terça-feira, 27 de março de 2012

PM prende mulher suspeita de tráfico com droga e arma em João Pessoa


Após denúncias anônimas, uma mulher foi presa na madrugada desta terça-feira (26) na comunidade Saturnino de Brito, em João Pessoa, por suspeita de atuar como traficante de drogas. Segundo a Polícia Militar, ela estava com pedras de crack, uma balança que serviria para pesar a droga, um revólver e balas.
A prisão foi feita pelo serviço de inteligência do 1º Batalhão da Polícia Militar. Conforme os policiais, as denúncias apontavam que a casa onde a mulher foi detida serviria como ponto de venda de drogas. Ainda segundo a PM, a suspeita disse que o material apreendido seria do marido dela. Os policias fizeram buscas, mas não conseguiram encontrar o homem. A mulher foi levada para a Central de Polícia da capital.

Comerciantes são presos suspeitos de falsificar placas de carros na PB


Cinco pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de falsificação de placas de carros foram presas em Campina Grande na segunda-feira (26), durante a Operação Mandrack, realizada em conjunto pela corregedoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícias Civil e Militar. De acordo com o corregedor Wallber Virgolino, além de falsificar as placas automotivas, a quadrilha vendia lacres ilegalmente. Dois estabelecimentos comerciais foram interditados. Entre os presos estão quatro proprietários de lojas localizadas no Centro da cidade e uma funcionária.
Conforme o corregedor, as investigações começaram no ano passado, quando policiais perceberam uma movimentação atípica nas calçadas de empresas credenciadas pelo Detran para produzir placas de carros e motocicletas. Uma das lojas funcionava há 15 anos.
Durante as apurações, policiais do Choque da Polícia Militar e da Delegacia de Defraudações gravaram em vídeo as negociações. Para solicitar a confecção de uma placa, o cliente procurava funcionários da loja ainda na calçada e levava o produto sem apresentar nenhuma documentação.
Entre as peças falsificadas estavam placas de carros oficiais e outras de motocicleta que eram usadas como sendo de carros de passeio. Para Wallber Virgolino, a atuação irregular estimula os crimes de roubos e furtos de carros em Campina Grande e na região, uma vez que a documentação era clonada ou ganhava novas numerações para que os veículos pudessem circular despercebidos.
O inquérito sobre o caso foi aberto pela Delegacia de Defraudações de Campina Grande e os suspeitos podem ser indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, uso de documeto oficial e adulteração de veículos. Os advogados dos presos não quiseram dar declarações à equipe de reportagem da TV Paraíba, que acompanhou a operação.
Conforme o tenente Thiago Feitosa, da Polícia Militar, as novas prisões foram desencadeadas após a realização de uma operação no dia 16 de março, quando foram presos suspeitos de roubar e desmanchar peças de carros e motocicletas também em Campina Grande. "Com um dos envolvidos foram encontrados documentos em branco do Detran. Como eles usam papéis originais, isso dificulta e às vezes até impossibilita a polícia de identificar que se trata de um veículo roubado", explicoiu o tenente.

Duas lojas são atingidas por incêndio em João Pessoa de madrugada


Um incêndio atingiu dois estabelecimentos comerciais no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, na madrugada desta terça-feira (27). Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início por volta das 3h em uma loja de produtos importados e depois se espalhou e atingiu um depósito de bebidas que fica vizinho.
De acordo com os bombeiros, o fato da loja de importados ter um grande número de material plástico fez com que as chamas se espalhassem rapidamente e atingissem o depósito. Os bombeiros informaram que cinco viaturas de combate a incêndio foram até Cruz das Armas. O fogo só foi controlado no início da manhã.
O local estava vazio e por isso ninguém ficou ferido. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma perícia vai avaliar o que causou o incêndio.

