segunda-feira, 2 de abril de 2012

Adolescente é morta durante festa de rua em João Pessoa, diz polícia

Uma adolescente de 13 anos morreu após ser atingida por um tiro durante uma festa de rua no bairro Padre Zé, em João Pessoa, na noite de domingo (1º) por volta das 23h. Segundo informações do Centro Integrado de Operações Policias (Ciop), ela chegou a ser socorrida e levada para o Hospital de Emergência e Trauma da capital, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia informou que não tem pistas de quem fez o disparo e, vai investigar se a garota foi vítima de bala perdida ou de homicídio.

O Ciop informou que uma viatura da Polícia Militar estava nas proximidades da festa quando escutou um disparo. Ao chegar no local, os policiais encontraram a adolescente caída atingida por um tiro na cabeça. A própria polícia fez o resgate da adolescente para o hospital.
Também na noite de domingo um homem de 28 anos foi morto a tiros no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A Polícia Militar disse que ele foi atingido por três disparos quando estava nas proximidades de sua casa. Ainda segundo a PM, as pessoas que teriam testemunhado o crime não quiseram prestar maiores informações sobre o fato.
Já no início da madrugada de segunda-feira (2) um outro homicídio foi registrado na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa. Um homem de 31 anos morreu com um tiro no tórax no bairro Eitel Santiago. A polícia disse que não tem informação sobre a motivação do crime e ainda não tem suspeitos.

Camarão com purê de macaxeira é opção para almoço de Páscoa


O chef Alessandro Ramos ensinou uma receita de camarão à provençal com purê de macaxeira que é preparada em apenas 15 minutos. O prato é uma opção para o almoço da Páscoa.
Além de rápida, a receita completa com os dois acompanhamentos sugeridos pelo chef, arroz com brócolis e batata sauté, custa em média R$ 20. A receita serve bem duas pessoas.
Para deixar o prato com um toque ainda mais nordestino, o chef Alessandro Ramos, do restaurante Picuí Frutos do Mar, disse que a manteiga e o azeite usados na receita podem ser substituídos por manteiga da terra.

Belarus celebra fim do inverno com concurso cômico de esqui fantasiado


Uma competição diferente marcou neste domingo (1º) o fim do inverno em um resort de esqui perto de Minsk, em Belarus. O campeonato "Californication" foi disputado no resort Silichi com saltos de esquiadores e de praticantes de snowboard sobre um pequeno lago no fim do percurso, todos vestindo fantasias cômicas.
Entre os "ilustres" que participaram da competição, estavam personagens do game "Angry Birds" e do desenho animado "Futurama".
Competidor fantasiado celebra o fim do inverno (Foto: Viktor Drachev/AFP)Competidor fantasiado celebra o fim do inverno (Foto: Viktor Drachev/AFP)
Esquiadores encarnaram executivo e até personagem do game 'Angry Birds' (Foto: Viktor Drachev/AFP)Esquiadores encarnaram executivo e até personagem do game 'Angry Birds' (Foto: Viktor Drachev/AFP)
Mulheres e casais também desceram o morro na competição. À direita, no alto, um participante se vestiu como um personagem do desenho animado 'Futurama' (Foto: Viktor Drachev/AFP)Mulheres e casais também desceram o morro na competição. À direita, no alto, um participante se vestiu como um personagem do desenho animado 'Futurama' (Foto: Viktor Drachev/AFP)

Homem é preso após roubar carro para ir a clube de strip-tease nos EUA


Um homem de 29 anos foi preso acusado de roubar um veículo para ir a um clube de strip-tease em Fort Walton Beach, no estado da Flórida (EUA), segundo o jornal “Northwest Florida Daily News”.
Carlos Ortiz-Ortiz foi detido depois que uma mulher ligou para a polícia informando que seu carro havia sido roubado.
Após a vítima fazer uma descrição do carro, os policiais localizaram o veículo no estacionamento de um clube de strip-tease.
Ortiz-Ortiz levantou suspeita ao caminhar em direção do veículo e se afastar ao ver o policial.
Ele tentou entrar novamente no clube de strip, mas foi parado pelo agente. No bolso da calça do suspeito, o policial achou as chaves do carro.
Ao ser interrogado, Ortiz-Ortiz disse que havia encontrado as chaves no chão e decidiu pegar o veículo para chegar até o clube de strip.

