quinta-feira, 3 de maio de 2012

Operação contra tráfico internacional encerra com 21 pessoas presas


A Operação 'Deadline', desencadeada pela Polícia Federal (PF) para combater o tráfico internacional de cocaína, encerrou por volta das 11h30. Foram cumpridos todos os 25 mandados de prisão em cinco estados brasileiros, mas apenas 21 pessoas foram presas. Outros 27 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
A operação começou por volta das 6h desta quinta-feira (3). Cinco veículos, um barco de passeio e 130 quilos de cocaína foram apreendidos.
Entre as prisões, uma foi na Paraíba, outra em Joinville, três em São Paulo, cinco no Rio Grande do Sul e onze em Paranaguá. Quatro homens estão foragidos.
De acordo com a PF, a quadrilha, que já era investigada desde 2011, agia no Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, e transportava a cocaína para a Europa e para a África em contêineres. Para isso, contava com a ajuda de agentes marítimos, que arrombavam as cargas e escondiam a droga.
Além destas prisões, cinco bolivianos já haviam sido presos em flagrante quando transportavam a droga para o Brasil.
g1

Movimento Terra Livre faz protesto por moradia em João Pessoa


Manifestantes queimaram pneus e interromperam o trânsito no bairro de Tambiá, em João Pessoa, no início da tarde desta quinta-feira (3). Cerca de vinte pessoas participaram do protesto do Movimento Terra Livre. Segundo o coordenador do movimento, Sérgio Sousa, a luta é por melhores condições de moradia. "Essa manifestação é uma resposta a ação da polícia que tentou expulsar a gente hoje do terreno onde a gente mora por trás da Bica”, explicou.

O terreno não é utilizado e virou uma espécie de depósito de lixo, segundo o coordenador do movimento. Ele também disse que já procurou a procurou a prefeitura, que seria proprietária do terreno, e apresentou uma sugestão com outras duas áreas que poderiam ser desapropriados para receber os desabrigados, mas não teria recebido resposta.
Cerca de 80 famílias vivem no local, próximo ao Parque Arruda Câmara, e teriam recebido prazo até as 18h da sexta-feira (4) para deixar a área onde vivem. Todos são ex-moradores dos bairros Mandacaru, Padre Zé, Jardim Mangueira e Róger, que ficaram desabrigados depois das últimas chuvas na capital, além de pessoas que estão à espera de casas do programa Minha Casa, Minha Vida.
O protesto durou cerca de 30 minutos e dificultou o trânsito na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, uma das principais vias que dão acesso ao Centro da capital. Foi um transtorno para o técnico em informática Felipe Brandão. “Para quem está indo para o trabalho, assim como eu, isso é muito ruim. Atrasa, atrapalha o trânsito”, disse.
O fogo foi controlado às 12h10 pelo Corpo de Bombeiros. A polícia foi chamada para controlar o tumulto, mas não houve confronto com os manifestantes. Pelo menos dois carros da PM estiveram no local.
MST faz manifestação em João Pessoa, Paraíba (Foto: Walter Paparazzo/G1)Bombeiros controlaram incêndio para liberar o trânsito no cruzamento em Tambiá (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Americano de 51 anos vive sem dinheiro há 12 anos


