quarta-feira, 4 de abril de 2012

Incêndio dura mais de seis horas em depósito da Paraíba, diz bombeiro


Um depósito de material reciclável ficou destruído após um incêndio que durou mais de seis horas  no bairro da Catingueira em Campina Grande, no Agreste paraibano. De acordo com o sargento Alexandro Silva, do Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 19h50 da terça-feira (3) e só foi contido na madrugada desta quarta-feira (4).
O proprietário do depósito disse aos bombeiros que, quando o fogo começou, não havia mais nenhum trabalhador no local. Segundo o sargento Alexandro, o local tem muito material inflamável: “lá tinha papel, papelão, plástico e madeira”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros.
Cerca de 20 bombeiros participaram da ação para apagar o incêndio, que foi contido por volta das 2h desta quarta-feira. A causa do fogo só deverá ser identificada após perícia, mas segundo o sargento, a suspeita dos bombeiros é que um curto-circuito tenha provocado o incêndio.

Polícia fecha mais três casas de jogos ilegais em Campina Grande

Uma ação policial fechou, na terça-feira (3), mais três casas de jogos ilegais em Campina Grande. De acordo com a Polícia Civil, nos locais foram apreendidas 12 máquinas de 'vídeo poker'. Os estabelecimentos funcionavam nas Ruas Afonso Campos e Venâncio Neiva, ambas no Centro. Na última segunda-feira (2) outras duas casas foram fechadas na cidade.
Durante a ação de terça, duas pessoas foram levadas para dar esclarecimentos na Central de Polícia de Campina Grande e após prestar depoimento foram liberadas. De acordo com o delegado, Iasley Almeida, que coordenou a operação, as pessoas eram proprietários das casas de jogos ilegais.

Iasley informou também que as casas funcionavam há vários meses. Ele ainda disse acreditar que possivelmente outras máquinas já tinham sido retiradas das casas, principalmente caça-níqueis .

Na operação semelhante realizada na segunda-feira a polícia conseguiu apreender 22 máquinas caça-níqueis em duas casas de jogos que também funcionavam no Centro de Campina Grande. Um funcionário de um dos locais foi detido, prestou depoimento e logo depois foi liberado.

