domingo, 18 de março de 2012

Dois homens são assassinados a tiros em João Pessoa


Um duplo homicídio foi registrado na noite de sábado (17) na comunidade Porto de João Tota no bairro Mandacaru, na capital. De acordo com a polícia, um outro homem, que também era alvo dos suspeitos, conseguiu fugir.
Segundo as informações que foram repassadas para polícia, três suspeitos  se aproximaram das vítimas e atiraram várias vezes.  
Um dos homens atingidos pelos disparos morreu no local. O outro ainda tentou fugir, mas foi atingido e também  não resistiu. O corpo dele foi jogado em um rio do bairro.
A polícia segue investigando a autoria e também o que teria motivado o crime. Até às 9h30 deste domingo (18) a policia não tinha pistas do trio que cometeu o duplo homicídio.

Adolescentes são flagrados com drogas e armas em João Pessoa


A Polícia Militar apreendeu dois adolescentes suspeitos de traficar drogas em João Pessoa. Com eles a a polícia apreendeu uma arma e ainda pedras de crack.
De acordo com as informações do 5° Batalhão da Polícia Militar, a abordagem aconteceu na noite da sexta-feira (16) no bairro Mangabeira VI, na capital.
Os suspeitos, segundo a polícia, são ex-internos do Centro Educacional do Adolescente (CEA). Eles foram encaminhados para Delegacia Especializada.

Briga por ponto de venda de drogas termina em morte na Paraíba, diz PM


Um homem foi assassinado a tiros na manhã deste domingo (18) no conjunto Santa Marina, em Sapé, na região da Mata paraibana. De acordo com o subtenente Júlio, da 17ª Companhia da Polícia Militar de Sapé, a polícia acredita que o homem traficava drogas na cidade. O suspeito do crime é um adolescente de 16 anos que, segundo a polícia, seria responsável por outros crimes na cidade.
A vítima estava morando em Sapé há poucos meses e ainda de acordo com o subtenente o motivo da morte teria sido a disputa por pontos de vendas de drogas na cidade. O adolescente suspeito da morte foi detido na casa dele poucas horas depois do fato. O suspeito foi encaminhado para delegacia de polícia do município.

Estudo revela que a maioria das prefeituras gasta mal o dinheiro do contribuinte


A forma como as prefeituras brasileiras gastam o dinheiro dos contribuintes começou a ser acompanhada por um Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.
A primeira pesquisa mostrou que a maioria dos municípios tem dificuldade pra fechar as contas.
Cabe aos municípios melhorar a vida dos brasileiros. Educação, saúde, ruas asfaltadas.
E para isso, as mais de cinco mil cidades do país juntas administram R$ 300 bilhões. Orçamento maior do possuem países como Argentina e Chile juntos.
A avaliação usou os números fornecidos pelas prefeituras para a Secretaria do Tesouro Nacional.
As notas são o resultado de quanto cada município arrecada, como gasta, a capacidade de pagar as dívidas e de investir em melhorias.
A maioria das cidades (64%) recebeu as piores notas, ou seja, tem situação fiscal difícil ou crítica.
Apenas 2% (95 cidades) ganharam a nota mais alta, porque mostraram excelência na gestão dos recursos.
Um grande orçamento e milhões de habitantes não são garantias de saúde financeira. Municípios pequenos tiveram resultados melhores do que algumas das maiores cidades do país. Somente três capitais ganharam a nota mais alta.
Nas regiões Sul e Sudeste ficam 81 dos 100 municípios com as melhores notas. Já no Nordeste estão 85 dos 100 últimos colocados.
E o principal motivo para esta diferença é o gasto com a folha de pagamentos.
Ao todo, 277 das 384 prefeituras que não respeitam a lei de responsabilidade fiscal. A região Nordeste tem a maior concentração de prefeituras que não respeitam a lei de responsabilidade fiscal. Ela estipula um teto de 60% do orçamento para gastos com pessoal.
Ao todo, 98% das prefeituras dependem de repasses dos governos dos estados e de recursos federais para pagar funcionários.
"Esse dado é grave.O estudo mostra necessidade de a sociedade acompanhar esses gastos com maior lupa, assim como os governantes levarem em consideração despesas e receitas dos municípios pra que a gente tenha uma gestão publica mais eficiente", diz Guilherme Mercês, gerente de estudos econômicos da Firjan.

