sexta-feira, 4 de maio de 2012

10 razões para doar sangue

Por mais que eu já tenha colocado na nossa rede alguns motivos para se tornar um doador de sangue - como esses que você pode ler aqui e aqui -, é sempre bom lembrar que: Se de graça a gente quer até injeção na testa, porque não no braço?

1 – Salve vidas! – Você sabia que a cada dois segundos, em média, uma pessoa precisa de transfusão de sangue no País? Pois é… Doar sangue fará com que você ajude muitas pessoas e torne-se o super-herói de alguém. Portanto, não deixe para amanhã o sangue que você pode doar hoje!
2 – Não dói nada! – Você já fez exame de sangue? Pois bem, é a mesma coisa. Não dói nada, pois é só uma picadinha. Nem é preciso olhar. Até porque tem coisa que dói bem mais e todo mundo faz… Mulheres, por exemplo, acalmem-se: para doar sangue não é necessário pinça ou cera quente!
3 – Não custa nada! – Doar sangue é de graça! E de graça até injeção na testa, certo? Então por que não no braço? Fora que você fará parte de um clube sem a necessidade de pagar anuidade. Isso sem falar que será cadastrado em um banco que nunca vão te ligar cobrando… Aproveite também para economizar no café da manhã, já que poderá se servir de bolachinhas antes e sanduíche com suco após a doação.
4 – Papai do céu está olhando – E o Noel também! Doar sangue conta milhas para sua viagem para o céu sem escalas. Isso sem falar que o Natal está chegando e o bom velhinho não esquecerá de você.
5 – Cura carência afetiva – Ninguém te ama e ninguém te quer? No hemocentro você será paparicado do início ao fim da doação. Todos vão perguntar como você está, serão pacientes com você e irão te achar legal por ter doado sangue. Você se sentirá importante e reintegrado à sociedade. Fato!
6 – Vampiros? Só no cinema – Você vai apenas doar sangue, não será drenado igual seus vampiros preferidos de Hollywood fazem. Até aqueles que seguem uma dieta animal e brilham no sol pegam mais sangue do que o necessário. Cada doação gira em torno de 450 ml de sangue, o que não faz falta pra ninguém, uma vez que uma pessoa adulta possui, em média, cinco litros de sangue no corpo. E vale lembrar que esse sangue doado volta normalmente…
7 – Melhor e mais rápido que um vestibular – Doar sangue é menos trabalhoso que um exame de vestibular. Até porque em dez minutos você doou e não precisa aguentar cinco horas sentado em uma cadeira dura. Isso sem falar que é mais fácil do que entrar na faculdade: a cada dez candidatos, oito são aprovados.
8 – O bom e velho xaveco – Você é daquelas pessoas que não sabem conversar com uma paquera? Doar sangue pode te ajudar. Inicie um papo falando de sua doação. Hoje em dia doar sangue tá na moda e te deixa “cool”. A mulherada adora homens solidários e corajosos. Mas pule a parte que você virou o rosto, chorou e gritou pela mamãe, ok?
9 – Tire o dia de folga – Não está afim de trabalhar? Doe sangue! Além de ajudar o próximo você aproveita para descansar pegando um atestado para o dia de trabalho. Seu chefe com certeza irá entender, até porque será por uma boa causa. E você ainda volta ao trabalho no dia seguinte com sua reputação renovada!
10 – Seja prático – Você é daqueles que não pode ver sangue? Então doe um pouco para quem precisa. Doar é mais fácil do que salvar as baleias no Ártico. Fora que o hemocentro é o único lugar que você pode aparecer sem ser convidado que ninguém ficará incomodado ou colocará uma vassoura de cabeça pra baixo atrás da porta…

- Para saber os requisitos e se tornar doador de sangue, clique aqui.
- Para saber como se tornar doador de medula óssea, clique aqui.
- Para conhecer o hemocentro mais próximo da sua casa, clique aqui.

