terça-feira, 6 de março de 2012

Polícia prende internos do CEJ que haviam sido resgatados na Paraíba


A Polícia Militar prendeu na madrugada desta terça-feira (6), na cidade do Conde, na Grande João Pessoa, os dois internos do Centro Educacional de Jovens (CEJ) que foram resgatados na quinta-feira (1º) e também um homem suspeito de matar um monitor do órgão durante a mesma ação. De acordo com o major Marcos Benevides, comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Militar, outros três homens também foram presos e todos teriam envolvimento com uma facção criminosa que atua na capital paraibana.
O major Benevides informou que os homens foram detidos na comunidade Nossa Senhora da Conceição e a polícia teria chegado ao grupo por meio de informações de moradores. Ainda segundo ele, os suspeitos estariam tentando “tumultuar a comunidade”. Os seis foram encontrados em uma casa e, de acordo com a polícia, eles portavam três revolveres e uma quantidade de maconha.
Inicialmente o grupo foi levado para a Delegacia de Alhandra, cidade vizinha ao Conde. Entretanto, Marcos Benevides informou que ainda na manhã desta terça eles vão ser transferidos para a Delegacia de Homicídios em João Pessoa.
Entenda o caso
Os dois internos do CEJ fugiram quando voltavam de uma consulta médica na quinta-feira. Um grupo de criminosos teria rendido os funcionários do órgão que estavam no carro, soltado os internos e depois disparado tiros.
O monitor que morreu estava dirigindo o carro do qual os internos foram resgatados. Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), ele foi atingido com um disparo na cabeça e depois foi levado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos.
No último sábado, foi localizado em Santa Rita o carro utilizado no resgate dos internos. O veículo estava no bairro de Tibiri e, segundo a polícia, era alugado e teria sido roubado na semana passada.

Número de casos de dengue cai em 2012 no Nordeste, diz ministério


O número de casos de dengue no Nordeste caiu 43% nos primeiros 63 dias de 2012 em comparação a igual período de 2011, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, em Fortaleza, nesta terça-feira (6), durante reunião do Programa Nacional de Controle da Dengue. No Ceará, houve 3.693 nos primeiros 63 dias do ano.
Foram 40.948 casos nos primeiros 63 dias de 2011, contra 23.202 em 2012. A incidência da doença na região foi de 77,1 casos para cada 100 mil habitantes em 2011. Em 2012, o índice foi de 43,7, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Segundo Barbosa, Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Recife (PE) despontam como os casos mais graves no Nordeste. No Ceará, foram registrados 3.963 casos de dengue, nos primeiros dois meses deste ano. A incidência é de 43,7 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo período de 2011 foram 16.049 casos, com 189,9 de incidência. Em Fortaleza, os casos em 2012 somam 1.309 contra 5.038 em 2011. Apesar da diminuição no número de casos, Fortaleza figura entre os municípios com maior número de casos juntamente com Juazeiro do Norte.
Os municípios do Nordeste com maior número de casos são: Recife (PE), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE) e Salvador (BA). Em Juazeiro do Norte , o número de casos de dengue saltou de 20, em 2011, para 1.004, em 2012. A incidência neste início de ano é de 401,9, sendo que em 2011 foi de 8,0. No Recife, ocorreram 1.627 caos, com incidência de 104,2. No ano passado, neste mesmo período, foram 191 casos, com incidência 12,2 para cada 100 mil habitantes.
A forma grave da doença no entanto, recuou nos no Ceará e em Pernambuco. Segundo Barbosa, a doença se torna grave quando o mesmo paciente a tem mais de uma vez. Em 2011, no Ceará, foram registrados 199 casos graves nos primeiros dois meses do ano, neste ano foram apenas oito. Já em Pernambuco, em 2012, ocorreram 121 casos graves contra seis neste ano.
Brasil
O número de casos de dengue, no Brasil, referentes aos 63 primeiros dias de 2012 diminuiu em 61% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo informações divulgadas pelo secretário Jarbas Barbosa, durante reunião de avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue da Região Nordeste, nesta terça-feira.
São 76.906 casos da doença em 2012, enquanto no mesmo período de 2011 a dengue já afetava 195.894 pessoas. Os casos graves, segundo os dados do MS, reduziram em 96%, assim como o número de óbitos. Em 2011 foram registrados 147 óbitos em todo o país, contra seis em 2012. Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (CE) e Recife (PE) despontam como os casos mais graves no Nordeste.
Em dezembro de 2011, segundo Barbosa, 1.150 municípios do país receberam um adicional de 20% (R$ 92 milhões) para investir no programa de requalificação de combate à doença ampliando três aspectos: o trabalho de campo; a vigilância; e a assistência médico hospitalar. “A ideia agora é avaliar o uso destes recursos e discutirmos o que podemos fazer para melhorar”, disse o secretário chamando a atenção para a proximidade dos meses de abril e maio, período de maior incidência de chuvas em todo país.
“O trabalho de combate a dengue é constante. As pessoas acham que quando passa ela não volta, mas volta. É preciso estar sempre trabalhando de forma preventiva”, ressaltou o secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, que participou da reunião e e acompanha a utilização do adicional de R$ 5,3 milhões recebidos por 54 municípios cearenses.