Cão pega carona em moto nos EUA


Veja lista de veículos nos formatos mais estranhos do mundo


No dia 7 de março, o designer automobilístico Sudhakar Yadav exibiu um carro em formado de sapato de salto alto em uma rua da cidade de Hyderabad, na Índia. O carro atinge 45 quilômetros por hora. Abaixo, o G1 lista esse e outros veículos em formatos curiosos.
No dia 7 de março, homem testa carro em formado de sapato de salto alto em rua da cidade indiana de Hyderabad. (Foto: Krishnendu Halder/Reuters)No dia 7 de março, homem testou carro em formado de sapato de salto alto em rua da cidade indiana de Hyderabad. (Foto: Krishnendu Halder/Reuters)
A fabricante de botas dos Estados Unidos L.L. Bean construiu um veículo em formato de bota para comemorar o aniversário de 100 anos da companhia, fundada em 1912. (Foto: Pat Wellenbach/AP)Em janeiro deste ano, a fabricante de botas dos Estados Unidos L.L. Bean construiu um veículo em formato de bota para comemorar o aniversário de 100 anos da companhia, fundada em 1912. (Foto: Pat Wellenbach/AP)
Em 2011, um fabricante de calçados na China criou um veículo no formato de um sapato gigante. Ele pode transportar até duas pessoas e alcança mais de 30 km/h. O veículo levou seis meses para ser projetado e custou mais de R$ 10 mil. (Foto: Reprodução)Em 2011, um fabricante de calçados na China criou um veículo no formato de um sapato. Ele pode transportar até duas pessoas e alcança mais de 30 km/h. O veículo levou seis meses para ser projetado e custou mais de R$ 10 mil. (Foto: Reprodução)
Em 2011, o ex-piloto Valery Bulgakov apresentou em Moscou, na Rússia, durante  um evento de veículos exóticos, um carro voador. Bulgakov transformou seu carro Tavria em um avião, que alcança 95 km/h e poder voar até três metros de altura. (Foto: Natalia kolesnikova/AFP)Em 2011, o ex-piloto Valery Bulgakov apresentou em Moscou, na Rússia, durante um evento de veículos exóticos, um carro voador. Bulgakov transformou seu carro Tavria em um avião, que alcança 95 km/h e poder voar até três metros de altura. (Foto: Natalia kolesnikova/AFP)
Em 2010, o indiano Kanyaboyina Sudhakar exibiu um carro no formato de um cigarro em Hyderabad, na Índia. (Foto: Barcroft Índia/Getty Images) (Foto: Barcroft Índia/Getty Images)Em 2010, o indiano Kanyaboyina Sudhakar exibiu um carro no formato de um cigarro em Hyderabad, na Índia. (Foto: Barcroft Índia/Getty Images)
Veículo no formato de taco de críquete também foi criado pelo indiano Kanyaboyina Sudhakar.  (Foto: Barcroft Índia/Getty Images)Veículo no formato de taco de críquete também foi criado pelo indiano Kanyaboyina Sudhakar. (Foto: Barcroft Índia/Getty Images)
O designer de carros indiano Sudhakar Yadav criou um veículo em formato de sinuca. O carro foi exibido em 2009 em Hyderabad, na Índia.  (Foto: Noah Seelam/AFP)O designer de carros indiano Sudhakar Yadav criou um veículo em formato de sinuca. O carro foi exibido em 2009 em Hyderabad, na Índia. (Foto: Noah Seelam/AFP)