Um homem de 51 anos vive sem dinheiro há 12 anos e mora em uma caverna no deserto de Moab, no estado de Utah (EUA), segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail".
Daniel Suelo vive sem dinheiro há 12 anos. (Foto: Reprodução)Daniel Suelo vive sem dinheiro há 12 anos. (Foto: Reprodução)
O norte-americano Daniel Suelo renunciou ao dinheiro em 2000, deixando seus últimos US$ 30 em uma cabine telefônica. Em seguida, foi para o deserto começar uma nova vida. Ele sobrevive de comida que encontra nas áreas selvagens e de alimentos descartados ou doados.
Escritor Mark Sundeen escreveu uma biografia sobre o estilo de vida de Suelo. (Foto: Reprodução)Escritor Mark Sundeen escreveu uma biografia sobre o estilo de vida de Suelo. (Foto: Reprodução)
Apesar de ter um mestrado em contabilidade e graduação em antropologia, Suelo disse que prefere viver sem se preocupar com trabalho, hipoteca ou outras preocupações que afligem a maioria dos habitantes dos EUA.
Mark Sundeen, escritor e amigo de Suelo, escreveu uma biografia sobre o estilo de vida do amigo depois de acompanhá-lo de perto durante vários anos.
Suelo, no entanto, não vive totalmente isolado. Ele mantém um blog e é um membro ativo de sua comunidade.
Suelo mantém um blog e é um membro ativo de sua comunidade. (Foto: Reprodução)Suelo mantém um blog e é um membro ativo de sua comunidade. (Foto: Reprodução)

Separada por vidro, leoa tenta abocanhar menino em zoo nos EUA


Um vídeo filmado em um zoológico em Portland, no estado do Oregon (EUA), mostra uma leoa tentando atacar um menino. O predador só não alcança seu objetivo porque uma parede de vidro separa o recinto do público (veja). O vídeo caseiro mostra a leoa "Kya" lançando suas garras e mandíbula na tentativa de alcançar a criança, segundo a emissora "KPTV".
Separado por vidro, leão tentou abocanhar menino em zoo. (Foto: Reprodução)
O vídeo foi filmado pela mãe do garoto durante uma visita ao zoológico. "Eu pensei que era engraçado", disse Heather, destacando que não temeu pela segurança do filho. Segundo ela, o vidro era bem espesso.
Vídeo foi filmado pela mãe do garoto durante uma visita ao zoológico. (Foto: Reprodução)Vídeo foi filmado pela mãe do garoto durante uma visita ao zoológico. (Foto: Reprodução)

Presos adotam gatos em cadeia nos EUA


Um presídio do estado americano de Washington permitiu que os presos tenham gatos de estimação nas celas, em uma tentativa de cooperar com a socialização dos detentos.
A medida foi adotada pelo Larch Correctional Facility, na cidade de Yacolt.
O programa, adotado há alguns meses em parceria com um abrigo animal local, já fez melhorias no clima da cadeia, segundo os detentos.
Por enquanto, ele abrange quatro detentos e dois gatos, mas a administração quer ampliar com a adoção de mais quatro felinos.
O preso Richard Amaro e a gata Clementine (Foto: AP)O preso Richard Amaro e a gata Clementine (Foto: AP)
O preso Joseph Contreras e a gata Princess Natalie (Foto: AP)O preso Joseph Contreras e a gata Princess Natalie (Foto: AP)

EUA divulgam documentos achados em esconderijo de Bin Laden


Os Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira (3) 17 documentos encontrados no complexo onde Osama Bin Laden, ex-líder da rede terrorista al-Qaeda, se escondia durante a operação do exército americano que terminou com sua morte.
Um dos documentos divulgados mostra que Bin Laden estava preocupado com os ataques da al-Qaeda que causavam a morte desnecessárias de muçulmanos e aconselhou seus assessores a ter mais cuidado para poupar a vida de civis, segundo carta que ele escreveu em maio de 2010.

Crianças paquistanesas jogam críquete perto de muro da casa onde foi morto Osama bin Laden, no Paquistão (Foto: Aamir Qureshi / AFP)O líder da al-Qaeda, morto num ataque americano há um ano, falou da "necessidade de cancelar outros ataques devido à possibilidade de mortes desnecessárias de civis" em países muçulmanos, de acordo com a carta.

