sábado, 7 de abril de 2012

Governador da PB anuncia nomes de novos secretários e auxiliares


Harrison Targino saiu da pasta da Administração Penitenciária e será empossado na Educação (Foto: Divulgação/Secom-PB)Por meio de nota oficial, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) anunciou neste sábado (7) os novos secretários e auxiliares que vão tomar posse em cerimônia no domingo (8) no Palácio da Redenção. Na ocasião o comando do governo vai ser transmitido interinamente para o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. O motivo é a viagem oficial de Coutinho para os Estados Unidos e de Rômulo Gouveia a Brasília.

A mini-reforma atinge três escalões do governo, desde secretarias até órgãos executivos e suas diretorias, e funcionou como uma dança de cadeiras. Com a saída de Nonato Bandeira, para se lançar pré-candidato a prefeito de João Pessoa, quem fica no comando da Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) é Tatiana Domiciano, ex-diretora superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

A nova secretária explicou que “o caráter de reforma do governo foi eminentemente técnico, por causa da saída de alguns auxiliares para as eleições”, afirmou Tatiana Domiciano. Ela disse ainda que “o remanejamento é uma constante no governo e que todas as pessoas já são do quadro desde o início da gestão”, ao todo são 25 mudanças.
Um exemplo dessa situação é a migração de Harrison Targino, que anunciou a saída da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), e agora vai assumir a Secretaria de Educação no lugar de Afonso Scocuglia, que também entregou o cargo. Essa é a terceira mudança na pasta em pouco mais de um ano, já que ela também teve o professor Fernando Abath como titular. Na Seap, será empossado o coronel Washington França.

A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer será comandada por José Marco Nóbrega Ferreira, que já era o executivo da pasta. O ex-titular dos esportes, Fábio Maia, vai para a Interiorização, que tem sede em Campina Grande, seu nicho político mais forte. Débora Maria Andrade Maciel será secretária-executiva ao lado de Fábio.

Segundo a secretária de Comunicação, o governador Ricardo Coutinho só deve repassar as primeiras orientações para os novos auxiliares na próxima quinta-feira (12) quando volta da viagem oficial aos Estados Unidos. “Mas desde já a ideia é seguir o ritmo e dar continuidade ao trabalho que tem sido feito”, completou.

Ramalho Leite
 - diretor-presidente da FACEm relação a pasta que assumiu, Tatiana explicou que a orientação é “dar maior visibilidade as ações do governo e trabalhar para que essa divulgação aconteça de maneira mais fluente”.

A secretária tentou amenizar o tom da reforma e disse que “é um ajuste normal. Alguns cargos em nível de diretorias estavam vagos e agora estão sendo preenchidos, o que já era previsível”. Confira outras mudanças no segundo escalão do governo Ricardo Coutinho:
Josefa Vanóbia Nóbrega – diretora-executiva da FAC
Fernando Moura - superintendente de A UNIÃO
Orlando Soares de Oliveira Filho - diretor-presidente da AESA
Ana Maria de Araújo Torres - superintendente da SUDEMA
Ricardo Barbosa - diretor-superintendente da Suplan (acumulando o cargo de secretário-executivo do PAC)
Waldir Porfírio da Silva - chefe de gabinete do governador
Célio Alves - diretor de jornalismo da Secretaria da Comunicação
Simone Cristina Coelho Guimarães - diretora técnica da Suplan
Alexandre Magno Cândido da Cruz - diretor de planejamento da FAC
Maria Alice Pereira de Lima - vice-presidente da FUNDAC
José Sidney de Oliveira Filho - diretor administrativo da FUNDAC
Flora Elvira Rodrigues de Amorim - diretora do Departamento de Assistência e Previdência do IASS
Felipe Ferreira Adelino de Lima - diretor de operações da EMPASA
Fábio Veriato da Câmara - diretor administrativo do INTERPA
Francisco Elias Ramos - diretor técnico do INTERPA
Francisco Fábio Gomes de Oliveira - gerente-executivo técnico do COOPERAR
Cláudio Batista dos Santos - diretor técnico da CEHAP
Francisco Jean Q. da Costa - diretor administrativo-financeiro da CEHAP
g1

