quarta-feira, 28 de março de 2012

Marque V ou F nos Poemas de Amor é encenado em João Pessoa


A peça Marque V ou F nos Poemas de Amor é encenada em João Pessoa nesta quarta-feira (28) no Teatro Ednaldo do Egypto. O jogo de cena da Cia di Versos Brincantes é baseado no livro homônimo, de autoria do poeta Klaus Marcus Paranayba.
Marque V ou F nos Poemas de Amor fica em cartaz na quinta (29) e sexta-feira (30) a partir das 20h.
Durante o espetáculo os personagens vivenciam e indagam a respeito de questões acerca das experiências cotidianas e metafísicas do amor. Questões que, a princípio, parecem ser fáceis de serem respondidas, a um olhar detalhado mostram a complexidade que estão sujeitas as coisas do amor, pois não há verdades absolutas, ficando muitas vezes a certeza da dúvida.
Serviço
Marque V ou F nos Poemas de Amor
Nos dias 28, 29 e 30 de março, às 20h.
No Teatro Ednaldo do Egypto, localizado na Rua Maria Rosa, 284, Manaíra
Entrada é R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)

Carros e moto se envolvem em acidente na BR-230 na Paraíba


Pelo menos cinco veículos se envolveram em um acidente de trânsito na manhã desta quarta-feira (28) na BR-230 em João Pessoa. O engavetamento envolveu quatro carros e uma motocicleta.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu no km 23, nas proximidades do viaduto do bairro José Américo, no sentido Bayeux-Cabedelo. O motociclista que se envolveu no acidente ficou ferido e foi socorrido por uma equipe do Samu.
A PRF informou ainda que interditou parcialmente uma trecho da pista e por isso o trânsito está congestionado. Às 10h a PRF informou ao G1 que o trânsito no local já estava liberado e que parte do congestionamento estava sendo causado por motoristas curiosos que reduziam a velocidade para tentar ver o acidente.
Engavetamento na BR-230 gera congestionamento na Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Engavetamento na BR-230 gerou congestionamento  (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Mulheres são presas com drogas e munições em João Pessoa


Duas mulheres foram presas em flagrante com 1kg de crack. A prisão aconteceu na terça-feira (27) no Conjunto Nova Trindade, em João Pessoa.  A suspeita da polícia é que o crack seria comercializado em João Pessoa.
Além da droga, a polícia também apreendeu 22 munições, duas balanças de precisão e celulares.
O material apreendido foi levado para Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) de João Pessoa e as mulheres foram encaminhadas para um presídio.

Mulher empurra carro em Roma enquanto cão 'dirige' veículo


Uma mulher foi flagrada no dia 23 de março empurrando seu carro em um bairro de Roma, na Itália, enquanto seu cão de estimação aguardava dentro do veículo. no banco do passageiro, como se estivesse 'dirigindo'. A cena foi fotografada por Alessandro Bianchi.
Mulher foi flagrada empurrando seu carro em um bairro de Roma. (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)Mulher foi flagrada empurrando seu carro em um bairro de Roma. (Foto: Alessandro Bianchi/Reuters)

Americano ganha mandíbula, dentes e língua em transplante de face


Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos.
Os detalhes foram divulgados na última terça-feira (27) pela Universidade de Maryland, onde a operação foi realizada.
Richard Lee Norris, o paciente de 37 anos, vivia em reclusão após ter sido severamente ferido por um acidente com uma arma de fogo em 1997, segundo a universidade. Até o transplante, ele só saía à rua usando máscara.
Ele havia perdido seus lábios e seu nariz no acidente e tinha movimentos limitados na boca.
A cirurgia durou 36 horas, entre 19 e 20 de março, mas é parte de uma série de transplantes que, em 72 horas, usaram órgãos de um doador em cinco pacientes, incluindo Norris.
O procedimento foi financiado pela Marinha norte-americana, que tem a expectativa de que as técnicas possam ser usadas para tratar soldados feridos no Iraque e no Afeganistão.
O governo dos EUA estima que mais de 200 militares feridos em guerra possam necessitar de transplantes faciais.
Volta à vida
Eduardo Rodríguez, chefe de cirurgia plástica reconstrutiva do centro de traumas do hospital da Universidade de Maryland, disse esperar que seu paciente possa agora voltar a viver normalmente.
'Nosso objetivo é restaurar as funções (motoras) e ter resultados estéticos satisfatórios', declarou.
A equipe de Rodríguez relata que agora Richard Lee Norris é capaz de escovar seus dentes e se barbear. Também recuperou sua habilidade de identificar cheiros.
Segundo a universidade, a cirurgia de Norris era discutida desde 2005, quando a França realizou o primeiro transplante facial da história, em uma mulher que havia sido atacada por um cachorro.
Em 2010, cirurgiões espanhóis realizaram o primeiro transplante facial completo.