Operação policial prende suspeitos de assaltos em Campina Grande, PB


A Polícia Civil anunciou nesta sexta-feira (4) que realizou uma operação contra suspeitos de envolvimento em assaltos e outros tipos de crime em bairros da cidade. De acordo com o delegado Glauber Fontes, da Delegacia de Roubos e Furtos, até as 9h seis suspeitos haviam sido presos. A operação recebeu o nome de 'Asilo Inviolável'. Foram cumpriu mandados e feitas prisões em flagrante no bairro Presidente Médici.
Os detalhes sobre a operação serão divulgados em entrevista coletiva às 10h na Central de Polícia, para onde os suspeitos foram encaminhados.
g1

Estudante é sequestrada a caminho da escola na PB por ex-namorado


Um estudante de 18 anos de idade foi preso em flagrante na quinta-feira (3) suspeito de sequestrar a ex-namorada, da mesma idade, na cidade de Pombal, Sertão paraibano. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito teria abordado a jovem quando ela estava a caminho da escola e a forçado a entrar no carro, sob ameaça de que estava armado. O motivo teria sido o fim do relacionamento, que durou dois anos.
Segundo o delegado Silvio Rabello, a garota informou que foi levada para a casa do ex-namoradoe e foi mantida refém por cerca de uma hora dentro de um quarto. A vítima só teria sido libertada depois de uma intervenção da mãe do suspeito.
Conforme o delegado, o rapaz ficou com o celular da vítima, dizendo que iria marcar um encontro. Ele a teria ameaçado de morte caso ela não comparecesse. Assustada, ela voltou para a escola e procurou o direção para pedir proteção. Segundo o diretor José Lucena, a moça chegou às 8h chorando relatando toda a situação. Ele comunicou o caso à família da garota e a acompanhou até a delegacia da Polícia Civil para prestar queixa.
O suspeito do sequestro e das ameaças foi preso em flagrante no local onde havia marcado o encontro com a ex-companheira. Silvio Rabello informou que o jovem vai ser indiciado por sequestro, cárcere privado e pelo roubo do celular da vítima. Ele também pode responder por crimes previstos na Lei Maria da Penha.
g1

Vacinação contra gripe começa neste sábado e vai até 25 de maio


Neste sábado (5), começa a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripeem todo o país. A vacinação acontece até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas vulneráveis à manifestação grave da gripe.
Semelhante à campanha do ano passado, devem se vacinar nesse prazo idosos, crianças de seis meses a menos de dois anos, grávidas, indígenas e profissionais de saúde.
A dose trivalente imuniza contra  gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína".
A novidade deste ano é que cerca de 500 mil detentos também tomarão a vacina. A medida visa a evitar a proliferação da doença entre a população que vive aglomerada, já que o vírus da gripe é de fácil transmissão.

Abaixo, tire suas dúvidas sobre a vacina e sobre gripe com informações do Ministério da Saúde e da coordenadora de imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Helena Sato.
Doentes crônicos e imunodeprimidos, como portadores do HIV, também poderão ser vacinados mediante apresentação de receita médica em qualquer posto de saúde.
1) Contra quais gripes a vacina protege?Para 2012, a vacina influenza é trivalente. Isto é, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como "gripe suína").
2) Quem deve tomar a vacina?
Na Campanha Nacional de Vacinação de 2012, a vacina contra gripe estará disponível gratuitamente para:
- pessoas acima de 60 anos;
- crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
- gestantes
- trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe;
- indígenas;
- detentos;
- pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.