Moradores de bairro de João Pessoa malham Judas na Sexta-Feira Santa


A tradição da malhação do Judas, comum na Semana Santa, começou na noite desta sexta-feira (6) em João Pessoa. Os moradores da Torre executaram a prática, que acontece há 15 anos no bairro.
A bricandeira mobiliza crianças e adultos de todas as idades para pisarem, rasgarem e destroçarem bonecos de pano, que simbolizam a figura do discípulo Judas Iscariotes, apontado pelos religiosos como o traidor de Jesus Cristo. Além de “vingar” a traição, as pessoas se divertem com doces e guloseimas que recheiam os bonecos e outras brincadeiras promovidas na noite.

Na Torre, a malhação aconteceu no cruzamento das avenidas Beira Rio e Ruy Barbosa. Neste sábado (7), é a vez dos moradores de Jaguaribe se vingarem do Judas às 19h, no Mercado Público do bairro. Em João Pessoa, a tradição já é mantida há 65 anos.
g1

Dois morrem por envolvimento com crack em Campina Grande, PB


Dois jovens foram executados na noite desta sexta-feira (6) em Campina Grande por consumo e tráfico de drogas. O primeiro crime foi por volta das 18h no bairro do Araxá. Segundo a delegada de homicídios, Maíra Queiroz, o motivo foi a disputa por pontos de venda na região, que começou depois da prisão do chefe do tráfico no bairro.

Ainda de acordo com a delegada, o jovem de 21 anos foi executado com vários tiros na cabeça. Ele respondia em liberdade pelo assassinato de um policial no ano passado. Esse foi o segundo assassinato no bairro nessa semana e a polícia vai investigar se existe relação entre os casos.

O segundo crime aconteceu por volta da meia noite, no Dinamérica. A delegada Maíra Queiroz explicou que a vítima, um jovem de 19 anos, atravessava a rua, perto de casa, quando dois homens passaram numa moto e atiraram várias vezes. Dezessete cápsulas de pistola 380 foram encontradas próximas ao corpo do rapaz.

A suspeita é de que o crime tenha a ver com dívida de drogas, já que segundo informações da delegada de homicídios, a mãe da vítima teria pedido ajuda de vizinhos, na semana passada, para pagar uma conta do filho, que já havia sido ameaçado de morte. Ainda foi encontrada uma pequena quantidade de maconha no bolso do rapaz.
g1
.

Servente é executado dentro de casa em Bayeux, PB


Um servente de 37 anos foi executado com vários tiros e golpes de faca no fim da noite desta sexta-feira (6), em Bayeux, na Grande João Pessoa. Segundo o delegado plantonista da cidade, José Guedes, a vítima estava em liberdade condicional e teria sido presa por assalto.
De acordo com José Guedes, a investigação trabalha com pelo menos duas hipóteses, uma de que o crime teria sido motivado por vingança e a segunda de que a causa seja acerto de contas, já que o servente havia passado parte do dia consumindo bebidas alcoólicas em bares da cidade.Ainda segundo o delegado, o servente estava sozinho na casa dele, que fica no bairro Mário Andreazza, quando os suspeitos invadiram a residência. A polícia acredita que eles teriam pulado o muro da residência, já que não há sinais de arrombamento no local.
g1

Americano recupera carteira 35 anos depois de perdê-la


O aposentado americano Gean Brown Jr. recuperou sua carteira 35 anos depois de tê-la perdido no sótão de uma casa enquanto instalava canos em Spring Hill, no estado do Kansas (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "KPIC".
Carteira foi devolvida a Gean Brown Jr. 35 anos depois de perdê-la. (Foto: Reprodução)
A carteira foi devolvida para Brown Jr.  pelo atual proprietário da casa. Na carteira, havia fotos de Brown Jr. durante o período em que ele estava na Marinha e uma foto de sua namorada na época, agora sua esposa.
Ele contou que não tinha esperança de encontrar a carteira novamente. "Eu sabia que havia perdido no sótão, mas não tinha conseguido encontrá-la na época", afirmou.
g1
Carteira foi devolvida para Brown Jr.  pelo atual proprietário da casa. (Foto: Reprodução)Carteira foi devolvida para Brown Jr. pelo atual proprietário da casa. (Foto: Reprodução)