Cachorrinha da Califórnia pode ser a menor do mundo


A fêmea de Dachshund Beyoncé pode se tornar o menor cão do mundo.
Cuidadores disseram que ela era tão pequena quando nasceu que cabia em uma colher.
Com duas semanas, ela tem o tamanho de um cartão de visitas.
Os cuidadores do centro Grace Foundation, no condado de El Dorado, no norte da Califórnia, disseram que resgataram a mãe de Beyoncé, grávida, e que ela deu à luz uma ninhada de cinco cachorrinhos em 8 de março.
Beyoncé foi a última a nascer. Ela não tinha batimentos cardíacos, mas foi ressuscitada por veterinários com compressão peitoral e respiração boca-a-boca.
Beyoncé sobre um iPod, dois dias após o nascimento (Foto: AP)Beyoncé sobre um iPod, dois dias após o nascimento (Foto: AP)
A fêmea de Dachshund Beyoncé em 10 de março (Foto: AP)A fêmea de Dachshund Beyoncé em 10 de março (Foto: AP)
A fundação disse que ela deve estar pronta para adoção em duas semanas.
Os cuidadores já pediram ao Livro Guinness de Recordes que ela seja reconhecida como o menor cão do mundo.
 

Invasão de ratos gigantes assusta moradores na Flórida


Uma invasão de ratos gigantes, alguns maiores do que gatos, tem apavorado os moradores de Grassy Key, no estado da Flórida (EUA). Cerca de 20 dessas criaturas, que chegam a pesar mais de quatro quilos e muitas vezes são confundidas com gambás, foram capturadas na ilha no ano passado, segundo reportagem do site "KeysNet".
Rato gigante capturado em Grassy Key, na Flórida, em 2007. (Foto: Divulgação/Florida Fish and Wildlife Conservation Commission)Rato gigante capturado em Grassy Key, na Flórida, em 2007. (Foto: Divulgação/Florida Fish and Wildlife Conservation Commission)
A espécie invasora de ratos gigantes originária de Gâmbia, na África, era criada por um morador da área, que acabou soltando os roedores em Grassy Key.
Funcionários da agência de preservação do estado temem que, se os famintos ratos chegarem ao continente, eles possam acabar com algumas culturas e interferir no equilíbrio ecológico.
"Nós pensávamos que eles tinham sido abatidos", disse Scott Hardin, coordenador de espécies exóticas da Comissão de Conservação da Vida Selvagem e dos Peixes da Flórida.
A agência tem usado armadilhas para tentar capturar a espécie.

Corregedoria do Senado pede ao MP informações sobre Demóstenes


A Corregedoria Parlamentar do Senado pediu nesta segunda-feira (26) à Procuradoria-Geral da República acesso a um relatório da Polícia Federal que contêm o teor de conversas entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro por suposto envolvimento com jogo do bicho e máquinas caça-níqueis.
Reportagem do jornal "O Globo" publicada nesta sexta (23) afirma que gravações telefônicas em poder da PF mostram que o senador pediu R$ 3 mil emprestados e vazou informações de reuniões oficiais para Carlinhos Cachoeira.
O relatório está na PGR desde 2009, mas ainda não foram anunciadas investigações. O corregedor do Senado, Vital do Rêgo (PMDB-PB), diz que só poderão ser tomadas providências na Casa após o acesso ao material.
"Nós devemos tomar uma atitude a partir do momento em que a Procuradoria-Geral da República der ao Senado o direito de ver e avaliar todas as provas", disse Vital do Rêgo.
No Senado, colegas de Demóstenes subiram à tribuna para cobrar informações sobre a relação entre o senador e o empresário. "O caso é grave, é grave. E esta Casa da federação não terá moral para notificar, para convidar, pra intimar qualquer cidadão a depor em suas comissões se nós não ouvirmos os esclarecimentos do senador Demóstenes", afirmou o senador Pedro Taques (PDT-MT).
Prisão
Cachoeira foi preso pela PF no fim de fevereiro em uma ação contra o jogo ilegal e está em uma prisão federal em Mossoró (RN). Nesta segunda, a Justiça Federal negou pedido de liberdade da prisão preventiva.
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, citou que outros parlamentares de Goiás são mencionados nas investigações da PF. Ele analisa pedido de esclarecimento sobre as denúncias contra Demóstenes.
O senador, contudo, desmente as acusações. Em sua conta do Twitter, Demóstenes publicou, no domingo (25), que não fez nada que pudesse envergonhar o Senado Federal, seu estado, Goiás, ou o Brasil.
"Não faço parte nem compactuo com qualquer esquema ilícito, não integro organização ilegal nem componho algo do gênero. Desminto essas inverdades em respeito a minha família, aos meus amigos, às minhas colegas e meus colegas senadores, a Goiás e ao Brasil", disse.