Ausência de órgão para fiscalizar voo livre no Brasil preocupa entidades


A morte da turista baiana Priscila Boliveira, no último domingo (25), ao cair de um parapente na Praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, colocou em discussão a responsabilidade pela fiscalização dos voos livres no Brasil. O país não possui regulamentação específica nem órgãos responsáveis pela fiscalização de pilotos e equipamentos usados nos saltos.
Veja ao lado a íntegra da reportagem
De acordo com a apuração do Fantástico, depois da extinção do Departamento de Aviação Civil, o DAC, em 2006, nenhum outro órgão oficial herdou essa atribuição. “Nós entendemos que também é uma obrigação da Anac controlar essa atividade. Naquele tempo [em 2006, com o DAC] havia uma regulamentação que exigia que o piloto tivesse um certificado e um atestado médico. Agora não há mais controle”, diz Flávio Oliva, vice-presidente do Comitê de Aerodesporto Brasileiro.
As entidades de voo livre também reclamam que não há fiscalização nas rampas e qualquer pessoa pode saltar levando um passageiro. “Se você chegar com o seu parapente e se atirar, ninguém pode lhe impedir teoricamente. Nem de se matar, nem de matar alguém”, diz Oliva.
Das 269 rampas conhecidas, apenas oito são fiscalizadas pela Associação Brasileira de Voo Livre. Ainda assim, ninguém tem poder para impedir o salto de pessoas não habilitadas. “Tem gente que mal aprende a voar e já começa a querer dar aula. Compra um equipamento de voo duplo e começa a voar. Esse é o perigo. Não temos como fazer nada. Infelizmente hoje a nossa realidade é essa”, afirma Marcelo Silveira de Almeida, presidente da Associação.
A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, confirma que esportes radicais, como voo livre, feitos com veículos não motorizados, ficam por conta e risco de quem decidir se aventurar. Os clubes de voo criam os seus próprios regulamentos.
Oliva destaca, segundo reportagem do Fantástico, o voo livre como atividade comercial “Existe o voo duplo, no Brasil e no mundo inteiro, que é um voo panorâmico, turístico, uma atividade comercial, mas não é esporte. Isto é transporte de passageiro”, diz.
De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica, se o turista quiser fazer um passeio panorâmico de asa delta ou parapente, terá que ser de graça. Os clubes de voo, no entanto, encontraram outra forma de manter a cobrança.
O Ministério Público Federal também entrou na briga. Essa semana notificou a Anac. Em 2010, já havia determinado que a agência fizesse uma vistoria nesses clubes. Ela descobriu que eles burlam a lei, transformando turistas em alunos de uma aula só. Com isso, cobram pelo chamado voo de instrução, como se fosse uma aula inaugural do curso de novos pilotos.
Foi assim com o goiano Matheus Cecílio Ventura. Antes do voo, recebeu informações sobre segurança, conheceu o equipamento e saltou. Para o clube, Matheus é um aluno. “Eu pensava que era só um voo panorâmico. Não esperava que eu seria aluno. Eu esperava que eu ia chegar, receber umas informações básicas e voar com ele, pronto”, conta o empresário.
Sem fiscalização, nem os pilotos mais experientes estão livres do erro, como ocorreu com o voo de Priscila Boliveira. Ela voava com o instrutor, Allan Figueiredo, com 12 anos de carreira. E saiu com as correias de segurança abertas.
O clube de voo, que administra a rampa da Pedra Bonita, concluiu que Allan foi negligente e afastou o instrutor, antes mesmo de a perícia ficar pronta. Allan também foi indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar.
O advogado Aloir Zambrogno Filho, de Vitória, voou da Pedra Bonita no mesmo dia que Priscila e se acidentou na hora do pouso. Ele conta que só recebeu três minutos de orientações. “No meu pouso houve um imprevisto e as minhas pernas se cruzaram com as pernas do piloto. Na hora da passada do pouso, eu acabei tropeçando na perna dele e caí de joelho", conta.
As entidades de voo livre se sentem abandonadas e pedem que a atividade seja fiscalizada por um órgão oficial. “A gente precisa ter uma regulação específica para voo. A gente precisa separar o profissional que quer trabalhar com essa atividade e o profissional que voa como esporte, que é o atleta. A gente está um pouco abandonado, a mercê da sorte”, diz Marcelo, presidente da Associação Brasileira de Voo Livre.