Os documentos incluem cartas ou rascunhos de cartas datadas entre setembro de 2006 e abril de 2011, um total de 175 páginas escritas em árabe.
A Casa branca autorizou desclassificar os documentos, que estão publicados on-line nos sites do Centro de Combate contra o Terrorismo da academia militar de West Point (veja o site, em inglês).
Também há correspondências internas da al-Qaeda, além de cartas de Bin Laden e de líderes do grupo associado no Iêmen, assim como de militantes na Somália e no Paquistão.
A divulgação dos documentos é parte do marco de aniversário da morte de Bin Laden, no dia 1º de maio de 2011, durante a qual o presidente Barack Obama e seus colaboradores relembraram a operação secreta das forças de elite SEALS da marinha, que acabou com a vida do líder da al-Qaeda.
g1

Casa do cartunista Laerte é assaltada e ladrões levam parte de acervo


Parte do acervo do cartunista Laerte Coutinho foi furtada durante um assalto à sua casa nesta terça-feira (1º), no Rio Pequeno, na Zona Oeste de São Paulo. Segundo o cartunista, que estava viajando quando o crime aconteceu, os assaltantes arrombaram o imóvel e levaram dois computadores e um HD externo que continham arquivos guardados desde 2000.
Ao voltar da viagem, Laerte disse que percebeu que algo acontecera em sua casa porque suas duas gatas estavam no meio da rua. “Uma das gatas é paraplégica e fica confinada na cozinha. Quando cheguei, ela estava na calçada”, contou.
Os assaltantes arrombaram a porta dos fundos da casa, que era reforçada. Além dos computadores e do HD externo, um micro-ondas e dois botijões de gás também foram levados. “Não foi um roubo direcionado [ao acervo]. Eles entraram para ver o que tinha de valioso. Eu não tenho aparelhos de última geração, meu micro-ondas tem mais de dez anos. Mas mesmo assim, levaram “, comentou Laerte. “Devem ter vistos os computadores e não faziam a menor ideia do que tinha lá dentro”.
Recuperação
O cartunista registrou um boletim de ocorrência no 93º Distrito Policial, do Jaguaré. Enquanto as investigações policiais prosseguem, ele próprio já está tomando providências para recuperar seu trabalho. “Perdi uma parte importante da minha memória de trabalho. Reunir isso de novo é um trabalho de garimpagem. Vou ver o que encontro em CDs, em mídias antigas, e vou tentar conversar com as pessoas e ver lugares em que trabalhei para tentar conseguir esses arquivos. Uns são possíveis [de recuperar], mas outros, não”, disse.
g1

Relator pede a conselho processo disciplinar no caso Demóstenes


O senador Humberto Costa (PT-PE), relator no Conselho de Ética de ação para investigar o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), pediu na manhã desta quinta-feira (3) abertura do processo disciplinar que pode levar à cassação de Demóstenes por quebra de decoro parlamentar.
O conselho já havia decidido aceitar a representação, protocolada pelo PSOL, que pediaabertura de processo preliminar. O que o relator pede agora é a abertura do processo disciplinar, que, na prática, representa uma continuidade da investigação no Conselho de Ética.
"O que está em debate não é a imagem do parlamentar, mas do Parlamento”, disse o relator.
O relatório de Humberto Costa ainda precisa ser aprovado pelos integrantes do conselho, o que deve ocorrer na próxima terça (8). A instauração do processo disciplinar terá início após a publicação no "Diário do Senado Federal" da decisão do colegiado.
Demóstenes é alvo de processo no Conselho de Ética para apurar se houve quebra de decoro na relação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal na Operação Monte Carlo. Escutas telefônicas apontam que Demóstenes usou o mandato para favorecer o contraventor e que recebeu dinheiro do bicheiro.
Na leitura do relatório, Humberto Costa afirmou que "intencionalmente" não usou matérias jornalísticas em seu relatório e nem gravações do inquérito que corre em segredo de Justiça. "Especialmente para que ninguém conteste o relatório. [...] As degravações, os processos no STF, vamos usar em um eventual relatório final caso tenha um processo disciplinar aberto."
Se o processo for aberto, Humberto Costa precisa preparar um relatório final, que vai indicar qual penalidade pode ser aplicada ao parlamentar. A punição vai desde censura à perda do mandato.
Em caso de indicação para a  cassação, o parecer do Conselho de Ética será encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para exame dos aspectos constitucional, legal e jurídico, o que deverá ser feito no prazo de cinco sessões ordinárias.
Concluída a tramitação no Conselho de Ética e na CCJ, o processo será encaminhado à Mesa Diretora e, depois de lido no expediente, será publicado no "Diário do Senado" e distribuído em avulsos para inclusão na ordem do dia. A cassação, se for indicada, precisa ser aprovada em plenário.