3) Por que o Ministério da Saúde priorizou esses grupos?
Estudos indicam que alguns grupos da população, principalmente idosos, grávidas e crianças pequenas, correm mais risco de ter complicações em decorrência da gripe, como uma pneumonia, e morrer pela doença.
4) Onde será realizada a vacinação?
Em 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados pelo país. Estes postos estão situados em Unidades Básicas de Saúde.
5) Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina. E também porque a sua composição é feita conforme os vírus que circularam no ano anterior.
6) O que é influenza?
A "influenza" é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e inverno.
7) Gripe e resfriado são a mesma coisa?
Não. A gripe é uma doença grave, contagiosa, causada pelos vírus Influenza (tipos A, B e C). O resfriado é menos agressivo e de menor duração, causado pelo Rhinovírus (com seus vários tipos), sendo que a transmissão entre as pessoas se dá através das vias respiratórias.
Os sintomas da gripe muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, coriza, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor no corpo e na cabeça. Mas, enquanto a gripe deixa a pessoa de cama, geralmente o resfriado não passa de tosse e coriza. A vacina não protege contra resfriados.
8) Quais os meios de transmissão dos vírus da gripe e do resfriado?
A transmissão ocorre quando as secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada são transmitidas para outra por meio da fala, da tosse, do espirro ou pelo toque, levando o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz do receptor.
9) A vacina contra gripe imuniza contra resfriado? 
Não. A vacina influenza protege contra os vírus da Influenza que estão circulando no país e pode mudar a cada ano.
10) A vacina tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.
11) Posso ficar gripado (a) depois de me vacinar?
Não, isso é um mito. A vacina contra a influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe.
Na época em que a vacina é aplicada, circulam diversos vírus respiratórios diferentes, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem acabar infectadas por não estarem ainda imunizadas.
A pessoa pode também pegar um resfriado, já que a vacina não protege contra re
12) Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses.
13) Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Após a campanha só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas específicas.
14) A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito que um antigripal?
Não. A vacina previne contra a gripe e o antigripal é um medicamento usado para reduzir os efeitos causados pela doença. Mas clínicas as privadas poderão disponibilizar a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
15) Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica antes de efetuar a vacinação.
16) É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não é obrigatório, mas é necessário para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação. Para quem não apresentá-la no momento da vacinação, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.
17) Pessoas que usam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, o uso não impede a vacinação.
18) Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde de 2011 declarou que o doador fica inapto para fazer a doação pelo período de um mês a partir da data que foi vacinado contra a Influenza. Depois do prazo, pode fazê-la.
g1

Construção civil é área promissora em João Pessoa, diz especialista


O ramo da construção civil é uma das áreas em maior expansão na Paraíba, segundo a analista de empregabilidade Ilma Garcia e um dos fatores que puxam esse crescimento é a proximidade da Copa do Mundo de 2014. Ainda de acordo com ela, o evento deve estimular também a contratação de engenheiros eletricistas e ambientais.
Para Henrique Holanda Sá, na construção civil há cerca de três anos, o aquecimento no mercado é recente. Segundo o engenheiro, buscar qualificação e aprendizado é uma obrigação constante e explica que “o cargo é uma função de gestão de pessoas, materiais, serviços, terceirizados. Para desempenhar bem nosso trabalho é preciso ter ferramentas”, afirmou.
Segundo informações da empresa de consultoria Prospectiva, o salário máximo de em engenheiro civil em João Pessoa pode chegar a R$ 25 mil. Mas a expansão do setor também garante vagas para quem não tem nível superior. Só em João Pessoa, o Sine estadual oferece, nesta quinta-feira (3), cerca de 80 vagas para pedreiro.
Outros setores vistos como promissores pelos analistas são: turismo, serviços, lazer, gastronomia e tecnologia da informação, além da área de administração. No caso desse último, o que garante um grande número de vagas, segundo a analista Ilma Garcia, é que o curso é amplo e permite atuação em diversos segmentos.
Para quem busca um espaço nesse mercado, a analista orienta que ter uma atitude inovadora é uma das principais exigências das empresas. “Elas querem profissionais competentes e não só um mero executor de tarefas. Quem busca uma vaga precisa estar atento aos avanços tecnológicos e ter um curso de graduação, que é essencial”, completou.
g1