Bióloga morre afogada durante curso de mergulho em Arraial do Cabo


Uma bióloga morreu afogada no sábado (31), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Célia Regina Gonçalves Peralta, de 47 anos, participava de um curso de mergulho com um grupo de 10 pessoas.

Eles mergulhavam na ilha dos Porcos, local que fica a menos de dois quilômetros da costa de Arraial do Cabo. Após o acidente, os bombeiros chegaram a ser acionados, mas a bióloga já teria sido retirada da água sem vida, conforme mostrou o Bom Dia Rio.

Segundo o presidente da Associação de Mergulho de Arraial do Cabo, Sanderson Barros, o grupo teria vindo do Rio de Janeiro acompanhado de um instrutor, mas um segundo instrutor contratado e os equipamentos que tinham sido alugados são de uma escola da cidade.
O responsável pela escola foi procurado, mas não quis falar sobre o assunto. O barco contratado pela empresa estava ancorado na Praia dos Anjos.

A Capitania dos Portos informou que todos os equipamentos foram vistoriados e nenhum problema foi identificado. O laudo feito pela perícia aponta asfixia por afogamento como a causa da morte. 
O caso foi registrado na 132ª DP (Arraial do Cabo). O corpo da bióloga será enterrado nesta segunda-feira (2), no Cemitério de Inhaúma, no subúrbio do Rio.

Incêndio atinge pizzaria Guanabara, na Zona Sul do Rio


Um incêndio assustou, na madrugada desta segunda-feira (2), frequentadores da tradicional pizzaria Guanabara, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
De acordo com funcionários do estabelecimento, o fogo começou no sistema de gás da cozinha. Uma grande quantidade de fumaça preta podia ser vista saindo de dentro da pizzaria.
O Corpo de Bombeiros foi chamado e o fogo foi controlado por volta das 4h. Sobre a pizzaria há um prédio com dois andares. Os moradores foram retirados do local. Não há feridos, de acordo com os bombeiros.
Incêndio teria começado na cozinha da pizzaria, segundo funcionários (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)Incêndio teria começado na cozinha da pizzaria, segundo funcionários (Foto: José Raphael Berrêdo/G1)

Avião com 43 a bordo cai na Rússia


Um avião russo com 43 pessoas a bordo caiu nesta segunda-feira (2) no oeste da Sibéria, naRússia, de acordo com o Ministério de Emergências. Segundo o governo, 31 pessoas morreram e outras 12 foram resgatadas com vida.
No balanço anterior, a porta-voz do ministério, Irina Andrianova, havia dito que ao menos 14 pessoas sobreviveram. O avião de médio porte pertence à companhia aérea russa UTair. "Depois da queda, o avião explodiu em chamas. Os feridos foram retirados por helicóptero", disse à agência russa RIA-Novosti, o porta-voz do Departamento de Emergência de Tyumen, Vadim Grebennikov.
A aeronave, um bimotor turboélice fabricado na França, caiu logo após a decolagem do aeroporto da cidade de Tyumen. A queda ocorreu em uma região de neve a 1.700km de Moscou.
Não estava imediatamente claro o que causou a queda do avião. "Ainda não há explicações", disse o chefe regional do Ministério de Emergências, Yuri Alekhin, à TV russa no local do acidente. Ele disse que a caixa-preta do avião foi encontrada e acrescentou: "O contato com o avião foi perdido apenas três minutos depois da decolagem."
Tragédia em 2011
Em setembro de 2011, o avião que levava o time russo de hóquei de gelo Lokomotiv Yaroslavl caiu logo após a decolagem. Todos os 37 integrantes da equipe morreram, marcando o acidente como uma das maiores tragédias aéreas do país.
(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters.