Americano que doou 2 órgãos cruza EUA a pé em campanha por doações


Um americano que doou dois órgãos está fazendo uma caminhada pelos Estados Unidos em campanha para estimular que mais pessoas façam doações ainda em vida.
Harry Kiernan, que tem 58 anos, doou um rim e parte de seu fígado a pacientes em lista de espera.
Fundador da National Living Organ Donor Foundation, Fundação Nacional de Doadores Vivos, Kiernan disse que a inconveniência para ele foi mínima diante do que as doações representam.
Segundo dados da fundação, há hoje nos Estados Unidos 113.500 pessoas na fila de espera por uma doação de órgão.
A cada dia, 20 delas morrem.
A caminhada de Kiernan para tentar mudar essa realidade teve início no dia 18 de março em Glastonbury, no Estado de Connecticut, na costa leste dos Estados Unidos. E deverá terminar em Los Angeles, Califórnia, no oeste do país, na primeira semana de julho.
Kiernan planejava andar cerca de 3.200 quilômetros, passando por cidades como Nova York, Baltimore, Washington e Saint Louis, até seu destino final.
Em e-mail à BBC Brasil, no entanto, ele explicou que desde o início da campanha recebeu pedidos de visitas de outras cidades. Como resultado, a rota original deverá ser estendida para incluir paradas em Boston e Chicago, por exemplo.
Terceira doação
Em uma parada mais longa para se recuperar de bolhas nos pés, Kiernan escreveu que as duas doações que fez até hoje não tiveram qualquer impacto sobre sua vida.
'Fiz check ups completos duas vezes. Que presente pode ser melhor do que receber duas vezes um atestado de saúde perfeita?'
'Além disso, tenho duas cicatrizes legais', brincou.
Acredita-se que Kiernan seja a única pessoa a ter doado, em vida, dois de seus órgãos. Ele diz que uma terceira doação não seria impossível.
'Eu poderia doar um lóbulo do meu pulmão esquerdo. Acho que as recomendações de idade para doações de pulmão são as mesmas que as (recomendações para doações) de fígado, ou seja, não após os 60'.
'Vou fazer 60 no dia 20 de junho de 2013. Claro que eu faria (a terceira doação) se houvesse um receptor.'
'Infelizmente, sempre haverá a necessidade'.
Graças a Kiernan, porém, duas americanas já não vivem a angústia de esperar na fila por um doador.
Elas são Eileen Branciforte - diretora de uma biblioteca pública - que recebeu um rim, e a menina Arianna, que recebeu uma parte do fígado de Kiernan.
Arianna tinha apenas um ano de idade quando recebeu o transplante. Na última sexta-feira, 23 de março, a menina completou três anos.
Harry Kierman está sendo acompanhado em sua caminhada por simpatizantes da causa e uma equipe de filmagem.
Ele disse esperar que por meio de educação, conscientização e apoio, mais pessoas façam como ele e se voluntariem, em vida, para doar órgãos.

Polícia procura senhoras suspeitas de furto em padaria em Moema


A polícia de São Paulo procura três mulheres que aparecem em câmeras de segurança de uma padaria de Moema, na Zona Sul da capital, furtando um cartão de crédito da bolsa de uma cliente que almoçava no estabelecimento. São mulheres que, segundo a Polícia Civil, aparentam ter cerca de 60 anos.
Pelas imagens, é possível vê-las se sentando perto de uma jovem que havia pendurado a bolsa no encosto da cadeira. As três chegam a empurrar a própria mesa para poder ficar mais perto da vítima e estender o braço até a bolsa dela sem fazer movimentos chamativos.
Uma das duas mulheres que estão de costas para a vítima vira-se para pendurar sua bolsa e disfarçadamente puxa a bolsa da vítima. Ela retira algo de dentro - um cartão sem chip, segundo relato da jovem à polícia. Em seguida, a idosa volta a colocar a bolsa da jovem no local onde estava. A vítima diz que as mulheres fizeram compras de R$ 900 em um shopping.
As imagens da padaria da Avenida dos Eucaliptos, em uma área nobre da cidade, mostram ainda que as idosas vão ao caixa no mesmo momento da jovem e a observam procurar o cartão na bolsa sem encontrá-lo. Segundo o depoimento do proprietário da padaria à polícia, as mulheres também levaram produtos do estabelecimento no valor de R$ 100.
A polícia suspeita que duas das três mulheres já tenham passagens por furto. O proprietário do estabelecimento será novamente convocado para tentar ajudar na identificação delas. O caso é investigado pelo 96º Distrito Policial, no Brooklin.

