sábado, 24 de março de 2012

Rapaz é morto no dia do aniversário de 18 anos em João Pessoa


Um jovem foi assassinado no Bairro das Indústrias, em João Pessoa, no dia que completava 18 anos. Segundo informações do agente Ramalho, da Delegacia de Homicídios, o rapaz estava na frente da casa da namorada quando foi executado na noite desta sexta-feira (23).

A namorada informou à polícia que ainda ouviu os disparos de dentro de casa, mas não viu os assassinos. De acordo com informações da Homicídios, o rapaz era usuário de drogas e tinha se mudado recentemente do bairro de Mandacaru.
Pedreiro foi morto na principal via do bairro do Rangel (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Outros homicídios
A Delegacia de Homicídios registrou outro assassinato na noite desta sexta-feira em João Pessoa. Às 20h, um pedreiro foi morto a tiros na principal via do bairro do Rangel, a Avenida 2 de Fevereiro. Não há suspeitos do crime.

Mais um homicídio aconteceu na noite da sexta, dessa vez em Cabedelo, cidade da Grande João Pessoa. Segundo o agente Sérgio, da 7ª Delegacia Distrital, o crime aconteceu no Jardim Gama por causa de uma briga. O suspeito do assassinato estava discutindo com um rapaz quando o pai do jovem interveio e levou vários golpes de faca. Ele foi socorrido e levado para o Hospital de Trauma, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima era um comerciante de 49 anos e a polícia já tem informações sobre o suspeito, mas ninguém foi preso.

Em Campina Grande, a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) registrou uma tentativa de homicídio na Ramadinha II por volta das 22h40. Um reciclador de 35 anos levou um tiro na barriga e foi levado ao Hospital de Trauma. Segundo a sargento Sandra, os principais suspeitos são dois adolescentes.

Chip de reconhecimento de voz é desenvolvido em universidade da PB

Um chip que trabalha como um verificador de identidade vocal, cujo objetivo é relacionar uma voz à uma identidade ou certificar se quem está falando é realmente quem diz ser. Foi isso que os alunos do Laboratório de Arquitetura Dedicada (LAD) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) montaram através do programa federal Brazil-IP (Brazil Intelectual Property), que busca a capacitação de profissionais capazes de projetar circuitos integrados.

O Brazil-IP existe desde 2003 e integra estudantes e professores de várias universidades públicas espalhadas pelo Brasil, cada uma delas responsável por um projeto. O programa passou, para cada uma, a tarefa de montar um chip. Em 2009, o grupo da UFCG começou a montar o Speaker Verification System (SPVR), um dos chips mais complexos já feito no Brasil, segundo o LAD.
O projeto paraibano teve início apenas com alunos da graduação de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação. Desde seu início, cerca de 20 alunos participaram em algum momento da equipe. O estudante Lucas Paixão, do curso de Engenharia, explicou o funcionamento do projeto e quais seriam os próximos passos.
Chip SPVR é um dos mais complexos já feitos no Brasil (Foto: Divulgação)
“O chip recebeu o nome de SPVR e confere a identidade do usuário através da voz. O processo de reconhecimento se dá no momento em que o chip busca parâmetros da voz de determinada pessoa, definindo um modelo que perceba cada característica vocal diferenciada das outras pessoas”, disse Paixão.
Lucas continuou dizendo que “três anos após o início do projeto, conseguimos concluir. Estamos na fase final, mas o chip já está feito. Na porta do nosso laboratório temos um circuito que “imita” o funcionamento do SPVR, e só consegue entrar quem tem a voz reconhecida para obter permissão de entrada.”
Elmar Melcher, professor do Departamento de Sistema e Computação e coordenador do projeto, disse estar muito feliz com o resultado desses anos de esforço e avanço tecnológico. “Estou muito orgulhoso de fazer parte dessa equipe. O chip criado mostra a excelente qualidade da formação dada aos alunos participantes do programa Brazil-IP.”

