sexta-feira, 9 de março de 2012

Centro de Convenções da PB tem 1ª etapa pronta até julho, diz governador


O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), visitou na manhã desta sexta-feira (9) as obras do Centro de Convenções de João Pessoa, que fica no bairro de Altiplano. Acompanhado do prefeito da capital, Luciano Agra (PSB), e de uma comitiva de auxiliares da administração estadual, o governador anunciou que a primeira etapa do empreendimento será entregue até o final do primeiro semestre. De acordo com Ricardo, todo o Centro deve estar concluído nos primeiros meses de 2013.
Com área de 34,52 hectares, sendo 48.676 m² de área construída, o Centro tem quatro edificações: um mirante; um espaço para feira de exposição e eventos (com 19 mil metros quadrados); o centro de congressos (com mais de 13 mil metros) e um teatro (que tem capacidade para mais de três mil pessoas). O investimento para a construção é de mais de R$ 119 milhões.
“É uma obra fundamental para a cadeia produtiva de um dos principais ramos da economia do estado que é o turismo. Com essa obra nós vamos estar mudando o perfil do desenvolvimento turístico do nosso estado”, disse o governador Ricardo Coutinho. Segundo ele, o prédio do mirante, a feira de exposição e a urbanização estarão prontos até julho. “ Estamos trabalhando para que nós possamos ter até o final do primeiro semestre a inauguração dessa primeira etapa”, afirmou.
Ricardo disse que a segunda etapa, o centro de congressos, deve ser entregue durante o segundo semestre e a última parte, o teatro, entre abril e maio de 2013. “O ano de 2013 será um grande ano para o turismo da Paraíba. A capacidade de pessoas sentadas nesse centro é o dobro de centros de estados vizinhos”, enfatizou Ricardo Coutinho. O governador disse também que espera conseguir recursos federais para a conclusão da obra. “Ela precisa passar a ser estadual e federal”, completou.
Estação Ciência pronta em abril
Ricardo e Luciano Agra em visita à obra em João Pessoa (Foto: Jhonathan Oliveira/G1)Antes de visitar o Centro de Convenções, prefeito e
governador estiveram na Estação Ciência
(Foto: Jhonathan Oliveira/G1)
Antes de visitar a obra do Centro de Convenções, o governador e o prefeito Luciano Agra visitaram a construção do anexo da da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, que é um empreendimento do município. O prefeito informou que a obra será entregue no próximo mês.
“Em abril nós vamos estar entregando toda a parte física e vamos demorar algumas dias para fazer as instalações especiais”, disse o prefeito. Para Agra, a Estação Ciência vem modificando o turismo de João Pessoa e que isso será melhorado com o Centro de Convenções. “A Estação Cabo Branco é o local mais visitado da cidade, tomou o lugar de muitos lugares com belezas extraordinárias”,completou.

Juiz decreta prisão preventiva de suspeito de causar acidente na PB

O juiz plantonista Vandemberg de Freitas Rocha decretou na quinta-feira (8) a prisão preventiva do motorista suspeito de causar um acidente no domingo (4) em Campina Grande, onde um vendedor autônomo morreu e a passageira dele, uma mulher de 22 anos, ficou gravemente ferida. A mulher permanece internada em estado grave no Hospital de Trauma da cidade. Ela estava grávida de quatro meses, mas perdeu o filho.

O suspeito é um estudante de Direito de 27 anos. Testemunhas disseram à Polícia Civil que ele teria ingerido bebida alcoólica antes de dirigir, mas, segundo o delegado Kelson Vasconcelos, ele se negou a fazer o teste do bafômetro.
O acidente aconteceu em um dos cruzamentos da Avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade. Conforme as testemunhas, a motocicleta do casal estava parada em um semáforo quando foi atingida por um carro em alta velocidade. Devido ao impacto da colisão, a moto teria sido arrastada por cerca de 100 metros. O motorista do carro teria tentado fugir do local, mas foi impedido pelas pessoas que presenciaram a batida.
Ele não sofreu ferimentos e foi levado para a Central de Polícia, onde foi autuado por lesão corporal grave e embriaguez ao volante. O estudante também poderá responder por homicídio. O advogado do suspeito, Paulo de Tarso, informou que está aguardando o desenrolar dos fatos para tomar providências. "Tudo vai depender do posicionamento e do entendimento dado ao caso, se ele responderá por homicídio doloso ou culposo. Nossa ação será no sentido de que ele possa responder ao processo em liberdade”, argumentou.