Entenda a Guerra das Malvinas


O aniversário de 30 anos da Guerra das Malvinas reacendeu a memória de um conflito que divide até hoje argentinos e britânicos. Em fevereiro, o governo argentino pediu a reabertura de negociações sobre a soberania das ilhas e acusou o Reino Unido de militarizar a área após o envio de um navio britânico.

A campanha pela retomada das negociações ganhou o apoio do argentino Adolfo Pérez Esquivel, que lidera um documento assinado por um grupo de seis prêmios Nobel da Paz. Já o Reino Unido, onde o arquipélago é conhecido como Falklands, prepara uma comemoração discreta para lembrar as três décadas em que venceu o conflito.

A guerra começou em 2 de abril de 1982 após a Argentina invadir o arquipélago que considera sua extensão territorial histórica. O país entende que, ao se tornar independente em 1822, passou também a controlar as ilhas, que pertenciam aos espanhóis. Já os britânicos afirmam que dominam a região desde 1833, quando ocuparam e colonizaram o arquipélago.

Para os historiadores, o início da guerra foi a arma do ditador argentino, general Leopoldo Galtiere, para dar fôlego ao governo militar, já agonizante no país. A então primeira-ministra britânica Margareth Thatcher, que enfrentava uma crise de popularidade, reagiu com força.

No final de abril, 28 mil soldados em 100 navios chegaram ao arquipélago para defender seus 1.800 habitantes, considerados por Thatcher parte da “tradição e reserva britânica”. A Argentina contava com uma tropa com 12 mil soldados nas ilhas e cerca de 40 navios.

No dia 2 de maio, os britânicos afundaram o navio argentino General Belgrano, matando todos os 326 tripulantes. Dois dias depois, a embarcação britânica HMS Sheffield foi atingida por um míssil Exocet e afundou deixando 20 mortos.

A guerra, que durou 75 dias, só acabou em 14 de junho, com a rendição dos argentinos. Ao todo, 258 britânicos e 649 argentinos morreram no conflito.
mapa das ilhas malvinas (Foto: Editoria de Arte / G1)


As relações diplomáticas entre o Reino Unido e a Argentina só foram retomadas em 1990, mas ainda há rusgas. Desde então, o governo argentino mantém uma reivindicação pacífica das ilhas, mas o Reino Unido diz que a soberania do território não está em negociação.

Cerca de mil soldados britânicos patrulham as Malvinas e estão envolvidos em ações como construção de estradas e monitoramento de campos minados.

Exceto pela defesa, os cerca de 2,9 mil moradores da ilha atualmente são autossustentáveis. A venda de licenças para pescar garante boa parte da arrecadação, mas a agricultura também é importante. O Reino Unido explora a área ainda em busca de petróleo.

O turismo também vem crescendo ao longo dos anos no arquipélago, que recebe cerca de 5 mil cruzeiros por ano de turistas interessados na rica diversidade marinha e nas colônias de pinguins.
*(Com informações do Jornal Nacional e da BBC)

Anvisa suspende uso e venda de lote do analgésico dipirona sódica



Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na última sexta (30/03) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.

Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.

Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.