Detran pretende dobrar atendimentos on-line até o fim do ano em SP


Um ano depois do início da reformulação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), o órgão procura aumentar os serviços disponíveis pela internet e fazer com que a população utilize cada vez mais o computador para os atendimentos. “Eu gostaria de até o fim do ano no mínimo dobrar atendimentos on-line, se possível mais. Temos 2,5 milhões de pessoas cadastradas no nosso portal e a expectativa é chegar em 5 milhões até o fim do ano”, afirma o coordenador do Detran, Daniel Annenberg.
Em março do ano passado, o governador Geraldo Alckmin assinou um decreto que autorizou mudanças no Detran, como a alteração do comando do órgão, que deixou a Secretaria da Segurança Pública. Entre os objetivos estava liberar cerca de 1,3 mil policiais que executavam serviços no departamento e dar ao órgão o que o governo chama de "padrão Poupatempo" de atendimento, mais simples e rápido.
Annenberg diz que, depois de um ano, foram liberados para outras atividades cerca de 300 policiais civis, como delegados e investigadores. “Nós já devolvemos quase 300 policiais e, ao longo deste ano, com a transformação das unidades maiores, devolveremos uma quantidade ainda maior. Isso é um processo. A gente precisa aumentar os serviços eletrônicos e formar as pessoas que irão substituir os policiais”, afirma, em entrevista ao G1. Na capital paulista, ele espera que quase todos os policiais sejam devolvidos após a reabertura em setembro da unidade Armênia, que está em reforma.
Para ocupar essas vagas, o Detran fez algumas convocações de concursos antigos. “Mas a gente tem um projeto que será encaminhado para a Assembleia Legislativa de criar uma autarquia e uma carreira própria para agentes e oficiais de trânsito. Se for aprovado, vamos fazer um concurso para essas novas carreiras”, diz.
Em um primeiro momento, o Detran passou para a Secretaria de Gestão Pública. Na semana passada, porém, o departamento mudou para a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, para continuar sob o comando do secretário Julio Semeghini. “Ele acompanhou desde o início, viu a complexidade do Detran, é por isso que foi para o Planejamento. Para que essa primeira etapa de transição, de saída dos policiais e criação da autarquia, nós completemos junto ao secretário que acompanhou o processo desde o início”, explica Annenberg.
Atendimentos on-line
O usuário conta com 16 serviços eletrônicos em funcionamento, como a emissão da 2º via da carteira de motorista. Annenberg afirma que o Detran realiza, atualmente, cerca de 150 mil atendimentos pela internet por mês. “Ainda é pouco porque muita gente não conhece esse serviço. Algo em torno de 10% da população pede via internet uma 2º via da CNH. Para nós seria fundamental que cobrisse muito mais, 80%, 90%, 100% até”, diz. Também é possível solicitar pela internet a permissão internacional para dirigir e fazer a alteração de endereço.
Ele diz que o aumento dos atendimentos on-line é importante para liberar os postos para os serviços em que há necessidade da presença física, como a renovação da carteira de motorista. “Isso é bom para o cidadão, porque ele ganha tempo, e para nós podermos atender melhor aqueles serviços que dependem da presença física do cidadão. Quanto mais serviços a gente puder fazer via meios eletrônicos, melhor”, defende. O coordenador garante que há capacidade para expandir o atendimento na internet. “Temos mais capacidade de fazer dessa forma do que presencialmente.”
Neste fim de semana, mais dois serviços passam a ser disponíveis pela internet: “Solicitação de Comunicação de Venda” e “Solicitação de Recurso de Penalidades”. Outros estão previstos até o fim do ano. Uma das ideias é um serviço de mensagem instantânea que irá lembrar o motorista do prazo para renovar a CNH, quando estiver próximo da data. “Muita gente perde o prazo porque não lembra.”
Padrão Poupatempo
Uma das promessas da reformulação do Detran era que os postos alcançassem o chamado “padrão Poupatempo”. “É um padrão que, principalmente, se preocupa com qualidade de atendimento ao cidadão, com rapidez e desburocratização. É um pessoal selecionado e capacitado para atender bem a população. Estamos tentando fazer o mais simples possível e mais rápido”, diz Annenberg.
Segundo ele, grande parte das unidades estará dentro desse padrão até o início do próximo ano. “Nós temos 336 Ciretrans e 309 seções de trânsito. A gente já implantou esse novo padrão em cinco Ciretrans grandes. Estamos em processo para fazer mais alguns neste ano, os maiores, que respondem entre 60% e 70% de todo atendimento do Detran, como Campinas, Santos, Sorocaba e Ribeirão. Para alcançar em todas as unidades, é um caminho que leva um tempo.”