"Sob o peso jurídico eu estou tranqüilo, mas a questão política está entregue à Casa. E eu tenho de respeitar a decisão da Casa", afirmou o advogado. Para Kakay, o senador Demóstenes Torres não cometeu irregularidades. "Para mim, não houve nenhuma quebra de decoro", disse.
Demóstenes

O senador Demóstenes Torres não esteve no plenário do Conselho de Ética. Mais cedo, ele veio ao Senado, registrou presença em plenário, mas deixou a Casa. Seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, acompanhou a leitura do relatório. Ele disse que respeita a decisão do relator.
O advogado afirmou que Demóstenes irá comparecer ao Conselho de Ética quando for solicitado. Ele também irá à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura as relações do contraventor com agentes públicos e privados, segundo o advogado. Na quarta-feira (2) à noite, a CPI aprovou o depoimento de Demóstenes para o dia 31 de maio.
"Na CPI, o senador está apto a prestar todo o esclarecimento. O senador, quando vier junto ao Conselho ou à CPI, estará instruído a não responder sobre as gravações", disse o advogado.
Defesa prévia
Para compor seu relatório preliminar, Humberto Costa analisou discursos e projetos de lei apresentados pelo senador. Segundo Humberto Costa, uma equipe composta por oito assessores auxiliou na busca de discursos e projetos de lei que foram utilizados no relatório preliminar.
Ao falar sobre os discursos de Demóstenes, o relator pediu atenção dos colegas. "Peço aqui atenção dos senhores senadores, uma vez que esta parte será fundamental para a admissibilidade da representação."
Em um dos trechos do relatório, o relator observou que no dia 5 de novembro de 2008, a CCJ do Senado, sob a presidência do então senador Marco Maciel, votou e aprovou o projeto de lei 274/2006, oriundo da CPI dos Bingos, que tinha o objetivo de criminalizar a exploração de jogos de azar e tornar mais eficiente a punição nos casos de lavagem de dinheiro.
"O senador Demóstenes Torres, parlamentar assíduo e sempre atuando nos debates que envolvem matéria penal, não estava presente à reunião.Uma de suas raras ausências nos embates naquela comissão, justamente quando se decidia relevante projeto significativo da CPI dos Bingos sobre o tema da criminalização dos jogos."
Em discurso feito por Demóstenes no dia 18 de junho de 2003, e também analisado pelo relator, Demóstenes defendeu a legalização dos jogos de azar. "Senhoras e senhores senadores, acredito que uma maneira de obter os recursos suficientes para a instituição da Escola em Tempo Integral, é a legalização de todas as modalidades de jogos de azar", disse Demóstenes segundo o relator.
Defesa prévia
Humberto Costa afirmou também que, para confeccionar seu relatório, leu a defesa entregue pelo advogado do senador Demóstenes. Na defesa prévia, o advogado do senador pede o arquivamento do pedido de abertura de processo por suposta quebra de decoro parlamentar.
O advogado pediu uma série de diligências, caso o processo tivesse continuidade, como perícias nas gravações que apontam relações entre o senador e o bicheiro. Kakay, como é conhecido o advogado, argumenta que as gravações podem ter sido adulteradas.
Outro pedido de Kakay é para que o requerimento que pede a investigação de Demóstenes seja suspenso até manifestação do Supremo Tribunal Federal referente às gravações que envolvem o senador. Tramita no Supremo ação de Demóstenes para declarar as gravações ilegais, sob o argumento de que deveriam ter sido autorizadas pelo próprio STF, já que o senador tem foro privilegiado.
Se ainda assim a investigação prosseguir, a defesa do senador pede que sejam chamadas testemunhas para cada um dos fatos questionados. O próprio Cachoeira é colocado no rol de testemunhas que podem ser chamadas pelo senador.
g1