Veja imagens com poder de caça de aves de rapina


Imagens de aves de rapina caçando impressionam. Águias, falcões e gaviões são exímios caçadores e dificilmente falham em seus ataques. Abaixo, o G1 mostra algumas dessas aves em ação, durante o ataque ou após ter capturado a presa.
g1
Águia-pescadora é flagrada com peixe nas garras sobre poste no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), em 31 de maio de 2011. (Foto: Bruce Weaver/AFP)Águia-pescadora é flagrada com peixe nas garras sobre poste no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), em 31 de maio de 2011. (Foto: Bruce Weaver/AFP)
Durante uma competição de caça realizada em 2011 nos arredores da cidade de Almaty, no Cazaquistão, o fotógrafo Shamil Zhumatov registrou o momento de ataque de um exemplar de águia-dourada, ave também conhecida como águia-real, a um coelho em meio à neve. (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)Durante uma competição de caça realizada em 2011 nos arredores da cidade de Almaty, no Cazaquistão, o fotógrafo Shamil Zhumatov registrou o momento de ataque de um exemplar de águia-dourada, ave também conhecida como águia-real, a um coelho em meio à neve. (Foto: Shamil Zhumatov/Reuters)
Em março de 2012, um gavião foi fotografado tentando capturar um pombo em La Porte, no estado americano de Indiana. O pombo conseguiu escapar. (Foto: Bob Wellinski/The LaPorte Herald-Argus/AP)Em março de 2012, um gavião foi fotografado tentando capturar um pombo em La Porte, no estado americano de Indiana. O pombo conseguiu escapar. (Foto: Bob Wellinski/The LaPorte Herald-Argus/AP)
Em maio de 2011, águia foi fotografada atacando um lobo durante um festival de caça tradicional chamado 'Salburun', na aldeia de Tyup, a 370 quilômetros de Bishkek, no Quirguistão. (Foto: Vyacheslav Oseledko/AFP)Em maio de 2011, águia foi fotografada atacando um lobo durante um festival de caça tradicional chamado 'Salburun', na aldeia de Tyup, a 370 quilômetros de Bishkek, no Quirguistão. (Foto: Vyacheslav Oseledko/AFP)
Águia-pescadora foi fotografada em 26 de março de 2008 após capturar peixe na Flórida (EUA). Encontrada em várias regiões do mundo, essa ave de rapina chega a 60 cm de comprimento e envergadura de 1,8 m.   (Foto: Don Emmert/AFP)Águia-pescadora foi fotografada em 26 de março de 2008 após capturar peixe na Flórida (EUA). Encontrada em várias regiões do mundo, essa ave de rapina chega a 60 cm de comprimento e envergadura de 1,8 m. (Foto: Don Emmert/AFP)
Fotógrafo Vladimir Voronin registrou o momento em que uma águia-dourada caçava um coelho nas planícies do Quirguistão e do Cazaquistão. (Foto: Vladimir Voronin/Caters)
Em dezembro de 2011, o fotógrafo Milan Krasula registrou o exato momento em que uma águia tentava capturar um cervo durante uma caçada anual na Eslováquia. A imagem dá impressão que o predador levaria a melhor no duelo contra a presa. No entanto, segundo reportagem do jornal inglês ‘Daily Mail’, o veado conseguiu escapar do ataque da ave de rapina. (Foto: Reprodução)