Americano acha tartaruga com iniciais do filho 47 anos depois


O americano Holland Coke afirma ter encontrado no quintal da propriedade de sua família em Washington, no estado da Pensilvânia, uma tartaruga em cujo casco, 47 anos antes, seu filho Jeff Coke havia gravado suas iniciais.
Jeff agora tem 59 anos e mora próximo a Rochester, no estado de Nova York.
Holland Coke mostra a tartaruga (Foto: AP)A tartaruga que, segundo Coke, foi reencontrada 47 anos depois (Foto: AP)
Iniciais gravadas no casco da tartaruga (Foto: AP)Iniciais gravadas no casco da tartaruga (Foto: AP)

Com quatro finais seguidas, Neymar evolui e vira o 'Senhor Paulistão'


Cabelo raspado, moicano discreto, chamativo ou bagunçado. De promessa a maior jogador do futebol brasileiro atualmente. Independentemente das diferentes formas que você já o viu ou o chamou, uma coisa é certa: todos os torcedores tiveram de se acostumar com Neymar nas finais do Campeonato Paulista. É assim desde 2009. Pela quarta vez seguida o craque vai decidir o estadual, começando neste domingo, às 16h, contra o Guarani, no Morumbi.
Info Evolucao Neymar 2 (Foto: Infoesporte)
Muita coisa mudou desde a primeira decisão do "Senhor Paulistão". Visual, corpo, habilidade, técnica e, principalmente, seu status. Se hoje Neymar é unanimidade nacional dentro de campo e alvo dos mais variados públicos fora dele, antes tudo era bem diferente.
Para relembrar tudo isso, o GLOBOESPORTE.COM voltou no tempo. E comparou a "promessa santista" que perdia sua primeira final diante de Ronaldo com o consagrado popstar de hoje. A evolução é surpreendente.
Neymar era apenas um menino de 17 anos quando viu o arquirrival Corinthians do Fenômeno, seu ídolo, desbancar o Santos. Primeiro na Vila Belmiro, com um incontestável 3 a 1, depois no Pacaembu, com o empate por 1 a 1 que garantiu o título estadual ao Timão. O então menino franzino, chamado de sucessor de Robinho, sucumbiu com os 1,68m de altura e 54 kg sem incomodar.
- Em 2009, estava muito nervoso por enfrentar o Ronaldo e outros jogadores. Perdi e cresci bastante com aquela final. Marcou por ser a primeira da carreira como profissional - recorda.
Ainda assim, Neymar já se mostrava diferente. Tanto que foi eleito a revelação do estadual daquele ano.
Entre o então fã de Ronaldo e a atual maior esperança da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2014, há 6cm de altura e 11,5 kg de diferença. Parece pouco, mas os resultados e marcas alcançadas nestes anos mostram sua evolução.
Nesse meio tempo, o camisa 11 do Peixe levou novamente o Paulistão na dramática decisão contra o Santo André, em 2010, e repetiu a dose dando o troco no arquirrival Corinthians, em 2011. Sem contar o tri da Libertadores e o prêmio Puskás, de gol mais bonito da última temporada, entre outros títulos e prêmios importantes.
- A segunda marcou por ser meu primeiro título da carreira. E a terceira por vencer uma final contra o Corinthians, na Vila Belmiro - analisa.
De 0,28 gols por jogo em 2009, a média do craque passou para 0,95 atualmente: mais do que triplicou. Os títulos e marcas pelo Santos se multiplicaram, cravando seu nome na história do clube. E sua presença virou obrigação na Seleção de Mano Menezes.
Fenômeno de marketing e de recordes, o jogador segue surpreendendo. Para alegria do torcedor santista, Neymar garante: pode e quer mais.
- É uma evolução constante muito grande. Hoje estou mais maduro e preparado do que nas outras finais. Venho crescendo muito. Todos os dias nesses anos venho aprendendo fisicamente, mentalmente e profissionalmente. Espero vencer e fazer história de novo - deseja.
Com o "Senhor Paulistão" evoluindo constantemente e confirmado contra o Bugre, o Santos aumenta suas chances de repetir o tri de 67 a 69 e garantir o título. Alguém duvida?
g1



