domingo, 22 de abril de 2012

Passeata contra a corrupção sai às ruas de João Pessoa


Mais uma edição da Marcha Contra a Corrupção aconteceu neste sábado (21) em João Pessoa. A caminhada organizada pelo Movimento nas Ruas PB recebeu o apoio da Associação Paraibana de Imprensa (API), Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) e Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco) . De acordo com Antônio Mariz, um dos organizadores do evento, a passeata reuniu cerca de 2 mil pessoas.
Esta foi a terceira vez que a Marcha Contra Corrupção aconteceu na capital paraibana, as outras duas foram nos feriados de 15 de novembro e 12 de outubro de 2011. A concentração da caminhada aconteceu no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, às 16h e por voltas das 17h30 a caminhada seguiu até o Largo da Gameleira na mesma praia. De acordo com os organizadores, o evento busca resgatar a força popular no debate de questões políticas do país, defendendo o julgamento do 'escândalo do Mensalão' e o voto aberto no Congresso Nacional.
marcha corrupção 2 (Foto: Walter Paparazzo/G1)Concentração aconteceu no Busto de Tamandaré, em Tambaú, de lá a passeata seguiu até o Largo da Gameleira (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Recife lidera testes de bafômetro nas capitais no 1º trimestre


O Recife foi a capital brasileira que mais aplicou testes de bafômetro (68.373) em motoristas abordados pela Operação Lei Seca nos três primeiros meses deste ano. O Rio de Janeiro foi a cidade em que os motoristas mais se recusaram a fazer o exame (6.567) no mesmo período. Dona da maior frota do país, com quase 7,2 milhões de veículos registrados, São Paulo foi a que mais multou por embriaguez ao volante: 3.564.
O levantamento foi feito com dados relativos ao período que vai de 1º de janeiro a 31 de março. Eles foram fornecidos por departamentos de trânsito (Detran) e governos de 19 estados e do Distrito Federal. Apenas os dados dos estados de Amazonas, Amapá, Santa Catarina, Piauí, Pará, Alagoas e Rio Grande do Norte não foram fornecidos ao G1Veja abaixo as tabelas com os cinco estados que mais registraram multas, os com maior fiscalização e os que tiveram maior número de recusas ao bafômetro.

Capitais que mais registraram multas da lei seca em 2012
1º São Paulo (SP)
3.564
2º Recife (PE)
2.410
3º Vitória (ES)
1.315
4º Brasília (DF)
1.300
5º Fortaleza (CE)
1.104
A fiscalização da lei seca é feita de forma descentralizada, e cada estado coordena a operação de forma separada. Os dados  deste ano indicam que a descentralização gera números discrepantes pelo país. Enquanto alguns estados têm fiscalização intensiva e aplicação de muitas multas, em outros o controle de motoristas embriagados multou apenas algumas dezenas de infratores durante os três meses.
Nas cinco capitais que mais multaram, estão 75% de todas as notificações. E a soma do total de multas aplicadas por todas as outras capitais não chega nem ao número de multas aplicadas apenas por São Paulo. Em relação ao número de testes de bafômetro, apenas os aplicados por São Paulo, Rio e Recife equivalem a 81% de todos os exames feitos nas capitais.
Enquanto mais de 50 mil pessoas fizeram o teste do bafômetro no Recife, no Rio e em São Paulo, por exemplo, apenas 90 motoristas fizeram o exame em João Pessoa, e 43 foram submetidas ao teste em Palmas, segundo a coordenação da lei seca desses estados. Enquanto mais de mil foram multados por embriaguez ao volante em Vitória (na região metropolitana), em Fortaleza ou em Brasília, apenas 22 receberam multas em São Luís e somente 34 foram multados em Salvador.

Capitais que mais submeteram motoristas ao bafômetro em 2012
1º Recife (PE)
68.373
2º São Paulo (SP)
60.485
3º Rio de Janeiro (RJ)
50.893
4º Goiânia (GO)
11.024
5º Vitória (ES)
9.308
Multas
Mais de 12 mil motoristas foram multados nas capitais brasileiras por dirigirem embriagados entre janeiro e março deste ano, o equivalente a 5,7% dos condutores que passaram pelo bafômetro. A capital com o maior número de pessoas multadas foi São Paulo, onde 3.564 motoristas receberam a notificação, segundo a Polícia Militar, o equivalente a 27% das multas do país. São Paulo também tem a maior frota de carros do país, com 7,2 milhões de veículos e 5,6 milhões de motoristas habilitados, segundo dados do Detran-SP.
O total de multas registradas na cidade equivale a 5% dos motoristas submetidos ao bafômetro. Em média, cerca de 20 mil pessoas fizeram o exame em cada um dos três primeiros meses do ano nas blitze de São Paulo.
O Recife ficou em segundo lugar no total de notificações, com registro de 2.410 multas por constatação de que o motorista havia bebido antes de dirigir (quase 19% das multas de todas as capitais), segundo a Secretaria de Saúde do estado. Vitória, Brasília e Fortaleza aparecem em seguida na lista, todas com mais de mil multas, cada uma delas, no primeiro trimestre.

