quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mulher morre após cair de moto em movimento no Sertão da Paraíba


Uma mulher de 53 anos morreu depois de sofrer um acidente com uma motocicleta na manhã da terça-feira (10) no município de São João do Rio do Peixe, localizado no Sertão paraibano, a cerca de 480km de João Pessoa. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Regional de Cajazeiras, município vizinho que polariza a região, ela era passageira da moto e caiu da garupa enquanto o veículo estava em movimento.
A vítima foi encaminhada ao hospital às 12h17 apresentando um quadro de traumatismo craniano grave, devido à violência da queda. Depois de receber os primeiros atendimentos, ela foi transferida para um hospital de Campina Grande, mas morreu ainda na viagem.
O destacamento da Polícia Militar de São João do Rio do Peixe informou que registrou o caso e repassou as informações à Polícia Civil, que ficará encarregada de investigar as circunstâncias e as responsabilidades do acidente.
g1

Tintin exibe em João Pessoa curtas que têm o tempo como tema


Dez minutos. Essa é a duração dos curtas-metragens que serão exibidos nesta quarta-feira (11) e têm o tempo como tema das filmagens. A exibição começa a partir das 19h30 durante o Tintin Cineclube. A entrada é gratuita.
Os diretores Aki Kaurismäki, Victor Erice, Werner Herzog, Jim Jarmusch, Wim Wenders, Spike Lee e Chen Kaige participaram do projeto Ten Minutes Older (Dez Minutos Mais Velho).
Embalados pelo som hipnótico de um trompete, cada diretor constrói uma reflexão pessoal acerca do tempo em um curta-metragem de dez minutos. Nascimento, morte, amor, isolamento, urgência e mudanças são alguns dos temas abordados de forma livre e poética por alguns dos cineastas mais influentes da contemporaneida
Confira a programação
Dogs Have No Hell, de Aki Kaurismäki [fic, 10’, 2002] - Homem recém saído da cadeia viaja para a Sibéria para encontrar uma esposa.
Lifeline, de Victor Erice [fic, 10’, 2002] - Uma família de agricultores espanhóis tenta ajudar uma criança doente.
Ten Thousand Years Older, de Werner Herzog [doc, 10’, 2002] - Um olhar sobre a tribo Uru Eus, um povoado indígena localizado na Amazônia brasileira.
Int. Trailer. Night, de Jim Jarmusch [fic, 10’, 2002] - Uma jovem atriz faz uma pausa em seu trailer.
Twelve Miles to Trona, de Wim Wenders [fic, 10’, 2002] - Um homem doente viaja através de um deserto árido em busca de um médico.
We Wuz Robbed, de Spike Lee [doc, 10’, 2002] - Um olhar em como assistentes e apoiadores de Al Gore reagiram após a contagem de votos da Flórida.
100 Flowers Hidden Deep, de Chen Kaige [fic, 10’, 2002] - Um homem delirante pede ajuda para mover seu mobiliário em um terreno baldio, que costumava ter a sua casa sobre ele.
Serviço
Tintin Cineclube
Às 19h30 no Espaço Cine Digital na Fundação Espaço Cultural em Tambauzinho - JP
Entrada gratuita
g1

Ônibus é flagrado superlotado no Paquistão


Um ônibus foi flagrado superlotado na terça-feira (10) em Peshawar, no Paquistão. Em cima do teto, viajavam pelo menos 15 pessoas. Outras estavam agarradas às laterais do ônibus.
Ônibus foi flagrado superlotado em Peshawar. (Foto: A. Majeed/AFP)Ônibus foi flagrado superlotado em Peshawar. (Foto: A. Majeed/AFP)

Jiboia de 1,5 metro é encontrada dentro de motor de carro em Passos


Uma jiboia de 1,5 metro foi encontrada dentro do motor de um carro na tarde desta segunda-feira (9), em Passos (MG). Segundo informações da Polícia Militar, o condutor do veículo seguia de Bom Despacho (MG) para Leme (SP) quando o motorista percebeu que o carro estava com falhas mecânicas. Ele então parou o veículo na estrada e chamou o guincho.
O carro foi rebocado para uma oficina no Centro da cidade. Quando o mecânico abriu o motor para verificar o problema, encontrou a cobra.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para retirar o animal. A jiboia não estava ferida e foi solta na Mata do Engenho, em Passos.
g1

Criança recebe ácido em vez de sedativo em BH, diz hospital

Está internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, uma criança que foi medicada com ácido no Hospital São Camilo, também na capital. A direção do São Camilo informou nesta terça-feira (10) que reconhece e lamenta o erro ocorrido. O hospital também disse que a técnica de enfermagem responsável pela troca de medicação foi afastada temporariamente.

