terça-feira, 10 de abril de 2012

Dona de casa encontra jiboia debaixo de pia de cozinha na Paraíba


Uma dona de casa encontrou uma cobra debaixo da pia da cozinha de sua residência no município de Teixeira, no Sertão paraibano. A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar local por volta das 15h30 da segunda-feira (9). De acordo com o Corpo de Bombeiros de Patos, que deu apoio à captura, a jiboia teria mais de 1,5 metro de comprimento. O caso chamou atenção dos moradores do bairro Vila Feliz, que se concentraram para acompanhar a retirada do réptil.
Devido ao susto sofrido pela dona da casa e para evitar que a cobra sofresse danos físicos por parte das pessoas da comunidade, os policiais militares de Teixeira se anteciparam e retiraram o animal da casa. Em seguida, isolaram a cobra em um cômodo até que os bombeiros de Patos chegassem ao local.
De acordo com o sargento Neilton, a jiboia não é venenosa e foi devolvida ao seu habitat natural. Ele acredita que a cobra tenha buscado refúgio em uma casa na zona urbana devido à devastação da mata em Teixeira.
g1

Polícia Militar prende quatro suspeitos de assaltos após tiroteio na Paraíba


Quatro pessoas foram presas na noite segunda-feira (9) na zona rural de Caturité, município do Agreste paraibano, sob suspeita de prática de assaltos na cidade vizinha, Boqueirão. De acordo com a Polícia Militar, um quinto suspeito de integrar a quadrilha reagiu à abordagem e disparou tiros contra os policiais, mas acabou sendo baleado e morreu quando estava no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Conforme o tenente Thiago Feitosa, as investigações começaram quando moradores da região denunciaram que um grupo armado estaria abordando motociclistas e roubando seus veículos.

Segundo ele, dentro da casa foram encontrados três revólveres calibre 38. O suspeito ferido chegou a ser levado por policiais para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde morreu. Os demais envolvidos foram encaminhados à Central de Polícia, onde prestaram depoimento. Eles foram indiciados por formação de quadrilha e entregues à cadeia pública de Boqueirão.
A Polícia Militar montou um cerco na casa de uma das supostas envolvidas no sítio Pau Branco, em Caturité, e conseguiu identificar três homens e duas mulheres. Um dos integrantes teria disparado um tiro e atingido o colete de um policial militar. "Ele confrontou a guarnição, efetuou um disparo pela porta dianteira da casa e nós precisamos reagir", informou o tenente Feitosa.
g1

PF prende cinco suspeitos de tráfico com 10kg de crack na PB e em PE


Cinco pessoas foram presas na segunda-feira (9) durante uma operação simultânea da Polícia Federal nas cidades de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, e Arcoverde, em Pernambuco. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão na Paraíba, as buscas feitas por agentes federais das delegacias de João Pessoa e Campina Grande, com o auxílio de policiais militares, resultaram na apreensão de 10kg de crack, uma pistola e munições.
A droga estaria escondida entre roupas e cobertores de cama. A operação recebeu o nome de Escudo, em alusão ao trabalho para evitar a entrada da droga na Paraíba.
Conforme a PF, os agentes foram até a cidade de Arcoverde onde prenderam um vendedor de motocicletas e um taxista, que estariam buscando a droga em uma agência de venda de passagens de ônibus interestadual. O crack teria sido enviado originalmente da cidade de São Paulo (SP) para ser distribuído em cidades do Sertão de Pernambuco e da Paraíba. Um dos destinos seria Princesa Isabel.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Paulo Henrique Ferra Lima, o grupo foi encaminhado à delegacia de Patos e passou a noite prestando depoimentos. Ele explicou que outras pessoas suspeitas de envolvimento com a quadrilha podem ser presas. "A gente observa que essa célula criminosa é basta ampla e não atinge apenas o setor paraibano", declarou.
Além das duas prisões em Arcoverde, uma outra equipe de policiais federais e militares prendeu mais três pessoas que seriam os receptadores da droga e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Princesa Isabel. Na ocasião, foram recolhidos 200g de crack, uma pistola calibre 6.35 e munições.
Os presos foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e
porte ilegal de armas, em seguida foram conduzidos ao Presídio Regional em Patos, na Paraíba, onde ficam à disposição da Justiça estadual.
g1