Veja lista com tatuagens bizarras exibidas por presos


Em 2011, a polícia da Califórnia (EUA) prendeu um integrante de uma gangue que tatuou em seu peito um desenho descrevendo o assassinato a tiros de um membro de uma gangue rival. Em 2010, um ladrão foi preso no Colorado após ser reconhecido por ter um tatuagem de "bigodinho". Veja abaixo essas e outras tatuagens bizarras exibidas por presos.
 A tatuagem de Anthony Garcia mostra um helicóptero dando um tiro em um amendoim em frente a uma loja de bebidas alcoólicas. E por cima da ilustração está a inscrição 'Rivera Kills'. Garcia, cujo apelido é 'Chopper', gíria em inglês para helicóptero, é integrante da gangue Rivera 13, da cidade de Pico Rivera, e o rival assassinado, John Juarez, era da gangue Pico Nuevo, cujos integrantes são conhecidos como 'amendoins'. (Foto: AP)A tatuagem de Anthony Garcia mostra um helicóptero dando um tiro em um amendoim em frente a uma loja de bebidas alcoólicas. E por cima da ilustração está a inscrição 'Rivera Kills'. Garcia, cujo apelido é 'Chopper', gíria em inglês para helicóptero, é integrante da gangue Rivera 13, da cidade de Pico Rivera, e o rival assassinado, John Juarez, era da gangue Pico Nuevo, cujos integrantes são conhecidos como 'amendoins'. (Foto: AP)
Anthony Brandon Gonzales foi preso após roubou uma casa em 2010 no estado do Colorado (EUA). Ele  foi reconhecido por sua tatuagem no rosto. Gonzales traz as palavras ‘East Side’ (lado leste, em Português) escritas no ‘bigode’ e o número 13 abaixo do lábio inferior. (Foto: AP)Anthony Brandon Gonzales foi preso após roubou uma casa em 2010 no estado do Colorado (EUA). Ele foi reconhecido por sua tatuagem no rosto. Gonzales traz as palavras ‘East Side’ (lado leste, em Português) escritas no ‘bigode’ e o número 13 abaixo do lábio inferior. (Foto: AP)
Em 2011, um homem foi preso no estado americano da Califórnia suspeito de roubo, falsificação e receptação de mercadoria roubada, além de violação de condicional por delitos cometidos anteriormente, segundo a polícia. Mas o que chamou a atenção da polícia foi a tatuagem que ele levava na testa, com um xingamento ('dane-se', em tradução livre para o português). (Foto: Divulgação)Em 2011, um homem foi preso no estado americano da Califórnia suspeito de roubo, falsificação e receptação de mercadoria roubada, além de violação de condicional por delitos cometidos anteriormente, segundo a polícia. Mas o que chamou a atenção da polícia foi a tatuagem que ele levava na testa, com um xingamento ('dane-se', em tradução livre para o português). (Foto: Divulgação)
O americano Robert Norton Kennedy foi preso no condado de Horry, na Carolina do Sul (EUA), acusado de agressão, mas o que chamou a atenção da polícia foi uma tatuagem que o suspeito tinha na cabeça. Kennedy tatuou a mensagem ‘Com Deus todas as coisas são possíveis. Deus ama você. Por favor, perdoe-me se eu disser ou fizer algo estúpido. Obrigado!’. (Foto: Divulgação)O americano Robert Norton Kennedy foi preso no condado de Horry, na Carolina do Sul (EUA), acusado de agressão, mas o que chamou a atenção da polícia foi uma tatuagem que o suspeito tinha na cabeça. Kennedy tatuou a mensagem ‘Com Deus todas as coisas são possíveis. Deus ama você. Por favor, perdoe-me se eu disser ou fizer algo estúpido. Obrigado!’. (Foto: Divulgação)
Em 2010, uma tatuagem inusitada que o norte-americano Elias Sedale Jones tem na testa ajudou a polícia de Newport News, no estado da Virgínia (EUA), a prendê-lo. Ele tatuou um cifrão entre os olhos. Jones foi preso acusado de falsificar cheques. (Foto: Divulgação)Em 2010, uma tatuagem inusitada que o norte-americano Elias Sedale Jones tem na testa ajudou a polícia de Newport News, no estado da Virgínia (EUA), a prendê-lo. Ele tatuou um cifrão entre os olhos. Jones foi preso acusado de falsificar cheques. (Foto: Divulgação)