De acordo com o diretor do São Camilo, o médico José Guerra, a criança deu entrada na unidade na noite de domingo (8) porque teria batido a cabeça em casa. A equipe que atendeu o garoto indicou que fosse feita uma tomografia. Segundo Guerra, para que o exame seja realizado é necessário que o paciente tome um sedativo. Entretanto, no lugar deste medicamento, a técnica de enfermagem teria dado um ácido para a criança.

O diretor do Hospital São Camilo também informou que a criança sofreu queimadura na boca, o que provoca dificuldades na alimentação. Segundo o médico, ela foi transferida para que recebesse um tratamento mais especializado. Até as 21h30, o Hospital Felício Rocho não havia informado o estado de saúde.

A Polícia Civil vai investigar o caso.
g1

Criador de 'Os Simpsons' revela onde fica Springfield


Milhões de pessoas sabem que Homer Simpson e sua família moram em Springfield, mas a verdadeira inspiração para a cidade de "Os Simpsons" há mais de duas décadas é um mistério para os espectadores.
O criador da série diz que nunca quis revelar a verdadeira localização de Springfield para não "arruiná-la para as pessoas" - bem, isso até hoje.
Em entrevista à edição de maio da revista Smithsonian, Matt Groening contou que a cidade da ficção - praticamente uma personagem à parte nas aventuras da família amarela - é baseada em Springfield, Oregon, que fica perto de Portland, onde ele passou a infância.
Ele também se inspirou no nome da cidade depois de vê-la no programa de TV "Father Knows Best", da década de 1950,
"Percebi que Springfield é um dos nomes de cidade mais comuns nos EUA. Antevendo o sucesso do programa, eu pensei: 'Isso vai ser legal, todo mundo vai pensar que é a sua Springfield'. E pensam mesmo", disse Groening.
As histórias de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie viraram um clássico na TV norte-americana desde o surgimento da série, há 23 anos. O programa já ganhou 27 prêmios Emmy, e tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Uma expressão usada por Homer - "D'oh" - foi incorporada em 2011 ao Dicionário de Inglês de Oxford.
Os personagens têm os mesmo nomes da família de Groening - o pai dele se chama Homer (homenagem ao poeta grego Homero), a mãe é Margaret, e ele tem irmãs Lisa e Maggie.
Bart, portanto, é o "alter ego" do próprio autor, que no entanto não batizou o menino travesso de "Matt" porque achava que seria mais divertida "essa ideia de um pai brabo gritando 'Bart', e Bart soa como o 'bark' (latido) de um cão latindo".
As alusões ao Oregon não param no nome da cidade. Groening também batizou alguns personagens com os nomes de ruas em Portland, como o reverendo Lovejoy, o aluno valentão Kearney e o vizinho mala-sem-alça Ned Flanders.
Até o endereço da família Simpson - Evergreen Terrace, 632 - é o mesmo da casa onde Groening passou a infância.
No ar desde 1989 pela Fox, "Os Simpsons" é a sitcom há mais tempo no ar na TV norte-americana. Ela é exibida em mais de cem países e 50 idiomas, e ainda atrai semanalmente uma média de 7,7 milhões de espectadores nos EUA.
g1