Grande João Pessoa registra três homicídios na noite da quinta (8)


A  Polícia Civil registrou três homicídios durante a noite da quinta-feira (8) na região metropolitana de João Pessoa. Dois crimes aconteceram na comunidade do Baleado, no bairro de Cruz das Armas, na capital, e o outro foi no Centro da cidade de Santa Rita. Os homicídios estão sendo investigados, mas nenhum suspeito foi preso até a manhã desta sexta-feira (9).
Em Cruz das Armas, um adolescente de 16 anos e um homem de 30 foram mortos a tiros. A Polícia Militar informou que eles eram suspeitos de participação em dois assassinatos ocorridos na mesma comunidade há alguns dias. Ainda segundo a polícia, o crime pode ter ligação com brigas de facções criminosas rivais pelo tráfico de drogas.
Já em Santa Rita, um homem de 20 anos foi morto também a tiros na frente de casa. Segundo a 6ª Delegacia Distrital, onde o crime foi registrado, ainda não se sabe o que ocasionou a morte, mas não está descartada a possibilidade de ligação com o tráfico de drogas.

Repórter segue entrevistado e acaba batendo a cabeça em poste


O repórter Kent Molgat, da emissora canadense "CTV", acabou se chocando com um poste (assista ao vídeo) enquanto caminhava para entrevistar um advogado em uma calçada em Vancouver, na província da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Repórter Kent Molgat se chocou com poste enquanto seguia entrevistado. (Foto: Reprodução)Repórter Kent Molgat se chocou com poste enquanto seguia entrevistado. (Foto: Reprodução)
Kent Molgat seguia advogado quando sofeu o acidente. (Foto: Reprodução)Kent Molgat seguia advogado quando sofreu o acidente. (Foto: Reprodução)