Piloto que ‘surtou’ em voo nos EUA estava em pânico, dizem autoridades


Um voo da companhia aérea JetBlue, que seguia de Nova York para Las Vegas, Nevada, nos Estados Unidos, foi desviado para o Texas nesta terça-feira (27) por causa de uma emergência médica envolvendo o piloto do Airbus A 320. A polícia disse que o FBI está investigando o incidente, mas passageiros informaram que o comandante “surtou” e foi trancado fora da cabine pelo copiloto.
As autoridades americanas sugerem que o homem sofreu uma síndrome de pânico. Pilotos dizem que foi estresse por excesso de trabalho.
O voo 191, com 135 passageiros a bordo, tinha três horas e meia no ar depois de ter decolado do aeroporto John F. Kennedy (JFK) quando o piloto no comando da aeronave decidiu desviar para Amarillo devido a “uma situação médica envolvendo o comandante”, afirmou a JetBlue em comunicado.
Uma passageira que estava no voo gravou imagens do momento em que os passageiros do voo controlaram o piloto, que durante a crise nervosa falava que todos iam morrer, que afegãos e iraquianos estavam ameaçando o voo, falava de Israel, de destruição. Nada tinha sentido. As imagens, no entanto, estão proibidas para a internet.
Os passageiros conseguiram dominar o piloto e, em seguida, um outro capitão - que por sorte estava viajando de folga nesse voo - entrou na cabine para ajudar o copiloto a fazer um pouso de emergência na cidade de Amarillo, no Texas.
“Outro capitão, viajando de folga, ajudou na aterrissagem e assumiu as responsabilidades de membro da tripulação em solo”, acrescentou a nota da companhia aérea.
A JetBlue disse que o piloto, cuja identidade foi mantida em sigilo, foi levado para uma clínica médica.
Equipes de segurança vasculham o avião após o pouso inesperado em Amarillo, no Texas, nesta terça-feira (27) (Foto: AP)Equipes de segurança vasculham o avião após o pouso inesperado em Amarillo, no Texas. (Foto: AP)