Em meio a crise, Grécia vai convocar eleição antecipada para 6 de maio


Autoridades da Grécia vão convocar nesta quarta-feira (11) uma eleição antecipada para o dia 6 de maio, iniciando uma campanha que pode terminar sem um resultado conclusivo, e que ameaça a implementação de um plano de austeridade imposto por credores internacionais em troca de ajuda financeira ao país.
Esta será a primeira eleição na Grécia desde a explosão da crise de dívida, no final de 2009, que levou o país à pior recessão desde a Segunda Guerra Mundial.
Os partidos Nova Democracia (conservador) e Pasok (socialista) -que apóiam o governo interino do primeiro-ministro tecnocrata Lucas Papademos- sofreram um desgaste de popularidade por causa do aval ao plano da União Europeia e do FMI, que determina impopulares medidas de austeridade. Em função disso, os dois partidos podem não conseguir votos suficientes para formar uma nova coalizão.
Pesquisas mostram que pequenos partidos contrários às medidas, que incluem redução de salários e pensões, estão crescendo.
Gabinete grego reúne-se nesta quarta-feira (11) em Atenas. (Foto: AFP)
Em nota, o gabinete de Papademos disse que ele pedirá ao presidente Karolos Papoulias na tarde desta quarta-feira para que dissolva o Parlamento e convoque eleições. Uma fonte oficial antecipou à Reuters que a data de 6 de maio deve ser escolhida para a votação, conforme já se especulava nos últimos dias.
Uma reunião ministerial também nesta quarta-feira irá discutir, além da antecipação das eleições, medidas para injetar capital nos bancos, condição vital para a retomada do crescimento econômico.
g1

Metrô de SP ganha quase 1 milhão de passageiros e investimentos caem


O número de passageiros do Metrô de São Paulo cresceu 40% em cinco anos, de acordo com dados da companhia divulgados ao G1. O número representa quase 1 milhão a mais de passageiros por dia. No período, a companhia diz ter aumentado o número de trens, inaugurado novas estações e reduzido o intervalo entre composições. Entretanto, entre 2010 e 2011, balanços oficiais da companhia indicam que o investimento em novas estruturas e na rede atual diminuiu.

Crescimento de passageiros no Metrô entre 2007 e 2011 (Foto: Arte/G1)Os efeitos do crescimento da demanda é sentido por passageiros, que relatam que a lotação não está restrita aos vagões. Nos horários de maior movimento, já é possível ver filas na porta de estações. O problema ocorre principalmente em estações da Linha 3-Vermelha, que liga as zonas Leste e Oeste,  tanto pela manhã, entre 6h30 e 7h30, quanto à tarde, entre 17h30 e 18h30. A reportagem acompanhou filas do lado de fora das estações Anhangabaú e Corinthians-Itaquera. Passageiros relataram também haver filas nas estações Tatuapé, Artur Alvim, Armênia e Consolação.
O aumento de 40% é inferior ao registrado no mesmo período nas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que cresceu 73% em cinco anos. Os números relativos ao Metrô não consideram os dados da Linha Amarela, administrada pela iniciativa privada e que não divulgou dados solicitados pela reportagem.

O Metrô atribui o aumento de lotação nos trens e estações a quatro fatores: a implantação do Bilhete Único nas estações, o início da operação da Linha 4-Amarela, que tem conexões com outras vias, a expansão da Linha 2-Verde e o crescimento econômico do país.

28% mais trens no período
Ao longo de cinco anos, o orçamento da empresa aumentou de R$ 1,279 bilhão (em 2006) para R$ 4,426 bilhões (2011). O orçamento inclui tanto investimento quanto custeio com funcionários. Entretanto, de acordo com relatório divulgado na terça-feira (10), houve queda no investimento entre 2010 e 2011. O investimento na rede atual caiu 19,6% e, nos projetos de expansão, a queda foi de 39%.