Irmão de Nelson Piquet é preso suspeito de dano ambiental no DF


O irmão do ex-piloto Nelson Piquet foi preso na tarde desta quinta-feira (3) suspeito de ser responsável pelo desmatamento de uma área de preservação ambiental em Brasília, segundo reportagem do Bom Dia DF. No local estava sendo ampliada uma pista de pouso e decolagem de aviões. Ninguém da família Piquet quis comentar o assunto.
Apesar de dano ambiental ser um crime inafiançável e o suspeito ter sido preso em flagrante, a defesa conseguiu uma liminar que garantiu a liberdade provisória do fazendeiro. Ela foi concedida por um juiz de plantão, depois do pagamento de uma fiança no valor de 15 salários mínimos à Justiça. Com isso, o irmão de Piquet deve aguardar o julgamento em liberdade.

“O flagrante foi concluído e será encaminhado para a esfera judicial. Só na fase judiciária esse crime pode ser fiançável e é também passível de liberdade provisória”, explica o delegado Ivan Francisco Dantas.
A pista fica a 3,5 quilômetros da Ponte JK, na Fazenda Piquet, atrás do condomínio Solar Brasília. A área destinada ao tráfego de aviões já existia e era regulamentada, tinha aproximadamente 760 metros de extensão. Mas estava sendo ampliada, segundo a Delegacia do Meio Ambiente (Dema), em mais 100 metros em uma área de preservação permanente da bacia de São Bartolomeu.
A polícia detectou a destruição da mata quando sobrevoava a região para identificar possíveis pontos de parcelamento irregular. Encontrou um desmatamento de quatro quilômetros quadrados. De acordo com a polícia, a obra foi iniciada há um mês, sem licença e sem um estudo de impacto ambiental.
Na fazenda de propriedade da família do ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet foram encontrados vários funcionários além de um maquinário que fazia a remoção de terra e terraplanagem para a ampliação da pista de pouso.
A polícia já abriu inquérito para investigar o caso. Nos próximos 30 dias, serão formalizadas algumas diligências. Além disso, a polícia vai enviar ofício aos órgãos ambientais noticiando o fato para que sejam tomadas providências como a realização de vistorias regulares na fazenda e aplicação de multas.
Passada essa fase, o inquérito será encaminhado à Justiça para julgamento. Se condenado, o fazendeiro pode pegar de um a cinco anos de prisão.
g1

Yahoo vai revisar histórico acadêmico de presidente-executivo


O conselho de diretores do Yahoo vai investigar uma discrepância no histórico acadêmico do presidente-executivo Scott Thompson, disse um porta-voz à Reuters, após o fundo de hedge Third Point tê-lo acusado de inflar essas credenciais. A companhia se pronunciará para os acionistas quando concluir a análise, acrescentou o representante.

Na quinta-feira (3), o fundador e presidente-executivo da Third Point, Dan Loeb, afirmou em carta ao conselho do Yahoo que Thompson, apesar de se dizer formado em contabilidade e ciência da computação pela Stonehill College, perto de Boston, "floreou o histórico acadêmico dele" porque se formou apenas em contabilidade.

A Third Point tem 5,81% das ações do Yahoo e vem brigando por assentos no conselho. Também na quinta-feira (3), um porta-voz do Yahoo chamou a discrepância de um "erro inadvertido".
Thompson, veterano no segmento de pagamentos eletrônicos, comandava o PayPal desde o começo de 2008. No período, o volume total de pagamentos subiu em 26% ao ano, para mais de US$ 120 bilhões, e o número de usuários mais que dobrou, para pelo menos 104 milhões.Ele foi anunciado novo presidente-executivo do Yahoo em janeiro.
g1

Morre homem agredido por seis em Montenegro, RS, diz hospital


O homem de 30 anos agredido por seis pessoas neste final de semana em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, morreu às 22h40 desta quinta-feira (3) no Hospital de Pronto-Socorro de Canoas, na mesma região, informou a assessoria de imprensa da instituição. Ele havia sofrido traumatismo craniano e múltiplas fraturas e estava internado em estado grave.
A agressão ocorreu na manhã do último sábado (28), e foi flagrada por uma câmera de segurança do pátio da empresa de um irmão da vítima (veja acima, nas imagens cedidas pela polícia). Logo quando o carro estaciona, o grupo se aproxima e começa a agredir a vítima e um amigo que a acompanhava.
Responsável pela investigação, o delegado Marcelo Farias Pereira disse ao G1 que seis homens perseguiram e espancaram a vítima, usando uma barra de ferro. O irmão e o amigo também foram atingidos, mas com menor intensidade.