Americano leva porco de estimação para passear em Nova York



Esposa ciumenta teria delatado Bin Laden, diz general paquistanês


O terrorista Osama bin Laden, senil e afastado da rede da al-Qaeda, teria sido entregue aos norte-americanos por uma de suas primeiras esposas, que sentia ciúmes de uma rival mais jovem na casa em que viviam, segundo a tese elaborada por um general paquistanês depois de uma longa investigação.
Dez meses mais tarde, a incursão de um comando de elite americano que matou o chefe da al-Qaeda em seu tranquilo refúgio na cidade paquistanesa de Abbottabad continua sendo um mistério que alimenta inúmeras teorias, inclusive a traição por ciúmes.
Shaukat Qadir, um general de brigada reformado, investigou o episódio durante oito meses. Graças a suas relações com o alto escalão das Forças Armadas, foi autorizado a visitar a casa que Bin Laden ocupou e falar com os agentes que interrogaram as esposas do terrorista, presas depois da operação.
Segundo Qadir, Bin Laden foi vítima de um complô da al-Qaeda, que utilizou uma de suas esposas para colocar os americanos em seu rastro.
O terrorista Osama bin Laden observa vídeo em que ele próprio aparece, em sua casa em Abbotabad, em imagem não datada (Foto: AP)O terrorista Osama bin Laden observa vídeo em que ele próprio aparece, em sua casa em Abbottabad, em imagem não datada (Foto: AP)
De acordo com Qadir, Bin Laden começou em 2001 a sofrer com uma deficiência mental, o egípcio Ayman Al Zawahiri, a decidir eliminá-lo.
Depois de vários anos de fuga no noroeste paquistanês, a al-Qaeda decidiu escondê-lo em Abbottabad, onde mandou construir quase uma mansão.
Bin Laden se estabeleceu nessa casa em 2005 com duas de suas esposas, Amal e Seehan, e vários de seus filhos. O grupo incluía Khalid, filho adulto fruto da relação com Seehan e quem, como os guarda-costas paquistaneses de seu pai, tinha esposas e filhos.
No entanto, as coisas mudaram em 2011 quando chegou à casa outra esposa de Bin Laden, Jairia, saudita como Seehan e com quem ele havia se casado no final dos anos 1980 e a quem não via desde 2001.
Refugiada (e vigiada) numa casa no Irã até o fim de 2010, Jairia passou, segundo o general Qadir, vários meses num campo da al-Qaeda no Afeganistão antes de chegar a Abbottabad em março de 2011, menos de dois meses antes do ataque americano.
Qadir não tem dúvidas de que foi Jairia quem traiu Bin Laden.
"É o que Amal também acha e disse aos investigadores", explicou.
Ao chegar à casa, Jairia, já conhecida por seus ciúmes doentios, se instalou no primeiro andar e logo levantou suspeitas, em particular por parte de Khalid.
Mencionando um depoimento de Amal a seus interrogadores, Qadir relatou que "Khalid não parava de perguntar a Jairia por que havia ido para Abbottabad e o que queria com Bin Laden".
"Tenho que fazer uma última coisa por meu marido", teria respondido ela.
Sempre de acordo com o general Qadir, "Khalid, preocupado, levou ao conhecimento de seu pai os temores de uma traição". Mas Bin Laden, fatalista, teria se limitado a comentar: 'O que tiver de acontecer acontecerá".
De acordo com Amal, "Bin Laden tentou convencer suas outras duas mulheres a deixar a casa e fugir, mas elas quiseram ficar com ele", contou Qadir.
Para o general, a al-Qaeda e Al-Zawahiri guiaram Jairia para que orientasse os americanos a chegar à casa em Abbottabad. A interceptação, por parte dos americanos, de uma comunicação telefônica de Jairia contribuiu para convencê-los de que Bin Laden efetivamente se encontrava naquela casa.
O governo de Washington descartou qualquer complô e assegurou ter chegado até Bin Laden por seus próprios meios. O Exército do Paquistão insiste que ignorava a presença do terrorista em Abbottabad.
Segundo Qadir, o Exército paquistanês também descobriu a presença de Bin Laden, mas já muito tardiamente, no final de abril, e foi surpreendido pelo ataque americano.
Em qualquer caso, faltam as provas. Será que o ex-general conseguirá alguma um dia?
Qadir sorri: "É como o caso do assassinato de John Kennedy".

'Big Brother' de Israel vira alvo de investigação por 'dopar' participantes


A versão israelense do "Big Brother" será alvo de debate na próxima semana no Parlamento (Knesset) e investigada por uma comissão especializada da Autoridade de Rádio e Televisão, após um jornal ter revelado que alguns de seus participantes foram medicados com remédios psiquiátricos.
O escândalo, que ocupou nesta sexta-feira a primeira capa do caderno de entretenimento e lazer do jornal "Yedioth Ahronoth", surgiu há poucos dias pelas denúncias de participantes de edições anteriores.
"Brincaram com nosso cérebro", disse um deles sobre os tratamentos que receberam em segredo quando entravam no confessionário. Ali, ao reclamarem que não aguentavam mais e que queriam sair do programa, o Big Brother os encaminhava a um psiquiatra que "receitava remédios psiquiátricos", afirmou o jornal.
"O que vocês viram ali era uma pessoa drogada, induzida e presa", declarou sobre si mesmo Sa'ar Sheinfein, participante da segunda temporada que tomou remédios para casos extremos. Sheinfein indicou que "as pessoas que assistem ao Big Brother acreditam que estão vendo a realidade e com suas mensagens SMS votam em candidatos robotizados".
Outros candidatos confirmaram ao "Yedioth Ahronoth" que foram obrigados a assinar um contrato pelo qual se comprometeram a tomar os remédios receitados pelo psiquiatra, um conhecido médico de famosos e que no ano passado esteve envolvido em outro escândalo.
A Autoridade de Rádio e Televisão israelense abriu expediente de investigação contra os produtores por supostas irregularidades e violação do código de ética, apesar de estes desmentirem as acusações. O escândalo chegará na próxima semana ao Parlamento em um debate especial sobre este e outros programas similares, uma febre entre jovens e adultos israelenses que veem neles uma forma fácil de se tornarem famosos. A Knesset analisará ainda se esse tipo de programa, que possui orçamentos milionários, representa uma fraude contra o telespectador.
Há anos, os produtores do "Survival" local tiveram de reconhecer publicamente, por causa de uma fotografia nas páginas dos jornais, que o programa não era gravado em nenhuma ilha deserta, mas em uma enseada próxima a um conhecido centro turístico da América Central.