Compositor de 'Eu quero tchu' grava clipe e quer encontro com Neymar


Depois de compor o hit “Eu quero tchu, eu quero tcha”, que está em 1º lugar nas mais baixadas do iTunes Brasil, o paraibano Shylton Fernandes agora se prepara para lançar a nova música de trabalho “Quando arrocho as mina pira” e também para marcar um encontro com o jogador Neymar, a quem atribui parte da responsabilidade pelo grande sucesso da música.
As primeiras cenas do clipe da nova música estão sendo gravadas em João Pessoa e em Campina Grande e o G1 acompanhou as filmagens com exclusividade na capital. No vídeo acima Shylton faz convite para conhecer Neymar e ainda mostra algumas cenas do novo clipe.
A expectativa do cantor é que aconteça com o seu novo trabalho o mesmo que aconteceu com “Eu quero tchu, eu quero tcha” que ficou conhecido nacionalmente depois que Neymar comemorou o centésimo gol com a dancinha embalada pela música composta por Shylton. "Foi Neymar que fez o mundo conhecer a minha música. Eu quero muito conhecer o Neymar e saber como foi que ele conheceu minha música", disse.
A previsão do empresário do cantor, Rodrigo Senador, é que o clipe estreie na web no dia 20 deste e se torne o sucesso do verão europeu. "Em maio, Shylton viaja para Portugal, Espanha, Suiça e Inglaterra", disse o empresário.
Shylton Fernandes grava clipe na Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
O primeiro clipe do cantor está sendo gravado em duas cidades. Em João Pessoa as cenas foram gravadas no domingo (8) no Farol do Cabo Branco e Praia do Seixas. Segundo o empresário Rodrigo, os locais na capital "foram escolhidos para valorizar a beleza natural da Paraíba". Já em Campina Grande as cenas foram gravadas em uma boate na quinta-feira (5) e nesta segunda-feira (9) em um hotel da cidade.
Assim como em “Eu quero tchu...” o compositor também apostou em um refrão repetitivo .“Eu quero que todo mundo saia com a música na cabeça”, disse Shylton que já aproveitou para adiantar um trecho para o G1:
“E quando arrocho assim, assim as mina pira
E quando arrocho assim, assim as mina pira
E quando arrocho assim, assim as mina pira
As mina pira no meu jeito de dançar sensual
Se eu te pegar é tchu, se eu te pegar é tcha
E seu eu te pego no arrocha vou fazer o tchu tcha tcha”
Shylton Fernandes é cantor e compositor da Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)
A fórmula para o sucesso, segundo o paraibano, é investir em refrões repetitivos e em letras que falam sobre temas que ainda não foram abordados. “Eu estou fazendo letra de tudo que não está rolando por aí. Hoje só tem música de paredão e cachaça. Tento fazer o que ninguém nunca fez”, explicou Shylton.
Essa é a quarta música composta por Shylton Fernandes que iniciou a carreira de uma maneira bem peculiar. “Eu era percussionista de uma banda de axé e em uma das apresentações o vocalista ficou sem voz. O empresário olhou para um lado e para o outro e me deu o microfone. Eu nunca tinha cantando na vida e consegui puxar quatro horas de show”, disse.
Entusiasmado com o sucesso da performance como vocalista, em 2010 o paraibano montou a banda Forró Safado, que mudou de nome em 2012 para Shylton Fernandes e Forró Safado. Ao longo da curta carreira Shylton compôs quatro músicas: “Chame bina”, “Volta Luíza que tá no Canadá”, “Eu quero tchu, eu quero tcha” e “Quando arrocho as mina pira”.
Neymar
Depois que Neymar comemorou o seu centésimo gol pelo Santos com passos de funk, surgiu a curiosidade para saber que música era aquela que embalava o jogador. “Eu quero tchu, eu quero tcha” é o nome da canção do paraibano Shylton Fernandes que virou hit. “Quando fiz a música, as pessoas já começaram a curtir nos shows. Sentia que a música ia pegar”, disse o compositor.
O vocalista da banda Shylton Fernandes e Forró Safado disse que costumava ouvir uma espécie de “grito de guerra” em calouradas que a banda tocava no Nordeste e percebeu que o “grito” poderia virar música. Em outubro de 2011 “Eu quero tchu...” foi gravada originalmente no ritmo forró eletrônico e já era conhecida no Nordeste. Quatro meses depois, Neymar, com os passinhos de funk, tornou a música nacionalmente conhecida. “Tinha essa música, mas não tinha oportunidade de mostrar para ninguém. Foi graças a Neymar que ela ficou conhecida”.