O delegado diz os jovens haviam se desentendido na noite anterior em um bar. A polícia trabalha com as hipóteses de que a briga tenha sido causada por uma namorada de um dos envolvidos. A mãe da vítima, Arlede Iracema Calsing, de 56 anos, não acredita na possibilidade e afirma que o filho estava solteiro. "Nada justifica o jeito que bateram nele com aquela barra de ferro", lamentou.
Segundo Farias Pereira, os presos têm idades entre 18 e 33 anos e foram autuados por homicídio na forma tentada. O grupo ficaria preso, pelo menos, durante os cerca de 10 dias de elaboração do inquérito.
g1

Cantor Tinoco morre em hospital de SP, diz secretaria


Capa do disco 'Tinoco canta os sucessos de Tonico e Tinoco', de 1998 (Foto: Divulgação)O cantor sertanejo José Perez, mais conhecido como Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira (4) no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, Zona Leste de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele deu entrada no hospital na noite desta quinta (3) com insuficiência respiratória e morreu à 1h42. Tinoco tinha 91 anos.

Ainda de acordo com a secretaria, Tinoco foi levado para uma sala de emergência assim que chegou ao hospital e, em seguida, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundos os médicos, ele não resistiu à segunda parada respiratório que sofreu.

Em 2010, Tinoco foi homenageado por Roberto Carlos durante a gravação do especial "Emoções sertanejas". Na ocasião, Tinoco completava 90 anos e 75 de carreira e, no palco, ao receber uma placa das mãos de Roberto Carlos e Chitãozinho e Xororó, afirmou que aquela era a saudação mais importante que havia ganhado por sua trajetória até então. "É a maior pelo valor humano. Sabe o que é o valor humano? É a coisa mais linda que nós temos", disse.
Tinoco nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo. Com o irmão João Salvador Perez, o Tonico, formou a dupla Tonico e Tinoco, uma das mais importantes da história da música brasileira. Eles realizaram quase mil gravações ao longo de sua trajetória musical, que começou em 1935, e venderam mais de 150 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico no dia 13 de agosto. Juntos, os dois realizaram cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira. "Tristeza de Jeca", "O menino da porteira", "Chico mineiro" e "Moreninha linda" estão entre os maiores sucessos de Tonico e Tinoco.
Aberto ao público, o velório deve começar a partir das 10h no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, Zona Leste. O enterro está programado para às 17h no Cemitério da Vila Alpina, também na Zona Leste.
g1

Gol é autorizada a cortar 1 dos 4 comissários de 30% de seus aviões


Gol foi autorizada a usar três comissários, em vez dos quatro habituais, em voos com aeronaves Boeing 737-700, que correspondem a cerca de um terço da frota atual  e com os quais realiza a maioria de seus voos nacionais. Atualmente, a empresa possui 43 aviões do modelo.

A medida já foi adotada em um voo recente, segundo relato feito por um leitor do G1 e confirmado pela Gol.
Segundo a companhia aérea, a redução do número de comissários foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a realização de testes de segurança. Até 2010, o número de comissários necessários a bordo no Brasil levava em conta o número de saídas de emergência da aeronave, mas a norma foi modificada e, desde então, para que a empresa seja certificada a operar com menor número de comissários, a Anac exige testes de evacuação.

