulmão do ex-presidente. "Fizemos uma série de exames e na tomografia surgiu essa alteração", afirmou Uip.
A situação é habitual e o quadro de saúde de Lula não é preocupante, disse o médico. Ele ressaltou, no entanto, que o tratamento contra o câncer de laringe a que o ex-presidente foi submetido entre outubro de 2011 e fevereiro deste ano pode deixar sua saúde frágil. "Num paciente da idade do Lula, que acabou de passar por um tratamento [de câncer] agressivo, qualquer coisa é grave, uma gripe pode ser grave", disse.
O infectologista disse também que exames foram realizados neste domingo para saber se a área do tumor na laringe de Lula havia sido afetada de alguma forma. "Não houve alteração", ponderou.
Outro médico da equipe de Lula, Paulo Hoff, disse ao G1 que a previsão é que o ex-presidente fique internado pelo menos até o próximo final de semana. "Ele está na fase de recuperação [do câncer]. É normal perder peso e a imunidade é afetada."
Dificuldade em engolir
Lula apresenta perda de peso e dificuldade em engolir, segundo sua assessoria. Ele teve febre nos últimos dias e, por isso, os médicos do Sírio-Libanês optaram pela internação.
O remédio que vai ser ministrado a Lula para tratar a infecção é por via oral. No entanto, estando no hospital, o ex-presidente pode receber o antibiótico por via intravenosa, o que não exige deglutição e tem efeito mais rápido, de acordo com sua assessoria.
A entrada de Lula no hospital foi tranquila e ele está sob constante monitoramento, ainda segundo seu assessor. A ex-primeira-dama, dona Marisa Letícia, foi ao hospital mais cedo e deve voltar para acompanhar o ex-presidente durante a noite.
Lula, que luta contra um câncer de laringe diagnosticado em outubro, teve alta do tratamento no próprio Sírio-Libanês no dia 17 de fevereiro. Durante a quimioterapa, exames mostraram que o tumor na laringe do ex-presidente havia sido reduzido em 75%. Leia a íntegra do boletim do hospital abaixo:
"BOLETIM MÉDICO
04/03/2012
16h30
O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, foi internado hoje, 04/03, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em função de ter apresentado febre baixa.
Após avaliação, foi constatada presença de infecção pulmonar de leve intensidade, iniciando-se administração endovenosa de antibióticos.
O paciente deverá permanecer em tratamento no hospital nos próximos dias.
A equipe médica que assiste o Sr. Lula é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz e David Uip.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

‘Foi um sacão de batata caindo’, diz Sérgio Reis sobre acidente em show


O cantor Sérgio Reis falou neste domingo (4) sobre a queda do palco durante um show na cidade de Três Marias, na região Central de Minas Gerais. O artista está internado em um hospital de Belo Horizonte e comentou sobre a hora do acidente. “Eu não pisei em nada e fui para baixo. Foi um sacão de batata caindo”, contou.
Para os médicos, o cantor teve sorte: caiu de uma altura de dois metros e só quebrou duas costelas... Além de machucar um ombro. O artista deve permanecer mais uns dias na unidade de saúde. Depois que receber alta, ele ainda vai precisar de ficar em repouso.
Sérgio Reis aproveitou a oportunidade para fazer um pedido. “Vamos aproveitar que eu estou fazendo o cd novo. Mandem músicas pro Serjão, podem mandar”, disse.
Alguns exames ainda precisam ser feitos, principalmente referente a arritmias cardíaca, segundo os médicos. O acidente aconteceu quando o artista cantava a última música do show, o clássico “Panela Velha”.