Elefantes de circo suíço passam por regime para perder peso


Três elefantes de um circo suíço que estão em excesso de peso passarão por um regime para poder peso. De acordo com o jornal suíço "Tages Anzeiger", os animais terão que perder entre 50 e 300 quilos. Além de uma alimentação especial, o circo Knie implantou um sistema que obriga o trio a fazer exercícios.
Elefantes do circo Knie passarão por regime para perder peso. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)Elefantes do circo Knie passarão por regime para perder peso. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Além de dieta especial, elefantes farão exercícios. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)Além de dieta especial, elefantes farão exercícios. (Foto: Fabrice Coffrini/AFP)

Fim de semana terá chuva em quase todo o Brasil


Durante este sábado (24), todas as regiões do país devem receber pancadas de chuva isolada, com exceção do litoral da região Nordeste, que terá sol entre nuvens. No domingo, o sol sem chuva deve chegar ao interior do Sul do país, explica o meteorologista Pedro Nazareno Ferreira da Costa do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).
O fim de semana também terá nebulosidade em boa parte do Brasil, devido a um fenômeno chamado zona de convergência de umidade, que traz concentração de nebulosidade,  “Ela segue desde o litoral de São Paulo, indo em direçao ao centro do continente até este domingo”, coloca o meteorologista.

Sul
A previsão é de sol e poucas nuvens no oeste de todos os estados da região. No leste e sudeste do Paraná e no nordeste de Santa Catarina, o tempo deve ficar instável com algumas aberturas de sol e chuva a qualquer momento. No leste da Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, há possibilidade de chuva.

No domingo, o interior dos três estados deve ter predomínio de sol, enquanto no litoral, a chuva deve se manter, com algumas aberturas de sol.
Sudeste
No litoral e sul de São Paulo, a previsão do sábado é de tempo instável, com chuva a qualquer momento, e sol e poucas nuvens e tempo nublado no sudoeste e nordeste do estado, no alto e médio Vale do Paraíba e na capital. Do centro de São Paulo ao norte de Minas Gerais, sol e poucas nuvens. Espera-se chuva a qualquer momento no Rio de Janeiro, sudeste de Minas Gerais e sul do Espírito Santo e, no triângulo mineiro, chuva à tarde.
No domingo, o tempo deve permanecer instável no sul de São Paulo, sudeste de Minas Gerais e centro-sul do Rio de Janeiro, com chuva a qualquer momento. No restante de São Paulo, sul de Minas Gerais, norte do Espírito santo e Serra da Manriqueira, sol e nuvens vão se revezar, com possível chuva à tarde. Nas demais áreas da região, espera-se tempo nublado com fortes pancadas de chuva.
Centro-Oeste
Neste sábado, a previsão é de sol e poucas nuvens do centro-sul de Mato Grosso do Sul. Nas outras regiões do Centro-Oeste, espera-se sol entre nebulosidade e pancadas de chuva.
No domingo, deve haver sol com pancadas de chuva em Goiás e Mato Grosso. Em Mato Grosso do Sul, sol e poucas nuvens, com chuva à tarde no sul do estado.
Norte
Neste sábado, a previsão é de sol e poucas nuvens com possibilidade de pancadas de chuva no sudeste do Tocantins. No restante do estado, no norte do Amazonas, Roraima e Amapá, pancadas de chuva isolada e sol é encoberto por nebulosidade variável. As demais regiões do Norte devem ter tempo nublado com fortes pancadas de chuva.
No domingo, bastante nebulosidade e pancadas de chuva em toda a região.
Nordeste
Este sábado deve apresentar sol e poucas nuvens em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, sudeste do Piauí e na maior parte da Bahia, com chance de pancadas de chuva no litoral de Alagoas, Pernambuco e Bahia.
No domingo, pancadas no periodo da tarde no interior, com possibilidade pequena de atingir o litoral de toda a região.

