sexta-feira, 16 de março de 2012

Justiça da PB aceita denúncia contra promotor acusado de abuso sexual

O Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu durante sessão do Pleno, na quarta-feira (14), denúncia contra o promotor de justiça Carlos Guilherme Santos Machado, pela suposta prática de abuso sexual. De acordo com a denúncia, o crime ocorreu na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba, em abril de 2009. A proposição foi feita pelo Ministério Público, por meio do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro. A relatoria foi do desembargador Arnóbio Alves Teodósio e a denúncia foi aceita por maioria.
De acordo com o voto do relator, no processo existem elementos suficientes que apontam para fortes indícios da materialidade do crime, sendo necessário, portanto, o aprofundamento das investigações. “Só se rejeita a denúncia por falta de justa causa quando a inicial não for embasada em prova da materialidade ou indício de autoria”, explicou o desembargador Arnóbio Alves. O entendimento do relator do processo prevaleceu na Corte.

Segundo informações do MP, o promotor está afastado do cargo desde a época da denúncia. Ele atuava na cidade de Cajazeiras, onde crime teria ocorrido. O G1 tentou falar com Carlos Guilherme, mas as ligações não foram atendidas. 

Homem mata ex-mulher a facadas na Paraíba por ciúmes, diz Polícia Militar

Uma jovem de 18 anos de idade foi assassinada a facadas dentro de casa, na manhã desta sexta-feira (16), em Campina Grande. O caso aconteceu por volta das 8h no bairro Santa Rosa. De acordo com o 2º Batalhão da Polícia Militar, o crime foi cometido pelo ex-companheiro dela, que teria agido por ciúmes. A mulher teria sido atacada quando estava com o filho de 1 ano de idade nos braços.

Conforme a PM, ele golpeou a mulher com cinco facadas, mas não fugiu. O homem teria ficado dentro da casa aguardando a chegada dos policiais para se entregar. Ele foi detido e encaminhado à Central de Polícia Civil de Campina Grande para prestar depoimento.
Segundo a PM, ele pode ser autuado em flagrante por homicídio. Moradores da rua relataram aos policiais que o casal tinha um relacionamento conturbado, se separando com frequência.
Em meio à confusão na rua, um pedestre acabou sendo atropelado por um ônibus que precisou desviar da rota devido à presença de carros policiais na região. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não forneceu informações sobre o estado de saúde dele.

Estudante relata detalhes de cativeiro após 25 horas de sequestro na PB


Depois de passar cerca de 24 horas sequestrado e ser libertado, um estudante de 15 anos morador de Campina Grande falou sobre como a abordagem aconteceu e o tratamento que recebeu no cativeiro. Ele foi levado por três homens na noite da quarta-feira (14) e devolvido à família na quinta-feira (15) à noite, em uma estrada. Ele disse que estava com a mãe voltando do supermercado quando o grupo os interceptou na frente de casa fingindo que iria roubar o carro, mas na verdade o objetivo final seria levá-lo para cobrar resgate.
"Eles anunciaram o assalto aí minha mãe e eu saímos do carro para eles levarem, mas depois anunciaram o sequestro. Foi tudo só pra eu sair do carro. Eu lutei com dois deles, percebi que minha mãe estava sendo jogada no chão pelo motorista, aí eu entrei no carro", descreveu o adolescente em entrevista à TV Paraíba.
A mãe, Leni Honorata, falou sobre a aflição da espera por notícias do filho. "Uma única vez que eu ouvi a voz do meu filho e estava tudo bem", disse. Segundo ela, o principal medo era de que o rapaz não estivesse bem. "Era muita tristeza dentro do meu coração porque eu me preocupada com o bem estar dele emocionalmente. É uma coisa muito bruta, muito ríspida, muito agressiva. Ele tem só 15 anos. Um adulto se sente agredido emocionalmente, imagina uma criança", desabafou.
Segundo o adolescente, apesar de estar sob o poder de criminosos, ele não recebeu maus tratos no cativeiro. "Eles de vez em quando iam no lugar onde eu estava deitado, me amarraram e ficavam indo para ver se eu estava bem, se estava tentando me soltar, e daí eles foram perguntando se eu estava com fome, com sede, se queria água ou ir ao banheiro. Tratavam com educação, sem bater nem nada", explicou.
Ao chegar em casa, o estudante foi recebido com festa por vizinhos e parentes. Em seguida, foi levado para fazer exame de corpo de delito. A Polícia Civil agora tenta identificar os envolvidos no crime.