Flamingos invadem região do Quênia em busca de alimentação


Centenas de flamingos-pequenos (Phoeniconaias minor) invadiram a região de Naivasha, no Quênia, nesta quinta-feira (3) em busca de comida.
A espécie, típica da África tropical, vive em áreas onde existem lagos com água salgada, devido à presença de cianobactérias e fitoplânctons – principais alimentos dessas aves.
Mas fortes chuvas que atingem o país mudaram o nível de salinidade de alguns reservatórios próximos ao habitat dos flamingos-pequenos, o que forçou uma migração em massa dessas aves para regiões mais secas. Agora, os flamingos dividem lagos com outros animais selvagens, como girafas e hipopótamos.
Centenas de flamingos-pequenos (Phoeniconaias minor) podem ser vistos na região de Naivasha, no Quênia, nesta quinta-feira (3).  (Foto: Carl de Souza/AFP)Centenas de flamingos-pequenos (Phoeniconaias minor) podem ser vistos na região de Naivasha, no Quênia, nesta quinta-feira (3). (Foto: Carl de Souza/AFP)

flamingos (Foto: Carl de Souza/AFP)flamingos (Foto: Carl de Souza/AFP)As aves são típicas da África tropical. (Foto: Carl de Souza/AFP)

Aniversariante do dia


Ricardo revela que participará das eleições municipais, mas descarta uso da máquina


O governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou nesta quarta-feira (02) que pretende participar ativamente das eleições municipais deste ano em todos os municípios da Paraíba. “Quero sim participar do pleito, sou cidadão e tenho este direito democrático”, afirmou.

As declarações de Ricardo foram feitas durante entrevista ao programa Tambaú Debate, da TV Tambaú.

O governador disse também, que apesar da pretensão de participar das eleições, não irá, de forma alguma, usar a máquina pública em prol dos aliados.

“Quero sim participar, quando convidado estarei percorrendo o Estado, para dar continuidade ao nosso projeto político administrativo, mas não faz parte de minha história usar a máquina pública”, afirmou.

“Não agir assim quando fui prefeito, fui reeleito e me afastei para disputar o Governo do Estado, e não agirei agora como governador”, acrescentou.

Cristiano Teixeira/WSCOM Online

Seca já é a maior dos últimos 30 anos no Nordeste e na Paraíba quase todos os municípios decretaram estado de emergência


Dentro de um Brasil admirado no mundo inteiro por seu desenvolvimento econômico há outro país, ainda invisível ao progresso e contaminado por um problema crônico — a aridez — que só faz piorar. A nação da Caatinga, formada por 1.482 municípios espalhados por 1,3 milhão de quilômetros quadrados, vive sua maior estiagem dos últimos 30 anos. Só na Bahia, mais de 214 cidades já declararam estado de emergência. Na Paraíba 220 municípios estão em estado de emergência por causa da seca. Rios secaram a ponto de se restringirem à areia fina.

Este evento extremo vai se resolver, mas, em breve, pode ser seguido por outro. E, entre uma seca e outra, a produção agrícola entra em colapso — fenômeno agravado pelo clima global.

Todas as projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas apontam a Caatinga como o bioma mais frágil do país. É, na verdade, a maior área do mundo suscetível à desertificação. Em algumas regiões de Pernambuco, a temperatura média já aumentou 3 graus Celsius desde 1960. Considerando todo o Nordeste, os termômetros teriam ganhado, em média, 1,5 grau Celsius no mesmo período.

