domingo, 11 de março de 2012

Jovem é preso por suspeita de tráfico na frente de casa no Agreste da PB

Um jovem de 25 anos foi preso por suspeita de tráfico de drogas no bairro do José Pìnheiro, em Campina Grande, na madrugada deste domingo (11). O sargento Jocélio, da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), informou que o suspeito foi encontrado por volta de 1h vendendo drogas na frente de casa, em um lugar conhecido como Beco do Vulcão.

Os policiais da Força Tática da Polícia Militar entraram na casa do rapaz, onde apreenderam 1,400kg de maconha e várias pedras de crack, além de aparelhos de televisão, DVD e notebooks que seriam utilizados na compra de drogas. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para investigação.

Assalto
Por volta das 20h do sábado (10), um adolescente de 13 anos armado foi detido por suspeita de assalto no bairro do Alto Branco. Com ele, foram apreendidos um celular e um revólver calibre 22.

Instalação de fábrica de cimento na PB deve gerar 1.600 empregos

A instalação de uma fábrica de cimento na cidade de Alhandra, cidade do Litoral Sul paraibano localizada a 48km de João Pessoa, deve gerar cerca de 1.600 empregos formais e aquecer a economia da região. A Elizabeth Cimentos tem o objetivo de gerar 800 empregos na construção civil apenas durante os dois anos previstos para a construção da fábrica. Para o mesmo período, na montagem mecânica e elétrica, a intenção é empregar uma média de 400 pessoas, podendo chegar a 1.200 no último ano de obras.

Depois da inauguração da unidade, prevista para o começo de 2014, a estimativa é que a fábrica tenha 400 funcionários diretos e 1.200 indiretos. As informações são do coordenador de projetos da Elizabeth, Degmar Diniz. Segundo ele, como o grupo é paraibano, será priorizada a mão-de-obra local, principalmente das cidades de Alhandra, onde fica localizada a fábrica, e Pitimbu, onde está a jazida.
“Vamos trabalhar na capacitação da mão-de-obra do povo da região e já estamos firmando parcerias com o Senai-PB [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Paraíba] e o IFPB [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba]”, garantiu o coordenador. A previsão do grupo é que a folha de pagamento mensal seja de R$ 1 milhão.

O grupo está aguardando a licença da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), que deve sair até abril, para iniciar as obras. Porém, no local já trabalham 57 funcionários preparando o terreno para receber a estrutura da fábrica, todos moradores da região.
Emprego foi a primeira oportunidade para Geilton em quatro anos (Foto: Krystine Carneiro/G1)Emprego foi a primeira oportunidade para Geilton
em quatro anos (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Geilton de Santos, de 29 anos, é um deles. O jovem está na equipe desde o primeiro dia de trabalhos no terreno, no início de dezembro, e explicou que essa foi a primeira oportunidade de emprego que teve desde 2008. “Eu trabalhei cinco anos como operador têxtil em uma fábrica, mas tive que sair pra ajudar meu pai depois da morte da minha mãe. Ainda fiz alguns bicos como marceneiro, mas esse trabalho veio em boa hora, com carteira assinada”, declarou.

Assim como a maioria da população da região, a família de Geilton trabalha com agricultura e também está se beneficiando com o Mercado Agrícola instalado pelo Grupo Elizabeth na cidade. “O mercado vai dar mais valor ao nosso produto porque vamos poder vender sem intermediários”, disse o trabalhador, cuja propriedade da família cultiva produtos como inhame, batata, macaxeira e feijão.
Duda nunca teve carteira assinada antes e trabalhava com agricultura (Foto: Krystine Carneiro/G1)Duda nunca teve carteira assinada antes
(Foto: Krystine Carneiro/G1)
O mercado também deve ajudar à família de Severino Filho, de 40 anos, mais conhecido como Duda, que é morador da Zona Rural de Alhandra e começou a trabalhar nos serviços gerais da fábrica de cimentos no dia 5 de março. Duda sempre trabalhou na agricultura na propriedade do pai. Com 40 anos de vida, esse emprego é sua primeira oportunidade com carteira assinada. “Sou pai de cinco filhos e essa vai ser uma grande melhora pra eles. Quero me aposentar nessa firma em nome de Jesus”, compartilhou Duda.