Capitais onde mais motoristas se recusaram a fazer teste do bafômetro em 2012
1º Rio de Janeiro (RJ)
6.567
2º Recife (PE)
1.951
3º Vitória (ES)
885
4º Goiânia (GO)
539
5º Rio Branco (AC)
506
Do lado oposto da tabela, São Luís foi a capital com menor registro de casos de embriaguez. Apenas 22 motoristas foram flagrados infringindo a lei seca entre janeiro e março, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança. A cidade tem uma frota de 981 mil veículos, e não foi informada a quantidade de motoristas que fizeram o teste do bafômetro.
A quantidade de registro de multas em Palmas, em Salvador, em Boa vista, em João Pessoa e em Aracaju também foi baixa. Em nenhuma dessas capitais o total de multados por embriaguez chegou a cem motoristas nos três meses analisados.
Exames
Quase 222 mil motoristas das capitais brasileiras foram submetidos ao exame do bafômetro no primeiro trimestre desse ano, segundo o levantamento realizado pelo G1. A maior parte dos testes, entretanto, foi realizada em apenas três cidades, Recife, Rio e São Paulo, que totalizam 81% dos exames.
O Recife foi o campeão neste quesito, com 68.373 testes do bafômetro, segundo a Secretaria de Segurança, o equivalente a quase 12% de toda a frota de veículos registrada na capital pernambucana (577 mil). No total, 3,5% dos motoristas que fizeram o exame na cidade foram multados por ter sido detectada a presença de bebidas alcoólicas.
São Paulo foi a segunda capital que mais fez testes de bafômetro, analisando 60.485 pessoas, segundo a PM, o equivalente a 1% dos motoristas registrados na cidade. O Rio de Janeiro realizou 50.893 testes do bafômetro no período.
Pelo menos 3 das capitais que forneceram dados ao G1, e o Distrito Federal, não indicaram o total de pessoas que haviam feito o teste do bafômetro. Em Palmas, apenas 43 motoristas fizeram o exame nos três meses, e 26 (60%) receberam multas. Em Curitiba, apenas 208 motoristas fizeram o teste do bafômetro no primeiro trimestre.
Recusas 
O total de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro nas capitais brasileiras se aproxima bastante do total de multados por infração da lei seca. Pelo menos 11,8 mil pessoas se aproveitaram do direito a não fornecer provas contra si mesmo para se negarem a passar pelo exame do bafômetro durante o primeiro trimestre de 2012.
O Rio de Janeiro foi a capital que registrou o maior volume de motoristas que se recusaram a fazer o teste, totalizando mais da metade dos números do país nesse quesito. Somente no Rio, 6.567 pessoas se negaram a passar pelo teste, segundo dados do governo do estado, um número equivalente a 12% das pessoas que fizeram o exame no mesmo período na cidade, e 27 vezes maior do que o número de multas aplicadas pela lei seca.
O Recife voltou a se destacar, ficando em segundo lugar na lista de capitais em que mais motoristas se recusaram a fazer o exame. Foram 1.951 pessoas que rejeitaram o teste na cidade.
Em São Paulo, que foi a cidade com maior número de multados pela lei seca e a segunda que mais realizou testes do bafômetro, apenas 187 motoristas se recusaram a fazer o exame. A cidade ficou em 10º lugar nesse ponto.
* Colaboraram G1 SP, G1 RJ, G1 PE, G1 PR, G1 GO, G1 MA, G1 RS, G1 BA, G1 MG, G1 SE, G1 ES, G1 MT, G1 DF, G1 MS e G1PB
g1

Três são baleados por supostos traficantes em Campina Grande


Três pessoas foram baleadas na noite deste sábado (21) no bairro da Catingueira, em Campina Grande. O crime aconteceu em um ‘churrasquinho’, por volta das 22h. De acordo com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom), os dois suspeitos de efetuar os disparos são supostos traficantes.

g1
Ainda segundo a Copom, o alvo era um jovem de 23 anos, que foi atingido com quatro tiros nas costas e ainda na nuca e no pescoço. A companheira dele, de 22 anos, também foi baleada, no abdome, e um adolescente de 17 anos foi atingido de raspão.

As três vítimas foram levadas por testemunhas ao Hospital de Trauma de Campina Grande. A polícia já tem os nomes dos principais suspeitos do crime, mas, até às 7h30, ninguém foi preso.

No bairro do Mutirão, um homem de 36 anos também foi alvo de tentativa de homicídio na noite do sábado. Por volta das 20h, dois rapazes em um carro efetuaram os dispatos contra ele, que atingiram as costas da vítima de acordo com a Copom. Ele foi socorrido pelo Samu e levado para o Hospital de Trauma.