Justiça ouve adolescentes envolvidos em estupro coletivo na Paraíba


Os três adolescentes representados pelo Ministério Público da Paraíba por envolvimento em um estupro coletivo participam de uma audiência na manhã desta terça-feira (6) no fórum do município de Queimadas, onde o crime aconteceu. Eles são apontados como envolvidos na simulação de um assalto e nos estupros de cinco mulheres durante uma festa no dia 12 de fevereiro. Na ocasião, duas vítimas foram assassinadas.
De acordo com o promotor Márcio Teixeira, a audiência de apresentação dos menores de idade é presidida pela juíza Andréa Dantas Ximenes, da Vara da Infância e Juventude. "Este é o primeiro contato deles e dos pais com a Justiça. É o início do processo de julgamento", informou o promotor. No dia 17 de fevereiro, o grupo foi levado ao fórum para relatar ao Ministério Público suas versões sobre o crime. Dez dias depois, a representação feita pela promotoria foi aceita pela Justiça.
Os adolescentes estão internados provisoriamente no abrigo Lar do Garoto, no município de Lagoa Seca. Já os sete adultos denunciados pelo Ministério Público estão presos temporariamente no presídio de segurança máxima PB1, localizado em Jacarapé, em João Pessoa.  Os dez envolvidos foram citados pelos crimes de estupro, cárcere privado, lesão corporal e formação de quadrilha.
Um dos adultos, no entanto, está sendo acusado isoladamente também por duplo homicídio e posse ilegal de arma. Eduardo dos Santos Pereira é acusado como 'mentor intelectual' da festa, dos estupros e autor dos disparos que mataram a recepcionista Michele Domingues da Silva, de 29 anos, e a professora Isabela Pajuçara Monteiro, de 27.
Sequestro de bens
A família de uma das vítimas apresentou uma ação pedindo o sequestro de bens dos dois irmãos acusados de planejar os crimes. De acordo com o advogado Francisco Pedro da Silva, que representa o pai e mãe de Michele, o processo pede o leilão de carros e motocicletas importados, cavalos de raça e de imóveis que pertenceriam a Eduardo e Luciano dos Santos Pereira. Os valores arrecadados pela Justiça seriam revertidos em indenização para os pais de Michele, sob o argumento de que a vítima representava a principal fonte de renda da casa.

Prestador de serviço sofre atentado dentro de campus universitário na PB


Um homem sofreu um atentado dentro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no campus localizado no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, na manhã desta terça-feira (6).  Segundo informações repassadas pela universidade, a vítima era um albergado do regime semiaberto e prestava serviços na UEPB. 
Conforme a Polícia Militar, o homem tem 30 anos e foi atingido por um tiro na perna por volta das 10h40. Ele recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ainda no local, mas foi encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma da cidade e o estado de saúde dele é regular.
O caso aconteceu no estacionamento do Departamento de Odontologia, localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A professora Carmen Lúcia de Medeiros, chefe adjunta do departamento, informou por telefone ao G1 que o homem caminhava quando uma pessoa passou atirando. Ele foi atingido pelos tiros e ainda conseguiu andar, até cair na escadaria do departamento. Uma professora que entrava no carro e alunos que também transitavam pelo local se assustaram com o barulho dos disparos e houve correria.
Segundo Carmem, a vítima presta serviços à UEPB por meio de convênios que a instituição tem com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária. Os motivos do atentado ainda não foram identificados. A Polícia Militar mandou equipes às ruas em busca de suspeitos de participação no crime. Ninguém foi preso até as 11h15.