— Um bioma consegue se regenerar com, no mínimo, 50% da cobertura original. A Caatinga só tem 45% — alerta Eduardo Assad, pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária. — A chance de desertificação, portanto, é muito grande. E não há qualquer ação coordenada para salvar esta região.

De acordo com a Embrapa, haverá, em todo o Nordeste, uma grande queda na produção de milho, arroz, feijão, algodão, girassol e mandioca nas próximas décadas. Estas culturas conseguem sobreviver na Zona da Mata, onde há lençóis freáticos que sustentam estas plantações, mas não no interior. No semiárido, segundo Assad, sobrevivem planos de “convivência com a seca”, como fruteiras que produzem jaca e manga, mas sem os devidos recursos e divulgação.

— É um projeto com mais de 30 anos — explica o pesquisador. — Ainda há, no entanto, dificuldades para sua aplicação, porque os agricultores insistem com o feijão e o milho. Não há mais clima para estas culturas.

Cerca de 80% das variações na produtividade agrícola se devem a mudanças meteorológicas durante a época de cultivo. No semiárido, este período úmido, dedicado ao preparo do solo, semeadura e irrigação, está cada vez mais curto. Em algumas regiões, já dura menos de três meses.

A agricultura de subsistência é a maior vítima deste colapso agrícola, porque seus responsáveis têm menos recursos para se adaptarem, assim como fontes de água disponíveis.

Também por não contar com a orientação necessária, o morador do semiárido pode agravar o processo global de desertificação, pois ele se dedica ao pastoreio e outras formas irregulares de ocupação do solo, deixando o bioma ainda mais vulnerável.

— Existe uma carência muito grande de educação — lamenta Javier Tomasella, coordenador de pesquisas do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). — A agricultura familiar do semiárido é um caso especial. Em vez de os produtores irem até a informação, é o governo que tem de levá-la. E muitas vezes os dados necessários já existem em forma de pesquisa científica, mas ainda não foram levados às pessoas interessadas. Há pequenas propriedades que, com a orientação necessária, podem se unir e formar cooperativas de médio porte com retorno financeiro. Esta deveria ser a solução para quem depende deste bioma.

Se houver ligação adequada de água, segundo Tomasella, há produção econômica de qualidade. É algo que evolui, mas ainda com “problemas de redistribuição”.

— Claro que estes programas ainda estão aquém do que gostaríamos — ressalta. — Mas este manejo exige muito investimento. Um metro cúbico de água pesa uma tonelada. Imagina o quanto custa deslocar isso.

O Cemaden promoveu, no mês passado, um evento em Fortaleza para encontrar soluções capazes de salvar a agricultura da Caatinga do colapso. Antes, no entanto, é preciso definir o que é desertificação. Diversos países europeus que sofrem com a aridez, como Itália, Grécia e Espanha, desenvolveram um critério único para detectar a ameaça de estiagens. No Nordeste, porém, cada cidade ou estado colhe suas informações, sem intercâmbio com a área vizinha.

A falta de diálogo entre municípios tão próximos deve-se, em parte, à negligência com que o bioma é tratado há décadas pelo poder público, que blindou os poucos dados climáticos existentes do acesso pelas instituições científicas.

— O Nordeste tem uma disponibilidade considerável de dados relacionados à chuva, mas durante muito tempo, principalmente no período da ditadura, $parte dos índices meteorológicos foram considerados informações de segurança nacional, por isso ficavam trancados a sete chaves — lamenta Sentelhas. — A consequência é que, por 40 anos, ficamos inertes, sem gerar tecnologia. Os estudos pluviométricos são insuficientes se não forem combinados com outros, relacionadas à umidade relativa, por exemplo.

As redes meteorológicas também são escassas, considerando o tamanho da região semiárida. E, mesmo onde existem estações, sua manutenção é precária. Como não há séries históricas — seja porque há pontos de estudo instalados apenas recentemente, seja porque suas informações ainda estão “trancadas” —, os estudos de agrometeorologia seguem incompletos.