'Nunca faria mal a ele', diz mãe do bebê que morreu dentro do carro


Andressa Prado de Olivera, de 26 anos, mãe do bebê de 1 ano que foi encontrado morto dentro do carro da família, disse que não imaginou que uma tragédia pudesse acontecer. “Eu amava meu filho, eu nunca faria mal para ele. Eu tenho até uma tatuagem com o nome dele”, defende-se. A criança foi encontrada morta, na tarde de terça-feira (27), dentro de um veículo com os vidros fechados, no Parque Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia.
De acordo com a mãe, que está grávida de cinco meses, o menino gostava de brincar no carro. A criança foi colocada por volta das 9 horas e, após tomar um remédio para enjoo, a mãe se deitou. Ela teria acordado somente por volta das 13h, quando seu companheiro, que não é o pai do bebê, a chamou e deu a notícia que a criança estava morta.
“Ele [o bebê] estava com manha, então, eu o coloquei no carro, porque ele gostava de brincar lá. Toda vez que eu colocava, ele se acalmava. Só que eu entrei [em casa] e, como eu tinha tomado um remédio para enjoo, eu acabei dormindo e acordei com o meu marido dizendo que ele estava morto. Eu sempre deixei os vidros abertos e não sei como eu dei esse vacilo de deixar os vidros fechados desta vez”, explica Andressa.
De acordo com o perito criminal Rogério Macedo, havia manchas no corpo da criança e secreção na garganta. “O bebê morreu, provavelmente, por asfixia, porque teria obstruído as vias respiratórias. Depois que ele vomitou, ele teria regurgitado o material, mas isso só será comprovado por autópsia”.
Segundo a delegada responsável pelo caso, Myriam Vidal, Andressa poderá responder por homicídio doloso, quando há intenção de matar, porque, segundo a delegada, ela sabia dos riscos quando deixou a criança no carro. “A mãe tem a obrigação legal de proteger a criança e, colocando o bebê no carro com os vidros fechados durante o sol, ela assumiu o risco do óbito”. De acordo com Myriam Vidal, o pai do bebê está preso por tráfico de drogas e os dois lutavam na Justiça pela guarda do filho.

Metrô de SP admite que falha deixou cadeirante preso em plataforma


O Metrô de São Paulo admitiu em nota enviada ao G1 que uma falha em um trem na Estação da Luz, no Centro, deixou o cadeirante Bruno Vilela, de 27 anos, preso por cerca de 30 minutos na plataforma. O incidente aconteceu na noite de sexta-feira (23) e foi divulgado nas redes sociais.
Na nota, o Metrô informa, porém, que funcionários da estação auxiliaram o cadeirante. "Apuramos que houve uma falha no local de parada automática do trem às 22h30 de 23 de março e o usuário encontrava-se no terceiro carro. Nossos empregados da Estação Luz estiveram junto do usuário todo o tempo e auxiliaram seu desembarque no terceiro trem após a ocorrência"
O Metrô, entretanto, informou que a orientação é que os portadores de deficiência ou com restrição de mobilidade utilizem o primeiro carro, "pois o embarque e desembarque é monitorado por câmeras e pelo operador, possibilitando uma atuação imediata no caso de qualquer anormalidade."
Como faz todas as semanas, o bancário e estudante Bruno Vilela voltava da faculdade onde cursa ciências contábeis, em Santana, na Zona Norte, e parou na Luz para pegar uma composição da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). “Desci de costas, porque o degrau do trem era alto e, quando faço assim, o impacto é menor. O problema é que o maquinista parou um pouco mais para frente”, disse nesta terça (27).
Quando percebeu, o jovem viu que estava na lateral do direcionador de fluxo - a barreira metálica usada para organizar a entrada dos passageiros nas estações mais movimentadas. “Quando me virei para voltar, a porta foi fechada”, contou.
Impossibilitado de se mover pela proximidade com o vão dos trilhos, ele pediu ajuda para outros passageiros, que acionaram funcionários do Metrô. Enquanto o auxílio não chegava, Vilela aguardava, ansioso, por outro equívoco. “Mas os outros maquinistas nunca paravam no lugar errado. Não conseguiam acertar o erro”, disse.
Entre as 22h30 e as 23h daquele dia, o jovem, cansado, viu ao menos dez trens passarem. “Não sabia se ria ou se chorava. Era uma situação tragicômica. Pedi para outro passageiro tirar foto, postei no Facebook e pedi para que as pessoas compartilhassem.”
Um dos funcionários destacados para ajudá-lo decidiu entrar em contato via rádio com o condutor de uma composição que, finalmente, conseguiu parar com a porta de um dos vagões em frente a Vilela. Ele entrou no vagão e o trem avançou alguns metros, até o ponto correto, onde desembarcou. De lá, seguiu viagem pela CPTM até o Jaraguá, bairro da Zona Norte onde mora.
Questionado, o bancário disse que, no geral, os serviços no Metrô e na CPTM são bons. “O problema maior é o maquinista não ter ideia do que pode acontecer [quando para fora do lugar]. Podia ser um cego, outro cadeirante. Tudo bem parar errado, o problema é abrir a porta depois.” De agora em diante, ele disse que irá redobrar a atenção ao descer nas estações.