IFFHS aponta Luis Fabiano como 18º goleador do século; Drogba é o líder


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta terça-feira a lista dos maiores goleadores do Século XXI e destaca o marfinense Didier Drogba, do Chelsea-ING, como o principal artilheiro até o momento. Na relação, o brasileiro melhor colocado é Luis Fabiano, hoje no São Paulo, em 18º lugar.

Foram levadas em consideração somente partidas entre seleções principais, Olimpíadas, Copas do Mundo (inclusive eliminatórias), competições continentais de clubes, Supercopas continentais e partidas oficiais entre os respectivos campeões continentais.
Drogba soma 92 gols, quatro a mais que o alemão Miroslav Klose (Kaiserslautern/W.Bremen/Bayern/Lazio) e cinco de diferença sobre o holandês RuudVan Nistelrooy (Manchester Utd./R.Madrid/Hamburgo/Málaga). Em quarto lugar aparece o francês Thierry Henry (Arsenal/Barcelona), com 85, e o quinto colocado é o camaronês Samuel Eto'o, com 84.
Eleito três vezes consecutivas o melhor jogador do Mundo, o argentino Lionel Messi aparece em 12º, com 69, 10 gols a mais que Luis Fabiano (que também defendeu o Porto e o Sevilla). O português Cristiano Ronaldo (Manchester Utd./Real Madrid) é o 13º, com 66.

Americana posta mensagem trágica antes de morrer em acidente de carro


Uma americana de 18 anos perdeu a vida em um trágico acidente de carro segundos após postar uma última mensagem no Facebook: "Não posso discutir isto agora. Dirigir e falar no Facebook não é seguro! Haha".
Taylor Sauer enviou uma fatídica mensagem antes do acidente que tirou sua vida (Foto: Reprodução/NBC)Taylor Sauer enviou uma fatídica mensagem antes do acidente que tirou sua vida (Foto: Reprodução/NBC)
Taylor Sauer estava dirigindo a quase 130 km/h quando bateu de frente com a traseira de um caminhão-tanque em uma rodovia interestadual que liga Utah e Idaho, nos Estados Unidos. O caminhão estava andando a menos de 25 km/h em uma subida. A jovem morreu na hora, de acordo com a reportagem do "Today Show", da NBC.
A mensagem foi postada em um comentário durante uma discussão sobre o Denver Broncos, um time de futebol americano. A investigação descobriu que Taylor estava postando mensagens no Facebook a cada 90 segundos enquanto dirigia.
O caso ocorreu em 14 de janeiro, mas agora veio à tona com o esforço dos pais da adolescente em trazer conscientização e, mais ainda, fazer com que uma lei proíba motoristas de escrever mensagens no celular enquanto dirigem. Idaho é um dos 13 estados americanos que não têm uma lei específica nesse sentido.
O amigo que conversava com ela, Mike, diz que não sabia que Taylor estava dirigindo até receber a última mensagem. "Sinto como se fosse minha culpa", afirmou em entrevista, com lágrimas nos olhos.
O carro da jovem ficou destruído com o impacto contra o caminhão-tanque (Foto: Reprodução/NBC)O carro da jovem ficou destruído com o impacto contra o caminhão-tanque (Foto: Reprodução/NBC)
Mike, o amigo que conversava com ela pelo Facebook, disse não saber que ela estava dirigindo até a última mensagem (Foto: Reprodução/NBC)Mike, o amigo que conversava com ela pelo Facebook, disse não saber que ela estava dirigindo até a última mensagem (Foto: Reprodução/NBC)

OAB divulga resultado da primeira fase do Exame de Ordem


O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nesta terça-feira (6) o resultado definitivo dos aprovados na primeira fase do VI Exame de Ordem Unificado. A prova foi composta de 80 questões de múltipla escolha e, para aprovação, o candidato tinha que acertar 50% delas.
A relação traz os nomes dos examinandos aprovados na seguinte ordem: seccional da OAB, cidade de realização da prova objetiva, número de inscrição e nome do examinando em ordem alfabética. Esses candidatos estão convocados para a prova prático-profissional que ocorre em 25 de março.
Em todo o Brasil, 99.712 candidatos fizeram a prova objetiva desta edição do exame e 2.184 não compareceram, o equivalente a 2,14% de abstenção.