João Pessoa tem ovo de chocolate desenvolvido em laboratório


Um ovo de Páscoa de 80g e que tem apenas 98,4 cal foi desenvolvido, neste ano, em laboratórios farmacêuticos de uma empresa em João Pessoa. A novidade com baixo teor calórico já está à venda em João Pessoa e é uma opção para os alérgicos e intolerantes a glúten e lactose. O ovo feito com chocolate orgânico tem 54% de cacau, também pode ser consumido por diabéticos e custa R$ 24.
A nutricionista Juliane Félix explicou que 80g de chocolate comum ao leite tem 424 cal, quase 326 calorias a mais que o chocolate desenvolvido em laboratório. O baixo teor calórico, segundo a nutricionista, é por conta da ausência de ingredientes como leite e açúcar que são uns dos mais calóricos.
Ovos de Páscoa e chocolates em cartelas indicados para alérgicos  (Foto: Inaê Teles/G1)
Em 2010, o laboratório desenvolveu os “tabletes”, que são mais parecidos com pastilhas, de chocolate terapêutico. Esse tipo de chocolate serve para a administração de substâncias medicamentosas, nutricionais ou  fitoterápicas. Nos tabletes, o laboratório acrescenta substâncias, por exemplo, para inibir o apetite e atender os clientes com sobrepeso. A farmacêutica Elisângela Gomes, que é proprietária do laboratório, explicou que o chocolate serve como uma espécie de cápsula porque mascara o sabor de alguns medicamentos. “Foi criado como uma nova apresentação farmacêutica”, disse Elisângela Gomes.
A pedido de uma nutricionista, o laboratório iniciou neste ano os testes com o chocolate, que tem 54% de cacau, para ganhar a forma de ovo de Páscoa. “Ele foi desenvolvido para atender os pacientes, principalmente as crianças, com colesterol alto”, explicou Erika Cely, uma das farmacêuticas que trabalhou na criação do ovo de Páscoa com chocolate terapêutico.
Os farmacêuticos Erika Cely e Rodrigo de Azevedo contaram que foi um verdadeiro desafio trocar as pipetas por formas de ovo de chocolate. “Nunca me imaginei fazendo ovo de Páscoa”, disse Erika. De jaleco e máscara o farmacêutico Rodrigo disse que desafio maior foi trabalhar com o aroma de chocolate que incensa todo o laboratório. “O cheiro é tentador”, disse Rodrigo.
Paraibano Luiz Arthur Villarim é celíaco (Foto: Inaê Teles/G1)
O ovo desenvolvido em João Pessoa é uma opção para as crianças com restrições alimentares, como o estudante Luiz Arthur Villarim, de 8 anos. Os sintomas começaram a aparecer quando o menino tinha seis anos. A mãe do garoto contou que ele sofria com prisão de ventre e sentia até febre.
“Ele foi para seis pediatras e nenhum deles conseguia descobrir o que ele tinha. Arthur sofria com estomatite e refluxo”, disse Allana Villarim que só descobriu a doença quando levou o filho, que estava com uma inflamação que começava na boca e atingia todo o trato intestinal, ao otorrinolaringologista.
O médico solicitou uma ultrassonografia e nela foram encontradas vários nódulos no intestino de Arthur. Após biopsia foi confirmado que o que havia no intestino de Arthur não era linfoma, mas sim glúten. Ele é celíaco, ou seja, não produz as enzimas que auxiliam na digestão do glúten e também tem alergia à lactose. A nutricionista Juliane Félix explicou que os celíacos podem comer alguns tipos de chocolate "Quem tem intolerância a glúten pode comer os chocolates que não tenham nenhum tipo de cereal", disse.  
Arthur provou e aprovou o ovo de chocolate desenvolvido em João Pessoa. “É muito bom”, disse o garoto que já é consciente das restrições alimentares e hoje já convive bem com a doença.
Paraíba tem ovo de Páscoa desenvolvido em laboratório (Foto: Inaê Teles/G1)
O ovo feito com chocolate terapêutico tem diversos benefícios, segundo a farmacêutica Elisângela Gomes. “Ele é cardioprotetor, ou seja, ajuda a reduzir o colesterol, e combate os radicais livres”, disse. A nutricionista Juliane explicou que o cacau tem uma substância chamada flavonóide que protege o coração. "O chocolate amargo tem uma quantidade significativa de cacau que é um alimento funcional, ou seja que promove saúde", disse.
Como são produtos manipulados os ovos são produzidos por meio de solicitação dos clientes e por isso não têm em estoque e nem nas prateleiras das lojas. A expectativa da farmacêutica é que sejam fabricados 300 ovos durante a Páscoa. Cada ovo com 80g custa R$ 24 e para fazer o pedido basta ligar para (83) 3214-3488.

A farmacêutica Elisângela Gomes, que é proprietária do laboratório, disse que o foco no produto não é o financeiro, por não poder ser feito em grande escala, mas que o principal é o objetivo principal é "proporcionar o bem estar das pessoas é muito gratificante".

Cidade escocesa proíbe manequim de concorrer em eleições


A cidade de Aberdeen, na Escócia, descobriu que uma manequim havia sido inscrita como candidata independente nas eleições do dia 3 de maio para a Câmara de Vereadores, segundo reportagem do jornal "Daily Record".
Renee Slater tentou lançar a manequim 'Helena Torry' como candidata independente. (Foto: Reprodução)
A manequim chamada "Helena Torry" havia sido lançada pela britânica Renee Slater, de 64 anos. No entanto as autoridades descobriram a fraude, chamaram a polícia e retiraram o nome de "Helena" da cédula eleitoral.
"Se Helena fosse eleita, ela teria tomado posse na Câmara", disse Rennee.