Agênciabrasil

Veja quem precisa se afastar para ser candidato em 2012



Atenção para os prazos de desincompatibilização para aqueles que estão ocupando funções públicas que precisam se afastar de seus cargos, para poder candidatar-se nas eleições, que será dia 07 de outubro de 2012

As Eleições Municipais de 2012 já têm data marcada para acontecer, segundo o Superior Tribunal Eleitoral – TSE o Calendário Eleitoral traz as principais datas a serem observadas por Eleitores, Partidos Políticos, Candidatos e pela própria Justiça Eleitoral, sendo:

Primeiro Turno das Eleições dia 7 de Outubro onde os eleitores irão eleger os Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores em 2012. Segundo Turno das Eleições dia 28 de outubro de 2012. Entretanto, os Partidos têm que ficar atentos com a data máxima de 7 de Outubro de 2012 que é o dia do Primeiro Turno das Eleições 2012.

OS PRAZOS DE DESINCOMPATIBILIZAÇÃO, SÃO:

Servidor Público Estatutário ou não, da Administração direta ou indireta, inclusive das Fundações mantidas pelo Poder Público, devem afastar-se 3 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012), com percepção dos vencimentos integrais;

Comissionados, devem ser exonerados 03 (três) meses antes das eleições, ou seja, (07 de Julho de 2012), sem direito a remuneração;

Secretário Municipal para candidatar-se a Prefeito ou Vice-Prefeito, precisa desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012). Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);

Dirigentes de Autarquias, Fundações ou Empresas Públicas, deve desincompatibilizar-se até 04 (quatro) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Junho de 2012), se quiserem candidatar-se a Prefeito ou Vice. Para Vereador, 06 (seis) meses, ou seja, (07 de Abril de 2012);

Dirigente Sindical, para candidatar-se a Vereador, deverá desincompatibilizar-se 06 (seis) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Abril de 2012)  e 04 (quatro) meses, ou seja, (07 de Junho de 2012),  para o Prefeito;

Dirigente de Conselho Municipal Comunitário, Associação de Moradores e Recreativas, Dirigentes Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dirigente de Fundações ligadas a Partido Político e Presidente de Partido Político, não precisam se afastar para concorrer a nenhum cargo eletivo;

Diretor de Escola/Professor há necessidade de desincompatibilizar-se 03 (três) meses antes do pleito, ou seja, (07 de Julho de 2012) , com percepção dos vencimentos integrais;

Vice-Prefeito não precisa afastar para se candidatar a  Prefeito ou Vereador;

Deputado/Deputada, no exercício do seu mandato, não há necessidade de desincompatibilização para se candidatar a Prefeito;

Vereador, não precisa se afastar do Legislativo para a re-eleição. Também não precisa se afastar para candidatar-se a Prefeito ou Vice;

Assessor Parlamentar, tanto Federal quanto Estadual, precisam se afastar do cargo 03 (três) meses antes do pleito ou seja, (07 de Julho de 2012), para concorrerem tanto a Vereança quanto a Prefeito.

Agências de notícias

Carreira de piloto está em alta na Paraíba



Escassez de mão de obra no mercado de trabalho e boa remuneração. Esses dois fatores impulsionam a procura pelos cursos da aviação civil na Paraíba. A falta de pilotos é uma realidade observada em todo o Brasil e em até outros países. O curso exige, além de outros fatores, muita atenção e disciplina. O investimento nem sempre é baixo, mas quem já fez garante que o retorno é garantido.

Recentemente, o Diário Oficial da União homologou a autorização dos cursos de piloto de avião, piloto comercial de avião e voo por instrumento, parte prática, no Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Cesed), em Campina Grande. Até então, apenas o Aeroclube da Paraíba era habilitado a realizar as aulas práticas no Estado.

O coordenador geral da Escola Superior de Aviação Civil (Esac), em Campina Grande, comandante José Roberto Ribeiro, diz que a homologação é um marco para a Paraíba. “O primeiro ponto positivo é o de proporcionar ao aluno a facilidade de voar aqui mesmo e com isso extinguir o desconforto de se deslocar para a região Sudeste para essa atividade”, comenta. Com a homologação, a Esac se torna a única instituição que possui uma escola de aviação civil na sua estrutura.