Parado em blitz, Mano Menezes recusa bafômetro, diz governo do Rio


O treinador da Seleção Brasileira, Mano Menezes, foi parado em uma blitz da Lei Seca na madrugada desta quarta-feira (28) na Zona Sul do Rio e teve sua carteira de motorista apreendida. Segundo a Secretaria de Governo do Rio de Janeiro, o treinador se recusou a fazer o teste do bafômetro, foi multado em R$ 957,70 e recebeu 7 pontos na carteira. Leia ao fim desta reportagem a nota enviada pela Secretaria de Governo.
Mano Menezes foi abordado por fiscais da Lei Seca na Avenida Ministro Raul Machado, em frente à sede do Flamengo, na Gávea. Ele estava sem a carteira de habilitação. A cópia do documento foi levada ao local pela mulher do técnico. O carro dele foi liberado após um condutor habilitado se apresentar para dirigi-lo.
O ex-técnico corintiano Mano Menezes é um dos entrevistados (Foto: Divulgação)
Segundo a assessoria da Seleção Brasileira, o treinador vai falar sobre o assunto ainda nesta manhã.
Leia a íntegra da nota da Secretaria de Governo:
"O técnico Mano Menezes foi abordado por agentes da Operação Lei Seca, da Secretaria de Estado de Governo, por volta da meia-noite desta quarta-feira (28/01), durante blitz na Avenida Ministro Raul Machado, em frente à sede do Flamengo, na Gávea. Ele se recusou a fazer o teste do etilômetro, sofrendo as seguintes sanções administrativas: multa de R$ 957,70 e perda de 7 pontos na carteira. Mano estava sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A cópia do documento foi levada ao local pela mulher do técnico. O carro dele foi liberado após um condutor habilitado ter sido apresentado."

Brasil prepara lançamento de satélite para levar banda larga ao país inteiro

O Brasil prepara o lançamento de um satélite geoestacionário de comunicação para proporcionar banda larga a todos os municípios do país, anunciou nesta quarta-feira (28) em Nova Délhi o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp.

O país busca na Índia uma cooperação técnica para o satélite. A construção e o lançamento, sob responsabilidade da Telebras e da Embraer, têm um custo avaliado de R$ 750 milhões.
"Vamos fazer um concurso internacional que abre a possibilidade a uma cooperação tecnológica importante", disse o ministro.
O satélite de comunicação dará opção a todos os municípios brasileiros a acessar a banda larga para os serviços de internet e telefonia móvel 3G.
Brasil, Índia e África do Sul também discutirão nos próximos dias o lançamento de outro satélite para a observação do clima no Atlântico Sul, o que permitirá fazer as medições necessárias para "entender as anomalias com o campo magnético terrestre que deixam passar as radiações ultravioletas".
Com a China, país com o qual mantém uma intensa cooperação desde a década de 1980 -- com o lançamento conjunto de três satélites --, o Brasil prevê o lançamento de um satélite este ano e outro em 2014, informou o ministro, que considera "estratégica" a cooperação.
Raupp integra a delegação da presidente Dilma Rousseff na reunião de cúpula desta quarta-feira dos Brics -- bloco dos países emergentes -- na capital indiana.
Durante a visita bilateral à Índia na sexta-feira, Raupp assinará com as autoridades indianas um acordo para o programa "Ciências Sem Fronteiras", que permitirá o treinamento no exterior de estudantes e especialistas brasileiros nas áreas das ciências naturais e engenharia.
No caso da Índia, o Brasil espera estimular o intercâmbio nas áreas de tecnologia, saúde, em particular o combate a Aids, malária e turberculose, assim como a farmacêutica, a nanotecnologia e as ciências de forma geral.