Para melhorar os serviços da cidade em que a fábrica será instalada, o Grupo Elizabeth vai levar um posto policial e um de saúde para Alhandra, além de reformar e ampliar a escola da região e asfaltar a estrada que liga a unidade fabril à PB-034, um trecho de cerca de 10km segundo o coordenador de projetos Degmar Diniz. O investimento total no projeto está estimado em 300 milhões e a fábrica terá a capacidade de produzir 1 milhão de toneladas de cimento por ano.
 
Degmar Diniz (Foto: Krystine Carneiro/G1)Para Degmar Diniz, poluição no aspecto visual será
praticamente zero (Foto: Krystine Carneiro/G1)
Sustentabilidade
O Grupo Elizabeth recorreu à tecnologia para reduzir a quase zero a emissão de poluentes da nova fábrica no meio ambiente. Segundo Degmar Diniz, o uso de filtros de mangas, um equipamento importado da Índia, será possível retirar 99,998% dos materias particulados da corrente gasosa. “Na questão visual eu diria que é poluição zero. Tecnicamente não existe nada zero, mas esse número está abaixo das normas mais exigentes do mundo”, revelou.

Degmar, que além de coordenador de projetos da Elizabeth também é engenheiro químico, explicou que o filtro de mangas é um exaustor em que o ar atravessa uma espécie de saco de malha com microporos. “As malhas, chamadas de mangas, são extremamente finas e as partículas ficam presas a elas. Tudo que ficar retido volta para a produção”, descreveu.
Todo o lixo produzido pela fábrica ainda deve ser reciclado e o que não puder passar pela reciclagem será coprocessado. O grupo também prentende recuperar a área e fazer um replantio de espécies de Mata Atlântica no local. “Aquela área já foi toda antropizada, a ação humana já destruiu tudo. Não queremos deixar nenhum passivo ambiental para a população e nem para a prefeitura”, disse Degmar Diniz.

Técnicos da empresa fizeram uma pesquisa de dois anos para analisar o desempenho de equipamentos de várias marcas de diferentes países para reunir as máquinas que tivessem melhor rendimento com o mínimo de lesão ao meio ambiente. Foram adquiridos equipamentos da Itália, Alemanha, Índia, Tailândia e China que já estão a caminho do Brasil.

Com essas máquinas, Degmar explicou que será possível reduzir o consumo de energia elétrica e térmica na produção do cimento. Segundo ele, o normal é que se trabalhe usando de 115 a 125 quilowatt-hora (kWh) por tonelada de cimento. A Cimentos Elizabeth pretende reduzir isso e trabalhar abaixo de 90kWh. Em relação à energia térmica, é comum que as fábricas consumam de 815 a 830 quilocalorias (kcal) por quilo de clinquer, a matéria-prima do cimento. A intenção do grupo é trabalhar com, no máximo, 750kcal.

Duas casas são invadidas em Campina Grande e suspeito morre

A Central de Operações da Polícia Militar (Copom) registrou duas invasões a residências em Campina Grande, no Agreste paraibano. A primeira aconteceu na noite do sábado (10) no bairro das Malvinas e um dos assaltantes acabou sendo morto. A outra aconteceu na manhã deste domingo (11), no bairro do Multirão, e nada foi roubado.
Segundo informações do sargento Jocélio, da Copom, os moradores de uma casa no bairro das Malvinas se queixaram de que uma televisão e um aparelho de DVD haviam sido furtados por volta das 22h30. À meia-noite, em rondas pelo bairro Jardim Verdejante, a Rotam localizou dois suspeitos de realizarem o furto.

Os dois reagiram à presença dos policiais e houve troca de tiros. Um deles foi baleado e encaminhado ao Hospital de Trauma de Campina Grande, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38 e o aparelho de DVD levado da casa das Malvinas. O outro suspeito conseguiu fugir.