Jovem carioca reduz 17 kg para incentivar namorada a perder peso


Ver a balança disparar após o início de um namoro ou casamento é um problema de muitos casais. Os parceiros relaxam, saem várias vezes por semana para comer fora e acabam abusando de alimentos calóricos, como massas, frituras e doces. Além disso, a falta de ânimo para se exercitar pode piorar ainda mais a situação.
Foi o que aconteceu com o analista de sistemas carioca Marcelo Tatagiba, de 32 anos, e a fisioterapeuta Vangela Queiroz, de 25. Ao longo da relação de 4 anos e meio, ele passou de 84 kg para 95 kg, em 1,75 m de altura, e ela foi de 70 kg para 107 kg, em 1,68 m.
“Comíamos muita besteira, fast food, e pedíamos um prato para cada. Agora costumamos dividir. Quando você se habitua a diminuir a quantidade, não consegue mais voltar ao que ingeria antes”, diz Marcelo.
Montagem casal (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem procurou, então, um endocrinologista e iniciou uma dieta dos pontos, que mantém até hoje para alcançar o objetivo final de eliminar mais 5 kg.
Tudo começou em março de 2011, quando Vangela decidiu que precisava fazer uma reeducação alimentar e emagrecer, sobretudo por causa da profissão: ela dá aulas de pilates e atua também na área de estética.
"Recebi muitos 'nãos' por estar acima do peso, mas não reclamo, pois isso me fez acordar e buscar qualidade de vida. O lado estético foi só consequência. Hoje consigo trabalhar muito melhor, sem me cansar ou sentir dores, minha família passou a se alimentar bem e já consegui convencer alguns amigos a participarem de corridas comigo", cita a jovem.
Para ajudá-la nesse processo, Marcelo também mudou de hábitos, adotou uma alimentação balanceada, cortou refrigerante, líquidos nas refeições e frituras. "Antes, comia batata frita todo dia, agora é uma vez por mês. Também voltei a praticar exercícios e reduzi meu índice de gordura corporal de 21% para 10%", conta o analista, cuja meta é enxugar ainda mais a barriga e chegar aos 6% de gordura.
Casal almoçando (Foto: Arquivo pessoal)
Vangela enfatiza que, no início, continuou comendo as coisas de que gostava, como fast food e chocolate, pois achava que diminuir a quantidade de calorias e, ao mesmo tempo, cortar o que lhe dava prazer seria muito radical. 
"Eu não queria isso, por causa do meu insucesso em outras dietas. Depois que me habituei a comer aquela quantidade, cortei as frituras, o sal, e comprei um forninho elétrico, para assar ou grelhar tudo", afirma.
Ela diz que não sofreu muito, mas o que mais a incomodou foi ter que anotar tudo o que consumia, para fazer o cálculo dos pontos. "Com o tempo, me acostumei e até decorei os valores", ressalta.
Da obesidade ao sobrepeso
O namorado de Vangela está hoje com 78 kg e quer atingir os 75 kg. Seu índice de massa corporal (IMC) baixou de 31 (obesidade grau 1) para 25 (começo da faixa de sobrepeso), em oito meses. O manequim da calça perdeu quatro números: foi de 46 para 42, e logo deve servir o 40.