Para melhorar a operação e diluir o excesso de passageiros, a empresa colocou 28% mais trens em circulação (passaram de 117, em 2007, para 150 em 2012), reduziu os intervalos entre as composições em algumas linhas e implantou o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), considerado o mais moderno do mundo e similar ao adotado em Nova York.
Laene (Foto: Letícia Macedo/G1)
Mais passageiros, mais espera
Mesmo com as estratégias da companhia, o aumento da demanda causa reflexos no dia a dia dos passageiros. Na estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), as filas pela manhã chegam a dar a volta no quarteirão, segundo a consultora de hotéis Laene Rodrigues, de 25 anos. Ela, que costumava embarcar entre 7h e 7h30, aceitou trocar de horário no emprego para resolver o desconforto. "Apareceu uma proposta no trabalho para entrar mais tarde e não tive dúvida. Mudei de horário por causa da fila."
A viagem diária de Laene demora uma hora e 10 minutos, em média, da estação Artur Alvim até a Trianon, na Avenida Paulista. Antes de chegar, ela troca de linha duas vezes - vai da Linha 3-Vermelha para a 1-Azul e depois para a 2-Verde do Metrô. "Depois da fila [na estação], tem que pegar o metrô lotado, onde não dá para se mover. A gente chega ao trabalho cansada, irritada e tensa", diz.
No Anhangabaú, o problema é similar. A auxiliar administrativa Elaine Carvalho, de 19 anos, diz encontrar filas para entrar na estação no horário de pico da tarde. "Vai até o meio da rua, principalmente às 18h. Do começo do ano para cá percebi que vem piorando [a lotação]", diz a jovem. Ela estima levar até 30 minutos para embarcar no horário de pico - 15 minutos para passar da fila até a catraca e mais 15 para entrar no trem. "Daqui [do lado de fora da estação] até a catraca, leva 3 minutos se está tudo livre", comenta.
Passageiros lotam entrada da estação Anhangabaú, em São Paulo (Foto: Rafael Sampaio/G1)
Já o motorista Sidney da Silva, de 39 anos, diz que as filas chegam a ter 90 metros a partir da catraca da estação Corinthians-Itaquera . "Vai para além da plataforma. Todos os dias eu encontro fila, e é enorme, não é daquela fininha não", diz. Silva relata já ter se atrasado para trabalho devido à espera no Metrô. "A gente começa a se precaver, chegar mais cedo, é um horário que atrapalha."
Segundo dados do próprio Metrô, o número de passageiros passou de 775 milhões, acumulados em 2006, para 1,1 bilhão em 2011. O público é de 14 mil vezes a capacidade do Estádio do Morumbi, de 80 mil pessoas. Comparando a quantidade de viagens no Metrô nos dois primeiros meses do ano, a demanda subiu de 61 milhões, em 2007, para 84 milhões em 2012.
Fenômeno novo
As filas na porta das estações são um fenômeno novo, diz o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em transportes. "A Linha Vermelha já estava no limite há cinco anos atrás. Quando veio a integração com a Linha Amarela, extravasou", disse. O engenheiro diz que ele mesmo encontrou fila e levou 15 minutos para chegar até as catracas da estação Artur Alvim.
Na estação Corinthians Itaquera, filas chegam a 90 metros, diz passageiro (Foto: Letícia Macedo/G1)
Para Figueira, o Metrô poderia minimizar o problema aumentando a oferta de trens fora do horário de pico.  "O Metrô está fazendo o possível e o impossível. Tem limitado os bloqueios, desligado escada rolante para fazer as pessoas circularem mais devagar."
A empresa afirma ter reduzido os intervalos entre os trens na Linha 2-Verde em 12% - de dois minutos e 30 segundos, em 2007, para dois minutos e 12 segundos neste ano. Já na Linha 5-Lilás, a redução foi de 28% - de cinco minutos e sete segundos para três minutos e 42 segundos. Na Linha 3-Vermelha, o intervalo permanece o mesmo nos últimos cinco anos - um minuto e 41 segundos, o menor do Metrô.
Quase o dobro de passageirosTodas as linhas do Metrô tiveram aumento no número de passageiros, nos últimos cinco anos. Duas - a Linha 1-Azul e a 3-Vermelha - tiveram demanda 30% maior, na comparação entre 2006 e 2011.
Já a Linha 2-Verde teve um crescimento ainda maior - de 89 milhões passageiros, em 2006, para 163 milhões em 2011, aumento de 85% aproximadamente. Na Linha 5-Lilás, a demanda mais do que triplicou, passando de 18 milhões para 63 milhões de passageiros.
g1
Movimento na entrada da estação Anhangabaú do Metrô (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Movimento na entrada da estação Anhangabaú do Metrô (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Após seis dias, operários presos em mina no Peru são resgatados



Socorristas resgataram vivos nesta quarta-feira (11) os nove mineiros presos há seis dias a 250 metros de profundidade em um túnel horizontal de uma mina de cobre clandestina no sudeste do Peru.
Os mineiros começaram a sair caminhando da mina um por um junto com os socorristas a partir das 7h no horário local (9h de Brasília), portando cada um deles cobertores e óculos escuros para se proteger da luz do sol.
Um dos mineiros saiu caminhando com dificuldade e usando máscara de oxigênio.
Os resgatados são Jacinto Pariona, de 59 anos, e seu filho Roger Pariona, de 32, Félix Cucho Aguilar, de 41, Edwin Bellido, de 34, e os irmãos Santiago e Juan Taipa, de 22 e 23 anos, respectivamente. Além deles, também foram retirados da mina Carlos Huamaní, de 47 anos, Jesus Capatinta Raymi, de 35, e Julio César Huayta, de quem não há outros dados.
Mineiro é recebido por familiares após ser resgatado da mina (Foto: mejia)
O presidente Ollanta Humala e os familiares receberam os homens na entrada do túnel da mina de cobre de Cabeça de Negro, cenário do drama vivido no Peru desde a última quinta-feira (5).