Morre em Belo Horizonte menina de três anos picada por escorpião


Morreu na noite desta sexta-feira (23) a menina de três anos que foi picada por um escorpião dentro de casa, no bairro Eldorado, emContagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O acidente aconteceu na quinta-feira (22). Ela estava internada em estado grave no Centro de Terapia Intensiva do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital mineira.
Ainda segundo os militares, a criança chegou a ser internada no Hospital Municipal de Contagem, mas, por causa da gravidade do caso, precisou ser transferida para o pronto-socorro na capital. Segundo o hospital, a menina deu entrada na madrugada desta sexta-feira e sofreu sete paradas cardíacas.

Pesqueiro que sumiu no tsunami do Japão reaparece no mar do Canadá


Lixo espacial deixa astronautas de estação em alerta


A tripulação da Estação Espacial Internacional teve de se refugiar em cápsulas de fuga de emergência temendo uma colisão com um pedaço de lixo espacial.
O detrito, um pedaço descartado de um foguete russo, foi detectado na sexta-feira, quando já era tarde demais para mover a estação espacial.
A agência espacial americana, a Nasa, afirmou que o detrito não chegou a se aproximar tanto da estação a ponto de constituir uma ameaça, mas acrescentou que foi preciso tomar medidas de precaução.
Foi a terceira vez em doze anos que a Estação Espacial Internacional enfrenta o risco de ser atingida por lixo espacial.
Em junho, um detrito chegou a 335 metros da plataforma espacial.
Segundo a agência espacial russa, o pedaço de foguete deste sábado passou a uma distância de 23 quilômetros da estação.
'Exercício de abrigo'
A plataforma espacial atualmente conta com três astronautas russos, dois americanos e um japonês.
A equipe recebeu ordens de se refugiar em duas cápsulas Soyuz na eventualidade de a estação ser atingida, mas um porta-voz da Nasa informou que eles receberam o sinal verde para regressar à estação na madrugada do sábado.
O ''exercício de abrigo'', segundo o porta-voz, foi realizado ''com extremo zelo e de forma muito cuidadosa''. Ele acrescentou que tudo ocorreu ''como manda o figurino e o pequeno detrito passou pela Estação Espacial Internacional sem que houvessem incidentes''.
A Nasa está atualmente rastreando cerca de 22 mil objetos que estão percorrendo a órbita terrestre, mas a agência espacial acredita que possam exitir milhões de objetos rondando o espaço, como consequência de décadas de programas espaciais.
Os detritos variam de tamanho, podendo ser desde pequenos objetos com menos de um centímetro de comprimento ou até grandes pedaços de foguetes, satélites que não operam mais ou tanques de combustível descartados.
Todos estes detritos que constituem o lixo espacial viajam a velocidades de vários quilômetros por segundo e, numa eventual colisão, podem provocar sérios danos à plataforma espacial ou a satélites.
Um dos eventos que provocou a maior criação de detritos se deu em 2007, quando a China usou um míssil para destruir um de seus próprios satélites. A explosão criou mais de 3 mil detritos, que puderam ser rastreados, e outras 150 mil partículas.