Na ocorrência do bairro do Multirão o caso foi diferente. Segundo a Copom, sete homens armados entraram na casa, que era alugada, por volta das 5h30 à procura do dono. As duas pessoas que estavam morando no imóvel, um homem de 51 anos e uma mulher de 38, foram espancadas e ameaçadas. Eles informaram à polícia que os criminosos queriam assassinar o proprietário. Os suspeitos saíram do local sem levar nada. A polícia ainda não sabe o motivo da procura pelo dono da casa.

Professores da UEPB fazem assembleia com indicativo de greve

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (ADUEPB), o professor José Cristovão, anunciou para esta terça-feira (13) uma assembleia geral com indicativo de greve no auditório do Colégio das Damas, em Campina Grande, a partir das 15h. Segundo ele, a reunião vai discutir temas de interesse da comunidade acadêmica, como informes, autonomia da UEPB e campanha salarial 2011/2012.

Os professores da instituição já haviam se reunido anteriormente para avaliar a possibilidade de entrar em greve, mas não chegaram a um acordo. A categoria é formada por 1,3 mil professores. “A reitora Marlene Alves nega a discussão da pauta das entidades no Consuni sobre a situação salarial dos docentes e técnicos e o movimento ameaça radicalizar na assembleia de terça dia 13 e a greve pode acontecer se a reitora não negociar”, disse o presidente da ADUEPB.
Greve dos técnico-administrativos
Neste domingo (11), chega ao sétimo dia a greve dos servidores técnico-administrativos da UEPB. O professor José Cristovão ainda anunciou apoio à paralisação da categoria, que teve início na segunda-feira (5).

Entre as reivindicações estão o reajuste salarial de 11,34% e o respeito à lei de autonomia financeira da instituição, por parte do governo estadual. Os servidores argumentam que a lei não estaria sendo cumprida desde fevereiro, quando o governo publicou no Diário Oficial do Estado limites para o repasse dos recursos à universidade.

Passageiro pega 4 meses de prisão por soltar âncora de navio de cruzeiro


O norte-americano Rick Ehlert foi condenado a quatro meses de prisão após soltar sem autorização a âncora de 18 toneladas de um navio de cruzeiro em Tampa, no estado da Flórida (EUA), em novembro de 2010, segundo o jornal "Tampa Bay".
Rick Ehlert pegou quatro meses de cadeia após baixar sem autorização a âncora de 18 toneladas de navio de cruzeiro.  (Foto: Reprodução)Rick Ehlert pegou quatro meses de cadeia após baixar sem autorização a âncora de 18 toneladas de navio de cruzeiro. (Foto: Reprodução)

Durante julgamento, Ehlert reconheceu que estava bêbado quando entrou em uma área restrita à tripulação e mexeu no mecanismo de funcionamento da âncora.
“Acredito que fiquei intrigado com a máquina e curioso para ver se poderia operá-la”, disse Ehlert, ao tentar explicar a razão que o levou a mexer no mecanismo.
Na terça-feira, um juiz sentenciou Ehlert a quatro meses de prisão, sendo dois meses em uma cadeia federal e outros dois meses de prisão domiciliar, e três anos de liberdade condicional. Além disso, ele terá que pagar uma multa de US$ 7.500.
O navio estava viajando em mar calmo, com profundidade de 1,6 km, no momento do incidente. A corrente da âncora tinha 180 metros.