Após denúncia de preconceito racial, Conar pede que Gallo mude anúncio

Após denúncia de preconceito racial, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) recomendou a alteração do anúncio publicitário em mídia impressa do Azeite Gallo com os dizeres: “Nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”. O anúncio, publicado em uma revista, promove a embalagem nova do azeite, feita de vidro escuro.

De acordo com comunicado do Conar, a recomendação ocorreu por maioria de votos.
"Os conselheiros seguiram o voto do relator, que considerou não haver no anúncio intenção racista mas ponderou que ele permite tal interpreção e que a comunicação não deve dar margem a associações equivocadas, pela responsabilidade social que tem", diz a nota.
O conselho sugeriu, então, uma alteração no anúncio de modo a extinguir a possibilidade de interpretações discriminatórias.

No dia 29 de fevereiro, o Conar informou que o conselho iria julgar em março a peça publicitária.

Na interpretação do denunciante, informou o Conar, a frase associa, de modo preconceituoso, seguranças a negros. A reclamação foi feita em novembro de 2011 por um consumidor.

O Conar, como entidade privada, não tem poder punitivo.
Em nota, o Azeite Gallo disse que a agência publicitária AlmapBBDO, responsável pela criação do anúncio, recebeu a informação de que o material não foi considerado racista, porém pode dar margem a outras interpretações e que, por isso, deverá ser alterado.
"Muito embora não tenha recebido o teor oficial da decisão do Conar até o presente momento e como o anúncio foi veiculado no ano passado e não voltará à mídia, a agência não pretende recorrer da decisão do Conar", diz a nota.

Príncipe Harry chega ao Rio


O príncipe Harry, terceiro na ordem de sucessão na monarquia britânica, chegou por volta das 7h05 desta sexta-feira (9) ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, no Rio.
Harry chegou ao aeroporto em um voo de carreira que veio da Jamaica. O príncipe participará de uma programação que inclui o lançamento da campanha GREAT, que visa a promover a Grã-Bretanha e a atrair investidores para os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres. A campanha será lançada na noite desta sexta, no Pão de Açúcar, na Zona Sul do Rio.
A comitiva de Harry saiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, em direção à Zona Sul. O príncipe passou pelas principais vias expressas da cidade, entre elas a Linha Vermelha e a Perimetral. Pequenos bloqueios foram montados para que a comitiva passasse pelas vias sem problemas. Apesar das interdições, não houve grandes complicações no trânsito, segundo o Centro de Operações Rio.
É a primeira vez que o príncipe Harry vem ao Brasil e a viagem faz parte de um roteiro que incluiu BelizeBahamas e Jamaica com o objetivo ainda de celebrar o jubileu da rainha Elizabeth II.
O carro em que viaja o príncipe Harry (Foto: Reprodução/TV Globo)
O carro em que viaja o príncipe Harry
(Foto: Reprodução/TV Globo)
Por questões de segurança, a agenda do príncipe não foi revelada em detalhes, mas na manhã de sábado (10) ele participará de eventos esportivos no Aterro do Flamengo, na Zona Sul, e à tarde, conhecerá uma comunidade, ainda não divulgada.
Henry Charles Albert David, príncipe Henrique de Gales, ou príncipe Harry, como é mais conhecido, é o filho mais novo do príncipe Charles e da princesa Diana, falecida em 1997. O príncipe tem 27 anos e é o mais popular membro da aristocracia britânica. Na linha de sucessão à coroa britânica, Harry ocupa a terceira posição, depois de seu pai e de seu irmão, o príncipe William.
A prefeitura montou um esquema especial de trânsito para a visita do príncipe ao Aterro do Flamengo. O Aterro estará interditado entre 6h e 10h de sábado (10) para as atividades do príncipe, que devem incluir caminhada, rúgbi e vôlei de praia.