O comandante também ressalta que as aulas serão realizadas em padrões elevados de voos de instrução, em aeroporto controlado. “Isso coloca o aluno em ambiente adequado para a formação profissional da aviação civil”, afirma. “Também não podemos esquecer que Campina Grande passa para o rol das poucas cidades que abrigam um curso desse porte, certamente vamos atrair outros jovens para voar aqui, uma vez que podemos atender às necessidades da comunidade aeronáutica”, completa.

Na avaliação de José Roberto, não há dúvidas de que o mercado de pilotos é bastante promissor no país. “Tendo em vista que as empresas aéreas naturalmente possuem um fluxo de carreira, abrindo vagas em função do afastamento de pilotos, seja por aposentadoria ou outros motivos”, explica. O professor lembra que, “no Brasil, há uma demanda reprimida de passageiros e existe um grande espaço para crescimento das empresas aéreas, o que representa novos postos de emprego”.

Outro fator que contribui para o mercado de pilotos no país é a realização da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas em 2016.

“Esses eventos vão exigir mais aeronaves operando, devido o aumento no número de passageiros e, consequentemente, a contratação de pilotos”, afirma José Roberto. O curso de Ciências Aeronáuticas em Campina Grande tem duração de três anos e mensalidade de R$ 1,310 mil, fora o curso com a parte prática do voo, de responsabilidade do aluno.

JP Online

Harvard lança sinal de alerta para a carne vermelha




Estudos mostram que consumo diário de carne vermelha eleva em 20% risco de morte
Foto: Marizilda Cruppe
Alimento de reconhecido valor nutritivo, a carne vermelha é fonte de proteína, ferro e vitaminas. Mas o aumento de seu consumo, possibilitado pelo crescimento da renda e a queda dos preços, desperta a preocupação de especialistas. Um estudo divulgado pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard no início de março mostrou que a ingestão diária do alimento aumenta as chances de morte prematura por câncer e doenças cardiovasculares. Esta não é a primeira vez que a carne entra na berlinda: pesquisas anteriores já relacionaram seu consumo excessivo à maior incidência de diabetes tipo 2, certos tipos de câncer de mama e artrite reumatoide.

A pesquisa de Harvard, que acompanhou 120 mil americanos por mais de 20 anos, revelou que o consumo de uma porção diária de carne processada — salsicha ou bacon, por exemplo — eleva em 20% o risco de morte, enquanto a carne não processada, como um bife, aumenta as chances em 13%. Na direção oposta, o mesmo estudo sugere que a substituição por proteínas mais saudáveis, como grãos integrais, peixes e frangos, pode aumentar consideravelmente a qualidade de vida.

— O problema atual, na população em geral, é que estamos comendo carne demais. Um consumo moderado, num padrão de alimentação equilibrado, à base de vegetais, é bom — destaca uma das autoras da pesquisa, An Pan, em entrevista ao GLOBO.

Gorduras e substâncias cancerígenas são vilões

O Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda a ingestão de uma porção de carne branca ou vermelha ao dia, o equivalente a cerca de 100g diários. A nutricionista Bia Rique estima que, para um adulto comum, o consumo da carne vermelha uma ou duas vezes por semana seja suficiente.

No estudo de Harvard, a substituição da carne vermelha por uma porção de fonte de proteína saudável foi associada a um menor risco de morte: 7% , no caso do peixe; 14%, no das aves; 10%, no das leguminosas e o leite de baixo teor de gordura, ou seus derivados; e 14%, no dos grãos integrais.

O maior risco de desenvolver doenças crônicas devido ao consumo de carne vermelha estaria associado ao alto teor de colesterol e à gordura saturada de alguns tipos de corte — o que poderia aumentar a ocorrência de males cardiovasculares e diabetes —, às substâncias usadas para conservá-la e ao processo de preparação culinária: ao serem grelhadas, fritas ou assadas, as carnes podem gerar substâncias potencialmente cancerígenas, as aminas heterocíclicas.