Aluna de universidade de RR diz ter sido vítima de intolerância religiosa


Uma estudante de direito da Universidade Estadual de Roraima acabou na delegacia na tarde desta sexta-feira (23), em Boa Vista, depois que uma das professoras do curso se recusou a dar aula para a turma do 10º semestre do curso por causa, segundo ela, de seus trajes e objetos pessoais. Raymunda Gomes Damasceno Bascom, de 44 anos, reclama ter sido vítima de discriminação religiosa. A universidade aguarda o relatório da professora sobre o incidente e uma análise da assessoria jurídica para se pronunciar oficialmente.
A universitária diz que segue uma religião de matriz africana e, por isso, todas as sextas-feiras veste saia branca, blusa azul, colares e adornos na cabeça, e carrega consigo objetos como uma pequena bíblia, uma pequena boneca. Além disso, ela diz que sempre carrega livros, dicionários, frutas e uma caneca para evitar o desperdício de copos descartáveis.
Raymunda Gomes Damasceno Bascom, de 44 anos, estudante de direito da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) (Foto: Arquivo pessoal)Raymunda Gomes Damasceno Bascom, de 44 anos, estudante de direito da Universidade Estadual de Roraima (Foto: Arquivo pessoal)
Ray, como é conhecida entre os colegas, contou ao G1 que tem aulas de direito administrativo com a mesma professora todas as quintas e sextas-feiras desde a segunda semana de fevereiro, mas que seu modo de vestir e seus objetos nunca foram motivo de conflito. Nesta sexta, sua turma teve aula de direito processual constitucional no primeiro período e, entre as 10h e as 11h50, teria a aula de direito administrativo.
"Quando ela chegou, depois de dar bom dia, ela virou para mim e perguntou 'o que é isto?'. Eu não sei a que ela se referia, então respondi 'este é o meu jeito de vestir na sexta-feira', e ela disse que era para eu tirar as coisas, inclusive da minha mesa, tudo o que não tivesse que ter com direito administrativo, senão ela não ia dar aula", disse a estudante.
Em um vídeo enviado à TV Roraima e filmado por uma aluna que estava presente na classe, a professora diz após ver os objetos sobre a mesa de Ray: "Isso não faz parte da aula. Você vai ficar só com o seu caderno e sua caneta". Após a reação dos alunos, a professora afirma: "Se vocês querem fazer qualquer tipo de manifestação utilizem os meios cabíveis. Eu sei que só tem uma pessoa aqui que está fazendo este tipo de coisa, mas como tenho que falar com a sala inteira. Eu não vou dar aula com este tipo de coisa aqui. Isto não faz parte da aula de direito administrativo. Vou dar dois minutos para você retirar. Se você não retirar eu não vou dar aula."
Segundo a estudante, os colegas da turma a impediram de retirar os objetos e, depois de uma discussão, a professora pegou seu material e deixou a sala de aula. Por causa do evento, Raymunda registrou um boletim de ocorrência de segregação no 1º Distrito Policial de Boa Vista, assinou um termo de declarações na Promotoria de Educação do Ministério Público Federal e, na tarde de sexta-feira, buscou a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Roraima.
Procurada pelo G1, Ênia Maria Ferst, diretora de graduação da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Roraima, afirmou que a Uerr só vai se manifestar após receber o relatório oficial da professora sobre o ocorrido, e encaminhá-lo à assessoria jurídica da instituição, para que ela dê o encaminhamento de acordo com o código de ética da universidade.
Apoio dos colegas
Uma colega da turma, que preferiu não se identificar, afirmou que estava sentada no fundo da sala e ouviu a professora dizendo que daria dois minutos para que Raymunda retirasse da carteira todos os objetos sem relação com a disciplina de direito administrativo. "Ela foi bem categórica, disse 'isso não tem nada a ver com a aula, eu lhe dou dois minutos para você retirar'", contou a colega.
Ainda de acordo com ela, Raymunda se levantou para obedecer a ordem da professora, mas a turma se manifestou em apoio a ela, afirmando que não havia, no regulamento da universidade, qualquer proibição desse tipo e que a posição da professora era inconstitucional. "Alguns alunos se exaltaram com a professora, e ela também, e então falou que não ficaria lá batendo boca com os alunos e saiu da sala", contou a aluna, que classificou a professora como "bem rígida" e afirmou que diversas situações de conflito entre ela e a turma já vinham acontecendo desde o início do semestre. "Por isso todo mundo ficou a favor da Ray."
Raymunda, que tem mãe indígena e pai negro, e descende da etnia Kraô, contou que leva frutas como banana consigo porque gosta de se alimentar de maneira saudável, um hábito que guarda desde a época em que vivia em Goiás, onde nasceu. Ela se mudou para Roraima em 1991 e afirma participar da religião de matriz africana como participante.
Segundo ela, nesta sexta-feira, o único adorno diferente que ela usou, em relação às outras sextas-feiras, foi trocar um prendedor de cabelo com pena por um lenço branco, amarrado na cabeça em forma de turbante.
A colega afirmou que Raymunda sempre chamou a atenção pelo modo "alternativo" de se vestir, mas que tanto os estudantes quanto os professores já estavam acostumados com o seu jeito. "Ela é uma pessoa que se veste de forma alternativa, tem comportamento diferente, incomum dos demais, mas é o jeito dela mesmo, saias longas, bastante colar, não é surpresa. Às vezes ia com mais apretrechos, outros dias com menos, mas a professora nunca tinha falado nada", contou.