Papa Bento XVI pediu aos cubanos que lutem por uma sociedade 'aberta e renovada' e os exortou à reconciliação em discurso no qual disse que Cuba 'já olha para o futuro'.
Quatorze anos depois da histórica visita do Papa João Paulo II, o atual pontífice pisou pela primeira vez na ilha, um dos últimos bastiões do comunismo, onde foi recebido em Santiago de Cuba, aos pés de Sierra Maestra, ícone da revolução liderada por Fidel Castro, e por seu irmão, o presidente Raúl Castro.


Cerca de 200 mil cubanos, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, muitos deles vindos do exterior, receberam a Sua Santidade nesta segunda-feira (26) de maneira muito calorosa e assistiram na Praça Antonio Maceo, em Santiago, à missa comemorativa do 400º aniversário da descoberta da imagem da Caridad del Cobre, padroeira de Cuba.
'Perante o olhar da Nossa Senhora da Caridad del Cobre, desejo fazer uma chamada para que deem novo vigor a sua fé, para que vivam de Cristo e para Cristo, e, com as armas da paz, do perdão e da compreensão, lutem para construir uma sociedade aberta e renovada, uma sociedade melhor, mais digna do homem, que reflita mais a bondade de Deus', afirmou.
Diante da presença de Raúl Castro, Bento XVI também defendeu a dignidade do ser humano e manifestou que Deus 'encomendou à família, fundada no casamento, a altíssima missão de ser a célula fundamental da sociedade e da verdadeira Igreja doméstica'.
'Sociedade justa'
Em um discurso muito estudado, Bento XVI tocou em seu primeiro dia de estadia em todos os temas da situação política, econômica e social de Cuba e reiterou a disponibilidade da Igreja para colaborar na construção de uma sociedade fraternal e justa.
Presidente de Cuba, Raúl Castro, antes da chegada do Papa (Foto: AP)Presidente de Cuba, Raúl Castro, antes da
chegada do Papa (Foto: AP)
'Venho a Cuba como peregrino da caridade, para confirmar meus irmãos na fé e encorajá-los na esperança. Levo em meu coração as justas aspirações e os legítimos desejos de todos os cubanos, onde queira que se encontrem, seus sofrimentos e alegrias, suas preocupações e seus desejos mais nobres', disse o Papa perante Castro.
O  pontífice acrescentou que, de maneira especial, pensava nos jovens, nas crianças e nos idosos, nos doentes e nos trabalhadores, nos presos e em seus parentes, assim como nos pobres e necessitados.
'Queridos amigos, estou convencido de que Cuba, neste momento especialmente importante de sua história, já está olhando para o amanhã, e para isso se esforça por renovar e alargar seus horizontes', acrescentando depois que a Igreja 'renova seu compromisso de seguir trabalhando sem descanso para servir melhor aos cubanos'.
João Paulo II
Bento XVI disse que a visita de João Paulo II foi uma 'suave brisa de ar fresco que deu novo vigor à Igreja em Cuba' e que um dos frutos mais importantes da mesma foi a inauguração de uma nova etapa nas relações entre a Igreja e o Estado cubano.
O papa precisou, no entanto, que ainda é preciso avançar em muitos aspectos, 'especialmente na contribuição imprescindível que a religião está chamada a desempenhar no âmbito público da sociedade'
O pontífice se referiu também à crise econômica que afeta várias partes do mundo e assegurou que muitos concordam que se trata de uma profunda crise de tipo espiritual e moral que deixou o homem 'vazio de valores e desprotegido frente à ambição e ao egoísmo de certos poderes'.
'Não se pode seguir por mais tempo na mesma direção cultural e moral que causou a dolorosa situação que tantos experimentam. O progresso verdadeiro tem necessidade de uma ética que coloque no centro o ser humano e leve em conta suas exigências mais autênticas', avaliou o papa.
Bento XVI acrescentou que a regeneração das sociedades e do mundo requer 'homens retos, de firmes convicções morais e altos valores que não sejam manipuláveis por estreitos interesses'.
Papa durante Missa em Cuba; milhares ouviram pontífice (Foto: AP)Papa durante Missa em Cuba; milhares ouviram pontífice (Foto: AP)
Raúl Castro
Raúl Castro, por sua vez, destacou as 'estreitas relações' entre a Santa Sé e Cuba, precisando que sempre estiveram baseadas no respeito mútuo. Também assinalou as 'coincidências' entre seu país e a Santa Sé 'em muitos temas'.
Castro criticou o bloqueio dos Estados Unidos voltado à ilha e assegurou que a corrupção da política e a falta de verdadeira democracia são males do nosso tempo.
Bento XVI viajará nesta terça-feira (27) a Havana, onde se reunirá novamente com Raul Castro e pode encontrar também Fidel Castro.
Hugo Chávez
Por outro lado, a possibilidade de uma reunião com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que vinha sendo ventilada pela imprensa local, não acontecerá, segundo confirmou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.
'Não há nenhum pedido de audiência pessoal do presidente Chávez com o papa', disse Lombardi em entrevista coletiva. O porta-voz acrescentou que 'se (Chávez) deseja ir à missa (de quarta-feira em Havana) pode fazê-lo como qualquer um'.