Veja lista de animais em poses engraçadas


No último dia 5, dois filhotes de guepardos pareciam dançar no zoológico em Neuwied, na Alemanha, ao serem fotografados por Tim Schulz. Abaixo, o G1 lista essa e outras imagens de animais em cenas curiosas. Os flagras feitos por fotógrafos mostram animais bocejando, rindo e pensando. A lista traz ainda uma foto feita por um macaco na ilha de Sulawesi, na Indonésia, que fez um autorretrato "sorridente" após roubar uma câmera.
No dia 5 de março, dois filhotes de guepardos foram fotografados no zoológico em Neuwied, na Alemanha, em uma cena em que pareciam estar dançando. (Foto: Tim Schulz/DAPD/AP)No dia 5 de março, dois filhotes de guepardos foram fotografados no zoológico em Neuwied, na Alemanha, em uma cena em que pareciam estar dançando. (Foto: Tim Schulz/DAPD/AP)
No ano passado, o fotógrafo britânico Ian Rentoul flagrou um esquilo em pé que parecia estar acenando para ele. De acordo com Rentoul, o roedor estava tentando chamar sua atenção de todas as maneiras, já que ele segurava algumas nozes. (Foto: Ian Rentoul/Caters)No ano passado, o fotógrafo britânico Ian Rentoul flagrou um esquilo que parecia estar acenando para ele. De acordo com Rentoul, o roedor estava tentando chamar sua atenção de todas as maneiras, já que ele segurava algumas nozes. (Foto: Ian Rentoul/Caters)
O macaco-esquilo Charles Darwin passeia na cabeça de seu dono durante filmagem nesta quinta-feira (21) em Berlim. O flagrante foi feito por Jens Kalaene (Foto: AFP)O macaco-esquilo Charles Darwin foi fotografado com um ar de 'pensador' enquanto passeava na cabeça de seu dono em julho de 2011 em Berlim, na Alemanha. O flagrante foi feito por Jens Kalaene (Foto: AFP)
Jaguar chamado 'Lucha' boceja no jardim zoológico da Filadélfia, nos EUA. (Foto: Alex Brandon/AP)Jaguar chamado 'Lucha' foi flagrado no dia 23 de fevereiro bocejando no jardim zoológico da Filadélfia, nos EUA. (Foto: Alex Brandon/AP)
Em 2011, o russo Sergei Gladyshev fotografou um guepardo que parecia estar sorrindo no zoológico de Moscou, na Rússia. Durante um passeio, Gladyshev disse que ficou surpreso com a expressão facial incomum do guepardo e a primeira coisa que pensou foi em fotografar o felino. (Foto: Sergei Gladyshev/Barcroft USA/Getty Images)Em 2011, o russo Sergei Gladyshev fotografou um guepardo que parecia estar sorrindo no zoológico de Moscou, na Rússia. Durante um passeio, Gladyshev disse que ficou surpreso com a expressão facial incomum do guepardo e a primeira coisa que pensou foi em fotografar o felino. (Foto: Barcroft USA/Getty Images)
Em outubro de 2010, um leão-marinho foi flagrado 'sorrindo' durante um show em um parque aquático em Kamogawa, no Japão. (Foto: Itsuo Inouye/AP)Em outubro de 2010, um leão-marinho foi flagrado 'sorrindo' durante um show em um parque aquático em Kamogawa, no Japão. (Foto: Itsuo Inouye/AP)
O biólogo marinho britânico Rory Moore fotografou em agosto de 2010 um grupo de baleias-piloto no estreito de Gibraltar, próximo ao mar Mediterrâneo, e uma delas parecia sorrir para a câmera. (Foto: Rory Moore/Barcroft Media/Getty Images)O biólogo marinho britânico Rory Moore fotografou em agosto de 2010 um grupo de baleias-piloto no estreito de Gibraltar, próximo ao mar Mediterrâneo, e uma delas parecia sorrir para a câmera. (Foto: Rory Moore/Barcroft Media/Getty Images)
Em julho de 2011, um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um 'sorridente' autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia. (Foto: Wild Monkey/David Slater/Caters News)Em julho de 2011, um fotógrafo se surpreendeu com as imagens feitas por um macaco da espécie Macaca nigra, que roubou sua câmera e acabou fazendo um 'sorridente' autorretrato em um pequeno parque nacional na ilha de Sulawesi, na Indonésia. (Foto: Wild Monkey/David Slater/Caters News)
Em junho de 2010, um filhote de chimpanzé foi flagrado se divertindo no zoológico de Ramat Gan, em Israel.  (Foto: AP)Em junho de 2010, um filhote de chimpanzé foi flagrado se divertindo no zoológico de Ramat Gan, em Israel. (Foto: AP)
Um tigre de bengala deixou toda a língua à mostra após um bocejo no dia 23 de fevereiro no jardim zoológico de Belgrado, na Sérvia. (Foto: Ivan Milutinovic/Reuters)Um tigre de bengala deixou toda a língua à mostra após um bocejo no dia 23 de fevereiro no jardim zoológico de Belgrado, na Sérvia. (Foto: Ivan Milutinovic/Reuters)
Cão é flagrado bocejando durante em evento em protesto ao abandono de animais no dia 15 de janeiro na Praça Chueca, em Madri.  (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)Cão é flagrado bocejando durante evento em protesto ao abandono de animais no dia 15 de janeiro na Praça Chueca, em Madri, na Espanha. (Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP)