Corpo de brasileiro morto no Chile é velado em Brasília


O corpo do engenheiro brasileiro Felipe Santos, que morreu no Chile em um acidente na subida do vulcão Villarrica, é velado no cemitério Campo da Esperança, em Brasília, desde às 9h desta sexta-feira. O corpo será cremado em cerimônia prevista para ocorrer à tarde.
O engenheiro, de 28 anos, desapareceu na última quinta-feira (1º) ao escorregar e cair em uma fenda na região do vulcão, a 800 quilômetros ao sul de Santiago. O corpo foi encontrado dois dias depois.
Segundo o tio do rapaz, Adolfo Melo dos Santos, o primeiro laudo sobre a morte indicou que o engenheiro morreu de hipotermia (baixa temperatura corporal provocada pela exposição ao frio). Um laudo complementar, com mais informações sobre a causa da morte, ainda está sendo elaborado, disse.
A polícia chilena abriu investigação para apurar se houve negligência dos guias ou descuido do brasileiro. “Estamos acompanhando a investigação que está sendo feita no Chile. Só vamos falar depois que isso for concluído”, disse o tio do engenheiro.
A agência de turismo que organizou o passeio informou que segue todas as normas de segurança – turistas usavam equipamento básico de proteção, como capacete, grampões, para fixar as botas de neve, e piolet, uma ferramenta utilizada para escalar a montanha e para frear na descida.
Segundo a associação de guias, Felipe escorregou, se assustou e não fincou o piolet, o que o fez deslizar e cair na fenda.
O tio disse que Felipe tinha uma viagem marcada para esta semana para a Europa. Ele não soube dizer qual seria o destino do engenheiro. Os pais do jovem não quiseram dar declarações.
Na semana passada, depois da confirmação da morte do engenheiro, os pais dele o descreveram como um apaixonado por aventura e que tinha como objetivo nessas férias escalar o vulcão.
“Ele me ligou e disse assim: ‘Pai, eu vou subir nesse vulcão de qualquer jeito. Ele está lá aceso, mas vou pegar de qualquer jeito’. E nós, apesar de sentirmos, reconhecemos que ele perdeu a vida fazendo aquilo que gostava”, afirmou Kalidasa Mello dos Santos, pai de Felipe, ao "Jornal Nacional".
Santos trabalhava na Petrobras em Macaé (RJ). Os pais moram em Brasília, cidade onde ele morou e se formou em engenharia.

Acidente no Aterro do Flamengo, no Rio, deixa 3 feridos, dizem bombeiros


Um carro invadiu uma ciclovia, na manhã desta sexta-feira (9), no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, na altura do Morro da Viúva. As informações são do Centro de Operações Rio. Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas ficaram feridas e foram socorridas pelo quartel do Catete.
Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. De acordo com o Centro de Operações, o acidente aconteceu na pista sentido Centro, na altura do Morro da Viúva.
Por causa do acidente, o trânsito é intenso com retenções na via.

