quinta-feira, 17 de maio de 2012

'Vou lutar', diz avô sobre guarda de menina criada por trio de Garanhuns


A criança encontrada com o trio suspeito de matar e esquartejar pelo menos duas mulheres e cometer canibalismo é filha de uma das possíveis vítimas. A informação foi confirmada pela juíza Maria Betânia Duarte Rolim, que está respondendo cumulativamente pela Vara Regional da Infância e Juventude de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O exame de DNA, divulgado na quarta-feira (16), foi feito com o pai e o irmão dessa vítima que teria sido morta pelo trio em 2008, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.
A juíza informou ainda, por meio de nota, que a criança agora vai passar por um processo de reinserção familiar, sendo acompanhada por profissionais da vara. Ela vai permanecer no abrigo em Garanhuns enquanto se desenrola o processo. “Eu estou muito feliz. Vou lutar pela guarda da minha neta, é só o que estou querendo. Já perdi a minha filha, quero minha neta de volta”, afirma o pedreiro Emanuel Araújo, confirmado como avô da menina. Uma tia da vítima também está tentando ficar com a guarda da criança.
O caso
O homem, de 51 anos, e as duas mulheres, de 52 e 25, viraram réus pela pela morte de duas de suas vítimas, em Garanhuns, de acordo com o promotor de Justiça do caso, Itapuan Vasconcelos. Segundo o representante do Ministério Público, o trio confessou mais seis mortes no inquérito, que totalizariam nove vítimas. Essas outras mortes, incluindo a da mãe da criança criada pelos suspeitos, ainda estão sendo investigadas pela polícia.
De acordo com o MP, o trio responderá pelos crimes de duplo homicídio triplamente qualificado,  falsidade ideológica, estelionato, ocultação de cadáver e falsificação de documentos. A denúncia foi recebida integralmente pelo juiz José Carlos Vasconcelos Filho, da 1ª Vara Criminal do município do Agreste, na quinta-feira (10), que também decretou a prisão preventiva dos réus.
O crime foi descoberto em abril deste ano, quando a polícia encontrou os corpos enterrados no quintal dos acusados, que formavam um triângulo amoroso. O homem e a mulher de 52 anos, que seriam casados, e a jovem de 25, estão presos. Ainda segundo a polícia, uma das suspeitas afirmou que vendia salgados com a carne das vítimas na região.

“Eles confessaram essas seis mortes à polícia. Analisando o material do inquérito, contei o nome de seis mulheres e alguns endereços em Olinda, Paulista e no Recife. Requeremos ao juiz que tirasse algumas peças daquele inquérito para encaminhar às delegacias de cada cidade. O DHPP [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa] está começando a investigar, deve ter aberto inquéritos policiais para cada homicídio”, afirmou o promotor.
Investigações

Segundo o promotor de Justiça, que teve acesso aos autos dos inquéritos que investigam as três mortes confirmadas até o momento, os depoimentos dos suspeitos dão conta de que mais seis mulheres teriam sido mortas em três cidades. A Polícia Civil não confirma a informação.
Três inquéritos apuram o caso: um na Paraíba; outro em Garanhuns, que tem duas vítimas confirmadas; e um terceiro em Olinda, onde a polícia havia encontrado apenas ossadas, até o momento não identificadas.
“Relatamos como eles agiam. Eles atraíam as vítimas, apenas mulheres, com promessa de emprego ou para falar de Deus. A primeira vítima, aqui em Garanhuns, foi atraída para pregar a palavra de Deus e quando estava na casa dos suspeitos conversando, o homem saiu de trás da residência e desferiu um golpe grande nela. Ele cortou o pescoço dela, levaram para o banheiro e esquartejaram. Eles também ingeriram a carne dela”, afirma o promotor sobre a denúncia.

Ainda conforme Vasconcelos, a segunda vítima foi atraída com promessa de emprego. O trio teria informado que fazia parte de uma seita, chamada Cartel, e que uma entidade os dizia qual pessoa tinham de matar, as consideradas impuras.