A assessoria de imprensa da Apple Computer do Brasil informou que nesta segunda-feira (9) a música "Eu quero tchu, eu quero tcha" está em 1º lugar no Top 200 de músicas baixadas no iTunes.
“Quem criou a coreografia foi Neymar e depois que ele dançou o empresário da dupla sertaneja João Lucas e Marcelo me ligou. No mesmo dia eu fui para Goiânia e assinei o contrato dos direitos de execução da música”, disse.
O que mudou
Shylton contou para o G1 que muita coisa já mudou na sua vida depois que "Eu quero..." se tornou conhecida. O cantor assinou um contrato de três anos com a Som Livre e comprou instrumentos musicais novos para sua banda. Com a quantia que for adquirida com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), a primeira parte está prevista para ser entregue em maio, ele irá investir na banda.
Shylton é formado em Design pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e disse que chegou a recusar oportunidade de emprego no Sudeste do país para se dedicar à banda. "Não me arrependo de nada porque, graças à Deus, está dando tudo certo", disse Shylton sobre a  sua escolha. Ele ainda deixou uma dica para os novos talentos. "A dica é apostar em você e nas suas ideias porque no momento certo alguém vai te descobrir", disse.
g1

Zona do euro pode ter atingido ponto de virada, diz OCDE


A economia da zona do euro pode ter atingido um ponto de virada, embora a atividade econômica nas principais economias como Itália e França deva permanecer lenta, afirmou nesta terça-feira (10) a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Ao divulgar sua pesquisa de principais indicadores mensais, a OCDE afirmou que o Japão e os Estados Unidos continuam a mostrar fortes sinais de impulso recuperado.
Economias emergentes como Brasil, ÍndiaRússia e particularmente a China também mostraram sinais positivos em relação à avaliação do mês passado.
g1

Site reúne fotos constrangedoras de 'pessoas bronzeadas'


O site "Pale Is The New Tan" reúne imagens de pessoas que terminaram com "bronzeados" ridículos ao pegar sol sem usar protetor solar. Além disso, o blog traz fotos de bronzeados de anônimos e famosos que não deram muito certo (veja o site).
Site reúne fotos constrangedoras de 'pessoas bronzeadas'. (Foto: Reprodução)Site reúne fotos constrangedoras de 'pessoas bronzeadas'. (Foto: Reprodução)
Blog traz fotos de bronzeados de anônimos e famosos que não deram muito certo. (Foto: Reprodução)Blog traz fotos de bronzeados de anônimos e famosos que não deram muito certo. (Foto: Reprodução)

Pelé, sobre Olimpíadas: 'Não ganhamos pois nunca joguei'


O Brasil já conquistou cinco Copas do Mundo, mas nunca ganhou uma Olimpíada. Por quê? Segundo Pelé, o motivo é ele nunca ter disputado a competição. O Rei do Futebol afirma que, se tivesse jogado, o Brasil teria sido campeão olímpico - sem contar seu período no Cosmos, já em fim de carreira, Pelé poderia, em tese, ter participado das Olimpíadas de 1960 (Roma), 64 (Tóquio), 68 (Cidade do México) e 72 (Munique). Mas, naquela época, jogadores profissionais não disputavam a competição.
- Sabe por que exatamente não temos um ouro? Quando eu comecei a jogar, tinha 16 anos. Nessa época, quem era profissional não poderia jogar uma Olimpíada. Eu nunca joguei uma Olimpíada. Por isso não ganhamos - disse o Rei, sorrindo, durante evento de lançamento do livro oficial do centenário do Santos, na Vila Belmiro, na noite desta segunda-feira.
Principais responsáveis por tentar conseguir o inédito título para a Seleção, Neymar, 20 anos, e Ganso, 22 anos, ambos do Santos, além de Lucas, do São Paulo, com 19, são vistos como as promessas brasileiras. Pelé ressalta justamente a idade destas revelações.
- Nossos melhores jogadores estão nessa faixa de idade (até 23). É uma medalha que o Brasil precisa ter - cobra o Rei do futebol.
Mano Menezes, técnico da Seleção, será o responsável por comandar o Brasil nas Olimpíadas de Londres, em julho. A Argentina não estará na competição, mas Pelé voltou a falar sobre os "hermanos". Questionado sobre Messi, o Rei exaltou Neymar e lembrou a comparação que faziam entre ele e Maradona.
- Nunca fui rival do Maradona. Quando eu comecei a jogar, tinha o Di Stéfano no Real e todos diziam que ele era melhor do que o Pelé. Passou um pouco e veio o Maradona. Alguns dizem que o Messi é melhor do que o Pelé. Primeiro, ele tem de ser melhor do que o Neymar, coisa que não é ainda - afirmou o Rei, arrancando aplausos de todos no Salão de Mármore da Vila.
Esta não é a primeira vez que o Rei coloca o camisa 11 do Peixe à frente do meia argentino. Messi foi eleito em 2011 pela terceira vez consecutiva melhor do mundo, feito também alcançado por ídolos como Ronaldo e Zidane.
g1