Músico faz show dentro do rio Tâmisa


Um músico fez uma apresentação inusitada na quinta-feira (15) em Londres, na Inglaterra. Ele cantou e tocou guitarra dentro do rio Tâmisa, na região de Southbank, com água batendo nos joelhos. O "show" chamou a atenção das pessoas que passavam pelo local.
Música toca guitarra dentro do rio Tâmisa. (Foto: Andrew Winning/Reuters)Músico fez apresentação dentro do rio Tâmisa. (Foto: Andrew Winning/Reuters)
Algumas pessoas acompanharam o show improvisado do músico. (Foto: Andrew Winning/Reuters)Algumas pessoas acompanharam o show improvisado do músico. (Foto: Andrew Winning/Reuters)
Cena ocorreu na quinta-feira em Londres. (Foto: Andrew Winning/Reuters)Cena ocorreu na quinta-feira em Londres. (Foto: Andrew Winning/Reuters)

Chinês chama atenção ao plantar bananeira sobre prego


O chinês Xu Tiancheng, de 56 anos, virou atração em Wuhan, na província chinesa de Hubei, por plantar bananeira sobre um prego em uma rua da cidade. Tiancheng pratica há mais de cinco anos "Qi Gong", uma técnica milenar, de origem taoísta.
Xu Tiancheng planta bananeira sobre um prego em Wuhan. (Foto: Reuters)Xu Tiancheng planta bananeira sobre um prego em Wuhan. (Foto: Reuters)
Xu Tiancheng pratica há mais de cinco anos 'Qi Gong'. (Foto: Reuters)Xu Tiancheng pratica há mais de cinco anos 'Qi Gong'. (Foto: Reuters)

Tornado causa destruição nos EUA


Um tornado tocou o solo na cidade americana de Dexter, em Michican, provocando estragos e destruindo algumas casas nesta quinta-feira (15).
O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou que o tornado também atingiu a cidade de Pinckney, no mesmo condado de Washtenaw.
Moradores observam estragos provocados por tornado em Dexter, Michigan, nesta quinta-feira (15) (Foto: AP)Moradores observam estragos provocados por tornado em Dexter, Michigan, nesta quinta-feira (15) (Foto: AP)
Não havia informações sobre feridos.

Hospital do Andaraí, no Rio, é invadido por homem armado


Dois dias depois que o Hospital Gaffrée e Guinle, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, foi assaltado, um homem armado invadiu o Hospital do Andaraí, também na Zona Norte, na noite de quinta-feira (15), e rendeu médicos que estavam no terceiro andar do prédio. As informações foram confirmadas pelo Ministério da Saúde.
O crime aconteceu por volta das 21h. O suspeito roubou celulares e dinheiro dos médicos, e fugiu em seguida.
O caso foi encaminhado para a 20ª DP (Vila Isabel).
Assalto na Tijuca
O assalto ao Hospital Gaffrée e Guinle aconteceu na noite de terça-feira (13). As vítimas foram rendidas e ameaçadas caso reagissem. O roubo aconteceu por volta das 18h30 e o homem levou celulares, carteiras e um computador. Segundo a PM, dois médicos e dois estudantes foram rendidos pelo suspeito e presos dentro do banheiro. O homem conseguiu fugir.

Espanha prende cinco brasileiros suspeitos de explorar prostituição


Treze pessoas, entre elas 5 brasileiros e 3 dominicanos, foram detidas por sua suposta participação em uma rede internacional de exploração sexual na Espanha que utilizava mulheres do Brasil e da República Dominicana.
As mulheres eram atraídas em regiões pobres do Brasil e da República Dominicana com falsas promessas de trabalho na Espanha, onde chegavam de avião como turistas, informou nesta sexta-feira (16) a Guarda Civil espanhola.
Depois de desembarcarem no país, as mulheres eram exploradas sexualmente em bordéis da região de Navarra (norte), nos quais também era permitido o consumo de cocaína, segundo as fontes.
Os detidos, com idades entre 23 e 59 anos, são cinco brasileiros, três dominicanos e cinco espanhóis. Outras seis pessoas foram acusadas por seu suposto envolvimento na rede.
As prisões ocorreram em Navarra e na capital, Madri.
Droga que teria sido apreendida na operação (Foto: Guarda Civil da Espanha)Droga que teria sido apreendida na operação (Foto: Guarda Civil da Espanha)
Também foi descoberto na residência de um dos detidos um laboratório clandestino para adulterar e distribuir cocaína.
Os integrantes da rede também favoreciam os casamentos das mulheres com cidadãos espanhóis,que recebiam 1,5 mil euros por isso, evitando assim que elas fossem deportadas por sua situação irregular.
Nos clubes, as vítimas trabalhavam cerca de 12 horas seguidas diárias, chegando a fazer apenas uma refeição ao dia, e tinham que cumprir regras rigorosas, caso contrário eram multadas.