UFCG divulga a 7ª chamada do Vestibular 2012


Estão sendo convocados 882 novos classificados para o 2º período letivo

Foi divulgada na tarde desta sexta-feira, dia 23, a 7ª chamada do Vestibular 2012 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Estão sendo convocados 882 novosclassificados para o 2º período letivo ou para cursos com ingresso apenas no período 2012.2.

As vagas são decorrentes do não comparecimento de candidatos classificados ao cadastramento encerrado na última quarta-feira, dia 21.

Os convocados devem realizar o cadastramento nos próximos dias 27 e 28, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h, nas coordenações dos cursos para os quais foram classificados. O não comparecimento ou a não apresentação da documentação exigida implicará na perda do direito aos resultados da classificação no Vestibular.

Veja aqui a listagem.

Para a realização do cadastramento, são exigidos originais e cópias dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio (2º grau) ou curso equivalente, ou diploma de graduação em curso superior; identidade; CPF; título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos, com comprovante de presença na última eleição; prova de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino e maiores de 18 anos; certidão de nascimento ou de casamento; e comprovante de residência. As cópias dos documentos poderão ser autenticadas pelo servidor da UFCG no momento do cadastramento.

Confira aqui o edital completo.

O cadastramento tem por finalidade vincular o candidato à UFCG, confirmando sua pretensão de frequentar o curso em que obteve aprovação. É condição indispensável para que o candidato, agora na qualidade de aluno, possa fazer a matrícula em disciplinas. A data da matrícula em disciplinas será informada no comprovante de cadastramento.

Assaltantes invadem joalheria e fazem reféns em Porto Alegre


Por volta das 8h45 deste sábado (24), quatro homens armados invadiram uma joalheria localizada na esquina da Avenida Farrapos com a Rua Arabutã, em Porto Alegre. Informações preliminares da Brigada Militar dão conta de que são pelo menos três reféns dentro do estabelecimento. Viaturas cercam o local e policiais tentam negociar com os suspeitos. A área está isolada.
Logo depois da chegada dos suspeitos à joalheria, uma viatura que estava perto do local se aproximou, percebeu a movimentação e chamou reforço em seguida. De acordo com o soldado Adriano Cunha, do 9º Batalhão da Brigada Militar, um policial foi ferido nas costas em troca de tiros com os assaltantes, mas se recupera bem no Hospital de Pronto Socorro. “Pelo que sabemos não penetrou a bala, foi superficial”, disse ele ao G1. Não há registro de outros feridos na ação.
Segundo o soldado Cunha, a situação está controlada, e os assaltantes exigem a presença da imprensa em frente ao estabelecimento durante a negociação, comandada pelo capitão Rogério Aaraújo. "Eles também pediram familiares e advogados, além de coletes à prova de balas para saírem da loja. Os reféns disseram que não estão sendo maltratados, está tudo calmo", relatou o negociador à Rádio Gaúcha, informando também que os homens foram identificados e já participaram de outros assaltos.
A Empresa de Transporte Público e Circulação (EPTC) está nas imediações da joalheria orientando os motoristas sobre os desvios no trânsito.