Equipamento usado por ator em Itararé, SP, é do Corpo de Bombeiros


O cinto de segurança usado pelo ator que sofreu um enforcamento acidental durante a encenação da Paixão de Cristo em Itararé(SP) é de propriedade do Corpo de Bombeiros da cidade. A informação é do delegado da Polícia Civil de Itararé, José Vitor Bacetti. O equipamento serviu para que o ator Tiago Klimeck, de 27 anos, ficasse pendurado no enforcamento de Judas durante a encenação da Paixão de Cristo, na Praça da Matriz, na última sexta-feira (6).

Ainda segundo o delegado, o comandante do Corpo de Bombeiros terá que explicar se o ator recebeu algum tipo de treinamento. “Deve haver algum encaminhamento que alguém, de forma inadvertida, cedeu o equipamento”, afirma Bacetti.
Nas fitas de segurança havia a inscrição ‘BB Itararé’. De acordo com o delegado, a inscrição é identificada como a marca dos Bombeiros. Um ofício foi encaminhado ao comando para que seja esclarecido como o equipamento foi entregue ao grupo de teatro.
Cintos que seguravam ator que se enforcou (Foto: Reprodução)
Em nota, o Corpo de Bombeiros de Itararé informou que o equipamento foi emprestado para a coordenadoria de Cultura do município. O empréstimo foi com a intenção de dar mais segurança ao ator durante o espetáculo. Ainda de acordo com os Bombeiros, a coordenadoria teria afirmado que o rapaz sabia usar o equipamento.
Em entrevista ao G1, a irmã da vítima, Fabiana Klimeck, contou que homens do Corpo de Bombeiros acompanharam todos os ensaios. Soldados que atenderam a reportagem disseram, no entanto, que não consta nenhum ofício em nome do grupo de teatro pedindo acompanhamento da corporação para a realização dos ensaios e da peça.
O laudo da perícia no equipamento usado pelo ator deve sair em 30 dias. A partir daí, a Polícia Civil irá ouvir depoimentos.
Personagem de Judas na encenação de Itararé (Foto: Sandro Azevedo / Virtual Guia)O estado de saúde do ator Tiago Klimeck continua grave (Foto: Sandro Azevedo / Virtual Guia)

Ex-BBB Diego Alemão capota carro na Fernão Dias


O ex-BBB Diego Alemão, vencedor da edição 7 do reality show, capotou de carro no domingo (8), na Rodovia Fernão Dias, quando viajava para o velório da avó, Elza, em Atibaia, a 60 km deSão Paulo.
Diego Alemão postou no Twitter foto do carro capotado na Fernão Dias. (Foto: Reprodução / Twitter e Diego Alemão)
No site de relacionamento twitter ele postou duas mensagens sobre o acidente, informando que estava bem e que havia sido protegido pela avó:
“O acidente foi ontem à noite, quando eu estava indo para o velório da minha avó. Estou bem”.
“Nasci de novo ontem à noite. Minha avó já chegou lá em cima me cuidando. Que Deus abençoe todos nós”.
 g1