Por segurança no trânsito, ciclistas pedalam nus em São Paulo


Cicloativistas tiraram a roupa na Avenida Paulista neste sábado (10) para pedir mais segurança no trânsito em São Paulo, num protesto batizado de “Pedalada Pelada", que já foi realizado em Brasília, em 2009 e em 2010, e em Aracaju, em 2009. A concentração começou às 18h, e às 20h30 os ciclistas começaram a pedalar. Às 21h30, já haviam alcançado a região da Vila Madalena, na Zona Oeste. Além de pedir mais segurança, eles protestaram também contra a dependência do petróleo nos meios de transporte.
O movimento é inspirado no Naked Bike Ride, que neste sábado ocorreu em cidades como Lima, no Peru - onde está em sua sétima edição -, Santiago, no Chile, e Cidade do Cabo, na África do Sul, onde 200 pessoas participaram do protesto. Assim como no Brasil, alguns manifestantes pintaram e enfeitaram seus corpos.

Cemitérios de SP terão câmeras inteligentes para evitar crimes


A Prefeitura de São Paulo vai instalar mais 15 câmeras em cemitérios da cidade dentro de 90 dias para auxiliar no monitoramento e no controle de furtos e vandalismo. Inaugurado em 1858 e com mais de 300 esculturas de artistas renomados, o Cemitério da Consolação, na região central, receberá dois desses equipamentos de vigilância.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU), o serviço também contemplará o uso de um programa de computador inteligente para detecção automática de ações relacionadas à segurança ou desordem urbana no raio de abrangência das câmeras, aumentando sua eficácia de ação.
O monitoramento das imagens e atendimento de ocorrências será realizado pela Central de Telecomunicações e Videomonitoramento da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As imagens serão compartilhadas com a central da Polícia Militar.

Segundo o Serviço Funerário Municipal, os 22 cemitérios municipais contam com o apoio da GCM, que realiza rondas e policiamento fixo. Nos últimos dois anos, o número de ocorrências em cemitérios diminuiu 36%.
A veredora Edir Salles (PSD) é autora de dois ofícios endereçados, um ao prefeito Gilberto Kassab (PSD) e outro à  Secretária de Segurança Urbana, em que pede a instalação de câmeras de segurança nos cemitérios da Consolação, Araçá, Quarta Parada e Vila Mariana. Ela disse ao G1 ter recebido em seu gabinete várias reclamações de familiares dos sepultados, inclusive por ofício, relatando furtos e vandalismo.
"Os atos criminosos estão se multiplicando a cada semana nos cemitérios. Verifica-se que os infratores constantemente invadem irregularmente para cometerem delitos. Dentre as ações criminosas mais graves estão os constantes furtos de materiais de bronze. São vasos, placas e até portões subtraídos dos túmulos causando danos irreparáveis aos familiares dos sepultados", disse ela em ofício endereçado ao secretário de Segurança Urbana,  Edsom Ortega Marques.  Salles recebeu de Ortega nesta semana uma resposta dizendo que as câmeras seriam instaladas ainda neste semestre.