Síria aceita plano de paz de Kofi Annan, diz porta-voz


O governo da Síria aceitou o plano de seis pontos de Kofi Annan, que considera esta decisão uma "etapa inicial importante" para acabar com a violência na Síria, anunciou o porta-voz do emissário da ONU e da Liga Árabe para o conflito.
"O governo sírio escreveu ao enviado especial conjunto Kofi Annan para aceitar seu plano de seis pontos, aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU", afirma o porta-voz de Annan, Ahmad Fawzi, em um comunicado.
"Annan escreveu ao presidente Assad para pedir ao governo sírio a aplicação imediata de seus compromissos", completa a nota do porta-voz.
O governo do presidente sírio Bashar al Assad enfrenta, há mais de um ano, uma revolta popular e grupos armados que contestam o governo.
A repressão aos protestos jogou o país na guerra civil e provocou pelo menos 9.100 mortes, segundo entidades oposicionistas.

Superlotação nos presídios: Paraíba ocupa 2ª posição no número de apenados do Nordeste



superlotação de presos
O Secretário de Administração Penitenciária Harrison Targino disse na manhã desta segunda-feira (26) que a Paraíba ocupa a segunda posição no número de apenados do Nordeste.
Segundo ele, o Estado tem cerca de 8.400 presos, enquanto a população carcerária ideal seria de 5.500. Apenas no Presídio do Róger, em João Pessoa, existem mais de 1.000 apenados, enquanto a capacidade da unidade prisional é de abrigar apenas 600 deles.
Harrison ainda falou que esse problema acontece em todo Brasil, onde existem aproximadamente 513.000 presos para 300.000 vagas. "Isso significa dizer que é um problema nacional o déficit carcerário", disse.
O secretário Harisson Targino também falou sobre a morte de um detento na noite deste domingo (25) por overdose no Presídio do Roger, na Capital. De acordo com ele, a droga entra de várias maneiras nas unidades prisionais e é um dos maiores problemas da atualidade.
O presidiário Hugo Leandro dos Santos, 24 anos, passou mal durante a visita de familiares na penitenciária. Uma unidade do Samu foi acionada e fez o socorro do presidiário para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, com fortes dores no peito.
Após ser atendido, por volta das 18h30, Hugo Leandro não resistiu e veio a óbito. Agentes confirmaram que a morte do presidiário está relacionada com o consumo de drogas.
Portal Correio

Baleado em frente às câmeras diz: “vi a morte”; ouça áudio e veja foto exclusiva da vítima



Rodrigo Ferreira baleado“Fiquei com medo de morrer. Vi a morte na minha frente na hora do último disparo”. O desabafo é de Rodrigo Ferreira da Silva baleado com três tiros e a tentativa de homicídio foi registrada pelas câmeras da TV Correio. 