Vereadores elegem hoje prefeito que governará Campinas até fim do ano


Os 33 vereadores de Campinas (SP) elegem nesta terça-feira (10) o prefeito que ficará no cargo até 31 de dezembro deste ano. A eleição indireta na cidade ocorre por conta da cassação do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e do vice Demétrio Vilagra (PT), que sofreram impeachment em 2011. A sessão está marcada para começar às 10h e terá quatro chapas concorrentes.
Após a abertura da sessão, os candidatos terão até 30 minutos para uso da tribuna e defesa da candidatura. O voto dos legisladores será aberto e pronunciado da tribuna e o eleito toma posse na quinta-feira (12). É a primeira vez na história da cidade que a Câmara de Vereadores escolhe um prefeito.
Para o cientista político da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Valeriano Costa, o novo chefe do Executivo não terá tempo para grandes projetos, já que serão apenas oito meses de mandato. “É só para não deixar a coisa piorar, tocar a vida da cidade, tapar buraco, cortar grama”, opinou. Costa também disse que a eleição indireta obrigou os partidos políticos a adiantarem o jogo de alianças para o pleito de outubro.

Os legisladores escolherão entre Pedro Serafim Junior (PDT), prefeito em exercício de Campinas após as duas cassações, Arly de Lara Romeu (PSB), José Ferreira Campos Filho (PRTB) e Antonio Francisco, O Politizador (PMN). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu em 16 de fevereiro que a eleição para escolha do prefeito deve ser indireta.

Com a decisão do Legislativo, Serafim Júnior assumiu a prefeitura. Contudo, o presidente da Câmara ficou apenas 10 dias no cargo. Uma decisão judicial recolocou Vilagra no comando do Palácio dos Jequitibás. Apesar da decisão, a CP continuou em andamento e o impeachment do petista foi votado e aprovado em 21 de dezembro. Com Demétrio Vilagra também cassado, Serafim Júnior voltou à cena e reassumiu a prefeitura.
Regras da eleição

A eleição indireta para prefeito não pode começar sem a metade mais um dos vereadores da Casa, ou seja, 17 dos 33. O voto é aberto e vence quem obter pelo menos 17 votos, já que foram inscritas quatro chapas. Caso nenhum dos candidatos não obtenha este número, os dois mais votados seguem para o segundo turno, no mesmo dia, com eleição por maioria simples. Em caso de empate, será eleito o candidato mais velho, conforme está previsto na legislação eleitoral brasileira.

Impeachments
Dr. Hélio (PDT) foi cassado em 20 de agosto de 2011 e seu vice, Vilagra, assumiu a prefeitura já como suspeito de envolvimento no suposto esquema de corrupção em contratos público da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa), a mesma crise que derrubou o pedetista. Em 19 de outubro, o petista foi afastado da prefeitura pela Câmara de Vereadores, pois a Comissão Processante (CP) que estava em andamento para cassá-lo entendeu que ele poderia atrapalhar as investigações.
Conheça os candidatos 
O médico Pedro Serafim Junior (PDT) tomou posse após a cassação de Hélio de Oliveira Santos e Demétrio Vilagra. Ele já foi vereador por quatro mandatos, sendo que no último foi eleito com mais de 3,4 mil votos.

O bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Arly de Lara Romeo (PSB) foi eleito vereador duas vezes, sendo que na última eleição para o Legislativo recebeu 3,2 mil votos. O candidato já foi secretário Municipal de Assistência Social e é presidente do Hospital Beneficência Portuguesa e da Associação dos Hospitais do estado de São Paulo.

Conhecido como O Politizador, Antonio Francisco dos Santos (PMN) foi eleito vereador com mais de 2 mil votos. Ele não tem formação acadêmica e trabalhava como operador de rádio e fotografia.

O advogado José Ferreira Campos Filho (PRTB) trabalha como procurador da Prefeitura de Campinas na Secretaria de Assuntos Jurídicos. Funcionário de carreira, no governo Hélio era assessor jurídico responsável pela área de licitações e contratos.
g1

Coreia do Norte afirma que vai adiante no plano de lançar foguete


A isolada e empobrecida Coreia do Nortedisse nesta terça-feira (10) que está pronta para ir adiante com o lançamento de um foguete de longo alcance, um anúncio que despertou condenação imediata da Coreia do Sul e da Rússia e um pedido de calma da China, sua maior aliada.
O lançamento do foguete Unha-3, que a Coreia do Norte diz ser meramente uma forma de lançar um satélite meteorológico no espaço, quebra sanções da ONU impostas para impedir que o governo norte-coreano desenvolvesse um míssil que pudesse carregar uma ogiva nuclear.