Acidente com caminhão mata feirantes em Juru



O choque entre um caminhão que transportava material de construção e uma caminhonete que conduzia feirantes resultou na morte de três pessoas, na manhã desta sexta-feira (9) na entrada do município de Juru, Sertão Paraibano.

De acordo com as primeiras informações levantadas pelo Corpo de Bombeiros da cidade de Patos, o acidente ocorreu por volta das 9h30. Há sobreviventes presos entre as ferragens. Equipes de resgate de várias cidades estão concentradas no resgate dos feridos. 

Segundo testemunhas, o caminhão teria descido a ladeira em alta velocidade, perdido o controle e atingido o outro veículo, que estava parado. O grupo de feirantes voltava pra casa, na zona rural de Juru, após ter participado de uma feira na cidade.

Mais detalhes

O caminhão carregado de sacos de cimento e tijolos, de placas MUD 3873 Tabira PE, que estava desgovernado, chocou numa D20 de placas MXJ 6487 de Solidão PB, matando dois passageiros.

Não se sabe até o momento se tem outras vítimas, já que o carro vinha com passageiros da vizinha cidade Solidão, e com o impacto ficou totalmente destruído.

A terceira vítima era uma pedestre que passava próximo ao local, e foi atingida pelo impacto. 

De acordo com o Cabo Edson da Tropa de Choque da PM que está fazendo a operação em Juru, o caminhão desgovernado bateu também em outro carro, uma D10 de placa JET 7615 da cidade de Tabira PE.

Um pai de uma das vítimas estava indignado com o ocorrido que já não é mais novidade na cidade, pois a curva que dá acesso à cidade de Juru é bastante sinuosa, e por várias vezes, caminhões carregados acabam tendo problemas nos freios sempre se chocando em pontos da via urbana.

Todas as vítimas são de Juru. O motorista do caminhão está foragido. Ainda como rastro do acidente um poste que ficava ao lado da Prefeitura Municipal ficou totalmente danificado e o transformador veio a baixo.

Texto:Patosonline/Fotos:Blog da Sabrina Barbosa

Final de semana será nublado e chuvoso na Paraíba




Final de semana será nublado e chuvoso na Paraíba
O final de semana na Paraíba será nublado e com pancadas de chuvas em todas as regiões paraibanas, de acordo com o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar das chuvas e possíveis trovoadas, a temperatura será alta durante nas manhãs e tardes até o domingo (11). 
Na Capital e nas cidades litorâneas, a temperatura ficará estável entre 26°(nas madrugadas e inicío das manhãs) e 31° por volta das 12h.  Já na região de Campina Grande, a mínima prevista pelo Inmet é de 19º e a máxima de 32°.
No Cariri paraibano, as noites serão um pouco mais frias, podendo chegar a 18º. Já no Sertão, os dias serão mais quentes, com máxima prevista para 36º, porém também não vai escapar das chuvas. 
ClickPB

Juntinhos: Colunista ligado a Cícero Lucena revela que Ricardo e Maranhão estão a um passo da reconciliação



Há muito que o Jampanews identifica e reconhece motivos para que PSB e PMDB reatem suas relações depois de duas alianças vitoriosas que garantiram a conquista da Prefeitura da capital. Os ruídos vindos de setores das duas legendas sinalizam para uma reaproximação considerada mais do que obvia e imbatível já que pesquisas de consumo interno confirmam o favoritismo das siglas no maior reduto eleitoral do estado, caso fechem mais uma aliança em 2012.

Essa tendência já havia sido analisada por um peemedebista histórico o jornalista Cristiano Machado, ex-presidente do diretório municipal do PMDB em João Pessoa, filho do ex-deputado estadual Jório Machado e pessoa da mais estrita confiança do ex-governador José Maranhão.

Cristiano, em artigo publicado no seu portal Momento PB, alinhou uma meia dúzia de argumentos mostrando a viabilidade da composição que faria com que a prefeitura permanecesse nas mãos das duas legendas, velhas parceiras na política, desta vez invertendo a cabeça de chapa.