A mina de cobre tinha sido abandonada na década de 1990, mas sua entrada não foi dinamitada como exige a lei, e desde então os chamados mineiros informais trabalhavam no local sem as adequadas condições de segurança.
Uma bandeira peruana foi hasteada junto ao túnel por um grupo de mineiros que participavam no resgate. Durante o período soterrados, os homens receberam oxigênio e líquidos através de uma tubulação.
A mina se encontra fechada entre altas colinas, desérticas e pedregosas, que fazem com que a distância ao primeiro centro povoado não possa ser percorrida pelas ambulâncias em menos de três horas.
Humala, que foi ao local acompanhar a fase final do resgate na noite de terça-feira (10), informou então que haveria uma demora de "algumas horas" para o resgate dos homens.
"Houve alguns contratempos devido à estrutura de uma rocha, teremos que esperar mais algumas horas", disse o presidente ao sair do túnel da mina Cabeça de Negro, onde os mineiros estavam retidos.
g1
Homem é retirado com um cobertor e óculos escuros após seis dias soterrado (Foto: Martin Mejia/AP)Homem é retirado com um cobertor e óculos escuros após seis dias soterrado (Foto: Martin Mejia/AP)
O presidente Ollanta Humala fala à imprensa na noite de terça-feira (10) (Foto: Cris Bouroncle/AFP)O presidente Ollanta Humala fala à imprensa na noite de terça-feira (10) (Foto: Cris Bouroncle/AFP)

Polícia Federal em Patos deflagra Operação Escudo no sertão de Pernambuco e Paraíba


Na tarde de ontem (09/04/2012), por volta das 15:30 h, policiais federais lotados em Patos/PB, com apoio de agentes federais de João Pessoa/PB e Campina Grande/PB e de policiais militares de Princesa Isabel/PB, deflagraram a Operação Escudo, que culminou com a prisão de 05 pessoas e apreensão de mais de 10 Kg de crack, de uma pistola cal. 6,35 e munições.

A operação ocorreu simultaneamente nas cidades de Arcoverde/PE e Princesa Isabel/PB, quando policias federais deslocaram-se à cidade de Arcoverde/PE e efetuaram a prisão de L.S.S, 30 anos, vendedor de motocicletas, e de H.A.S.C, 29 anos, taxista e a apreensão de 10 Kg de crack, quando os nominados pegavam tal droga numa agência de vendas de passagens de ônibus interestadual. O crack foi enviado da cidade de São Paulo/SP e boa parte seria destinado à cidade de Princesa Isabel, no Estado da Paraíba.

Em ato contínuo às prisões realizadas em Arcoverde, na cidade de Princesa Isabel/PB, outra equipe de agentes federais com apoio de policiais militares locais, deu cumprimento a 04 mandados de buscas e apreensão expedidos pelo juízo de Princesa Isabel/PB, oportunidade em que efetuaram a prisão de J.V.C.R, 22 anos, pedreiro, M.N.D., 27 anos, ambos do sexo masculino e de M.D.S., 26 anos, do sexo feminino, e apreensão de 200 g crack, de uma pistola cal. 6,35,  e munições.

Os presos foram indiciados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas, e em seguida serão conduzidos ao Presídio Regional em Patos/PB, onde ficarão à disposição da Justiça Estadual.

Comunicação social da Delegacia de Polícia Federal em Patos/PB
JEFTE NEWS

Zona Rural de Várzea receberá atendimento do SAMU


Uma ação do Governo do Estado, colocada em prática pela Emater Paraíba, empresa vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e a Superintendência Regional da Secretaria de Saúde em Patos, permite que os agricultores familiares tenham acesso aos serviços do Samu, em caso de emergência.

A Emater e o Samu deram início, no final de março, ao “Samu na Zona Rural”, um projeto educativo de orientação em primeiros socorros para agricultores familiares, começando de forma experimental no município de São Mamede, com a participação de agentes de saúde. Participaram desse primeiro evento 37 famílias.