Governo deve 'relevar' críticas de Valcke, diz presidente da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, afirmou nesta terça-feira (6) que o governo brasileiro deveria "relevar" as declarações do secretário-geral da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Jérôme Valcke, e mantê-lo como interlocutor do organismo internacional nas negociações para a Copa do Mundo no Brasil.

Nesta segunda (5), Valcke enviou uma carta ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em que pede "desculpas" por ter dito que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" para acelerar os preparativos para o mundial de futebol. Na carta, Valcke explica que a expressão em francês utilizada por ele, "se donner un coup de pied aux fesses", significa apenas "acelerar o ritmo".
Antes, na última segunda-feira, Maia havia afirmado que as declarações do secretário mereciam um "chute de volta". "É uma declaração deselegante, que não condiz com o papel que qualquer dirigente de qualquer entidade séria tenha numa situação como esta", disse.
"O mal entendido foi resolvido, ele agiu rápido, pediu desculpas, disse que não era a intenção dele dizer aquilo. Temos também que relevar. Esse momento é tenso, de construção da Copa do Mundo, que leva muitas vezes a palavras exacerbadas", ponderou Marco Maia nesta terça.
Antes de receber o pedido de desculpas, Aldo Rebelo formalizou pedido à Fifa para que troque o representante da federação junto ao governo brasileiro.

Ex-BBB tem a carteira apreendida em blitz da Lei Seca, diz governo

ex-big brother Rafael Leandro de Oliveira, conhecido como Rafa, teve a carteira de habilitação apreendida durante uma blitz da Lei Seca na madrugada de segunda-feira (5) na Avenida Borges de Medeiros, na Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro. As informações são da assessoria de imprensa da Secretaria de Governo do Rio de Janeiro.

G1 tentou entrar em contato com a assessoria de Rafa, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Segundo a assessoria, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e só teve o carro liberado após a apresentação de um condutor habilitado. Por causa da infração, de acordo com o governo, o ex-big brother terá que pagar uma multa de R$ 957,70, além de perder sete pontos na carteira.

Rafael Leandro de Oliveira participou da 12ª edição do Big Brother. Segundo a TV Globo, o ex-big brother foi eliminado na terça-feira (28) com um dos maiores índices de rejeição da história do programa.