Em meio à repressão, emissário da ONU volta a se reunir com ditador sírio


O ditador sírio, Bashar al-Assad, se reuniu novamente neste domingo (11) com o emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, que tenta negociar uma interrupção da violência na Síria, onde a repressão aos opositores deixou cerca de 90 mortos no sábado.
Mufti da Síria Ahmed Hassun e o enviado da ONU Kofi Annan, em Damasco (Foto: AFP)Mufti da Síria Ahmed Hassun e o enviado da ONU Kofi Annan, em Damasco (Foto: AFP)
O Exército sírio invadiu na noite de sábado a cidade rebelde de Idleb após um violento bombardeio, apesar da presença de Annan em Damasco. O enviado da ONU manifestou sua "profunda preocupação" com a repressão à revolta popular.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), com sede no Reino Unido, na manhã deste domingo, as forças leais a Assad lançaram uma ofensiva contra outra região da província de Idleb. Três soldados morreram nesses combates com desertores e as forças de segurança mataram um civil, segundo o OSDH.
Militantes opositores anunciaram na noite de sábado a tomada de Idleb (noroeste), sitiada há dias pelo Exército, depois de Assad ter descartado diante de Annan qualquer solução política para a crise, enquanto houver a atuação de "grupos terroristas", referindo-se aos opositores.
Emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan (esq), durante reunião no sábado com Bashar al-Assad. (Foto: AP)Emissário da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan (esq), durante reunião no sábado com Bashar al-Assad. (Foto: AP)
Segundo um comunicado da ONU fechado em Nova York, Annan classificou as negociações realizadas nesse primeiro encontro com o presidente sírio de "francas e exaustivas".
O enviado se reuniu também com opositores em Damasco que exigiram "sinais de boa vontade" do regime, em particular o compromisso de pôr fim à violência, antes de iniciar um diálogo e uma transição política.
"Não se pode falar de processo político antes que haja um cessar-fogo (...), que os presos políticos sejam libertados e que as tropas sejam retiradas de cidades e povoados", disse à AFP Abdel Aziz al Jeir, um dos líderes opositores.

De gari a universitária em MS, Walkíria já pensa em mestrado e doutorado


Sábado (10) foi o último dia como gari para Walkíria Aparecida Benites, de 36 anos. Ela foi até a sede da empresa onde trabalhava no setor de limpeza urbana em Campo Grande para encerrar o contrato mantido por sete meses, e com isso dedicar-se exclusivamente à vida acadêmica. Walkíria começou a frequentar aulas no curso de Biologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Dourados, a 225 km de Campo Grande.
O supervisor da empresa, Zezito Sales de Amaral, disse que uma mistura de sentimentos tomou conta dos colegas de trabalho quando ela passou no vestibular. “Por um lado, ficamos um pouco tristes, pois perdemos uma de nossas melhores funcionárias. Mas, por outro, ficamos muito felizes em vê-la ir atrás de seu sonho, ela merece”, afirmou.
Ex gari é aprovada em vestibular de universidade em MS (Foto: Felipe Bastos / G1MS)Walkíria pensa em fazer mestrado e doutorado
(Foto: Felipe Bastos / G1MS)
Antes de ser gari, Walkíria trabalhou como faxineira, diarista e babá para se manter. A mudança na vida de Walkíria começou há dois anos. Ela havia concluído o Ensino Médio 12 anos atrás e se sentiu instigada quando a sobrinha terminou o 2º grau. “Percebi que estava ficando para trás, já tinha perdido muito tempo e precisava voltar a estudar”, disse ao G1.
Walkíria matriculou-se no cursinho do Instituto Luther King, entidade que oferece cursos preparatórios gratuitos para vestibular e de informática básica. O fundador e presidente do instituto, Aleixo Paraguassu, disse que ela serviu de exemplo para professores e alunos. “Durante dois anos, ela teve 100% de presença, é uma pessoa humilde, com uma garra e uma força de vontade incríveis, tenho a maior admiração por essa mulher”, disse.