Poluição ‘escurece’ Pequim


Acidente de ônibus fere 13 na França



Eletricista ganha indenização após ter que rebolar em dinâmica de grupo


Um eletricista ganhou na Justiça o direito a uma indenização após ter que rebolar durante uma entrevista de emprego. O caso aconteceu em Bragança Paulista, no interior de São Paulo. A empresa na qual ele buscava uma vaga foi condenada a pagar R$ 6.220.
Uma agência de empregos que fica no centro da cidade foi responsável por selecionar candidatos para a vaga de líder de equipe da Citéluz, empresa de iluminação pública que presta serviço para a prefeitura.
O eletricista, que tem 22 anos de profissão, se candidatou e foi chamado para uma entrevista. "Eu e mais três candidatos, disseram que a gente ia fazer uma dinâmica. Falaram que a gente tinha que bater palma, depois fazer uma flexão e rebolar", afirmou ele, que não quis ser identificado.
O homem contou que um dos candidatos questionou o fato de ter que rebolar. "Inclusive quando meu colega questionou, falou assim: 'mas, tem que fazer mesmo?' e responderam: 'não, tem que fazer'. Eu estava desempregado, e fizemos. Meio constrangidos, mas fizemos. A entrevista com elas não durou um minuto. Não teve nenhuma pergunta técnica", explicou.
O eletricista não foi aprovado na seleção. Após passar pelo constrangimento, ele entrou na Justiça contra a Citéluz e ganhou uma indenização por danos morais. Ele vai receber R$ 6.220. Na sentença o juiz disse que à exceção de vagas em companhia de dança, ninguém deveria rebolar para buscar empregos. E afirmou que a conduta da empresa violou a dignidade do candidato.
"O cargo ao qual se estava pleiteando, ou seja, a liderança para um setor de eletricidade e o fato que o candidato ter que rebolar em uma dinâmica de emprego. Uma coisa não está ligada com a outra", disse o advogado do eletricista, Jonas Amaral Garcia.
A agência de empregos Primax informou que só realizou o recrutamento dos candidatos e que a dinâmica de grupo foi feita pela Citeluz, mencionada no processo. Já a Citéluz não quis comentar o assunto e não informou se vai recorrer da decisão.

Polícia prende manifestantes durante protesto do 'Ocupem' em Nova York


Dezenas de pessoas foram presas durante protesto do movimento "Occupy Wall Street" (Ocupem Wall Street, em tradução) em Nova York, nos Estados Unidos, no na noite de sábado (17), segundo a polícia da cidade. Na confusão, três policiais foram feridos.
A marcha dos "indignados" reuniu cerca de 300 pessoas no Zuccotti Park, parque onde o "Occupy" começou, próximo do centro financeiro da cidade, e comemorava os seis meses do movimento, criado para protestar contra o poder excessivo do sistema capitalista e contra a crise econômica no país.
Policiais prendem os manifestantes da 'marcha dos indignados' em Nova York (Foto: Eduardo Munoz/Reuters)Policiais prendem os manifestantes da 'marcha
dos indignados' em Nova York
(Foto: Eduardo Munoz/Reuters)
"Esta é a nossa nova ofensiva", disse Michael Premo, morador de Nova York, que se identificou como um porta-voz do movimento. "As pessoas pensam que o 'Ocupem' acabou. O importante é que elas saibam que estamos de volta."
Segundo a polícia, diversas marchas menores foram realizadas na cidade durante a tarde de sábado e 15 pessoas foram presas. A manifestação terminou na reunião dos manifestantes pouco antes da meia-noite no Zuccotti Park. As prisões foram efetuadas para evitar que fosse criado um novo acampamento no centro financeiro de Nova York, afirmou o detetive Brian Sessa. A operação envolveu 100 policiais.
As prisões, ainda de acordo com a polícia, ocorreram porque os manifestantes sentaram no chão e se recusaram a deixar o lugar. Em 20 minutos, o local foi liberado.