Rio se consolida como polo mundial de tecnologia do pré-sal


Em meados de dezembro do ano passado, o separador submarino água-óleo (SSAO), desenvolvido pela FMC Technologies, foi afundado no Campo de Marlim, na Bacia de Campos, para começar a funcionar ligado à plataforma P-37 da Petrobras, a 900 metros de profundidade. O separador, que pesa cerca de 400 toneladas, tem capacidade de produção de cerca de 18 mil barris por dia, separando o óleo da água e da areia que vêm misturados durante a extração. A estrutura, desenvolvida em parceria com a Petrobras, tem 75% de conteúdo local.
Desde a descoberta da existência de depósitos de petróleo na camada pré-sal, anunciada pela Petrobras em 2006, desenvolver tecnologias para sua exploração se tornou um desafio que vem ajudando a alavancar a economia brasileira. E o Parque Tecnológico Rio, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro, vem se tornando um polo de atração para empresas brasileiras e estrangeiras interessadas em investir no setor – como a própria FMC.
Motivos não faltam. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (6) mostram que a extração mineral, que compreende a produção de petróleo e gás, teve crescimento de 3,2% em 2011, acima do crescimento da indústria como um todo, que ficou em 1,6% no período. Os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) apontam na mesma direção: em janeiro deste ano, a produção de petróleo e gás do país foi recorde, com 2,231 milhões de barris por dia.
O separador de água e óleo pouco antes de ser instalado no fundo do mar (Foto: Divulgação)
Add caption
A articulação tecnológica
O gerente da área de Articulação Corporativa do Parque Tecnológico Rio, Alfredo Laufer, explica que o espaço vem sendo desenvolvido há 15 anos, mas em 2007 ganhou grande vigor, com a descoberta do pré-sal. Já lá se instalaram cerca de 20 empresas.
“A partir de 2007 aconteceu um boom no parque tecnológico”, diz ele. “Os desafios de exploração de petróleo na profundidade da camada pré-sal requerem tecnologias que ainda não possuímos. As grandes empresas do setor estão investindo em centros de pesquisas e isso tem uma consequência direta sobre o PIB”, explicou ele.
Segundo Laufer, o petróleo traz possibilidades imensas para empresas internacionais cujos países sedes passam por crises e que veem no Brasil potencial para grandes negócios. Ele lembra que a Petrobras anunciou investimentos de cerca de US$ 250 bilhões para os próximos cinco anos.
Como a FMC, outras multinacionais estão chegando atraídas pelo desafio de desenvolver tecnologias para a exploração do pré-sal. Já estão em atividade no Parque as empresas de petróleo Schlumberger, francesa, e Baker Hughes, americana, além de pelo menos outras dez de menor porte.
Até o fim do ano, a Chemtech, empresa da Siemens, concluirá a obra de seu centro de pesquisas no parque tecnológico, mas engenheiros e pesquisadores brasileiros já trabalham nesses projetos. O mais importante deles é um projeto de distribuição de energia elétrica no fundo do mar para alimentar equipamentos que vão ficar instalados no fundo do mar a grandes profundidades.
O centro tem investimentos de R$ 40 milhões para sua construção e tem capacidade para 800 trabalhadores – será o maior no parque tecnológico, segundo o presidente da Chemtech, Daniel Moczydlower.
Até 2014, todas as empresas que ganharam a licitação para se instalar no parque deverão funcionando plenamente, somando um total de cinco mil pesquisadores em ação. O investimento conjunto chega a R$ 500 milhões somente na construção dos prédios.
Parque Tecnológico do Fundão (Foto: Editoria de Arte/G1)
Um parque sem precedentes
Daniel Moczydlower, presidente da Chemtech, afirma que o que está acontecendo da Ilha do Fundão não tem precedentes.
“Com a vinda não só da Siemens, mas de outras grandes empresas de tecnologias de petróleo do mundo que estão com centros de pesquisas instalados na Ilha do Fundão, está se formando naquele perímetro um centro de desenvolvimento tecnológico que não tem paralelo no mundo. Essas empresas estão ao lado do Cenpes, da Petrobras, que foi recentemente expandido, e é um dos maiores centros de pesquisas da América do Sul, e da universidade federal. Isso não tem paralelo, nem em Houston, nem na Noruega”, disse ele.
Ele afirma que, muito mais interessante do que os prognósticos que indicam que o Brasil será um grande exportador de petróleo, e a possibilidade de se tornar um exportador de tecnologias. Para ele, temos uma chance de ouro de transformar o Brasil em líder em tecnologia.
“Estamos criando conhecimento novo para atender à demanda do setor de petróleo e esse conhecimento vai se transformar futuramente em produto de exportação brasileira. Com certeza, é uma revolução o que está acontecendo no Brasil nesse setor”, afirma.
O Parque Tecnológico do Rio, apontado como um dos principais no Brasil, fica na Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, numa área de 350 mil metros quadrados. Entre laboratórios e centros de excelência instalados no Parque e mantidos pela Coppe/UFRJ, também estão reunidas empresas de base tecnológica que atuam nos setores de energia, petróleo e gás, meio ambiente e tecnologia da informação.