Os ensinamentos consistem, basicamente, na orientação para os primeiros socorros em caso de acidentes domésticos, engasgo de crianças ou adultos, cuidados contra a ação de animais peçonhentos e, principalmente, como acessar ao Samu e o Corpo de Bombeiros nas emergências. A proposta é de que os participantes sejam agentes repassadores dos ensinamentos para outras famílias.

“O objetivo é levar informações até as comunidades mais distantes, aumentando assim as chances de salvar vidas em situações de urgência”, comentou Francisco Acácio, chefe do escritório regional da Emater em Patos.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, disse que a perspectiva é de que este projeto embrionário seja motivação para que outros municípios: “Percebeu-se entre os participantes um clima de segurança e motivação para levar às outras pessoas o que aprenderam”, comentou.

O coordenador regional da Emater em Patos, Francisco Acácio, informou que as comunidades rurais de Saco, Serra Branca, Cupim, Jatobá e Roça de São Mamede também receberão a visita da equipe de treinamento. As próximas etapas de treinamentos acontecerão em Santa Luzia, São José do Sabugi, Várzea e Junco do Seridó.

Secom
JEFTE NEWS

Quanto custa viver sem empregada doméstica


Em tempos de pleno emprego para domésticas ter essa empregada em casa pode até parecer um luxo, mas viver sem ela sai ainda mais caro, sobretudo para famílias com filhos pequenos. Isso porque, apesar da trégua no mês de março, os preços dos serviços que incluem aqueles que a família vai precisar contratar se não tiver uma empregada, como creches, faxineira, passadeira, sobem 2,88% neste ano, mais que o dobro dos 1,22% registrados pelo IPCA, que mede a inflação oficial.

Simulação feita pela Associação Nacional dos executivos de Finanças (Anefac), a pedido do GLOBO, mostra que o custo de uma doméstica com salário mensal de R$ 1.000 chega a R$ 1.597,78, considerando os encargos sociais e o transporte. No Rio, o piso salarial da categoria é de R$ 729,58, mas em grandes cidades, eles tendem a superar esse patamar.
Já ao se tomar os gastos do orçamento de uma família com uma criança em idade de ir à creche e que conte com serviço de passadeira ao menos uma vez por semana, faxina também uma vez por semana e congelados feitos em casa a cada 15 dias, o custo chega a R$ 1.880 por mês.

Até duas vezes por semana, diarista é mais vantajosa

Mas nem sempre optar por uma empregada fixa, custa menos para as famílias. Se o serviço doméstico não ultrapassar duas vezes por semana, a família paga menos se optar por uma diarista em vez de uma empregada fixa, segundo o Instituto Doméstica Legal. A maioria dos juízes tem considerado que domésticas que trabalhem mais de duas vezes por semana tenham de ter carteira assinada e todos os direitos garantidos, já no Rio, existe uma súmula do Tribunal Regional do Trabalho do Rio (TRT-Rio) pela qual até três dias de trabalho não são considerados como vínculo empregatício. Considerando uma diária de R$ 80, que já leva em conta o transporte, a diarista representa uma economia de R$ 166,86 em relação ao custo de uma empregada fixa. Se a diária pular para R$ 90, com transporte incluído, são R$ 76,86 a menos.

Se o serviço de diarista ficar em três vezes por semana a conta se inverte. A diarista sai R$ 153,14 mais cara que uma empregada fixa. O custo chega a R$ 283,14 a mais se o transporte não estiver incluído. Além disso, as famílias têm mais despesas com alimentação, luz, telefone ao optar por uma empregada doméstica. Além disso, nos outros estados os juízes tem considerado que três dias na semana já é vínculo empregatício.

Segundo Mario Avelino, do Doméstica Legal, ter uma doméstica fixa traz mais vantagens que não assinar a carteira dela. A ONG contabiliza que o custo de uma doméstica contratada irregularmente traga um custo de 33,44% a mais em provisões para o caso de ela acionar o patrão na Justiça. No caso de uma empregada contratada de forma regular, diz a Doméstica Legal, os encargoscorrespondem a um custo 19,44% maior para o empregador.

— Quem paga mal, paga dobrado — afirma.