Defesa Civil Nacional registra situação de emergência em 250 municípios nordestinos por estiagem; mais de 3 milhões de pessoas atingidas




Defesa Civil Nacional registra situação de emergência em 250 municípios nordestinos por estiagem; mais de 3 milhões de pessoas atingidas
O fim do verão e a chegada do outono não amenizou a estiagem que castiga mais de 3 milhões de pessoas no semiárido nordestino. Segundo levantamento realizado pelo UOL nesta segunda-feira (26), pelo menos 250 municípios decretaram situação de emergência por conta da falta de chuvas no verão. Há uma semana, esse número era de 140. Muitos municípios que não decretaram emergência também estão sofrendo com a estiagem, que já é considerada uma das mais severas dos últimos anos.
Seca atinge o Nordeste do país
O maior número de municípios atingidos está na Bahia, onde 169 prefeituras já decretaram emergência. No maior Estado nordestino, cerca de 2,2 milhões de pessoas estão sendo atingidas. Dos decretos, 158 já foram homologados pelo governo do Estado e encaminhados à Secretaria Nacional de Defesa Civil para reconhecimento. Outros 11 decretos municipais, com novas homologações, devem ser publicados em Diário Oficial até a quarta-feira (28).
O processo de reconhecimento de decreto de emergência dos municípios passa por três etapas. Na primeira, os prefeitos decretam a situação de emergência. Em seguida, cabe aos governos estaduais, por meio das defesas civis, homologarem o decreto e enviarem ao governo federal. Por fim, cabe à Defesa Civil reconhecer a situação com a publicação de portaria no Diário Oficial da União.
Nesta segunda-feira, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, esteve em Salvador, onde assinou contratos para a liberação de R$ 10 milhões emergenciais para combater os efeitos da seca, além de outros contratos para obras, como a construção de barragens e 1.240 cisternas. Apesar da pompa da visita, a liberação dos recursos já estava prevista há quase um mês, sem novo anúncio de mais verbas para o Estado.
Segundo a Defesa Civil Estadual, a situação nos semiárido baiano é grave, já que o verão foi marcado por pouquíssimas chuvas. "A situação só vem piorando porque não chove. E pior: nós não temos qualquer perspectiva de chuva para os próximos 120 dias. Estamos nos encaminhando para a pior seca dos últimos 30 anos, pelo menos que se tem de registro", disse o coordenador-executivo da Defesa Civil Estadual, Salvador Brito.
Segundo Brito, as cidades estão recebendo carros-pipa e algumas delas já fizeram pedido de alimentos e ração para os animais. "Estamos aumentando a quantidade de carros-pipa. Agora já começa a surgir com mais força o pedido por comida. E já surge também até a necessidade de água para os animais, que praticamente não têm mais onde beber. É um quadro que nos preocupa muito e de perspectiva pouco animadora."
No Piauí, a situação também é grave. Segundo o governo do Estado, 53 municípios decretaram situação de emergência no último dia 21, a maioria na região centro-sul. Pelo menos 500 mil pessoas foram diretamente afetadas. No Estado, a estiagem também já é considerada uma das piores dos últimos anos.
O governo informou que a seca causou grandes perdas na produção agrícola, reduziu as reservas de água e baixou o nível dos reservatórios em diversas cidades. A Defesa Civil informou que há dificuldade de abastecimento para o consumo humano e animal.
Diante do cenário, o Estado criou um fórum especial para acompanhar a situação, com a participação de vários órgãos locais e federais. O governo já pediu ao Ministério da Integração Nacional o reconhecimento da situação de emergência e o recebimento do cartão Defesa Civil, para assistência popular -com o cartão é possível comprar cestas básicas e pagar carros-pipa.
Para os criadores de gado do sul do Piauí, os animais estão ameaçados de morte. Na região, a pecuária é a principal atividade econômica. A estiagem também afetou a produção de mel: segundo informou a Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileira, a estimativa é que a produção tenha caído em torno de 50%.
Já em Sergipe, segundo a Defesa Civil Estadual, 14 municípios estão com decretos de emergência em vigor. Nessas cidades, 87 mil pessoas estão sendo afetadas.
Em Pernambuco, cinco municípios estão com decretos já reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, entre eles Petrolina, que é a cidade mais populosa do semiárido nordestino, com 300 mil habitantes. Outros seis municípios também decretaram emergência e estão com portarias em análise em Brasília.