Ciclistas fazem manifestação em Campos após morte de jovem belga

Ciclistas fizeram um protesto na noite de quinta-feira (15) em Campos, no Norte Fluminense, por causa da morte de um jovem belga, que fazia intercâmbio no país. Ele morreu atropelado quando pedalava por uma avenida da cidade. Por causa da manifestação, o trânsito ficou fechado em uma das pistas da Avenida Artur Bernardes.

Os amigos escreveram uma mensagem em homenagem ao jovem. Parte da bicicleta de Hadrien Thys foi pintada de branco e pendurada em um poste no local do acidente.

“Quando um ciclista morre, a gente coloca no local da morte uma homenagem para ele. Espero que o poder público permita que fique aí como forma de conscientização para que a gente não precise mais deixar sangue nas avenidas”, disse Bruno do Val, amigo da vítima.

Hadrien costumava treinar na Avenida Arthur Bernardes. Ele foi atropelado por um carro, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. 

Conselho de Medicina vai investigar Samu do MA por omissão de socorro


O Conselho Regional de Medicina doMaranhão (CRM- MA) abriu na quinta-feira (15) uma sindicância para apurar a omissão de socorro por parte do SAMU deSão Luís.
“Vamos ouvir o médico, vamos pesquisar as condições de trabalho. Será uma investigação detalhada e consciente”, afirmou Abdon Murad, presidente do CRM.
Na última segunda-feira, 12, o pedreiro Cristino Sousa morreu por falta de atendimento médico. De acordo com o Presidente da Associação dos Funcionários do SAMU, Lindomar da Silva, a morte do pedreiro confirma as reivindicações da entidade.
“O SAMU de São Luís não tem infraestrutura adequada para atendimento da população local. De cada 13 ambulâncias, 7 estão paradas", declarou.
A mãe da vítima, Joana Sousa, ligou quatro vezes pedindo uma ambulância e o socorro lhe foi negado. “Eles negaram prestar socorro ao meu filho, ele morreu por omissão de socorro”, desabafou.
A Secretaria Municipal de Saúde mandou afastar o médico, que teria sido negligente, das funções do SAMU. O caso já foi comunicado à Polícia Civil e ao Ministério Público, que já sinalizou que deve investigar por meio da Promotoria Criminal.

Pai diz que se jogou sobre filho para tentar evitar morte em tiroteio em SP


O porteiro João Felix, de 35 anos, afirmou na manhã desta sexta-feira (16) que se jogou sobre o filho João Gabriel da Silva, de 9 anos, quando começaram os disparos que mataram o garoto na tarde desta quinta (15) em São Paulo. O menino foi atingido por vários disparos na região do Grajaú, na Zona Sul, enquanto aguardava a perua escolar em um ponto de ônibus próximo de casa.
Um carro escoltava um caminhão quando um outro veículo fez a abordagem por volta das 13h desta quinta. Os criminosos desceram do veículo e começaram a atirar no veículo da escolta. Um dos seguranças que estava no carro morreu e outro ficou ferido. Os outros disparos atingiram o estudante.
“Logo que o Monza estacionou, veio um carro com mais ou menos umas cinco pessoas bem armadas e já foi atirando. Meu menino estava mesmo de frente e tomou todos os tiros. Ele levou uma rajada de balas”, afirmou Felix ao chegar ao Instituto Médico-Legal (IML) na Zona Sul da capital nesta manhã.
“Eu falei para ele: ‘Filho, cai no chão, filho’. Eu vi ele agachando. Eu atravessei no meio da chuva de balas. Pulei em cima dele e saí rolando. Eu me machuquei todo também. Infelizmente, quando vi ele já estava morto nos meus braços”, contou o pai. Ele teve escoriações, mas não foi atingido por nenhum disparo.
mãe grajaú (Foto: Letícia Macedo/G1)Mãe de João Gabriel aguardava a liberação do
corpo do filho no IML (Foto: Letícia Macedo/G1)
A mãe do menino, Marta Adriana da Silva Lima, de 37 anos, que estava em casa na hora do crime, ouviu os disparos e foi até o ponto de ônibus. “Quando cheguei lá, ele já estava no colo do meu marido, morrendo. Ele só abriu o olho, olhou para mim, fechou o olho e não falou mais nada. Eu não consigo pensar em outra coisa”, disse.
O pai acredita que o tiroteio tenha durado cerca de três minutos. O porteiro não conteve as lágrimas ao falar do filho. “Era uma criança que tinha o sonho de ser biólogo. Na noite anterior ficou até uma da manhã assistindo um filme para fazer um trabalho. Passou a manhã inteira estudando. Quando vou levar para a escola acontece isso.”
“Até quando vão matar criança e pessoas inocentes para que as autoridades tomem uma providência?”, indagou o porteiro.
O segurança baleado teve alta do hospital, segundo informou o SPTV.