Enquanto novas informações são produzidas, o Cemaden e outros institutos tentam criar um índice único para definir o que é desertificação. Com base nele, será feito um diagnóstico de toda a situação do Nordeste. Depois, será possível atualizá-lo. Há, por exemplo, um mapa do que ocorreu com a vegetação durante a década passada. É um período pequeno, em termos de pesquisa científica, mas, considerando um bioma tão ameaçado, já é um começo.

As Nações Unidas promoveram, entre os dias 23 e 27 da semana passada, a Semana da Desertificação. A iniciativa visa colocar o problema, assim como o uso indevido do solo, no centro dos debates da Rio+20. A preocupação decorre de situações vivenciadas em biomas como a Caatinga — e, também, das cifras. Eventos climáticos extremos causam prejuízo global de US$ 41,3 bilhões. Entre os fatores responsáveis pelo colapso na agricultura no mundo estão as inundações (que respondem por pouco mais de metade dessa perda), ventos ( 30%) e secas (10%).

No Brasil, porém, as estiagens são as maiores responsáveis pelo prejuízo promovido pelo clima no campo. Segundo Sentelhas, todas as áreas produtoras de fibras, energia e alimentos no país são suscetíveis a secas. O semiárido, porém, merece atenção especial.

Daí vem o interesse manifestado pelo Cemaden. Afinal, se a integridade do bioma não for garantida, a produção de alimentos corre riscos, assim como a fixação dos 30 milhões de habitantes da Caatinga. Sem ter do que viver, eles podem deixar a região e desencadear um processo desordenado de urbanização.

A desertificação depende de vários componentes, além da temperatura. Alguns deles podem ser evitados com a mudança na forma de cultivo.

— Usar a irrigação muito frequentemente pode provocar riscos ao semiárido — alerta Sentelhas. — A água chega à cultura acompanhada por uma concentração de sais. A água evapora e o sal fica, a não ser que uma chuva venha e o tire dali. Se ele permanecer, pode levar à esterilidade daquela área.

É preciso, de acordo com o pesquisador, criar um sistema que monitore o colapso desta produção. E este esforço é multidisciplinar: reúne especialistas de meteorologia à agronomia. Dessa forma, podem ser gerados sistemas que respondam às necessidades do campo em cada região.

— O custo de produção e da terra é cada vez mais alto — lembra Sentelhas. — Os donos de empreendimentos estão cada vez mais preocupados em aumentar sua eficácia. É uma boa oportunidade de conjugar eficiência econômica e desenvolvimento sustentável.

Globo
JEFTE NEWS

Servidor: Dilma sanciona lei que cria novo fundo de previdência


A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria o fundo de previdência complementar para os servidores civis da União. Com isso, os funcionários que entrarem no serviço público não terão mais a garantia de aposentadoria integral. Para ganhar acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será necessário contribuir à parte. A regra não muda para os atuais servidores.

O texto da nova lei foi publicado nesta quarta-feira no "Diário Oficial da União". A votação do texto foi concluída no Congresso Nacional no fim de março. Desde então, estava sob análise de Dilma.

Pelas novas regras, o máximo da aposentadoria dos novos servidores será o teto do INSS, atualmente em R$ 3,9 mil. Pela legislação atual, o servidor pode se aposentar até com salário integral. Com a nova lei, se quiserem uma aposentadoria maior, eles deverão contribuir para um fundo complementar, que pagará um valor extra a partir de 35 anos de contribuição.

A lei cria a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp) e permite a criação de três fundos para os quais os trabalhadores podem contribuir: um para o Legislativo (Funpresp-Leg), um para o Executivo (Funpresp-Exe) e outro para o Judiciário (Funpresp-Jud). Servidores do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público da União também poderão contribuir para o fundo.

Atualmente, o servidor contribui com 11% sobre o salário total, e a União com 22%.