O projeto nasceu em 2003 para estimular a interação entre a universidade – alunos e corpo acadêmico – e empresas. As empresas foram chegando aos poucos, mas o pré-sal foi a grande atração que fez as empresas lotarem o parque. Nos próximos três anos, mais de R$ 500 milhões devem ser investidos em novas construções de unidades de pesquisas. Cinco mil pesquisadores altamente qualificados devem trabalhar no local.
'Não vai ser por falta de estaleiro'
Segundo estudos da UFRJ (ao lado da qual Parque Tecnológico está instalado), o petróleo representa 10% do PIB brasileiro, podendo chegar a 20% em 2020. Existe uma projeção potencial de encomendas de US$ 180 bilhões em plataformas, barcos de apoio e navios de transportes até 2020, somente por parte da Petrobras.
É o que explica Augusto Mendonça, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Construção Naval e Offshore (Abenav). E nesse cenário está excluída a parcela da OGX, ressalta ele. Para essa demanda, estão sendo construídos estaleiros de alta produtividade em Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul.
“A indústria está se preparando para essa demanda, não vai ser por falta de estaleiro que essa demanda não vai ser atendida”, garantiu.
Alfredo Laufer, gerente do Parque Tecnológico, explica que o pré-sal tem as suas reservas conservadoramente calculadas em torno de 20 bilhões de barris, com perspectivas de poder chegar a 50 bilhões de barris. As atuais reservas comprovadas do Brasil em petróleo somam em torno de 16 bilhões de barris.
“Se fizermos uma estimativa levando em conta o preço médio do barril em torno de US$ 100, estamos falando de uma cifra existente no pré-sal, que está a 7.000 m de profundidade, de US$ 2 trilhões a US$ 5 trilhões. Esse potencial é extremamente grande. Na crise 2008, houve investimentos em torno de US$ 2 trilhões nas economias do mundo para que houvesse a reaceleração da economia mundial”, explica Laufer.
Mão de obra
Mendonça ressalta que a mão de obra é um gargalo: “o setor tem pleno emprego, hoje são 58 mil pessoas trabalhando em estaleiros, e até 2016 serão 100 mil. No ano de 2000, eram apenas 2.000 pessoas trabalhando em estaleiros. Mas esses trabalhadores, em todos os segmentos, precisam de treinamento para seguir normas rígidas. Isso é um desafio”, explica.
Alfredo Laufer concorda: “o desafio é a possibilidade de termos até 50 bilhões de barris de petróleo e termos mão de obra para tirar esse petróleo de uma profundidade de 7.000 m. Precisamos de engenheiros, técnicos, químicos, doutorandos e pós-doutorandos porque precisamos inovar, precisamos ter conhecimento”, diz, ressaltando ainda a falta de técnicos.
“Temos uma tremenda deficiência de técnicos. O número de técnicos que o Senai e o Sesi formam é muito pequena, precisaria multiplicar por dez”.
A falta dessa mão de obra qualificada movimenta outro setor da economia, a imigração. Carlos Aud Sobrinho, da CAS Óleo Visas Legalização de Documentos, diz que “quem tem tecnologia são as pessoas, então, se nota o crescimento da mão de obra qualificada para o setor. A necessidade da mão de obra estrangeira é para reforçar e somar esforços na transferência de tecnologia. A imigração é um termômetro do desenvolvimento econômico – se há pouca imigração, significa que a economia está estagnada”.
Ele cita estatísticas do Ministério do Trabalho sobre a concessão de autorizações de trabalho para estrangeiros no Brasil. Entre vistos temporários e permanentes foram 42.914 vistos em 2009; 56.006, em 2010; e 70.524 em 2011.
Capacidade de inovação
Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente-executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), o centro de pesquisas da Petrobras, diz que a tecnologia para a exploração do pré-sal está disponível, “tanto que a gente já produz”, mas dada a escala do pré-sal, a pujança da área é primordial que se busque aprimoramento nas tecnologias já existentes.
“Isso porque qualquer ganho em redução de custos e aumento de eficiência, dada a escala das operações, tem um impacto fantástico”.
“Em 2011, o investimento total (da Petrobras) foi de R$ 1,8 bilhões; em 2010, R$ 1,4 bilhões. Esses valores têm colocado a Petrobras sistematicamente nos últimos 5 anos como uma das cinco empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento no setor petróleo e gás no mundo. Porque esses investimentos podem gerar resultados com retorno fantástico”, diz.
Para Carlos Tadeu, dentro desse investimento, um componente importante diz respeito ao aumento da capacidade local de inovação para que a indústria possa cumprir sua meta de produzir conteúdo local.
Parte da ampliação da capacidade de inovação envolve as empresas fornecedoras de bens e serviços para a Petrobras, que, atraídas pela escala do pré-sal, decidiram construir no Brasil centros de pesquisas, explica Carlos Tadeu.
“Na Ilha do Fundão, o parque tecnológico sedia gigantes do petróleo e gás, permitindo não só a Petrobras aumentar sua capacidade como que seus parceiros tenham aumentada a capacidade de realizar inovação no Brasil, gerando empregos de alto valor agregado”, diz ele
“Na área de tecnologia de perfuração de poços, os três maiores fornecedores do mundo são a francesa Schlumberger e as americanas Halliburton e Baker Hughes, que são concorrentes ferozes. Pela primeira vez na história dessa indústria no mundo essas três grandes rivais estarão lado a lado com seus centros de pesquisa dessas empresas ao lado UFRJ e do Cenpes”, ressalta.