Já sobre a menina de cinco anos que teria presenciado os crimes, vivendo com os acusados, o promotor afirma que o caso ainda é investigado. “Eles teriam matado essa mulher que era pedinte [em Olinda] e ficado com a criança. A menina tem dois registros de nascimento falsos. O primeiro na Paraíba, no Conde, com o nome do irmão do réu. Uma das suspeitas assumiu a identidade da vítima, tirou carteira de identidade, cartão de crédito, tudo”, diz o promotor.

Inimputáveis
O promotor avalia também que a tese de inimputabilidade deverá ser utilizada em um possível júri popular. “Isso significa alegar que eles não podem ser responsabilizados por esses crimes por possível doença mental. É provável que o processo gire em torno dessa tese de que eles não teriam conhecimento da ilicitude do fato e não poderiam se determinar de acordo com esse entendimento. Vamos ver a postura que vai se adotar”, comentou. “Por outro lado, eles fizeram compras com o cartão de uma das vítimas, assinavam por ela. A gente se pergunta se eles realmente não tinham consciência do fato.”

Com relação à suspeita de que as carnes das vítimas seriam usadas para fazer salgados que seriam vendidos na cidade, o promotor diz que parece mais uma lenda. “Não tiro a possibilidade, mas também não tem como provar. No inquérito tem uma pergunta que foi feita ao homem: se eles utilizavam as carnes nas coxinhas. Ele disse que se elas [as suspeitas] fizeram isso não tinham autorização para tanto, elas sabiam que era para o consumo em casa. Eles tratavam isso como missão, como ritual. A gente não tem como provar, nos autos, especificamente, em termo de depoimento, eles não falaram nada. Se não me engano, uma das mulheres disse isso em uma entrevista”, finalizou.
g1

Greves dos professores da UFPB e UFCG deixam 62 mil sem aulas


Nesta quinta-feira (17) têm início as greves dos professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com a paralisação por tempo indeterminado, 62 mil alunos das duas instituições ficam sem aula no estado. A greve das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) é um movimento nacional que foi proposto pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior.
Também nesta quinta-feira acontece o Dia Nacional de Mobilização e Paralisação dos Servidores Públicos Federais. A categoria vai paralisar as atividades por 24 horas.
A assessoria de imprensa da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Campina Grande (Adufcg) informou que como a greve tem caráter nacional as reivindicações das instituições são as mesmas. Segundo a assessoria, os professores querem a restruturação da carreira docente, prevista em um acordo firmado em 2011. Os docentes também pleiteiam melhores condições de trabalho e a valorização profissional.

Entre as atividades previstas para o primeiro dia do movimento grevista está a panfletagem no portal principal da UFCG. Em seguida os docentes vão se reunir com o Conselho Universitário para comunicar sobre o movimento grevista. A greve foi aprovada pelos professores da UFPB durante uma assembleia realizada na terça-feira (15). Já os professores da UFCG decidiram pelo movimento em uma assembleia que aconteceu na segunda-feira (14)De acordo com a assessoria de imprensa da UFPB, atualmente a instituição tem 42 mil alunos distribuídos nos campi de João Pessoa, Areia, Bananeira, Rio Tinto e Mamanguape. Já a assessoria de imprensa da Adufcg informou que a Universidade Federal de Campina Grande conta com 20 mil alunos.
g1

Albergado é morto a tiros próximo à cadeia de Santa Rita, na Paraíba


Um homem de 29 anos foi assassinado na noite da quarta-feira (16) no município de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. De acordo com o cabo Edson, do 7º Batalhão da Polícia Militar, a vítima era um detento do regime semiaberto da cadeia pública da cidade.
As testemunhas contaram para a polícia que dois homens se aproximaram da vítima no momento que ela estava chegando para passar a noite na cadeia. Os três homens discutiram e um deles disparou na direção da vítima que morreu no local. 
A perícia esteve no local e constatou que um dos disparos atingiu a cabeça do detento. Segundo o cabo Edosn, a vítima cumpria pena por homicídio. O corpo foi encaminhada para Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol). A polícia informou que já identificou os suspeitos e que segue em busca deles.
g1