Ainda debilitado e com vários ferimentos, Rodrigo relatou a reportagem do Portal Correio, que os tiros foram motivados por causa de uma briga ocorrida há um ano durante uma festa no bairro Jardim Veneza, na Capital.
““Eu briguei com um rapaz há mais de um ano em uma festa. Houve discussão e só agora ele veio se vingar”, relatou.
Conforme relato da vítima, o homem que aparece nas imagens efetuando o tiro, não foi o que ele discutiu. Mas, um comparsa que foi contrato para matá-lo.
Rodrigo disse que nos primeiros disparos ele correu para se livrar da morte, mas devido aos ferimentos, não teve condições físicas para correr por muito tempo.
Segundo Rodrigo Ferreira, ele não tem envolvimento com drogas nem ficha criminal. Os disparos atingiram a boca, peito braço esquerdo e costa. Ele já recebeu alta hospitalar.
Portal Correio

Saiba o que levar em conta ao comprar celular com mais de 1 chip



Na casa do atendente Luiz Cláudio dos Santos, de 52 anos, os celulares são de duas operadoras diferentes. Para poder falar com a mulher e os filhos por preços menores e aproveitar promoções, Santos optou por um celular que comporta 2 chips.
“Para os meus filhos, eu ligo com o chip de uma operadora e, para minha mulher, aproveito promoções de outra, que dá o dobro da recarga em bônus”, conta Santos, que já tem o aparelho dual-chip (como é chamado pelas operadoras e fabricantes) há cerca de quase 3 anos.
A economia a que o atendente se refere acontece porque o usuário de uma determinada operadora paga menos para fazer ligações para clientes da mesma empresa do que para falar com operadoras diferentes da que contratou. Nas ligações de uma empresa para outra há uma tarifa embutida. Além disso, algumas companhias fazem promoções para ligações feitas entre seus usuários.
Outra atração nesse tipo de aparelho é a possibilidade de economizar em ligações para outros estados. “Temos a pessoa que mora em um lugar, mas tem a família em outro. Elas usam os dois chips, um com o DDD de cada localização”, explica Bruno Freitas, da consultoria IDC Brasil.
A cineasta Camila Alves se encaixa nesse perfil. “Eu vou me mudar para o interior de São Paulo e ficar ‘pulando’ de um DDD pro outro. Tenho dois chips há uns 5 anos, mas minha mãe só comprou o aparelho com 2 espaços para chip em janeiro”, contou Camila, que usa um chip com DDD 15 e outro com DDD 11. “É um aparelho bem simples, só faz ligação. Até pensei em investir em um smartphone, mas vou ficar com esse modelo e comprar um tablet”, contou.
Outro grupo que costuma aderir ao celular multichip, segundo as consultorias, é o de pessoas que querem ter no mesmo telefone um número corporativo e outro pessoal.
Como escolher
De acordo com a consultoria GFK Retail and Technology Brasil, a média de preços dos aparelhos com 2 chips é R$ 233 –dado de dezembro de 2011. O preço médio de celulares no país, incluindo os multichip, é de R$ 193 (excluindo smartphones).
O número de modelos com mais de um chip oferecidos no país subiu de 21 para 94 entre 2010 e 2011, segundo a GfK. Ao escolher esse tipo de telefone, o usuário deve verificar, primeiramente, se o modelo é homologado pela Anatel.
A aprovação da agência significa que o produto passou por testes e que foram verificados itens como se há proteção contra radiação ou se ele pode esquentar muito. “A Anatel faz uma avaliação técnica do produto em que certos quesitos de segurança são avaliados”, conta Claudia Bindo, da GFK.
Em seguida, é importante checar se o produto suporta as frequências das operadoras que se quer usar. “A Claro, a TIM e a Oi usam a mesma frequência, mas a Vivo funciona em outra”, explica Marcelo Najnudel, gerente de marketing da área de terminais da Huawei, que fabrica aparelhos do tipo. Segundo ele, os produtos do tipo quad-band suportam todas as frequências necessárias. A Vivo, no entanto, afirma que não vende aparelhos com mais de um chip. A Claro tem 3 modelos do tipo, a Tim vende 8 e a Oi oferece 5 aparelhos com a função.