Escassez sem decreto

O número de cidades em emergência no Nordeste só não é maior porque, segundo os governos municipais, existe uma orientação da Secretaria Nacional da Defesa Civil para que os locais que enfrentam a mesma situação todos os anos abram mão do decreto e recebam, sem prejuízo, carros-pipa do Exército.
É o caso de Alagoas, onde a situação também é considerada grave pela AMA (Associação dos Municípios Alagoanos), mas apenas um município decretou emergência: Água Branca. Além da tradicional estiagem do início do ano, 18 municípios dos 33 do semiárido estão sem água desde o início do mês, quando uma bomba da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas) apresentou problema e deixou mais de 300 mil pessoas sem abastecimento com os carros-pipa.
"O problema é que a bomba está com problema e o manancial está sem água. Por isso, os recursos para os carros-pipa estão liberados, mas eles estão sem poder pegar água por conta disso. Enquanto isso, a população está sofrendo. Embora não haja decreto, porque há um promessa de solução, esses municípios estão em situação de emergência, pois não existe água nessas cidades", disse Margarete Bulhões, secretária da AMA e responsável pela coordenação dos municípios afetados.
Já os Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba tinham um município, cada, em situação de emergência -nenhum deles ainda reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Ceará e Maranhão não informaram nenhum caso e não possuem municípios com portarias em análise para reconhecimento em Brasília.
Uol

TVs que entendem gestos e fala chegam ao Brasil



TVs que entendem gestos e fala chegam ao Brasil
Os televisores ficaram diferentes. Eles entraram num ciclo acelerado de renovação tecnológica. A cada ano são lançados aparelhos com novas funcionalidades, como acontecem com os celulares e os microcomputadores. A promessa deste ano são novas formas interação. No lugar dos botões do velho controle remoto, reconhecimento de voz e de gestos. Essas novas TVs começam a chegar ao mercado brasileiro nos próximos meses.

Boo-Keun Yoon, presidente mundial de Visual Display da Samsung, esteve em São Paulo na semana passada. "O Brasil é um mercado em crescimento, com muito potencial", disse Yoon. A grande aposta da Samsung para o mercado de TV são os aparelhos inteligentes, conectados à internet, que agora conseguem ler gestos e entender comandos de voz.

A chegada ao mercado brasileiro desses modelos, que dizem adeus ao controle remoto, já tem data marcada: 18 de maio. Serão três modelos, com telas de 46, 55 e 65 polegadas. O menor sairá por R$ 7 mil. Um aparelho do mesmo tamanho e mais simples, custa R$ 3 mil. A concorrente LG também colocará no mercado, nos próximos meses, modelos que entendem o que as pessoas falam.

A Samsung batizou a nova interface de "interação inteligente" (Smart Interaction). O reconhecimento de gestos lembra o Kinect, do videogame Xbox 360, da Microsoft. O televisor vem com uma câmera de alta definição e microfones embutidos. Quando o espectador acena para a TV, aparece um cursor e um menu. Mexendo o braço, o espectador controla o cursor e, fechando a mão, clica nos ícones. Também é possível dizer os comandos. Quando alguém diz "Smart TV", também aparece o menu. Daí, é só falar o nome do que se quer. A TV tem reconhecimento facial, que não foi demonstrado quando o Estado fez a entrevista com BK Yoon, como o executivo é chamado.

Emoção

"Qual é o objetivo final da televisão?", perguntou Yoon, retoricamente. "É dar emoção aos consumidores." As imagens tridimensionais ajudam nesse objetivo, mas, na visão do executivo, o 3D passou a ser somente mais uma funcionalidade da TV inteligente, que tem como principal característica a conectividade. Para reduzir a angústia do consumidor ante a obsolescência acelerada dos aparelhos, a Samsung incluiu nos novos modelos um "Evolution Kit", em que um encaixe na parte de trás do televisor permitirá atualizar hardware e software.