Relação com diabetes ainda não está clara

A forma de preparo, inclusive, merece maior atenção, independentemente do tipo proteína animal escolhida. O contato da carne com a grelha é o que forma as aminas heterocíclicas, resíduos escuros que se fixam no local de contato. Uma forma de evitar isso é marinar o alimento, deixando-o de molho no limão, ou cozinhá-lo, indica a nutricionista Aline Carvalho, especialista em carnes da Faculdade de Saúde Pública, da USP.

Para comer um bom bife sem peso na consciência, uma dica é optar por um um corte de carne mais seco, sem gordura aparente. Ao substituí-lo por frango, é importante lembrar que o peito tem menos gordura que a parte da coxa e nenhuma porção deve conter peles. Se a opção for pelo peixe, é bom evitar as postas fritas.

Diversos estudos mostram que o tipo de câncer mais associado ao exagero no consumo de carne vermelha é o colorretal, que afeta o intestino e também está relacionado a uma dieta pobre em fibras. Os pesquisadores ainda não sabem a que se deve o aumento da incidência de diabetes tipo 2 entre os que exageram no consumo do alimento, mas a doença está relacionada à obesidade, e estudos mostram a relação entre o sobrepeso e a ingestão excessiva de carne.

Um extenso trabalho publicado também por Harvard, em agosto de 2011, indicou que comer carne vermelha processada todos os dias aumenta em até 51% os riscos de sofrer da doença. Carnes não processadas elevam o risco em 19%.

— Esse resultado também pode estar ligado aos hábitos de vida da pessoa — avalia o endocrinologista Ricardo Meirelles. — Quem tem uma dieta mais saudável costuma se exercitar mais. Já a falta de atividade física causa o aumento de gordura corporal, inclusive a abdominal, que está associada à resistência à insulina, primeiro passo para o surgimento do diabetes .

Em 2004, um grupo de pesquisadores britânicos apontou um risco maior de desenvolver artrite reumatoide entre pessoas que tinham uma dieta pobre em frutas e rica em carnes vermelhas. Já em 2006, mulheres americanas na pré-menopausa se revelaram mais propensas a sofrer de alguns tipos de câncer de mama. Os componentes de algumas carnes vermelhas aumentam os níveis de hormônios nestas pacientes, avaliaram os pesquisadores, o que pode favorecer o surgimento de certos tumores.

Apesar dos resultados, os especialistas são unânimes em afirmar que o problema é o exagero. Uma dieta balanceada, que contenha vegetais, leguminosas, frutas, carnes brancas e — por que não? — vermelhas, é apontada com fonte de longevidade:

—Uma dieta e a prática de atividade física evitam a obesidade, uma das epidemias hoje — avalia Aline.

O Globo

“Pânico na Band” estreia com 11 pontos e empata com a Record



O “Pânico” estreou na noite deste domingo (1º) e garantiu ótimos índices de audiência para a Band, que empatou com a Record na vice-liderança.

Um dos destaques foi a entrevista ao vivo com o homem mais peludo do mundo, que esteve no palco do programa. Para a surpresa de todos, Babi Rossi continuou na atração como panicat.  As demais só serão apresentadas no próximo domingo. Teve ainda a estreia de Guilherme Santana, ex-MTV, como Otário Mesquita, e o “Jornal do Boris”, quadro protagonizado por Carioca, em sátira ao jornalista Boris Casoy e o “Jornal da Noite”.

De acordo com dados prévios, a atração, exibida entre 21h00 e 23h36, marcou 11 pontos de média, pico de 14 e 17% de share. A Record, que exibia o “Domingo Espetacular”, teve a mesma audiência. O SBT marcou 9 pontos e garantiu o terceiro lugar. Com o “Fantástico”, a Globo marcou 17 pontos e foi líder. A RedeTV, ex-dona do “Pânico”, amargou o quinto lugar com apenas 1 ponto.

RD1 Audiencia

Aniversariante do dia





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...