Motoristas correm a postos de SP para encher tanque após paralisação


A paralisação dos motoristas de caminhões-tanque, que não abastecem os postos de combustíveis da Grande São Paulo desde esta segunda-feira (5) em protesto contra as restrições de circulação na Marginal Tietê, levou a uma corrida aos postos que ainda possuem combustíveis na manhã desta terça-feira (6). Os estabelecimentos que ainda tinham etanol e gasolina nas bombas relataram aumento no movimento, e, em alguns, havia filas. Muitos motoristas tiveram que passar em pelo menos três postos para conseguir encher o tanque nesta manhã.
Professora passou em três postos para conseguir abastecer (Foto: Juliana Cardilli/G1)Professora passou em três postos para conseguir
abastecer (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Foi o caso da professora Maria Antônia Herrera, que só conseguiu abastecer no terceiro posto que parou e ainda teve que colocar gasolina aditivada. “Os outros postos não tinham nada. Meu namorado já tinha me avisado que muitos postos estavam sem. Eu sempre abasteço no meio da semana, espero o tanque de álcool chegar na reserva para encher com gasolina. Desta vez resolvi adiantar, tudo para não ficar sem”, contou.
No posto em que ela parou, na Marginal Tietê próximo à Ponte Julio de Mesquita Neto, a gasolina comum e o etanol acabaram na noite desta segunda. “Agora só tem aditivada, mas logo acaba também, está todo mundo enchendo com ela por falta de opção. O movimento está bem maior”, afirmou o frentista Miguel Rodrigues.
O analista de sistemas Leandro Lopes só conseguiu abastecer no segundo posto em que parou. “Não estava sabendo do problema, cheguei no posto e o frentista falou que não tinha. Pensei, deixa eu procurar o próximo, se não tiver lá entro em desespero. Já estava na reserva, e vou encher o tanque, porque nunca se sabe quando eles vão voltar”, disse. “Muita gente chega já perguntando se tem gasolina, porque não achou em outro lugar”, contou o frentista Roberto Silva Santos.
Leandro encheu o tanque após passar por dois postos (Foto: Juliana Cardilli/G1)Leandro encheu o tanque após passar por dois
postos (Foto: Juliana Cardilli/G1)
O aposentado Marco Antônio Papini, de 75 anos, achou combustível no primeiro posto em que parou, também na Marginal Tietê, perto da Ponte da Vila Guilherme, mas aproveitou para abastecer um pouco mais do que o normal. “Esse carro é da minha mulher, anda pouco. Normalmente coloco 20 litros, hoje estou colocando 30. O meu já está com o tanque cheio”, contou.
Já Joselito Jesus Santos, gerente de uma lavanderia, abasteceu o carro e também iria levar combustível para fazer as caldeiras do estabelecimento operarem. “A distribuidora normalmente entrega direto, mas com os caminhões parados não recebemos. Só achei no terceiro posto que parei. Vai sair mais caro, mas é o jeito.”
Problemas
De oito postos visitados pela equipe de reportagem do G1 na Marginal Tietê e suas proximidades na manhã desta terça, dois já não tinham nenhum combustível, outros dois tinham apenas gasolina aditivada e os restantes ainda tinham combustível, mas temiam seu fim entre esta terça e quarta-feira (7). Há relatos de postos sem combustíveis na região do Morumbi e na Avenida Santo Amaro, na Zona Sul, e na Pompeia, na Zona Oeste.
Joselito comprou gasolina para caldeiras de lavanderia (Foto: Juliana Cardilli/G1)Joselito comprou gasolina para caldeiras de
lavanderia (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Em um estabelecimento perto da Ponte da Freguesia do Ó, no sentido da Rodovia Ayrton Senna, caixotes e cones ocupavam o lugar dos carros nas bombas, sinalizando que elas estavam secas. “Só tem diesel, o resto acabou ontem [segunda], no início da tarde. E a procura também está maior, temos que ficar recusando cliente toda hora”, contou o caixa José Lairton da Cunha. “Meu tanque já está no fim, vou ter que procurar um posto para encher para poder voltar para casa.”