Quem se aposentou antes de 2003 recebe o salário integral, segundo a assessoria da Previdência. Para quem ingressou no serviço público a partir de 2003, o benefício é calculado, de acordo com a Previdência, com base na média de 80% das maiores contribuições.

Com a nova lei, o futuro servidor continuará contribuindo com 11% e a União, com 22%, mas essa contribuição será sobre o teto do INSS - R$ 3,9 mil.

Para receber mais que o teto após a aposentadoria, o servidor terá que aderir ao fundo complementar. O empregado define anualmente com qual percentual quer contribuir. A contribuição da União será igual à do funcionário, mas somente até o teto de 8,5%. Se o servidor quiser contribuir com 9%, por exemplo, a União só contribuirá com 8,5%.

Extra Online
JEFTE NEWS

Acidez de bebidas energéticas prejudica esmalte dos dentes


Um estudo publicado pela Academia de Odontologia Geral, dos Estados Unidos, alerta que o hábito de consumir bebidas energéticas e isotônicos pode causar um dano irreversível no esmalte dentário. O trabalho explica que os níveis de acidez encontrados neste tipo de bebida pode iniciar, em alguns casos, o efeito corrosivo sobre o esmalte já depois de cinco dias de consumo.

Os pesquisadores examinaram o nível de acidez em 13 marcas de bebidas esportivas para reidratação, como os isotônicos, e nove de energéticos. Foi descoberto que o nível de acidez pode variar entre as marcas e até entre sabores de uma mesma marca.

O autor do estudo, o pesquisador Poonam Jain, da Universidade de Southern Illinois, explicou que adultos consomem este tipo de bebida com a ideia de que vão melhorar a performance esportiva e os níveis de energia, além de considerá-los melhores para eles que refrigerante. Mas se espantam ao saber que os energéticos e bebidas esportivas estão banhando seus dentes com ácido.

Os energéticos mostraram, de acordo com a pesquisa, um potencial de dano duas vezes maior que os isotônicos e demais bebidas esportivas. O estudo registra que entre 30% e 50% dos adolescentes americanos consomem energéticos, e 62% tomam bebidas especiais para hidratação em atividade física pelo menos uma vez ao dia, o que torna importante informar pais e jovens adultos sobre os efeitos ruins desta categoria de produto.

De acordo com a Academia de Odontologia Geral, o dano no esmalte dentário é irreversível e, sem a proteção do esmalte, os dentes se tornam mais sensíveis e expostos a cáries. Uma dica importante é não escovar os dentes até uma hora depois de consumir este tipo de bebida, para que a escovação não espalhe a acidez pela superfície dentária.

O Globo
 JEFTE NEWS


Prefeitura de Santa Luzia divulga programação oficial dos 70 anos do São João da Cidade


O prefeito de Santa Luzia, Ademir Morais, divulgou hoje a programação oficial das comemorações dos 70 anos do São João da Cidade.
Serão cinco dias de festa, do dia 20 ao dia 24 de junho, cerca de 30 atrações, mais de 50 horas de forró, três ambientes de festa, Parque do Forró, Palhoção do Povo e Rua de Baixo, forró de dia e durante a noite até o amanhecer do dia.
O prefeito Ademir Morais afirmou que foi necessário fazer alguns ajustes, por conta da situação na qual vivem os munícipios do Sertão, com a seca, a falta de chuva, o drama vivido pelas comunidades rurais do município. “Vamos fazer a festa que podemos, dentro da nossa realidade, daquilo que podemos e devemos fazer”.  Disse o prefeito Ademir Morais.
Dia 20
Espora de Ouro
Tom Oliveira
Dia 21
Flor da Pele
Brasas do Forró
Banda Feras
Dia 22
Forró Pegado
Paulo Cassiano e Banda Eclipse
Pinto do Acordeon
Dia 23
Rita de Cássia
Aleijadinho de Pombal
Cicinho Lima
Dia 24
Dorgival Dantas
Redondo e Banda Som do Norte
Capilé
Amazan
Sertao1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...