A Copom também registrou outra tentativa de homicídio no município de Natuba, a 77km de Campina Grande. Conforme informou a polícia, um homem de 31 anos estava na frente de casa quando começou a discutir com um conhecido. Ele foi esfaqueado na altura do estômago e foi levado pelo Samu para o Hospital de Trauma. A polícia não tem conhecimento do motivo da briga, mas está à procura do suspeito.

Em Barra de Santa Rosa, a 83km de Campina Grande, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar prenderam na tarde deste sábado (21) um suspeito de esfaquear um agricultor de 21 anos. Testemunhas contaram à polícia que os dois estavam bebendo em um bar quando começaram a discutir. A vítima foi ferida nas costas.

O suspeito, de 21 anos, foi encontrado no seu local de trabalho e preso. A vítima foi levada a um hospital local e, em seguida, transferida para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

Veja lista com comidas bizarras


Um estudo de pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou que os insetos poderiam ser uma ótima fonte de proteína, o que poderia atender às necessidades do aumento da população mundial. Como exemplo, eles exibiram um doce com gafanhoto caramelizado e cupcake feito com insetos. Abaixo, o G1 lista esses e outros pratos exóticos.
Margot van Rooyen, estudante da Universidade de Wageningen, prova cupcake feito com insetos. (Foto: Michael Kooren/Reuters)Margot van Rooyen, estudante da Universidade de Wageningen, prova cupcake feito com insetos. (Foto: Michael Kooren/Reuters)
doce decorado com gafanhoto caramelizado foi exibido na Universidade de Wageningen. (Foto: Michael Kooren/Reuters)Doce decorado com gafanhoto caramelizado foi exibido na Universidade de Wageningen. (Foto: Michael Kooren/Reuters)
Dono de uma pizzaria em Mildura, no estado de Victoria, na Austrália, Joe Carrazza criou uma pizza coberta com gafanhotos. (Foto: Reprodução)Dono de uma pizzaria em Mildura, no estado de Victoria, na Austrália, Joe Carrazza criou uma pizza coberta com gafanhotos. (Foto: Reprodução)
Em 12 de janeiro de 2011, participantes de uma palestra do professor Arnold van Huis  na Universidade de Wageningen, na Holanda, puderam degustar quitutes feitos com insetos. Na foto, mulher prova quiche feito com insetos. (Foto: Jerry Lampen/Reuters)Em 12 de janeiro de 2011, participantes de uma palestra do professor Arnold van Huis na Universidade de Wageningen, na Holanda, puderam degustar quitutes feitos com insetos. Na foto, mulher prova quiche feito com insetos. (Foto: Jerry Lampen/Reuters)
Vendedor comercializa espetinhos de escorpião em Pequim, na China. (Foto: Eugene Hoshiko/AP)Vendedor comercializa espetinhos de escorpião em Pequim, na China. (Foto: Eugene Hoshiko/AP)
Na cidade de Dongyang, no leste da China, um petisco bastante popular é o ovo cozido em urina de crianças. Segundo a tradição local, a iguaria vendida na rua faria bem para a saúde. (Foto: Aly Song/Reuters)Na cidade de Dongyang, no leste da China, um petisco bastante popular é o ovo cozido em urina de crianças. Segundo a tradição local, a iguaria vendida na rua faria bem para a saúde. (Foto: Aly Song/Reuters)
A cidade de Hokitika, na Nova Zelândia, conta com um festival gastronômico que oferece a seus vizinhos pratos bizarros. Além de insetos, frequentadores puderam degustar um milk-shake de sêmen de cavalo. (Foto: Juergen Schacke/AFP)A cidade de Hokitika, na Nova Zelândia, conta com um festival gastronômico que oferece a seus vizinhos pratos bizarros. Além de insetos, frequentadores puderam degustar um milk-shake de sêmen de cavalo. (Foto: Juergen Schacke/AFP)
No mercado vietnamita da vila de Canh Nau, a cerca de 40 km de Hanói, ratos abatidos são vendidos como item de alimentação, ao lado de legumes e verduras. (Foto: Reuters)No mercado vietnamita da vila de Canh Nau, a cerca de 40 km de Hanói, ratos abatidos são vendidos como item de alimentação, ao lado de legumes e verduras. (Foto: Reuters)
estaurante Urkupina, que fica nos arredores de La Paz (Bolívia), oferece um prato que é feito com pênis e testículos de touro. O prato chamado 'caldo de cardan' é procurado por pessoas que sofrem de anemia e impotência sexual.  (Foto: David Mercado/Reuters)Restaurante Urkupina, que fica nos arredores de La Paz (Bolívia), oferece um prato que é feito com pênis e testículos de touro. O prato chamado 'caldo de cardan' é procurado por pessoas que sofrem de anemia e impotência sexual. (Foto: David Mercado/Reuters)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...