Paraíba é o 3º Estado do Brasil onde mais se fuma



A Paraíba é o terceiro Estado do Brasil com maior número de usuários de tabaco acima dos 15 anos, de acordo com a Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) publicada em 2010. De 2001 até este ano, 25.224 pessoas morreram com câncer, tendo como um dos fatores o tabagismo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Hoje é comemorado o Dia Estadual de Combate ao Tabagismo e será realizada a mesa redonda  “Políticas Públicas para Enfrentamento do Tabagismo”, às 8h, no Hotel Igatu, no Cabo Branco, em João Pessoa. para discutir políticas públicas de prevenção. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu restringir a comercialização de cigarros com sabor no país.
Ainda conforme a pesquisa do IBGE, 51,2% dos paraibanos usuários de qualquer derivado do tabaco planejava ou pensavam parar de fumar. Nesse caso, a Paraíba ocupava o 17º lugar entre 28 unidades federativas, incluindo o Distrito Federal. Essa pesquisa apontou que no Brasil, 24,6 milhões de habitantes fumavam, tendo a maioria, 21,5 milhões, ou seja, 87,4% que fumavam todos os dias.
Segundo a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Gerlane Carvalho, o Estado trabalha com ações preventivas do uso do cigarro e também no tratamento de pacientes que sofrem com doenças decorrentes do tabaco, fator de risco para o surgimento de alguns tipos de câncer. Na Paraíba, por ano, 2,5 mil pessoas morrem por conta do cigarro.
Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Estado, há 511.480 fumantes, sendo  que 99.720 (19,49%) residem na Capital.
Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última terça-feira, a norma que restringe o uso de substâncias para camuflar o cheiro e o sabor da nicotina, que conferem sabor e aroma aos produtos fumígenos comercializados no País. No entanto, alguns aditivos usados na fabricação dos derivados de tabaco permanecem na produção.
Onde tratar o câncer
No Estado, os hospitais de referência para combater os tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco como o de pulmão, esôfago e laringe são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), em João Pessoa, e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (Fap) e Hospital Universitário Alcides Carneiro,  em Campina Grande.
A presidente Dilma Rousseff sancionou, em dezembro passado, a lei que proíbe o fumo em locais fechados e coletivos. O projeto, originário da medida provisória 540/2011, que altera a legislação sobre o fumo, foi aprovado pelos senadores no final de novembro de 2011. Com isso, fica proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos em ambientes fechados, os chamados “fumódromos”, tanto privado quanto públicos.
Jornal Correio da Paraíba

Vital solicita de Ministra liberação dos R$ 300 mil de sua emenda para duplicação da BR 230



Vital solicita de Ministra liberação dos R$ 300 mil de sua emenda para duplicação da BR 230
O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) solicitou à Ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, a liberação de verba de sua emenda parlamentar para a duplicação da BR 230, no trecho entre as cidades de Campina Grande e Soledade. Foi durante audiência ocorrida no início da noite desta quarta-feira (14), no Gabinete da Ministra.

A emenda, no valor de R$ 300 milhões, vai garantir a duplicação na etapa inicial do grande projeto de duplicação, que em sua totalidade vai permitir a duplicação de Campina Grande à cidade de Cajazeiras, e que tem um custo total de R$ 1,5 bilhão. Para a duplicação de toda a rodovia, o Senador Vital do Rêgo apresentou emenda ao Plano Plurianual – PPA, garantindo a execução das obras até 2015.

Na audiência, Vital apresentou à Ministra Ideli os argumentos que comprovam a necessidade de duplicação da Rodovia. “Queremos que a obra seja iniciada ainda este ano e, para isto, temos que garantir a liberação dos R$ 300 mil iniciais, logo após o descontingenciamento do OGU, o que deve ocorrer até o mês que vem, segundo nos garantiu a Ministra”, afirmou o Senador paraibano.