Mulher entra nua em loja nos EUA, pede as horas e vai embora


Uma mulher entrou nua na terça-feira em uma loja em Ballston, no estado de Nova York (EUA). Segundo o jornal "Times Union", a mulher permaneceu poucos minutos no estabelecimento.
Mulher entrou nua em loja em Ballston, no estado de Nova York. (Foto: Reprodução)
Ao sair da loja, ela ainda disse para um funcionário: "Tenha um bom dia".
O gerente Bob Eakin, que não estava no trabalho no momento, contou que a mulher perguntou a dois empregados que horas eram antes de sair.
A  mulher foi filmada pelas câmeras de segurança da loja.
g1

Fotos de Carolina Dieckmann nua são postadas em site de Carapicuíba


Uma página do site da prefeitura de Carapicuíba, na Grande São Paulo, foi invadida nesta quarta-feira (16) por hackers que postaram fotos da atriz Carolina Dieckmann nua.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que chegou a tirar as imagens do ar nesta tarde, mas elas foram postadas novamente pelos invasores. Por volta das 20h, a assessoria informou que o setor responsável estava "investigando de que forma ocorreu a invasão para assim tomar as providências necessárias".
Na terça-feira, o site da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) também foi invadido por hackers. No caso da Cetesb, as fotos da atriz ocuparam o lugar da página principal. A Cetesb informou que não houve prejuízo às informações do site . O órgão informou também que acionará a polícia para investigar o caso.

 
Nunca serão eliminadas'Voltar a viver
'
A atriz Carolina Dieckmann falou pela primeira vez, no Jornal Nacional da noite desta segunda-feira (14), sobre o roubo de 36 fotos íntimas, que foram publicadas na internet. "Acho que agora vou poder voltar a viver, porque minha vida estava em suspenso", disse, sobre o alívio que sentiu pela polícia ter encontrado suspeitos. Em entrevista a Patrícia Poeta, ela disse que "nunca" cogitou ceder à extorsão - a atriz afirma ter recebido um pedido de R$ 10 mil para evitar a publicação das imagens.

A polícia identificou quatro suspeitos de terem roubado as fotos do computador da atriz. Os envolvidos  serão indiciados por furto, extorsão qualificada - e difamação.
Em entrevista ao G1, Thiago Tavares,  presidente da Safernet, organização não governamental de defesa dos direitos humanos na rede, disse que as fotos da atriz Carolina Dieckmann, que vazaram na internet no dia 4 de maio, “nunca” poderão ser completamente eliminadas da rede.

“Essas fotos já se perpetuaram na rede. Fizemos um levantamento que mediu a propagação em apenas um pedaço da internet, uma fatia da rede, que é a web”, contou Tavares. “Além disso, as imagens estão salvas em centenas de milhares de HDs. Não tem mais como voltar a ser privado.”
g1

Choque de Ferrari com táxi mata 3 e fere 2 em Cingapura



Um choque entre uma Ferrari e um táxi deixou três mortos e dois feridos em Cingapura no sábado (12), segundo o "Straits Times".
Motorista da Ferrari teria desrespeitado sinal vermelho, dizem testemunhas. (Foto: Reprodução/YouTube)
Tai De Fu, motorista do táxi, de 52 anos, foi o terceiro a morrer vítima do choque, que foi flagrado pela câmera de um carro da polícia.
Também haviam morrido o motorista da Ferrari e o passageiro do táxi, um turista japonês de cerca de 20 anos.
Duas outras pessoas ficaram feridas: um motoqueiro de cerca de 20 anos e uma mulher que era passageira da Ferrari, com a mesma idade.
Momento do acidente foi flagrado por carro da polícia no sábado (12) em Cingapura (Foto: Reprodução de vídeo)
Um porta-voz da Defesa Civil disse que o acidente, envolvendo uma Ferrari vermelha, um táxi e uma moto, foi notificado às 4h17.
O motorista da Ferrari foi identificado como o empresário chinês Ma Chi. Ele morreu na hora.
Segundo testemunhas, a Ferrari chocou-se contra o táxi ao desrespeitar um sinal vermelho, fazendo o táxi bater em uma moto que passava.
Táxi envolvido no acidente. (Foto: Reprodução)Táxi envolvido no acidente. (Foto: Reprodução)