Na Alemanha, Dilma se reúne nesta segunda com Angela Merkel


A presidente Dilma Rousseff se reúne nesta segunda-feira (5) com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O tema do encontro será a crise financeira internacional.
Dilma desembarcou em Hannover neste domingo. Conforme a agenda oficial da presidente, ela participa às 18h do horário local (14h de Brasília) da cerimônia de abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, a Cebit. Na sequência, vai a jantar oferecido por Merkel e depois tem um encontro privado com a chanceler.
Na semana passada, Dilma classificou de "tsunami monetário" provocado pelos países ricos a política monetária que prejudica a indústria. De acordo com o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, a presidente deverá conduzir a conversa com a chanceler alemã "no mesmo tom" em que vem se manifestando em relação à crise.
De acordo com Garcia, o Brasil quer saber o que será feito do grande empréstimo concedido esta semana a bancos europeus, se servirá para investimento interno ou especulação externa. "Nós queremos saber qual é o destino desse dinheiro. Ele vai ser utilizado para o desenvolvimento da União Europeia ou vai ser entregues aos bancos?", questionou.
Nesta sexta-feira (2), Merkel chegou a dizer que entende as críticas feitas por Dilma. "De certa maneira, eu entendo as dúvidas dela. É por isso que vou tentar dizer a ela que planejamos perseguir reformas desta vez, que nós certamente não vamos adotar medidas semelhantes de novo", declarou.
Apesar de a crise internacional ser a principal pauta da viagem, o mote do convite é a Cebit. A Alemanha é parceira do Brasil no programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas para brasileiros cursarem graduação ou pós-graduação no exterior. Durante a visita a Merkel, Dilma deverá reiterar a intenção do governo brasileiro em enviar estudantes, mas vai também insistir para que cientistas e técnicos alemães atuem no Brasil, informou Marco Aurélio Garcia.
A reforma do FMI (Fundo Monetário Internacional) e outras questões de política externa também deverão ser debatidas, como a crise na Síria, a Palestina e o Irã. "A presidenta vai reafirmar aquilo que é próprio da política externa brasileira que é a busca de soluções negociadas, diplomáticas, mesmo quando essas soluções parecem muito difíceis", disse Garcia.
Programação
Acompanham Dilma na Alemanha os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentl (Desenvolvimento), Marco Antonio Raupp (Ciência e Tecnologia), Paulo Bernardo (Comunicações), Helena Chagas (Comunicação Social), além dos governadores da Bahia e do Rio Grande do Sul, Jaques Wagner e Tarso Genro respectivamente.
Na terça-feira (6), logo cedo, às 9h, Dilma planeja visitar a feira por cerca de duas horas, começando pelo pavilhão do Brasil. Após pronunciamento à imprensa, previsto para as 11h30, a presidente participa de um almoço de trabalho com a Confederação da Indústria da Alemanha e empresários brasileiros e alemães.
Dilma deixa a Alemanha ainda na terça e retorna ao Brasil.

Corpo de brasileiro morto no Chile passará por perícia


O corpo do brasileiro Felipe Santos, de 28 anos, que morreu no Chile ao escorregar na subida do vulcão Villarrica, será examinado por médicos legistas nesta segunda-feira (5).
Após a perícia médica, será emitida uma certidão de óbito por parte das autoridades chilenas e outra por parte do Brasil. Só depois disso o corpo será enviado para Brasília, onde mora a família de Felipe. A previsão da família é de que o corpo chegue ao Brasil até quarta-feira (7).
Felipe desapareceu na última quinta-feira (1º) ao escorregar e cair em uma fenda na região do vulcão Villarrica, localizado a 800 quilômetros ao sul de Santiago. Os pais de Felipe acompanharam as buscas pelo filho e o corpo foi encontrado na manhã deste sábado (3).
O Itamaraty é órgão do governo brasileiro que trata sobre o translado do corpo para o Brasil. A assessoria informou ao G1 que ainda não tem previsão sobre a liberação.
A polícia chilena abriu investigação para apurar se houve negligência dos guias ou descuido do brasileiro.
A agência de turismo que fez o passeio informou que segue todas as normas de segurança. Conforme os guias, os turistas usavam equipamento básico de proteção, como capacete, grampões, para fixar as botas de neve, e piolet, uma ferramenta utilizada para escalar a montanha e para frear na descida.
Segundo a associação de guias, Felipe escorregou, se assustou e não fincou o piolet, o que o fez deslizar e cair na fenda.
A agência de turismo informou que, como segurança, passará a fornecer chips eletrônicos para localização de turistas no caso de incidentes. Nos últimos 30 anos, oito pessoas morreram no passeio ao vulcão.
Felipe Santos, 28 anos, morto no Chile (Foto: Reprodução / TV Globo)Felipe Santos, 28 anos, morto no Chile (Foto:
Reprodução / TV Globo)
Felipe era engenheiro e trabalhava na Petrobrás em Macaé (RJ). Os pais moram em Brasília, cidade onde Felipe morou e se formou em engenharia.
Os pais descreveram Felipe como um apaixonado por aventura e que tinha como objetivo nessas férias escalar o vulcão. “Ele me ligou e disse assim: ‘pai, eu vou subir nesse vulcão de qualquer jeito. Ele está lá aceso, mas vou pegar de qualquer jeito’. E nós, apesar de sentirmos, reconhecemos que ele perdeu a vida fazendo aquilo que gostava”, afirmou Kalidasa Mello dos Santos, pai de Felipe, ao "Jornal Nacional".
“Fica muita alegria muito carinho. Meu filho era um menino muito especial . Muito aplicado, estudioso e um bom funcionário, enfim, só fica coisa boa desse menino”, disse a mãe Maria da Glória dos Santos.
AcidenteO corpo de Felipe foi encontrado no local conhecido como Setor de Grietas, uma área do vulcão cheia de fendas. Foram 48 horas de buscas.
O jovem estava no fundo de uma fenda de seis metros de profundidade e apresentava ferimentos no quadril, braço e pescoço.  O corpo teve de ser levado de helicóptero até um trecho acessível do vulcão.
Segundo a Defesa Civil, na quinta-feira (1º), ele fazia um passeio com um grupo de turistas no vulcão. Ele estava a 2.700 metros de altitude, quando tropeçou na calça e escorregou, deslizando por 600 metros. Turistas de outro grupo que desciam o vulcão, próximos a Felipe, também escorregaram. Dois alpinistas ficaram feridos, enquanto outro morreu. Para as autoridades, foram dois acidentes distintos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...