Vital adiantou que a duplicação da BR terá duas etapas: a primeira, que é esta que compreende o trecho de Campina Grande a Soledade; e a segunda, que compreende a duplicação de Soledade a Cajazeiras, já aprovada no Plano Plurianual (PPA 2012/2015).

A duplicação da BR 230 teve início no ano de 1995 e, até hoje, apenas cerca de 130 km foram concluídos, no trecho entre João Pessoa e Campina Grande. A obra estava incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, concebido e posto em prática pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e atualmente mantido no PAC 2 pela Presidenta Dilma Rousselff.

Segundo Vital do Rêgo, a duplicação da BR 230 é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico e social da Paraíba, porque promoverá a integração entre as diversas regiões do Estado, além de proporcionar mais segurança para os usuários, possibilitando ainda uma maior interligação com os Estados do Nordeste.  

Ascom

Paraibano arranca cabeça de vítima e joga em rio



PATOENSE É ACUSADO DE DECEPAR CABEÇA DE HOMEM E JOGAR DENTRO DE UM RIO EM IGUATU.

Um paraibano está sendo acusado de ter praticado um crime bábaro, no vizinho estado do Ceará. Segundo a Polícia ele decepou a cabeça de um homem e jogou dentro de um rio.

A cabeça da vítima Expedito Cristiane Cordeiro Palácio, de 44 anos, que foi decepada e jogada no Rio Jaguaribe, Foi encontrada na tarde desta quarta-feira, 14. A equipe de Guardas Vidas da Guarda Cidadã de Jucás, formada por Cleber, Jader, Andrade, Manoel e Gilberto recuperaram a parte do corpo que foi encaminhada para o IML de Iguatu.

A cabeça da vítima estava completamente desfigurada, em seguida a Polícia Militar comandada pelo SGT da PM Mathias prendeu o assassino e em seguida o Delegado Jeffirson Pereira continuaram com a investigação do caso.

Veja vídeo com declaração do assassino
Junior Gomes dos Santos, 23, natural de Patos, assumiu a autoria do crime e declarou o motivo à reportagem do site: “fiz isso mesmo, decepei a cabeça dele que ameaçou a minha mãe e não estou arrependido” - disse.

Radar Sertanejo com Iguatu.net

TSE veta propaganda eleitoral fora de prazo no Twitter



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira que candidatos não podem fazer propaganda no Twitter antes do prazo legal estipulado pela Justiça Eleitoral. Neste ano de eleições municipais, a propaganda eleitoral terá início em 6 de julho. Por quatro votos a três, a corte rejeitou um recurso de Indio da Costa, que foi candidato a vice-presidente na chapa de José Serra em 2010. Os ministros mantiveram a aplicação de uma multa de 5 000 reais a Indio, que pediu voto a eleitores pelo Twitter em 4 de julho de 2010, um dia antes do início do período eleitoral.

A regra aprovada pelo TSE servirá para disciplinar o comportamento dos pré-candidatos das eleições municipais deste ano. A discussão sobre os limites do uso do Twitter dividiu os ministros. Indio argumentava que a mensagem era destinada a um seguidor que havia perguntado a respeito da candidatura. Dessa forma, alega o atual integrante do PSD, não havia uma difusão massiva da mensagem. Mas a maioria dos integrantes da corte avaliou que o microblog serve como veículo de divulgação massiva - e, portanto, com efeito semelhante a sites de internet ou programas de rádio.

"Não se está de forma alguma cerceando o direito de comunicação", disse o ministro Ricardo Lewandowski, que votou com a maioria. Ele lembrou que o veto atinge apenas os pré-candidatos, e não os eleitores comuns. Arnaldo Versiani concordou: "O teor da mensagem me deixou absolutamente convencido de que a intenção não foi outra senão fazer propaganda eleitoral".

Vencida, a ministra Cármen Lúcia chegou a argumentar que o microblog não pode ser comparado a um meio de divulgação tradicional. No caso em análise, as mensagens de Indio da Costa foram dadas em resposta a usuários. A ministra fez uma comparação: "O Twitter, em vez de ser uma mesa de bar tradicional, é uma mesa de bar virtual". Gilson Dipp se alinhou ao pensamento da colega: "A noção de propaganda tradicionalmente adotada pela jurisprudência da corte não se acomoda ao Twitter, mesmo que alguns milhares de seguidores possam ser alcançados".


Veja
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...