“Me desfiz de muitas roupas sociais, e nós dois trocamos praticamente todo o guarda-roupa. Meu cinto antigo já estava no último furo”, revela Marcelo.
Ele agora come de 3h em 3h, adotou frutas, verduras e legumes no cardápio – que antes eram totalmente excluídos – e confessa que ainda precisa beber mais água.
“Já não vejo mais tanta diferença na balança, mas sinto no corpo, pois estou substituindo gordura por músculos”, destaca. O carioca corre duas vezes por semana durante 30 minutos, pratica jiu-jítsu duas vezes durante 1h30 e faz musculação três vezes, por 1h.
Da mesma forma que o namorado, Vangela saiu de um IMC 38 (obesidade grau 2) para 26,5 (sobrepeso). No total, a fisioterapeuta perdeu 32 kg em sete meses. Começou a praticar exercícios depois de três meses, porque queria primeiro eliminar um certo peso (no caso, 15 kg). Hoje, ela vai à academia e corre três vezes por semana.
Vangela (Foto: Arquivo pessoal)
"Eu estava tão gorda, que não aguentava fazer quase nada. Primeiro, passei a caminhar 15 minutos três vezes por semana e fui acelerando o ritmo, alternando entre caminhadas e corridas, até conseguir correr 30 minutos três vezes por semana. Isso me incentivou a participar de provas de rua, o que me mantém motivada, já que sou muito competitiva", revela.
Em seguida, a fisioterapeuta passou a fazer musculação para fortalecer e evitar lesões nas corridas. "Não gostava muito de malhar, mas, depois que você percebe os resultados, se empolga. Só não pode parar, precisa virar rotina. Quando fico um dia sem, já sinto falta", conta.
O analista compara: “Meus exames médicos estavam muito ruins. Triglicerídeos, colesterol, glicose, ácido úrico, ficou tudo alto. Após três meses, fiz uma nova coleta de sangue e todas as taxas caíram pela metade, para a faixa normal”.Benefícios à saúde e ao namoro
Marcelo garante que os dois ganharam mais disposição, um sono melhor e elogios gerais, de familiares, amigos e colegas de trabalho. No caso de Vangela, ela também reduziu a dor que sentia no joelho.
Já os exames de Vangela sempre foram bons, mesmo ela estando acima do peso. O único problema mais sério era um excesso de gordura no fígado, chamado de esteatose hepática, no grau 2. "Esse foi um dos motivos que me levaram a querer mudar", diz.
Outro grande "upgrade" foi no namoro, que segundo Marcelo melhorou bastante. “Passamos a praticar juntos esportes como corridas de rua”, afirma.
Apesar de se monitorarem, os dois estabeleceram um “dia do lixo” semanal, geralmente sábado ou domingo, quando saem da dieta para aproveitar os prazeres da vida, sem cair na tentação da gula.
Na Páscoa, o casal adianta que vai comer chocolate, mas com moderação. "Depois, a gente se mata na academia para queimar as calorias", prevê Marcelo. "Ganhei chocolate dos meus alunos e clientes e pretendo comê-los. Mas, para os meus pais, pedi uma roupa para malhar, minha irmã deve me dar meias de corrida e meu namorado, um livro", revela Vangela, supersaudável.
g1