Formiga doente 'vacina' o resto da colônia, mostra estudo


Um estudo publicado nesta terça-feira (3) mostra que os formigueiros passam por um tipo de campanha de vacinação quando um membro da colônia adquire uma infecção. Segundo os cientistas, o processo natural é eficaz.
Tudo começa quando uma das formigas é infectada por um agente externo que provoca uma doença – na pesquisa, os cientistas usaram um fungo. Em vez de evitar o indivíduo infectado, as demais formigas tomam conta dele, lambendo o fungo para retirá-lo.
A tentativa de cura nem sempre funciona para a formiga infectada, mas é importante para o resto da colônia. O fungo se espalha em pequenas quantidades e pode até provocar reações, mas não o suficiente para matar.
As formigas expostas ao fungo desenvolvem o sistema imunológico contra ele. Caso, no futuro, ela venha a se deparar com o mesmo fungo novamente, sua defesa natural saberá combatê-lo e evitar a doença.
Nos humanos, é exatamente isto que a vacina faz. Um agente – normalmente um vírus ou bactéria – é colocado dentro do corpo em uma forma morta ou atenuada, que serve para preparar o sistema imunológico para a ameaça de verdade.

Estudante processa universidade nos EUA por causa de porquinho da índia


A americana Kendra Velzen, de 28 anos, entrou com um processo contra a Universidade Grand Valley em Allendale, no estado de Michigan (EUA), porque a instituição não permite que ela mantenha seu porquinho da índia em seu alojamento estudantil.
Americana tenta garantir o direito de manter porquinho da índia em alojamento estudantil. (Foto: Reprodução)
Segundo a emissora de TV "WZZM", a estudante alega que o roedor é um animal de apoio emocional, e não um animal de estimação.
O porquinho da índia faz companhia à Kendra, pois ela sofre de depressão crônica.
No entanto a universidade proíbe animais de estimação nas moradias estudantis.

Corpo de dona de casa encontrada morta em estrada é exumado


O corpo da dona de casa Geralda Guabiraba, encontrada morta em uma estrada de Mairiporã, na Grande São Paulo, foi exumado nesta terça-feira (3) a pedido do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Um exame do Instituto Médico-Legal (IML) constatou que ela ingeriu veneno antes de morrer.
A polícia quer saber agroa se a quantidade de chumbinho consumida pela dona de casa era suficiente para matá-la por envenenamento. O diretor do DHPP, Jorge Carrasco, acredita que Geralda cometeu suicídio. Entretanto, a polícia não descarta outras hipóteses, como assassinato.
O corpo da dona de casa foi encontrado na Estrada de Santa Inês, próximo à Pedra da Macumba, um local conhecido por rituais de magia negra.
No início das investigações, a polícia afirmou que a pele do rosto dela havia sido arrancada por outra pessoa. Agora, há a suspeita de que cachorros possam ter desfigurado a vítima.

Nova ação antiterrorista detém 10 suspeitos na França


Dez pessoas foram detidas nesta quarta-feira (4) na França, em uma operação contra supostos grupos  radicais islâmicos em diversos pontos do país, informou a polícia.
As detenções ocorreram em Marselha, Valence, Carpentras, Pau, Roubaix e Trappes.
Os detidos supostamente haviam participado de treinamentos de fundamentalistas no Paquistão e no Afeganistão ou se dispunham a fazê-lo, explicou a emissora de rádio “France Info”.
Os suspeitos consultavam sites fundamentalistas com apologia à violência ou ataques a determinadas comunidades, afirmou a rede de televisão “BFM TV”.
Polícia Frances detém um suspeito de integrar grupo radical islâmico na cidade de Roubaix. (Foto: Denis Charlet / AFP Photo)
A operação, realizada sob a supervisão da Promotoria Antiterrorismo de Paris baseada em informações recolhidas pelos serviços secretos franceses, teve início às 6h locais (1h de Brasília).
O Ministério do Interior justificou a operação porque “não se pode correr nenhum risco” depois dos massacres de Toulouse e Montauban, em março, reivindicados pela rede terrorista da al-Qaeda pelo jovem Mohammed Merah, que foi morto pela polícia no último dia 22 após um longo cerco.
Na terça-feira (3), 13 das 17 pessoas detidas em diversos pontos da França na última sexta-feira (30) em outra ação policial contra a organização islamita “Forsane Alizza” foram apresentadas à Justiça sob a acusação de terrorismo.