Relações de longo prazo
Para a professora aposentada Vera Couto, a empregada Terezinha de Jesus Leite, 60 anos, já é uma amiga. Ela começou a trabalhar na casa de Vera, há cerca de 40 anos, como babá dos dois filhos dela. Depois se tornou empregada. Hoje, faz as vezes de acompanhante para aposentada, que mora sozinha. Além disso, cuida eventualmente de outra geração da família, a dos netos da professora.

— Ela já é da casa. Meus netos adoram ela e não acho um peso pagá-la —considera.

Vera paga salário bem acima do piso, além de arcar com um plano de saúde de Terezinha, cerca de R$ 600 mensais. Preocupada com o futuro dela, abriu uma poupança para a empregada, onde deposita mensalmente R$ 200. Em junho, as duas têm viagem marcada para Moçambique, onde mora um dos filhos de Vera. Será a primeira viagem internacional de Terezinha.

— Preciso de uma pessoa amiga para ir comigo e vamos aproveitar para passar um tempo na casa de meu filho — afirma a professora.

O Globo
JEFTE NEWS

Bolsa enganação: Governo Dilma barra a PEC 300 e ainda quer dinheiro do Pronasci de volta


Já pensou você, policial, tirar R$ 443,00 por mês do seu salário para cobrir um rombo causado pelo próprio governo?

Os salários pagos aos profissionais da segurança pública no Brasil são tão ridículos que qualquer esmola engana esses trabalhadores. Os R$ 443,00 da chamada Bolsa Formação (Pronasci), por exemplo – em que o governo federal tapeou milhares de policiais no Brasil com uma pseudo ‘capacitação’ – deixou muita gente abobalhada. Um dia a bolsa se foi, e aqueles velhos R$ 443,00 começaram a fazer falta.

O problema é que agora o governo Dilma (PT), além de fazer de tudo para não aprovar a PEC 300, está pedindo o dinheiro de volta a milhares de profissionais.

A alegação seria uma falha na aprovação dos requerimentos. Ou seja, muitos policiais, bombeiros e agentes penitenciários não deveriam ter recebido o ‘miguelito’, pois não se enquadravam nos requisitos exigidos pelo Ministério da Justiça.

Ora, os policiais não roubaram esse dinheiro. Fizeram um cadastro e tiveram as condições aprovadas. Se houve erro, certamente – e como sempre – foi por parte de quem administra as finanças do país.

Sou filho de policial e sei muito bem como funciona essas coisas. Clique aqui e veja o tamanho desse absurdo.

Portal big vale
JEFTE NEWS

Brasileiros com acesso à internet já são quase 80 milhões


O Ibope Nielsen Online publicou um novo levantamento nesta terça-feira em que afirma que o total de pessoas com acesso à internet no Brasil - em domicílios, no trabalho, nas escolas e em lan houses - atingiu os 79,9 milhões no quarto trimestre de 2011. O número representa um crescimento de 2% sobre o trimestre anterior, de 8% sobre o mesmo período do final de 2010 e de 19% em relação a 2009. As conexões em domicílios e no trabalho foram as principais responsáveis pela expansão dos internautas.


O crescimento do uso de internet em casa e no trabalho se manteve neste início de 2012 e já no primeiro trimestre o total de acessos com origem somente nestes locais atingiu 66 milhões de pessoas. Desse total, 48,7 milhões foram usuários ativos em fevereiro, o que significou um crescimento de 2,5% sobre o mês de janeiro e de 18% sobre os 41,4 milhões de internautas ativos de fevereiro de 2011. Se contados apenas os acessos em domicílios, o total é de 62,6 milhões - sendo 39,7 milhões usuários ativos em fevereiro de 2012, um crescimento de 18% sobre os 33,7 milhões de usuários ativos em 2011.

A pesquisa aponta ainda que o aumento do uso de internet em casa vem sendo motivado pela expansão da banda larga no Brasil. Em dois anos, a quantidade de internautas ativos com mais de 2 Mb de velocidade cresceu mais de 300%, de acordo com aferição da própria Nielsen. As categorias de sites que tiveram a maior alta mensal de usuários únicos em fevereiro foram Informações Corporativas (3,3%) e Educação e Carreiras (3,1%). Na segunda, cresceu o uso de sites de empregos e de pesquisa escolar.

O Globo

JEFTE NEWS
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...