Depois que iniciou o cursinho pré-vestibular, teve que aliar os estudos à rotina do trabalho de gari. Diariamente, acordava às 5 horas, percorria aproximadamente 40 quarteirões para fazer a limpeza das ruas em Campo Grande. “Era muito cansativo, eu só chegava em casa depois do cursinho, quase à meia-noite”, lembra.
Após dois anos de estudo, o esforço foi recompensado. No dia 17 de janeiro deste ano, foi divulgado o resultado do vestibular da UFGD. Walkíria passou na primeira chamada, em 29º na colocação geral e 9º pela cota social, destinada a egressos do ensino público, sistema de reserva existente na universidade em Dourados. Foram oferecidas 60 vagas para o curso, com aulas em tempo integral.
“Descobri que tinha mesmo capacidade, fiquei muito emocionada, parece que saí de uma caverna e vim para a vida real. Até ontem era gari e, agora, sou universitária”, disse Walkíria.
Dificuldades
Walkíria mudou-se para Dourados, alugou uma casa pequena e trabalha como diarista para pagar as contas. A maior dificuldade, segundo ela, é aprender a lidar com informática, já que a maior parte das pesquisas é feita com ajuda de dados da internet. “Para quem superou o que eu superei, aprender a mexer em um computador é fácil, fácil”, brinca.
A ex-gari mal começou o curso de Biologia e já traça metas para os próximos anos. “Sei que ainda é o começo, ainda tenho um longo caminho pela frente. Mas, depois que terminar a faculdade, quero fazer mestrado e doutorado”, disse. “Eu vou ser doutora”.

Lula deve receber alta neste domingo, diz hospital


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá receber alta média ainda na tarde deste domingo (11), segundo informou o Hospital Sírio-Libanês, onde ele está internado. Lula deu entrada no hospital há uma semana, no dia 4. Foram diagnosticados dois pequenos focos de infecção, um em cada pulmão.
No último boletim médico, divulgado na quinta-feira (8), a equipe médica informou que o tratamento era feito com antimicrobianos.
Lula chegou a apresentar febre durante a internação, além de uma pneumonia leve.
Os médicos disseram que a infecção pulmonar apareceu porque houve uma queda no sistema de defesa do organismo do ex-presidente. O fato é considerado normal para um paciente que enfrentou três ciclos de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia para combater um câncer na laringe.
Durante esta semana, as visitas chegaram a ser suspensas para que o ex-presidente usasse menos a voz.
De acordo com o oncologista Artur Katz, exames preliminares mostraram que não há mais tumor na laringe de Lula. “Os exames feitos ontem [domingo] não revelam presença de tumor. Entretanto, é importante frisar: esses exames não foram feitos com esse objetivo”, explicou o médico. “Ainda há muito processo inflamatório, muito inchaço, e o inchaço não permite uma avaliação adequada.”

Soldado americano abre fogo contra civis e mata 16 no Afeganistão


Um soldado americano matou pelo menos 16 civis ao sair de sua base e abrir fogo contra afegãos na província de Kandahar, reduto talibã no sul do Afeganistão, segundo as autoridades locais.
Afegãos observam local de massacre na província de Kandahar. (Foto: Ahmad Nadeem/Reuters)Afegãos observam local de massacre na província de Kandahar. (Foto: Ahmad Nadeem/Reuters)
"Um militar americano foi detido devido ao incidente que deixou vítimas civis", indicou a Isaf, força armada da Otan, em um comunicado, indicando que "lamenta profundamente o incidente".
Ele deixou sua base militar em Panjwai por volta das 3h deste domingo (19h30 de sábado no horário de Brasília), invadiu casas na região e abriu fogo contra moradores. Segundo as autoridades americanas, o soldado sofreu um colapso nervoso.
Homem permanece ao lado de corpo de afegão morto por soldado americano. (Foto: Allauddin Khan/AP)Homem permanece ao lado de corpo de afegão morto por soldado americano. (Foto: Allauddin Khan/AP)
Neste domingo, os Estados Unidos pediram desculpas pelo massacre cometido pelo soldado.
"Os Estados Unidos manifestam suas mais sinceras condolências às famílias (afetadas) pelo dramático tiroteio desta manhã. Este ato violento cometido contra nossos amigos afegãos nos entristece", declarou uma porta-voz da diplomacia americana.
O episódio pode afetar ainda mais a imagem dos soldados americanos no Afeganistão. No mês passado, tropas do país queimaram várias cópias do Corão, o livro sagrado do Islã. As forças americanas disseram que os livros foram queimados por engano.
Uma série de protestos devido ao episódio deixou 30 mortos, entre eles seis soldados americanos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...