Sacolinhas descartáveis deixam de ser distribuídas em mercados de SP


As sacolinhas descartáveis não serão mais distribuídas nos supermercados do estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (4). Na terça (3), terminou a obrigação de os supermercados oferecerem uma alternativa gratuita, conforme estava previsto em um acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo. 
O termo de ajustamento de conduta (TAC) deu dois meses para o consumidor se adaptar e agora obriga apenas os supermercados a venderem, até agosto, um modelo de sacola reutilizável por até R$ 0,59. O consumidor pode aderir ainda a outras opções, como caixas de papelão, caixas dobráveis, mochilas, carrinhos com bolsa e carrinhos de feira.
Arte sacolinhas (Foto: Editoria de Arte/G1)
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) anunciou nesta terça-feira que pretende também oferecer aos clientes a possibilidade de fazer um empréstimo de sacolas retornáveis para realizar suas compras. A medida, no entanto, não tem prazo para entrar em vigor.
A suspensão da distribuição das sacolinhas descartáveis é discutida desde o ano passado. Em maio, a Apas firmou acordo com a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo prevendo a extinção da embalagem nos 1.250 supermercados representados pela Apas - entre eles as principais redes. 
Segundo especialistas, as sacolinhas são uma ameaça à natureza porque podem levar 500 anos para se decompor. Elas acabam sendo descartadas de forma inadequada, poluindo a água e o solo.
A proibição do uso começou em janeiro de 2012. No entanto, os supermercados começaram a cobrar pela venda de sacolas biodegradáveis. O Ministério Público e o Procon intervieram. Foi determinado o fim definitivo da venda das sacolas biodegradáveis - porque também são descartáveis - e um prazo de dois meses para os consumidores se adaptarem. Algumas lojas criaram pontos específicos para retirada dessas caixas, que deverão continuar existindo.
AdaptaçãoDurante o período de transição, entre os dias 3 de fevereiro e esta terça-feira, a associação registrou uma queda de 72% na distribuição de sacolas. Cerca de 80% estavam adaptados até a quarta-feira (28), segundo o diretor de Sustentabilidade da Apas, João Sanzovo.
Ele afirmou que várias foram as ações adotadas pelos supermercados e pelos consumidores nesse período. “O carrinho de feira vem sendo bastante utilizado porque é prático para as pessoas”, diz. Há ainda iniciativas de comerciantes que levam as compras de seus clientes em casa.