Empresa fabrica tinta que isola calor e atende mercado de ‘prédios verdes’


Para entrar no sofisticado mercado de construção de prédios sustentáveis, uma pequena empresa de São Paulo fabrica uma tinta especial, que isola o calor. A tinta ajuda a diminuir custos até do ar condicionado.
Os Estados Unidos lideram a construção de edifícios com certificação ambiental. E o Brasil está em quarto lugar.
Após 12 meses de pesquisas e testes, os empresários José Faria e Antônio Storani fizeram uma tinta que reflete 99% dos raios do sol e evita a invasão de calor nos ambientes. “O produto já existia nos Estados Unidos, com desenvolvimento Nasa, para aplicação aeroespacial, naves. Hoje nós fizemos melhor, pegamos essa tecnologia e aplicamos em vários segmentos de negócio”, explica Storani.
No Brasil, a tinta é usada para economizar energia nas construções. Ela é aplicada no telhado dos prédios. Ao refletir os raios de sol, diminui o aquecimento interno e os gastos com refrigeração do ambiente. “Hoje o mundo todo está falando em sustentabilidade, nós estamos iniciando prédios sustentáveis, existe uma metodologia para você construir um prédio sustentável, mais econômico”, diz Faria.
Os empresários investiram R$ 1 milhão na fábrica. Compraram matéria prima, montaram um laboratório, contrataram especialistas e fizeram laudos técnicos para atestar a eficiência do produto.
O segredo da tinta está em flocos que parecem neve. A tinta contém milhares de microesferas cheias de ar. São bolinhas de vidro ocas, internamente com ar. O fato de ter ar impede a passagem do calor.
Cada microesfera é quase mil vezes menor que um grão de areia. Elas são misturadas com minerais, resina e pigmentos. Com isso, forma-se a tinta refletiva, que adere em qualquer material: aço, alumínio, madeira, plástico.
As microesferas também fazem a tinta funcionar como um poderoso isolante térmico.
Em São Paulo, um shopping adorou a novidade e contratou a empresa para aplicar a tinta no telhado. O trabalho é feito com alpinistas urbanos que prestam serviço para a fábrica de tinta. São quatro mil metros quadrados de telhado, todo em alumínio. A tinta é aplicada com um compressor de ar.
Num dia de sol escaldante, a temperatura do telhado chega a 70 graus. E boa parte desse calor passa para baixo. Para se ter uma ideia, o shopping gasta R$ 120 mil por mês só para manter os aparelhos de ar-condicionado ligados o dia inteiro. Com a tinta refletiva, a ideia é derrubar o custo em até 30 %.
A empresa cobra de R$ 25 a R$ 28 por metro quadrado pintado, conforme a dificuldade do telhado. Com três alpinistas, o serviço é rápido. Um dia de trabalho com aplicação em duas camadas de tinta.
Por dentro, o shopping precisa manter a temperatura interna em 25 graus. Para isso, usa centenas de dutos que ventilam o ar resfriado. E quanto mais quente o dia, mais energia para manter essa temperatura.
“A busca dessa tecnologia é exatamente para trazer economia, alinhado com conceito de sustentabilidade de agredir muito menos a natureza, os clientes observam isso, sabem que nós estamos indo atrás de uma tecnologia que está bem alinhada com o conceito de sustentabilidade, diz o gerente de operações Alex Conceição.
O Brasil é hoje o quarto país do mundo em número de empreendimentos sustentáveis. São 43 construções, e mais de 400 em processo de certificação. Marcos Casado é gerente técnico do GBC Brasil, uma ONG que certifica os edifícios verdes. Entre os requisitos destacam-se ações para baixar a temperatura nas metrópoles.
“A gente busca reduzir o efeito de ilhas de calor que existe nas grandes cidades como em São Paulo. A gente tem uma diferença de oito graus. Então, as áreas mais urbanizadas têm cobertura escura e pavimentação escura geram esse efeito de ilha de calor. A tinta reflexiva vem para trabalhar, nas coberturas e até mesmo nas pavimentações, a redução desse efeito ilha de calor. Ou seja, vai criar áreas de conforto melhor para as pessoas”, diz.
Os empresários da tinta refletiva já venderam o produto para mais de 100 clientes, a maioria empresas. No último ano aplicaram em 50 mil metros quadrados de telhados. E garantem: em 2012, vão aumentar em dez vezes o faturamento da fábrica.
“Eu acredito que esse vai ser o último ano que nós vamos ficar como uma pequena empresa. Muitas empresas multinacionais estão nos procurando. Inclusive uma hoje da Alemanha, no setor de ferrovia, transporte, já está interessada numa grande parceria. A ideia é a gente fornecer o nosso produto para seis países, entre Europa, EUA, Ásia e América do Norte”, afirma Faria.