O ciclo de troca da TV tem caído. Antigamente, o consumidor levava de oito a dez anos para comprar um equipamento novo. Hoje, esse prazo já caiu para quatro e aficionados por tecnologia chegam a comprar um novo a cada dois anos. Com o conceito de TV inteligente, conectada à internet e que roda aplicativos, o televisor concorre com vários outros equipamentos. Os mais óbvios são o computador e o celular. Mas consoles de videogame e conversores de TV por assinatura também trazem conteúdo da internet, além de equipamentos especializados como a Apple TV.

"Acontece essa competição", admitiu Yoon. "Mas, num lar, a TV sempre está no centro da sala. A tela maior permite emoções maiores. Num cenário de mobilidade, entretanto, a TV perde um pouco para outros dispositivos."

Existe uma grande expectativa dos consumidores para o televisor 3D que não exige óculos especiais. Já existem soluções sem óculos para telas menores, como videogames portáteis e telefones celulares. "Com a tecnologia atual, não é possível prever quando o 3D sem óculos chegará às telas grandes", disse o executivo. "A ultra definição pode tornar o 3D sem óculos possível, mas isso dependeria, por exemplo, de novas formas de transmissão do sinal." A ultra definição, com a imagem formada por pelo menos duas vezes mais pixels que a atual alta definição, deve chegar ao mercado em dois ou três anos, segundo Yoon.

Mágica

A concorrente LG deu o nome de Magic Motion para o seu novo controle remoto, que chega ao mercado com a linha 2012 de televisores. Ele vem com um microfone, e o aparelho é capaz de converter voz em texto. "Com isso, é possível publicar no Facebook ou no Twitter falando, sem precisar de teclado", explicou Milton Neto, gerente geral de Smart TV da LG no Brasil.

A data de lançamento no País e os preços não foram definidos, mas a chegada desses modelos é prevista para este semestre. O reconhecimento de movimento da LG será oferecido em um acessório para a TV, que deve ser lançado no Brasil até o fim do ano. Segundo Milton Neto, 20% dos televisores vendidos no Brasil já são aparelhos inteligentes. Até o fim do ano, essa participação deve dobrar. 

O Estado de S. Paulo.

Projeto de Ruy Carneiro obriga bancos a arcar com encargos em caso de greve



O deputado federal paraibano Ruy Carneiro (PSDB), apresentou Projeto de Lei (PLC-3504), que responsabiliza os bancos e instituições financeiras por prejuízos causados a correntistas e consumidores em geral, em caso de greve ou movimento de natureza similar.

A iniciativa de Ruy Carneiro aperfeiçoa o Código de Defesa do Consumidor para assegurar que, em caso de greve, os correntistas não terão arcar com multas e encargos em razão da suspensão da prestação dos serviços.

-Decisões no Judiciário já contemplam esse direito. Agora, nós queremos aperfeiçoar o Código de Defesa do Consumidor, para deixar clara essa regra. A sociedade não pode ser penalizada pelas greves dos bancos e instituições financeiras, que batem sucessivos recordes de crescimento e arrecadação, justificou Ruy.

Pelo texto, quando houver paralisação ou redução dos serviços bancários, a responsabilidade das instituições financeiras deverá abranger multas, juros moratórios e demais encargos a que se sujeitem os consumidores, por força de lei ou contrato, sem prejuízo de reparação por danos morais e materiais causados.

-Em caso de greve o cidadão fica impedido de entrar no banco, sendo assim ele não pode efetuar seus pagamentos e demais operações. Portanto está caracterizada a responsabilidade da instituição financeira, explicou.

O deputado federal disse ainda que Superior Tribunal de Justiça (STJ) editou enunciado de Súmula n. 297, que estabelece “O Código de Defesa do Consumidor é aplicável às instituições financeiras”, considerando, dessa maneira, a orientação assumida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na matéria. “Espero com a proposição aprimorar a legislação brasileira de Defesa do Consumidor e contribuir para a reparação dos prejuízos causados por movimentos paredistas”, finalizou.