Preço do metro quadrado sobe menos em março, diz FipeZap


O índice FipeZap Composto, que acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em seis municípios e no Distrito Federal, teve alta de 1,4% em março – oscilação menor que a registrada em fevereiro, quando o indicador avançou 1,5%.
A última vez em que a variação de março foi menor que a de fevereiro foi em 2009, quando o índice subiu 1,1% ante 1,4% do mês anterior.
A maior variação foi observada emBelo Horizonte, onde o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos subiu 2,6%. Já em Salvador, os preços ficaram estáveis. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a alta foi de 1,3% e 1,4%, respectivamente.
Na média das sete regiões, o valor do metro quadrado anunciado ficou em R$ 6.446 no mês de março. O Distrito Federal segue tendo o metro quadrado mais caro entre as cidades pesquisas: R$ 8.100; seguido por Rio de Janeiro (R$ 7.796) e São Paulo (R$ 6.295). Na outra ponta, Salvador tem o metro quadrado mais barato: R$ 3.688.
Em relação ao número de dormitórios, os imóveis com dois e três dormitórios tiveram a maior alta no período, de 1,6%.
Desaceleração
A tendência de desaceleração observada nos últimos meses permanece, principalmente quando se analisa a alta acumulada em doze meses. O índice composto acumula alta de 23,5% em um ano, sendo que, em fevereiro, este valor foi de 24,8%, e, em janeiro, de 25,5%.
No Rio de Janeiro, a desaceleração tem sido mais acentuada. Em março, alta acumulada em doze meses ficou em 28,8%, contra 31% registrados em fevereiro e 41,3% seis meses antes.
O Índice FipeZap é desenvolvido e calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos com base em anúncios de imóveis da internet.
O índice composto inclui as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife,Fortaleza, Salvador e o Distrito Federal.

Flanelinhas cobram R$ 150 por vaga na rua perto do estádio do Morumbi


Quem foi de carro ao show do músico Roger Waters no estádio do Morumbi, Zona Sul de São Paulo, na noite desta terça-feira (3) pagou caro para conseguir estacionar na rua. Os flanelinhas cobraram até R$ 150 por uma vaga, como mostrou o Bom Dia São Paulo desta quarta (4).
A caminho do estádio, o trânsito estava lento e confuso. Chegar ao local já era difícil, mas problema ainda maior foi estacionar o carro. Por isso, muitos motoristas pararam nas mãos dos flanelinhas.
A reportagem do Bom Dia São Paulo flagrou a ação deles. Um chegou a cobrar R$ 150 por uma vaga – em seguida, a ofereceu por R$ 120. Outro disse que o preço era R$ 100, mas que cobraria R$ 60. Alguns usaram pedras para garantir as vagas.
Os flanelinhas dizem que vão cuidar do carro, mas antes do show terminar já tinham ido embora. Em apenas uma rua, quatro veículos foram encontrados com os vidros quebrados.

Dirigente de partido é preso por injúria racial e desacato no ABC


Um dirigente de um partido político do ABC foi preso nesta terça-feira (3) por suspeita de ter cometido os crimes de injúria racial e desacato. Ele teria ofendido um guarda civil municipal em São Caetano do Sul, também no ABC.
O guarda fazia a ronda em frente ao Velório Municipal quando foi, segundo ele, ofendido e caluniado. “Começou a proferir palavras de baixo calão, de injúria racial, acabou me chamando de macaco, de preto”, contou ao Bom Dia São Paulo desta quarta (4).
Segundo a polícia, o suspeito saiu do velório e foi a uma padaria, onde consumiu bebida alcoólica. Em seguida, ele passou por um carro da Guarda Civil Municipal e começou a confusão. “Ele passou pelos GCMs ofendendo tanto a dignidade do cargo quanto a dignidade pessoal de ambos que estavam no local, e [disse também que] preto não era gente”, informou o delegado Sérgio Vidal de Lima.
Se condenado pelos crimes de desacato e injúria racial, o homem detido poderá pegar até cinco anos de prisão. Em julho de 2011, ele passou 30 dias preso após ser acusado pela ex-mulher de violência doméstica e ameaça. Na época ele também respondeu a um processo por desacato.

PM morre após ser baleado na Favela da Rocinha


Um policial do Batalhão de Choque foi morto no início da madrugada desta quarta-feira (4) na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio. Segundo as primeiras informações da polícia, o PM foi baleado na axila durante um patrulhamento na comunidade. Essa é a terceira morte em menos de dez dias e a nona em quase dois meses na comunidade. Nesta manhã, não há registro de novos tiroteios na favela.
O policial chegou a ser levado por colegas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, também na Zona Sul, mas não resistiu.
O BPChoque informou que o policial e outros PMs faziam um patrulhamento a pé na localidade conhecida como 199, na parte alta da Rocinha, quando foram surpreendidos por quatro homens armados por volta de meia-noite. Após os tiros, os criminosos fugiram.
O caso será investigado pela Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.
Outras mortes
Desde a prisão do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, o controle do tráfico na comunidade é disputado por criminosos de facções rivais.