"Consideramos a decisão de Pyongyang de conduzir o lançamento de um satélite uma desconsideração com as decisões do Conselho de Segurança da ONU", afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Alexander Lukashevich, de acordo com a agência de notícias estatal RIA.
A Rússia, um ex-apoiador da Coreia do Norte que estimulou laços econômicos com Pyongyang, criticou o lançamento proposto.
A Coreia do Norte defende o lançamento como um direito de soberania.
O lançamento está planejado para ocorrer entre quinta-feira e a próxima segunda-feira, perto das comemorações do centésimo aniversário do fundador do país, Kim Il-sung, cujo neto, Kim Jong-un, agora está no comando. Kim Il-sung morreu em 1994.
O Ocidente diz que o lançamento é um teste de míssil balístico do país, que abandonou as conversas sobre desarmamento entre seis nações há três anos.
A China, que apoia diplomática e economicamente a Coreia do Norte, reiterou seu pedido por calma e disse que "expressou repetidamente sua preocupação e ansiedade com os acontecimentos", disse o porta-voz da chancelaria chinesa Liu Weimin a repórteres em Pequim.
Companhias aéreas, incluindo a sul-corena Korean Air Lines, Philippine Airlines e Cebu Air Inc, reprogramaram rotas de seus voos para evitar o trajeto do foguete.
g1

Unirio vai ouvir alunos suspeitos de fraude em matrícula nesta terça


Os cinco alunos suspeitos cometer irregularidades na admissão na Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) serão ouvidos, nesta terça-feira (10), pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(Unirio).
Segundo nota enviada pela reitoria da universidade, foi aberto um processo para apurar o uso indevido de números de matrículas canceladas por estudantes que não foram regularmente matriculados na Unirio.

Segundo a universidade, os alunos teriam utilizado os números para se matricular, irregularmente, este ano. Eles estavam assistindo às aulas, apesar de seus nomes não estarem na relação de convocados com base no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), única forma de acesso à universidade. Dos cinco alunos, quatro sequer chegaram a fazer o Enem. Há suspeitas de existência de um esquema de compra de vagas.
A fraude foi descoberta pela direção da escola de medicina durante a atualização de matrículas canceladas, ou seja, alunos que se matrocularam mas depois desistiram de fazer medicina na Unirio. Em fevereiro, esse número era de 15 cancelamentos e em março passou para 10, o que chamou a atenção. Numa checagem geral no sistema, a direção encontrou cinco nomes de alunos que não teriam passado no Enem. Uma das alunas estava na posição número 2.217 da lista de espera.
Os cinco alunos já foram afastados das salas de aula do primeiro período do cursp de medicina. A reitoria já começou a ouvir os funcionários da escola de medicina e cirurgia, principalmente os encarregados pelo departamento de matrículas.

A Unirio já acionou a Polícia Federal (PF) para investigar o que o reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca chama de "grave fraude" na Escola de Medicina e Cirurgia (EMC). Em nota, a "Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, confirma ter recebido no final da tarde da última quinta feira (05/04), ofício da UNIRIO comunicando possíveis irregularidades em matrículas de alunos na citada Universidade, assunto veiculado na edição de segunda-feira (9) no jornal O GLOBO. As informações encaminhadas serão objeto de análise para fins de definição sobre as medidas a serem aplicadas ao caso".
g1

Dilma visita universidades de ponta no segundo dia de viagem aos EUA


No segundo e último dia da viagem aos Estados Unidos, a presidente Dilma Rousseff cumprirá uma extensa agenda nesta terça-feira (10) nas duas melhores universidades do mundo - segundo ranking da Times Higher Education (THE). Quase todo o dia será dedicado a vários compromissos no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e na Universidade de Harvard, em Boston.
Nas conversas com os reitores e autoridades, Dilma deve negociar bolsas de estudo do programa Ciência sem Fronteiras, financiado pelo governo e empresários para formar 100 mil estudantes brasileiros no exterior em áreas tecnológicas até 2014. O objetivo do governo é que pelo menos 18 mil estudem nas universidades e centros de pesquisa americanos.