Massa e Bruno classificam choque na Austrália como 'acidente de corrida'


Foi um domingo de pesadelo para os brasileiros na etapa de abertura da temporada 2012 da Fórmula 1, na Austrália. Felipe Massa e Bruno Senna, que já tinham ligado o sinal de alerta na véspera, com posições ruins no grid, tiveram uma corrida para esquecer. A dez voltas do fim, os dois se enroscaram na pista e tiveram que abandonar a disputa. Após a prova, tanto Massa quanto Senna classificaram o choque como "acidente de corrida".
- Acredito que podemos considerar como acidente de corrida. Uma STR (Daniel Ricciardo) tentou me passar por fora na curva 3 e Bruno conseguiu melhor tração por dentro. Então entramos na curva 4 lado a lado, foi aí que nos enroscamos e vocês viram no que deu - explicou o piloto da Ferrari.
Bruno compartilhou da opinião do compatriota:
- Acho que foi acidente de corrida. Consegui sair melhor da curva 3 que ele (Massa) e o Ricciardo, que estavam brigando. Não sei se o Ricciardo empurrou ele ou não, mas eu deixei espaço suficiente para ele ir por dentro, mas ele acabou encostando em mim e a gente prendeu o carro um no outro aí já era, não tinha muito o que fazer - explicou, em entrevista à TV Globo.
No incidente, o piloto da Williams teve um pneu furado, chegou a voltar para a pista e seguiu para os boxes. Entretanto, acabou recolhendo para a garagem voltas depois. Bruno explicou que teve o carro danificado em razão do choque e da passagem na brita e preferiu deixar a prova para evitar danos maiores ao equipamento para as próximas corridas.
- O pneu furou, fui na brita, encheu o radiador de brita, o motor estava superaquecendo e não valia a pena estragar motor e caixa de câmbio por nada - revelou.
A prova foi complicada para Bruno desde a largada. Logo na primeira curva, ele foi tocado por Daniel Ricciardo e ficou atravessado na pista. Por causa do incidente, Senna foi obrigado a fazer uma parada nos boxes já na primeira volta.
- Eu tentei pegar a linha de fora na primeira curva e senti um toque em mim. Com isso, tive que fazer um pit stop extra, o que tornou as coisas mais difíceis - contou Bruno.
Bruno Senna envolvido em acidente no GP da Austrália Fórmula 1 (Foto: AFP)Começo ruim: Bruno Senna foi tocado por Ricciardo na largada do GP da Austrália (Foto: AFP)
Massa também enfrentou problemas desde o início da prova. O brasileiro enfrentar dificuldades com o desgaste acentuado dos pneus da Ferrari logo nas primeiras voltas da corrida em Melbourne.
- Depois de algumas voltas comecei a ter dificuldades com os pneus. Eu tive uma boa largada e esperava terminar nos pontos. Nós tentamos antecipar a primeira parada, mas acabamos tendo o mesmo problema com o segundo jogo de pneus macios: o carro estava escorregando e o desgaste era maior que dos adversários - explicou o piloto da escuderia italiana.
No próximo fim de semana os pilotos voltam à pista para o GP da Malásia. O treino classificatório e a corrida estão marcados para às 5h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo e em Tempo Real com vídeos pelo GLOBOESPORTE.COM.

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