No domingo (1º), um homem identificado como Alexandre da Cunha Fernandes, de 30 anos,foi morto na localidade Via Ápia. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Na noite de segunda-feira (2), a Polícia Civil informou que o suspeito de cometer o crime já foi identificado por agentes da DH.

Na semana passada, o líder comunitário Vanderlan Barros de Oliveira, conhecido como Feijão, foi morto a tiros quando chegava à associação de moradores. Dias antes, um tiroteio matou quatro pessoas.

Os crimes são investigados pela DH.
Por conta da violência, a Polícia Militar chegou a reforçar o patrulhamento na comunidade, com 300 homens. Mas a Secretaria de Segurança Pública já anunciou que mais 700 policiais, todos recém formados, vão ajudar a patrulhar a favela.
Denúncia de propina
A Secretaria de Segurança também abriu inquérito para apurar suspeitas de pagamento de propinas a policiais na Rocinha
Pela denúncia, os PMs receberiam R$ 80 mil por mês para facilitar a vida de traficantes e não reprimir a venda de drogas em alguns locais da comunidade. Segundo documento da Polícia Civil de fevereiro, os policiais teriam recebido ainda R$ 200 mil de entrada. A venda de drogas estaria sendo feita em pontos escondidos da comunidade, enquanto os PMs fariam o patrulhamento nas ruas principais da Rocinha.

Operação Choque de Paz
A comunidade da Rocinha, além do Vidigal e da Chácara do Céu, foi ocupada pacificamente pelas autoridades policiais no dia 13 de novembro de 2011, durante a Operação Choque de Paz. Segundo o governo do Rio, a ocupação havia sido planejada há vários meses pelo serviço de inteligência das forças de segurança. Cerca de 3 mil policiais participaram da ação.

Dengue tipo 4 chega a 3 regiões e Paraíba faz alerta



A Paraíba está em alerta para evitar que a dengue do tipo 4 (Denv-4) chegue ao Estado. Conforme a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Júlia Vaz, não há como impedir a entrada do sorotipo no Estado - mas as áreas de divisa estão com ações intensificadas. O sorotipo do tipo 4 já está presente em pelos menos seis estados do Nordeste (Bahia, Piauí, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco), além das regiões Norte e Sudeste.

“Estamos fazendo o monitoramento dos sorotipos (que são quatro) e alertando os municípios de divisa com outros Estados para que intensifiquem as ações de combate ao mosquito e a realização dos exames de sorologia. Até o momento, a Paraíba não teve nenhum caso confirmado da doença”, garantiu Júlia, ao acrescentar que nas cidades com tendência de aumento de casos de dengue o controle vetorial também está sendo reforçado.

Conforme o Ministério da Saúde, embora a dengue Denv-4 não seja mais grave que os outros sorotipos já constatados no país, grande parte da população não tem imunidade contra este primeiro - havendo assim risco de epidemia. Havia 28 anos que o tipo 4 não circulava no país, reaparecendo em 2010. Ainda conforme o MS, quando uma pessoa já foi acometida pela dengue, em um segundo contágio a doença volta mais forte.

Como a patologia não é transmitida de pessoa para pessoa, para quem vai viajar nos próximos dias a recomendação da SES é a mesma para quem fica na Paraíba: não deixar água acumulada.

DENGUE HEMORRÁGICA
Somente nos três primeiros meses deste ano, a Paraíba teve quatro casos confirmados de dengue hemorrágica, conforme informou o boletim da 13ª semana epidemiológica SES. No mesmo período foram confirmados 134 casos de dengue, sendo 130 do tipo clássica e quatro com complicações. Os casos notificados somaram 904 ocorrências, com 240 descartados e 526 sob investigação.