Reforçando o que havia previsto Lira Machado agora é a vez do colunista do ClickPB, Clilson Junior, revelar que fonte de sua mais estrita confiança lhe repassou informações relatando contatos mantidos entre Ricardo Coutinho e José Maranhão visando recompor as força vitoriosas de 2004 e 2008.

O relato de Clilson tem mediador (um publicitário), dia, hora e local, além de declarações de pessoas envolvidas no processo de articulação política que contou inclusive com a participação de Eduardo Campos.

Segundo o jornalista, um dos mais ferrenhos opositores do governador, Ricardo teria ponderado a Maranhão de que, haveria mais coisas a uni-los do que a separá-los. Em razão desses aspectos positivos e das afinidades construídas nesse período entre tapas e beijos esperam-se mudanças radicais no processo eleitoral e na composição de chapas.

Transcrevemos abaixo o artigo de Clilson Junior que confirma o que já havia sido prenunciado pelo Jampa e pelo Momento PB:

Maranhão e Ricardo: juntos e misturados

Contado por fonte que merece respeito, a nova história de aliança que está para acontecer na política da Paraíba deverá modificar todos os cenários políticos desenhados até hoje, visando às eleições municipais.

O relato que chegou a este colunista, diz respeito a encontros políticos acontecidos na noite de ontem, nas cidades de João Pessoa e Recife. O resultado deve mexer com as alianças, até hoje edificadas e demarcadas até este presente instante. O primeiro encontro aconteceu em João Pessoa, com a presença de um publicitário enviado por Ricardo Coutinho para uma conversa com o ex-governador José Maranhão. Escolhido a dedo para mediar esta primeira conversa com Maranhão, o publicitário teve a missão inicial de tentar selar uma costura para unir as forças do PMDB, PSB e PT, agora em 2012. Em linhas gerais, o acordo levaria a inversão de 2004, ficando o PMDB como cabeça (leia-se Maranhão) e o vice, uma indicação de confiança de Ricardo Coutinho. A engenharia teria recebido o aval, endosso e assinatura do deputado Luiz Couto, que seria beneficiado como candidato “único” do novo grupo, à única cadeira do Senado em 2014.

Em Pernambuco, outro encontro, desta vez com pessoas ligadas ao governador Eduardo Campos, que após diversas avaliações, teria concordado com a costura paraibana, depois de terem matematicamente provas de que até junho não teriam candidatura competitiva em João Pessoa e em Campina Grande. 


Durante a reunião, um dos pontos mais discutidos amplamente foi o afastamento do senador Cássio Cunha Lima, no momento de tantas dificuldades enfrentadas pelo governo Ricardo nesses primeiros 15 meses de administração. “Vão-se os dedos ficam os anéis, vão-se os falsos ficam os fieis”, teria dito Ricardo ao autorizar o enviado para a conversa com Maranhão. Ricardo teria tomado conhecimento da aproximação de Cássio com Veneziano, através de Vital do Rego, em Brasília.

Esta não é a primeira tentativa de reaproximação e conversas para promover a composição do PMDB com a ala governista na Casa Epitácio Pessoa. Deputados do PMDB não assumem, mas em OFF dizem abertamente que entre Maranhão e Ricardo há mais motivo para uma reaproximação do que para uma separação entre o bloco ricardista.

No ano passado, o próprio chefe de gabinete de Ricardo revelou que já havia mantido diversas conversas com vários deputados no legislativo: Frei Anastácio, Luciano Cartaxo e Anísio Maia que tem a mesma raiz de Ricardo Coutinho nos movimentos sociais. Devemos lembrar que Gervásio, o pai, foi o super secretário e articulador do Governo de RC. Ainda em 2008, o coordenador geral da campanha de Ricardo Coutinho foi Gervásio Filho. 

O recado de Ricardo para Maranhão foi revelado em apenas uma frase: “Maranhão, aquilo que nos une é mais forte do que aquilo que nos separa”. 

JampaNews

Aniversariante do dia


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...