O supervisor de segurança Edgar Betarello foi um dos clientes recusados. Ele buscava encher o tanque para viajar a trabalho para a região de Campinas. “Não tenho o suficiente para pegar a estrada, tenho que abastecer antes. Vou ter que procurar outro posto. Não estava sabendo do problema, fui pego de surpresa. Vou aproveitar na volta para encher o tanque na estrada”, afirmou.
Na Avenida Otto Baumgart, também na Zona Norte, um posto está sem nenhum combustível desde 7h desta terça. “O que tinha vendeu tudo em uma hora. Tem muita gente procurando, que já passou em três postos, e não acha. Estamos com os funcionários parados, mas não tem o que fazer, é só aguardar.”, contou Luiz Carlos Simões, dono do estabelecimento.
A falta de combustíveis também leva a alta dos preços nos que ainda têm bombas cheias. O corretor Rogério Delela deixou de abastecer em um posto devido ao preço. “O normal era R$ 1,65, e agora estava R$ 1,99 o litro do etanol. Resolvi procurar outro. Aqui esta R$ 1,79, ainda é caro, mas menos que no outro”, contou. No posto em que ele abasteceu, a gasolina comum já havia acabado nesta segunda.
Posto colocou bloqueios nas bombas vazias para alertar motoristas (Foto: Juliana Cardilli/G1)Posto colocou bloqueios nas bombas vazias para alertar motoristas (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Serviços essenciais
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), caminhões passaram a abastecer nesta terça os serviços considerados essenciais – hospitais, Samu, bombeiros, polícias Civil e Militar, coleta de lixo e aeroportos. Empresas de transporte público não foram incluídas no abastecimento. Excluídos esses serviços, todo o restante do abastecimento está parado. Além disso, o abastecimento aos pontos considerados essenciais está sendo feito apenas com a quantidade necessária para um dia.
O vice-presidente da Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) informou que a categoria entrou em contato com a Secretaria Municipal de Transportes para pedir que a restrição seja suspensa no período da manhã, apenas na Marginal Tietê. “Precisamos de uma válvula de escape para todos os caminhões. Depois, em um período de 120 dias, poderia ter um acordo, um aumento gradativo”, disse Claudinei Pelegrini vice-presidente da Abcam.
A restrição entrou em vigor nesta segunda e proíbe caminhões na Marginal Tietê e em outras vias da região entre 5h e 9h e das 17h às 22h de segunda a sexta e das 10h às 14h aos sábados.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes informou que já realizou um série de reuniões com representantes das indústrias, sindicatos e empresas de transporte para a determinação dos horários de restrição. “O período de oito horas [de permissão de circulação] representa uma jornada de trabalho do caminhoneiro e, com isso, ele poderá fazer a entrega dos produtos pela Cidade durante o dia e retornar ao seu destino. No período da noite e madrugada, os motoristas de caminhões terão sete horas para transitarem”, diz a nota.
Já a São Paulo Transporte (SPTrans) informou que "a maioria das empresas que presta serviço de transporte coletivo na cidade possuem transporte próprio de combustível e não apresentam problemas de abastecimento. As empresas e cooperativas que não possuem transporte próprio de combustível, se necessário, contarão com escolta da Polícia Militar para conseguir reabastecer seus taques."

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...