Apesar da gravidade da dengue hemorrágica, Júlia Vaz informou que o número de casos está dentro do esperado. Ela não pôde informar a ocorrência da dengue hemorrágica no mesmo período do ano passado. Com relação aos casos totais da doença, nos três primeiros meses de 2011 foram 5.363 casos suspeitos, contra os 904 registrados este ano - uma redução de 83,2%.

Conforme a SES, as gerências de Vigilância em Saúde (Gevs) e de Vigilância Ambiental da SES continuam realizando as visitas técnicas nos 35 municípios que tiveram seus planos de contingência aprovados pelo Ministério da Saúde. As equipes já visitaram as cidades de Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Santa Rita, Conde e Lucena. Nos dias 11, 12 e 13 deste mês serão visitados os municípios de Caturité, Montadas e Livramento, todos integrantes da 3ª Gerência Regional de Saúde (GRS).

JP Online

Maranhão tem contas rejeitadas pelo TRE e fica inelegível para disputar a Prefeitura da Capital; veja reação do peemedebista



José Maranhão
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou por maioria as contas do ex-governador José Maranhão (PMDB) relativas à campanha eleitoral de 2010. O peemedebista demonstrou surpresa com a decisão do TRE (veja declarações abaixo).
De acordo com entendimento recente do Tribunal Superior Eleitoral, a rejeição das contas por decisão colegiada enquadra Maranhão na Lei da Ficha Limpa e o torna inelegível.
Os juízes desaprovaram as contas de Maranhão em harmonia com o parecer do Ministério Público.
Os juízes Miguel de Britto Lyra Filho, João Bosco Medeiros de Sousa, José Di Lorenzo Serpa seguiram o relator e votaram pela desaprovação das contas.
Já o juiz Márcio Accioly se absteve.
A corte é composta por sete juízes, mais o presidente que não precisou votar porque não houve empate.
O relator João Batista Barbosa tinha votado pela rejeição das contas com remessa de cópias para apuração de eventual prática de crime, além de condenar o então candidato José Maranhão ao pagamento de R$ 45 mil.
Tentativas de postergar
Mais cedo a corte rejeitou por unanimidade agravo interposto pelos advogado de Maranhão (PMDB) para ter acesso aos autos do processo.
Se o recurso tivesse sido concedido, o julgamento seria suspenso para que os advogados pudessem fazer novas análises. Seria o terceiro adiamento.
Reflexos eleitorais
O TSE decidiu em 01 de março de 2012 - por 4 votos a 3 - que para concorrer às eleições municipais deste ano não basta aos candidatos terem apresentado as contas de campanha das últimas eleições (2010), é necessário também que os números tenham sido aprovados.
Ou seja, o candidato que não tiver as contas da última eleição concorrida por ele aprovadas, será impedido de efetuar seu registro de candidatura para a próxima eleição que decidir disputar.
A decisão do TSE somada a do TRE nesta terça retira José Maranhão da disputa na Capital. O peemedebista é o pré-candidato do partido a prefeito de João pessoa.
Suspensões
O julgamento das contas de campanha de Maranhão já foi interrompido duas vezes - a última delas no último dia 27 de março, com o pedido de vista do juiz Márcio Accioly.

O TRE começou a se debruçar sobre os gastos eleitorais do peemedebista no dia 16 de março.
Reação de Maranhão
O ex-governador manifestou surpresa com o resultado do julgamento, mas avisou que vai recorrer e garante: estará na disputa pela Prefeitura da Capital.
"Estamos avaliando, mas é claro que vamos recorrer", declarou Maranhão ao site Maispb, do jornalista do Sistema Correio, Heron Cid.
"Nós não esperávamos", admitiu o peemedebista, que deve reunir advogados e aliados políticos nesta quarta-feira para iniciar as avaliações jurídicas.
Portal Correio
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...