EUA mostram maquete detalhada do complexo onde Bin Laden foi morto


A Agência Nacional de Inteligência Geoespacial dos Estados Unidos mostraram nesta quinta-feira (17) pela primeira vez uma maquete do composto onde vivia Osama bin Laden em Abbottabad, no Paquistão, antes de sua morte.
Maquete foi feita com detalhes minuciosos (Foto: Dan De Luce/AFP)
Feita próxima à perfeição, a maquete foi usada pelos militares e pela inteligência para planejar a ação militar do grupo especial Seals que resultou no assassinato do terrorista, fundador do grupo al-Qaeda.
A escala usada é de 1/84, ou seja, cerca de 1,2% do tamanho real. O modelo contém detalhes minuciosos, e cada objeto representado existiu em algum momento na mansão original ou em seus arredores. Ele foi exibido na quarta-feira nos corredores do Pentágono.
Para retratar a desde então famosa área onde Bin Laden ficou escondido por cinco anos, os especialistas usaram argila para reproduzir os campos dos arredores, e espuma de poliestireno para os muros da casa.
O modelo foi construído em seis semanas por um grupo de trabalho da Agência de Inteligência Geoespacial (NGA) americana, que forneceu as imagens de satélite ao serviço secreto.
Modelo foi feito em escala 1:84 (Foto: AP/Agência Nacional de Inteligência Geoespacial)Modelo foi feito em escala 1:84 (Foto: AP/Agência Nacional de Inteligência Geoespacial)
Maquete foi usada para planejar ação militar (Foto: Dan De Luce/AFP)Maquete foi usada para planejar ação militar (Foto: Dan De Luce/AFP)
Menino brinca com bola em frente à casa que abrigou o ex-líder da rede al-Qaeda Osama bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão. As forças paquistanesas informaram que começaram neste sábado (25) a demolição da casa onde o terrorista foi morto pelos american (Foto: Reuters)Menino brinca com bola em frente à casa que abrigou o ex-líder da rede al-Qaeda Osama bin Laden, em Abbottabad, no Paquistão, ainda em fevereiro. Pouco depois, forças paquistanesas demoliram a casa onde o terrorista foi morto (Foto: Reuters)

'Achei que ia parar', diz operador de metrô que se acidentou em SP


O maquinista Rogério Fornaza explicou nesta quinta-feira (17) como ocorreu o acidente entre dois trens na Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (16). Ele disse em entrevista ao SPTV que o trem operava normalmente até receber um código errado de velocidade. Ao perceber o problema, Fornaza diz ter acionado o freio de emergência.
“Num certo momento, eu achei que ele iria parar, mas quando chegou bem perto, estava a uma velocidade de 10 km/h, eu vi que não”. Fornaza é paranaense, estudante de Física e trabalha no Metrô desde 2008.
Segundo o operador, a composição funcionava normalmente no automático, cabendo a ele apenas monitorar o funcionamento do trem. Ao sair da Estação Penha, a composição parou atrás de uma outra, mantendo a distância de segurança. Em seguida, o trem que estava à frente andou e parou novamente. O trem em que estava o operador, entretanto, não parou.