A agência informou que a demonstração de evacuação de emergência foi realizada pela Gol em 31 de outubro de 2011 e que, após análises internas, a companhia foi autorizada a utilizar três comissários no Boeing 737-700. A data da homologação não foi divulgada.
A empresa diz que tomou a medida como forma de cortar gastos e que já havia informado, em 2011, que ela estava em estudo. Em nota enviada ao G1, a Gol informa que "vem estudando alternativas que visem a sustentabilidade de suas operações. Dentre as medidas tomadas, a companhia já recebeu homologação da Agência Nacional de Aviação Civil para operar com três comissários em suas aeronaves Boeing 737-700, que correspondem a cerca de 30% de sua frota, considerando a frota da Gol e Webjet combinadas".
Desde o início do ano, após a divulgação de balanço financeiro no qual apresentou prejuízo de cerca de R$ 700 milhões em 2011, a empresa divulgou cortes na tripulação e no número de voos para reduzir os custos. Em 12 de abril, a companhia suspendeu o serviço de bordo e o cliente tem de pagar por sanduíches, snacks ou bebidas quentes, cervejas, refrigerantes e sucos, entre outros. A água será dada ao cliente, segundo a Gol, caso ele peça.

Nesta sexta-feira (5), a Gol divulgou que teve um prejuízo líquido no 1º trimestre de 2012 de R$ 41,4 milhões.
Na nota enviada ao G1 sobre o corte de comissários a bordo, a Gol diz que, para colocar em vigor a medida, "é necessário treinar sua tripulação nos procedimentos do novo formato" e que "esta já é uma prática adotada internacionalmente e é realizada de modo a garantir os altos níveis de segurança de seus clientes e colaboradores, item prioritário de sua política de gestão".
Sindicato critica"As empresas estão diminuindo cada vez o número de tripulantes. Comissário não é um mero bandejeiro, uma garçonete. É um profissional treinado para garantir a segurança de voo", critica Carlos Camacho, diretor de segurança de voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas.
"Se ocorrer um acidente, um incêndio, qualquer coisa a bordo e for necesário uma evacuação, é preciso um profissional qualificado, um comissário que conheça o ambiente e saiba coordenar isso mesmo sob condições adversas, como fumaça ou fogo. Só um comissário sabe a localização das saídas de emergência e de extintores, os procedimentos para retirada de crianças e idosos e o que precisa realmente ser feito. Não é possível delegar uma função destas a um passageiro", acrescenta ele.

Apesar de ter o aval para reduzir o número de tripulantes a bordo, o Gol ressalta que o procedimento ainda não entrou em operação. "É necessário treinar sua tripulação nos procedimentos do novo formato", informou em nota a Gol.
Para ele, "a retirada de um comissário afeta todo o voo".

"Em uma possível evacuação, uma das portas ou saída de emergência poderá contar com apenas um tripulante e haverá riscos. Em uma simulação é tudo combinado. Você usa seus melhores profissionais, treinados, para que a evacuação dê certo. Em um acidente, não tem jogo combinado. Nada acontece como esperado", critica Camacho.
G1 recebeu por meio do canal de interatividade Fale Conosco o relato de uma ocorrência em um voo recente em que apenas três comissários estavam presentes e foi solicitado a um passageiro que, se necessário, atuasse na remoção do restante a bordo. A Gol confirmou que o fato ocorreu, mas disse que a companhia não divulgou quando foi e nem qual o percurso afetado. Explicou que o caso foi fora do planejado porque um tripulante teve problemas de saúde e como já havia a autorização, o corte na tripulação foi realizado.
A companhia ressaltou que é um procedimento mundial a orientação de passageiros que estejam sentados na saída de emergência para que saibam operar em uma possível evacuação e que, por isso, as poltronas não são utilizadas por idosos ou crianças.

Após a divulgação do déficit no ano passado, o presidente da empresa, Constantino de Oliveira Junior, anunciou que estão sendo eliminados entre 80 e 100 voos diários (essa revisão da malha teve início em março e deve ser concluída em abril). O número equivale a 8% dos voos diários totais da Gol e da WebJet.
g1
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...