Casais enfrentam anos de espera para fazer fertilização na rede pública

A felicidade de Verônica Salviano, 34 anos, com o nascimento da filha Gabriela não cabe em adjetivos. “Foi uma sensação tão maravilhosa, tão linda, tão gostosa, eu não sabia se chorava ou se ria, estava em estado de graça”, lembra, emocionada. O parto ocorreu em dezembro de 2010, após quase sete anos de tentativas para realizar a fertilização in vitro na rede pública.

Apesar de não constar na tabela do SUS, a fertilização in vitro é oferecida gratuitamente em pelo menos oito hospitais no Brasil, que realizam cerca de dois mil procedimentos por ano. Segundo gestores de programas de fertilização públicos ouvidos pelo G1, este número é incapaz de atender a demanda, o que aumenta o tempo na fila de espera.
A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução assistida onde óvulo e espermatozoide são fecundados em laboratório. Depois, o embrião é implantado diretamente no útero na mãe. A técnica tem mais sucesso que a inseminação artificial, mas também é mais cara. Em clínicas particulares, o custo de uma tentativa gira em torno de R$ 15 mil a R$ 20 mil, mas pode ir a R$ 50 mil. A chance de engravidar na primeira tentativa é de cerca de 30%, dependendo da idade da mulher.
Gabriela, hoje com um ano e três meses, nasceu após quase sete anos de tentativas dos pais. (Foto: Flavio Moraes / G1)Gabriela, hoje com um ano e três meses, nasceu após quase sete anos de tentativa dos pais de realizar a fertilização in vitro na rede pública. (Foto: Flavio Moraes / G1)
Gabriela
Verônica tinha 25 anos quando procurou ajuda para engravidar pela primeira vez. A fertilizaçãoin vitro era a única opção, já que seu marido tinha passado por vasectomia há mais de 15 anos. O casal, de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, desistiu assim que ouviu o valor do tratamento: em torno de R$ 20 mil na época. “Era muito caro, fora da nossa realidade”, conta.
Dois anos depois, eles descobriram que o Hospital Pérola Byington, em São Paulo, oferecia fertilização in vitro gratuitamente. Verônica pegou a senha, fez todos os exames e finalmente entrou na fila em 2004.
“Nós íamos para o hospital [buscar informações] e nossa senha nem se mexia. Era frustrante, porque a gente não tinha dinheiro para ir para uma clínica particular e eu ficava preocupada com minha idade”, conta Verônica. As chances do procedimento ter sucesso diminuem conforme a mulher fica mais velha.
Após uma espera de quatro anos, ela e o marido foram finalmente chamados em 2008. Um tipo raro de problema nas trompas de Verônica dificultou o processo e só no final de 2010 o sonho de ter um filho se realizou.
“Apesar de tanto sofrimento, eu não desisti”, se emociona a mãe de Gabriela, que está com um ano e três meses. "Estava em um hospital público, mas de primeiro mundo. Se não fosse ele, eu não teria condições financeiras".
Infográfico fertilização in vitro (Foto: G1)
Na fila
Katiana Paz, de Maceió, alimenta o mesmo sonho de Verônica. Há 9 anos ela e o marido Wellington tentam ter um filho, sem sucesso.
“Fui para um especialista em fertilização, fiz exames e ele descobriu que eu tinha um probleminha, meu esposo também”, lembra. A única opção para o casal era a fertilização in vitro.
“O médico disse que a fertilização custava R$ 15 mil a tentativa. Fiquei desesperada. Este valor pode ser pouco para quem tem condições, mas para quem não tem é uma fortuna”, afirma. A notícia fez Katiana e o marido adiarem os planos.
Em 2010, eles descobriram que uma instituição em Recife, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), oferecia a fertilização de forma gratuita.
“Eu disse: meu Deus, é verdade? É um tratamento tão caro que eu nem acreditei que era oferecido na rede pública", conta.
Desde então, Katiana e Wellington começaram a fazer viagens quase mensais para Recife para realizar os exames e se preparar para o procedimento. Segundo ela, sua senha está chegando e eles estão “na porta” da fila. Eles terão duas tentativas e estão bastante otimistas. Wellington acha que o casal conseguirá ter duas meninas e já está planejando reformas na casa para receber os bebês.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...