O operador contou ainda que sua maior preocupação logo após o acidente foi acionar o Centro de Controle de Operações do Metrô para garantir a segurança dos usuários e resgate das vítimas. Perguntado como se sente por ter evitado que a colisão tivesse consequências mais graves, Fornaza disse: “Eu fiz o meu serviço. Eu estava ali para fazer isso, numa emergência a gente está ali para atuar. Essa é a nossa função.”
“Quando era para ele iniciar a frenagem ele pegou um código [velocidade permitida] mais alto e acelerou, acelerou sozinho. Neste momento eu assustei e apliquei o freio de emergência e aí houve o deslizamento.” Segundo Rogério, o código, em vez de 0 km/h, foi para acelerar até 100 km/h, o que é até inviável para a via. Segundo ele, a velocidade do trem trava naquele trecho quando alcança 88 km/h.
Ele refuta o rótulo de herói e contou ao G1 que já salvou vidas outra vez. Uma pessoa tentou se matar na via, mas Fornaza conseguiu parar o trem a tempo. O suicída chegou a ficar debaixo do bico frontal do trem, mas não foi atingido pelo trem. "Todos os funcinários de linha do Metrô ficam mal quando algo assim acontece", relatou.
Fornaça afirma que, na noite de quarta, decidiu não ficar em casa porque seu telefone não parava de tocar. "Não me deram sossego, então fui para a faculdade", relatou ele. Fornaça diz que não ficou remoendo o fato, e que sua atuação foi uma consequencia do treinamento.
Mapa acidente do Metrô (Foto: Arte/G1)
Seguro e eficienteO governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) disse nesta manhã, um dia após a colisão, que o sistema de transportes é “seguro” e que a população pode ficar tranquila.
Segundo a Secretaria da Saúde do município, 103 pessoas foram atendidas por hospitais em São Paulo após a colisão entre duas composições nas proximidades da estação Carrão na manhã de quarta-feira (16).
“O Metrô é um sistema seguro, eficiente e está sendo investido para melhorar ainda mais”, disse Alckmin nesta manhã. Segundo o governador, os investimentos são feitos em segurança, manutenção, trens e estações novas e ampliação da rede. “Quanto mais você expande as linhas, mais traz conforto para a população. Por que algumas linhas estão saturadas? Porque o metrô ainda é pequeno”, afirmou Alckmin.
O governador disse que o problema está sendo investigado e explicou que foi de natureza técnica em uma placa na ferrovia, e não no trem.
Quem também investiga a falha é o Ministério Público do Estado de São Paulo. A Promotoria de Justiça do Consumidor deu um prazo de 15 dias para o Metrô explicar por escrito as causas da batida, e um promotor foi designado para acompanhar a investigação policial do caso.
ColisãoO choque entre as duas composições aconteceu por volta das 9h50 de quarta-feira. Um deles estava vazio e parado. Já o outro, não reconheceu a proximidade do trem à frente e continuou acelerando. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Paulo Pasin, o maquinista acionou o freio manual para evitar um acidente de maiores proporções.
"O operador descreveu que estava no trem, no modo automático, com código 44 [44 km/h], quando começou a se aproximar de outro metrô. Ele imaginou que receberia código zero [parado] e que o trem iria parar, mas o trem acelerou de repente. Chegou um código maior", afirma Pasin. "Ele freou para não colidir com mais força no outro trem."
A colisão  interrompeu parte do funcionamento da linha. O acidente causou pânico e correria dentro dos vagões. Os passageiros quebraram as janelas para poder sair e caminharam sobre a linha férrea. Em seguida, foram conduzidos a hosptiais.
Entre os feridos, 33 pessoas foram socorrridas pelos bombeiros e outras 16 atendidas pelo Samu. Entre os casos que exigiram mais cuidados estava o de um passageiro que teve fratura na perna e foi encaminhado ao Hospital do Tatuapé, na Zona Leste.
g1

SP libera circulação de caminhões leves em zona de restrição


Os caminhões de pequeno porte, conhecidos como veículos urbanos de carga (VUCs), poderão circular pela Zona Máxima de Restrição da capital paulista em qualquer horário. A mudança começou a valer nesta quinta-feira (17), após ser publicada no Diário Oficial do Município (veja íntegra abaixo).
São considerados VUCs caminhões com até 6,30 metros. Eles são usados para transportar pequenos volumes e alimentos perecíveis. A restrição era válida desde 2008, e era válida entre 10h e 16h. Agora, eles poderão circular sem qualquer restrição de horário.

Apesar do fim da restrição de circulação no horário das 10h às 16h para os VUCs, continua valendo o rodízio municipal de veículos, que leva em conta o final da placa dos veículos. Além disso, para circular por
 São Paulo, os VUCs precisam estar cadastrados na Prefeitura. Atualmente, 6,5 mil caminhões de pequeno porte têm essa autorização.A Zona Máxima de Restrição equivale a uma área de 100 km², que e é delimita pela Marginal Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas do Estado, Tiradentes, Mofarrej e Queirós Filho. Ela continua valendo para outras categorias de veículos de carga.
Os veículos que não estiverem devidamente cadastrados podem ser multados por transitarem em local e horário não permitidos. A multa é de R$ 85,13, e é considerada uma infração média, punida com quatro pontos na carteira de habilitação.
Zona Máxima de restrição de veículos (Foto: Arte/G1)
Íntegra do decreto
Veja abaixo a íntegra do decreto da prefeitura:

"DECRETO Nº 53.149, DE 16 DE MAIO DE 2012
Dispõe sobre a liberação do trânsito de Veículo Urbano de Carga - VUC na Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC; revoga o Decreto nº 51. 701, de 10 de agosto de 2010.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,
D E C R E T A:
Art. 1º. Fica liberado, em período integral, o trânsito de Veículo Urbano de Carga - VUC, definido no Decreto nº 48.338, de 10 de maio de 2007, na Zona de Máxima Restrição de Circulação - ZMRC.
§ 1º. Serão considerados irregulares e passíveis de autuação por transitarem em local e horário não permitidos os veículos que não estiverem devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Transportes.

§ 2º. O cadastramento dos veículos referidos no "caput" deste artigo poderá ser realizado no seguinte endereço eletrônico: "http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/transportes/".

§ 3º. Os veículos que já tenham Autorização Especial ou cadastro válido, previsto na legislação vigente, poderão utilizá-lo até a data de seu vencimento.

Art. 2º. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogado o Decreto nº 51.701, de 10 de agosto de 2010.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO,
aos 16 de maio de 2012, 459º da fundação de São Paulo. 
GILBERTO KASSAB, PREFEITO
MARCELO CARDINALE BRANCO, Secretário Municipal de Transportes
GIOVANNI PALERMO, Secretário do Governo Municipal"
g1

MEC amplia currículo alternativo para tirar ensino médio público da crise


Neste ano, 1.660 escolas da rede pública aderiram ao Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), criado em 2009 pelo Ministério da Educação com o objetivo de reformular uma das mais problemáticas etapas do ensino. No total, segundo o Ministério da Educação, o programa passou a atender 10% das escolas públicas com ensino médio, o que representa uma adesão de 2.015 unidades nos 27 estados.
Em 2011, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a taxa de reprovação no ensino médio foi de 13,1%, o maior índice desde 1999. Além disso, 9,6% dos estudantes neste ciclo abandonaram a escola - no primeiro ano do ensino médio, a taxa de abandono foi de 11,8%. As taxas de reprovação e abandono no ensino fundamental foram de 9,6% e 2,8% no mesmo período, respectivamente.
O Proemi é uma tentativa do governo de desatar o grande “nó” da educação pública do país. Os problemas encontrados desde as primeiras séries do ensino fundamental vão se acumulando ao longo dos anos e transformam o ensino médio em um grande 'gargalo'. Com um extenso conteúdo espremido em três anos letivos, o ensino médio apresenta alto índice de evasão escolar, alunos acima da idade adequada na série e baixos índices de proficiência em matérias básicas como português e matemática (veja ao lado).
A reportagem do G1 visitou escolas no Distrito Federal e em Pernambuco que aderiram ao ensino médio inovador, se destacam por seus trabalhos e se tornaram uma exceção entre as escolas públicas.
Sala de ginástica da escola Setor Leste, melhor pública do DF no Enem (Foto: Jamila Tavares/G1)
Na cidade de Paudalho, na Zona da Mata de Pernambuco, a Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Linse, localizada na Vila Asa Branca, transformou a realidade da comunidade. Os estudantes passaram a ter aulas de práticas teatrais e sustentáveis; linguagem e cultura; educação e saúde; atualidades e cultura digital; e comunicação e uso de mídias.
No Distrito Federal, a escola Setor Leste possui ensino integral e oferece aulas para que os alunos tirem dúvidas no contraturno. Os alunos têm aulas de circo, dança, ginástica olímpica, natação, inglês, francês e espanhol. No programa desde 2010, a Setor obteve o melhor desempenho no Enem de 2011 entre as escolas públicas do DF.