Justiça do Trabalho vai fazer inspeção em canteiro de obras da usina de Jirau


A Justiça do Trabalho vai realizar uma inspeção judicial nos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Jirau na manhã deste sábado (7), em Rondônia. O objetivo é comprovar a situação de segurança e acomodação dos trabalhadores na construção. A decisão liminar foi tomada pela juíza federal substituta Maria Rafaela de Castro, da 8ª Vara do Trabalho de Porto Velho. Se forem constatadas irregularidades, a magistrada poderá pedir a paralisação da obra.
Na noite desta segunda-feira (2),manifestantes atearam fogo a alojamentos no canteiro da usina, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado. De acordo com o órgão, o incêndio começou às 21h e destruiu cerca de 36 alojamentos. Onze suspeitos de participação no incêndio foram presos. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), cerca de 4 mil trabalhadores estariam sofrendo diversos problemas (moradia, alimentação, transporte e direitos trabalhistas) em decorrência da por conta da destruição desses alojamentos.
A Ação Civil Pública foi ajuizada pelo MPT nesta quarta-feira (4), contra as empresas Energia Sustentável do Brasil S/A, Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A, Jauru Construção Civil Ltda e Enesa Engenharia S/A.
Segundo o MPT, os procuradores do Trabalho Aílton Vieira dos Santos, procurador-chefe do MPT em Rondônia e Acre, Francisco José Pinheiro Cruz (da coordenadoria nacional de combate ao trabalho escravo) e Ruy Fernando Gomes Leme Cavalheiro (da coordenadoria nacional de combate às irregularidades na administração pública) estiveram nos canteiros de obras na terça-feira.
Eles apuram as condições dos alojamentos improvisados para onde foram levados os trabalhadores da usina depois do incêndio, além de denúncias de que as empresas estariam rescindindo o contrato de centenas de trabalhadores. O MPT quer saber, também, a quantidade exata de funcionários nos canteiros de obras e quantos foram desligados das funções.
Segundo a decisão da juíza federal do trabalho, se for constatada a "impossibilidade de acomodação ou a manutenção de risco à segurança e incolumidade física ou psicológica dos empregados, as empresas deverão adotar medidas para manter os trabalhadores em hotéis da cidade, principalmente, os que estão no SESI ou no Hotel Forasteiro, como na Casa de Eventos Talismã, no prazo de 72 horas."
Como será a inspeção judicial?
Ainda de acordo com a juíza Maria Rafaela, a inspeção judicial será feita por auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e poderá ser acompanhada por representantes das empresas e pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero).
O texto da decisão liminar ainda determina o fornecimento de "alimentação e hospedagem digna, em condições higiênicas adequadas, para os empregados que escolherem permanecer em Porto Velho e que não possuam moradia na cidade e o fornecimento de alojamento aos funcionários que retornarem ao canteiro de obras", seguindo normas regulamentadoras.
O descumprimento da liminar prevê multa de R$ 1 mil diários por trabalhador que se encontrar em condições de precariedade nos canteiros de obra. As empresas deverão se manifestar em 72 horas sobre os pedidos liminares ainda não apreciados nessa fase processual. Para todos os fatos alegados pelo MPT, os prazos são diferenciados, conforme a Lei de Ação Civil Pública e o Código de Processo Civil.
Os representantes das empresas Energia Sustentável do Brasil S/A, Jauru Construção Civil Ltda e Enesa Engenharia S/A não foram localizados pela reportagem do G1 para comentar o caso. A assessoria da Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A divulgou nota informando que os trabalhadores da usina que solicitaram desligamento após os atos de vandalismo já encontram-se a caminho de suas cidades de origem.
BanditismoO ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, classificou nesta quarta-feira o incêndio em alojamentos da usina hidrelétrica de Jirau como "banditismo". O governo enviou mais 120 homens da Força Nacional de Segurança para a usina, que fica no rio Madeira, em Rondônia.
g1

Queda de avião militar sobre conjunto residencial fere 6 nos EUA


Um avião caça da Marinha dos EUA bateu em um prédio de apartamentos próximo a Virginia Beach, no estado da Virgínia, nesta sexta-feira (6), deixando pelo menos seis feridos, segundo as autoridades.
Não há relatos sobre mortos ou desaparecidos, de acordo com os bombeiros.
"Um F/A-18D do esquadrão 106 caiu em Virginia Beach", afirmou a Marinha americana em comunicado.
A aeronave caiu às 12h05 locais (13h05 de Brasília), pouco depois de sua decolagem da base aeronaval de Oceana, situada a poucos quilômetros.
Os dois militares que estavam a bordo conseguiram se ejetar. Eles foram hospitalizados, mas não correm risco de morrer, segundo as autoridades..
Uma testemunha disse à CNN que o avião foi esvaziado do combustível antes de cair, de nariz para cima.
Destroços do avião vistos logo após a queda nesta sexta-feira (6) em Virginia Beach (Foto: AP)
Duas fortes explosões ocorreram após a queda, e os moradores do local, que é bastante povoado, fugiram.
Vários veículos de emergência se dirigiram para o local, que está em situação caótica, segundo a imprensa local.
mapa acidente aviao virginia (Foto: arte g1)
Bombeiros tentavam apagar focos de incêndio em cinco edifícios de dois andares.
Testemunhas
"Os edifícios começaram a cair", disse Zack Zapatero à CNN.

"Não vi ninguém correndo para fora, mas escutei que havia idosos que viviam nesses edifícios e isso me preocupa", completou.
"Havia chamas saindo da parte de trás da aeronave, do motor. Vi um piloto se ejetar", disse Jon Swain à MSNBC.

"Acho que havia dois, mas só vi um deles. Provavelmente cinco segundos mais tarde, a aeronave chocou-se contra o prédio. Tudo ficou em chamas", disse.

"Algumas pessoas saíram correndo do prédio."
g1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...