Ainda pela manhã, Dilma visita o MIT Media Lab, espécie de ateliê para criação de tecnologias voltadas para o cotidiano das pessoas, segundo informa o site do laboratório.
As visitas ao MIT e Harvard refletem intenção do governo brasileiro em reforçar parcerias com os EUA na educação e ciência e tecnologia, pauta prioritária da viagem.

Em seguida, Dilma se reúne com a presidente do MIT, Susan Hockfield. Neurocientista, ela está no comando da instituição desde 2004. Depois da reunião, Dilma participa de mesa redonda com a comunidade acadêmica e científica do MIT e de cerimônia para assinatura de atos.

No fim da manhã, a presidente será recebida pelo governador de Massachusetts, Deval Patrick, na sede do governo estadual, onde também participa de almoço com autoridades locais.
A tarde será reservada para uma visita a Harvard e o primeiro compromisso será uma reunião privada com a presidente da universidade, Drew Faust, historiadora especializada na Guerra Civil americana. Depois, Dilma participa de nova cerimônia de assinatura de atos.
No fim da tarde, a presidente irá à Harvard Kennedy School of Government, faculdade especializada em administração e políticas públicas. O primeiro compromisso é uma foto com estudantes brasileiros. A agenda oficial termina à noite com uma palestra no local, antes da volta ao Brasil.
g1

Oposição relata mais de 20 mortos no dia do início da trégua na Síria


Mais de 20 pessoas morreram nesta terça-feira (10) em ataques das forças sírias, informou o opositor Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), no dia em que deveria começar a ser implantado o plano de paz apoiado pelaONU no país.

Onze pessoas, entre elas seis civis, morreram em um bombardeio no bairro de Khaldiyeh e outra foi vítima de bala perdida no bairro de Bad Tadmor, em Homs, informou a ONG, que também denunciou a morte de quatro pessoas durante operações em Kafarzita, na província de Hama.
Na manhã desta terça-feira, seis soldados do Exército leal a Assad morreram em um ataque rebelde na região de Hassaka, nordeste do país.
Também de acordo com o OSDH, as forças do regime de Assad bombardearam nesta terça-feira uma localidade da província de Aleppo (norte).
Imagem divulgada nesta terça-feira (10) pela oposicionista Shaam News Network mostra fogo em prédio atacado na cidade síria de Homs (Foto: AP)
Retirada parcial
Mais cedo, o governo da Síria anunciou ter retirado unidades militares de certas províncias.
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Walid Mouallem. Mouallem disse ainda que o cessar-fogo deve começar após a chegada ao país dos observadores internacionais.
De acordo com o chefe da diplomacia síria, o governo do contestado presidente Bashar al Assad passou a aplicar outro ponto do plano de paz, com "a libertação de certas pessoas que participaram nos distúrbios".

O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, confirmou as informações, mas pediu mais firmeza de Damasco na aplicação do plano do emissário internacional para a Síria, Kofi Annan. A Rússia é aliada do regime de Assad.
"Como parte das ações positivas de nossa parte, constatamos a intensificação das operações de grupos armados em diferentes regiões da Síria", disse o chanceler.
O plano de Annan, que prevê a retirada dos tanques e carros de combate dos centros urbanos, deveria entrar em vigor nesta terça-feira para permitir um cessar-fogo em 48 horas.
Turquia
Muuallem também acusou a Turquia de armar os rebeldes e de ajudá-los a entrar no território sírio.

"A Turquia apoia grupos armados ilegais sírios. Entrega armas e contribui para a entrada ilegal de militantes na Síria", disse Mualem em uma entrevista coletiva em Moscou.
"Isto é contrário ao plano de Annan", advertiu.
O chanceler turco, Ahmet Davutoglu, que acompanha o primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan em uma viagem oficial a China, decidiu interromper sua visita e retornar à Turquia depois do aumento da tensão na froteira turco-síria.
Na segunda, disparos procedentes da Síria atingiram um campo de refugiados sírios situado na Turquia.
O primeiro-ministro Erdogan já havia afirmado que os disparos constituíam uma "clara violação" da fronteira entre os dois países.
g1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...