O Programa Ensino Médio Inovador prevê oferecer disciplinas alternativas e aumentar a carga horária para tornar a escola mais atraente. Para fazer parte do programa, as unidades têm de fazer uma proposta de oferecer disciplinas que variam de acordo com as especificidades da região e estejam dentro de quatro campos de conhecimento: trabalho, ciência, cultura e tecnologia.
A escola rural Centro de Ensino Fundamental (CEF) Agroubano do Caub I se focou em discussões sobre os 50 anos de Brasília e no resgate da trajetória da Missão Cruls, responsável pela demarcação da área do futuro Distrito Federal.
As matérias obrigatórias previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação também devem estar no currículo. E é necessário ampliar a jornada escolar para, no mínimo, 3.000 horas para os três anos do ensino médio, ou seja, o mínimo de 5 horas de atividades diárias. Atualmente, pelo currículo tradicional, a lei prevê 4 horas de aulas por dia, sendo pelo menos 2.400 durante todo o ensino médio.
A previsão do ministério é atender mais 4 mil escolas no próximo ano e alcançar 100% delas até 2015. A estimativa de investimento para este ano é de R$ 140 milhões.
Em Uberaba e Ituiutaba, quase 2.500 alunos farão a prova (Foto: Reprodução/ TV Integração)
Evasão e baixo rendimento
Problemas de evasão e baixo aproveitamento no aprendizado são detectados desde o início da educação básica, mas é no ensino médio que a situação atinge níveis alarmantes. A avalanche de conteúdo dos 3 anos do ensino médio perdeu o sentido e não se sabe se o objetivo do ensino médio é preparar para o vestibular ou para o mercado de trabalho. Sem a expectativa de cursar uma universidade e longe de encontrar especialização profissional na escola, muitos adolescentes abandonam os estudos para trabalhar e reforçar a renda familiar.
Segundo dados do Movimento Todos pela Educação coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), só metade dos jovens brasileiros conclui essa etapa do ensino na idade esperada (até os 19 anos). Desses, apenas 11% aprendem o considerado ideal em matemática.
Todos os anos, os rankings de desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelam o fracasso do ensino médio na rede pública. Em 2010, nenhuma escola estadual ou municipal apareceu entre as 100 primeiras com as melhores notas. As 13 escolas públicas que aparecem no universo das 100 melhores são colégios de aplicação de universidades, militares, escolas federais e técnicas.
Marinalva de França e Deize Lopes, alunas da Escola Estadual Monsenhor Landelino Barreto Linse, em Paudalho (PE) (Foto: Luna Markman/G1)
MudançasCelso João Ferretti, doutor em história e filosofia da educação, do Centro de Estudos de Educação e Sociedade, diz que é favorável à proposta, mas colocá-la em prática não é simples porque não se trata apenas de uma reforma curricular. “É uma mudança da ‘forma de ser’ da escola. Tem de haver uma mudança na formação dos professores, criar possibilidade de mantê-lo na mesma escola, condições que não se encontram na rede pública. Por isso é uma proposta a ser realizada”, afirma.
Para Ferretti, o projeto é interessante pois leva o estudante a ter uma visão mais clara da vida que tem. “A proposta é que os diferentes campos de saberes se articulem para desenvolver uma visão a respeito do mundo, da política, da tecnologia e da economia, entre outros.”
Veja ao lado especial "Globo Educação" sobre ensino médio inovador 
Priscila Cruz, diretora executiva do Todos pela Educação, concorda que a mudança vai além do currículo escolar. “É importante resolver o nó do ensino médio. Os resultados de proficiência são muito pequenos e há dez anos não há melhora. Se não houver outro modelo, não será possível aproveitar os avanços dos ciclos anteriores. O ensino médio empaca qualquer outro avanço.”
Priscila aprova o modelo do ensino médio inovador, pois sinaliza para maior flexibilidade, sai do ‘modelo enciclopédico’ com 14 disciplinas obrigatórias que não aprofundam em nenhum tema, mas diz que é necessário ampliá-lo.
“Não dá para fazer mudança sem passar por questões complicadas. Tem de mudar estruturamente, fazer o aluno passar mais tempo aluno na escola, pensar na formação do professor, no currículo. Assim como uma orquestra onde todos os instrumentos tocam bem e harmonicamente, um fortalece e outro, senão a música fica ruim", diz Priscila.
* Colaboraram Jamila Tavares, do G1 DF, e Luna Markman, do G1 PE
g1

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...