Ascom

Governo já admite remuneração por produtividade aos agentes fiscais



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), entrou no circuito para tentar por fim ao impasse que tranca a pauta da Casa Epitácio Pessoa há semanas. Três Medidas Provisórias enviados pelo Governo do Estado geram um debate intenso entre oposição e situação e pauta já foi obstruída três vezes impedindo a votação. Nesta terça-feira, 27, o presidente Ricardo Marcelo reuniu no seu gabinete representante do Fisco, os líderes de bancada e as secretárias Livânia Farias e Aracilba Rocha.

Após o encontro, o presidente do Sindifisco, Victor Hugo, revelou ao Portal WSCOM que a postura do governo já mudou e as secretárias já admitiram um diálogo, coisa que não acontecia até o momento. “Ainda existem pontos de confronto, principalmente com relação ao subsídio e aos cargos comissionados, mas já houve avanço”.

O líder do governo na Assembleia, Hervázio Bezerra (PSDB), disse que os avanços foram importantes e que os dois lados já cederam em algum ponto e o Fisco se propôs a sentar com o governo e analisar uma a uma das Medidas Provisórias.

“Há uma distensão tanto por parte do governo, como por parte do Fisco para sentarem e verem mecanismos de auferir algum tipo de incremento na remuneração dos agentes fiscais levando em consideração a produtividade de cada um”, informou.

Amanhã uma nova rodada de negociação acontece na Assembleia para consolidar os avanços de hoje para que haja enfim a possibilidade de um acordo.

Wscom

Construções no Sertão crescem e superam João Pessoa



O aquecimento do setor imobiliário na Paraíba já não é mais algo exclusivo de João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades do Estado. Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB), Rômulo Soares, a demanda por compra de terrenos e imóveis tem crescido também nas cidades polo do interior do Estado, como Cajazeiras, Sousa e Patos.

“No interior havia uma demanda reprimida e agora o crescimento está sendo com taxas expressivas. A tendência de todo o estado é que neste ano o crescimento do mercado se intensifique”, comentou. Soares

Somente no ano passado, segundo corretores de imóveis de Cajazeiras, quatro novos loteamentos foram lançados. A estimativa dos profissionais que atuam no município é que as vendas tenham crescido em torno de 15% de 2010 para 2011, ficando acima da média de crescimento estimada pelo Creci-PB para João Pessoa, que foi de 8%.

De acordo com o corretor Rivaldo Lima, a demanda na cidade cresceu sobretudo impulsionada pelo oferecimento de cursos universitários na cidade e pelas facilidades de financiamento proporcionadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

“Hoje tanto a demanda por aluguel quanto por compra de imóveis está bem aquecida. Proporcionalmente estamos crescendo mais até que João Pessoa”, comentou. A preferência na cidade ainda é por casas.

“Por causa do clima, a população prefere as casas, que são mais amplas”, comentou Lima.
O aumento da demanda, segundo o corretor de imóveis José Rolim, proprietário da JG Rolim Imóveis, foi iniciado há alguns anos e atualmente a maior parte das vendas realizadas é de imóveis de até R$ 100 mil, pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

“Para valores mais altos, há uma dificuldade maior para realizar as vendas. A venda de imóveis com valor abaixo de R$ 100 mil é a mais acelerada”, revelou Rolim.

Apesar da demanda, corretores de imóveis garantem que os preços têm se mantido estáveis e variam de acordo com a localização. Nos bairros considerados de classe média alta, o valor do metro quadrado construído fica em torno de R$ 2.300, segundo Rivaldo Lima. Já o metro quadrado dos terrenos, fica em torno de R$ 250,00, conforme José Rolim.

Em bairros mais populares os terrenos são os responsáveis pela maior parte das vendas do setor imobiliário e o metro quadrado custa em torno de R$ 120,00.

“Hoje a tendência é de estabilidade nos preços”, garantiu Rivaldo Lima.

JP Online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...