Ligações simultâneas
Outro item que requer atenção é a maneira como funciona a troca entre os chips na hora da ligação. Na prática, essa operação é feita por meio de toques na tela ou botões físicos do aparelho. O G1 testou 2 modelos com sistemas diferentes para alterar os chips. O LG Optimus Net Dual traz um botão para a troca e o Motorola Fire traz 2 botões virtuais –cada um representa um dos chips. Esse sistema pode variar de acordo com a marca.
Um problema que o usuário pode enfrentar é para receber ligações no “chip 1″, enquanto o “chip 2″ esteja sendo usado em uma chamada. Dependendo do modelo, essa ligação no “chip 1″ vai direto para a caixa postal ou poderá ficar como chamada em espera.
Um diferencial nesse caso pode ser o uso da tecnologia “dual standby”, que permite que os 2 chips funcionem de maneira simultânea. Najnudel, da Huawei, explica que, assim, se o usuário estiver fazendo uma ligação com uma linha e receber uma chamada na mesma hora, ela não cai na caixa postal e pode ser atendida.
Os 2 aparelhos testados também apresentam uma espécie de central em que é possível ativar os chips e determinar o que eles poderão fazer. Essa opção é útil para que, por exemplo, seja possível desativar o acesso do telefone à rede de dados, por meio da qual o usuário acessa a internet pelo celular. Assim se evita um gasto involuntário.
3 chips e outras funções
Entre as principais marcas do mercado brasileiro consultadas, apenas a LG afirma ter atualmente um telefone de 3 chips no mercado. A Nokia diz que seu aparelho Asha 200 tem como diferencial a troca rápida de chips, sem necessidade de desligar o aparelho — normalmente é preciso tirar a bateria do produto para adicionar um chip extra.
Vale a pena também observar as funções extra do modelo pretendido, que devem ser escolhidas de acordo com o uso que será feito. Se a pessoa pretende enviar muitas mensagens de texto, por exemplo, é melhor optar por um teclado mais completo, do tipo QWERTY –usado frequentemente pelos aparelhos BlackBerry (veja ao lado). Se quiser economizar no acesso à internet, veja se o aparelho pode ser conectado a uma rede Wi-Fi.
Vendas sobem 780%
O mercado de aparelhos com mais de um chip teve forte crescimento a partir do primeiro trimestre de 2011, segundo a GfK. “Desde 2010 já existiam alguns produtos no segmento, mas, em 2011, esse panorama começou a mudar porque houve uma entrada muito forte de importados chineses mais baratos”, explica a pesquisadora Claudia Bindo.
Dados da consultoria mostram que, entre 2010 e 2011, a comercialização de aparelhos desse tipo cresceu mais que a média dos celulares. Segundo a consultoria, as vendas de celulares (incluindo smartphones) subiram 19,6% –no mesmo período, a de aparelhos com 2 chips ou mais cresceu 780%.
“Esse mercado começou com aqueles celulares que eram importados sem marca nenhuma. De dois anos para cá, os fabricantes que atuam no mercado começaram a trazer aparelhos do tipo pro Brasil”, explica o Freitas, da IDC. Segundo ele, houve uma grande aceitação do produto e as marcas mais conhecidas começaram a adaptar seu portfólio.
Smartphones
Os aparelhos disponíveis atualmente costumam ser mais simples. Fabricantes e analistas procurados concordam que a próxima fronteira a ser conquistada pelos modelos com mais de um chip é a dos smartphones. “Agora começam a surgir os aparelhos mais complexos e os com mais de 2 chips”, conta Freitas. “Os novos produtos podem chegar com até 4 chips e terão sistemas operacionais mais complexos”, completa Claudia.
G1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...